Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420070002&lang=es vol. 07 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Cognições e afetos no aprendizado da matemática escolar: sobre o papel das crenças e da emocionalidade na determinação das atitudes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir do pressuposto de que a aprendizagem, para ser significativa, deve contar com recursos do âmbito cognitivo, afetivo e social, este estudo explora as relações entre tais aspectos no contexto da aprendizagem da matemática escolar, especificamente da atitude que o aluno desenvolve frente a essa disciplina. Participaram do estudo 94 alunos de terceira, quinta e sétima séries de uma escola particular de Campinas (SP), os quais responderam a uma escala de atitudes em relação à matemática, desenvolvida especificamente para este estudo, a partir de outras três escalas pré-existentes. O referido instrumento, de caráter multidimensional, buscou explorar, especialmente, as crenças de atributos e de utilidade relativas à matemática e a emocionalidade do aluno - interesse e gosto pela matemática, tendência à ansiedade e/ou sensação de incapacidade ao trabalhar com esta disciplina. As atitudes observadas no grupo foram predominantemente positivas, especialmente entre os alunos mais novos, que se mostraram os mais confiantes e motivados para a matemática. Notou-se uma clara tendência ao declínio à medida que avançavam nas séries escolares. Destaca-se a importância da instituição escolar estimular a formação de atitudes positivas ao longo das séries escolares, não somente através de recursos informacionais, mas buscando propiciar experiências pessoais agradáveis com a matemática - ou seja, atingindo a esfera afetiva.<hr/>Based on the premise that learning, in order to be significant, should draw resources from the cognitive, affective and social areas, this study explores the relations between these aspects in the context of learning school mathematics, specifically, the attitude held by the student towards this discipline. Niney-four students in the third, fifth and sixth series of a private school in Campinas (SP) took part in the study. They responded to a scale of attitudes in relation to mathematics, which was specially developed for this study, based on three other existing scales. The above-mentioned instrument, which was multidimensional, sought to explore, specifically, the beliefs relating to characteristics and usefulness regarding mathematics and the emotion of the student - interest and liking for mathematics, tendency to become anxious, or feelings of inability when working with this discipline. The attitudes observed in the group were predominantly positive, particularly among the younger students, who showed more confidence and motivation towards mathematical learning The attitudes became more negative as the students advanced in the school years The importance of the school institution is emphasized in the construction of positive attitudes throughout the school life, not only through informative resources, but also by seeking to promote positive personal experiences of mathematics - i.e., by reaching the emotional sphere. <![CDATA[Psicologia (em) contextos de escolarização formal: das práticas de dominação à (re)invenção da vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho, eminentemente teórico, tem por objetivo demarcar a necessidade da produção de práticas psipotencializadoras da vida, comprometidas com a criação de formas novas de existência singulares e coletivas em contextos educacionais. Para tanto, parte-se de reflexões sobre o modo como as relações entre Psicologia e Educação vêm se processando historicamente no Brasil, destacando-se a crítica às interfaces que mascaram as condições históricas que (re)produzem relações sociais de dominação/submissão e suas variadas formas de discriminação e violência. Em contraposição, defende-se a necessidade de relações estéticas e éticas, pois estas se caracterizam pela experimentação e constituição de relações sociais mutuamente constitutivas cujo foco é a sensibilidade e o acolhimento à diversidade que caracteriza a condição humana.<hr/>The objective of this eminently theoretical work is to demarcate the need for the production of psi practices that empower life, committed to the creation of new forms of singular and collective existence in educational contexts. It starts with reflections on the way in which relationships between Psychology and Education have been historically constructed in Brazil, highlighting the criticism of the interfaces which mask the historical conditions that (re)produce social relationships of domination/submission and their various forms of discrimination and violence. In contraposition, it defends the need for aesthetic and ethical relationships, since these are characterized by experimentation and constitution of mutually constitutive social relationships, which focus on sensibility and embracing the diversity that characterizes the human condition. <![CDATA[A tecnologia educacional face à evolução das correntes educacionais: as contribuições da psicologia cognitiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre as contribuições da psicologia cognitiva para o desenvolvimento da tecnologia educacional ou instructional design, como é designado este termo em língua inglesa, ou ainda designe pédagogique, sua designação na língua francesa. Esse estudo tem sua origem em uma pesquisa doutoral em contexto norte-americano, na qual um dos objetivos comportava a análise do desenvolvimento das tecnologias educacionais e sua influência na concepção de ambientes de aprendizagem para formação de professores, considerando que este campo teve sua origem em pesquisas desenvolvidas por psicólogos behavioristas e atualmente as pesquisas sobre propostas de formação de professores em contexto norte-americano caminham em direção a uma proposta socioconstrutivista. Como discorremos no artigo, tem sido um grande desafio aos planejados dos ambientes de ensino-aprendizagem dar conta das propostas da psicologia cognitiva e fazer com que a tecnologia educacional acompanhe este desenvolvimento.<hr/>This article introduces a bibliographic study on the contributions of cognitive psychology to the development of instructional design, or designe pédagogique, as it is known in French. The study originates in a doctorate thesis in the North American context, one of the goals of which was to analyze the development of instructional designs and their influence on the conception of learning environments for teacher education, bearing in mind that this field originated in research carried out by behavioral psychologists. Currently, research into proposals for teacher education in North America is moving towards a socio-constructivist approach. As stated in the article, it has been a major challenge for planners of teaching and learning environments to deal with the approaches of cognitive psychology, and ensure that instructional design keeps up with this development. <![CDATA[Psicologia histórico-cultural: indicações para uma leitura marxista de Vigotski]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo contrapõe-se à inserção da psicologia de Vigotski no universo construtivista, reafirmando a importância do resgate da psicologia histórico-cultural a partir de seus fundamentos marxistas. Para tanto, com base na revisão de uma literatura crítica selecionada, retoma de forma breve, a trajetória intelectual de Vigotski e seu papel na construção de uma psicologia marxista, ao lado de Luria e Leontiev, no contexto da Rússia do período revolucionário inaugurado em 1917; discute as principais dificuldades relativas à reconstrução da obra de Vigotski, após a avalanche stalinista, bem como à introdução de seu pensamento no Ocidente, particularmente nos Estados Unidos e no Brasil; e, por fim, aponta os desvios essenciais operados pelo tratamento particularizado atribuído pelo neovigotskianismo à linguagem, descolado do princípio marxiano do trabalho.<hr/>The article argues against the insertion of Vygotsky’s psychology into the universe of constructivism, reaffirming the importance of reclaiming historical and cultural psychology from the point of view of its Marxist foundations. In this sense, based upon the review of a selected critical literature, it summarizes Vygotsky’s intellectual trajectory, emphasizing his central role in the process of constructing, alongside Luria and Leontiev, a Marxist psychology in the context of Russian’s revolutionary period inaugurated in 1917; it discusses the main difficulties in terms of reconstructing Vygotsky’s work following the Stalinist chaos, as well as those related to the introduction of his thought in the Western world, particularly in the United States and Brazil; and, finally, it establishes the essential mistakes operated by neo-vygotskyanism, for example, pulling the language category away from the Marxist principle of work. <![CDATA[Wallon e a educação: uma visão integradora de professor e aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A teoria psicogenética de Henri Wallon constitui a base conceitual escolhida para referenciar este estudo, porque, ao trazer contribuições para a compreensão do desenvolvimento dos seres humanos, oferece conceitos e princípios relevantes para o entendimento da totalidade da pessoa e do papel dos professores em sala de aula. O texto contempla primeiramente a teoria psicogenética walloniana sobre o indivíduo, relacionando os domínios que o compõem; ressalta numa próxima instância a relação Eu-Outro na formação do indivíduo e, conseqüentemente, na formação do professor. Ressalta a seguir a relação entre Wallon e a educação e, por último, mas não menos importante, revela a presença dos domínios afetividade, cognição, ato motor e pessoa, no cotidiano do professor.<hr/>Henri Wallon’s psychogenetic theory constitutes the conceptual basis chosen as the framework for this study, because, by bringing contributions for an understanding of human development, it offers important concepts and principles for understanding a person as a whole, and the teacher’s role in the classroom. Firstly, the text focus on the Wallon’s psychogenetic theory of the individual, outlining the domains that comprise it; it then goes on to emphasize the Me-Other relationship in the making of the individual, and consequently, that of the teacher It then outlines the relationship between Wallon and education, and last but not least, it shows the presence of the domains of affection, cognition, motor act and person, in the teacher’s everyday lives. <![CDATA[Psicologia da educação na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tece algumas considerações sobre a função da Psicologia da Educação para a formação de professores, fundamentadas na experiência do autor como docente de uma instituição privada no interior do Estado de São Paulo. Consideramos relevante selecionar aqueles conteúdos teóricos que possam garantir, ao mesmo tempo, uma visão global da teoria e subsidiar a prática docente. Esta prática compreende tanto a análise de comportamentos de alunos e o planejamento de atividades, como a realização de experiências educacionais em sala de aula, tendo por finalidade o ajuste do ensino às características e necessidades de desenvolvimento dos alunos. Por fim, relatamos a estratégia de ensino da disciplina, que compreende quatro momentos: leitura dos textos teóricos, revisão dos conceitos e princípios teóricos, extração de princípios psicopedagógicos da teoria e aplicação dos referidos princípios.<hr/>This article brings some considerations on the function of Educational Psychology for teacher education, based on the author’s teaching experience in a private institution in the interior of the State of São Paulo. We believe it is important to select those theoretical contents that can both guarantee a global view of the theory, and support the teacher’s work. This practice includes both the analyses of students behavior and the planning of activities, such as educational experiments in the classroom. It seeks to adjust teaching to the characteristics and development needs of the students. Finally, we discuss the teaching strategy of the discipline, which includes four stages: a reading of theoretical articles, a review of the concepts and theoretical principles, extracting the psycho-pedagogical principles from the theory and applying those principles. <![CDATA[Psicologia da educação: construindo novos sentidos para o processo de formação do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho discute a importância das práticas instituídas de formação na construção de novos sentidos para os processos de conhecimento e ensino-aprendizagem através da disciplina Psicologia da Educação do Curso de Formação de Professores da Universidade Federal Fluminense. Pois embora essa disciplina discuta teoricamente questões de conhecimento em situações de aprendizagem formal, deve interagir com concepções e modelos de ensino de alunos constituídos através das mais diversas experiências escolares. Dessa forma, torna-se importante trabalhar com uma proposta para a disciplina Psicologia da Educação que integre conteúdos teóricos e concepções dos alunos sobre o processo de conhecimento e ensino-aprendizagem. Para isso realizou-se um trabalho junto a turmas desta disciplina, com suporte teórico do campo do Imaginário Social e da corrente Sócio-Histórica e cuja metodologia consistiu na seleção e discussão de contos literários que tivessem como tema situações ligadas à prática docente. Tal metodologia, inspira-se na prática que o jovem Vygotsky denomina como “crítica de leitor”, na qual defende a concepção de que a obra de arte após sua criação, separa-se de seu autor e é reconstruída pelo leitor. Assim, o trabalho crítico com obras literárias com temas relacionados a experiências educacionais em geral, tornam-se veículo de revelação e expressão de vivências e concepções, permitindo uma nova relação com os conteúdos teóricos e um novo sentido para os processos de formação.<hr/>This work discusses the importance of established practices in the creation of new orientations for the processes of knowledge and the teaching-learning processes, through the subject Psychology of Education in the Teacher education Course at the Universidade Federal Fluminense, in Rio de Janeiro. Although this discipline theoretically discusses issues of knowledge in situations of formal learning, it should interact with conceptions and teaching models constituted through a wide range of school experiences. Thus, it is important to work with a proposal for the discipline Psychology of Education, which integrates theoretical contents and the students’ concepts of knowledge and the teaching-learning processes. For this purpose, a study was carried out with groups that study this discipline, with theoretical support from the Imaginary Social field and from the Historical-Social trend, the methodology of which consisted in the selection and discussion of literary stories with themes related to teaching practice. This methodology, is inspired by what the young Vygotsky denominates “reader critic”, in which he defends the idea that the work of art, after its creation, becomes separated from its author and is rebuilt by the reader. Thus, in general, critical work with literary works on with themes related to educational experiences becomes a vehicle for the revelation and expression of experiences and concepts, allowing a new relationship with the theoretical contents and a new orientation for the processes. <![CDATA[Processos psicossociais na formação de professores: um campo de pesquisas em psicologia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto busca definir o campo de estudos sobre formação de professores, priorizando os aspectos psicossociais. Centrando-se no processo de constituição da identidade profissional de professores e coordenadores, entende-se que o estudo dos processos psicossociais inclui suas histórias, saberes, experiências, representações, sentimentos, emoções, assim como suas relações e práticas no contexto institucional em que atuam. Na investigação desses processos pode-se recorrer a quatro dimensões interrelacionadas: subjetiva, institucional, pedagógica e sociocultural.<hr/>This paper tries to define the field of study of teacher education, giving priority to psychosocial elements. Central to this discussion are the processes of construction of professional identity of teachers and supervisors. The study of psychosocial processes is understood as including their stories, knowledge, experiences, representations, feelings and emotions, as well their interactions and practices in the institutional context in which they work. In the investigation of these processes, four interrelated dimensions are taken into account: personal, institutional, pedagogical and cultural. <![CDATA[A construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar com base no paradigma da complexidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo investigamos a importância dos princípios e categorias do paradigma da complexidade para a construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar. As discussões e reflexões em torno das possibilidades de aproximação do pensamento complexo, em qualquer campo do conhecimento sistematizado, estão apenas no seu início. Embora tais reflexões pareçam muito restritas a grupos de pesquisadores especializados, começam a emergir estudos interessantes, ainda que de forma incipiente, também no campo da educação escolar, do processo ensino-aprendizagem, das práticas pedagógicas e das pesquisas acadêmicas. Movidos por esse desafio, vamos adentrar nessa reflexão. Nosso objetivo consiste em detectar alguns pontos de aproximação entre os pressupostos da teoria da complexidade de Edgar Morin e a educação escolar com vistas à produção de conhecimentos pertinentes que possibilitem uma adequada compreensão do mundo. A educação escolar apoiada na concepção complexa da realidade pode promover a produção de conhecimentos pertinentes, em que docentes e discentes aprendam a se situar e a se compreender no universo onde vivem, convivem e atuam para poderem construir uma identidade individual, da espécie e da sociedade num mundo com características planetárias.<hr/>In this study we investigate the importance of the principles and categories of the paradigm of complexity for the construction of relevant knowledge in school education. The discussions and reflections on the possibilities of addressing complex thinking, in any field of systemized knowledge, are only at its beginning. Although these reflections appear to be restricted to groups of specialized researchers, interesting studies also begin to emerge, albeit in incipient form, in the field of the school education, the teaching-learning process, pedagogical practices, and academic research. Stimulated by this challenge, we delve deeper into this reflection. Our objective is to detect some points for linking the premises of Edgar Morin’s complexity theory with school education, aiming to produce relevant knowledge that will enable a better understanding of the world. School education based on the complex concept of reality, can promote the production of relevant knowledge, where professors and students learn to situate themselves and to understand themselves in the universe where they live, coexist and act, in order to construct an individual identity, an identity of the species and of the society in a world of planetary proportions. <![CDATA[O pensamento do professor: pressupostos e dimensões de estudo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto tem como objetivo sistematizar o surgimento e desenvolvimento das pesquisas sobre o pensamento do professor, com a intenção de refletir sobre os processos pelos quais os professores estruturam seus pensamentos. Organiza-se em torno dos pressupostos básicos que dão sustentáculo a essas pesquisas, bem como suas dimensões de estudo. Baseada em análise do paradigma sócio-construtivista, a autora aponta para a necessidade de se conhecer o pensamento do professor através das suas teorias implícitas, por constituir seu pensamento um suporte relevante para definir suas atividades, para identificar problemas, para tomar decisões, viabilizando, assim, uma elevação na qualidade da prática educativa.<hr/>This work seeks to systematize the emergence and development of research on teachers’ thinking, with the aim of reflecting on the processes by which the teachers structure their thinking. Its framework is based on the basic premises that supports this research, as well as its study dimensions. Based on the analysis of the socioconstructivist paradigm, the author points out the need to know the teachers’ thinking, through his or her implicit theories, in order to establish a relevant basis to defining his or her activities, to identify problems and make decisions, thereby raising the quality of their teaching practice. <![CDATA[A ressignificação da formação do professor a partir de vivências estéticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho investigamos a construção de significados e de sentidos estéticos, ou seja, o desenvolvimento da sensibilidade estética em um grupo de doze professoras da educação básica. Trata-se de uma pesquisa longitudinal, efetivada entre 2004 e 2006, totalizando seis semestres letivos. Foram realizados encontros quinzenais, nos quais as professoras envolvidas puderam vivenciar experiências estéticas no âmbito das artes visuais, da literatura e da música. Estas vivências intencionaram, por um lado, a tomada de consciência do sensível, ou seja, do olhar, do ouvir, do sentir e, por outro, e, concomitantemente, a elaboração conceitual. Todos os encontros foram videografados, transcritos e analisados na perspectiva da psicologia histórico-cultural, especialmente dos estudos de Vigotski e Bakhtin. Os resultados aqui discutidos centram-se nos encontros cujos focos foram a literatura e a música.<hr/>In this work we investigate the construction of aesthetic meanings and perceptions, i.e. the development of aesthetic awareness in a group of twelve elementary education teachers. This is a longitudinal research, carried out between 2004 and 2006, totaling six semesters. Fortnightly meetings were held, in which the teachers were able to have deep aesthetic experiences in the areas of literature, music and visual arts. The goals of these life experience meetings were to enable the teachers to become aware of the world of the senses, i.e. to be aware of their looking, their hearing, their feelings, and, simultaneously, enabling them to conceptually elaborate the experience. Each meeting was recorded on videotape, transcribed, and analyzed from a perspective of the historical and cultural psychology, in particular, the studies of Vygotsky and Bakhtin. The results discussed in this work relate to the meetings which focused on the themes of literature and music. <![CDATA[Ensino de psicologia em cursos superiores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo proposto para este texto é problematizar o ensino de psicologia nos cursos superiores que não de Psicologia. A contribuição das disciplinas de Psicologia para a formação de diferentes profissionais tem gerado, em sua trajetória, muitos questionamentos. Ao realizar esta problematização, acreditamos estar contribuindo para a emergência da discussão sobre o ensino de psicologia nos diversos cursos, assunto que precisa ser debatido pelo conjunto de atores envolvidos nos contextos de ensino/aprendizagem que buscam, nos conhecimentos psicológicos, contribuições para a formação de seus profissionais. As informações e discussões apresentadas estão pautadas no conjunto de respostas que foram fornecidas por professores que atuam nesses cursos.<hr/>The proposed objective for this text is to investigate the teaching of psychology in higher education courses other than Psychology. The contribution of the subject of Psychology to the education of different professionals has generated many issues for discussion. By providing this discussion we believe to be contributing for the emergence of the discussion about the teaching of Psychology in several different courses, a subject that has to be discussed by the group of players involved in the teachinglearning contexts who seek, in psychological knowledge, contributions for training their professionals. The information and discussions presented here are supported by the answers provided by the teachers who teach in these courses. <![CDATA[Melhorando a educação de infância na Guiné-Bissau: numa dinâmica de formação, supervisão e avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo assume-se como uma reflexão sobre um projecto visando a melhoria da educação de infância num país africano, Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, onde não existe formação em educação de infância e onde os educadores lidam diariamente com várias e continuadas dificuldades. Apoiar um grupo de educadores guineenses na melhoria das suas práticas, focalizando-se as orientações curriculares que implicam no bem-estar da criança, estimulando a reflexão sobre as suas iniciativas, valorizando o trabalho de equipa e a cultura das comunidades servidas pelo jardim de infância revelou-se uma tarefa desafiadora, difícil, mas frutífera. Estes educadores inovaram, experienciaram sentimentos de entusiasmo e orgulho nas suas práticas, sentiram-se mais capazes. Contudo, sustentar o dinamismo e a estrutura funcional criada no contexto do projecto pressupõe um ambiente capacitante e encorajador. Isso implica vontade e empenho político.<hr/>This article is in the form of a reflection on a project aimed at improving early childhood education in an African country, Guinea-Bissau, which is one of the world’s poorest countries, and where preschool teachers have no training and educators have to face varied and continuing difficulties. Helping these Guinean teachers to improve their teaching practice, focusing on the curricular guidelines which involve the wellbeing of the child, stimulating reflection on their initiatives, and valorizing team work and the culture of communities served by preschools and kindergarten, has proven to be a challenging and difficult, but fruitful task. These teachers innovate, experience feelings of enthusiasm and pride in their practices, and feel more capable. Nevertheless, supporting the dynamism and functional structure created in the context of the project presupposes an empowering and encouraging environment. This requires political will and commitment. <![CDATA[Aprendizagem na escola: a cristalização de significados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata parte da pesquisa que constitui a dissertação de mestrado da primeira autora. Nela foram investigadas as representações sociais sobre o “bom aluno” em um grupo de professoras de turmas de pré (crianças de 5 e 6 anos), da cidade de Blumenau, SC. Foi solicitado a dez professoras que organizassem os seus alunos em grupos, de acordo com critérios estabelecidos por elas próprias, justificando as classificações realizadas (Procedimento de Classificações Múltiplas - PCM). Neste artigo, foram analisados os diferentes significados que emergiram das falas das professoras quando se referiram à aprendizagem escolar, utilizando-se como referencial a teoria das representações sociais. Foi constatado que, para as professoras, a aprendizagem escolar está fortemente relacionada às atitudes e comportamentos das crianças que, por sua vez, são condicionados pelo apoio que recebem, ou não, de suas famílias. Em momento algum as professoras questionaram o papel da cultura escolar na manutenção e na reprodução dessas dificuldades.<hr/>This paper reports on part of a study carried out for the Master’s dissertation of the first author. The social representations of what makes a “good pupil” were investigated in a group of preschool teachers of children aged 5 to 6 years, in the town of Blumenau, SC, Brazil. Six teachers were asked to organize their pupils in groups, according to their own criteria, which they were asked to explain (Multiple Classifications Procedure). In this paper, the different meanings which emerged from the teacher’s words, when they referred to the school learning, were analyzed using the theoretical framework of Social Representations Theory. It was found that the teachers closely relate school learning to children’s behaviors and attitudes. These, in turn, are thought to be conditioned by the amount of family support given to the children. The role of school culture in perpetuating and reproducing those difficulties was not questioned by the teachers. <![CDATA[A complexa dinâmica das relações sociais estabelecidas entre os adultos e as crianças e estas entre si no interior da creche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata parte da pesquisa que constitui a dissertação de mestrado da primeira autora. Nela foram investigadas as representações sociais sobre o “bom aluno” em um grupo de professoras de turmas de pré (crianças de 5 e 6 anos), da cidade de Blumenau, SC. Foi solicitado a dez professoras que organizassem os seus alunos em grupos, de acordo com critérios estabelecidos por elas próprias, justificando as classificações realizadas (Procedimento de Classificações Múltiplas - PCM). Neste artigo, foram analisados os diferentes significados que emergiram das falas das professoras quando se referiram à aprendizagem escolar, utilizando-se como referencial a teoria das representações sociais. Foi constatado que, para as professoras, a aprendizagem escolar está fortemente relacionada às atitudes e comportamentos das crianças que, por sua vez, são condicionados pelo apoio que recebem, ou não, de suas famílias. Em momento algum as professoras questionaram o papel da cultura escolar na manutenção e na reprodução dessas dificuldades.<hr/>This paper reports on part of a study carried out for the Master’s dissertation of the first author. The social representations of what makes a “good pupil” were investigated in a group of preschool teachers of children aged 5 to 6 years, in the town of Blumenau, SC, Brazil. Six teachers were asked to organize their pupils in groups, according to their own criteria, which they were asked to explain (Multiple Classifications Procedure). In this paper, the different meanings which emerged from the teacher’s words, when they referred to the school learning, were analyzed using the theoretical framework of Social Representations Theory. It was found that the teachers closely relate school learning to children’s behaviors and attitudes. These, in turn, are thought to be conditioned by the amount of family support given to the children. The role of school culture in perpetuating and reproducing those difficulties was not questioned by the teachers.