Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420080003&lang=pt vol. 08 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Um modelo de educação sexual pelos pares em escolas portuguesas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta o Programa Nacional de Educação pelos Pares, um modelo de educação sexual que é implementado pela Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida em escolas portuguesas. Partindo de dados epidemiológicos e uma revisão sobre o suporte teórico e empírico da educação pelos pares, este texto discute e fundamenta as principais etapas de intervenção e levanta questões actuais e controversas no âmbito da Educação Sexual, que continua a ser um desafio contemporâneo da Educação.<hr/>This article presents the National Peer Education Program, a sex education model which is being implemented by the Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida (Portuguese Foundation The Community Against AIDS) in Portuguese schools. Based on the epidemiological data and a review on the theoretical and empirical background to peer education, this text presents and discusses the main stages of intervention, and raises topical and controversial issues in the area of Sex Education, which continue to present a challenge for contemporary Education. <![CDATA[A emergência da prevenção do uso de drogas na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo constitui um estudo sobre os modos pelos quais a idéia de prevenção ao uso de drogas tornou-se uma questão para o campo da Educação. Pretende-se trazer elementos a uma compreensão acerca de como uma determinada forma de pensar a respeito do uso ilícito de certas substâncias psicoativas se constituiu e encontrou na educação um modo privilegiado de efetivar-se. Para tal, toma-se por objeto de estudo os anais do “Fórum de Debates Sobre o Uso e o Tráfico de Substâncias Tóxicas ou que Causam Dependência Física ou Psíquica”, evento realizado na Cidade de Porto Alegre no ano de 1970 e que constitui um marco no Brasil devido a seu caráter de ineditismo e pioneirismo. Com inspiração nas teorizações de Michel Foucault, esse artigo pretende investigar, a partir da análise dos anais do referido fórum, as relações entre a emergência da prevenção do uso de drogas pela via educacional e uma trama de poderes diversos que, entendidos aqui como circulando na ordem da governamentalidade, operam no sentido de gerir comportamentos de modo econômico e seguro.<hr/>This paper studies the ways in which the idea of drug abuse prevention became an issue in the field of Education. It brings elements for an understanding of how a particular way of thinking about the illegal use of certain psychoactive substances was formed, and how it found in Education a good means of implementation. The object of the study is the historical records of the “Fórum de Debates Sobre o Uso e o Tráfico de Substâncias Tóxicas ou que Causam Dependência Física ou Psíquica” (Forum on the Use and Traffic of Toxic Substances or which Causes Physical or Psychological Dependence), an event held in the city of Porto Alegre in the 1970s, which constitutes a landmark in Brazil as it was the first event of its kind. Inspired by the theories of Michel Foucault, and based on an analysis of the above-mentioned historical records, this paper investigates the relations between the emergence of drug abuse prevention in schools, and how the web of diverse powers, understood here as circulating at government level, regulates these behaviors in a way that is cost-effective and safe. <![CDATA[Indisciplina na escola: questões sobre mudança de paradigma]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma pesquisa sobre indisciplina na Educação Básica, tendo por objetivo analisar um conjunto de desafios destacados de uma série de observações realizadas em um grupo de escolas públicas e privadas, de Ensino Fundamental e Ensino Médio, ao longo dos últimos cinco anos. As questões aqui analisadas resultaram de um processo de investigação exploratória de natureza qualitativa, desenvolvida através de observação participante, segundo uma abordagem aberta, tendo por foco o tratamento dedicado às questões de indisciplina no cotidiano das escolas consideradas. As observações realizadas resultaram em um conjunto de cinco questões, aqui analisadas como desafios a serem superados nas escolas: ausência de visão compartilhada; inversão de prioridades; sensibilidade a incidentes eventuais; ações parciais substituem estratégias para mudança; e ausência de conhecimento sistemático sobre a indisciplina nas escolas.<hr/>This article presents a study on lack of discipline in Basic Education, seeking to analyze a set of challenges highlighted following a series of observations carried in a group of public and private elementary and secondary schools, over the last five years. The issues analyzed here are the result of a process of qualitative exploratory inquiry, carried out through participant observation using an open approach which focused on the way matters of indiscipline are dealt with in the daily routine of the schools studied. The observations carried out resulted in a set of five issues, analyzed here as challenges to be overcome in schools. These are: the absence of a shared vision; inversion of priorities; sensitivity to incidents; partial actions replacing strategies for change; and absence of systematic knowledge of lack of discipline in the schools. <![CDATA[Violência nas escolas, educação para a cidadania e história da educação no Brasil: contrastes e conexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A violência nas escolas, embora não seja um fato novo, em razão do seu recrudescimento, tem sido alvo da preocupação de todos os que se encontram envolvidos ou são atingidos pelo problema, especialmente nas escolas públicas. Trata-se de um problema que não pode ser analisado de maneira deslocada da sociedade em que está inserida a escola, mas deve ser visto como um caso específico, que possui suas particularidades. Esse artigo busca trazer à tona essa questão, relacionando-a diretamente com a herança cultural e política brasileira por meio de um apanhado histórico do desenvolvimento do sistema educacional, procurando assim compreender de que forma a negação de acesso à cidadania pode fazer com que a falta de vínculos do indivíduo com a sociedade e a escola o impeça de se perceber como cidadão.<hr/>Because violence in schools, although nothing new, is worsening, it has become an object of concern for all those involved or affected by the problem, particularly in public schools. It is a problem that cannot be analyzed in separation from the society surrounding the school where violence occurs, but each school should be seen as a specific case, with its own characteristics. This article raises this issue, relating it directly to Brazilian cultural and political heritage, through a selective history of the development of the education system, in an attempt to understand how the form of denial of access to citizenship can cause the lack of ties between the individual and society and the school to prevent the individual from perceiving him/herself as a full citizen. <![CDATA[A perda de vínculos familiares, escolares e sociais e suas conseqüências para o desenvolvimento educacional da criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura discutir a perda de vínculos familiares, escolares e sociais e suas implicações no processo educacional, principalmente no que diz respeito ao abandono e/ou não continuidade da educação básica. A escolha do tema decorreu de um estudo qualitativo através de um programa de informática específico, o Atlas TI. A partir de um documento produzido com base nos Objetivos do Milênio, procuramos evidenciar os pontos relevantes que interferem na meta “Educação básica de qualidade para todos”.<hr/>This article discusses the loss of family, school and social ties, and its implications for the educational process, particularity in relation to abandonment and/or failure to continue basic education. The choice of theme was the result of a qualitative study carried out using a specific computer program; Atlas TI. Based on a document produced according to the Millennium Goals, we sought to show the relevant points that influence the goal of “Achieving universal primary education for all”. <![CDATA[A educação empreendedora para pequenos produtores agrícolas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute a questão da educação voltada para os pequenos produtores rurais brasileiros, destacando seu papel imprescindível para a formação de uma nova mentalidade empreendedora no campo. Ao mesmo tempo, compõe um referencial teórico que tem como finalidade subsidiar outras pesquisas sobre o tema. Tratou-se de um estudo descritivo fundamentado em dados secundários obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras Instituições. Os resultados permitiram concluir que continuam existindo duas realidades no campo: uma que reflete a produtividade e a riqueza e outra que retrata a miséria e o desemprego. Assim, tornou-se necessária a implementação de um novo modelo de produção e apoio ao campo que comporte treinamento para os pequenos produtores rurais dentro de um novo paradigma educacional, voltado para o empreendedorismo.<hr/>This article discusses the issue of education geared for small Brazilian rural farmers, highlighting its essential role for the construction of a new entrepreneurial mentality in the rural localities. At the same time, composes a theoretical reference that aims to subsidize others researches on the subject. This article is a descriptive study based on secondary data obtained from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and from other institutions. The results showed that there are still two realities in the rural localities: one that reflects the productivity and wealth and one that portrays the poverty and unemployment. So it became necessary to implement a new model of production and support to rural localities that includes training for rural producers within a new educational paradigm, turned to entrepreneurship. <![CDATA[O disléxico como sujeito do processo ensino-aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura apresentar idéias acerca da complexidade do processo ensino-aprendizagem, em que o sujeito seja disléxico. A dislexia, dessa forma, está vinculada ao entendimento do ser humano, o que envolve indagações sobre quem somos; como se processa a memória e, conseqüentemente, o pensamento/linguagem; como aprendemos e do porquê das dificuldades no processo individual de aprendizado, o que representa um dos desafios deste século. Os operadores cognitivos são utilizados, no texto, para realçar o que propomos para aprimorar o processo de aprendizagem. Por meio deles, visamos a uma política pública de inclusão e de respeito às diferenças individuais dos disléxicos. Recomenda-se, assim, mudança na formação inicial em que se propiciem momentos de reflexão dos futuros docentes para viabilidade de currículos mais flexíveis e de práticas inovadoras que atendam às necessidades dos estudantes disléxicos.<hr/>This article seeks to present ideas about the complexity of the teaching-learning process in which the subject is dyslexic. Dyslexia is linked to the understanding of the human being, which involves questions about who we are, how the memory, and consequently thought/language are processed, how we learn, and the reasons for difficulties in the learning process of the individual, which is one of the challenges of this century. Cognitive operators are used in the text to highlight our proposal for improving the learning process. Through these operations, we promote a public policy of inclusion and respect for the individual differences of dyslexic students. Thus, a change is recommended in the initial training, providing moments of reflection for teachers on the future feasibility of more flexible curricula and innovative practices that will meet the needs of dyslexic students. <![CDATA[Alunos com altas habilidades/superdotação e seu atendimento em uma escola pública: uma discussão sobre a inclusão e a gestão educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa foi desenvolvida durante o Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM, numa Escola da Rede Estadual de Santa Maria que possui alunos identificados com características de altas habilidades/superdotação. Tem como objetivo investigar como uma escola, através do processo de gestão educacional, organiza suas propostas administrativas e pedagógicas para promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos com características de altas habilidades/superdotação. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e utiliza como instrumentos a pesquisa documental, uma entrevista semi-estruturada com os professores dos alunos identificados com altas habilidades/superdotação e uma entrevista semi-estruturada com um membro da coordenação escolar, além da observação em sala de aula.<hr/>This research was developed during the Specialization Course in Educational Management/UFSM, at a State School in Santa Maria, which has pupils identified as having high abilities/giftedness. Its objective is to investigate how a school, through its process of educational administration, organizes its teaching and administrative proposals to promote the development of potential of students with high abilities/giftedness. The research uses a qualitative approach, of the case study type, and the tools of document search, semi-structured interviews with teachers of students identified as having high abilities/giftedness, and a semi-structured interview with a member of the school administration, as well as observation in the classroom. <![CDATA[Negociações culturais e mudanças curriculares no ensino superior protagonizadas por sujeitos da etnia/raça afrodescendente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa alguns processos de negociação cultural que ocorreram em função da presença de afro-descendentes no Ensino Superior. A pesquisa teve como fonte sujeitos afro-descendentes de uma comunidade, a comunidade Negraeva, localizada no Município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que acessaram o Ensino Superior por meio do Projeto Negraeva. Pela pesquisa, foi possível concluir que a presença deles em diferentes cursos e em diferentes instituições de Ensino Superior (uma pública e duas particulares) produziu um conjunto de negociações, forjando discussões e práticas que não constavam nos currículos dos cursos dessas instituições.<hr/>The text analyses some processes of cultural negotiation resulting from the presence of afro-descendents in Higher Education. The source of the research was afro-descendents belonging to the Negraeva community in the municipal district of Campo Grande, in the State of Mato Grosso do Sul, who were able to enter university through the Negraeva Project. From the research it was concluded that their presence in different courses and in different universities (one a government institution and two private universities) produced a set of negotiations, prompting discussions and practices that were not part of the course curriculum of these institutions. <![CDATA[Pode alguém ser um educador sem ser opressor? Reflexões acerca da ética e da pedagogia crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é uma reflexão acerca da ética e da pedagogia crítica a partir da perspectiva de Paulo Freire. Com o intuito de se entender mais claramente o processo educacional atual, buscou-se resgatar as abordagens principais que participaram da formação deste processo, já que cada uma destas implica diferentes práticas educacionais. O que se pôde observar é que, apesar das várias abordagens existentes, duas correntes caracterizam o sistema de ensino atual: uma que atenda às exigências do mundo produtivo, e outra que busca o desenvolvimento de uma cultura crítica e fundamentada, capaz de acenar como uma condição emancipatória. Buscamos, neste artigo, trazer à tona a questão da ética no ensino como forma de emancipação dos sujeitos. Assim, a partir da leitura do papel do professor na formação dos alunos, analisamos a perspectiva crítica da educação como projeto adequado para o desenvolvimento ético dos alunos na escola e na sociedade.<hr/>This work is a reflection on ethics and critical pedagogy, from the perspective of Paulo Freire. In order to gain a clear understanding of the current educational process, we analyzed the main approaches involved in the formation of this process, since each of these approaches involves different educational practices. What we observed is that despite the many approaches that exist, the current education system is characterized by two main streams of thought: one that meets the requirements of the productive world and another which seeks to develop a culture capable of critical thinking in order to lead to an emancipatory condition. In this article, we raise the issue of ethics in education as a means of emancipation of the subjects. Thus, from the reading of the teacher’s role in the education of the students, we analyze the critical perspective of education as a project which is appropriate for the ethical development of students in school and in society. <![CDATA[Sobre formação de professores e o desafio da ética e da moral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta, inicialmente, um panorama descritivo das conseqüências do relativismo ético e do eclipse da moralidade, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista filosófico. Em seguida, a partir da definição de ética e moral assumida por Yves de La Taille, o texto apresenta algumas inferências possíveis sobre a concepção de ética, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Finalmente, são apresentadas algumas perspectivas que a discussão sobre ética e moral pode assumir na Educação e, especificamente, na formação de professores.<hr/>Firstly, this article gives a descriptive overview of the consequences of ethical relativism and moral decline, from both social and philosophical perspectives. Secondly, based on the definition of ethics and moral of Yves de La Taille, it presents some possible inferences on the concept of ethics, present in the National Curricular Guidelines for Graduate courses in Pedagogy. Finally it presents some perspectives on the role of ethical and moral discussion in the Education, focusing, more specially, on its role in teacher training. <![CDATA[Gestão escolar e combate à violência: uma articulação necessária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A questão que norteia esse artigo é uma reflexão acerca do contínuo agravamento da violência nas escolas e também sobre as ações e iniciativas de combate a esse fenômeno. Será abordada, ainda, a importância do gestor educacional como figura de frente no contexto escolar, dada sua maior autonomia e maior poder de decisão que seus pares, o que o coloca como principal personagem na mobilização de ações para o enfrentamento, o combate e a prevenção aos atos violentos no ambiente escolar. Este fato nos leva a crer que não se pode conceber essa luta sem considerar a forte presença e atuação desse profissional.<hr/>This article is guided by a reflection on the continuous worsening of violence in schools, and the actions and initiatives taken to combat this phenomenon. It addresses the importance of the educational manager as a key figure in the school context, given the greater autonomy and power of decision-making of this individual over his/her colleagues, which gives him/her a leading role in the mobilization of actions to confront, combat and prevent acts of violence in the school. This fact leads us to believe that this struggle cannot be adequately dealt with without the strong presence and action this professional. <![CDATA[Children’s understanding of fractions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142008000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A questão que norteia esse artigo é uma reflexão acerca do contínuo agravamento da violência nas escolas e também sobre as ações e iniciativas de combate a esse fenômeno. Será abordada, ainda, a importância do gestor educacional como figura de frente no contexto escolar, dada sua maior autonomia e maior poder de decisão que seus pares, o que o coloca como principal personagem na mobilização de ações para o enfrentamento, o combate e a prevenção aos atos violentos no ambiente escolar. Este fato nos leva a crer que não se pode conceber essa luta sem considerar a forte presença e atuação desse profissional.<hr/>This article is guided by a reflection on the continuous worsening of violence in schools, and the actions and initiatives taken to combat this phenomenon. It addresses the importance of the educational manager as a key figure in the school context, given the greater autonomy and power of decision-making of this individual over his/her colleagues, which gives him/her a leading role in the mobilization of actions to confront, combat and prevent acts of violence in the school. This fact leads us to believe that this struggle cannot be adequately dealt with without the strong presence and action this professional.