Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420090001&lang=pt vol. 09 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta algumas considerações teórico-metodológicas sobre a análise de políticas educacionais. Busca-se demonstrar que o debate acerca dessas questões, apesar de relevante e necessário, é ainda escasso no contexto brasileiro. Dessa forma, destaca-se a importância de se ampliar o diálogo com abordagens e referenciais analíticos que têm sido empregados em outros países, com a finalidade de aprofundar e expandir as bases teóricas que têm fundamentado as pesquisas brasileiras desse campo. A partir das ideias de alguns autores (Bowe et al., 1992; Rhodes e Marsh, 1992; Ball, 1994; 2007; Taylor, 1997; Fulcher, 1999; Muller, 2000; Muller e Surel, 2002; Olssen et al., 2004; Lingard e Ozga, 2007), busca-se indicar que a pesquisa de políticas educacionais, comprometida com uma perspectiva crítica e dialética, demanda uma investigação abrangente e aprofundada do conjunto de influências que atuam no processo de formulação de políticas, tais como: influências globais/internacionais, agências multilaterais, arquiteturas políticas nacionais e locais, indivíduos, grupos, redes políticas, entre outros. Dentre essas, o texto destaca o papel das redes políticas no processo de disputa por influências, argumentando que tais redes podem ter objetivos diferenciados e que a noção de redes políticas pode ser útil para se compreender a correlação de forças e as disputas que envolvem a definição de políticas e o processo decisório.<hr/>This article presents some theoretical and methodological considerations on the analysis of educational policies. It seeks to demonstrate that debate surrounding these issues, despite being necessary and relevant, is still lacking in the Brazilian context. Thus, it highlights the importance of expanding the dialogue with other approaches and analytical frameworks, as applied in other countries, with the aim of strengthening the theoretical underpinnings of Brazilian educational research in this field. Based on the ideas of several authors (Bowe et al., 1992; Rhodes and Marsh, 1992; Ball, 1994, 2007; Taylor, 1997; Fulcher, 1999; Muller, 2000; Muller and Surel, 2002; Olssen et al., 2004; Lingard and Ozga, 2007), it points out that research on education policies, committed to a dialectical and critical perspective, demands a broader investigation of the range of influences that operate in the process of policy making, such as: global/international influences, multilateral agencies, national and local political structures, groups and policy networks, among others. More specifically, the article emphasizes the role of policy networks in the process of competing influences, arguing that such networks can have different aims and that they are useful for understanding the correlation of forces and the competing influences present in the policy-making and decision-making process. <![CDATA[Currículo, formas de controle e produção das fronteiras da inclusão/exclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é fruto de uma pesquisa docente, vinculada ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, sobre a reflexão dos professores e professoras acerca do currículo escolar da educação básica. O objetivo é problematizar o currículo como um dispositivo de controle na educação básica, quer seja pela forma como se desenvolve a avaliação, quer seja pela forma como professores e professoras concebem o currículo, produzindo as fronteiras da inclusão/exclusão. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, e como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada junto a educadores da educação básica. Discutimos a escola e o currículo como uma forma de controle que exerce a vigilância permanente sobre as vontades, desejos e disposições dos alunos e alunas, produzindo as fronteiras da inclusão/exclusão.<hr/>This article is the fruit of teacher research linked to the Post Graduate Program - Master’s Degree in Education of the Dom Bosco Catholic University. The aim is to question the curriculum as a device for control in primary education, whether through the way evaluation is carried out, or through the way teachers understand the curriculum, producing frontiers of inclusion/exclusion. A qualitative methodology was used, and as the data collection tool, a semi-structured interview with basic education teachers. It discusses the school and the curriculum as a form of control which exercises a permanent vigilance over the whims, desires and temperaments of the pupils, producing frontiers of inclusion and exclusion. <![CDATA[Uma leitura em diagonal: as relações entre o diagnóstico e a inclusão escolar de sujeitos com autismo e psicose infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto aborda a escolarização de crianças e adolescentes com graves problemas de desenvolvimento ou constituindo uma estruturação atípica, seja ela o autismo, seja a psicose. O recorte privilegiado aproxima psicanálise freudo-lacaniana, hermenêutica filosófica, educação especial e processos inclusivos. Mais especificamente, reflete-se sobre o lugar do diagnóstico na construção das (im)possibilidades escolares, a partir da análise dos últimos 28 anos de produção científico-acadêmica sobre o tema. A proposição é que existe uma centralidade do diagnóstico na condução dos percursos educacionais desses sujeitos. Frequentemente, o diagnóstico é identificado como o ato de desvelar e/ou decodificar. Em outra perspectiva, defende-se que a relação diagnóstico-escolarização implica a construção de uma leitura, a invenção de possibilidades. Como não há um percurso pré-estabelecido, garantido e antecipado pelo diagnóstico, o professor e a escola responsabilizam-se por suas escolhas, visando à experiência escolar de seu aluno. Daí a base de sua conduta ser ética, em lugar de um método ou técnica.<hr/>This text addresses the schooling of children and adolescents with serious developmental impairment or atypical structuring, such as autism or psychosis. The perspective adopted builds on Freudian-Lacanian psychoanalysis, philosophical hermeneutics, special education, and processes of inclusion. More specifically, it reflects on the place of diagnosis in the construction of (im)possibilities within schools, based on an analysis of academic and scientific production on the theme over the past 28 years. The existience of a centrality of diagnosis is proposed, in the establishment of educational pathways for these subjects. Diagnosis is often identified as an act of unveiling and/or decoding. From another perspective, it is defended that the relationship between diagnosis and schooling involves the construction of a reading and the invention of possibilities. As there is no pre-established path, guaranteed and anticipated by the diagnosis, the teacher and the school are responsible for their choices, seeking to enhance the school experience of their students. The basis of their action is therefore ethical conduct, rather than a method or technique. <![CDATA[A pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda as tendências de pesquisa, compartilhadas no país nos últimos anos e as percepções destas tendências no contexto educacional, a partir de sistematização, cuja base é a revisão bibliográfica e a revisão de apontamentos, ao longo da jornada como professora de Pesquisa em Educação nos últimos quinze anos. Tal forma de abordagem, como se pode perceber, assenta-se em uma perspectiva dialética, contemplando os movimentos e as contradições próprios dos espaços educativos e, portanto, sociais. Como sistematização, o artigo foi organizado de modo a apresentar concepções de pesquisa em educação, entender como se configuram estas concepções sob o ponto de vista histórico e sugerir algumas dificuldades do trabalho neste campo na atualidade, incluindo, neste aspecto, menções ao financiamento da pesquisa em educação no país. Estes temas apresentam-se imbricados e interdependentes ao longo dos argumentos.<hr/>The article discusses the research trends, shared in the country in recent years, and the perceptions of these trends in an educational context, through a systematization based on a literature review and revision of notes taken during the working day, as a teacher in Educational Research over the last fifteen years. It can be seen that this form of approach is based on a dialectic view, contemplating the movements and contradictions inherent to educational, and therefore social spaces. As a systematization, the article was organized to present concepts in educational research, to understand how these concepts are configured from a historical point of view, and to suggest some work difficulties in this field at the present time, including, within this aspect, financing of educational research in the country. These themes are interconnected and interdependent throughout the arguments. <![CDATA[Educação ambiental e ensino de ciências em escolas públicas alagoanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho trata das articulações teórico-metodológicas entre o ensino de Ciências e a Educação Ambiental (EA) em escolas públicas de Santana do Ipanema-AL. Objetivou-se conhecer as concepções de Ambiente de cinco professores de Ciências e entender como tais concepções influenciam suas práticas pedagógicas. Para analisar as concepções de Ambiente, recorreu-se às categorias de conteúdo naturalista, antropocêntrica e globalizante, delimitadas por Reigota. Quanto à interferência de tais concepções sobre as práticas docentes, recorreu-se à classificação de Amaral. Os resultados obtidos indicam que as concepções de Ambiente apresentadas pelos professores os distanciam de virem a configurar o ensino de Ciências como EA, revelando que ainda persiste um reducionismo no entendimento do que vem a ser Ambiente. Verificou-se, também, correspondência entre as concepções de Ambiente, o entendimento dos professores sobre EA e a forma como pensam a inserção desta no ensino de Ciências. Concluiu-se que, nas práticas pedagógicas dos referidos professores, foi possível encontrar a Educação Ambiental de forma diluída no ensino de Ciências, reduzida ao ensino da Ecologia.<hr/>This work discusses the theoretical and methodological articulations between the teaching of Science and Environmental Education (EE) in public schools in Santana do Ipanema, Alagoas, Brazil. It seeks to discover the concepts of Environment of five science teachers from those schools, and to understand how these concepts influence their teaching practices. To analyze the concepts of Environment presented by the teachers, Reigota’s categories were used: naturalist, anthropocentric and globalizing. In relation to the interference that those concepts present on the teachers’ pedagogical practices, Amaral’s classification was used. The results indicate that the concepts of Environment shown by the teachers are far from determining their Science teaching practices as EE, revealing that a reductionism still exists with regard to the understanding of the Environment. A correlation was also observed between the concepts of Environment, the teachers’ understanding of EE, and their views on the inclusion of EE in Science teaching. The work concludes that in all the teaching practices investigated, it was observed that Environmental Education is still dispersed in Science teaching, and is reduced to teaching on Ecology. <![CDATA[Repensando o ensino de literatura no ensino médio: a interação texto-leitor como centro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo defende uma abordagem da literatura no Ensino Médio diversa da perspectiva histórica geralmente conferida à disciplina, que se encontra refletida na organização da maior parte dos manuais didáticos utilizados nas salas de aula do país. Propõe-se um trabalho voltado para a interação do aluno com o texto, no qual a seleção de obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor e a análise literária dessas obras permitam ao educando construir sentidos para o texto a partir de suas vivências. Os resultados observados em prática de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, a partir de textos de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, indicam que essa proposta possibilita a aproximação entre o adolescente e o texto literário, a significação dos textos e a instrumentalização dos alunos para a leitura.<hr/>This article is about a different approach to Literature as a high school subject compared to the historical perspective that has been attributed to this discipline, and the way it has influenced most of the textbooks used in classrooms in our country. It proposes a work focusing on the student’s interaction with the text, in such a way that it becomes possible for the student or reader to interact with the literary text, and produce meaning based on his or her experiences. What has been observed in a first year high school class, applying our new proposal for the teaching of Literature, and working with texts by Gregório de Matos and Padre Antonio Vieira, is that an approach was possible between the adolescent and the literary texts, as well as the construction of meaning and the equipping of students for reading tasks. <![CDATA[Embates sobre a neutralidade na educação: a formação ideológica do discurso da Revista Veja]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho teve por objetivo apresentar uma contraposição ao discurso da neutralidade da educação. Primeiramente no plano teórico, com críticas ao modelo de escola neutra e, posteriormente, por meio de uma análise do discurso da Revista Veja, visando identificar a formação ideológica e as estratégias do discurso defensor da educação neutra. A partir disso, buscou-se traçar considerações sobre a impossibilidade de se sustentar um discurso sobre neutralidade na educação e as consequências últimas ligadas à sustentação dessa visão pedagógica.<hr/>This objective of this study is to contradict the discourse of the neutrality in education. Firstly at a theoretical level, with criticisms of the model of the neutral school and then, through an analysis of the discourse of Veja magazine, seeking to identify the ideological training and the discourse strategies used to defend neutral education. Based on this, there is an attempt to outline some considerations regarding the impossibility of maintaining a discourse on neutrality in education and the consequences of sustaining this pedagogical vision. <![CDATA[Leituras na primeira pessoa do plural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O êxito na socialização do gostar de ler advém, muitas vezes, da metodologia assumida pelo professor, a quem compete, em primeiro lugar, inteirar-se do texto e paulatinamente captarlhe as sutilezas. Ciente, então, de que a leitura é condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual, o professor tece os fios que enredam o aluno ao livro, tornando-o leitor. Contudo, não se pode olvidar a influência do ambiente familiar, o convívio precoce com os livros como bem o comprovam inúmeros escritores. Não menos convincentes os depoimentos dos professores que, já no Ensino Superior e no exercício do magistério, sentiram-se fisgados pela leitura, sobretudo a literária, constituindo seus depoimentos o ponto alto deste artigo.<hr/>Success in the socialization of the pleasure of reading often comes from the method used by the teacher, who is responsible, first and foremost, for knowing the text and slowly capturing its subtleties. Aware, then that reading is indispensable for social development and individual fulfillment, the teacher weaves the threads that will bind the student to the book, turning him or her into a reader. However, one cannot forget the influence of the family environment and exposure to books from an early age, as many writers have demonstrated. No less convincing are the statements of teachers who in Higher Education and in the exercise of the teaching career, become hooked by reading, particularly literature, their statements constituting the high point of this article.