Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420070003&lang=pt vol. 07 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ensaios sobre educação popular: retomando reflexões através de Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo por base estudos e investigações em desenvolvimento desde a segunda metade da década de 90, o presente texto busca retomar categorias freireanas para destacar a distinção que adquire a Educação Popular, refletindo-as, desde a obra de Freire, à luz das denominadas instabilidades epistemológicas e políticas do nosso tempo. Para tanto, propomos partir de um princípio: Freire destaca bons conceitos, boas categorias para dialogar acerca de Educação Popular e para pensar, a partir da escola, a realidade vivida pelos sujeitos que a freqüentam. Premissa aceita, a tarefa é destacar referências para dialogar com Freire. A biobibliografia de Freire torna-se fonte principal para o que é exposto. Ademais, os desafios do nosso tempo, apresentados à educação, aparecem como balizas tanto para pautar a seleção das categorias, como para refleti-las à luz do que está posto à escola como situação-limite. Das estratégias de abordagem aqui eleitas brotam achados. Freire tem sido um pensador da educação que acredita profundamente no ser humano. Inconclusos, homens e mulheres podem tornar-se sujeitos da história. Para dar conta de tal tarefa, Freire é pensador que viveu marcado pela coerência política postada a favor dos oprimidos, coerência esta encharcada de capacidade de sonhar e de ter esperança, o que é possível vislumbrar através de grandes exemplos de resistência que ajudou a construir no Brasil e no exterior. Freire deposita crença profunda - não exclusiva ou messiânica - na capacidade do povo de se educar e transformar a realidade. Ele, com os conhecimentos de que dispunha, alfabetizou gente, particularmente para ajudá-las na difícil tarefa de ler e escrever o mundo. Resta, então, perguntar: por que Freire para pensar Educação Popular ou para refletir tarefas educativas em diferentes espaços, inclusive, na escola?<hr/>Based on studies and investigations that have been developed since the mid 1990s, this text seeks to retrieve the categories of Freire, to highlight the distinction acquired by Popular Education, reflecting on them, based on Freire’s work, in the light of the socalled epistemological and political instabilities of our time. For this, we propose to start with a basic principle: Freire emphasizes good concepts, good categories for dialogue on Popular Education and for thinking about the reality experience by the subjects of this education. Based on this premise, the task is to select references to construct a dialogue with Freire. The main source for this work is the bibliography of Freire. Also, the challenges faced by education today act as beacons to guide the selection of categories and reflect on them in the light of what is considered a limit-situation in schools. The different approaches selected here led to some findings. Freire was an education scholar who believed deeply in the human being. Men and women, though incomplete, can become subjects in history. To account for such a task, Freire is a thinker whose life was committed to political coherence in favor of the oppressed. This coherence is rooted in the capacity to dream and have hope; a fact can be seen in the great examples of resistance which he helped to build in Brazil and abroad. Freire had a deep belief - neither exclusive nor messianic - in the people’s capacity to educate itself and change the reality. Using his knowledge, he taught people how to read and write, in particular, helped them in the difficult task of reading and writing the world. The question remains: why use Freire to think about Popular Education or to reflect upon educational tasks in different spaces, including the school? <![CDATA[Educação popular em saúde: a educação libertadora mediando a promoção da saúde e o empoderamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação em saúde vem concretizando suas bases em meio ao conceito de promoção da saúde e, dentro desta, dialogando com o conceito de empoderamento. Porém, estes conceitos podem se atrelar à noção comportamentalista de mudança de hábitos e estilos de vida - retida na compreensão de fatores de risco -, ou à noção de concepção de qualidade de vida em seu aspecto comunitário. Paulo Freire é considerado um dos teóricos inspiradores da noção de empoderamento comunitário. Este artigo traz reflexões sobre estas noções, partindo do pressuposto de que a Pedagogia do Oprimido precisa ser revisitada, no sentido de se compreender a dimensão da educação libertadora e, junto a ela, a “conscientização”, enquanto mediação para a autonomia e a autoria do mundo, e não enquanto ação vertical dos profissionais frente à população para “sensibilizá-la” e “conscientizá-la” da necessidade de se empoderar, o que caracterizaria a educação bancária.<hr/>Health education has been establishing itself within a concept of health promotion and within this, dialoguing with the concept of empowerment, However, these concepts can be linked to the behaviorist notion of habits and lifestyle changes - seen as the comprehension of risk factors - or to the notion of quality of life in its community aspect. Paulo Freire is considered one of the theorists who have inspired the notion of community empowerment. This article offers some reflections on these notions, based on the presupposition that the Pedagogia do Oprimido Pedagogy of the Oppressed needs to be revisited in order to understand the dimension of liberatory education and with it, “awareness” as mediation for autonomy and authorship of the world, and not as the vertical action of professionals used to “raising awareness” of the population of the need for empowerment, which is characteristic of a banking education. <![CDATA[Da educação problematizadora para a educação matemática crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nossos estudos têm permitido defender a tese de que discussões sobre educação matemática crítica (EMC) são alicerçadas por elementos teóricos presentes na concepção problematizadora da educação, de Paulo Freire. Assim sendo, este artigo tem o objetivo de tecer considerações sobre esta. Organiza-se de forma a estabelecer o diálogo entre o pensamento do autor nos contextos da alfabetização, da pedagogia do oprimido e do ensino de ciências. Finalmente, realiza discussões sobre como ensinar matemática de forma que este ensino permita o desenvolvimento de uma visão crítica à luz de autores como Skovsmose e D’Ambrósio.<hr/>Our studies have enabled us to defend the theory that discussions on critical mathematical education (CME) are founded on theoretical elements which are present in Paulo Freire’s investigative concept of education. This article discusses some considerations about this concept. It is organized in a way that establishes a dialog between the author’s thinking in the contexts of literacy, the pedagogy of the oppressed, and the teaching of sciences. Finally, it discusses how to teach mathematics so that this teaching enables the development of a critical vision, in light of authors such as Skovsmose and D’Ámbrósio. <![CDATA[Contribuições de idéias de Paulo Freire e Vygotsky à alfabetização de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto é um recorte de estudos em torno das produções teóricas de e sobre Freire e Vygotsky, buscando identificar nas suas idéias explicação para as propostas e práticas de alfabetização anunciadas como fundamentadas nos referidos teóricos. Para nortear os estudos foram definidas três categorias de análise: concepção de alfabetização e o seu processo de desenvolvimento; concepção e caracterização dos alfabetizandos e; concepção e caracterização dos alfabetizadores e a definição do seu papel. A partir dessas categorias, foi possível identificar pontos de aproximações fundamentais à reflexão e a formulação de novas proposições para a educação e alfabetização de jovens e adultos.<hr/>This paper is a result of studies on the theoretical productions of and about Freire and Vygotsky, seeking to identify in their ideas, explanation for the proposals and practices of literacy which are supposedly based on the those theories. To guide the studies, three analysis categories were defined: concepts of literacy and its process of development, concepts and characterization of the individuals involved in the literacy process, and concepts and characterization of the literacy teachers and the definition of their role. Considering these categories, it was possible to identify points of connection between them, based on the reflection and formulation of new political and pedagogical proposals for literacy and education of young people and adults. <![CDATA[O diálogo de Illich e Freire em torno da educação para uma nova sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ivan Illich e Paulo Freire foram contemporâneos e as visões de ambos sobre as bases teóricas e práticas da opressão do povo latino-americano se identificam, mais do que se aproximam. Portanto, se Ivan Illich queria desescolarizar a sociedade para eliminar um aparelho utilizado pelas classes dominantes para manter a exclusão, e propunha a criação de redes de convivialidade, Paulo Freire desejava desescolarizar a educação, substituindo a escola pelos círculos de cultura, lugares de domínio da palavra e de preparação para a práxis transformadora, local, portanto, de união da reflexão e da ação. O sonho sonhado por Paulo Freire da construção de uma sociedade solidária passava necessariamente pela transformação radical do papel da educação; a utopia de Ivan Illich de uma sociedade igualitária visualizava um futuro sem escolas da maneira como elas se apresentavam no presente, pois a escola e a educação que ela veicula existem, segundo Illich, para perpetuar a exploração e a exclusão. Dessa maneira, tanto um quanto outro se aproximavam na crítica que faziam ao sistema capitalista de produção e à maneira como o sistema utiliza os meios de formação de opinião, em especial, a escola/educação, para eternizar a dominação e o poder de uma determinada classe social.<hr/>Ivan Illich and Paulo Freire were contemporaries, and their analyses of the theoretical and practical bases of oppression in Latin America are similar, rather than convergent. Ivan Illich wanted to deschool society as a means of eliminating a tool used by the ruling classes to maintain exclusion of the majority, suggesting the creation of networks of communities of learners. Paulo Freire also proposed the deschooling of education by replacing schools with culture circles, places for the manipulation of language (words) and for the preparation for a local praxis of reflection and action. Paulo Freire‘s dream of constructing an egalitarian society involved the radical transformation of the goals of education, while Ivan Illich‘s utopia of an egalitarian society envisaged a future without schools in the form they took at present, since the school, and education it brought, existed, according to Illich, to perpetuate exploitation and exclusion. Thus, both thinkers strongly criticized the capitalist system of production, and the way in which the system used opinion formers, particularly the school/education, as a tool to consolidate the dominance of power in a specific social class. <![CDATA[A identidade do educador sob a ótica de Anísio Teixeira e Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura discutir a identidade do educador sob a ótica de Anísio Teixeira e Paulo Freire, levando-se em conta suas trajetórias no campo educacional em diferentes momentos da história política do Brasil. Tal modelo formacional docente e sua respectiva identidade, estudadas pelos dois autores, só podem ser compreendidas no interior das transformações dos saberes e das competências educacionais, onde, muitas vezes, se ocultam estratégias políticas de um modelo docente flexível, globalizado, dinâmico e cada vez mais dependente do processo tecnológico. Ao se estabelecer a hegemonia da tecnologia informacional em ambientes formais de ensino, este educador pretensamente criativo e espetacularmente bombardeado por tantas informações, acaba por se despolitizar e alienar-se de seu próprio saber.<hr/>This article discusses the identity of the educator from the perspective of Anísio Teixeira and Paulo Freire, taking into account their experiences in the field of education at different times in the political history of Brazil. This training model and its respective identity, studied by the two authors, only can be understood within the context of the transformation of knowledge and educational competences, which often hide political strategies of a teaching model which is flexible, globalized, dynamic and increasingly dependent on the technological process. By establishing the hegemony of information technology in formal teaching environments, this supposedly creative educator is bombarded with so much information that he ends up depoliticizing and becoming alienated from his own knowledge. <![CDATA[Diálogo com Paulo Freire: um relato de experiência na formação de professores para a utilização crítica da tecnologia na prática pedagógica on line]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo originou-se no grupo de pesquisa “Paradigmas educacionais e formação de professores-PEFOP”, focalizado no projeto “Prática Pedagógica dos Professores Universitários”. Os pesquisadores participantes investigaram o paradigma da complexidade na ação docente on line com utilização crítica da tecnologia. A abordagem progressista proposta por Paulo Freire foi determinante na formação continuada dos professores que atuam no Sistema MATICE - Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais. A utilização da tecnologia com posicionamento crítico procurou desencadear uma nova postura na prática pedagógica on line discutida e analisada individual e coletivamente via Chat e Fórum. Na formação dos professores envolvidos foram indicadas leituras individuais e realizadas discussões coletivas com base nos textos de Paulo Freire, tanto nos encontros presenciais como nos virtuais. Assim, os professores-alunos que participaram do curso de formação continuada “Potencializando a ação docente no Sistema MATICE”, realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem EUREKA da PUCPR, vivenciaram um processo formativo que se espelhava na organização proposta para as turmas de graduação MATICE em que eles docentes atuavam. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a experiência formativa realizada corresponde aos pressupostos do paradigma da complexidade por superar as propostas tradicionais de reprodução do conhecimento, desenvolvendo no professor-aluno uma postura autônoma, crítica, dialógica, interativa, de sujeito pesquisador.<hr/>This article originated in the research group “Educational paradigms and teacher training-PEFOP”, and focuses on the project “Pedagogical Practice of University Professors”. The researchers involved investigated the paradigm of complexity in on line teaching action with critical use of technology. The progressist approach proposed by Paulo Freire was a determining factor in the continuing education of professors working in the MATICE System - Learning Methodologies through Educational Information and Communication Technologies. The use of technology from a critical perspective sought to reveal a new attitude in on line teaching practice, discussed and analyzed, both individually and collectively, through an online Chat and Forum. In the formation of the teachers involved, individual readings and collective discussions were indicated, based on the texts of Paulo Freire, for both the face-to-face and the virtual meetings. Thus, the professor-students taking part in the continuing education course “Promoting teaching practice in the MATICE System” which is held using the virtual learning environment EUREKA of the PUCPR, experienced a learning process that reflects the proposed organization for the MATICE graduate groups in which the professors taught. The results of the research enable us to affirm that the educational experiment carried out corresponds to premises of the paradigm of the complexity in that it surpasses traditional proposals for reproducing knowledge, developing in student-teachers an autonomous, critical, dialogical, interactive attitude of a the researcher. <![CDATA[O desenvolvimento moral humano: perspectivas e contribuições da teoria de Lawrence Kohlberg]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Falar-se em ética/moral talvez nunca tenha sido um tema tão atual. Em uma sociedade onde por muitas vezes é questionado o verdadeiro significado do que vem a ser valores morais, quais os principais meios de transmiti-los e apreendê-los, Lawrence Kohlberg nos apresenta o ser humano em suas possibilidades de agente e sujeito, ou seja, constituinte e constituído pelo longo processo de aquisição de comportamentos morais. Sendo este, para Kohlberg, um caminho que perdura ressignificando-se até o fim da vida do ser humano, o autor retoma o modelo piagetiano de desenvolvimento moral e o aperfeiçoa. O presente estudo buscou realizar uma breve revisão acerca da Teoria do Desenvolvimento Moral defendida pelo autor, pontuando seu ideário, mecanismos de efetivação, bem como breves aproximações e distanciamentos ao modelo do qual é originário.<hr/>Speaking of ethics/morals has perhaps never been such a current theme. In a society, where the true meaning of what turns out to be moral values is often questioned; as well as what are the main means of transmitting and learning these moral values, Lawrence Kohlberg shows us the human being in his potential as agent and subject, i.e. constituent and constituted by the long process of acquisition of moral behaviors. Given that Kohlberg sees this as a process which is continually taking on new meaning throughout the life of the human being, the author takes up Piaget‘s model of moral development and refines it. The present study gives a brief review of the Theory of Moral Development, defended by the author, pointing out his ideas, mechanisms of practical implementation, and some points of convergence and divergence with the model which gave rise to it. <![CDATA[Freire, Dussel e Kohlberg: da vulnerabilidade à autonomia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A vulnerabilidade é uma categoria essencial da condição de existência humana. Em estreita correlação com o princípio de autonomia é eixo fundamental para a reflexão da dimensão da ética na intervenção educativa no contexto da globalização. É na articulação entre os autores Freire, Dussel e Kohlberg que se sustenta a reflexão sobre a intervenção educativa, com apelo para as questões de educação moral que envolvem os conceitos de autonomia e vulnerabilidade, suas implicações para a vida em comunidade, em grupo, em sociedade, numa determinada cultura e a relevância social desses conceitos para compreender a intervenção educativa no sentido de formar as pessoas para a autonomia.<hr/>Vulnerability is an essential category of the condition of human existence. In a close correlation with the principle of autonomy, it is a fundamental aspect for reflection on the ethical dimension of educative intervention, in a context of globalization. This reflection is supported by the articulation between the authors Freire, Dussel and Kohlberg, based on reflection on educative intervention, with appeal to issues of moral education which involve concepts of autonomy and vulnerability, their implications for living in a group, community and society, in a specific culture, and the social relevance of these concepts for understanding the educative intervention aimed at training people for autonomy. <![CDATA[Um estudo sobre os estados morais em Kohlberg]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como preocupação discutir os estados morais em Kohlberg para compreendermos as questões relacionadas ao desenvolvimento da consciência democrática. No mundo em que, muitas vezes, negam-se valores ou estes se limitam ao aspecto individual desde a ética relativista, convém identificarmos como o raciocínio mental opera frente aos desafios e dilemas enfrentados no cotidiano para entender: como a construção pessoal da consciência democrática oportuniza o rendimento produtivo do sujeito trabalhador, a capacidade de tomar decisões, de resolver problemas complexos e de fazer frente às situações imprevistas, no âmbito da cotidianeidade. Neste sentido, a perspectiva social neste estudo considerará os níveis da seguinte forma: nível pré-convencional que tem interesse na aprovação social; o nível convencional preocupado com a lealdade às pessoas, grupos e autoridades; nível pós-convencional pelo bem estar de outros e da sociedade. Um valor básico, tanto em nível convencional como pós-convencional é a confiança.<hr/>This article discusses the moral states of Kohlberg, in order to understand issues related to the development of the democratic conscience. In a world in which values are often denied, or are limited to the individual aspect, taking a relativist ethic, it is appropriate to identify how the mental reasoning operates when faced with the challenges and dilemmas faced in daily life to understand how the personal construction of democratic conscience enables the productive performance of the working subject, the capacity to make decisions, resolve complex problems and deal with unexpected situations that arise in daily life. Thus, from a social perspective, this study will consider the levels as follows: The pre-conventional level, which involves social approval; the conventional level, which is concerned with the loyalty of individuals, groups and authorities; and the level postconventional for the welfare of others and the society. A basic value, both at conventional and post-conventional levels, is trust. <![CDATA[Infância e mídia: reflexões sobre produtos culturais para crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No cotidiano infantil observa-se a presença de produtos midiáticos específicos para este segmento de público. Desta forma, o presente artigo pretende discutir a relação que as crianças mantêm com a mídia, considerando sua participação como receptoras ativas e críticas. Como a mídia exerce também um papel de educadora, é necessário investigar a representação infantil em seus produtos, assim como os valores e ideologias transmitidos. A partir da experiência com crianças e seu contato com jornais infantis, verificamos a contribuição dessa mídia na formação de leitores críticos desde a infância, ao mesmo tempo em que valorizamos a visão infantil sobre um produto cultural a ela destinado.<hr/>In the daily life of the child, there are specific media products aimed at this target public. This article discusses the relationship between children and media, and considers their participation as active and critical receivers. As the media also has an educational function, it is necessary to investigate the way children are portrayed in its products, as well as the values and ideologies transmitted. Based on the experience with children and their contact with news magazines for children, we verified the contribution of this media on the development of critical readers from childhood, while recognizing the child’s perspective of a cultural product targeted at this segment. <![CDATA[Brincar: uma questão de hábito ou uma necessidade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No cotidiano infantil observa-se a presença de produtos midiáticos específicos para este segmento de público. Desta forma, o presente artigo pretende discutir a relação que as crianças mantêm com a mídia, considerando sua participação como receptoras ativas e críticas. Como a mídia exerce também um papel de educadora, é necessário investigar a representação infantil em seus produtos, assim como os valores e ideologias transmitidos. A partir da experiência com crianças e seu contato com jornais infantis, verificamos a contribuição dessa mídia na formação de leitores críticos desde a infância, ao mesmo tempo em que valorizamos a visão infantil sobre um produto cultural a ela destinado.<hr/>In the daily life of the child, there are specific media products aimed at this target public. This article discusses the relationship between children and media, and considers their participation as active and critical receivers. As the media also has an educational function, it is necessary to investigate the way children are portrayed in its products, as well as the values and ideologies transmitted. Based on the experience with children and their contact with news magazines for children, we verified the contribution of this media on the development of critical readers from childhood, while recognizing the child’s perspective of a cultural product targeted at this segment. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142007000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>No cotidiano infantil observa-se a presença de produtos midiáticos específicos para este segmento de público. Desta forma, o presente artigo pretende discutir a relação que as crianças mantêm com a mídia, considerando sua participação como receptoras ativas e críticas. Como a mídia exerce também um papel de educadora, é necessário investigar a representação infantil em seus produtos, assim como os valores e ideologias transmitidos. A partir da experiência com crianças e seu contato com jornais infantis, verificamos a contribuição dessa mídia na formação de leitores críticos desde a infância, ao mesmo tempo em que valorizamos a visão infantil sobre um produto cultural a ela destinado.<hr/>In the daily life of the child, there are specific media products aimed at this target public. This article discusses the relationship between children and media, and considers their participation as active and critical receivers. As the media also has an educational function, it is necessary to investigate the way children are portrayed in its products, as well as the values and ideologies transmitted. Based on the experience with children and their contact with news magazines for children, we verified the contribution of this media on the development of critical readers from childhood, while recognizing the child’s perspective of a cultural product targeted at this segment.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 02:05:51 15-05-2024-->