Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420110002&lang=pt vol. 11 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[“Temos cinco anos”: um registro sobre a antecipação da idade na implantação do ensino fundamental de nove anos no oeste do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no Paraná. Elaboramos neste texto um recorte descritivo sobre a configuração das turmas e sobre a idade das crianças matriculadas em dezenove municípios do Oeste do Paraná ao longo do ano de 2010. Os dados, produzidos por meio de questionários às escolas, registram que a antecipação da idade é a vertente predominante da política de implantação. Privilegiou-se a matrícula das crianças de cinco anos no Ensino Fundamental em detrimento da matrícula na Educação Infantil.<hr/>This article is part of a research project on the implementation of the nine-year elementary education in the Brazilian State of Parana. In this text, we give a descriptive summary of the configuration of classes and the ages of the children enrolled in nineteen municipalities of the West of Paraná during the year 2010. The data, gathered through questionnaires sent to the schools, show that lowering the school starting age is the predominant goal of the implementation policy. The enrollment of children at the age of five in elementary education is favored over enrollment in kindergarten. <![CDATA[Ensino de nove anos, sentidos e significados: contribuições da teoria histórico-cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetivou analisar os significados e os sentidos atribuídos por professores da última etapa dos Centros Municipais de Educação Infantil e professores das turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental acerca do Ensino Fundamental de nove anos. Os pressupostos são os da psicologia histórico-cultural. Constituiremos nossas análises por meio de duas categorias: o significado e o sentido. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados indica uma escola em que a dimensão coletiva está presente apenas pelas diretrizes políticas, o processo de discussão acerca da implementação desta política pouco ocorreu. A expropriação dos professores do processo de discussão age como fator de manutenção para a reprodução dos significados historicamente construídos, não permitindo a coincidência entre os significados sociais e os sentidos pessoais, bem como parece impossibilitar a construção de novos significados e sentidos para seu trabalho.<hr/>This abstract analyzes the meanings and senses attributed by teachers of the final stage of the Municipal Preschool Centers and teachers of the First Year of Elementary School, in relation to the nine-year Elementary School Education. It uses the premises of Cultural-Historical Psychology. Within this perspective, this work uses the method of Historical and Dialectical Materialism. The analyses were carried out in two categories: meaning and sense. Data were collected through semi-structured interviews. The data analysis indicates a school in which the collective dimension exists only through the political guidelines; there was hardly any discussion process on the implementation of this policy. The exclusion of the teachers from the discussion process acts as a factor for maintaining the reproduction of historically built meanings, and therefore does not allow for an aligning of social meanings and the personal senses. It also prevents the teachers from constructing new meanings and senses for their work. <![CDATA[O processo de implantação do ensino fundamental de nove anos obrigatórios em Minas Gerais: questões e tensões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ano de 2003 registra a ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos obrigatórios em Minas Gerais, estado que se antecipa à legislação federal, produzindo uma nova institucionalidade para esta etapa da Educação Básica. O presente artigo é resultado de um estudo desenvolvido a partir do ano de 2005, que teve como objeto de suas atenções tal ampliação do Ensino Fundamental numa cidade no interior do estado, que, tendo como mote de divulgação da nova política o bordão “Agora seu filho entra mais cedo na escola”, promoveu, em fins de 2003, a matricula no ciclo inicial de alfabetização de crianças que completassem 6 anos de idade no início do ano letivo de 2004. Observamos, por meio da pesquisa, que em Minas Gerais a implantação da proposta foi aligeirada, sem o devido preparo dos professores e sem qualquer adaptação dos espaços para receber crianças com necessidades tão específicas. No universo estudado, há depoimentos contundentes de crianças, pais e professores.<hr/>In 2003, compulsory Elementary education was extended from eight to nine years in the State of Minas Gerais, in anticipation of the federal legislation, producing a new institutional framework for this stage of Elementary education. This article is the result of an ongoing study since 2005, which focused on this expansion of elementary education in a municipality within the state which, as a motto for the new policy, publicized the slogan “Agora seu filho entra mais cedo na escola” (Now your child starts school earlier) at the end of 2003, to promote registration in the initial cycle of literacy for children completing six years of age at the beginning of 2004. We observed, through the research, that in Minas Gerais the implementation of the proposal was lightweight, without the due preparation of teachers and without any adjustment of spaces to accommodate children with specific needs. In the universe studied, unfavorable testimonies are given by children, parents and teachers. <![CDATA[A criança de seis anos na escola: é hora de brincar ou de estudar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Uma das preocupações geradas com o ingresso da criança de seis anos no ensino obrigatório é de que essa situação a colocaria precocemente em situações formais de ensino, cerceando o seu direito de brincar. Considerando essa problemática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar de que forma o ensino para crianças de seis anos pode ser organizado, levando em conta a transição da atividade lúdica para a atividade de estudo. Para tanto, realizamos estudos fundamentados na Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY; LEONTIEV e ELKONIN) e desenvolvemos um experimento didático com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Maringá. Concluímos que, apesar de a atividade lúdica e a atividade de estudo não apresentarem as mesmas propriedades, ambas têm uma característica comum: o conteúdo. Há conteúdos no brincar e no estudar. A ação sobre esses conteúdos é o caminho metodológico para a condução pedagógica do processo de transição. Isso permite que, na atividade lúdica, as crianças avancem para além da reprodução das relações cotidianas, comuns nas brincadeiras livres, e ampliem seus conhecimentos sobre o mundo, aproximando-a do conhecimento científico presente no currículo escolar.<hr/>One of the main concerns with regard to six-year-old children attending compulsory school is the fact that they are placed so early in a formal learning situation that their right to play is jeopardized. Based on this, a study was carried out, to investigate how the teaching of six-year-old children can be organized in a way that eases transition from play to study. Analyses were based on the Historical-Cultural Theory (Vygotsky, Leontiev and Elkonin). A didactic experiment was developed with first-year students in the first year of a government school in Maringá PR Brazil. Although play and learning activities do not have the same properties, one factor that they share is their subject matter, which is present in both play and in study. Activities on this subject matter comprise the pedagogical method during the transition period. This enables the children, during play activities, to go beyond the reproduction of daily relationships common in free play, and broaden their knowledge of the world. It therefore brings them closer to the scientific knowledge in the school curriculum. <![CDATA[Professores e crianças no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: desafios e expectativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre as expectativas das crianças sobre sua vida escolar neste período. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado um grande desafio o para todos os envolvidos no processo. Autores como Kramer (2006), Barbosa (2006) e Gorni (2007) amparam uma pesquisa qualitativa, que por meio de observações, questionários e entrevistas buscaram captar os vários aspectos que envolvem as práticas dos professores e a vivência das crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia utilizada pelos professores e que impõe um cotidiano às crianças que negligencia o lúdico nas atividades propostas.<hr/>This study investigates pedagogical practice in the first year of the nine-year Elementary Education, and the expectations of children with regard to school life during this period. These aspects are very important due to the need for changes in the school structure for the introduction of the new organization, which has presented challenges for all those concerned in the process. Authors like Kramer (2006), Barbosa (2006) and Gorni (2007) support a qualitative research that endeavors to analyze aspects involving teachers’ practices and children’s experiences during the first year of the nine-year Elementary education, by means of observation, questionnaires and interviews. It is seen that in the school environment, there is a series of issues and debates surrounding this new organization of Elementary education, generating relative insecurity with regard to the methodology used by teachers and subjecting the children to a daily routine that lacks the element of play. <![CDATA[Espaço social e espaço escolar: interfaces e contradições no contexto do ensino fundamental de 9 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo problematiza os espaços designados às crianças que entram no Ensino Fundamental de 9 anos, instituído por meio da Lei 11.274/2006. A análise empreendida resulta de uma pesquisa desenvolvida no período de 2007 a 2010, envolvendo 13 escolas públicas de Salvador e Feira de Santana - BA. O recorte assumido põe em relevo a relação entre espaço escolar e espaço social e foi orientado por duas questões: como o tema do espaço escolar está posto no debate sobre o Ensino Fundamental de 9 anos e como ele se articula com o lugar social ocupado pelas crianças de 6 anos? Os resultados da pesquisa indicam que o espaço escolar não logrou romper as barreiras da formalidade no processo de inclusão das crianças de 6 anos no ensino obrigatório, reiterando uma íntima relação entre os lugares sociais e os lugares educacionais dos sujeitos implicados no processo em questão.<hr/>This article discusses the spaces designated for children entering nine-year Elementary Education established by law 11.274/2006. This analysis was the result of a study carried out in the period 2007 to 2010, involving thirteen public schools in Salvador and Feira de Santana - BA. It highlights the relationship between the school space and the social space, and was guided by two questions: how is the theme of the school dealt with in the debate on nine-year Elementary Education, and how does it interact with the social space occupied by six-year-old children? The results of the survey indicate that the school space has failed to break down the barriers of formality in the process of inclusion of six-year-old children in compulsory education, reiterating the close relationship between the social places and the educational spaces of the subjects involved in the educational process in question. <![CDATA[Regulação do currículo no ensino fundamental de 9 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo discute estratégias engendradas pelo Estado para manter sob seu domínio as questões atinentes ao campo do currículo. Partindo da elucidação do conceito de regulação institucional, explora documentos normatizadores e textos orientadores da aplicação e da divulgação dos resultados da Prova Brasil, caracterizando o que seria o debate em torno dos mecanismos de avaliação em larga escala por meio da análise de componentes técnicos e sociais da Prova. Por fim, aponta conseqüências dessa dimensão da regulação às políticas e às práticas curriculares no contexto de implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 anos.<hr/>The study discusses the Government strategies that seek to maintain its dominance over matters related to the curriculum. Based on the elucidation of the concept of institutional regulation, it explores regulatory documents and texts that guide the application and dissemination of the results of the “Prova Brazil” test, characterizing the debate on the mechanisms of large-scale evaluation through the analysis of technical and social components of the test. Finally, it indicates the effects of this dimension of regulation on curricular policies and practices in the context of the implantation and implementation of the nine-year Elementary Education. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identificamos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; significados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.<hr/>This article presents the key results of a study involving the analysis of thirty-six Master’s Degree dissertations and five Doctorate theses defended as part of the Postgraduate courses in Education, from 2006 to 2010, focusing on the subject of the nine-year Elementary Education. The aim is to investigate the academic production on this theme of research, and its main contributions to the field of Education. The results of this investigation indicate that the academic production on the nine-year Elementary Education focuses on different aspects. Thus, fourteen different approaches were identified, including the introduction of the nine-year Elementary Education policy; meanings attributed to the new system by teachers in Elementary Education; literacy and the ability to read and write; and childhood and the relations between Pre-school Education and Elementary Education. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: mapeamento e análise de dissertações e teses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os principais resultados de uma revisão preliminar de trinta e uma dissertações e uma tese sobre o Ensino Fundamental de nove anos, defendidas entre os anos de 2006 a 2009. Para a localização das dissertações e teses, consultou-se o Banco de Teses da CAPES, tomando por referência o descritor ensino fundamental de nove anos. Recorre-se à análise de conteúdo para explorar o material, a qual permitiu a identificação de um conjunto de eixos temáticos, servindo como condutores para a construção da análise que se apresenta. Dentre as diversas questões observadas, salienta-se a carência de pesquisas que sinalizem para práticas bem sucedidas no processo de implantação do Ensino Fundamental de nove anos, o que poderia servir como referência e/ou ponto de partida para a proposição de propostas que contribuam para qualificar o Ensino Fundamental.<hr/>This article represents the key results of a preliminary review of dissertations and theses written from 2006 to 2009, focusing on the nine-year Elementary Education. To locate the dissertations and theses, the CAPES Database was consulted, using the search phrase “ensino fundamental de nove anos” (Nine-Year Elementary Education). The material was explored using content analysis, which led to the identification of a group of core themes that serve as conductors for the analysis presented here. The various issues covered by the works investigated include a lack of research that signals successful practices in the implementation of the nine-year Elementary Education, which could serve as a reference and/or starting point for the proposals that will contribute to improving Elementary Education. <![CDATA[A sociologia da infância e a educação das crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste artigo é apresentar algumas contribuições teóricas sobre a sociologia da infância e refletir a respeito das repercussões desse novo subcampo da sociologia na compreensão e na educação das crianças. Para atingir esses objetivos, fiz uma revisão bibliográfica que permitiu uma visão panorâmica sobre a evolução das representações da infância, as perspectivas de investigações empíricas sobre as crianças e a identificação do modelo de socialização predominante na atualidade. Em conseqüência das transformações sociais, das representações e das novas modalidades de socialização, captei a “infância transnacional” caracterizada pela mobilidade, pela comunicação em redes e pelo uso dos artefatos. Isso porque a criança é ativa, possui uma identidade própria, é ao mesmo tempo sujeito e ator social. Em decorrência, a relação educador-educando deve ser caracterizada pela proteção da liberdade e pelo estímulo ao diálogo, o que só é possível se a autoridade for exercida de modo “horizontal”.<hr/>This article presents the Sociology of Childhood and discusses its repercussions for children’s education. To achieve these objectives, a bibliographic review was carried out that gave an overview of the evolution of representations of childhood, the perspectives of empirical investigations of children, and the identification of the model of socialization that is prevalent today. As a result of the social transformations, representations, and new modes of socialization, the “transnational childhood” characterized by mobility, communication in networks and the use of artifacts is captured. This is because childhood is active, it has its own identity, and it is, at the same time, both social actor and subject. As a result, the relationship between educator and educated should be characterized by protection of freedom and encouragement of dialog, which is only possible when authority is exercised in a “horizontal” form. <![CDATA[Alguns aspectos para se pensar a pesquisa em educação: o estatuto epistêmico e social da ciência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A prática da pesquisa em educação supõe considerações sobre o significado do conhecimento científico, as quais podem ser feitas por diferentes caminhos. A nossa opção é pensar a pesquisa em educação a partir da discussão epistemológica que insere a questão da ciência em um ambiente intelectual de valorização da razão. Considerar esse significado no momento de sua constituição e consolidação nos oferece elementos para problematizar aspectos presentes, não necessariamente explicitados, na ação de pesquisar a educação. Iniciamos por uma discussão sobre o estatuto epistêmico da ciência no Iluminismo, para compreender as origens do conhecimento científico e as práticas intelectuais que supôs. Em seguida, examinamos parte do debate que acompanha a produção do conhecimento científico sobre o fenômeno humano, discutindo como essa produção se insere no conjunto mais amplo da racionalidade científica. Para a discussão, recorremos à contribuição de filósofos que têm se dedicado a interrogar e buscar o significado da ciência.<hr/>The practice of research in education assumes considerations about the meaning of scientific knowledge that can be seen in different ways. We chose to view research in education from a perspective of the epistemological discussion that places the question of science in an intellectual environment of valuing reason. Considering this meaning at the moment of its constitution and consolidation gives us elements for investigating the aspects that are present, though not necessarily explicit, in the action of research in education. We start by discussing epistemic statute of science in the Age of Enlightenment, seeking to understand the origins of the scientific knowledge and the intellectual practices assumed. We then examine part of the debate surrounding the production of the scientific knowledge on the human phenomenon, discussing how this production is inserted in the wider scope of scientific rationality. For the discussion, we look to the contribution of philosophers who have dedicated themselves to questioning and searching for the meaning of science. <![CDATA[Estratégias vocais para o sucesso da prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Le présent article entend souligner l’usage conscientisé de la voix professorale en classe de français langue étrangère. Répondant à des questions générales (écrites et orales) concernant la pratique didactique, des enseignants libanais témoignent de stratégies essentiellement prosodiques qu’ils mettent en oeuvre pour accrocher leurs apprenants et pour faire face à plusieurs obstacles. Cette démarche ayant pour corpus des discours sur la pratique s’inscrit dans les travaux menés par F. Cicurel (2005) au sein du groupe de recherche DILTEC, mais notre travail se distingue par l’étude du degré de conscience des enseignants de l’usage de leur voix dans le but de réussir leur cours. Les théories concernent la phonétique, la didactique et la sociologie. Les intentions de communication de l’enseignant (se faire entendre, motiver à parler, faire comprendre le message cognitif etc.) sont étroitement liées à sa manière de parler. C’est dans cette perspective que cet article propose une nouvelle dimension de recherche portant sur le rôle stratégique de la voix de l’enseignant dans la motivation des apprenants.<hr/>O presente artigo pretende assinalar o uso consciente da voz do professor de francês como língua estrangeira. Respondendo a questões gerais (escritas e orais) que dizem respeito à prática pedagógica, os professores libaneses atestam estratégias essencialmente prosódicas, que chamam a atençãos dos alunos e os colocam em face a vários obstáculos. Esta abordagem tem por corpus o discurso sobre a prática que se inscreve no trabalho dirigido por F. Cicurel (2004), no grupo de pesquisa DILTEC, e nosso trabalho se distingue pelo estudo do grau de consciência dos professores acerca do uso de sua voz para o sucesso de seus cursos. As teorias dizem respeito à fonética, à didática e à sociologia. As intencões de comunicação dos professores (de se fazer entender, motivar a falar, fazer compreender a mensagem, etc.) estão intimamente relacionadas a sua maneira de falar. É nesta perspectiva que este artigo propõe uma nova dimensão de pesquisa sobre as estratégias de voz dos professores na motivação dos alunos. <![CDATA[O antijesuitismo no século XVIII: uma análise do verbete jésuite da encyclopédie iluminista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma discussão acerca do sentimento antijesuítico presente no pensamento Iluminista, a partir da análise do verbete jésuite da Enciclopédia, organizada e dirigida por Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d’Alembert (1717-1783). Nesse verbete, verifica-se a personificação de ardis, falsidades e mentiras na fi gura dos membros da Companhia de Jesus. Os pensadores iluministas foram representantes das ideias que no final do século seriam o sustentáculo para a revolução burguesa na França. A Ilustração, entre outras ideias, defendia a laicização do Estado e de todas as suas instituições. Nascida na França, essa corrente foi rapidamente e amplamente difundida por toda a Europa. No tocante à educação formal, o ataque mais direto foi à Companhia de Jesus, Ordem que mais dirigia colégios na Europa naquele momento e que, por essa razão, ainda exercia forte influência na formação dos quadros da elite europeia, além de ter ampla atuação nas colônias ibéricas. Tão logo foi fundada em 1539 e aprovada pela bula papal Regimini Militantis Ecclesiae, de 1540, a Companhia de Jesus se destacou por sua empreitada educacional. Nesse sentido, o ensino oferecido pelos jesuítas, bem como seu método de ensino, foi amplamente atacado pelos iluministas, dando início a uma vertente designada de antijesuitismo. Essa vertente pode ser definida como os sentimentos, os conceitos e os escritos abertamente contrários à Companhia de Jesus. Teve início com os pregadores protestantes alemães no século XVI, perpassando o lançamento em 1614 da Monita Secreta, do polonês Hieronim Zahorowski, e reforçada no século XVIII, quando a Companhia de Jesus foi expulsa do Reino Português (1759) e extinta pelo papado em 1773. Foi nesse século que houve na Europa altercações acaloradas, tanto no meio intelectual quanto político, sobre a atuação dos padres jesuítas. Os ataques se intensificaram no século XIX, capitaneados pelos revolucionários (ou simpatizantes da Revolução) após a Restauração da monarquia na França e pelos positivistas. Ecos do antijesuitismo de extração positivista podem ser encontrados na maior parte dos manuais de história da educação e também na historiografi a brasileira. Ao analisar o verbete da enciclopédia, serão consideradas determinações mais amplas, uma vez que a disputa entre esses dois projetos pedagógicos - iluminista e jesuítico - representa a luta pelo domínio na forma de pensar a sociedade, a economia, a política e a cultura nesse século.<hr/>This paper presents a discussion of anti-Jesuit feeling in Enlightenment thought, based on an analysis of the Encyclopedia entry for Jésuite (Jesuit), organized and directed by Denis Diderot (1713-1784) and Jean Le Rond d’Alembert (1717-1783). In this entry there is the personification of snares, falsehoods and lies in the figure of the members of the Society of Jesus. The Enlightenment thinkers were representatives of the ideas that at the end of the Century would become the mainstay for the bourgeois revolution in France. The Enlightenment, among other ideas, defended the secularization of the State and all its institutions. Born in France, this movement was quickly and widely disseminated throughout Europe. In relation to formal education, the most direct attack was against the Society of Jesus, the Order that had the highest number of colleges in Europe at that time and therefore, still exerted a strong influence on the training of the European elite, as well as having widespread influence in the Iberian colonies. As soon as it was founded in 1539, and approved by the papal bull Regimini Militantis Ecclesiae from 1540, the Society of Jesus was noted for its educational endeavors. Thus, the education offered by the Jesuits, and their teaching method, was widely attacked by the Enlightenment, leading to a movement known as anti-Jesuitism. This movement can be defined as feelings, concepts and writings that were openly opposed to the Society of Jesuits. It began with the German Protestant preachers in the sixteenth century, spanning the launch in 1614, of the Secret Monita by the Polish Hieronim Zahorowski, and reinforced in the eighteenth century, when the Jesuits were expelled from the Portuguese Kingdom (1759) and abolished by the papacy in 1773. It was a century when heated altercations were taking place in Europe, both in intellectual and political circles, regarding the activities of the Jesuit priests. The attacks intensified in the nineteenth century, led by revolutionaries (or sympathizers of the Revolution) following the restoration of monarchy in France, and the positivists. Echoes of positivist anti-Jesuitism can be found in most history books of education, and also in Brazilian historiography. When analyzing the Encyclopedia entry, broader determinations will be considered, since the dispute between these two educational projects - Jesuit and Enlightenment - represents the struggle for dominance in society’s form of thinking, economy, politics and culture in this century. <![CDATA[Alfabetização e letramento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142011000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma discussão acerca do sentimento antijesuítico presente no pensamento Iluminista, a partir da análise do verbete jésuite da Enciclopédia, organizada e dirigida por Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d’Alembert (1717-1783). Nesse verbete, verifica-se a personificação de ardis, falsidades e mentiras na fi gura dos membros da Companhia de Jesus. Os pensadores iluministas foram representantes das ideias que no final do século seriam o sustentáculo para a revolução burguesa na França. A Ilustração, entre outras ideias, defendia a laicização do Estado e de todas as suas instituições. Nascida na França, essa corrente foi rapidamente e amplamente difundida por toda a Europa. No tocante à educação formal, o ataque mais direto foi à Companhia de Jesus, Ordem que mais dirigia colégios na Europa naquele momento e que, por essa razão, ainda exercia forte influência na formação dos quadros da elite europeia, além de ter ampla atuação nas colônias ibéricas. Tão logo foi fundada em 1539 e aprovada pela bula papal Regimini Militantis Ecclesiae, de 1540, a Companhia de Jesus se destacou por sua empreitada educacional. Nesse sentido, o ensino oferecido pelos jesuítas, bem como seu método de ensino, foi amplamente atacado pelos iluministas, dando início a uma vertente designada de antijesuitismo. Essa vertente pode ser definida como os sentimentos, os conceitos e os escritos abertamente contrários à Companhia de Jesus. Teve início com os pregadores protestantes alemães no século XVI, perpassando o lançamento em 1614 da Monita Secreta, do polonês Hieronim Zahorowski, e reforçada no século XVIII, quando a Companhia de Jesus foi expulsa do Reino Português (1759) e extinta pelo papado em 1773. Foi nesse século que houve na Europa altercações acaloradas, tanto no meio intelectual quanto político, sobre a atuação dos padres jesuítas. Os ataques se intensificaram no século XIX, capitaneados pelos revolucionários (ou simpatizantes da Revolução) após a Restauração da monarquia na França e pelos positivistas. Ecos do antijesuitismo de extração positivista podem ser encontrados na maior parte dos manuais de história da educação e também na historiografi a brasileira. Ao analisar o verbete da enciclopédia, serão consideradas determinações mais amplas, uma vez que a disputa entre esses dois projetos pedagógicos - iluminista e jesuítico - representa a luta pelo domínio na forma de pensar a sociedade, a economia, a política e a cultura nesse século.<hr/>This paper presents a discussion of anti-Jesuit feeling in Enlightenment thought, based on an analysis of the Encyclopedia entry for Jésuite (Jesuit), organized and directed by Denis Diderot (1713-1784) and Jean Le Rond d’Alembert (1717-1783). In this entry there is the personification of snares, falsehoods and lies in the figure of the members of the Society of Jesus. The Enlightenment thinkers were representatives of the ideas that at the end of the Century would become the mainstay for the bourgeois revolution in France. The Enlightenment, among other ideas, defended the secularization of the State and all its institutions. Born in France, this movement was quickly and widely disseminated throughout Europe. In relation to formal education, the most direct attack was against the Society of Jesus, the Order that had the highest number of colleges in Europe at that time and therefore, still exerted a strong influence on the training of the European elite, as well as having widespread influence in the Iberian colonies. As soon as it was founded in 1539, and approved by the papal bull Regimini Militantis Ecclesiae from 1540, the Society of Jesus was noted for its educational endeavors. Thus, the education offered by the Jesuits, and their teaching method, was widely attacked by the Enlightenment, leading to a movement known as anti-Jesuitism. This movement can be defined as feelings, concepts and writings that were openly opposed to the Society of Jesuits. It began with the German Protestant preachers in the sixteenth century, spanning the launch in 1614, of the Secret Monita by the Polish Hieronim Zahorowski, and reinforced in the eighteenth century, when the Jesuits were expelled from the Portuguese Kingdom (1759) and abolished by the papacy in 1773. It was a century when heated altercations were taking place in Europe, both in intellectual and political circles, regarding the activities of the Jesuit priests. The attacks intensified in the nineteenth century, led by revolutionaries (or sympathizers of the Revolution) following the restoration of monarchy in France, and the positivists. Echoes of positivist anti-Jesuitism can be found in most history books of education, and also in Brazilian historiography. When analyzing the Encyclopedia entry, broader determinations will be considered, since the dispute between these two educational projects - Jesuit and Enlightenment - represents the struggle for dominance in society’s form of thinking, economy, politics and culture in this century.