Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420080001&lang=pt vol. 08 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A produção da diferença e da aprendizagem na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo foi escrito com a intenção de discutir o entendimento que duas professoras têm do conceito de diferença e analisar as implicações desse entendimento na relação professor-aluno e no processo de aprendizagem dos alunos. Partimos do princípio que a diferença e a aprendizagem são produzidas por meio de interações sociais e que essas, a priori, não são formativas. Para tanto discutimos que a compreensão do conceito de diferença, construído a partir da vida cotidiana, necessita desvincular-se de sua visão cotidiana, pois, só então é possível aos professores compreender as ações empreendidas nas relações pessoais e/ou nas relações educativas. Apoiando-nos na diferença de percepção das duas professoras em relação a um mesmo aluno, selecionamos fragmentos de situações de interação na sala de aula pertinentes ao objeto de análise. Concluímos que as interações sociais formativas dependem de condições que as façam favoráveis a um processo saudável de produção da diferença e da aprendizagem. Para nós, categorias conceituais discriminatórias geram o conformismo e a passividade, enquanto categorias respeitosas e igualitárias geram o envolvimento, a flexibilização e o engajamento. São estas últimas, portanto, as mais desejáveis ao processo de formação humana e ao desenvolvimento dos indivíduos.<hr/>This paper has been written to discuss the understanding that two schoolteachers have about the concept of difference, and to analyze the implication of their understanding on teacher students relationship, and on the learning process of the students. According to our view, difference and learning are products of social interactions, and that the interactions, a priori, are not formative. To reach our point, we think that the actual understanding of the concept of difference, constructed by means of daily life, needs to be disentangled from this daily life vision, to make it easier for teachers to real understand those actions, that take place in social relationship and/or educational interaction. Our study shows that formative social interactions depend on those conditions which make them suitable to a more healthy process of difference and learning. We also think that discriminating conceptual categories usually produce conformism and passivity. On the other hand, conceptual categories that are respectful and claim form equal rights, leads to participation, involvement and flexibility. Finally, the later are more desirable for process of human grows development. <![CDATA[A inclusão cidadã passada uma década da promulgação da Lei 9394/96: entre a retórica do legal e a transitoriedade do real]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa os conceitos de cidadania e inclusão presentes na atual lei de diretrizes e bases da educação nacional. Dispondo das orientações expressas nessa legislação, verifica que há um descompasso entre a retórica tecida no texto da Lei, mediante seu conteúdo político e normativo-ideológico, e a realidade das práticas educacionais escolares e sociais. A partir disso, sublinha a necessidade de uma aproximação mais estética-ética entre o dito e o realizado, o que parece ser um desafio que, cotidianamente, está implicado, de forma subjacente ou tematizada, nas ações docentes e nas interrelações dos sujeitos-cidadãos que somos todos nós.<hr/>The paper analyzes the concepts of social responsibility and inclusion in the current National Education Bases and Guidelines Law. Based on the guidelines expressed in this legislation, it is observed that there is a discrepancy between the rhetoric of the Law, according to its political and normative-ideological content, and the reality of educational and social practices. It therefore underlines the need for an esthetic-ethical approach between what is said and what is accomplished, which appears to be a challenge that is indirectly or thematically involved in the teachers' actions and in the interrelations between subject-citizens that we all are. <![CDATA[A concepção de educadores de crianças vitimizadas sobre inclusão escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A criança vítima de violência doméstica, dentre outras seqüelas, pode ter o seu rendimento escolar prejudicado. Há estudos que dizem que algumas dessas crianças precisariam de educação especial. Como parte de um estudo que caracterizou o desempenho escolar de crianças vitimizadas, suas professoras e as diretoras das escolas que freqüentavam foram convidadas a participar da pesquisa. O objetivo dessa participação foi investigar a concepção das educadoras sobre o movimento de inclusão escolar. Participaram 18 professoras e 10 diretoras que responderam, na própria escola, a uma entrevista semi-estruturada, versando sobre questões pertinentes ao objetivo do estudo. Os dados obtidos revelaram que as educadoras, em especial as professoras, têm um conhecimento superficial sobre inclusão escolar, bem como sobre a terminologia “necessidades educacionais especiais”, no entanto, todas foram unânimes em pleitear capacitação para atender alunos com necessidades educacionais especiais.<hr/>A child who is the victim of domestic violence may, among other problems, be hampered in his or her school performance. Studies have shown that some of these children require Special Education. As part of a study of school performance of children who have suffered domestic violence, their teachers and school principals were invited to take part, with the aim of investigating the educators' concepts of the school inclusion movement. Eighteen teachers and ten school principals took part in the study. Each participant responded, in their respective schools, to a semi-structured interview with questions relating to the objective of the study. The results indicate that the educators, in general, particularly the teachers, had a superficial knowledge of practices of inclusion in schools, and of the terminology "special educational needs". However, all the educators were unanimous in expressing a need for in-service training to deal with students with Special Educational needs. <![CDATA[Políticas educacionais e eqüidade: revendo conceitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem por objetivo realizar uma discussão sobre o conceito de eqüidade que se destaca como princípio na formulação das políticas educacionais no Brasil, especialmente a partir da década de 1990. Desde os anos 1970, organismos multilaterais passaram a influir sobre os governos dos países em desenvolvimento, oferecendo recursos financeiros para investimento em políticas educacionais e assessoria para formulação destas políticas, visando, segundo seus próprios documentos, contribuir para a redução dos níveis de pobreza no mundo. Na elaboração dessas políticas, o conceito de igualdade, presente no liberalismo clássico, foi sendo substituído pela categoria de eqüidade, expressando, aparentemente, aquilo que os neoliberais entendem como apropriado para as sociedades humanas. Contudo, o termo escolhido acaba por assumir múltiplos significados, compondo tanto o discurso de progressistas quanto de neoliberais, podendo gerar, se aplicados, resultados opostos. Reduzida a “igualdade de oportunidade” como a que quer o Banco Mundial, a concepção de eqüidade limita o alcance das políticas sociais, as quais deveriam servir como instrumento, em um primeiro momento, da distribuição das riquezas produzidas pela sociedade capitalista e, ainda, somadas as políticas educacionais, possibilitar condições mais equânimes de vida.<hr/>This work discusses the concept of equity, which is one of the main principles in the formulation of educational policies in Brazil, particularly since the 1990s. Since the 1970s, multilateral bodies have influenced the governments of developing countries, by offering financial resources for investment in educational policies and assistance in the formulation of those policies with the aim, according to their documents, of contributing to decreasing poverty levels around the world. In the creation of these policies, the concept of equality, which is present in classical liberalism, was replaced by the category of equity, apparently expressing what neoliberals understand as being appropriate for human societies. However, the term chosen assumes multiple meanings, forming part of the discourse of the progressives as well as that of the neoliberals, therefore it could generate, if applied, opposite results. Reduced to the "equal opportunities" as the World Bank would have it, the concept of equity limits the scope of social policies, which should serve as an instrument, first and foremost, for the distribution of wealth produced by the capitalist society, and together with the educational proposals, enable more equal living conditions. <![CDATA[Uma reflexão acerca da problemática educacional que envolve o indígena com necessidades educacionais especiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As discussões sobre a educação escolar indígena são um tanto quanto polêmicas, pois, para alguns estudiosos, trata-se de uma escola diferenciada e, para outros, uma escola que deve se adequar às diferenças. O assunto torna-se ainda mais complicado quando o indígena apresenta necessidades educacionais especiais. Nosso objetivo neste artigo é iniciar uma discussão sobre como os indígenas com necessidades educacionais especiais são acompanhados em todos os aspectos de sua educação e apresentar alguns impasses sobre esse tipo de atendimento. Para tanto, analisamos a Constituição Federal de 1988, as leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96 e o Estatuto do Índio, no que se refere à educação indígena e ao atendimento à pessoa com necessidades especiais. Por meio de entrevistas, procuramos evidenciar os problemas que os indígenas com necessidades educacionais especiais encontram em sua formação. A maior dificuldade enfrentada pelos indígenas é a falta de comunicabilidade devido a falta de profissionais bilíngües em escolas especializadas, como, também, nas escolas da rede regular de ensino.<hr/>Discussions about school education for indigenous people are somewhat polemic, since for some academics, it is a school which is different from the regular school, while for others, it is the school that should adjust to the differences. The subject is complicated still further when indigenous children have special educational needs. Our objective, in this article, is to initiate a discussion about how indigenous children with special educational needs are attended in all the aspects of their education, and to present some challenges facing this type of attention. For this, we analyze the Federal Constitution of 1988, the National Education Bases and Guidelines Law 9394/96 and the Estatuto do Índio (Statute of the Indian), in relation to indigenous education and attention for people with special educational needs. Through interviews, we seek to show the problems that indigenous children with special educational needs encounter in their education. The biggest difficulty faced by these children is a lack of communicability, due to the lack of bilingual teachers in specialized schools, and in the regular education network. <![CDATA[Educação geográfica e a consciência espacial cidadã]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo afirma a finalidade da Geografia escolar hodierna, desde o nível fundamental, como formação da consciência espacial-cidadã, em vista de interações criteriosas dos sujeitos com e na Terra. A leitura de mundo e, pois, do espaço geográfico, põe-se em perspectiva sistêmico-complexa - tendo em conta as múltiplas relações das dinâmicas espaciais, enquanto construções sócio-histórico-culturais. Autores que vêm fazendo a crítica da educação geográfica na escola, como Callai, Cavalcanti, Kaercher, Pontuschka, Straforini e Vesentini, fundamentam novas posições de docentes e alunos frente ao conhecimento e aos processos de ensinar e aprender Geografia no século XXI. Segundo uma proposição básica de P. Freire, trata-se do desenvolvimento de uma consciência crítica para a transformação social, mediante a temporalização dos espaços geográficos e o fazer criativo da História.<hr/>The article affirms the role of Geography in today's school, since elementary level education, in the formation of social and spatial awareness, in view of the close interactions between humans and the Earth. A knowledge of the world, and therefore, of the geographic space, involves a systemic-complex perspective which encompasses multiple relations within spacial dynamics, as social, historical and cultural constructions. Authors who are critical of geography in schools, such as Callai, Cavalcanti, Kaercher, Pontuschka, Straforini and Vesentini, form the basis of new positions on the part of educators and students, faced with knowledge and the processes of teaching and learning Geography in the 21st. century. Following the basic proposal of Paulo Freire, it involves the development of a critical awareness for social change, through the temporalization of geographic spaces, and the creative making of history. <![CDATA[Ensinando e aprendendo saúde e cidadania: um relato de experiência de extensão universitária do Projeto Univali/Mulher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Univali Mulher é um programa de promoção da saúde e cidadania, destinado a aproximadamente 60 meninas de duas escolas localizadas no bairro Promorar II em Itajaí, SC. Tem como objetivos a prevenção da violência contra a mulher, através de um processo dialógico de ensino e aprendizagem, bem como articular a troca de conhecimentos e práticas entre docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde e crianças e adolescentes da comunidade envolvida; promover o crescimento e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes inscritos no programa; propiciar as crianças, adolescentes, estudantes e docentes situações que fortaleçam suas potencialidades para um viver e conviver saudável comprometido com o bem estar próprio e da coletividade e despertar a consciência crítica e ambiental, com ações voltadas à conquista da cidadania. Caracteriza-se por uma abordagem interdisciplinar integrando: graduandos de cursos como Direito, Pedagogia, Relações Públicas, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Jornalismo pós-graduandos do mestrado em saúde e docentes de diferentes centros. Como resultado se espera que as meninas participantes sejam capazes de lutar pelos seus direitos e assumir responsabilidades e que o conhecimento adquirido pela troca com o grupo seja mola propulsora para a transformação das relações familiares.<hr/>"Univali Mulher" (Univali Woman) is a program for promoting health and social responsibility, aimed at approximately 60 girls of two schools located at the district of Promorar II in Itajaí, Santa Catarina. The objectives of the program are to prevent violence against women, through teaching and learning dialogical process; to articulate the exchange of knowledge among teachers and students of graduate and postgraduate courses in the area children's and adolescents' health in the community in question; to promote the growth and healthy development of children and adolescents enrolled in the program; provide the children, adolescents, students and teachers with situations which strengthen their potential for a healthy lifestyle and social interaction, focusing on their own well-being and that of the community as a whole; and to develop a critical and environmental awareness, with actions geared towards developing social responsibility. It takes an interdisciplinary, integrating approach: graduates of courses like law, pedagogy, public relations, psychology, hearing and speech therapy, nursing, medicine, physiotherapy and journalism; postgraduates from the Master's degree in health, and teachers from different centers. As a result, it is hoped that the girls who take part in the program will be better equipped to fight for their rights and take on responsibilities, and that the knowledge acquired through the group exchange will provide a springboard for transforming their family relationships. <![CDATA[Reflexões sobre desenho infantil, memória e percepção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda algumas contribuições dos estudos de memória e percepção para a compreensão do desenho infantil. Acredita-se que, para compreender o desenho infantil, é necessário o entendimento de questões relativas à memória (Duarte, 2003). Da mesma forma, se desenvolvermos a memória visual, poderemos desenvolver capacidades de desenho. Utilizamos aqui as considerações de Piaget e Inhelder (1993) sobre a natureza da percepção e do desenho, o conceito de modelo interno de Georges-Henri Luquet (1969) e as pesquisas de Bernard Darras (1996, 2003) sobre memória visual e memória procedural. Posteriormente são consideradas as relações entre a memória visual, a realidade e as representações imagéticas. Brent e Marjorie Wilson (1982) procuram explicar porque é mais fácil copiar um desenho de determinado objeto do que tentar evocar mentalmente uma imagem visual real do mesmo objeto. Finalmente consideramos a importância do entendimento destas questões para que o professor possa trabalhar melhor o desenho com seus alunos.<hr/>This article addresses the contribution of memory and perception for understanding children's drawings. We believe that to understand a child's drawings, it is necessary to understand some issues related to the memory (Duarte, 2003). Likewise, if we can develop our visual memory, then we could also develop drawing capabilities. We use Piaget's (1981) considerations about the nature of perception and drawing, the concept of internal modelling of Georges-Henri Luquet (1927), and the studies of Bernard Darras (1996, 2003) about visual and procedural memories. Next, we consider the relationship between visual memory, reality, and image representations. Brent and Marjorie Wilson (1982) attempt to explain why it easier to copy a drawing of a certain object than trying to mentally evoke a real visual image of the same object. Finally, we consider the importance of understanding these issues, for enabling the teacher to improve his or her work with drawing among the students. <![CDATA[Novos murmúrios sobre as metodologias de pesquisa com crianças pequenas: desafios e rupturas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto originou-se em uma investigação que teve como motivação central procurar compreender as práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública de Florianópolis. Um grupo de 20 crianças entre três e quatro anos de idade foram sujeitos da pesquisa. A análise recorta dessas práticas as relações estabelecidas entre os adultos e as crianças no interior da instituição, especialmente aquelas situações marcadas pelos adultos como sendo de “transgressão” por parte das crianças. Destaco aqui o percurso metodológico do trabalho com o objetivo de registrar as possibilidades de pesquisa com as crianças que levem em conta sua condição de sujeitos sociais plenos. As relações entre as crianças (pares) revelaram um certo grau de cumplicidade na formulação de estratégias pelas quais buscavam “burlar” algumas das regras. Tais observações constituem um alerta e uma orientação para aqueles que pretendem construir uma pedagogia que transite da regulação para a emancipação.<hr/>This text arose out of an investigation which attempted to understand the educational practices developed in an early childhood educational institution in Florianópolis. A group of twenty children, aged between three and four years, were the subjects of the research. The study analyzes, within these educational practices, the relationships established between the adults and the children in the institution, especially in situations highlighted by the adults as "misdemeanors" committed by the children. Here I highlight the methodological route taken in this work, in order to register possibilities for research with the children that take them into account as full-grown social subjects. The relationships among the children (pairs) revealed a certain degree of complicity in the devising of strategies through which they attempted to "get round" some of the rules. These observations provide a warning and a guideline for those seeking to build a pedagogy that moves away from regulation and focuses instead, on emancipation. <![CDATA[Nilton Bueno Fischer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto originou-se em uma investigação que teve como motivação central procurar compreender as práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública de Florianópolis. Um grupo de 20 crianças entre três e quatro anos de idade foram sujeitos da pesquisa. A análise recorta dessas práticas as relações estabelecidas entre os adultos e as crianças no interior da instituição, especialmente aquelas situações marcadas pelos adultos como sendo de “transgressão” por parte das crianças. Destaco aqui o percurso metodológico do trabalho com o objetivo de registrar as possibilidades de pesquisa com as crianças que levem em conta sua condição de sujeitos sociais plenos. As relações entre as crianças (pares) revelaram um certo grau de cumplicidade na formulação de estratégias pelas quais buscavam “burlar” algumas das regras. Tais observações constituem um alerta e uma orientação para aqueles que pretendem construir uma pedagogia que transite da regulação para a emancipação.<hr/>This text arose out of an investigation which attempted to understand the educational practices developed in an early childhood educational institution in Florianópolis. A group of twenty children, aged between three and four years, were the subjects of the research. The study analyzes, within these educational practices, the relationships established between the adults and the children in the institution, especially in situations highlighted by the adults as "misdemeanors" committed by the children. Here I highlight the methodological route taken in this work, in order to register possibilities for research with the children that take them into account as full-grown social subjects. The relationships among the children (pairs) revealed a certain degree of complicity in the devising of strategies through which they attempted to "get round" some of the rules. These observations provide a warning and a guideline for those seeking to build a pedagogy that moves away from regulation and focuses instead, on emancipation.