Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420100001&lang=pt vol. 10 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pesquisas e práticas de ensino: abordagens nas diferentes áreas do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Mediadores e mediação: a inclusão em aulas de matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta reflexões sobre o uso de uma ferramenta para representação de gráficos por alunos cegos do Ensino Médio. Apresenta um levantamento histórico do desenvolvimento de institutos para alunos cegos no Brasil e explora a interação entre um professor de matemática e um aluno cego para a confecção da ferramenta, no sentido de favorecer o processo de ensino e aprendizagem deste aluno. E conclui que a inclusão ocorre quando um aluno que possua algum tipo de deficiência tem a oportunidade de ser tratado como todos os outros alunos da sala, bem como partilhar e participar de situações-problema que envolvam a manipulação de ferramentas que o deixem nas mesmas condições de seus colegas para aprender.<hr/>This article offers some reflections on the use of a tool for representing graphs for blind high school students. It presents a historical survey of the development of an institute for the blind students in Brazil, and explores the interaction between a math teacher and a blind student in the creation of this tool, to promote the teaching and learning of this student. It concludes that inclusion occurs when the student with a disability has the opportunity to be treated like the other students in the classroom, and participate in problem situations involving the manipulation of tools that will give him the same possibilities of learning as his colleagues. <![CDATA[O ensino de geografia no Brasil: as prescrições oficiais em tempos neoliberais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da segunda metade da década de noventa do século passado, uma nova política de estado, destinada a promover a reforma da educação brasileira, foi sendo implementada. Fazendo parte desta política maior, e recebendo especial destaque, novas determinações oficiais foram impostas para o currículo prescrito para a educação básica, incluindo-se aquelas destinadas ao ensino de Geografia para este nível educacional. As análises por mim realizadas, resultantes de um estudo de caráter qualitativo realizado por intermédio dos aportes metodológicos das pesquisas bibliográfica e documental, levaram-me a concluir que o currículo prescrito pelo governo brasileiro para o ensino de Geografia, presente nos chamados Parâmetros Curriculares Nacionais, resulta da necessidade de fazer com que a escola e essa disciplina venham a atender às novas demandas postas pelo capitalismo. Busco demonstrar que neste momento em que as ideias neoliberais promovem uma colonização da educação e do currículo, as geografias escolares de fundamentação positivista ou dialética que se fazem presentes nas salas de aula tornaram-se entrave para o cumprimento do novo papel que se espera da escola. Para lhes contrapor, uma nova geografia escolar de fundamentação fenomenológica e construtivista foi selecionada pelo estado para ser veiculada no interior das escolas.<hr/>In the mid nineteen nineties, a State policy was passed aimed at promoting a reform in Brazilian education. Among the various lines developed by the new law, special attention was given to the basic school curriculum, and in particular, the teaching of Geography at this level of education. My analyses, resulting from a qualitative study using bibliography and document surveys, led me to conclude that the curriculum prescribed by the Brazilian government for the teaching of geography, as embodied in the ‘National Curricular Parameters’, is a response to the need for the school, and this discipline, to adapt to the new demands imposed by capitalism. This work seeks to demonstrate that at this time, when neoliberal ideas are causing a colonization of the education and of the curriculum, traditional concepts of school geography, be they positivistic or dialectical, have become an obstacle to the new role attributed to schools. To counteract them, a new school geography, with a phenomenological and constructivist basis, was chosen by the State for promotion in schools. <![CDATA[Vamos brincar de quê? Reflexões sobre a brincadeira de papéis sociais como conteúdo da mediação pedagógica com a infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Concebida com base no conceito de atividade principal da escola histórico-cultural de Psicologia, a brincadeira deixa de ser algo natural da infância para constituir-se como espaço e tempo fulcral de apropriação dos inventos humanos, especialmente os de ordem simbólica nascidos, notadamente, das relações concretas de vida humana. Sob este prisma e sendo a escola campo privilegiado de estratégias voltadas ao desenvolvimento de formas complexas de pensamento, a brincadeira passa a ser lugar de observação e a linguagem contida nela o conteúdo da linguagem presente na ação de brincar e, a partir daí, passa a ser alvo de um olhar pedagógico atento, cuidadoso e intencional. Isso efetivamente acontece? Neste texto procuramos explicitar alguns dados coletados em pesquisa realizada com o objetivo de verificar essa relação entre brincadeira de papéis sociais e prática educativa com a infância.<hr/>Conceived based in the concept of main activity of the historic-cultural school of psychology, the game becomes no longer a natural thing of childhood, but comes to constitute itself as a space and time that is crucial in the appropriation of human inventions, especially those of a symbolic order, born out of the concrete relations of human life. From this perspective, the school becomes a privileged field for strategies focused on the development of complex forms of thought, the game becomes place of observation, and the language contained in it, the language content present in the act of playing becomes the target of an attentive, careful and intentional pedagogic look. Is this what actually happens? In this text we seek to clarify some data collected in a survey carried out to verify this relationship between the social roles game and educational practice with children. <![CDATA[Teachers as decision makers: narratives of power in an era of standards]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article focuses on teachers as decision makers with regard to curriculum and teaching. It explains how some teachers in the Pittsburgh area, tired of losing precious learning opportunities to the old prescribed curriculum, decided to provide their students with learning experiences in which the curriculum became a living shape; created by the children, teachers, and parents; rather than a static set of policies. It reflects on what important things can be taught and learned in schools that will endure. We hope to explore the idea of what happens when a teacher’s curricular choices run against those ideas and habits put forth by schools and others involved in children’s schooling. As John Dewey reminds us, renewing self and community best occurs in a democratic society, in which justice and caring are central. These ideas only occur in schools where the central figures - the teachers - shape, foster, and enrich the lives that have been entrusted to them by the parents. The success and promise of these teachers is to expose children to a multitude of experiences that will help shape their life stories and one day enact those democratic ideals in everyday practice when they chose to vote, raise a child, live within a neighborhood, chose whether to attend religious services, and in particular, when they are asked to judge themselves as democratic citizens. Regardless of one’s background, place, or economic reality, the successful attainment of skills and fundamentals only occurs when the intellectual and emotional growth of that individual is respected, cared for, and enhanced, and this can only occur when the dedication, caring, talent, and intelligence of the teacher are allowed to flourish.<hr/>O presente artigo focaliza os professores como tomadores de decisão no que se refere a currículo e ensino. Ele explica como alguns professores que lecionam em escolas na região de Pittsburgh, cansados de perder preciosas oportunidades de aprendizagem para os ultrapassados modelos curriculares vigentes, decidiram oferecer a seus alunos experiências de aprendizagem através de um currículo que tomou uma forma viva; foi criado com a participação das crianças, professores e pais, e não mais por conjuntos estáticos de políticas. O artigo reflete ainda sobre quais temas importantes podem ser ensinados e aprendidos nas escolas que abraçarão o futuro. Esperamos explorar a idéia daquilo que ocorre quando as escolhas curriculares do professor são contrárias às idéias e hábitos estabelecidos pela escola e por outras instituições envolvidas na educação da criança. Como lembra John Dewey, a renovação individual e comunitária ocorre melhor em uma sociedade democrática, uma sociedade em que justiça e assistência são essenciais. Estas idéias ocorrem somente em escolas em que a figura central - o professor - dá forma, nutre e enriquece a vida daqueles que lhes são entregues em confiança pelos pais. O sucesso e a promessa destes professores é expor as crianças a uma multiplicidade de experiências que ajudarão a dar forma às suas histórias de vida e, algum dia, trazer à tona ideais democráticos na prática cotidiana de escolha do voto, criação de filhos, convivência com vizinhos, escolhas religiosas, e, especificamente, quando lhes for solicitado julgamento como cidadãos democráticos. Independente de formação, origem, realidade econômica, a aquisição bem sucedida de habilidades e de uma base sólida só ocorre quando o crescimento intelectual e emocional do indivíduo é respeitado, protegido e enfatizado, e isto só pode ocorrer se for permitido que floresçam a dedicação, o cuidado, o talento e a inteligência do professor. <![CDATA[Interações entre conceitos cotidianos e filosóficos na disciplina de filosofia no ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No contexto da discussão sobre as aulas de Filosofia no Ensino Médio, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre o desenvolvimento dos conceitos espontâneos e filosóficos em uma atividade de ensino. O objeto de estudo foram aulas da disciplina de Filosofia, com alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Informática de um colégio estadual do Paraná. A análise foi realizada com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados indicam que a apropriação dos conceitos filosóficos oferece aos alunos condições de interação mais complexa com o mundo, já que esses conceitos - instrumentos simbólicos produzidos ao longo da história da filosofia - permitem que eles superem a opinião proveniente da experiência pessoal. Constatamos também que, no desenvolvimento do aluno, há uma relação de resistência e interdependência entre os conceitos espontâneos e os conceitos sistematizados da Filosofia.<hr/>In the context of discussion on Philosophy lessons in high school education, this research seeks to understand the relationship between the development of spontaneous and philosophical concepts in teaching activities. The study analyzes philosophy lessons with fourth year students of a course in Information Technology at a State college in Paraná, Brazil. The analysis was based on the premises of Historical and Cultural Theory. The results show that the appropriation of philosophical concepts offers the students opportunities for more complex interaction with the world, since these concepts, as symbolic instruments produced throughout the history of Philosophy, enable the student to overcome opinions derived from personal experience. We also observed, in the student’s development, a relationship of resistance and interdependence between spontaneous concepts and the systematized concepts of Philosophy. <![CDATA[A prática docente universitária sob a perspectiva dos estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos tempos,tornou-se uma exigência falar em avaliação, avaliação institucional, avaliação educacional, avaliação das aprendizagens. Para além da complexidade que caracteriza o ato de tomar esse campo para construir a reflexão, considerando as diferentes abordagens e as iniciativas públicas por parte de órgãos do governo federal que regem o sistema nacional de educação, procura-se, neste trabalho, refletir sobre alguns aspectos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do Estado do Rio Grande do Sul. O foco desta reflexão ampara-se, principalmente, nos documentos produzidos por parte do setor responsável pela Avaliação Institucional, enfatizando aspectos qualitativos, registrados pelos estudantes ao final do questionário, aplicado no ano de 2005, por ocasião da avaliação das disciplinas ofertadas.<hr/>In recent years, it has become essential to discuss assessment, institutional assessment, and learning assessment. Beyond the complexity that characterizes the act of using this field (assessment) to construction of reflection, taking into consideration the different public approaches on the part of the federal government bodies that govern the national Brazilian education system, this paper reflects on some aspects of the Pedagogy course at a private higher education institution in the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The core of this reflection is based mainly on documents produced by the department responsible for institutional assessment at the institution, with an emphasis on qualitative aspects recorded by the students at the end of a questionnaire, which was applied in 2005, when some of the disciplines offered were evaluated. <![CDATA[A arte e o saber de si no uso pedagógico das máscaras: práticas e pesquisa na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é um recorte da minha dissertação de Mestrado em Educação resultante de uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 7ª série de uma escola municipal da Zona Sul/RS. Propus-me a verificar os elementos de identificação do aluno com a sua produção artística, e o que estes revelavam e ocultavam através da criação de máscaras e de textos produzidos a partir destes trabalhos. Transcendendo limites de espaço/tempo e inserindo-se em processos expressivos das subjetividades, procurei, através do uso pedagógico da máscara, possibilitar aos aprendizes espaços de produção e vivências artísticas para que, ampliando suas formas de expressão, pudessem produzir conhecimentos sobre si e sobre os colegas.<hr/>This text is part of a dissertation, which was the result of a research-action carried out with a 7th grade group from an Elementary School in the Southern State of Rio Grande do Sul. It analyzes elements of students’ identification with their artistic production. For this, manufacturing of masks and a writing text about them were used to explore what they were revealing and hiding in this production. Transcending space/time limits and by inserting them in processes of expression of their subjectivity, I attempted, through the pedagogical use of masks, to give the students spaces for artistic production and immersion, broadening their forms of expression, enabling them to generate knowledge about themselves and their classmates. <![CDATA[Testes ABC: a alfabetização em um jardim de infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como intuito promover maior aproximação entre as práticas assistenciais e educativas protagonizadas por religiosas do Instituto Coração de Jesus junto às crianças, filhas de operários de uma empresa do complexo carbonífero do sul de Santa Catarina. Analisam-se, aqui, as práticas pedagógicas implementadas pelas religiosas e professoras leigas, registradas num documento denominado Crônica do Jardim de Infância “Cristo-Rei”, que reúne relatos acerca de dez anos do trabalho junto aos filhos e às filhas dos operários do Lavador de Carvão-CSN, na Ccidade de Capivari de Baixo (Tubarão/SC), entre os anos de 1960 a 1970. O documento constitui-se de uma espécie de diário das atividades, que registra diversos aspectos do cotidiano do Jardim de Infância e, a partir dele, da vida na vila operária, espaço de atuação das religiosas. Após uma leitura minuciosa do documento, entre as práticas identificadas, chamou-nos a atenção o ensino da leitura e da escrita, sendo assim problematizado. Este ensino era priorizado no 3º Período, ou seja, no ensino das crianças de 6 a 7 anos, o que é confirmado pela introdução dos Testes ABC, no Jardim de Infância, a partir de 1961. Os Testes ABC eram empregados com a finalidade de medir o grau de maturidade para a leitura e para a escrita, ficando as crianças classificadas em diferentes níveis de maturidade. O processo de exclusão promovido pelos resultados dos Testes ABC reafirma as bases teóricas que os sustentam, pautadas na ideia de que crianças imaturas biologicamente são incapazes de aprender. Das anotações realizadas na Crônica sobre os resultados dos testes, fica evidente que a maior parte das crianças entre seis e sete anos alcançava o nível médio e superior, sendo raros os casos de crianças com nível de maturidade elevado ou elevadíssimo. No entanto, também havia aquelas que eram classificadas no nível inferior, ou melhor, nulo e até aquelas incapazes de responderem aos testes.<hr/>This work studies the social welfare and educational practices carried out by the nuns of “Instituto Coração de Jesus” with children of coal mining workers in the State of Santa Catarina (Brazil) in the 1960s and the 1970s. It studies the pedagogical practices implemented by nuns and lay teachers, recorded in a document entitled Crônica do Jardim de Infância Cristo Rei. The document contains narratives of ten years of work with sons and daughters of workers at Lavador de Carvão - CSN, in the town of Capivari de Baixo (Tubarão - SC), and presents daily activities and several aspects of the Kindergarten routine and life in the village. After a careful study of the document, our attention was focused on the teaching of reading and writing. The teaching of reading and writing was a priority in the 3rd period, i.e., in the education of six and seven year old children, which is confirmed by the introduction of ABC tests in the Kindergarten since 1961. The ABC tests were used to measure the degree of maturity for reading and writing. Children were classified by different levels of maturity. The process of exclusion created by the results of the ABC tests confirmed their theoretical bases, according to which biologically immature children are incapable of learning. Considering the information recorded in the document in relation to the test results, it is evident that most of the six and seven year old children reached the average level or above. Cases of children with high and extremely high levels of maturity were rare. However, there were also those who were classified at the lowest level, which is, zero, and even those who were unable to respond to the tests. <![CDATA[O “outro” na sala de aula: o cinema no ensino da história e cultura afrobrasileira na educação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A aprovação da Lei 10.639/2003 outorga obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica, demandando um repensar das ações pedagógicas no espaço escolar e no currículo. Essa lei combate as sub-representações e os estereótipos vividos pela população negra ao longo da história brasileira. Sua efetivação na sala de aula exige formar um novo perfil de docentes e discentes que, a fim de que no processo de reflexão sobre o “eu” e o “outro”, se apropriem de conhecimentos necessários para questionar a pedagogia excludente que ainda existe nas escolas. O presente trabalho tem por objetivo problematizar a possibilidade dos professores e das professoras trabalharem com o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação escolar. Para verificar como a representação do “outro”, nesse caso o negro, se manifesta nas escolas, realizamos uma pesquisa-ação participativa oferecendo um curso de extensão destinado aos docentes da rede estadual de educação do Município de Maringá (PR) e região. Verificamos que as reflexões realizadas no decorre do curso levaram os docentes a problematizar os conceitos de raça, etnia, igualdade, diferença, cultura e conhecimento. As análises dos dados obtidos indicam que as discussões contribuíram para ampliar o conhecimento dos docentes sobre sua prática pedagógica como formadores de posicionamentos sociais. Os professores e as professoras tiveram a oportunidade de repensar as suas subjetividades, as posturas pessoais e os preconceitos historicamente assumidos. Concluímos que o curso possibilitou experimentar uma reflexão coletiva: para enfrentar aspectos conflitivos e tensões que se apresentam relacionadas às questões étnico-raciais em sala de aula, evidenciamos a necessidade de uma formação docente que permita aos professores e às professoras desconstruir concepções e visões estereotipadas dos africanos e negros brasileiros, construídas ao longo da história.<hr/>The approval of Law 10639/2003, which granted compulsory teaching of Afro-Brazilian and African culture and history in basic education, requires a rethinking of pedagogical actions in schools and in the curriculum. The purpose of this law is to combat the under-representation and stereotyping experienced by black people throughout Brazilian history. Its effectiveness in the classroom requires training a new profile of teachers and students, so that in the process of reflection on the “I” and “other”, they have the knowledge needed to question the pedagogy of exclusion that still exists in schools. This work discusses the possibility of teachers working with the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in school education. To see how the representation of other people, in this case black people, are manifested in schools, we conducted a participatory action-research offering an extension course aimed at teachers of State schools in the city of Maringa, PR, and surrounding region. We noted that the considerations made on the course led the teachers to question their concepts of race, ethnicity, gender, difference, culture and knowledge. The analysis of the data obtained indicated that the discussions helped to increase the teachers’ knowledge of their teaching practice as trainers of social positions. The teachers had the opportunity to rethink their subjectivity, personal attitudes, and historically assumed prejudices. We conclude that the course enabled a collective experience: to address conflicting issues and tensions surrounding ethnic and race relations in the classroom, we observed a need for teacher training to enable the teachers to deconstruct concepts and stereotypes of African and Black Brazilians constructed throughout history. <![CDATA[Prática docente: objeto legítimo da pesquisa acadêmica?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem por finalidade refletir sobre a pesquisa da prática docente como legítimo objeto de investigações científicas realizadas por professores universitários. Não retrata resultados de um trabalho exaustivo de pesquisa, mas busca apresentar algumas questões introdutórias acerca da temática proposta. No decorrer do texto, buscarei, de maneira sintética, situar as funções esperadas da Educação Superior, conseqüentemente, dos professores universitários e, a seguir, discutir um pouco a legitimidade da pesquisa sobre a docência na produção científica dos docentes. Nossas análises pautam-se por dados levantados em um evento específico na área de educação, o XIII ENDIPE e em diversos periódicos das diferentes áreas do saber disponíveis na base de dados do Scielo. <![CDATA[Epistemologia prática: ensino e conhecimento científico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem por finalidade refletir sobre a pesquisa da prática docente como legítimo objeto de investigações científicas realizadas por professores universitários. Não retrata resultados de um trabalho exaustivo de pesquisa, mas busca apresentar algumas questões introdutórias acerca da temática proposta. No decorrer do texto, buscarei, de maneira sintética, situar as funções esperadas da Educação Superior, conseqüentemente, dos professores universitários e, a seguir, discutir um pouco a legitimidade da pesquisa sobre a docência na produção científica dos docentes. Nossas análises pautam-se por dados levantados em um evento específico na área de educação, o XIII ENDIPE e em diversos periódicos das diferentes áreas do saber disponíveis na base de dados do Scielo.