Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420070001&lang=es vol. 07 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O crescente protagonismo da avaliação não pode ser compreendido à margem da natureza das políticas públicas e educacionais contemporâneas, nem, mais especificamente, à margem do papel e redefinição do Estado em contexto de globalização. Inicialmente impulsionada pela emergência de governos neoconservadores e neoliberais, há duas décadas e meia, a avaliação tornou-se obsessiva e unidireccional, quer pelo facto de continuar a manter a sua presença de forma relativamente indiferente à natureza de governos de outras orientações político-partidárias quer pelo facto de continuar a contribuir para maximizar as funções de controlo e de legitimação, em vez de apoiar mecanismos democráticos de prestação de contas e de responsabilização (accountability) mais congruentes com a promoção de justiça social e educacional.<hr/>The growing central role of assessment cannot be understood separate of contemporary public and educational policies, or, more specifically, isolated from the role and redefinition of the State in the context of globalization. Initially, prompted by the emergence of neo-conservative and neo-liberal governments, twenty five years ago, assessment became a single-focused obsession, whether due to the fact that it continues to maintain its presence, in a way that is relatively indifferent to the nature of governments and other political-party orientations, or due to the fact that it continues to contribute to maximizing the functions of control and legitimization, rather than supporting democratic mechanisms of accountability and responsibility that are more in keeping with the promotion of social and educational justice. <![CDATA[Análise crítica das políticas públicas de avaliação: a voz dos gestores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo apresenta uma investigação sobre políticas públicas de avaliação, realizada pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora Dra. Mere Abramowicz, no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre 2002 e 2004, o grupo de pesquisa acompanhou a implantação das políticas públicas de avaliação do ensino superior a partir de entrevistas que davam voz aos gestores de instituições públicas e privadas, de diferentes níveis de ensino e de diversas localidades brasileiras, com o intuito de desvelar intencionalidades e propósitos, e analisar criticamente como tais políticas incidiam no cotidiano dessas instituições. Hoje, diante da implantação de um novo sistema de avaliação da educação superior (SINAES), esta análise evidencia novamente sua pertinência, por acreditarmos na importância de considerar tais políticas em sua historicidade, reconhecendo eventuais continuidades e rupturas.<hr/>This article presents an investigation on public evaluation policies, carried out by a research group coordinated by Dr Mere Abramowitz, as part of the Postgraduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Universidad Catholic de Sao Paulo. Between 2002 and 2004, the research group accompanied the implementation of public policies for evaluating higher education, based on interviews which gave voice to managers of public and private institutions, working with different levels of education, and from various parts of Brazil, in order to reveal intentions and purposes, and carry out a critical analysis of how these policies affect the day-to-day practice of these institutions. Today, faced with the implementation of a new system for evaluating higher education (SINAES), this analysis once again shows its relevance, as we believe it is important to consider these policies in their historical context, recognizing any continuities and breaks. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem no ensino superior: questões que emergem da prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A avaliação da aprendizagem no ensino superior, enquanto objeto de estudo, tem imposto reflexões sobre as concepções e os procedimentos vigentes, bem como sobre os paradigmas propostos na literatura educacional. O presente trabalho é fruto de um conjunto de discussões realizadas em momentos de formação continuada dos docentes - lócus privilegiado para o debate e a negociação de sentidos e significados da avaliação como prática formativa. Apresenta as principais questões formuladas pelos docentes do ensino superior em um movimento simultâneo de resistência às mudanças e abertura para o novo, num debate no qual se evidenciam valores e concepções de orientação contraditória que se aproximam ou confrontam-se num jogo permanente de forças e de questionamentos sobre o avaliar, o medir e o negociar no processo de ensino-aprendizagem.<hr/>Learning assessment in higher education, as an object of study, prompts reflections on the concepts and procedures currently used, as well as the paradigms proposed in the educational literature. This work is the result of a series of discussions which took place at certain times in the continuing education of teachers - priviledged place for discussing and negotiating meanings and significances of learning assessment as a training practice. It presents the main questions posed by teachers of higher education, in a simultaneous movement of resistance to change and receptiveness to new things, in a debate in which contradictory values and concepts were seen, which move towards, or confront each other in a permanent play of forces and questionings on evaluation, measurement and negotiation in the teaching-learning process. <![CDATA[O Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM): o que revelaram professores do ensino médio acerca dessa avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ideário que vem conduzindo os sistemas de avaliação no Brasil, nos diversos níveis de ensino, assenta sobre o pressuposto que a avaliação pode proporcionar um ensino de melhor qualidade. A avaliação, como posição política, surge como subproduto da preocupação com a eficácia das escolas na execução dos objetivos de aprendizagem pretendidos e como forma de responsabilizar os professores pelo insucesso dos alunos. Algumas características evidenciadas nesses processos apontam competitividade como parâmetro para a garantia de melhor desempenho dos alunos e das escolas. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado uma oportunidade dada aos alunos de se auto-avaliar, com vistas às escolhas futuras em relação ao mercado de trabalho e a continuação de estudos em nível superior. Esse texto é parte da pesquisa desenvolvida durante o Curso de Doutorado em Educação e discute, através da análise dos depoimentos de professores, como a prática avaliativa do ENEM está repercutindo nas práticas pedagógicas no nível médio da escolarização.<hr/>The ideal that has been guiding evaluation systems in Brazil, at the various levels of education, is based on the premise that assessment can improve the quality of education assessment, as a political position, is a by-product of the concern with the efficiency of schools in achieving their learning objectives, and as a way of making teachers responsible for their students’ failure. Some characteristics demonstrated in these processes suggest that competitiveness is a parameter for ensuring better performance of students and schools. The Exame Nacional do Ensino Médio (National Secondary Education Examination ) (ENEM) is seen as an opportunity for self-assessment, by students, as support for future choices in relation to the job market and continuation of higher education. This text is part of a study carried out for the Doctorate Program in Education. It discusses, through the analysis of statements by teachers, how the assessment practice of the ENEN is affecting teaching practices in secondary education. <![CDATA[Um possível caminho para a construção de formas de registro da avaliação formativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta parte da produção de materiais para registro e divulgação dos resultados da avaliação. Esses materiais foram produzidos durante pesquisa que investigou a evolução do processo de registro da avaliação da aprendizagem orientada pelos princípios da avaliação formativa no currículo do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Destaca-se que a problematização da articulação de uma avaliação formativa com o ensino e as formas de registros avaliativos, pautados em critérios, podem favorecer uma prática mais integrada de ensino e de aprendizagem. Neste artigo é evidenciada a necessidade de registros simples e objetivos para a realização da avaliação da aprendizagem, visando o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem e a divulgação dos resultados. Há, ainda, algumas considerações sobre os fundamentos da avaliação formativa, conteúdo fundamental para que o professor possa visualizar a avaliação como forma de compreender o funcionamento cognitivo do aluno, a fim de regular os processos de aprendizagem.<hr/>This article presents part of the production of materials for recording and divulging assessment results. These materials were produced during a study which investigated the development of the process of registering learning assessment, guided by the principles of training assessment in the basic education curriculum of a school in the municipal education network of Jaraguá do Sul, Santa Catarina. It emphasizes that the problem of linking learning assessment with teaching, and the forms of assessment records, based on certain criteria, can favor a more integrated practice of teaching and learning. This article demonstrates the need for simple and objective records of learning assessment, aimed at accompanying the teaching and learning process and divulging the results. It also offers some considerations on the bases of learning assessment, a fundamental content for enabling the teacher to see the assessment as a form of understanding the student’s cognitive processes, in order to regulate the learning process. <![CDATA[Pareceres descritivos de avaliação da aprendizagem: conteúdo e o processo de elaboração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda os resultados do trabalho realizado com o objetivo de analisar os pareceres descritivos de avaliação da aprendizagem, investigando as implicações, resistências e avanços que se expressam na prática avaliativa do professor, no contexto do programa Escola Sem Fronteiras. A pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa, com a coleta de dados através da entrevista, observação, seminários, análise documental e o uso da análise de conteúdo. O presente estudo não pretendeu esgotar as análises sobre o conteúdo dos pareceres descritivos quanto ao seu significado e viabilidade para o redimensionamento da prática pedagógica, mas sinaliza limitações, avanços e sugestões de encaminhamentos ao programa de formação continuada, em torno da avaliação da aprendizagem e do uso dos pareceres descritivos.<hr/>This article describes the results of a study which analyzed descriptive opinions on learning assessment, investigating the implications, resistances and advances which are expressed in the assessment practices of teachers, in the context of the program Escola Sem Fronteiras (School Without Frontiers). The study was carried out using a qualitative approach, with data collection by means of interviews, observation, seminars, documentary analysis and use of content analysis. This study was not intended to be an exhaustive analysis of the content of the descriptive opinions, regarding their meaning and feasibility for redimensioning teaching practice, but signals limitations, advances and suggestions for referrals to the continuing education program, based on the learning assessment and the use of descriptive opinions. <![CDATA[Avaliação do desempenho docente no ensino médio: caminho para o desenvolvimento profissional?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta parte da pesquisa que teve como objetivos identificar e analisar a avaliação que os professores do ensino médio dos colégios de aplicação da UNIVALI fazem acerca da avaliação do seu desempenho docente, levando em consideração a percepção dos professores sobre este processo e sobre o uso que a Instituição e os próprios docentes fazem dos resultados desta avaliação. O estudo fundamentou-se em referenciais teóricos que norteiam a avaliação institucional e a avaliação do desempenho docente e naqueles que oferecem as bases conceituais para o desenvolvimento profissional docente na atualidade. Na pesquisa, fez-se uso de uma metodologia qualitativa de coleta e análise dos dados e utilizou-se a análise categorial de conteúdo para o tratamento. A análise realizada a partir das falas dos professores, na qualidade de metavaliação, revela a importância da avaliação do desempenho docente para o seu desenvolvimento profissional na medida em que esta avaliação faça parte do projeto educativo da Instituição, dando sentido e significado ao processo e ao uso que se faz dos seus resultados.<hr/>This article presents part of a study aimed at identifying and analyzing the assessment of secondary education teachers at the Colégios de Aplicação schools of UNIVALI, in relation to their teaching performance assessment. It considers the teachers’ views on this process, and the use made by the Institution, and the teachers themselves, of the results of this assessment. The study was based on theoretical references to Institutional assessment and teacher performance assessment, and those which offer conceptual bases for the professional development of teachers, in today’s context. In the study, the qualitative method was used to collect and analyze the data, and categorical content analysis was used for the analysis. The analysis was carried out based on the teachers’ reports, in the form of a meta-evaluation, revealed the importance of teachers’ performance assessment, provided this assessment forms part of the educational project of the Institution, giving meaning and significance to the process, and to the use made of the results. <![CDATA[Formação de professores em articulação com as escolas públicas: (re)significando a prática pedagógica discente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresentam-se os fundamentos, o percurso para a implementação e os resultados de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida pela busca da articulação da formação inicial com a formação continuada dos professores em exercício no magistério público. Com o objetivo de inserir o futuro educador na realidade concreta da rede de ensino público, buscou-se transformar as relações entre a Escola e a Universidade Federal Fluminense em práticas que proporcionassem a melhoria da qualidade do ensino e da gestão nas escolas públicas. Das ações planejadas conjuntamente resultaram: práticas de ensino inovadoras; aumento do interesse e da participação das escolas; aprovação do programa “Bolsa Licenciatura” no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF; aprovação da “Base Comum” para todos os cursos de licenciatura pelo Conselho de Ensino e Pesquisa; realização da Mostra de Iniciação à Docência e de Seminários de Avaliação dos Projetos; e publicação de dois livros. Tendo como motivação maior a resignificação da prática pedagógica discente, o projeto revela o quanto Universidade e Escolas têm a aprender, mais até do que ensinar.<hr/>The bases, the implementation history, and the results are presented, of an academic management that is intentionally focused on an attempt to link initial training with continuing education for teachers working in the public school/network. With the aim of inserting future educators in the concrete reality of the public teaching network, it seeks to transform the relations between the School and the Universidade Federal Fluminense - UFF in practices which provide better quality of teaching and management of public schools. The results of the jointly planned actions are: innovative teaching practices; increased interest and participation by schools; approval of the “Bolsa Licenciatura” (Scholarship program for teacher education courses in the Institutional Development Plan of the UFF; approval of the Base Comum (Common Core) for all the teacher education courses, by the Teaching and Research Council; the implementation of the Mostra de Iniciação à Docência and Seminários de Avaliação dos Projetos; and publication of two books. Motivated by the greater resignification of Pedagogical practice of students, the projects highlights how much the University and Schools still have to learn, even more than what they should teach. <![CDATA[A busca de uma visão mais integrada entre as teorias educacionais para adultos: diálogo entre os autores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo é incitar uma reflexão sobre a necessidade de uma visão mais holística sobre as teorias educacionais. O trabalho buscou realizar a interações entre as teorias educacionais de adultos, mostrando que diferentes autores, de diferentes correntes teóricas, compartilham idéias semelhantes. Para tanto, utilizou-se o modelo teórico de Merriam e Caffarella (1999) que identifica cinco orientações de aprendizagem: behaviorismo, cognitivismo, humanismo, aprendizagem social e construtivismo. Foi possível verificar a vasta gama de relacionamentos existentes entre autores das diferentes correntes teóricas, o que demonstra que apesar de não explicitado, há um compartilhamento de premissas entre as principais teorias educacionais para adultos.<hr/>The objective of this study is to encourage reflection on the need for a more holistic view of educational theories. The work seeks to create interactions between adult education theories, showing that different authors, from different theoretical streams of thought, share similar ideas. For this purpose, it used the theoretical model of Merriam and Caffarella (1999) which identifies five learning orientations: behaviorism, cognitivism, humanism, social learning and constructivism: A wide range of relationships was observed, among authors from different theoretical streams of thought, which demonstrates that although inexplicit, there is a sharing of premises among the main adult education theories. <![CDATA[A institucionalização da escola pública no contexto da crise social do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisar a institucionalização da escola, só é possível, se inserida nas transformações do mundo do trabalho. Isto porque a medida que o modo de produção capitalista foi se estruturando, conseqüentemente, necessitou utilizar-se da instituição escola como um subterfúgio para a sua manutenção e perpetuação. Portanto, reiteramos que a institucionalização da escola pública no século XIX, não nasceu dos anseios da classe trabalhadora, mas foi, antes de tudo, uma necessidade da burguesia enquanto classe dominante. Partindo desse propósito, o objetivo do artigo é mostrar, subsidiado pelos grandes teóricos, o caminho histórico dessa entidade, considerando que esses viveram e analisaram o que estava posto em seus respectivos períodos que ainda hoje contribuem com os reflexos não como verdades absolutas, mas, antes de tudo, instrumento de reflexão. Partindo dessa reflexão, podemos traçar um comparativo, porque ainda hoje a escola é conclamada como a panacéia da sociedade. Confirmando a teoria de que a cada crise do capital as reformas educacionais são efetivadas, porque a escola foi e ainda é a grande aliada do estado burguês.<hr/>Analyzing the institutionalization of the school is only possible, if it is seen in a context of the changes in the world of work. This is because as the capitalist means of production was being structured, consequently it needed to use the school institution as a subterfuge for its maintenance and perpetuation. We reiterate, therefore, that the institutionalization of the public school in the 19th century did not emerge from the desire of the working class, but was, above all, a need of the bourgeoisie as the dominant class Based on this proposal, this article seeks to show, supported by the major theoreticians, the historical development of this institution, bearing in mind that these theoreticians lived in, and analyzed what was in, their respective periods, and still contribute reflections, not as absolute truths, but above all, as a tool for reflection. From this reflection we can make a comparison, revealing why schools nowadays are still hailed as the panacea of society This confirms the theory that for every crisis of capitalism, educational reforms are effected, because the school institution was, and still is, the great ally of the bourgeois state. <![CDATA[Educação não escolar: refletindo sobre práticas para uma (outra) epistemologia da pedagogia social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisar a institucionalização da escola, só é possível, se inserida nas transformações do mundo do trabalho. Isto porque a medida que o modo de produção capitalista foi se estruturando, conseqüentemente, necessitou utilizar-se da instituição escola como um subterfúgio para a sua manutenção e perpetuação. Portanto, reiteramos que a institucionalização da escola pública no século XIX, não nasceu dos anseios da classe trabalhadora, mas foi, antes de tudo, uma necessidade da burguesia enquanto classe dominante. Partindo desse propósito, o objetivo do artigo é mostrar, subsidiado pelos grandes teóricos, o caminho histórico dessa entidade, considerando que esses viveram e analisaram o que estava posto em seus respectivos períodos que ainda hoje contribuem com os reflexos não como verdades absolutas, mas, antes de tudo, instrumento de reflexão. Partindo dessa reflexão, podemos traçar um comparativo, porque ainda hoje a escola é conclamada como a panacéia da sociedade. Confirmando a teoria de que a cada crise do capital as reformas educacionais são efetivadas, porque a escola foi e ainda é a grande aliada do estado burguês.<hr/>Analyzing the institutionalization of the school is only possible, if it is seen in a context of the changes in the world of work. This is because as the capitalist means of production was being structured, consequently it needed to use the school institution as a subterfuge for its maintenance and perpetuation. We reiterate, therefore, that the institutionalization of the public school in the 19th century did not emerge from the desire of the working class, but was, above all, a need of the bourgeoisie as the dominant class Based on this proposal, this article seeks to show, supported by the major theoreticians, the historical development of this institution, bearing in mind that these theoreticians lived in, and analyzed what was in, their respective periods, and still contribute reflections, not as absolute truths, but above all, as a tool for reflection. From this reflection we can make a comparison, revealing why schools nowadays are still hailed as the panacea of society This confirms the theory that for every crisis of capitalism, educational reforms are effected, because the school institution was, and still is, the great ally of the bourgeois state. <![CDATA[A possibilidade de um novo discurso sobre as ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisar a institucionalização da escola, só é possível, se inserida nas transformações do mundo do trabalho. Isto porque a medida que o modo de produção capitalista foi se estruturando, conseqüentemente, necessitou utilizar-se da instituição escola como um subterfúgio para a sua manutenção e perpetuação. Portanto, reiteramos que a institucionalização da escola pública no século XIX, não nasceu dos anseios da classe trabalhadora, mas foi, antes de tudo, uma necessidade da burguesia enquanto classe dominante. Partindo desse propósito, o objetivo do artigo é mostrar, subsidiado pelos grandes teóricos, o caminho histórico dessa entidade, considerando que esses viveram e analisaram o que estava posto em seus respectivos períodos que ainda hoje contribuem com os reflexos não como verdades absolutas, mas, antes de tudo, instrumento de reflexão. Partindo dessa reflexão, podemos traçar um comparativo, porque ainda hoje a escola é conclamada como a panacéia da sociedade. Confirmando a teoria de que a cada crise do capital as reformas educacionais são efetivadas, porque a escola foi e ainda é a grande aliada do estado burguês.<hr/>Analyzing the institutionalization of the school is only possible, if it is seen in a context of the changes in the world of work. This is because as the capitalist means of production was being structured, consequently it needed to use the school institution as a subterfuge for its maintenance and perpetuation. We reiterate, therefore, that the institutionalization of the public school in the 19th century did not emerge from the desire of the working class, but was, above all, a need of the bourgeoisie as the dominant class Based on this proposal, this article seeks to show, supported by the major theoreticians, the historical development of this institution, bearing in mind that these theoreticians lived in, and analyzed what was in, their respective periods, and still contribute reflections, not as absolute truths, but above all, as a tool for reflection. From this reflection we can make a comparison, revealing why schools nowadays are still hailed as the panacea of society This confirms the theory that for every crisis of capitalism, educational reforms are effected, because the school institution was, and still is, the great ally of the bourgeois state. <![CDATA[Pensamento sistêmico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisar a institucionalização da escola, só é possível, se inserida nas transformações do mundo do trabalho. Isto porque a medida que o modo de produção capitalista foi se estruturando, conseqüentemente, necessitou utilizar-se da instituição escola como um subterfúgio para a sua manutenção e perpetuação. Portanto, reiteramos que a institucionalização da escola pública no século XIX, não nasceu dos anseios da classe trabalhadora, mas foi, antes de tudo, uma necessidade da burguesia enquanto classe dominante. Partindo desse propósito, o objetivo do artigo é mostrar, subsidiado pelos grandes teóricos, o caminho histórico dessa entidade, considerando que esses viveram e analisaram o que estava posto em seus respectivos períodos que ainda hoje contribuem com os reflexos não como verdades absolutas, mas, antes de tudo, instrumento de reflexão. Partindo dessa reflexão, podemos traçar um comparativo, porque ainda hoje a escola é conclamada como a panacéia da sociedade. Confirmando a teoria de que a cada crise do capital as reformas educacionais são efetivadas, porque a escola foi e ainda é a grande aliada do estado burguês.<hr/>Analyzing the institutionalization of the school is only possible, if it is seen in a context of the changes in the world of work. This is because as the capitalist means of production was being structured, consequently it needed to use the school institution as a subterfuge for its maintenance and perpetuation. We reiterate, therefore, that the institutionalization of the public school in the 19th century did not emerge from the desire of the working class, but was, above all, a need of the bourgeoisie as the dominant class Based on this proposal, this article seeks to show, supported by the major theoreticians, the historical development of this institution, bearing in mind that these theoreticians lived in, and analyzed what was in, their respective periods, and still contribute reflections, not as absolute truths, but above all, as a tool for reflection. From this reflection we can make a comparison, revealing why schools nowadays are still hailed as the panacea of society This confirms the theory that for every crisis of capitalism, educational reforms are effected, because the school institution was, and still is, the great ally of the bourgeois state. <![CDATA[Demerval Saviani]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisar a institucionalização da escola, só é possível, se inserida nas transformações do mundo do trabalho. Isto porque a medida que o modo de produção capitalista foi se estruturando, conseqüentemente, necessitou utilizar-se da instituição escola como um subterfúgio para a sua manutenção e perpetuação. Portanto, reiteramos que a institucionalização da escola pública no século XIX, não nasceu dos anseios da classe trabalhadora, mas foi, antes de tudo, uma necessidade da burguesia enquanto classe dominante. Partindo desse propósito, o objetivo do artigo é mostrar, subsidiado pelos grandes teóricos, o caminho histórico dessa entidade, considerando que esses viveram e analisaram o que estava posto em seus respectivos períodos que ainda hoje contribuem com os reflexos não como verdades absolutas, mas, antes de tudo, instrumento de reflexão. Partindo dessa reflexão, podemos traçar um comparativo, porque ainda hoje a escola é conclamada como a panacéia da sociedade. Confirmando a teoria de que a cada crise do capital as reformas educacionais são efetivadas, porque a escola foi e ainda é a grande aliada do estado burguês.<hr/>Analyzing the institutionalization of the school is only possible, if it is seen in a context of the changes in the world of work. This is because as the capitalist means of production was being structured, consequently it needed to use the school institution as a subterfuge for its maintenance and perpetuation. We reiterate, therefore, that the institutionalization of the public school in the 19th century did not emerge from the desire of the working class, but was, above all, a need of the bourgeoisie as the dominant class Based on this proposal, this article seeks to show, supported by the major theoreticians, the historical development of this institution, bearing in mind that these theoreticians lived in, and analyzed what was in, their respective periods, and still contribute reflections, not as absolute truths, but above all, as a tool for reflection. From this reflection we can make a comparison, revealing why schools nowadays are still hailed as the panacea of society This confirms the theory that for every crisis of capitalism, educational reforms are effected, because the school institution was, and still is, the great ally of the bourgeois state.