Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420060003&lang=en vol. 06 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O currículo da formação inicial de professores: compromisso com a formação de um professor-pesquisador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo se organiza a partir de estudos e reflexões sobre a formação inicial e a importância da pesquisa na formação do corpo docente. A reflexão aqui proposta tem como objetivo destacar a importância da formação inicial, visando contribuir para a formação de um professor reflexivo e pesquisador. Estas reflexões se mostram relevantes na medida em que poderão mostrar-se úteis para pesquisadores, formadores de professores, instituições formadoras e demais professores do sistema escolar. Desta forma, a pesquisa poderá se configurar como exigência fundamental ao trabalho docente. Além disso, poderá sinalizar indicadores para uma reestruturação curricular, configurando a pesquisa como princípio formador e componente essencial da formação de professores.<hr/>This article is organized based on studies and reflections on pre-teacher service education and the importance of research in teacher education. It highlights the importance of pre-service teacher education, with the purpose of contributing to the education of a reflective teacher and researcher. These reflections are relevant as they can be of use to researchers, teacher educators, educational institutions, and other professors within the school system. Research can therefore be fundamental requirement for the work of the teacher. This article may also suggest indicators for a curricular restructuring, in which research forms the bases of formation and an essential component of teacher education. <![CDATA[Tendências de produção científica em arte-educação e a proposta triangular de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar as tendências de produção científica em arte-educação nas instituições de ensino superior brasileiras no período 1995-2004. Para tal, selecionou-se 98 resumos de dissertações e teses nas bases de dados bibliográficos brasileiros no período. Tomou-se como meta identificar as áreas de concentração dos programas de pós-graduação nos quais pesquisas sobre Arte foram realizadas, bem como categorizar as temáticas das dissertações e teses, selecionando aquelas relacionadas à Proposta Triangular no Ensino da Arte no Brasil para análise mais apurada. A área de concentração que obteve o maior número de dissertações e teses foi a área de Educação, seguida de Artes e Comunicação, Filosofia, Educação e Cultura e, por fim, Engenharia da Produção. As temáticas identificadas junto às dissertações e teses foram: Currículo; Apreciação Estética; Estética Filosófica; Formação de professores; Epistemologia e Psicologia da Arte. Dois temas em destaque na categoria Currículo, isto é, o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação, e a Releitura de Obras deram a dimensão da inserção da Proposta Triangular baseada nos estudos de Ana Mae Barbosa, presente em dez das 98 produções, contemplando a discussão sobre o presente e futuro da arte na contemporaneidade, através da psicologia da arte de Lev Semenovich Vygotsky.<hr/>This investigative work seeks to analyze trends in scientific production in art-education in higher education institutions in Brazil from 1995 to 2004. For this purpose, 98 abstracts were selected, from dissertations and theses in the Brazilian bibliographic databases for the period. The aim of this work is to identify the areas of concentration of the post-graduate programs in which Art research was carried out, and to categorize the themes of these dissertations and theses, selecting those related to the Triangular Teaching Proposal in Art in Brazil, for a more detailed analysis. The area of concentration for which the highest number of dissertations and theses was identified, was that of Education, followed by Arts and Communication, Philosophy, Education and Culture, and finally, Production Engineering. The themes identified in the dissertations and theses were: Curriculum; Aesthetic Appreciation; Philosophical Aesthetic; Teacher Education; Epistemology and Art Psychology. Two themes highlighted in the category Curriculum - the use of Information and Communication Technologies, and the Re-reading of Works - gave the dimension of insertion of the Triangular Proposal based on the studies of Ana Mae Barbosa, present in ten of the 98 academic works, contemplating discussion on the present and future of art in contemporary times, through the art psychology of Lev Semenovich Vygotsky. <![CDATA[A atuação do professor coordenador diante dos conflitos na escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta as conclusões de pesquisa que resultou em dissertação de Mestrado em Educação, defendida em 2006, cujo foco de estudo é a atuação de uma professora coordenadora diante dos conflitos que ocorrem no cotidiano de uma escola pública, situada na periferia de São Paulo. As situações analisadas revelam a importância de investir na formação docente no sentindo de garantir autonomia para que os professores possam resolver os conflitos presentes em sua prática educativa.<hr/>This work presents the conclusions of a study which culminated in a dissertation for the Master’s Degree in Education, defended in 2006. It focuses on the practice of a female coordinator-teacher’s performance when dealing with conflicts in the day-today life of a public school on the outskirts of São Paulo. The situations analyzed reveal the importance of investing in teacher education and guaranteeing their autonomy to resolve conflicts in their teaching practice. <![CDATA[A perspectiva panóptica dos ambientes virtuais de aprendizagem: as estratégias técnicas e pedagógicas para o acompanhamento/controle dos alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto propõe a reflexão sobre os recursos de acompanhamento/controle dos alunos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Para tanto, servem de referência as nossas leituras, reflexões, observações e dados de pesquisa a respeito destes aspectos e recursos pertinentes ao processo ensino e aprendizagem. Além disso, para enriquecer nossa reflexão resgatamos o projeto arquitetônico penitenciário sistematizado por Jeremy Bentham no século XVIII, o qual permitia uma visão privilegiada do inspetor, garantindo, assim, maior controle sobre os presos. Atualmente, as tecnologias permitem inúmeras formas de controle, que dispensam a arquitetura física e tornam mais sutis as estratégias. Destacamos os recursos para o gerenciamento e acompanhamento dos alunos em cursos a distância que utilizam AVAs. Da mesma forma que na proposta de Bentham era possível visualizar e controlar os presos a partir de um ponto de vista central, ao professor também está franqueada a possibilidade de avaliar e controlar a presença e o desempenho dos participantes de cursos a distância. Por fim, salientamos que a forma como estes recursos são utilizados refletem a prática pedagógica e sua intencionalidade, assim, podem ser utilizados para incentivar e orientar o aluno em seu estudo, como para punir e classificar.<hr/>This text proposes a reflection on the resources of monitoring/controlling students, which are available in Virtual Learning Environments (VLE). They therefore serve as a reference for our readings, reflections, comments and research data on these aspects and resources relating to the teaching and learning process. Also, to enrich our reflection, we make an analogy with the penitentiary architectural project systemized by Jeremy Bentham in the 18th Century, which gave the overseer a privileged view, ensuring greater control over the prisoners. Today’s technologies enable numerous forms of controls, which dispense with the physical architecture, with strategies becoming more subtle. We emphasize the resources for the management and monitoring of the pupils taking distance learning courses which use VLEs. In the Bentham proposal, the overseer was able to view and control the prisoners from a central point of view. In the same way, the professor is also given the opportunity to evaluate and control the presence and performance of participants in distance learning courses. Finally, we point out that the way in which these resources are used reflects the teaching practice and its intention, therefore, they can be used to stimulate and guide the students in their study, or to punish or classify. <![CDATA[O professor face ao aluno com cegueira: uma pesquisa sobre representações sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse estudo buscou investigar as cognições sociais dos professores acerca da categoria definida de alunos com cegueira, pautando-se num referencial teórico-metodológico das Representações Sociais, que tem sido utilizada nos estudos de atitudes, estereótipos e percepções. Os participantes da pesquisa foram 97 professores atuantes no ensino regular e especial, subdivididos em dois grupos respectivamente. O procedimento para coletar os dados constituiu-se de um instrumento contendo itens de identificação dos sujeitos, palavras indutoras para associação livre. Os resultados apontam como a cegueira parece associada à noção de dificuldade pelos dois grupos de professores.<hr/>This study seeks to investigate teachers' social cognitions on the category of blind students. It is based on a theoretical-methodological framework of Social Representations, which has been used in studies on attitudes, stereotypes and perceptions. The participants in the study were 97 teachers working in regular and special education, sub-divided into two groups, respectively. The data collection procedure consisted of an instrument containing items for identifying the subjects, and inductive words for free association. The results indicate that blindness appears to be associated with the notion of difficulty, by the two groups of teachers. <![CDATA[Condições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um novo tipo de relação, consolidado pelos meios de comunicação de massa, evidencia o poder expressivo que a técnica tem adquirido numa sociedade de consumo. Ao criticar a ideologia do capitalismo tardio e seu discurso fatalista, que convida o indivíduo a uma submissão acrítica, o presente ensaio considera uma pedagogia político-crítica nos moldes de Paulo Freire como forma de evidenciar os mecanismos sociais e culturais de poder. Considera-se que uma redefinição do papel dos cursos universitários na formação profissional contemporânea deve reconhecer o quadro geral do processo do mundo globalizado, porém, deve admitir que necessitam ser edificados a partir de um exame crítico de seus problemas e de suas contradições. A maior contribuição desta proposta consiste no estabelecimento do caráter construtivo-político da aprendizagem, tornando-se tal postura teórica e perspectiva fortes argumentos contra o instrucionismo e ênfase economicista-tecnicista ainda dominante na esfera educacional universitária. <![CDATA[Sociedade tecnológica: um novo paradigma em favor da velha ordem?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo aborda o complexo científico-tecnológico na perspectiva das relações entre trabalho e educação, forjadas no contexto da crise da sociabilidade contemporânea. Nesse sentido, afronta os paradigmas dominantes afinados com o mito da sociedade tecnológica, ou do conhecimento, questionando o caráter apologético embutido no discurso em favor das novas tecnologias da informação como promotoras da inclusão social; reafirmando, ao mesmo tempo, a necessidade de superação do capital, como condição do desenvolvimento científico-tecnológico voltado à emancipação plena da humanidade.<hr/>This article addresses the scientific-technological complex from the perspective of the relationships between work and education forged in the context of the crisis of contemporary sociability. In this sense, it challenges the dominant paradigms which support the myth of a technological, or knowledge social, questioning the apologetic discourse that advocates new information technologies as means of promoting social inclusion. It also reaffirms the need to overcome the barter of financial capital as a condition for scientific-technological development, which is geared towards full emancipation of humanity. <![CDATA[“Estilhaços”: a construção da subjetividade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto, refletimos sobre formas de subjetivação a partir de discussões suscitadas por Michel Foucault, com ênfase nos efeitos de laço produzidos pelas classificações sobre/dos sujeitos. Analisamos alguns recortes discursivos, coletados através de entrevistas realizadas com professores de língua portuguesa em contextos de imigração alemã e italiana, no oeste catarinense, para problematizarmos como o nomear - visto como uma classificação - assinala uma filiação à qual o sujeito pertence e na qual se inscreve.<hr/>In this text, we reflect on forms of subjectivity based on the discussions raised by Michel Foucault, emphasizing the effects of ties produced by the classifications about/of the subjects. We analyze some sections of discourses, collected through interviews with Portuguese teachers in contexts of German and Italian immigration, in the West of the State of Santa Catarina, in order to investigate how naming - seen as a classification - signals an affiliation to which the subject belongs and in which he/she is inscribed. <![CDATA[A presença da cultura meritocrática na educação de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto tem como objetivo problematizar a dimensão da cultura meritocrática que invade a educação, especificamente, neste artigo, a Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas junto a oito professoras da Educação de Jovens e Adultos, gravadas e, posteriormente, transcritas e analisadas. Na análise, observou-se que os/as professores/as apontavam, de maneira recorrente, a meritocracia tanto como causa quanto como solução, seja para os problemas da sociedade ou os de ordem educacional. Para compreender e problematizar estas explicações, articulamo-las com a compreensão de cultura, vista como um processo de construção de sentido. A meritocracia faz parte deste processo de construção cultural, contribuindo para a construção de um individualismo por meio do qual cada um é visto como responsável pelo que é, pelo que pode possuir, pelo lugar que ocupa na sociedade. Este sentido construído culturalmente no contexto atual, como demonstra o artigo está muito presente na Educação de Jovens e Adultos, por meio dos discursos dos/as próprios/as professores/as. Deste modo, os/as professores/as vêem, muitas vezes, o/a aluno/a da EJA como alguém que se deu conta de que a saída para seu estado de exclusão está nele mesmo enquanto indivíduo e não na luta coletiva, como postula a teoria crítica.<hr/>This text aims to investigate the scope of the meritocratic culture that pervades education, focusing specifically on Education for Young People and Adults. The field research was carried out by means of semi-structured interviews with eight teachers of Young People and Adults, which were recorded and then transcribed and analyzed. In the analysis, it was observed that the teachers consistently indicated meritocracy as both the cause and the solution, for the problems of society and educational problems. To understand and challenge these explanations, we linked them to the understanding of culture, which is seen as a process of constructing meaning. Meritocracy is part of this process of cultural construction, and contributes to the construction of an individualism in which each person is seen as responsible for what he or she is, for what he or she can own and for the place he or she occupies in society. This culturally constructed meaning, in the current context, is, as this article demonstrates, prevalent in the Education of Young People and Adults, through the discourses of the teachers themselves. Thus, teachers view the Young People and Adult students as people who have realized that their way out of their state of exclusion lies within themselves as individuals, rather than in the collective struggle as postulated by critical theory. <![CDATA[O ensinar e aprender: uma relação de poder entre o professor e o aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo problematiza a relação de poder entre o professor e aluno, considerando que em toda a relação há um poder estabelecido que determina qualidade dessa relação, os insucessos e fracassos, as formas como se concretiza o poder - no poder da conscientização, da linguagem, do controle, percebendo sua interferência na aprendizagem do aluno adulto. Na relação professor e aluno adulto não existe verdades. A relação é verdadeira, quando se reconhece limites, possibilidades e diferentes formações discursivas, onde a verdade está na intenção e na concepção de cada um dos envolvidos.<hr/>This article investigates the power relationship between the teacher and the student, considering that in every relationship there is an established power which will determine the quality of this relationship, its failures and weakness, the forms in which the power is concretized - in the power of awareness, of language, of control, perceiving its influence in the learning of the adult student. In the teacher-student relationship, no absolute truths exist. The relationship can be said to be true when there is recognition of the limits, possibilities and different discursive forms, where the truth lies in the intention and concept of each of the participants. <![CDATA[Pedagogia libertária: o pensamento educacional anarquista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo da Pedagogia Libertária,utilizada pelos anarquistas, tem sido negligenciada em alguns cursos de licenciatura, nas aulas de História da Educação. Este artigo tem como proposta, colocar alguns dos princípios de tal pensamento pedagógico, no final do século XIX e início do século XX bem como discorrer sobre dois de seus principais educadores; Paul Robin e Francisco Ferrer y Guardia a fim de mostrar que este pensamento pedagógico se encontra ainda atual e presente em outras correntes pedagógicas que nem sempre se remetem a ele.<hr/>The study of the Libertarian Pedagogy, as used by anarchists, has been neglected by some Licenciate courses in history of education classes. This article offers some principles of this pedagogical ideal, at the end of the 19h Century and start of the 20th Century, and discourses on two of its key educators; Paul Robin and Francisco Ferrer y Guardia, in order to demonstrate that this pedagogical ideal is still up-to-date and present in other pedagogical streams of thought which do not always follow it. <![CDATA[O papel da escola na formação do cidadão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo da Pedagogia Libertária,utilizada pelos anarquistas, tem sido negligenciada em alguns cursos de licenciatura, nas aulas de História da Educação. Este artigo tem como proposta, colocar alguns dos princípios de tal pensamento pedagógico, no final do século XIX e início do século XX bem como discorrer sobre dois de seus principais educadores; Paul Robin e Francisco Ferrer y Guardia a fim de mostrar que este pensamento pedagógico se encontra ainda atual e presente em outras correntes pedagógicas que nem sempre se remetem a ele.<hr/>The study of the Libertarian Pedagogy, as used by anarchists, has been neglected by some Licenciate courses in history of education classes. This article offers some principles of this pedagogical ideal, at the end of the 19h Century and start of the 20th Century, and discourses on two of its key educators; Paul Robin and Francisco Ferrer y Guardia, in order to demonstrate that this pedagogical ideal is still up-to-date and present in other pedagogical streams of thought which do not always follow it. <![CDATA[Para decifrar o que diz a mídia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo da Pedagogia Libertária,utilizada pelos anarquistas, tem sido negligenciada em alguns cursos de licenciatura, nas aulas de História da Educação. Este artigo tem como proposta, colocar alguns dos princípios de tal pensamento pedagógico, no final do século XIX e início do século XX bem como discorrer sobre dois de seus principais educadores; Paul Robin e Francisco Ferrer y Guardia a fim de mostrar que este pensamento pedagógico se encontra ainda atual e presente em outras correntes pedagógicas que nem sempre se remetem a ele.<hr/>The study of the Libertarian Pedagogy, as used by anarchists, has been neglected by some Licenciate courses in history of education classes. This article offers some principles of this pedagogical ideal, at the end of the 19h Century and start of the 20th Century, and discourses on two of its key educators; Paul Robin and Francisco Ferrer y Guardia, in order to demonstrate that this pedagogical ideal is still up-to-date and present in other pedagogical streams of thought which do not always follow it. <![CDATA[Entrevista com Yves de La Taille]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142006000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo da Pedagogia Libertária,utilizada pelos anarquistas, tem sido negligenciada em alguns cursos de licenciatura, nas aulas de História da Educação. Este artigo tem como proposta, colocar alguns dos princípios de tal pensamento pedagógico, no final do século XIX e início do século XX bem como discorrer sobre dois de seus principais educadores; Paul Robin e Francisco Ferrer y Guardia a fim de mostrar que este pensamento pedagógico se encontra ainda atual e presente em outras correntes pedagógicas que nem sempre se remetem a ele.<hr/>The study of the Libertarian Pedagogy, as used by anarchists, has been neglected by some Licenciate courses in history of education classes. This article offers some principles of this pedagogical ideal, at the end of the 19h Century and start of the 20th Century, and discourses on two of its key educators; Paul Robin and Francisco Ferrer y Guardia, in order to demonstrate that this pedagogical ideal is still up-to-date and present in other pedagogical streams of thought which do not always follow it.