Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420100002&lang=pt vol. 10 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Temas contemporâneos da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Gênero e formação docente: contribuições de um processo de intervenção pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objeto deste artigo é demonstrar algumas representações sociais de gênero apresentadas por professores e professoras de 5ª e 6ª séries de uma escola pública da cidade de Sarandi/PR. Em vista disso, problematizou-se: Quais as representações sociais de professores e professoras a respeito de gênero? Esse conceito pode ser ampliado e/ou reorganizado por meio de uma intervenção pedagógica? Para tanto, realizou-se um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo, com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico. Tomou-se como fonte de dados as verbalizações dos professores e das professoras durante o processo de intervenção pedagógica. Caracteriza-se esta análise como uma pesquisa-ação participativa, ao considerar a pesquisa um instrumento de “(re)construção” do conhecimento. Os resultados deste artigo apontaram um movimento de opiniões e definições do conceito de gênero apresentado pelos/as professores/as após o processo de intervenção pedagógica. Considera-se que tais resultados revelam a necessidade de maiores discussões sobre o gênero no ambiente escolar.<hr/>The objective of this paper is to demonstrate some social representations of gender presented by professors and teachers of 5th and 6th grades in a public school in the city of Sarandi/PR. For this, it poses the following questions: What are teachers’ social representations in relation to gender? And can this concept be extended and reorganized by a pedagogical intervention? A pedagogical intervention was then carried out, with group discussions, in order to rethink gender in a socio-historical context. The teachers’ verbalizations during the educational intervention were used as a source of data. This analysis takes the form of a participatory action research, as it considers research as a tool for (re)building knowledge. The results of this article indicate a shift of opinions and definitions of the concept of gender presented by the teachers, following a process of pedagogical intervention. It is believed that these results reveal a need for further discussion of gender in the school environment. <![CDATA[Provocações no campo da história: Nietzsche e Foucault pensadores do presente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O que é a história? Colocando-se a pensar sobre a escrita da história e os discursos que a constituem, impulsionamo-nos para a escrita desse texto. Gostaríamos de indagar o leitor acerca do seu entendimento sobre esse campo de saber e, sendo assim, provocar nosso próprio pensamento a elaborar outras possibilidades de criar a História da Educação. A partir de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, apresentamos os rastros de uma História do Presente como possibilidade de criação para fazermos da história um campo de saber que resista ao retorno das origens, mas que se volta aos acidentes, aos percalços, aos desvios, às recorrências e às dispersões. Uma história que não tem a pretensão de buscar uma origem fundadora, nem mesmo desvendar a verdade que repousa em sua essência original. Pretendemos ainda evidenciar que a constituição da história é produzida por relações de poder que se atravessam, relações de força que são responsáveis pelos sentidos que atribuímos às normas, às regras, rompendo com o entendimento de que tais questões têm um significado originário. Com isso, nosso texto tem como intencionalidade maior provocar o pensamento do historiador e anunciar as possibilidades de utilizar o conceito de história do presente em Nietzsche e Foucault como uma ferramenta produtiva para o campo de saber da História. Quem sabe com essa história provocativa possamos responder como nos tornamos aquilo que somos como sujeitos de saber e sujeitos de poder na atualidade, provocando nosso pensamento a pensar a história diferente do que se pensa e se tornar diferente do que se é.<hr/>What is history? While thinking about the writings of history and the discourses that form it, I decided to start writing this text. I would like to enquire of the reader about his or her understanding of this field of knowledge, thereby stimulating our own thinking in order to create other possibilities of creating the History of Education. Based on Friedrich Nietzsche and Michel Foucault, I present the traces of a History of the Present as an opportunity for us to make history a field of knowledge which resists the return to the origins, but which looks at the accidents, the drawbacks, the deflections, the recurrences and the dispersions. It is a history that neither claims to seek a founding origin nor to disclose the truth that lies in its original essence. I also seek to show that the constitution of history has been produced by relations of power that cut across each other; relations of strength that are responsible for the meanings we attribute to the norms and rules, moving away from the understanding that these issues have an embryonic meaning. The text was therefore written with the greater purpose of provoking the thinking of the historian, and announcing the possibilities of using the concept of history of the present in Nietzsche and Foucault as a productive tool for the field of knowledge in History. Perhaps through this provocative history, we might be able to answer how we became what we are, as subjects of knowledge and subjects of power in the present, stimulating us to think of history in a different way, and to become different from what we are at present. <![CDATA[Por uma ética do cuidado e do sensível: construindo relações na pós-modernidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O individualismo é, entre outros, um elemento que dificulta a vida em sociedade no mundo pós-moderno. Existem maneiras de atenuar o desconforto causado pelas marcas da pós-modernidade. Alguns autores, como Leonardo Boff e Danis Bois, mostram que, através do cuidado e da sensibilidade, é possível diminuir a intensidade dos sinais distintivos do comportamento humano no mundo de hoje. João Batista de La Salle e Paulo Freire mostram que, na escola, é possível construir relações éticas e estéticas que colaborem com o desenvolvimento saudável da pessoa.<hr/>Individualism is one of the elements that creates difficulties for the socialized life in the context of the post-modern world. There are ways of mitigating the discomfort caused by the legacy of post-modernity. Some authors, such as Leonardo Boff and Danis Bois, demonstrate that through care and sensitivity, it is possible to lessen the intensity of the distinctive signs of human behavior in today’s world. João Batista de La Salle and Paulo Freire show that in the school, it is possible to build ethical and esthetic relationships that contribute to the healthy development of human beings. <![CDATA[A educação obrigatória nas constituições brasileiras e nas leis educacionais delas derivadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto aborda a trajetória da educação brasileira nos textos constitucionais. Procura mostrar alguns avanços e recuos no que se refere ao campo educacional nas constituições do Brasil e nas leis delas derivadas desde o texto constitucional de 1824 até a última de 1988. Aponta que o direito à educação, declarado em lei, como um direito de todos é bastante recente em nosso país. A declaração dos direitos sociais, tendo o Estado como o provedor desses bens, é marcado por mudanças constitucionais, conforme os grupos que assumem o poder, de tal modo que se observa em alguns textos legais a figura do Estado como responsável pela educação obrigatória em ação complementar à da família e, em outros textos, são omitidos muitos dos deveres estatais. Por fi m, destaca-se que a Constituição Federal atual é marcada por muitos avanços, se comparada às Cartas que a antecederam.<hr/>This text describes the course of Brazilian Education as it appears in the constitutional texts. It seeks to show some forward and backward movements in the field of education in the Brazilian constitutions and the laws derived from them, from the constitutional text of 1824 through to the most recent one, in 1988. It shows that the right to education, as a universal right, is fairly recent in our country. The declaration of social rights, with the State as the provider of those rights, is marked by constitutional changes, modeled by the groups in power. Thus, it is observed that some legal texts attribute to the State the responsibility of compulsory education, along with the family role, while, in other texts, many of the State obligations are omitted. Finally, it highlights the fact that the present Federal Constitution is marked by many advances, compared to the previous Constitutions. <![CDATA[Educação para a cidadania intercultural: contribuições na dinâmica da investigação em grupo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O sistema educativo, educadores e pesquisadores vêm acumulando experiências e uma significativa produção gerada pelas inquietações e pela busca de alternativas para o tratamento do fenômeno da multiculturalidade presente no espaço educativo. Somam-se esforços por tentar compreender e experimentar propostas de formação de educadores, de tal forma que possam responder positivamente, e com eficácia, à sua função de educadores em contextos de diversidade cultural, social e econômica. O propósito deste trabalho coloca como campo de pesquisa a produção ancorada no ambiente proporcionado pelo Grupo de Investigación em Educación Intercultural (GREDI) da Universidade de Barcelona. Centrou-se em conhecer o modelo de cidadania intercultural preconizado pelo grupo e em localizar as contribuições nos processos de formação para a cidadania intercultural. O ofício da cidadania exige espaços de vivência democrática e é justamente neste aspecto que a educação aporta possibilidades de viabilização de ações cidadãs. A formação de professores que contempla esse horizonte garante o seu papel e contribui para a transformação social, a partir da formação das gerações futuras no presente.<hr/>The education system, educators and researchers have been accumulating experience and have produced a significant academic production, generated by concerns and by the search for alternatives for the treatment of the phenomenon of multiculturalism in the field of education. Added to this is the effort to understand, propose and test proposals for teacher training, so they can respond positively and effectively to their role as educators in cultural, social and economic contexts. The proposal of these work places the production as a field of research, anchored in the environment provided by the Grupo de Investigación en Educación Intercultural (GREDI) of the University of Barcelona. It focuses on investigating the model of intercultural citizenship advocated by the group, and fi nding contributions to the processes of training for intercultural citizenship. The role-play of citizenship requires spaces of democratic experience, and it is precisely in this aspect that education brings opportunities for making citizens’ actions feasible. Teaching education that takes this scenario into consideration guarantees its role and contributes to social transformation, based on the training of future generations in the present. <![CDATA[Polícia e escola: aparando arestas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília realizou pesquisa sobre a segurança escolar em quatro escolas públicas do Distrito Federal, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), incluindo a participação do policial. Será que o policial favorece a segurança e a proteção de todos na escola ou contribui para o aumento da violência? Como diretores, professores, alunos, membros do Conselho de Segurança Escolar (CSE) avaliam a atuação do policial na escola? A pesquisa qualitativa e quantitativa teve entrevistas com quatro diretores, oito membros do CSE e sete policiais, grupos focais com ao todo 73 alunos, questionários aplicados a 99 professores e 615 alunos, em quatro escolas da rede pública incluídas entre as mais violentas. Os participantes, inclusive os policiais, foram unânimes ao afirmar que a presença do agente na escola é importante para combater a violência, principalmente quando há relacionamento de amizade e confiança entre os policiais, a direção da escola, os alunos e os seus respectivos pais. Observou-se que o policial, em vários casos, se assimilou ao ambiente educativo, participando das atividades escolares e executando também funções pedagógicas voltadas à segurança escolar.<hr/>The UNESCO Chair of Youth, Education and Society of the Universidade Católica de Brasília has developed research project on school safety in four public schools of the Federal District, in partnership with the Public Prosecutor’s Offi ce of the Federal District and Territories (MPDFT), including the involvement of the police. Does the police promote safety and security for all in school, or does it contribute to the increase in violence? How do principals, teachers, students, and members of the School Safety Board assess the role of the police in the school? This qualitative and quantitative research project interviewed four school directors, eight members of the School Safety Board and seven police officers, and held focus groups with 73 students. Questionnaires were applied to 99 teachers and 615 students in four schools of the public education network, which were considered among the most violent schools. The participants, including the police officers were unanimous in affirming that the police presence in schools is important to combat violence, particularly when there is relationship of friendship and trust between the police, the directors of the school, the pupils, and their parents. It was observed that in various cases, the police were assimilated into the educational environment, participating in the running of the school and also in teaching functions in the area of school safety. <![CDATA[Terceira idade, natalidade e educação ambiental numa perspectiva intergeracional e arendtiana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta pesquisa avaliando a inserção dos idosos como atores de educação ambiental (EA). A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de natalidade de Hannah Arendt e de educação dialógica de Paulo Freire. Na primeira etapa da coleta de informações, fez-se o mapeamento das transformações ambientais mediante a história oral de onze idosos. A segunda etapa se fundamenta nos princípios da pesquisa-ação e integra o estudo das memórias colhidas em entrevistas, seguido de dois encontros intergeracionais com setenta e um alunos da quinta e sexta séries do Ensino Fundamental e quatro idosos. A análise das informações permite afirmar que os idosos se responsabilizam com as novas gerações, os alunos compreendem o sentido das transformações ambientais ocorridas nos últimos cinquenta anos da cidade e que o diálogo intergeracional é constitutivo da EA.<hr/>The paper presents a study to evaluate the including of elderly people as actors in environmental education (EE). The research is based on Hannah Arendt’s concept of birth and Paulo Freire’s dialogical education. In the initial information gathering stage, a mapping was carried out of the environmental changes through the oral history of eleven senior citizens. The second stage was based on the principles of action research and forms part of the study of memories gathered in interviews, followed by two intergenerational encounters, with seventy-one students in fifth and sixth grades of elementary school, and four senior citizens. Analysis of the data demonstrates that the elderly take responsibility for the new generations, and the students understand the meaning of the environmental transformations that have occurred over the past fi fty years in the city, and that intergenerational dialogue is part of the EE. <![CDATA[Colégio Agrícola Nilo Peçanha: gestão e competências socioambientais na formação do técnico em meio ambiente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O modelo de competências é um aspecto central na reforma educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), particularmente na educação profissional, e seu principal objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o mercado. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa que analisa a formação e a inserção do Técnico em Meio Ambiente de Nível Médio no mercado de trabalho e privilegia cursos técnicos em meio ambiente situados no Estado do Rio de Janeiro: Colégio Estadual Presidente Kennedy (Belford Roxo), Colégio Agrícola Nilo Peçanha (Pinheiral), Colégio Pedro II (Rio de Janeiro). Neste sentido, analisamos documentos (Projeto Político Pedagógico) e as respostas ao questionário aplicado junto aos alunos do último ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Agrícola Nilo Peçanha. Em caráter preliminar, sobressai a importância da gestão escolar para o alcance dos objetivos propostos e o atendimento das expectativas dos alunos, particularmente no que se refere à criação de ambiente pedagógico propício para o desenvolvimento de competências e habilidades que visem à resolução de problemas encontrados no mercado de trabalho.<hr/>The competency model is a central aspect in educational reform (Law of Directives and Bases of Education/1996), particularly in professional education, and its main objective was to strengthen the relationship between the school and the market. This paper presents the partial results of a study which examines the training and insertion of the Mid-Level Environmental Technician at middle level in the labor market, focusing on technical courses on the environment held in the State of Rio de Janeiro: Colégio Estadual Presidente Kennedy (Belford Roxo), Colégio Agrícola Nilo Peçanha (Pinheiral), Colégio Pedro II (Rio de Janeiro). To this end, we analyzed documents (Pedagogical Political Project) and responses to a questionnaire addressed to students in the final year of the Technical Course in Environmental Studies at Colégio Agrícola Nilo Peçanha. Initially, it highlights the importance of school management for achieving the proposed objectives and meeting the expectations of students, particularly with regard to the creation of an educational environment that is conducive to the development of competencies and skills for resolving the problems found in the labor market. <![CDATA[The development of professional attitudes among secondary school mathematics teachers in teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article explores the multilayered experiences of a secondary school mathematics education student within her teacher education program. A framework of educational journeys, explored through four key themes, was used to articulate her experiences. The significance of this paper is that it highlights the importance of pre-service teachers, and their instructors in secondary school mathematics teacher education programs, having rich educational journeys that foster an all-embracing professional attitude towards teaching.<hr/>Este artigo explora as experiências ocorridas em vários níveis da formação de uma aluna da educação matemática de ensino secundário. Uma estrutura de jornadas educacionais, explorada através de quatro temas centrais, foi utilizada para articular suas experiências. A significância deste artigo fica clara pelo fato dele destacar a importância de professores em pré-serviço e de seus instrutores nos programas de formação de professores de matemática para o segundo grau terem ricas jornadas educacionais que promovam uma atitude profissional abrangente em relação ao ensino. <![CDATA[O pensamento complexo e a educação escolar na era planetária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a denominada civilização planetária, cuja origem remonta ao início dos tempos modernos e evolui à medida que se desenvolvem os sistemas de comunicação e se integram os continentes pelos intercâmbios mercadológicos acarretando, como consequência, uma profunda miscigenação cultural em todo o planeta Terra. Um dos maiores desafios da educação escolar atual consiste, sem dúvida, em educar numa e para uma era com características planetárias visando ao despertar de uma sociedade-mundo. A consciência da existência de uma civilização planetária e a aptidão para conviver numa Terra-Pátria comum, no entanto, dependem fundamentalmente de uma reforma paradigmática da estrutura do pensamento. Essa nova matriz cognitiva apoia-se em princípios transdisciplinares da teoria da complexidade para compreender a realidade dos fenômenos bioculturais com características planetárias. As noções de era planetária, de sociedade-mundo, de Terra-Pátria, de cidadania terrestre e de homem planetário constituem o horizonte de sentido da teoria da complexidade. Enfim, aprender a viver na e para uma era planetária exige que civilizemos o pensamento e vivamos uma pragmática da complexidade.<hr/>This article discusses the so-called planetary civilization, the origin of which dates back to early modern times and which evolved along with the development of communication systems and the integration of continents by the merchandising exchanges, bringing with it a profound cultural miscegenation throughout the planet. One of the biggest challenges of school education today is, without doubt, educating in and for an era with planetary characteristics in order to awaken a world-society. The consciousness of the existence of a planetary civilization and the ability to live in a common Homeland-Earth, however, depend crucially on a paradigmatic reform of the structure of thought. This new cognitive matrix relies on transdisciplinary principles of complexity theory to understand the reality of biocultural phenomena with planetary features. The concepts of planetary era, world-society, Homeland-Earth, terrestrial citizenship and the planetary man constitute the horizon of meaning of complexity theory. Finally, learning to live in and for a planetary era requires that we civilize thought and live a pragmatic of complexity. <![CDATA[Universidade e formação em educação ambiental multicultural: reflexões iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo foca perspectivas teórico-metodológicas entre multiculturalismo e Educação Ambiental, considerando-se a urgência de uma reflexão entre educadores, pesquisadores e universidade. Parte-se do pressuposto de que a Educação, como prática social promotora da cidadania democrática, deve orientar-se por finalidades multiculturais. A Educação Ambiental é uma das dimensões da Educação que pode contribuir, significativamente, para o avanço das práticas socioculturais. Tal perspectiva implica a universidade pensar nas estratégias de formação de educadores, na linha de uma visão interdisciplinar e complexa de mundo, no contexto da educação ambiental multicultural.<hr/>This article focuses on the theoretical and methodological perspectives of Multiculturalism and Environmental Education, taking into consideration the urgency of these topics among educators, researchers and universities. It takes the premise that Education, as a social practice and promoter of democratic citizenship, should be guided by multicultural purposes. Environmental Education is one of the dimensions of Education that can contribute significantly to the advance of sociocultural practices. This perspective leads the university to think of strategies educational strategies in order to professionally develop and endow educators with an interdisciplinary and complex view of the world, within the context of environmental multicultural education. <![CDATA[Pessoas com altas habilidades/superdotação adultas: lembranças do processo de escolarização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em consonância com as culturas, juntamente com os padrões de vida impulsionados pelo momento atual, a sociedade vive um período de mudanças rápidas. Dentre as transformações, a escola vislumbra a inserção e a melhoria das ferramentas pedagógicas, sendo que alguns destes recursos podem contribuir para que um determinado grupo tenha suas necessidades educacionais específicas reconhecidas, os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar como as pessoas com altas habilidades/superdotação reportam a influência escolar, caracterizando-se como qualitativa e descritiva, utilizando a metodologia de estudo de caso. Os resultados indicaram que as consonâncias entre os impactos do período da escolarização e as vivências atuais dos sujeitos fi zeram que estes buscassem oportunidades de acordo com as necessidades de aprendizagem, ou que negassem a existência destas necessidades, dentre outros aspectos.<hr/>In keeping with cultures, along with living standards driven by the moment, society is going through a period of rapid change. Among the changes, the school sees the integration and improvement of pedagogical tools, and some of these resources can help ensure that one group has its special educational needs recognized - subjects with high abilities or giftedness. This research - which is characterized as qualitative and descriptive and uses the case study methodology - investigates how people with high ability/giftedness report the influence of the school. The results indicate that the points of convergence between the impacts of the period of schooling and the current experiences of the subjects caused them to seek opportunities according to their learning needs, or deny the existence of those needs, among other aspects.