Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420060002&lang=pt vol. 06 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Imitação e linguagem: uma perspectiva walloniana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da perspectiva de desenvolvimento de Henri Wallon objetiva-se relacionar a concepção de imitação colocada em sua Teoria de Desenvolvimento com avanços da neurociência, visando discutir a constituição da linguagem na espécie humana. Os processos imitativos para o Autor dependem do outro e começam como automatismos da espécie e se especializam passando do movimento (ato motor) à representação (o pensamento). A neurociência traz, entre outras descobertas, os neurônios-espelho, que podem ser a base para a comunicação gestual e verbal, intuição de intenções alheias e empatia, pois permitem que o observador experimente em si, nas suas conexões neuronais, o que o outro está fazendo. As concepções de Wallon, apoiadas por estas descobertas, permitem sugerir ações ao educador, que auxiliem no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças.<hr/>Based on the development perspective of Henri Wallon, this work aims to relate the concept of imitation contained in his Theory of Development to advances in neuroscience, with the overall objective of discussing the construction of language in the human species. For the author, the imitation processes depend on the other party, beginning as automatic reactions of the species and become more specialized, going from movement (the motor act) to representation (thought). Neuroscience brings, among other discoveries, mirror-neurons, which can form the basis for communications by means of gestures and verbal communication, intuition of random intentions, and empathy, as they enable the observer to experience within himself, through his neuronal connections, what the other party is doing. Wallon’s concepts, supported by these discoveries, enable us to suggest some activities for educators that will help in children’s process of language acquisition and development. <![CDATA[Os gêneros discursivos para práticas de leitura em casa e na escola pelo olhar do aluno de séries iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa sobre gêneros discursivos utilizados em casa e na escola para práticas de leitura, a partir de entrevistas feitas com alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental. São resultados parciais de uma pesquisa mais ampla desenvolvida ao longo de 2005, na cidade de Joinville-SC, que envolveu, também, pais e professores, além da Educação Infantil. Pretende-se contribuir para as crescentes discussões acerca dos gêneros discursivos e sua utilização no ensino da Língua Portuguesa, especialmente, no presente caso, no processo de alfabetização. Trata-se, na verdade, de um diagnóstico para verificar a que materiais de escrita, de fato, as crianças de séries iniciais têm acesso, tanto em casa como na escola. A partir daí, é possível propor atividades que busquem a ampliação do reconhecimento das práticas de leitura que se fazem socialmente, tendo como fim último, portanto, o letramento. Os principais autores que dão sustentação teórica às discussões são: Bakhtin (2000,1952, 1953), Marcuschi (2000) e Schneuwly e Dolz (1999).<hr/>This article presents the results of a survey on discursive genres used at home and in school for the purpose of reading, through interviews with Primary School level pupils. These partial results come from a wider ranging survey developed throughout 2005 in the city of Joinville-SC, which also involved the parents and teachers, in addition to Child Education. This work aims to contribute to the growing discussions about discursive genres and their use in the teaching of the Portuguese Language, especially in this case, i.e. the literacy process. It involves a diagnosis for verifying what writing materials the children from initial grades actually have access to, both at home and at school. From this point onwards, it is possible to provide activities that seek to increase knowledge from socially orientated reading practices, with the ultimate objective, therefore, of learning to read and write. The principal authors giving theoretical sustenance to this idea are: Bakhtin (2000, 1952, 1953), Marcuschi (2000) and Schneuwly and Dolz (1999). <![CDATA[Ensino e aprendizagem: a análise do discurso como técnica de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira - bibliográfica - pretendeu atualizar e aprofundar a questão teórica da análise do discurso e sua aplicação como técnica de pesquisa. A segunda consistiu na entrevista e análise do discurso de professoras de um curso de Psicopedagogia a respeito de um tema específico: seu conhecimento a respeito da multidisciplinaridade, da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, do pensamento complexo e a sua relação com a psicopedagogia. Entre o objeto, aquilo que é representado, a realidade, e a representação que dela se faz através do signo no conceito de Peirce (1995) ou do significante (da terminologia de Saussure) existe sempre um conceito, uma imagem mental, ou seja, uma construção mental a respeito da realidade percebida. Entrevistamos quatro professoras que, no decorrer do ano de 2004, lecionaram em um mesmo curso de Psicopedagogia na cidade de São Paulo. O objetivo da pesquisa é investigar o grau de familiaridade das professoras com os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e do pensamento complexo e a sua relação com a psicopedagogia, isso levou a um recorte específico na análise de seus discursos visando a verificar a coerência entre as respostas dadas às várias perguntas e a profundidade com que discorriam sobre o tema proposto.<hr/>This study was carried out in two stages. The first - a bibliographic review - was intended to update and widen the theory of discourse analysis and its application as a research technique. The second consisted of an interview and discourse analysis of the speech of teachers of a Psycho-pedagogical course, in relation to a specific theme: their knowledge of multidisciplinarity, interdisciplinarity, transdisciplinarity and complex thinking, and the relationship between these and psycho-pedagogy. Between the object, that which is represented, the reality, and its representation by means of the sign (according to the concept of Pierce, 1995) or the signifier (using the terminology of Saussure), there is always a concept, a mental image or mental construction of the perceived reality. We interviewed four teachers who, during the year 2004, gave lectures for the same Psycho-pedagogy course in the city of São Paulo. The object of this research is to investigate the teachers’ degree of familiarity with the concepts of multidisciplinarity, interdisciplinarity, transdisciplinarity and complex thinking, and the relationship between these and psycho-pedagogy. This led to the production of a specific outline in the analysis of their discourses, aimed at determining the coherence between the responses given to the various questions, and the depth with which they discoursed on the proposed theme. <![CDATA[Ciberliteratura: arte ou armazém?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Pedagogia da Universidade do Vale de Itajaí, SC, sétimo período, no primeiro semestre de 2006, Campus Piçarras, com o objetivo de investigar como as acadêmicas interagem com o computador e com seus pares ao analisarem sites literários disponíveis na Internet. Ela motivou discussões acerca de como a Internet pode auxiliar o docente no tratamento da literatura em sala de aula como objeto estético e fruitivo. Partiu-se do princípio que a poesia visual e o hipertexto literário podem colaborar no processo de entendimento da literatura como arte, isto é, como um objeto que necessita de apreciação estética. Algumas questões sobre o destino da leitura na era da WWW são trazidas à baila e acerca das três dimensões do espaço textual: o sujeito da escrita, o destinatário e os textos exteriores.<hr/>This study was carried out during the first semester of 2006, in the seventh period of the Pedagogy Program at the University of Vale do Itajaí, Piçarras Campus, SC. Its objective was to investigate the way in which students interact with the computer and with their colleagues, when analyzing literary sites available on the Internet. It prompted discussion on ways in which the Internet can assist teachers dealing with literature in the classroom, as an esthetic and pleasing object. It starts from the basic premise that visual poetry and literary hypertext can assist in the process of understanding literature as art, i.e. as an object which requires esthetic appreciation. It raises some issues relating to the fate of reading in today’s Internet era, and to the three dimensions of the textual space the subject of the text, the addressee, and the extra-textual dimensions. <![CDATA[Da linguagem da química: modalização e causalidade em textos didáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em pesquisa conjunta entre o grupo TEXTQUIM do Instituto de Letras e a Área de Educação Química da UFRGS, são examinados diferentes perfis da linguagem química em língua portuguesa. Ao integrar elementos lingüísticos e didático-conceituais, a pesquisa segue princípios de Terminologia, de Lingüística de Corpus e de Teorias do Texto. Este artigo traz um breve panorama dos resultados obtidos sobre itens como modalização e a causalidade em textos didáticos do ensino superior. Ao final do trabalho, pondera-se como aspectos da linguagem podem repercutir sobre o funcionamento do texto didático sobre o aprendizado desta ciência no ensino superior.<hr/>In a joint study by the group TEXTQUIM of the Instituto de Letras and the Chemistry Department of UFRGS, different profiles of chemical language in Portuguese are examined. By integrating linguistic with didactic-conceptual aspects, this research follows principles of Terminology, Corpus Linguistics and Theories of Text. This article aims to give a general overview of the results obtained from items such as modalization and causality in teaching texts in higher education. At the end of the work, it reflects on how aspects of language can affect the functioning of the teaching text on the learning of this science at higher education level. <![CDATA[Literatura infantil e suas vertentes (fontes, modalidades, oralidade)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa três vertentes fundamentais da Literatura Infantil, buscando alcançar uma melhor compreensão de suas peculiaridades estéticas e das funções práticas que a narrativa para crianças desempenha na sociedade: trata-se das fontes, das modalidades e da oralidade, conceitos articulados a considerações diversas acerca da ficção infantil.<hr/>This article analyzes three basic aspects of Children’s Literature, seeking to gain a better understanding of its aesthetic characteristics and the practical functions of children’s narrative in society: namely; sources, modalities and orality, concepts which are linked to various considerations regarding children’s fiction. <![CDATA[Práticas de leitura e escrita: breve nota sobre a relação entre o verbal e o não verbal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como objeto de observação legendas produzidas no campo do Fotojornalismo, o presente trabalho aborda a relação entre o verbal e o não verbal do ponto de vista das práticas de leitura e produção do texto. Das reflexões feitas, além do questionamento da autonomia do verbal em relação ao não verbal (e vice-versa) no fotojornalismo, destacam-se as que se referem às noções de leitura e de produção do texto, as atinentes às figuras de autor (e de autoria) e de leitor previsto, bem como as que buscam dar um lugar para os efeitos de literalidade, de redundância e de regra de gênero discursivo na produção e na leitura do texto.<hr/>Using subtitles produced in the field of Photojournalism, this study addresses the relationship between the verbal and non-verbal, from a perspective of reading and text production practices. Of the different reflections offered, besides the issue of autonomy of the verbal in relation to the non-verbal (and vice-versa) in photojournalism, those that stand out relate to notions of reading and text production, those concerning the figure of the author (and authorship) and the target reader, as well as those that seek to accommodate the effects of literal interpretation, redundancy and the rule of discursive genre in the production and reading of the text. <![CDATA[A cultura da mídia atuando na subjetivação docente na aula de história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa se propôs a investigar como a cultura da mídia atua na subjetivação de uma docente de História do ensino fundamental de sétima série. A observação em sala de aula foi realizada durante a exibição do longa-metragem Coração de Cavaleiro no tema trabalhado sobre a cultura da Idade Média. A estratégia utilizada foi acompanhar o desenvolvimento de uma etapa do plano de ensino da professora, em que tanto o uso de vídeo quanto a discussão do tema cultural estivessem contemplados, de forma que fosse possível analisar desde a utilização do artefato até sua mediação e repercussão nos trabalhos acadêmicos dos alunos. Além de assistir a três de suas aulas, também entrevistei a professora em dois momentos distintos.<hr/>This study proposes to investigate how the media culture influences the subjectivity of a seventh grade History teacher in elementary education. The classroom observation was carried out during an exhibition of the feature length movie “A Knight’s Tale” on the theme focused on, the culture of the Middle Ages. The strategy used was to monitor the development of one stage of the teacher’s teaching plan, in which both the use of video and the discussion of the cultural theme were considered, in such a way that it was possible to analyze everything, from the use of the artifact through to its mediation and repercussions on the students’ academic work. Besides observing three classes, I also interviewed the teacher twice. <![CDATA[Esquemas de conhecimento: um dos caminhos para acessar a subjetividade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os Esquemas de Conhecimento (EC) ancoram tanto aspectos cognitivos estruturais - invariantes e gerais- quanto conhecimentos das mais diferentes ordens -variantes e particulares. A noção de EC é utilizada no estudo como instrumento analítico para demonstrar que a expressão do pensamento, mediada pela linguagem, comporta elementos objetivos e desiderativos que concorrem na atribuição e mudança de significados. As informações empíricas apresentadas derivam das respostas de vinte sujeitos a uma pergunta a qual solicitava que propusessem interferências no ensino para que os alunos aprendessem sem recorrer à memorização. Na análise foram consideradas as seguintes categorias: conceitos ou pré-conceitos, fatos, procedimentos, normas, explicações, experiência pessoal, julgamento, opinião e crenças. A tabulação identificou como proeminentes as categorias de procedimentos, seguidas de experiências, julgamentos e crenças. A utilização dos EC para compreender as informações docentes consegue traduzir a interdependência e a interpenetração de elementos objetivos e subjetivos que atuam na incorporação de novas informações. Ao considerar os EC das informações docentes, as práticas de formação podem, simultaneamente, trabalhar contra elas ao buscar a correção e a superação; e com elas, ao considerá-las como significativas e verdadeiras construções dos sujeitos.<hr/>Knowledge schemes (KS) anchor both cognitive structural aspects - invariable and general - and knowledge of various types - variable and particulars. The notion of KS is used in this study as analytical tool for demonstrating that the expression of thought mediated by language includes objective and desired elements that compete in the attribution and change of meanings. The empirical information presented is derived from the responses given by twenty subjects, to a question which was put to them, in which they were asked to propose teaching activities that would enable the students learn without appealing to memorization. In the analysis, the following categories were considered: concepts or preconcepts, facts, proceedings, rules, explanations, personal experience, judgment, opinion and beliefs. The tabulation identified the categories of procedures as the most prominent, followed by experiences, judgments and beliefs. The use of KS for understanding teachers’ information is able to demonstrate the interdependence and reciprocal action of objective and subjective elements that influence in the incorporation of new information. By considering the KS of the teachers’ information, the training practices can, simultaneously work against them by seeking to correction and overcoming, and with them, by considering them as significant and accurate constructions of the subjects. <![CDATA[Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao analisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.<hr/>In this article, we present part of the results obtained in a study aimed at investigating training and investigative possibilities of cases of teaching in processes of teachers’ professional development (NONO, 2005). In this research, which was carried out during the period 2001-2005, four new Infant and Elementary School teachers analyzed five teaching cases and constructed a teaching case based on school situations they had experienced during their careers. Teaching cases have proven appropriate for use in teacher training, and for researching teacher’s learning process. In this article, we highlight knowledge about the teaching of mathematical contents shown by the new teachers, by analyzing a case of a Mathematics teaching situation. The results obtained indicate doubts, convictions, mistakes and contradictions that characterize their professional practice when teaching mathematical contents. <![CDATA[Uma abordagem pedagógicocrítica do filme “Spanglish” em contexto de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa o uso pedagógico dos recursos midiáticos, mais especificamente, a linguagem fílmica na sala de aula. Com base nos aportes teóricos dos Estudos Culturais, realiza-se uma análise interpretativa do filme Spanglish, a fim de ampliar a reflexão sobre os aspectos cultural-lingüísticos, históricos, sociais e políticos no ensino de língua inglesa.<hr/>This article analyses the pedagogical use of media resources, especially, in the filming language in foreign language classrooms. Based on the theoretical framework of Cultural Studies, an interpretative analysis is made of the film “Spanglish” in order to widen the reflection on the cultural-linguistic, historical, social and political aspects in the teaching of English as a foreign language. <![CDATA[Tempos, espaços e o disciplinamento dos corpos nas práticas escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa o uso pedagógico dos recursos midiáticos, mais especificamente, a linguagem fílmica na sala de aula. Com base nos aportes teóricos dos Estudos Culturais, realiza-se uma análise interpretativa do filme Spanglish, a fim de ampliar a reflexão sobre os aspectos cultural-lingüísticos, históricos, sociais e políticos no ensino de língua inglesa.<hr/>This article analyses the pedagogical use of media resources, especially, in the filming language in foreign language classrooms. Based on the theoretical framework of Cultural Studies, an interpretative analysis is made of the film “Spanglish” in order to widen the reflection on the cultural-linguistic, historical, social and political aspects in the teaching of English as a foreign language. <![CDATA[Uma espiadela além-mar: a literatura contemporânea para as crianças em Portugal através de Dez réis de gente... e de livros - notas sobre Literatura Infantil, de Sara Reis da Silva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa o uso pedagógico dos recursos midiáticos, mais especificamente, a linguagem fílmica na sala de aula. Com base nos aportes teóricos dos Estudos Culturais, realiza-se uma análise interpretativa do filme Spanglish, a fim de ampliar a reflexão sobre os aspectos cultural-lingüísticos, históricos, sociais e políticos no ensino de língua inglesa.<hr/>This article analyses the pedagogical use of media resources, especially, in the filming language in foreign language classrooms. Based on the theoretical framework of Cultural Studies, an interpretative analysis is made of the film “Spanglish” in order to widen the reflection on the cultural-linguistic, historical, social and political aspects in the teaching of English as a foreign language. <![CDATA[Entrevista Ruth Rocha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa o uso pedagógico dos recursos midiáticos, mais especificamente, a linguagem fílmica na sala de aula. Com base nos aportes teóricos dos Estudos Culturais, realiza-se uma análise interpretativa do filme Spanglish, a fim de ampliar a reflexão sobre os aspectos cultural-lingüísticos, históricos, sociais e políticos no ensino de língua inglesa.<hr/>This article analyses the pedagogical use of media resources, especially, in the filming language in foreign language classrooms. Based on the theoretical framework of Cultural Studies, an interpretative analysis is made of the film “Spanglish” in order to widen the reflection on the cultural-linguistic, historical, social and political aspects in the teaching of English as a foreign language.