Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420090003&lang=es vol. 09 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Práticas educativas com crianças: múltiplas perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[O desafio curricular da produção de saberes na sociedade do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto propomos uma reflexão sobre o desafio da escola em trabalhar a questão do conhecimento em tempos de globalização e, sobretudo, da chamada sociedade do conhecimento. Dentre as grandes tarefas que, historicamente, foram atribuídas à educação escolar, o compromisso com a assimilação, a transmissão e a produção de conhecimentos é, com certeza, aquele que mais tem gerado debates e polêmicas. Quando nos referimos à escola como uma agência privilegiada que lida, direta e fundamentalmente, com a questão do conhecimento, nos deparamos com inúmeras implicações e possibilidades decorrentes dessa afirmação. Em tempos de rápidas transformações é importante que a comunidade escolar reflita sobre o significado e o viés do discurso consensual que se apresenta, no momento, sob a expressão sociedade do conhecimento, bem como das práticas pedagógicas e curriculares que se concretizam na escola em nome deste consenso. Procuramos interpretar essas implicações e possibilidades à luz das contribuições dos princípios da teoria da complexidade por entendermos que essa matriz paradigmática se constitui num dos referenciais principais e privilegiados para compreender os múltiplos significados da realidade e, por conseguinte, da educação escolar.<hr/>This paper propose a reflection about the challenge of the school in working the knowledge issue in times of globalization and, specially, in the titled knowledge society. Among the major tasks that, historically, were allocated to school education, the commitment with assimilation, transmission and knowledge production is, certainly, the one that most has generated discussion and controversy. When we refer to the school as a privileged agency that deals, directly and fundamentally, with the knowledge issue, we are faced with many implications and opportunities arising from this statement. In times of rapid changes it is important that the school community reflects about the meaning and the bias of the consensual discourse that presents itself, by now, under the terms of the knowledge society, as well as the pedagogical and curricular practices that are realized in the school on behalf of this consensus. We intent to interpret these implications and possibilities in the light of the contributions of the principles of complexity theory for understanding that this paradigmatic matrix is one of the main and privileged references to understand the multiple meanings of reality and therefore the school education. <![CDATA[Docência na educação básica: saberes, desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A discussão sobre o trabalho docente nas escolas, a especificidade dos saberes que o constituem e a necessidade de revalorização dessa profissão como desafio e perspectiva para pensá-la vêm ocorrendo em fóruns os mais diversos, penetrando o universo escolar e o acadêmico também de modos diferenciados. Este texto aborda o tema a partir da discussão a respeito do que entendemos ser a escola e suas funções, como ela se constitui formalmente, sobre que ideias e ideais e de que modo podemos pensar a sua realidade a partir das práticas concretas que se desenvolvem em seu interior. Isso porque o reconhecimento da especificidade dos saberes tecidos e em circulação no espaço-tempo escolar pareceme uma das condições necessárias a essa reflexão e ao entendimento da vida docente, dos saberes e dos dilemas que a habitam, bem como dos desafios enfrentados e perspectivas de futuro. A compreensão da concepção de escola e de educação que serve de base à estruturação da escola e do sistema escolar ajuda a perceber as negociações de sentido que se instalam nos diferentes universos escolares, e são captáveis pelo estudo das realidades escolares cotidianas, dos usos que fazem professores e alunos das regras que lhe são dadas e ajudam a pensar a docência em sua realidade cotidiana.<hr/>The discussion surrounding teaching work in schools, the specific characteristics of the knowledge that constitutes it, and the need for a revalorization of this profession as a challenge and perspective for reflection, has been taking place in many different forums, infiltrating the school and academic environments in different ways. This text addresses the subject based on a discussion of how we understand the school and its functions, how it is formally constituted, its ideas and ideals, and the ways we can see its reality based on the concrete practices that take place within it. This is because a recognition of the specific characteristics of knowledge woven into and circulating in the space-time of the school appears to be one of the necessary conditions for this reflection, and for understanding the teaching life, knowledge and the dilemmas that occur in the school, as well as the challenges, and prospects for the future. An understanding of the concepts of school and education that serve as the bases for the structure of the school and the school system helps reveal negotiations of meanings that take place in the different school environments, and which can be captured by study of the day-to-day school realities and the use teachers and pupils make of the rules given to them, and promote reflection on teaching practices in their daily reality. <![CDATA[Literacy in early childhood education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es É muito comum ouvir especialistas em educação afirmar que o presente mais importante que nós podemos dar para uma geração futura é a habilidade de ler e escrever. Quando uma criança nasce é quando ela começa a jornada em direção ao letramento/alfabetização. As interações que as crianças têm com adultos e outras crianças no ambiente em que estão convivendo ajuda desenvolver habilidades de linguagem que irá, em última instância, conduzir em direção ao letramento/alfabetização.<hr/>It is quite common to hear education experts state that the most important gift we can give a future generation is the ability to read and write. When a child is born, that is when he/she begins the journey towards literacy. The interactions that children have with adults and other children in the environment help to develop the language skills that will ultimately lead towards literacy. <![CDATA[Características e especificidades de brinquedos presentes nos CMEI’s de Curitiba-Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa verificou características e especificidades de brinquedos presentes nos CMEI's de Curitiba-Paraná. Os subsídios teóricos foram os estudos de Brougère (2004); Bomtempo (1986 e 1990) e Uemura (1988 e 1999) sobre o conceito brinquedo como objeto suporte da brincadeira; Brougère (2004) e Uemura (1999) sobre o papel do educador na relação da criança com os brinquedos; Zirhut (2002) e Wajskop (2005) sobre o brinquedo no contexto da Educação Infantil e Garon (1990 e 1998), Michelet (1998) e Bomtempo (1986) referente às classificações de brinquedos. Observou-se nos CMEI`s que há grande variedade de tipos e modelos de brinquedos, classificados pela faixa etária, contudo não atendem à demanda de crianças que frequentam os CMEI’s e, em alguns contextos, servem apenas como objeto de decoração. Em maior quantidade, encontraram-se brinquedos que desenvolvem a afetividade e o intelecto, conforme a classificação de Michelet (1998). Quanto às concepções de diretoras e/ou pedagogas, pode-se perceber que poucas compreendem a importância do brinquedo no contexto da Educação Infantil e suas possibilidades como recurso pedagógico. Portanto, não atentam para suas características e especificidades no momento de adquiri-los.<hr/>This research determines the specific characteristics of the toys offered at CMEIs - early learning centers, in the city of Curitiba, in the State of Paraná. The theoretical basis used was the studies of Brougère (2004); Bomtempo (1986 and 1990) and Uemura (1988 and 1999) on the concept of toys as objects that support play; those of Brougère (2004) and Uemura (1999) on the role of the educator in the child’s relationship with toys; those of Zirhut (2002) and Wajskop (2005) on toys in the context of children’s education, and those of Garon (1990 and 1998), Michelet (1998) and Bomtempo (1986) on the classification of toys. It was observed that there is a wide variety of types and models of toys in the CMEIs, classified by age group. However, they do not meet the needs of children who attend the CMEIs and in some contexts, they serve merely as ornaments. The majority are toys that develop the affectivity and intellect, according to the classification of Michelet (1998). Concerning the concepts of the directors and/or teachers, it is seen that few of them understand the importance of toys in context of children’s education, and their possibilities as a pedagogical resource. Therefore, when purchasing new toys, they fail to take into consideration their specific characteristics. <![CDATA[Uma abordagem histórico-cultural dos conceitos numéricos cotidianos de crianças da educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa trata de como as crianças de Educação Infantil pensam o conceito de número a partir de suas experiências cotidianas. O objetivo principal foi analisar, à luz da teoria histórico-cultural, o processo de formação do conceito de número, tendo, como questão fundamental as situações cotidianas com as significações do conceito científico de número. Foi realizada com crianças de 4 e 5 anos de uma Escola Municipal. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa com uma análise interpretativa do conhecimento que se evidenciava nos episódios. Busca, no cotidiano extra e intra-escolar das crianças, as suas experiências e necessidades subjacentes às quais estão idéias e noções que se aproximam das significações do conceito de número. A principal evidência é que, ao se trazer a “vida cotidiana” das crianças para o interior a sala de aula, elas têm um envolvimento nas atividades com naturalidade até o momento que as ações formalizadas são simples. À medida que vão se complexando ou se estende por um período de tempo maior, as crianças se distraem e buscam ações - jogos - diferentes que muitas vezes não são constituídas de lógica e significações relacionadas ao conceito em elaboração.<hr/>This research is about how children of Infantile education think the concepts from her everyday experiences. The main goal was to analyze, the historical-cultural theory light, the number concept formation lawsuit, having, like fundamental matter the everyday situations the number scientific concept significance. It was doing accomplished with children of 4 and 5 years of a Municipal School. The used methodology had a qualitative boarding with a knowledge interpretative analysis that was evidenced in the teaching episodes. Search, in the extra everyday and infra-school of the children her experiences and underlying needs to which ones are ideas and notions that are approached of the number concept significance. The main evidence is just that, to the if it brings children's everyday life for the class room itself, they have an involvement in the activities naturally until the moment that the formalized actions are simple. As will go whether children have any complexes or extends for a time period larger, they distract themselves and seek actions - games - different that aren't many times constituted of logic and significance related to the concept in elaboration. <![CDATA[Estimulação precoce com bebês e pequenas crianças hospitalizadas: uma intervenção em psicologia pediátrica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência de estágio em Psicologia Clínica/Hospitalar no curso de graduação em Psicologia. As atividades descritas são desenvolvidas por alunos do penúltimo ano do curso, no Programa “Estimulação Precoce de bebês e pequenas crianças”. Este programa de estágio tem como objetivo a promoção da saúde de bebês e pequenas crianças internadas em ambiente hospitalar. As práticas desenvolvidas pelos acadêmicos buscam fundamentar-se em aportes teóricos da psicologia do desenvolvimento humano, da psicologia pediátrica e, principalmente, em psicomotricidade. As intervenções ocorrem por meio da realização de atividades de estimulação precoce com os pequenos pacientes internados, considerando seu quadro clínico; a adaptação destes pacientes ao processo de hospitalização; a interação com os familiares, capacitando os para participarem e realizarem as atividades de estimulação no ambiente doméstico; sensibilização e orientação à equipe de saúde para os aspectos emocionais presentes no quadro clínico dos bebês e pequenas crianças hospitalizadas. A experiência do estágio tem possibilitado ao acadêmico de Psicologia agregar à formação profissional a transformação do modelo biomédico para o biopsicossocial o qual propõe uma reformulação na forma de interagir com o paciente, família e equipe, buscando desenvolver ações solidárias e comprometidas com a promoção da saúde no contexto hospitalar.<hr/>This article describes the experience of the practical training placement in Clinical/Hospital Psychology as part of the graduate course in Psychology. The activities described are carried out by the students of the final year of the course, in the program “Early Stimulation of babies and small children”, the aim of which is to promote the health of hospitalized babies and young children. The activities carried out by the students are based on the theoretical contributions of psychology of human development, pediatric psychology, and in particular, psychomotricity. The activities include early stimulation of young, hospitalized patients, taking into consideration their clinical status; adaptation of these patients to the hospitalization process; interaction with family members, enabling them to take part in and conduct activities to stimulate their children in the home environment; and working with the health team to raise awareness and provide guidance on the emotional aspects related to the clinical state of hospitalized babies and small children. This experience enabled the Psychology students to enhance their professional training, transforming a biomedical model into a biopsychosocial one that proposes changes in ways of interacting with the patient, family members and the health team, seeking to develop supportive actions that are committed to promoting health in the hospital context. <![CDATA[Literatura de auto-ajuda: um olhar sobre as relações de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo destaca a emergência do discurso de auto-ajuda nas relações de trabalho, resgatando-se brevemente a origem da auto-ajuda clássica, datada de 1859, para se entender a configuração deste discurso que (re)floresce a partir dos anos 90 do século XX. Um olhar mais apurado sobre os usos e os abusos deste discurso pela área de relações humanas permite pensar sobre o movimento do capital que, sob face “humanitária”, procura camuflar as relações de exploração e de poder entre empresários e trabalhadores. Dessa forma, a linguagem utilizada no discurso de auto-ajuda constitui uma estratégia que permite ao capital renovar seu controle nas relações de trabalho.<hr/>The article focuses on the emergence of a self-help discourse in the labor relations. It briefly discusses the origins of traditional self-help, which go back to the nineteenth century, in order to understand its reconfiguration in the last decade of the twentieth century. It then analyzes, in more detail, the uses and abuses of this discourse by the area of human relations, enabling us to think about the movement of labor capital which, under a “humanitarian” guise, seeks to conceal the relations of exploitation and power between employers and employees. Thus, the language used in the discourse of self-help is, in itself, a strategy that allows labor capital to resume control in labor relations. <![CDATA[Cultura literária e escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142009000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo destaca a emergência do discurso de auto-ajuda nas relações de trabalho, resgatando-se brevemente a origem da auto-ajuda clássica, datada de 1859, para se entender a configuração deste discurso que (re)floresce a partir dos anos 90 do século XX. Um olhar mais apurado sobre os usos e os abusos deste discurso pela área de relações humanas permite pensar sobre o movimento do capital que, sob face “humanitária”, procura camuflar as relações de exploração e de poder entre empresários e trabalhadores. Dessa forma, a linguagem utilizada no discurso de auto-ajuda constitui uma estratégia que permite ao capital renovar seu controle nas relações de trabalho.<hr/>The article focuses on the emergence of a self-help discourse in the labor relations. It briefly discusses the origins of traditional self-help, which go back to the nineteenth century, in order to understand its reconfiguration in the last decade of the twentieth century. It then analyzes, in more detail, the uses and abuses of this discourse by the area of human relations, enabling us to think about the movement of labor capital which, under a “humanitarian” guise, seeks to conceal the relations of exploitation and power between employers and employees. Thus, the language used in the discourse of self-help is, in itself, a strategy that allows labor capital to resume control in labor relations.