Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420060001&lang=en vol. 06 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A fragilidade de mudança no trabalho dos professores na condição da pós-modernidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en É grande o esforço dos professores em realizar mudanças numa prática de desconstrução de versões reais já existentes. A qualidade, a flexibilidade e a plenitude do trabalho dos professores vão além de métodos e competências específicas de domínio de sala de aula. O trabalho dos professores está estreitamente ligado à forma como se desenvolvem enquanto pessoas e profissionais. As suas carreiras e suas relações com colegas e com a sociedade de modo geral, as condições de status, de recompensa e de liderança nas quais trabalham, são fatores, entre outros, que interferem na qualidade do que realizam na docência. Este texto descreve sete dimensões fundamentais da condição social pós-moderna e os desafios postos aos professores e à reestruturação do seu trabalho. De modo a cumprir as novas expectativas e pressões da pós-modernidade, o papel do professor assume novos requisitos, embora o papel antigo não seja posto de lado. Tanto as certezas científicas perdem a sua credibilidade como os métodos e estratégias são constantemente criticados, à medida que ocorre o colapso das certezas morais. A validade e o poder de afirmação das vozes dos professores confrontam teorias e conduzem questionamentos, sugerindo a mudança, embora ainda fragilizada.<hr/>Teachers make every effort to promote change in a practice of deconstructing existing versions of reality. The quality, flexibility and plenitude of teachers’ work goes beyond the specific methods and skills needed to dominate the classroom. Teacher’s work is closely related to the way in which they develop as individuals and as teachers. Their careers and relationships with colleagues, and with society in general, and the conditions of status, reward and leadership in which they work, are some of the factors which influence the quality of their teaching. This text describes seven basic dimensions of the post-modern social condition, and the challenges facing teachers and the restructuring of their work. In order to meet the new demands and pressures imposed by post-modernity, the role of the teacher assumes new requisites, while at the same time, their former role still has not been swept aside. As the moral certainties are undermined, scientific certainties lose their credibility, and the traditional methods and strategies come under constant criticism. The validity and power of affirmation of the teachers’ voices come up against theories and lead to a questioning, suggesting change, albeit a fragile one. <![CDATA[As competências e o mundo do trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é contextualizar a temática da competência no mundo do trabalho. Para tanto, apresentamos diferentes conceitos utilizados nas matrizes curriculares que nos permitem promover uma discussão sobre este tema numa dimensão interdisciplinar. Partimos do pressuposto de que a palavra competência vem do latim competentia Aurélio (1998). Sendo também como a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade. Este conceito nos remete a idéia de que ao falarmos de competência estamos falando de uma dimensão individual, de uma dimensão social e das relações que se estabelecem entre os sujeitos - indivíduos envolvidos nas ações do cotidiano - tanto num plano pessoal como no profissional. A dimensão histórica das questões do trabalho e suas implicações para o estudo das competências assinalam os diferentes movimentos que marcaram as novas necessidades de estruturação - distribuição e organização - do trabalho. Apresentamos a noção de sujeito que norteia as discussões e, num segundo momento, focalizamos as dimensões psicológicas das competências e suas implicações para a atuação do pedagogo no contexto organizacional.<hr/>This article aims to contextualize the theme of competence in the job market. With this aim, we present different concepts used in the curricular frameworks which enable us to promote a discussion on this theme, from an interdisciplinary perspective. We start with the premise that the word competence comes from the Latin “competentia” (Aurélio 1998). It is also the quality of one who is capable of appreciating and resolving a certain matter, doing a certain thing, capacity, skill, aptitude, suitability. This concept leads to the idea that when we speak of competence we are speaking of an individual dimension, a social dimension, and the relationships which are established between subjects - individuals involved in day-to-day actions - both at the personal and professional levels. The historical dimension of issues of work and its implications for the study of competencies, point to the different movements that mark the new needs for structuring - distribution and organization - of work. We present the notion of subject which guides the discussions, and secondly, we focus on the psychological dimensions of competencies and their implications for teaching practice in the organizational context. <![CDATA[Competências no contexto da ação docente: ressignificando o conceito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objeto de estudo deste texto é a questão da (re) significação do conceito de competência, na área da educação. Pretende-se compreender o significado de competências no contexto da ação docente, não somente para um saber fazer, mas também para um saber pensar e agir mais significativo e mais comprometido com a aprendizagem. Esta discussão surge da necessidade de se definir um conceito de competência para a educação, mais especificamente para a ação docente, haja visto as disparidades de significados, inclusive o que o MEC nos apresenta nas Diretrizes Curriculares, dificultando mais ainda a compreensão do conceito. A discussão do significado e do conceito de competência na área da educação esteve voltada, por muito tempo, à educação profissional, numa perspectiva puramente técnica. Falar em competência, nesta área, remonta aos anos setenta, no Brasil, para uma educação fundamentada na racionalidade técnica, onde a maior preocupação “era ensinar a fazer”. Pretende-se ultrapassar estes limites de compreensão, iniciando com a análise de conceitos utilizados na área da educação, aprofundando a lógica da construção do conhecimento para a competência. Ainda é apresentado um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como as três dimensões do trabalho docente: teórica, técnica e interpessoal, finalizando com um posicionamento pedagógico do termo competência.<hr/>The subject of this text is the question of (re)signification of the concept of competence in the area of education. It seeks to understand the meaning of competencies in the context of teachers’ practice, not only as knowledge of how to do things, but also of how to think and act in a way which is more significant and more committed to learning. This discussion came out of a need to define a concept of competence for education, more specifically, for teachers’ practice, bearing in mind the disparities in meaning, including that presented by the MEC (Ministry of Education) in its Diretrizes Curriculares (Curricular Guidelines) which make understanding of the concept even more difficult. Discussion of the meaning and concept of competence in the area of education has been focused, for a long time, on professional education, from a purely technical perspective. Speaking of competence, in this area, we must go back to the nineteen seventies, in Brazil, to an education based on technical rationality, in which the main concern was “teaching for practice”. The intention is to go beyond these limits to understanding, beginning with the analysis of the concepts used in the area of education, investigating the logic of construction of knowledge for competence. It also presents a set of knowledge, skills and attitudes, as well as the three dimensions of teaching practice: theory, technique and interpersonal. It finishes by taking a pedagogical position on the term competence. <![CDATA[A andragogia no limiar da relação entre velhice, trabalho e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa o caráter funcionalista do atual modelo educacional, considerando a sua importância na formação de mão-de-obra qualificada e disciplinada para o sistema capitalista e a exclusão dos idosos e adultos mais velhos do projeto burguês de educação. Para tanto, inclui-se a andragogia e a educação popular ou não-formal voltadas à velhice como formas alternativas de educação, mais abrangentes e universais, podendo ser compreendidas enquanto espaços de resistência à lógica do capitalismo. Incluir os idosos e adultos mais velhos na agenda educacional coloca em xeque o sistema educativo burguês, fundado na educação pedagógica de caráter restrito. Da mesma forma, o viés elitista das Universidades da Terceira Idade contrasta com as altas taxas de analfabetismo observadas entre os maiores de 60 anos. Assim, uma educação que transcenda a lógica funcionalista inerente ao capitalismo deve se centrar, acima de tudo, na universalização dos destinatários e na conscientização política.<hr/>This article analyzes the fundamentalist nature of the current educational model, considering its importance in the training of a qualified and disciplined workforce for the capitalist system, and the exclusion of the elderly, and older adults, from the bourgeois education project. For this, it considers andragogy and mass, or informal education aimed at the elderly, as alternative forms of education, which are wider and more universal, and which can be understood as spaces of resistance to the capitalist logic. Including the elderly and older adults in the educational agenda places in check the bourgeois education system, which is based on pedagogical education of a restricted nature. In the same way, the elitist bias of Third Age Universities contrasts with the high rates of illiteracy among the over 60s. Thus, an education which transcends the functionalist logic that is inherent to capitalism should be focused, above all, on the universalization of the recipients and a raising of political awareness. <![CDATA[Herbert Marcuse e o sentimento de culpa na sociedade contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do texto é apresentar o conceito sentimento de culpa a partir das idéias de Herbert Marcuse nos livros: Eros e Civilização e Ideologia da Sociedade Industrial. Examina as diferentes formas de percepção dos indivíduos sobre os moradores de rua e catadores de materiais recicláveis: as imagens e a narrativa de um documentário Os Catadores e a Catadora, dirigido por Agnès Varda; as ações dos profissionais vinculados a uma cooperativa de catadores e as notícias sobre o extermínio de moradores de rua na cidade de São Paulo. A crítica ao princípio de desempenho é apresentada como antídoto a culpa que assola a sociedade contemporânea.<hr/>The objective of this text is to present the concept of feelings of guilt, based on the ideas of Herbert Marcuse in his works: Eros and Civilization and the Ideology of Industrial Society. It examines the different forms of perception of individuals in relation to street dwellers and recyclable garbage collectors; the images and the narrative of a documentary entitled Os Catadores e a Catadora, directed by Agnès Varda; the actions of professionals linked to a cooperative of collectors; and news on the murder of street dwellers in the city of São Paulo. The criticism of the principle of performance is presented as an antidote to guilt which is devastating contemporary society. <![CDATA[Subjetividade e escolhas profissionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo busca, de forma preliminar, conceituar a subjetividade enquanto uma noção evocada pelo objeto de estudo das escolhas profissionais, uma vez que as teorias referentes à temática adotam concepções de indivíduo e sociedade diferenciadas, levantando a questão da autonomia do sujeito. A pesquisa bibliográfica baseou-se nos textos de Bock (1987), Ferretti (1988), Araujo (1998), Martins (2004) e Seve (1989). O estudo evidenciou a relevância da investigação do tema, como subsídio a discussões pertinentes a questão da autonomia e da liberdade do indivíduo, e permite concluir sobre a possibilidade de autonomia do indivíduo frente ao contexto real e teórico como verdadeira; apresenta-se circunscrita, mas com possibilidades de expansão, relacionada à consciência do indivíduo sobre seus condicionantes e ampliação dos sentidos pessoais para os motivos de suas necessidades.<hr/>This article seeks to conceptualize, in preliminary form, subjectivity as a notion evoked by the object of study of professional choices, given that the theories on the theme adopt varying concepts of individual and society, which raises the issue of autonomy of the subject. The bibliographic research is based on the texts of Bock (1987), Ferretti (1988), Araujo (1998), Martins (2004) and Seve (1989). The study demonstrates the importance of investigation on the theme, as a resource for discussions on the issue of autonomy and freedom of the individual, and leads to the conclusion that there is a real possibility of autonomy of the individual, faced with the real and theoretical context; it is presented as circumscribed, but with possibilities for expansion, related to the awareness of the individual on his conditioning factors, and widening of the personal senses to include the motives behind his needs. <![CDATA[Educação e trabalho: a prática psicoeducativa em uma cooperativa de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa interventiva, de base fenomenológica, em Psicologia da Educação, investigou a experiência de mulheres de uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo em uma cooperativa de costura e as implicações no processo identitário destas. Ao longo da pesquisa foi se constituindo uma Prática Psicoeducativa que denominamos Encontros Reflexivos. Eram encontros semanais com as cooperadas, nos quais discutíamos temas, escolhidos por elas, sobre suas experiências na cooperativa. Durante esse estudo foi possível perceber que, juntamente com os problemas de mercado, de capacitação profissional, de falta de recursos, entre outros que envolviam a cooperativa, havia uma outra questão fundamental: essas mulheres constituíram sua identidade na subalternidade. Assim, apesar de não serem mais babás ou empregadas domésticas, constituir-se como pessoas mais autônomas aparecia como o grande impasse vivido por elas. Além disso, constatou-se, durante essa investigação, que a prática reflexiva realizada em nossos encontros mostrou-se como uma forma possível de auxiliá-las a escolher entre repor a identidade subalterna ou constituir-se de modo mais autônomo. Assim, ao mesmo tempo em que se desvelaram as dificuldades e possibilidades da experiência dessas mulheres na cooperativa de trabalho, desvelou-se, também, uma Prática Psicoeducativa, sobre a qual nos debruçaremos: os Encontros Reflexivos.<hr/>This phenomenological interventionist research in the area of Educational Psychology investigates the experiences of women from a low-income community in the city of Sao Paulo, Brazil, who form part of a sewing cooperative, and the implications on the process of building these women’s identity Throughout the research, a psycho-educational practice was developed which we termed ‘Reflective Meetings”. These were weekly meetings with co-operative members, in which we discussed topics selected by them, relating to their experiences in the cooperative. The research highlights the fact that, together with market problems, professional training, and a lack of resources, among other problems involving the cooperative, there was another fundamental issue: These women have built their identity in subalternity. Thus, even though they no longer worked as maids or child-minders, they still face huge obstacles in attempting to become more independent. The research also showed that the reflective practice used in our weekly meetings proved to be a useful instrument for helping the women choose between replacing their subaltern identity or becoming more independent. The research therefore revealed the difficulties and possibilities that exist in the lives of the women working for the cooperative, and also developed a Psycho-educational practice on which we based the Reflective Meetings. <![CDATA[O consumo de álcool entre estudantes de dois cursos universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O consumo de bebida alcoólica entre estudantes universitários é uma realidade constante e assustadora em nossa sociedade. Diante disso, surgiu a necessidade de fazer uma pesquisa sobre esse tema. O objetivo foi verificar o tipo e a freqüência de bebida alcoólica entre estudantes de dois cursos de graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, campus Tubarão/SC: Engenharia Civil, com predominância de acadêmicos do sexo masculino e Pedagogia, com predominância estudantes do sexo feminino. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa de nível exploratório. Para a obtenção dos dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Neste participaram 130 acadêmicos de ambos os cursos. Os resultados indicam que a maioria 63,16%, dos alunos de Engenharia Civil consome álcool semanalmente, enquanto o curso de Pedagogia a freqüência semanal é de 19,56%. As bebidas destiladas mais citadas foram a vodca com 30,77% e o uísque também com 30,77% pelo curso de Engenharia e a vodca com 11%, foi a mais citada pelo curso de Pedagogia. Dentre as bebidas fermentadas a cerveja é a mais consumida em ambos os cursos: Engenharia, 53,03% e Pedagogia 33,07%, respectivamente. Quanto ao local de consumo das bebidas alcoólicas, as festas representaram o maior índice, com 42% para o curso de Engelharia e 41% para o curso de Pedagogia.<hr/>The consumption of alcohol among university students is a constant and alarming reality in our society. In view of this fact, the need arises to carry out a study on this theme. The objective was to determine the type and frequency of alcohol consumption among students of two graduate courses at the Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Tubarão Campus/SC: Civil engineering, with predominantly male students, and Pedagogy, with predominantly female students. The methodology used was a qualitative and quantitative study at exploratory level. To obtain the data, a questionnaire with open and closed questions was used. This questionnaire was applied to 130 students of both courses. The results indicate that the majority (63.16%) of the students on the Civil Engineering course consume alcohol on a weekly bases, while for the students of the Pedagogy course, the weekly frequency is 19.56%. The distilled drinks most mentioned by the Engineering students were vodka, with 30.77%, and whisky, with 30.77%, and vodka, with 11%, was the distilled drink most mentioned by the Pedagogy students. Of the fermented drinks, beer was the one most consumed by both sets of students: Engineering, 53.03% and Pedagogy 33.07%, respectively. In terms of the place of consumption of alcoholic drinks, parties represent the highest figure, with 42% for the Engineering students and 41% for the Pedagogy students. <![CDATA[Cultura(s), currículo, diversidade: por uma proposição intercultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho centra-se na idéia de oferecer alguns elementos para contribuir na reflexão que considera as relações entre cultura, currículo e diversidade, propondo a noção de interculturalidade como um conceito capaz de contemplar os desafios que a diversidade cultural nos apresenta. Este trabalho encontra-se estruturado em três momentos, aborda-se inicialmente a noção de cultura, seguida pela noção de currículo e, por último, a proposição da interculturalidade. Para finalizar, busco, na convergência dos três primeiros apontar, em formato de síntese, questões consideradas fundamentais na relação currículo, cultura e interculturalidade.<hr/>The objective of this work is to offer some elements for reflection on the relationship between culture, curriculum and diversity, proposing the notion of interculturality as a concept that is capable of comprehending the challenges posed by cultural diversity. It is structured in three parts: the notion of culture, the notion of curriculum and the proposal of interculturality. Finally, it seeks to indicate in summary form, in the convergence of the three aspects, issues considered fundamental in the relationship between curriculum, culture and interculturality. <![CDATA[Educação: crítica hermenêutica ao paradigma tecnológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretende-se neste artigo continuar o debate sobre a rigidez e flexibilidade do conhecimento, associado à possibilidade sócio-histórica da ciência e seu caráter interpretativo, refletindo sobre a Educação e seu papel social no contexto cultural das novas tecnologias de informação.<hr/>This article seeks to extend the debate on the rigidity and flexibility of knowledge, associated with the socio-historical possibility of science and its interpretative character, reflecting on Education and its social role in the cultural context of new information technologies. <![CDATA[Adoção: entendendo os contextos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretende-se neste artigo continuar o debate sobre a rigidez e flexibilidade do conhecimento, associado à possibilidade sócio-histórica da ciência e seu caráter interpretativo, refletindo sobre a Educação e seu papel social no contexto cultural das novas tecnologias de informação.<hr/>This article seeks to extend the debate on the rigidity and flexibility of knowledge, associated with the socio-historical possibility of science and its interpretative character, reflecting on Education and its social role in the cultural context of new information technologies. <![CDATA[Exercícios em fenomenologia, ensino e pesquisa: propor um “pensar diferente”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretende-se neste artigo continuar o debate sobre a rigidez e flexibilidade do conhecimento, associado à possibilidade sócio-histórica da ciência e seu caráter interpretativo, refletindo sobre a Educação e seu papel social no contexto cultural das novas tecnologias de informação.<hr/>This article seeks to extend the debate on the rigidity and flexibility of knowledge, associated with the socio-historical possibility of science and its interpretative character, reflecting on Education and its social role in the cultural context of new information technologies. <![CDATA[O método indiciário: uma resenha da obra de Ginzburg e reflexões acerca de sua crítica à obra de Foucault]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretende-se neste artigo continuar o debate sobre a rigidez e flexibilidade do conhecimento, associado à possibilidade sócio-histórica da ciência e seu caráter interpretativo, refletindo sobre a Educação e seu papel social no contexto cultural das novas tecnologias de informação.<hr/>This article seeks to extend the debate on the rigidity and flexibility of knowledge, associated with the socio-historical possibility of science and its interpretative character, reflecting on Education and its social role in the cultural context of new information technologies.