Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420090002&lang=pt vol. 09 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação em diferentes contextos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A formação de professores e a teoria sociológica de Pierre Bourdieu: interface possível para pesquisas em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto pretende relatar as possibilidades de interface entre a teoria sociológica de Pierre Bourdieu e as pesquisas sobre formação de professores. Tais possibilidades se delinearam na investigação sobre a presença do referido quadro teórico de análise na produção discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil de 1965 a 2004. Na citada investigação, a fim de obter dados sobre esta apropriação nos PPGEs no Brasil, localizaram-se, em duas bases de dados (ANPED e CAPES), os resumos das teses e dissertações com referência em Bourdieu e/ou seus conceitos, analisando-os quantitativa e qualitativamente a partir de vários elementos que permitiram estabelecer um quadro geral descritivo das pesquisas realizadas e categorizar os Programas de Pós-Graduação em Educação, identificando centros produtores de trabalhos que se utilizam desse quadro teórico de análise para a construção das produções discentes. Nesses programas, a partir do contato com professores-orientadores, procedeu-se à coleta de dados para a segunda etapa da investigação, a saber, a seleção de trabalhos (teses e dissertações) que foram lidos na íntegra. Verificaram-se as potencialidades da aplicação da teoria sociológica de Pierre Bourdieu em objetos de pesquisa privilegiados, tais como as práticas docentes e a formação de professores, e sua contribuição para explicar o que acontece no campo educacional. Revelou-se igualmente, no campo científico educacional brasileiro, um movimento de renovado interesse nesse sociólogo francês, com recentes publicações de e sobre o autor, bem como a evidência de um número significativo de teses e dissertações defendidas nos últimos anos com esse referencial teórico.<hr/>This text describes the possibilities of constructing an interface between the sociological theory of Pierre Bourdieu and studies on teacher education. These possibilities were outlined based on an investigation into the presence of this theoretical framework of analysis in the academic works of students of Masters and PhD programs in Education in Brazil, between 1965 and 2004. In order to obtain data on the understanding of this theory among students of these Programs in Brazil, a search was carried out in two databases (ANPED and CAPES), for abstracts of theses and dissertations which refer to Bourdieu and/or his concepts, quantitatively and qualitatively analyzing different elements that could provide a descriptive framework for the studies, and categorizing the Masters and PhD programs in Education, identifying centers producing works that use this theoretical framework of analysis for the production of knowledge. Through contact with teachers/supervisors, data about these programs was collected for the second stage of the research; the selection of works (theses and dissertations), which were read in full. The potential of the application of the sociological theory of Pierre Bourdieu to certain objects of investigation was verified, such as teaching practices and teacher training, and its contribution to explaining what happens in the field of education. This study also reveals a movement, within the field of educational science in Brazil, towards a renewed interest in this French sociologist, with many recent publications by and about this author, as well as evidence of a significant number of theses and dissertations defended in recent years with this theoretical framework. <![CDATA[Tensão entre a vulgarização e a erudição na divulgação científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tratar do assunto divulgação científica significa abordar um número expressivo de problemas que podem ser formulados em diversas questões: O que é ciência e o que não é ciência? A divulgação científica deve utilizar uma linguagem erudita, técnica, restrita aos especialistas ou deve utilizar uma linguagem mais simples, jornalística, acessível ao grande público, fácil de ser compreendida pelos não especialistas? Que injunções ideológicas, políticas e éticas podem ser observadas no processo de divulgação científica? Nosso propósito, no presente texto, não é abordar exaustivamente cada uma dessas questões, até porque demandaria um longo espaço de investigação. Optamos por analisar e refletir sobre o que há de problemático na tensão não resolvida entre essas duas dimensões da divulgação da ciência: de um lado, a divulgação científica é pautada pela erudição que esbarra na verticalização dos conhecimentos produzidos pela ciência, afastando o grande público do acesso ao saber historicamente produzido; de outro, a vulgarização da divulgação científica pode transformar os resultados da ciência em mera notícia informativa. Em ambas as situações há ausências e presenças que indicam a possibilidade de constituirmos uma textualidade intermediária entre essas duas formas de divulgação científica.<hr/>Dealing with the issue of scientific divulgation means addressing series of problems that can be formulated in questions like: what is science and what is not science? Should scientific divulgation use an erudite, specialized language that is restricted to specialists, or should it use a simpler, journalistic language that is accessible to the wider public and can be easily understood by non-specialists? What ideological, political and ethical injunctions can be observed in the process of scientific divulgation? It is not our intention in this text to address each of these questions exhaustively, as that would require extensive research. We chose instead, to analyze and reflect on the unresolved tension between these two dimensions of scientific divulgation: on one hand, scientific divulgation is governed by erudition, which can hinder verticalization of the knowledge produced by science, removing from the general public access to historically produced learning; on the other hand, the popularization of scientific divulgation can transform the results of science into mere informative news. In either circumstance, there are absences and presences that indicate an opportunity for us to build an intermediate textuality between these two forms of scientific divulgation. <![CDATA[As relações existentes entre a educação e a complexidade na sociedade globalizada: impactos para a formação do leitor crítico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa partiu da constatação de dificuldades no tocante à compreensão leitora, por parte dos estudantes das escolas públicas brasileiras. O objetivo foi conhecer e discutir concepções e práticas de leitura. Com base em Bourdieu (1995), Morin (2002), entre outros teóricos que tratam da formação do cidadão, das relações sociais na complexidade e a instituição escolar, analisamos o discurso de quatro professoras do 2º ano/2º ciclo de uma escola de referência do Recife, como também os dados estatísticos brasileiros em larga escala. Com esses dados, analisamos o percurso de formação dos leitores pelos anos de escolaridade a partir do SAEB e SAEPE, ao término do Fundamental I e II e Médio, na perspectiva qualitativo-indiciária de análise. Os resultados indicaram que as professoras defendem uma concepção ampliada de leitura, mas não explicitam seu papel quanto às relações entre leitura e consciência crítica dos alunos. Com a análise dos dados do SAEB, percebemos a desigualdade na aprendizagem, como também a perpetuação do sistema educacional que consolida e reproduz as históricas diferenças sociais.<hr/>This research was prompted by the observation of difficulties with regard to reading comprehension, among Brazilian public school students. Its purpose was to discover and discuss reading concepts and practices. Based on Bourdieu (1995) and Morin (2002), among others theoreticians who deal with the training of citizens, the complexity of social relationships, and the school institution, it analyzes the discourse of four teachers from the 2nd year/2nd cycle of a renowned school in Recife, as well as the large scale statistical data for Brazil. With these data, it analyzes the training of readers over their years of schooling, from SAEB and SAEPE, at the end of elementary school and secondary school, based on a qualitative and evidential paradigm. The results indicate that teachers defend a wider concept of reading, but do not explain their role in terms of the relationship between students’ reading and critical awareness. Analyzing the SAEB, we perceived an inequality in learning, and the perpetuation of an educational system that consolidates and reproduces the historical social differences. <![CDATA[Um estudo sobre o trabalho pedagógico de professores da EJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta resultados de pesquisa realizada no período 2007/2008 com vinte e dois professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede pública estadual de Belém, com o objetivo de analisar o trabalho pedagógico por eles desenvolvido. Apresenta os elementos teórico-metodológicos que subsidiaram o estudo e revela resultados obtidos que configuram a necessidade de um maior investimento na formação de professores para atuação com jovens e adultos.<hr/>The text presents the results of a study carried out in 2007/2008 with twenty-two teachers who work in Youth and Adult Education (YAE) at a public state school of the city of Belém, in order to analyze their teaching practice. It presents the theoretical and methodological elements that support the study, and reveals the results obtained, which show a need for more investments in training teachers to work with young people and adults. <![CDATA[A educação bioética no ensino fundamental: um estudo a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem como objetivo uma reflexão a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais - temas Transversais - Volume: Ética, sobre a viabilidade de uma educação bioética no Ensino Fundamental. A análise documental foi realizada tendo Paulo Freire como referencial da concepção de educação. A dimensão proposta nesses documentos comunga com a teoria dos referenciais bioéticos. Diante dos estudos realizados, conclui-se que é viável uma educação bioética no Ensino Fundamental em função de que há uma confluência entre a Bioética, seus referenciais e sua relação com a educação, em especial no Ensino Fundamental, no sentido de contribuir para a formação deste aluno o mais cedo possível, por meio de uma educação para cidadania, pautada em valores e construída ao longo da escolarização nas relações mais justas, na dignidade humana, na autonomia, justiça e qualidade de vida. A grande dificuldade dessa proposta está na forma de execução, para a qual deveria haver um consenso em cada uma dessas partes: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e os referenciais da bioética, que depois de discutidos e alinhados confluam para um modelo de educação bioética voltado para o Ensino Fundamental, atendendo assim ao que determina a lei e o que os PCNs sugerem como prática.<hr/>This study reflects on the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (National Education Law) and the National Curricular Parameters - Transversal themes - Volume: Ethics; the feasibility of a bioethical education in Basic Education. The documentary analysis was based on the theoretical framework of Paulo Freire and his educational concepts. The dimension proposed in these documents is related to the theory of bioethical referential. Based on the studies carried out, it is concluded that a bioethical education is feasible in basic education, as there is a convergence between Bioethics, its references and its relationship with education, particularly Basic Education, as a contribution to training students as early as possible, through education for citizenship that is based on values like fairer relations, human dignity, autonomy, justice and quality of life, and built throughout the school process. The main difficulty of this proposal is putting it into practice, for which there must be a consensus between the National Education Law, the National Curricular Parameters, and the referential systems of bioethics, which after being discussed and aligned, converge to produce a model of bioethical education that is geared towards Basic Education, thereby meeting the requirements of the law and the suggested practices of the PCNs. <![CDATA[A experimentação animal na Universidade Federal de Goiás: elementos para uma abordagem crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A experimentação animal diz respeito a qualquer prática que faz uso de animais não-humanos para fins didáticos e/ou científicos, abrangendo a dissecação e a vivissecção. A prática advém da valoração instrumental que os animais humanos conferem aos demais, o que tem raízes muito antigas em nossa história. Este trabalho explora o posicionamento moral frente a tal metodologia entre 38 pesquisadores/professores da Universidade Federal de Goiás (Goiânia), campi I e II, que a praticam. Os resultados indicam que a maioria apresenta abertura quanto aos métodos substitutivos, embora considere que a experimentação animal seja indispensável para a ciência. Este modo de fazer ciência afeta diretamente concepções e comportamentos dos/as estudantes e atuantes das áreas biológicas em geral.<hr/>Animal experimentation is any practice that uses non-human animals for didactic and/or scientific purposes, including dissection and vivisection. The practice comes from the instrumental value - deeply rooted in our history - that humans give to other living creatures. This work explores the moral attitudes towards this methodology among 38 researchers/teachers of the Federal University of Goiás, Campuses I and II, who practice animal experimentation. The results indicate that the majority are open to alternative methods, although they believe that animal experimentation is indispensable for science. This scientific method directly affects the concepts and behavior of students and those practicing in the biological sciences in general. <![CDATA[Gênero e educação: delimitação de espaços e construção de estereótipos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio teórico propõe evidenciar a construção de estereótipos de gênero através da prática da docência e das relações sociais instituídas pela construção do saber, bem como os desafios para a educação no século XXI. Parte-se aqui do pressuposto de que boa parte das diferenças entre homens e mulheres é construída socialmente, e que ele ou ela só se enquadram nos modelos dominantes por serem preparados e preparadas para exercerem os papéis que a sociedade lhes delega. As instituições de ensino ocupam, portanto, um lugar importante nesse processo. Por outro lado, é preciso, assim como Marx (2007), perguntar ‘quem educa os educadores’? Afinal, no processo ensino-aprendizado, o sujeito socializado de uma determinada maneira tende a reproduzir os traços que caracterizam a sociedade na qual o próprio se constrói. As palavras são signos poderosos e influenciam na construção do mundo social e no modo como ele é vivido, sendo assim o discurso importante constituinte da personalidade dos indivíduos. Crê-se que o ponto de partida dessa discussão é iniciar-se o debate e disseminá-lo, de modo que seja possível a um número cada vez maior de pessoas colocar em questão as relações estabelecidas, os lugares ocupados e, mesmo, os lugares nos quais se quer enquadrar outros.<hr/>This theoretical essay demonstrates the way in which gender stereotypes are constructed through teaching practices, and the social relations instituted by the construction of knowledge, as well as the challenges for education in the 21st Century. It is based on the assumption that the majority of differences between men and women are socially constructed, and that the individual only adapts to the dominant models in order to be prepared to play the roles delegated to them by society. Education institutions therefore have an important part to play in this process. On the other hand, it is necessary to ask the question, like Marx (2007), ‘who educates the educators?’ After all, in the teaching-learning process, the citizen who is socialized in a certain way tends to reproduce the features that characterize the society in which the self is constructed. Words are powerful signs that influence the construction of the social world and the way we live in it, therefore discourse is an important component of an individual’s personality. It is believed that the starting point is to begin the debate and to disseminate it, so that it becomes possible for increasing numbers of people to question the relations established, places occupied, and even the places to which one would like others fit. <![CDATA[A sustentabilidade no ensino superior brasileiro: alguns elementos a partir da prática de educação ambiental na universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inserção das questões ambientais na universidade surge como um centro de gravidade importante dentro da temática ambiental e, particularmente, no âmbito da Educação Ambiental (EA). Da consciência ambiental dos futuros profissionais, formados nas universidades, dependerá em parte a capacidade humana para inverter o índice ainda crescente de degradação do meio ambiente, prevenir catástrofes maiores e resgatar, a prazo, a sustentabilidade planetária. Além de suas funções tradicionais de ensino e pesquisa, as universidades brasileiras socialmente responsáveis possuem, tradicionalmente, uma atividade forte em extensão universitária. Face à degradação do meio ambiente e aos inúmeros problemas não resolvidos no campo social, a universidade passa a alargar sua responsabilidade social a uma responsabilidade ambiental, o que, no contexto brasileiro em particular, implica um esforço de transformação das mentalidades e de melhoria das condições materiais e culturais. Verifica-se que a maior parte das iniciativas para uma "universidade sustentável" no Brasil incide até agora na ambientalização dos currículos e no incremento da pesquisa ambiental, com pouco respaldo dos principais decisores, e na quase ausência de políticas públicas integradoras de educação e sustentabilidade. Dada a transversalidade inerente à abordagem ambiental, considera-se que as diversas faces, níveis e atores da ambientalização da universidade, deverão basear-se em pessoas comprometidas ou, no mínimo, não resistentes à mudança, numa estrutura institucional e funcional também transversalizante, integradora de processos e objetivos, aberta a metamorfoses, e capaz de refletir mudanças de paradigma, da Reitoria à sala de aula. O presente trabalho alicerça-se em dados provenientes de pesquisas bibliográficas e participativas realizadas pelos autores em Santa Catarina, e em dados obtidos através de sua experiência na implantação de projetos ambientais e de Educação Ambiental, sobretudo no ambiente universitário, tendo como centro a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).<hr/>The inclusion of environmental issues in the university emerges as an important center of gravity within the environmental theme, particularly within Environmental Education. Humans’ ability to reverse the still growing levels of environment degradation, prevent greater catastrophes, and recover long-term global sustainability will depend, in part, on the environmental awareness of future professionals, trained in universities. In addition to their traditional teaching and research functions, socially responsible Brazilian universities traditionally have active university extension programs. Given the environmental degradation and the many unresolved problems in the social field, the university has expanded its social responsibility to include environmental responsibility which, in the Brazilian context in particular, requires an effort to transform attitudes and improve the material and cultural conditions. It is observed that most of the initiatives for a "sustainable university" in Brazil have so far focused on ‘environmentalizing’ the curricula and increasing environmental research, with little backing from key decision makers, and a virtual absence of inclusive public policies on education and sustainability. Given the broad transversality inherent to the environmental approach, it is considered that the various aspects, actors and levels of university ‘environmentalization’ should be based on people who are committed to change, or at least not resistant to it, within an institutional structure that is transversal, with integrated processes and objectives, open to metamorphoses, and capable of reflecting shifts of paradigm, from the upper administration, right down to the level of the classroom. This work is based on data from bibliographic and participatory research carried out by the authors in Santa Catarina, and data obtained through the authors’ experience of the implementation of environmental projects and Environmental Education, especially in the university environment, centered on the Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). <![CDATA[Inclusion: still an evolving term from an international perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inserção das questões ambientais na universidade surge como um centro de gravidade importante dentro da temática ambiental e, particularmente, no âmbito da Educação Ambiental (EA). Da consciência ambiental dos futuros profissionais, formados nas universidades, dependerá em parte a capacidade humana para inverter o índice ainda crescente de degradação do meio ambiente, prevenir catástrofes maiores e resgatar, a prazo, a sustentabilidade planetária. Além de suas funções tradicionais de ensino e pesquisa, as universidades brasileiras socialmente responsáveis possuem, tradicionalmente, uma atividade forte em extensão universitária. Face à degradação do meio ambiente e aos inúmeros problemas não resolvidos no campo social, a universidade passa a alargar sua responsabilidade social a uma responsabilidade ambiental, o que, no contexto brasileiro em particular, implica um esforço de transformação das mentalidades e de melhoria das condições materiais e culturais. Verifica-se que a maior parte das iniciativas para uma "universidade sustentável" no Brasil incide até agora na ambientalização dos currículos e no incremento da pesquisa ambiental, com pouco respaldo dos principais decisores, e na quase ausência de políticas públicas integradoras de educação e sustentabilidade. Dada a transversalidade inerente à abordagem ambiental, considera-se que as diversas faces, níveis e atores da ambientalização da universidade, deverão basear-se em pessoas comprometidas ou, no mínimo, não resistentes à mudança, numa estrutura institucional e funcional também transversalizante, integradora de processos e objetivos, aberta a metamorfoses, e capaz de refletir mudanças de paradigma, da Reitoria à sala de aula. O presente trabalho alicerça-se em dados provenientes de pesquisas bibliográficas e participativas realizadas pelos autores em Santa Catarina, e em dados obtidos através de sua experiência na implantação de projetos ambientais e de Educação Ambiental, sobretudo no ambiente universitário, tendo como centro a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).<hr/>The inclusion of environmental issues in the university emerges as an important center of gravity within the environmental theme, particularly within Environmental Education. Humans’ ability to reverse the still growing levels of environment degradation, prevent greater catastrophes, and recover long-term global sustainability will depend, in part, on the environmental awareness of future professionals, trained in universities. In addition to their traditional teaching and research functions, socially responsible Brazilian universities traditionally have active university extension programs. Given the environmental degradation and the many unresolved problems in the social field, the university has expanded its social responsibility to include environmental responsibility which, in the Brazilian context in particular, requires an effort to transform attitudes and improve the material and cultural conditions. It is observed that most of the initiatives for a "sustainable university" in Brazil have so far focused on ‘environmentalizing’ the curricula and increasing environmental research, with little backing from key decision makers, and a virtual absence of inclusive public policies on education and sustainability. Given the broad transversality inherent to the environmental approach, it is considered that the various aspects, actors and levels of university ‘environmentalization’ should be based on people who are committed to change, or at least not resistant to it, within an institutional structure that is transversal, with integrated processes and objectives, open to metamorphoses, and capable of reflecting shifts of paradigm, from the upper administration, right down to the level of the classroom. This work is based on data from bibliographic and participatory research carried out by the authors in Santa Catarina, and data obtained through the authors’ experience of the implementation of environmental projects and Environmental Education, especially in the university environment, centered on the Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). <![CDATA[Escola analógica, cabeças digitais: o cotidiano escolar frente às tecnologias midiáticas de informação e comunicação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inserção das questões ambientais na universidade surge como um centro de gravidade importante dentro da temática ambiental e, particularmente, no âmbito da Educação Ambiental (EA). Da consciência ambiental dos futuros profissionais, formados nas universidades, dependerá em parte a capacidade humana para inverter o índice ainda crescente de degradação do meio ambiente, prevenir catástrofes maiores e resgatar, a prazo, a sustentabilidade planetária. Além de suas funções tradicionais de ensino e pesquisa, as universidades brasileiras socialmente responsáveis possuem, tradicionalmente, uma atividade forte em extensão universitária. Face à degradação do meio ambiente e aos inúmeros problemas não resolvidos no campo social, a universidade passa a alargar sua responsabilidade social a uma responsabilidade ambiental, o que, no contexto brasileiro em particular, implica um esforço de transformação das mentalidades e de melhoria das condições materiais e culturais. Verifica-se que a maior parte das iniciativas para uma "universidade sustentável" no Brasil incide até agora na ambientalização dos currículos e no incremento da pesquisa ambiental, com pouco respaldo dos principais decisores, e na quase ausência de políticas públicas integradoras de educação e sustentabilidade. Dada a transversalidade inerente à abordagem ambiental, considera-se que as diversas faces, níveis e atores da ambientalização da universidade, deverão basear-se em pessoas comprometidas ou, no mínimo, não resistentes à mudança, numa estrutura institucional e funcional também transversalizante, integradora de processos e objetivos, aberta a metamorfoses, e capaz de refletir mudanças de paradigma, da Reitoria à sala de aula. O presente trabalho alicerça-se em dados provenientes de pesquisas bibliográficas e participativas realizadas pelos autores em Santa Catarina, e em dados obtidos através de sua experiência na implantação de projetos ambientais e de Educação Ambiental, sobretudo no ambiente universitário, tendo como centro a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).<hr/>The inclusion of environmental issues in the university emerges as an important center of gravity within the environmental theme, particularly within Environmental Education. Humans’ ability to reverse the still growing levels of environment degradation, prevent greater catastrophes, and recover long-term global sustainability will depend, in part, on the environmental awareness of future professionals, trained in universities. In addition to their traditional teaching and research functions, socially responsible Brazilian universities traditionally have active university extension programs. Given the environmental degradation and the many unresolved problems in the social field, the university has expanded its social responsibility to include environmental responsibility which, in the Brazilian context in particular, requires an effort to transform attitudes and improve the material and cultural conditions. It is observed that most of the initiatives for a "sustainable university" in Brazil have so far focused on ‘environmentalizing’ the curricula and increasing environmental research, with little backing from key decision makers, and a virtual absence of inclusive public policies on education and sustainability. Given the broad transversality inherent to the environmental approach, it is considered that the various aspects, actors and levels of university ‘environmentalization’ should be based on people who are committed to change, or at least not resistant to it, within an institutional structure that is transversal, with integrated processes and objectives, open to metamorphoses, and capable of reflecting shifts of paradigm, from the upper administration, right down to the level of the classroom. This work is based on data from bibliographic and participatory research carried out by the authors in Santa Catarina, and data obtained through the authors’ experience of the implementation of environmental projects and Environmental Education, especially in the university environment, centered on the Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). <![CDATA[Kurt Meredith]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inserção das questões ambientais na universidade surge como um centro de gravidade importante dentro da temática ambiental e, particularmente, no âmbito da Educação Ambiental (EA). Da consciência ambiental dos futuros profissionais, formados nas universidades, dependerá em parte a capacidade humana para inverter o índice ainda crescente de degradação do meio ambiente, prevenir catástrofes maiores e resgatar, a prazo, a sustentabilidade planetária. Além de suas funções tradicionais de ensino e pesquisa, as universidades brasileiras socialmente responsáveis possuem, tradicionalmente, uma atividade forte em extensão universitária. Face à degradação do meio ambiente e aos inúmeros problemas não resolvidos no campo social, a universidade passa a alargar sua responsabilidade social a uma responsabilidade ambiental, o que, no contexto brasileiro em particular, implica um esforço de transformação das mentalidades e de melhoria das condições materiais e culturais. Verifica-se que a maior parte das iniciativas para uma "universidade sustentável" no Brasil incide até agora na ambientalização dos currículos e no incremento da pesquisa ambiental, com pouco respaldo dos principais decisores, e na quase ausência de políticas públicas integradoras de educação e sustentabilidade. Dada a transversalidade inerente à abordagem ambiental, considera-se que as diversas faces, níveis e atores da ambientalização da universidade, deverão basear-se em pessoas comprometidas ou, no mínimo, não resistentes à mudança, numa estrutura institucional e funcional também transversalizante, integradora de processos e objetivos, aberta a metamorfoses, e capaz de refletir mudanças de paradigma, da Reitoria à sala de aula. O presente trabalho alicerça-se em dados provenientes de pesquisas bibliográficas e participativas realizadas pelos autores em Santa Catarina, e em dados obtidos através de sua experiência na implantação de projetos ambientais e de Educação Ambiental, sobretudo no ambiente universitário, tendo como centro a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).<hr/>The inclusion of environmental issues in the university emerges as an important center of gravity within the environmental theme, particularly within Environmental Education. Humans’ ability to reverse the still growing levels of environment degradation, prevent greater catastrophes, and recover long-term global sustainability will depend, in part, on the environmental awareness of future professionals, trained in universities. In addition to their traditional teaching and research functions, socially responsible Brazilian universities traditionally have active university extension programs. Given the environmental degradation and the many unresolved problems in the social field, the university has expanded its social responsibility to include environmental responsibility which, in the Brazilian context in particular, requires an effort to transform attitudes and improve the material and cultural conditions. It is observed that most of the initiatives for a "sustainable university" in Brazil have so far focused on ‘environmentalizing’ the curricula and increasing environmental research, with little backing from key decision makers, and a virtual absence of inclusive public policies on education and sustainability. Given the broad transversality inherent to the environmental approach, it is considered that the various aspects, actors and levels of university ‘environmentalization’ should be based on people who are committed to change, or at least not resistant to it, within an institutional structure that is transversal, with integrated processes and objectives, open to metamorphoses, and capable of reflecting shifts of paradigm, from the upper administration, right down to the level of the classroom. This work is based on data from bibliographic and participatory research carried out by the authors in Santa Catarina, and data obtained through the authors’ experience of the implementation of environmental projects and Environmental Education, especially in the university environment, centered on the Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).