Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420110001&lang=pt vol. 11 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Me ame, me abrace, me acolha! Saberes docentes e políticas de formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta do texto consiste em analisar minimamente a profusão de cursos e eventos que apelam para a afetividade como argumento de metabolismo para o cotidiano dos professores, ao indagar quais modelos de formação continuada estão sendo oferecidos aos professores em geral, pois não há oferta sem demanda, ou seja, o que os professores querem ouvir em seus processos de formação continuada são indicativos de suas necessidades, pautas para a leitura de suas angústias, bem como pistas do que procuram, das estruturas e conceitos onde buscam apoio ou refúgio. Os elementos empíricos para exame e elaboração dos argumentos foram retirados de fôlderes de divulgação de eventos educacionais e que apresentam características em comum, possibilitando vislumbrar uma tendência em termos de formação continuada para professores. Tais eventos são tipificados em sua forma e conteúdo, possibilitando análises sobre a mercantilização do processo de formação docente continuada, desaguando em aportes teóricos sobre a formação docente continuada. Como conclusão, fica expressa nossa preocupação com a formação docente continuada, descolada de compromisso, estudo, engajamento, reflexão, coragem, arrojo e teoria, pois a formação docente continuada não pode ser reduzida à pedagogia do abraço, que sensibiliza multidões por certos momentos, mas que não se sustenta em um trabalho contínuo, de longa duração.<hr/>The proposal of this text is to consider in depth the profusion of courses and events that appeal to the emotions as an argument for fueling teachers’ daily lives, when inquiring as to which models of continuing education are being offered to teachers in general, since there is no supply without demand, i.e. what teachers want to hear in their processes of continuing education is indicative of their needs, providing a guideline for understanding their anxieties, as well as clues to what they are looking for, and the structures and concepts they use as support or in which they seek refuge. The empirical evidence for the examination and elaboration of the arguments was derived from promotional material publicizing educational events that had several characteristics in common, revealing a trend in continuing education for teachers. These events are typified in terms of their form and content, enabling analysis of the commercialization of the process of continuing teacher education and resulting in theoretical studies on continuing teacher education. In conclusion, this study expresses our concerns over continuing teacher education, which is detached from commitment, study, engagement, reflection, courage, boldness and theory, as continuing teacher education cannot be reduced to the pedagogy of the hug, which raises awareness of the masses at certain periods but is not based on an ongoing, longer term work.<hr/>La propuesta del texto consiste en analizar mínimamente la profusión de cursos y eventos que apelan a la afectividad como argumento de metabolismo para el cotidiano de los profesores al indagar qué modelos de formación continuada se están ofreciendo a los profesores en general, pues no hay oferta sin demanda, es decir que lo que los profesores quieren oír en sus procesos de formación continuada son indicativos de sus necesidades, pautas para la lectura de sus angustias, así como indicadores de lo que buscan, de las estructuras y conceptos en los que buscan apoyo o refugio. Los elementos empíricos para el examen y elaboración de los argumentos fueron retirados de fólderes de divulgación de eventos educacionales y que presentan características en común, permitiendo vislumbrar una tendencia en términos de formación continuada para profesores. Tales eventos son tipificados en su forma y contenido, posibilitando un análisis sobre la mercantilización del proceso de formación docente continuada y desembocando en aportes teóricos sobre la formación docente continuada. Como conclusión, dejamos explícita nuestra preocupación con la formación docente continuada, desvinculada de compromiso, estudio, disposición, reflexión, coraje, arrojo y teoría, pues la formación docente continuada no puede quedar reducida a la pedagogía del abrazo, que sensibiliza multitudes en ciertos momentos, pero que no se sustenta en un trabajo continuo, de larga duración. <![CDATA[Educação do campo e memória de velhos: navegando entre o passado e o presente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo analisar a experiência pedagógica da Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA), vinculada à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB-Valente-Bahia) e, mais particularmente, uma experiência de pesquisa em que a comunidade escolar da EFA, em especial docentes e alunos, atua como protagonista na reconstrução da memória coletiva das comunidades. A metodologia adotada consistiu na articulação entre as estratégias pedagógicas da EFA e a promoção do diálogo entre os alunos e os sujeitos mais velhos, numa dinâmica que viabilizou a construção da história das famílias, das comunidades, da convivência com a seca, da propriedade e da educação. Os resultados alcançados indicam o reconhecimento e a incorporação dos saberes e das experiências dos velhos ao processo educacional, num movimento em que a comunidade escolar se apropria do conhecimento produzido em sua região e atua como produtora de novos conhecimentos, colocando a escola e a educação no centro desse processo de enraizamento e pertencimento.<hr/>The article analyzes the pedagogical experience of the Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA), a farming school sponsored by the Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Association for Sustainable and Solidary Development of the Sisaleira Region) - APAEB-Valente, Bahia, and analyzes, in particular, a research experience in which the EFA community school, its teachers and students act as protagonists in the reconstruction of the collective memory of communities. The methodology involved articulating the pedagogical strategies of the EFA, to promote dialogue between students and elderly residents in a dynamic way that enabled the history of families and communities to be constructed, throughout the history of the drought, the properties and education. The results indicate a recognition and incorporation of knowledge and experience of the elderly into the educational process, according to a movement in which the school community appropriates the knowledge produced in its region, acting as a producer of new knowledge by placing the school, and education, at the heart of this process of forming roots and a sense of belonging.<hr/>El objetivo de este artículo es analizar la experiencia pedagógica de la Escuela Familia Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA), mantenida por la Asociación de Desarrollo Sostenible y Solidario de la Región Sisalera (APAEB-Valente, Bahía), y más específicamente analizar una experiencia de investigación en la que la escuela comunitaria EFA, sus profesores y alumnos, actúan como protagonistas en la reconstrucción de la memoria colectiva de las comunidades. La metodología consistió en la articulación de las estrategias pedagógicas de la EFA para la promoción del diálogo entre los alumnos y los pobladores más viejos de una forma dinámica que posibilitó la construcción de la historia de las familias y comunidades, de las propiedades y de la educación a lo largo de la historia de la sequía. Los resultados indican el reconocimiento y la incorporación del conocimiento y de la experiencia de los ancianos al proceso educacional, de acuerdo con un movimiento en el que la comunidad escolar se apropia del conocimiento producido en su región y actúa como productora de nuevo conocimiento, colocando a la escuela y a la educación en el centro de este proceso de enraizamiento y pertenencia. <![CDATA[Formación en/y para el empleo: el contexto de aprendizaje a lo largo de la vida en Noruega y España]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Buscamos mostrar la creciente convergencia e interacción entre la esfera educativa y la esfera laboral impulsada por la convicción de parte de diferentes agencias sociales, de que la educación es una herramienta estratégica para el desarrollo económico y la innovación como así también para el logro de una mayor equidad y cohesión social en un contexto globalizado. El trabajo presenta una descripción del marco regulador de la formación en y para el empleo en España y en Noruega.<hr/>Apresentamos uma descrição do quadro regulamentar e de formação para os postos de trabalho na Espanha e Noruega. O artigo tem como objetivo analisar a crescente convergência e interação entre o campo educacional e o campo do trabalho. Argumentamos que as características do modelo de educação de adultos em relação ao emprego nos dois países incluem dados derivados de tradições históricas enraizadas em práticas sociais e culturais de cada local. <![CDATA[Formação profissional: representações de professores formados em serviço]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta resultados de pesquisa descritiva realizada com professores egressos de cursos de licenciatura formados em serviço. Procuraram-se respostas para o seguinte questionamento: como os professores que concluíram os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, do Programa Especial de Interiorização das Licenciaturas da UNAMA, no período de 2000-2002, avaliam a formação recebida? Ancorou-se nas ideias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) sobre formação de professores e de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier et al. (1998) e Tardif (2000) sobre os saberes dos professores. O formulário e a entrevista com grupo focal foram os instrumentos de construção de dados. Os resultados apontam que, ao contrário dos cursos que têm dificuldade em formar bem o professor, os cursos ofertados pelo Programa apresentaram boa qualidade, mesmo considerando as dificuldades inerentes à formação em serviço.<hr/>The paper presents the results of a descriptive study carried out with graduate teachers of teacher training course, who were trained in service. The study sought to answer the following research problem: how do teachers who completed the courses in Education, Languages and Mathematics of the UNAMA Special Program for Teaching Degrees during the period 2000-2002, evaluate their training? The theoretical framework is based on the ideas of Nóvoa (1992), Veiga (2002) and Ramalho, Nunez and Gauthier (2004) on teacher education, and of Tardif, Lessard and Lahaye (1991), Gauthier et al (1998) and Tardif (2000) on teachers’ knowledge. A questionnaire and interviews with a focal group were the main data collection tools used. The results indicate that unlike courses that have difficulty giving teachers an adequate training, the courses offered by the Program in question were of high quality, despite the difficulties inherent to in-service training.<hr/>El artículo presenta los resultados de una investigación descriptiva realizada con profesores egresados de cursos de profesorado formados en servicio. Se buscan respuestas para el siguiente cuestionamiento: ¿cómo los profesores que concluyeron los cursos de Pedagogía, Letras y Matemática, del Programa Especial de Interiorización de los Profesorados de la UNAMA en el período de 2000-2002 evalúan la formación recibida? El fundamento fueron las ideas de Nóvoa (1992), Veiga (2002) y Ramalho, Nuñez y Gauthier (2004) sobre formación de profesores, y de Tardif, Lessard y Lahaye (1991), Gauthier et al. (1998) y Tardif (2000) sobre los saberes de los profesores. El formulario y la entrevista con grupo focal fueron los instrumentos de construcción de datos. Los resultados señalan que, al contrario de los cursos que tienen dificultades en formar bien al profesor, los cursos ofertados por el Programa presentaron buena calidad, aun considerando las dificultades inherentes a la formación en servicio. <![CDATA[Interfaces no processo de alfabetização e letramento: a lógico-matematização como suporte para a aquisição da lectoescrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo visa esclarecer estudantes da graduação em Pedagogia acerca da interdependência entre o processo de construção da lectoescrita e o do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além de ressaltar a relevância desse conhecimento para os docentes que atuam na etapa final da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, a pré-alfabetização matemática subsidia o processo de alfabetização em sentido amplo. Os argumentos utilizados se fundamentaram nas teorias de Piaget e de Ferreiro, apoiando-se também nos estudos de Koch, Lima e Machado.<hr/>The article seeks to clarify, for students of undergraduate in Pedagogy, the interdependence between the construction of the process reading and writing, and the development of logical-mathematical reasoning, and to emphasize the importance of this knowledge for teachers working in the final stage of the Early Childhood Education and the first year of elementary school. Thus, pre-literacy mathematics provides support for the acquisition of literacy in a wider sense. The arguments used are based on the theories of Piaget and Ferreiro, and on the studies of Lima and Machado.<hr/>El artículo intenta informar a estudiantes de grado en Pedagogía acerca de la interdependencia entre el proceso de construcción de la lectoescritura y el del desarrollo del razonamiento lógico-matemático, además de destacar la relevancia de ese conocimiento para los docentes que actúan en la etapa final de la Educación Infantil y en el primer año de la Enseñanza Fundamental. De ese modo, la prealfabetización matemática contribuye con el proceso de alfabetización en sentido amplio. Los argumentos utilizados se fundamentaron en las teorías de Piaget y de Ferreiro, apoyándose también en los estudios de Koch, Lima y Machado. <![CDATA[Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba: insígnia do ensino superior católico paranaense (1950)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa o processo de constituição da Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba (FCFC), enfatizando o problema do Ensino Superior entre os intelectuais paranaenses. A educação e o Ensino Superior constituem aspectos fundamentais da intervenção político-pastoral da Igreja Católica no Brasil e no Paraná. A criação de escolas e a fundação de instituições de Ensino Superior e de centros culturais materializam a ação da Igreja. A forte presença da Igreja Católica no Ensino Secundário e no Ensino Superior constitui a estratégia de formar as elites intelectuais e as políticas do Brasil e do Paraná. Sob a perspectiva da história intelectual da educação e de dados da FFCL, é possível afirmar que, em Curitiba, o Ensino Superior católico foi estabelecido com o objetivo de formar as novas gerações (lideranças intelectuais e políticas), assim como aglutinar os intelectuais e os políticos que ocupavam as esferas públicas para servir ao projeto da Igreja Católica.<hr/>This article analyzes the process of constitution of the Catholic Faculty of Philosophy of Curitiba (FCFC), placing special emphasis on the problem of higher education among intellectuals of Paraná. Education and higher education are fundamental aspects in the political and pastoral intervention of the Catholic Church in Brazil and in Paraná. The creation of schools and the foundation of Higher Education Institutions and cultural centers are practical actions carried out by the Church. The strong presence of the Catholic Church in Secondary and Higher Education is a strategy for forming an intellectual and political elite in Brazil and Paraná. From a perspective of the intellectual history of education and FFCL data, it can be said that in Curitiba, Catholic Higher Education was established with the objective of forming new generations (intellectual and political leaders), and gathering intellectuals and politicians from the public domains, to serve the purposes of the Catholic Church.<hr/>El presente artículo analiza el proceso de constitución de la Facultad Católica de Filosofía de Curitiba (FCFC), enfatizando el problema de la Enseñanza Superior entre los intelectuales paranaenses. La educación y la Enseñanza Superior constituyen aspectos fundamentales de la intervención político-pastoral de la Iglesia Católica en Brasil y en Paraná. La creación de escuelas y la fundación de instituciones de Enseñanza Superior y de centros culturales materializan la acción de la Iglesia. La fuerte presencia de la Iglesia Católica en la Enseñanza Secundaria y en la Enseñanza Superior constituye la estrategia para formar a las elites intelectuales y políticas de Brasil y de Paraná. Bajo la perspectiva de la historia intelectual de la educación y de datos de la FFCL, es posible afirmar que en Curitiba la Enseñanza Superior católica fue establecida con el objetivo de formar a las novas generaciones (liderazgos intelectuales y políticos), así como aglutinar a los intelectuales y a los políticos que ocupaban las esferas públicas para servir al proyecto de la Iglesia Católica. <![CDATA[A crítica ao humanismo em educação e as repercussões sobre o discurso pedagógico no cenário contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo analisa a temática do impacto do cenário pós-moderno sobre a formulação do discurso pedagógico, em particular a partir da crítica ao ideário humanista que, de um modo geral, ampara a tradição moderna em educação. O surgimento do pós-moderno, como marca de pensamento, coloca os referenciais modernos sob suspeita, principalmente porque traz junto a denúncia da debilidade de seus fundamentos. Por fim, o estudo reflete sobre o impacto da crítica à base humanista da educação no cenário contemporâneo, momento em que não podemos mais contar com o conforto de uma teoria sólida e superadora e, ao mesmo tempo, não estamos dispensados de justificar a ação pedagógica.<hr/>This study examines topics concerning the impact of the post-modern scenario on the formulation of pedagogical discourse, particularly based on the critique of the humanistic ideas that generally support the modern tradition of education. The emergence of the postmodern, as a milestone of thought, puts the modern tradition under suspicion, mainly because it criticizes the weakness of its foundations. Finally, this study considers the impact of the criticism of the humanistic basis of education in the contemporary scenario, a period when we can no longer rely on the comfort of a solid, all-surpassing theory, and at the same time, are not exempt from justifying the pedagogical action.<hr/>Este estudio analiza la temática del impacto del escenario postmoderno sobre la formulación del discurso pedagógico, en particular a partir de la crítica al ideario humanista que, de un modo general, ampara a la tradición moderna en educación. El surgimiento de lo postmoderno como marca de pensamiento coloca bajo sospecha los referenciales modernos, principalmente porque trae con ella la denuncia de la debilidad de sus fundamentos. Por último, el estudio reflexiona sobre el impacto de la crítica a la base humanista de la educación en el escenario contemporáneo, momento en el que no podemos más contar con el confort de una teoría sólida y superadora, y al mismo tiempo no estamos exentos de justificar la acción pedagógica. <![CDATA[Gestão do pedagógico na escola: possibilidades para o trabalho dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, são sistematizados argumentos sobre o trabalho dos professores escola, entendido como gestão do pedagógico. Com base na elaboração de um projeto pedagógico individual, em consonância com sua participação política e social em seu grupo de pertença, imersos em políticas públicas que organizam e regulam seu fazer, os professores realizam um trabalho muito específico: a produção da aula e, nela, a produção do conhecimento, tanto sua quanto dos estudantes. Com base neste amplo processo de imersão e vivência do trabalho, os sujeitos da escola podem pensar em um efetivo e transformador projeto pedagógico escolar. Essa seria, talvez, uma maneira de minimizar, paulatinamente, processos de intensificação e precarização no trabalho desses profissionais. São esses argumentos que articulam o presente artigo. A escrita permitiu pensar e organizar argumentos aqui apresentados para sustentar essa defesa, mas os estudos estão somente começando, pois a questão que dá origem ao artigo, pela complexidade da resposta que demanda, exige continuar.<hr/>This article systematizes arguments on the work of teachers in schools, in a process understood as managing pedagogy. Based on the elaboration of an individual pedagogical project, in accordance with teachers’ participation in social politics in the group to which they belong, immersed in public politics that organize and regulate their actions, the teachers carry out a specific work: the production of the lesson, and, in it, the production of knowledge, both their own and that of the students. Based on this ample process of immersion and experience of the work, the subjects of the school can think about an effective and transforming pedagogical project in the school. This would perhaps be a way of gradually minimizing the processes of intensification and increased insecurity in the work of these professionals. These are the arguments that form the basis of this article. The writing enabled the arguments presented here to be considered and organized to support this defense, but the studies are still in their infancy, as the original research question, due to complexity of the response required, requires further investigation.<hr/>En este artículo se sistematizan argumentos sobre el trabajo de los profesores en la escuela, entendido como gestión de lo pedagógico. Con base en la elaboración de un proyecto pedagógico individual, en armonía con su participación política y social en su grupo de pertenencia e inmersos en políticas públicas que organizan y regulan su actividad, los profesores realizan un trabajo muy específico: la producción de la clase y, en la misma, la producción del conocimiento, tanto suyo como de los estudiantes. Con base en este amplio proceso de inmersión y vivencia del trabajo, los sujetos de la escuela pueden pensar en un efectivo y transformador proyecto pedagógico escolar. Esa sería, tal vez, una manera de minimizar, paulatinamente, procesos de intensificación y precarización en el trabajo de estos profesionales. Son estos argumentos los que articulan el presente artículo. Su escritura permitió pensar y organizar los argumentos aquí presentados para sustentar esta defensa, pero los estudios están aún en el inicio, pues la cuestión que da origen al artículo, debido a la complejidad de la respuesta que demanda, exige continuar. <![CDATA[La educación ambiental en América Latina: rasgos, retos y riesgos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo presenta los resultados de un estudio sobre la trayectoria actual de la educación ambiental realizado en nueve países de la región de América Latina y el Caribe durante 2008 y 2009. La intención era evaluar los efectos regionales del plan de aplicación internacional del Decenio de la Educación para el Desarrollo Sustentable, a cinco años de haber entrado en operación, para caracterizar las tendencias y oportunidades regionales en el campo de la educación ambiental y delinear estrategias apropiadas para su fortalecimiento y consolidación, a la luz de las tensiones que origina la aparición del campo de la educación para el desarrollo sustentable.<hr/>O artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a trajetória atual da educação ambiental em nove países da América Latina e no Caribe durante 2008 e 2009. A intenção era avaliar os efeitos regionais do regime de execução internacional para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, cinco anos após a entrada em operação, para caracterizar as tendências regionais e oportunidades no campo da educação ambiental e delinear estratégias adequadas para o fortalecimento e a consolidação, em função das tensões que cria a aparência do campo da educação para o desenvolvimento sustentável. <![CDATA[Reflexões acadêmicas “proposições para o ensino do futuro”: a atualidade das reflexões de Pierre Bourdieu sobre a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem por objetivo realizar apontamentos sobre o sociólogo francês Pierre Bourdieu e sobre uma de suas importantes contribuições para a reflexão do sistema de ensino, a saber, sua participação na redação do relatório “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. O ensaio que aqui se apresenta se torna significativo por dois motivos. O primeiro é pela possibilidade de sugerir/provocar uma releitura das obras de Pierre Bourdieu, destacando sua contribuição incontornável para a Sociologia da Educação. O segundo motivo é pelo teor do relatório citado, que aborda as práticas educacionais e o desenvolvimento da organização do sistema educacional. Finaliza-se este artigo recuperando a importância da formulação de planos de ação para o sistema de ensino que, de forma constante, deveriam promover reflexões sobre a Educação. Longe de se tornarem projetos de reforma, tais planos poderiam ser um produto para inspirar e promover outras reflexões e ações educativas a partir de pesquisas ou de políticas públicas.<hr/>This paper offers some considerations about the French sociologist Pierre Bourdieu and one of his important contributions for reflection on the educational system, namely, his participation in the writing of the report “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. The essay presented here is significant for two reasons. The first is the possibility of recommending or encouraging the reading of Pierre Bourdieu’s work, highlighting his important contributions for Sociology of Education. The second is the relevant content of the above mentioned report, which discusses educational practices and issues related to the organization of the educational system. This article concludes by emphasizing the importance of formulating action plans for the educational system that should continually promote reflection on Education. Far from becoming projects for reform, these action plans could inspire and promote further reflection and actions on education, involving research or public policies.<hr/>El presente texto tiene por objetivo elaborar algunas consideraciones sobre el sociólogo francés Pierre Bourdieu y sobre una de sus importantes contribuciones para la reflexión del sistema de enseñanza, a saber, su participación en la redacción del informe “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. El ensayo que aquí se presenta pasa a ser significativo por dos motivos. El primero es por la posibilidad de sugerir/provocar una relectura de las obras de Pierre Bourdieu, destacando su indudable contribución para la Sociología de la Educación. El segundo motivo es por el tenor del citado informe, que aborda las prácticas educacionales y el desarrollo de la organización del sistema educacional. Finaliza este artículo recuperando la importancia de la formulación de planes de acción para el sistema de enseñanza que, de forma constante, deberían promover reflexiones sobre la Educación. Lejos de convertirse en proyectos de reforma, tales planes podrían ser un producto para inspirar y promover otras reflexiones y acciones educativas a partir de investigaciones o de políticas públicas. <![CDATA[As faces da sustentabilidade socioambiental e as controvérsias, potencialidades e arranjos da educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem por objetivo realizar apontamentos sobre o sociólogo francês Pierre Bourdieu e sobre uma de suas importantes contribuições para a reflexão do sistema de ensino, a saber, sua participação na redação do relatório “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. O ensaio que aqui se apresenta se torna significativo por dois motivos. O primeiro é pela possibilidade de sugerir/provocar uma releitura das obras de Pierre Bourdieu, destacando sua contribuição incontornável para a Sociologia da Educação. O segundo motivo é pelo teor do relatório citado, que aborda as práticas educacionais e o desenvolvimento da organização do sistema educacional. Finaliza-se este artigo recuperando a importância da formulação de planos de ação para o sistema de ensino que, de forma constante, deveriam promover reflexões sobre a Educação. Longe de se tornarem projetos de reforma, tais planos poderiam ser um produto para inspirar e promover outras reflexões e ações educativas a partir de pesquisas ou de políticas públicas.<hr/>This paper offers some considerations about the French sociologist Pierre Bourdieu and one of his important contributions for reflection on the educational system, namely, his participation in the writing of the report “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. The essay presented here is significant for two reasons. The first is the possibility of recommending or encouraging the reading of Pierre Bourdieu’s work, highlighting his important contributions for Sociology of Education. The second is the relevant content of the above mentioned report, which discusses educational practices and issues related to the organization of the educational system. This article concludes by emphasizing the importance of formulating action plans for the educational system that should continually promote reflection on Education. Far from becoming projects for reform, these action plans could inspire and promote further reflection and actions on education, involving research or public policies.<hr/>El presente texto tiene por objetivo elaborar algunas consideraciones sobre el sociólogo francés Pierre Bourdieu y sobre una de sus importantes contribuciones para la reflexión del sistema de enseñanza, a saber, su participación en la redacción del informe “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. El ensayo que aquí se presenta pasa a ser significativo por dos motivos. El primero es por la posibilidad de sugerir/provocar una relectura de las obras de Pierre Bourdieu, destacando su indudable contribución para la Sociología de la Educación. El segundo motivo es por el tenor del citado informe, que aborda las prácticas educacionales y el desarrollo de la organización del sistema educacional. Finaliza este artículo recuperando la importancia de la formulación de planes de acción para el sistema de enseñanza que, de forma constante, deberían promover reflexiones sobre la Educación. Lejos de convertirse en proyectos de reforma, tales planes podrían ser un producto para inspirar y promover otras reflexiones y acciones educativas a partir de investigaciones o de políticas públicas.