Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420120001&lang=pt vol. 12 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Open-source online science inquiry materials: building a community]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo buscamos elucidar nossa experiência na condução do TELS (Technology-Enhanced Learning in Science), que busca promover a aprendizagem do pensamento científi co (inquiry learning) em estudantes a partir de 10 anos até o nível universitário. O TELS é apoiado por um ambiente acessível via Internet chamado WISE (Web-based Inquiry Science Environment), o qual possui um acervo de atividades de aprendizagem em diversos idiomas. Detalhamos os fundamentos que nortearam a construção do ambiente e exemplificamos algumas unidades de estudo que consideramos representativos ligados a temas como o Clima Global, Mitose das Células e Reações químicas que estão disponíveis no WISE. No artigo detalhamos o conceito de integração de conhecimentos que julgamos ser um elemento chave para o desenvolvimento do pensamento científico. Atualmente o programa TELS atende a centenas de professores, pesquisadores e criadores de conteúdo, bem como dezenas de milhares de estudantes. <![CDATA[Entre a teoria e a prática: um olhar sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt São recorrentes as assertivas de que vivemos em uma sociedade influenciada pelas tecnologias e em especial pelas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), no entanto estas tecnologias, que impactaram a sociedade e a cultura nas duas últimas décadas, ainda não são devidamente consideradas no espaço escolar, principalmente nos espaços de formação de educadores. Desse modo, o presente artigo é uma reflexão sobre a questão das TICs na formação docente, a partir do micro recorte de um macro estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Tal estudo tem por finalidade analisar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, as matrizes curriculares das licenciaturas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com a intenção de identificar elementos que tratem das TICs no espaço escolar.<hr/>It is commonly asserted that we live in a society that is influenced by technologies, and in particular, Information and Communication Technologies (ICT). However, these technologies, which have impacted society and its culture in the last two decades, are still being not properly addressed in schools, or in the area of teachers’ education. This article is an initial reflection on the issue of ICT in teachers’ education, as part of a wider study carried out for the Postgraduate Program in Education of the Universidade Tiradentes, which analyzed, based on a literature review, the curricular contents of the licentiate degrees of the Universidade Estadual de Feira de Santa (UEFS) in order to identify elements related to the use of ICT in schools. <![CDATA[TIC na educação: análise preliminar dos novos saberes da formação docente nas universidades de Sergipe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entender como se dá a formação de professores para o uso da TIC é a temática a que se propõe o presente artigo. Com advento da sociedade contemporânea, os diversos campos sociais se transformam e, como consequência, é construído um novo contexto econômico, político, cultural e sociotécnico. Correlacionada ao que se espera dos novos perfis profissionais, desta sociedade informatizada, busca-se analisar a formação inicial de professores em Sergipe para o uso das TICs a partir do estudo das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas a qual é ofertada pela Universidade Federal de Sergipe e pela Universidade Tiradentes. Foi realizado estudo com a ementa dos cursos, um dos elementos para a análise preliminar de quantas disciplinas são ofertadas nas instituições que se referem às Novas Tecnologias de informação e comunicação.<hr/>Understanding teachers’ training in the use of ICT is the theme of this article. With the advent of contemporary society, different social fields have become transformed, resulting in a new economic, political, cultural and social-technical context. Correlated with the new professional profiles of this computerized society, it seeks to analyze the initial training of teachers in Sergipe in the use of ICT, based on a study of the curricula of the Pedagogy and Licentiate courses offered by the Universidade Federal de Sergipe and the Universidade Tiradentes. A study was carried out of the course curricula, one of the elements in the preliminary analysis of how many subjects related to new technologies in information and communication are offered at those institutions. <![CDATA[Discursos construídos pelos educadores sobre o uso da tecnologia no seu fazer pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta pesquisa foi investigar o discurso de professores sobre o uso pedagógico do software nas escolas de Sinop/MT/Brasil. Os discursos foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas semidirigidas. As análises evidenciaram que a prática dos professores que contam com o auxílio de recursos tecnológicos dos laboratórios de informática se apresenta como atividades de memorização, interpretação de dados e fixação de conteúdo. Tais evidências possibilitam afirmar que o computador em si é a motivação que move a dinâmica do processo educativo no laboratório de informática. Esta constatação sugere a necessidade da inclusão de disciplinas nos cursos de formação de professores que melhor preparem estes profissionais para as práticas pedagógicas que incluam o computador como ferramenta pedagógica.<hr/>The goal of this research was to investigate the pedagogical use of software during classes in the public schools of Sinop, Mato Grosso, Brazil. The teachers’ discourses were obtained through semi-directed interviews. The analyses demonstrated that the practices of the teachers who used the technological resources of computer laboratories are presented as activities of memorization, data interpretation and assessment of content. This evidence demonstrates that the computer itself motivates and promotes the dynamics of the educational process in the computer laboratory, suggesting a need to include topics, in the curriculum of teacher training courses that will better prepare these professionals for pedagogical practices involving the use the computer as a pedagogical tool. <![CDATA[As tecnologias da informação e comunicação e a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho é resultado de pesquisa, tendo por foco a aprendizagem colaborativa. A investigação se deu em uma instituição de ensino da rede pública municipal de Cuiabá. Com base em reflexões sobre aprendizagem colaborativa e as tecnologias da informação e comunicação, buscou-se referenciar análises sobre o como as escolas se apropriam desses recursos. A pesquisa tem abordagem qualitativa com a utilização de questionários fechados e abertos, observação de uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, além de entrevista com um dos professores da escola pesquisada. A análise dos dados evidenciou que os sujeitos relevam o uso das tecnologias da informação e comunicação na prática docente e na escola, sem indicações, contudo, de compreensão mais extensa sobre outras possibilidades que não o trabalho colaborativo, motivado pela integração proporcionada quando do uso do laboratório de informática. Importante frisar que mais que a integração “via” laboratório a proposta pedagógica da escola foi fator fundamental para o envolvimento dos alunos em trabalho diferenciado de uso das tecnologias da informação e comunicação.<hr/>This work is the result of study that focused on collaborative learning. The research took place at an educational institution of the public health system of Cuiabá. Based on reflections on collaborative learning and information and communication technologies, this work seeks to analyze how schools appropriate these resources. The research uses a qualitative approach, with closed and open questionnaires, observation of a class of students in the 9th grade of primary education, and interviews with the school teachers surveyed. Analysis of the data showed that the subjects highlight the use of information and communication technology in the teaching practice and in the school, but do not show a deeper understanding of possibilities other than collaborative work, motivated by the integration that is made possible when using the computer laboratory. It is important to emphasize that rather than integration “via” the laboratory, the pedagogical proposal of the school was a key factor for student involvement in different activities involving the use of information technology and communication. <![CDATA[Cyber-infantes e comportamento multitasking: compreendendo possíveis produções das infâncias e das docências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto problematiza a articulação de novos modos de pensar, ser e agir nestes tempos de transição paradigmática, sinalizando alguns dos principais dilemas contemporâneos na educação, com destaque à necessária formação docente para o conhecimento e a apropriação das novas tecnologias nos processos educativos e de escolarização. A partir da denúncia destes dilemas, expõem-se alguns aspectos da dinâmica das culturas infantis (cyber-infantes) e da cultura escolar (multitasking), bem como do impacto das mesmas na formação e na ação dos professores, que são “imigrantes digitais”, ao contrário de seus educandos, “nativos digitais”. Assim, constatamos que, embora ocorram rupturas e descontinuidades nos discursos e nas práticas educativas contemporâneas, estas situações não determinam uma cisão completa e imediata com as condutas de produção e reprodução de saberes e fazeres nos espaços educativos e de escolarização.<hr/>The text investigates the issue of collaborating in new ways of thinking, being and acting in these times of paradigmatic transition, signaling some of the main contemporary dilemmas in education, with particular emphasis on the necessary training of teachers for their knowledge and appropriation of new technologies in the educational and school processes. After outlining these dilemmas, it addresses some aspects of the dynamics of the infant (cyber-infants) and school culture (multitasking), and their impact on the training and action of the teachers, who are “digital immigrants”, in contrast to their students, who are “digital natives”. We demonstrate that despite the ruptures and discontinuities in the contemporary educational practices, these situations do not create a complete and immediate split with the conducts of production and reproduction of knowledge and practice in the schools and educational spaces. <![CDATA[Formação do educador no contexto da cibercultura: possibilidades pedagógicas em metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3 Dimensões - MDV3D)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma reflexão a respeito das possibilidades didático-pedagógicas em metaversos (Mundos Digitais Virtuais em 3D - MDV3D), destacando as contribuições de tais tecnologias para a formação do educador no contexto da cibercultura. A partir de uma pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, que investiga o potencial pedagógico dos MDV3D na formação dos educadores em cursos de licenciaturas em Computação, Física e Pedagogia, apresenta-se um recorte da experiência pedagógica desenvolvida no metaverso (MDV3D) Second Life (SL). Para tanto, são analisadas e discutidas situações de aprendizagem emergentes das interações no processo de formação nesse metaverso, sendo possível evidenciar o potencial de interação e imersão dos participantes nessas tecnologias, bem como suas implicações nos processos de ensinar e aprender, sinalizando um novo caminho para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras.<hr/>This article reflects on the didactic and pedagogical possibilities in metaverses (Digital Virtual Worlds 3D - MDV3D), highlighting the contributions of these technologies for teacher education in the context of cyber culture. Based on the research, characterized as a case study, which investigates the educational potential of MDV3D in the education of teachers education on undergraduate licentiate courses in Computer Science, Physics and Pedagogy, we present an outline of teaching experience developed in the metaverse (MDV3D) Second Life (SL). For this purpose, learning situations arising from interactions in the metaverse are analyzed and discussed, revealing the potential for interaction and immersion of the participants in these technologies, and their implications in the teaching and learning processes, signaling a new route to an effective and innovative teaching practice. <![CDATA[Jogos eletrônicos e aprendizagem: o que as crianças e os jovens têm a dizer?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória feita com estudantes de escolas de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer suas opiniões e ideias sobre jogos eletrônicos e o que aprendem por meio deles. Os resultados mostraram que os estudantes acreditam que aprendem muito e a maioria gostaria de jogar como atividade escolar. Entre os que não gostariam de jogar na escola, encontramos a ideia de que o espaço escolar não é lugar de diversão, mas de estudo. Pelas respostas sobre o que aprendem, identificamos as habilidades contidas na tipologia de conteúdos de aprendizagem (factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais). Concluímos que a pesquisa mostrou uma aceitação dos jogos eletrônicos e reforçou seu potencial para a aprendizagem. Sua inclusão na escola, pautada num planejamento que privilegie a mediação pedagógica, poderia orientar as vivências que os jovens já têm com os jogos eletrônicos ao trabalhar uma perspectiva mais crítica e reflexiva dessa experiência.<hr/>This article presents the results of an exploratory study carried out with school students in Santa Catarina, Brazil, seeking to find out their opinions and ideas about electronic games, and what they learn through them. The results showed that the students believe they learn a lot from these games and would like them to be included as a school activity. Among those who said they would not like to play electronic games in school, we find the idea that the school is not a place for fun, but for study. From the answers on what they learn through these games, we identify the skills contained in the typology of learning content (factual, conceptual, procedural and attitudinal). We conclude that the survey shows an acceptance of electronic games and their potential for learning. Their inclusion in the school, based on a planning that prioritizes mediation, could guide the experiences that young people already have with electronic games, seeking to promote a more critical and reflective view of this experience. <![CDATA[“Conectar-se e cair na rede?” Concepções de alunos universitários indígenas sobre o uso das tecnologias e de redes sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é parte de uma pesquisa realizada com alunos universitários indígenas que participaram de um curso de extensão de Informática Avançada e Redes Sociais oferecido pelo Programa Rede de Saberes em uma Universidade Privada. Temos como objetivo analisar as concepções destes alunos sobre o uso das tecnologias no contexto educacional, inclusive das redes sociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise e na interpretação das discussões estabelecidas pelos alunos universitários indígenas, por meio da interface blog, a qual possibilita a participação, a interação, a expressão e a argumentação do grupo. Os resultados dessa pesquisa apontam que os alunos universitários indígenas reconhecem a necessidade de conhecer, entender, familiarizar-se às tecnologias que emergem no nosso cotidiano, inclusive as redes sociais, no sentido de utilizá-las adequadamente e criticamente nos âmbitos pessoal, profissional, social e educacional, estabelecendo, criando e recriando relações e conexões.<hr/>This article is part of a survey carried out with indigenous university students who participated in an extension course in Advanced Computing and Social Networking offered by the Knowledge Network Program at a private university. The aim was to analyze the concepts of these students concerning the use of technology in the educational context, including social networks. It is a qualitative study based on analysis and interpretation of the discussions established by the indigenous university students on a blog interface that enabled participation, interaction, expression and discussion among group. The results of this survey indicate that the indigenous university students recognize the need to know, understand, and become familiar with the emerging technologies in our daily lives, including social networks, in order to use them appropriately and critically in personal, professional, social and educational settings, creating and recreating relationships and connections. <![CDATA[Uma racionalidade didática na formação docente: tecnologias e aprendizagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva problematizar as TICs aplicadas à educação como uma racionalidade didática na formação docente. Especificamente, busca-se compreender a inserção das tecnologias da informação e da comunicação na formação de educadores especiais, num curso na modalidade a distância, por meio da disciplina “Informática na Educação Especial”, bem como discutir a presença de uma racionalidade didática na formação desses docentes. Para tal, percorre-se um caminho investigativo vinculado à perspectiva pós-estruturalista, de inspiração foucaultiana. Na análise e na discussão dos dados, utiliza-se o material didático do curso em questão e algumas atividades desenvolvidas com os/as alunos/as, constituindo, por isso, as unidades analíticas: a) as tecnologias como um imperativo das políticas de governo na formação docente; b) as tecnologias para aprender; c) as tecnologias para a produção dos sujeitos da aprendizagem. Essas unidades analíticas permitem considerar as TICs aplicadas à educação, especialmente pelo entendimento de recursos metodológicos e de recursos tecnológicos, como uma racionalidade didática na formação docente.<hr/>This article investigates information and communication technologies (ICT) applied to Education as a didactic rationality in the education of teachers. Specifically, it seeks to comprehend the insertion of these Technologies in the education of special educators, on a Distance Education course, through the discipline “Information Technology in Special Education”, and to discuss the presence of a didactic rationality in the training of these teachers. An investigation is therefore carried out from a post-structural perspective, inspired by Foucault. In the analysis and discussion of the data, the didactic material of the course in question was used, and some activities developed by and with the students of the course, creating analytical units: a) technologies as an imperative of government policies on teacher education; b) learning technologies; and c) technologies for the production of learning subjects. These analytical units enable a consideration of ICTs applied to the education, especially through an understanding of methodological resources and technological resources, as a didactic rationality in the teachers’ education. <![CDATA[Blog na produção de conhecimento escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a potencialidade de se trabalhar os conteúdos dos currículos escolares de forma interativa e desenvolver a aprendizagem colaborativa do conhecimento utilizando o blog na educação. O problema é: Será que o blog pode ser uma ferramenta de produção de conhecimento no espaço escolar? A utilidade desta ferramenta on-line no processo de ensino e aprendizagem será analisada pelas lentes dos Estudos Culturais e na perspectiva foucaultiana sobre as interdições e a vontade de verdade dos discursos pedagógicos. As interdições no ambiente on-line interativo são menores do que as interdições no discurso do falante fora desses ambientes, por isso o medo de falar e ser criticado é menor. O contato mediado pelo blog permite ao produtor do discurso a previsão de algumas respostas, alguns questionamentos e verificação da validação ou não de suas ideias sem uma exposição real. Na chamada “blogosfera”, há tensões entre teorias e falantes e pode ser uma ferramenta útil para o processo de interação on-line entre os usuários. O falante com receio de ser silenciado fica mais à vontade no blog para defender suas posições baseadas em seu arcabouço teórico e suas vivências permeadas pelas condições social, histórica e cultural como parte de seu discurso.<hr/>This article analyzes the potential of working with curricular contents in schools in an interactive way, and developing collaborative learning and knowledge through the use of blogs in education. The research question is: Could the blog be used as a tool for the production of knowledge in the school space? The use of this online tool in the teaching and learning process is analyzed through the lens of Cultural Studies, from Foucauldian perspective of the prohibitions and the desire for truth in the pedagogical discourses. There are fewer prohibitions in the interactive online environment than on the speaker’s discourse outside these environments, hence the fear of speaking out, and being criticized, is lower. The contact mediated by the blog allows the producer of the discourse to predict some responses, some questions, and verification of validation, or not, of his ideas without real exposure. In the so called “blogosphere” there are tensions between theories and speakers, and it could be a useful tool for the process of online interaction among users. The speaker who is afraid of being silenced is more comfortable in the blog to defend his positions based on his theoretical framework and experiences, permeated by social, historical and cultural conditions as part of his discourse. <![CDATA[Como ficam as escolas nas cidades digitais?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta reflexões referentes aos impactos desafiadores das cidades digitais e o quanto os professores que atuam nas escolas de todos os níveis vêm considerando o advento da docência neste contexto. Envolveu participantes com características funcionais diferenciadas que provocaram discussões ricas entre 18 professores universitários de diversas áreas do conhecimento, 4 professores do Ensino Médio, 6 professores da Educação Básica e 4 profissionais liberais. A clareza do desafio frente à Sociedade da Informação e da Comunicação dos profissionais envolvidos com a Educação ficou presente durante todo processo. As discussões tiveram a coordenação de três doutoras em Educação, que atuam no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dos grupos de pesquisa PEFOP e PRAPETEC. A escolha metodológica da pesquisa-ação demandou uma intervenção junto aos participantes durante o processo, o qual foi construído gradativamente e as discussões foram ampliando o campo de investigação. Elegeu-se a obra de Evandro Prestes Guerreiro (2006), denominada ‘Cidade digital: infoinclusão social e tecnologia em rede’ para subsidiar as discussões. A experiência vivenciada na pesquisa-ação levou a perceber que não existem amarras e que há necessidade de agregar esforços de profi ssionais de todas as áreas dos conhecimentos, mas especialmente os professores que não podem mais fugir ao enfrentamento de acessar a rede informatizada e fazer uso dela para ensinar e para aprender. Em curto espaço de tempo os alunos serão infoincluídos e passarão a exigir, também dos professores, esta inclusão digital. A docência, em todos os níveis de ensino, necessita considerar a possibilidade de gerar processos de infoinclusão. Novas posturas se descortinam em cenário mundial, necessitamos compreender rapidamente estas transformações sociais, pois elas nos atingem diretamente em nossa performance profissional. A maneira como agíamos no século passado e as novas modalidades de interação que se fazem presentes nos dias de hoje, entre o método tradicional e as novas formas de interagirmos e aprendermos são visíveis. Hoje, temos o binômio informação e comunicação mediada por tecnologias, que podem ser um dos meios para potencializar a prática profissional.<hr/>This article presents some reflections on the challenges posed by digital cities and the extent to which teachers in schools at all levels have been giving thought to the issue of teaching in this context. The different backgrounds of those involved - 18 university lecturers whose knowledge covered various areas, 4 high school teachers, 6 primary school teachers and 4 independent professionals - resulted in very wide-ranging discussions. The clear challenge that the information and communication society represents for professionals involved in education was apparent throughout the process. Three members of faculty from the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Paraná who work with the PEFOP and PRAPETEC research groups took part in the discussions. The methodological choice of action research required that discussions and meetings be held with the participants during the process; this was developed gradually, and as the discussions progressed the field of investigation expanded. The book Cidade Digital - Infoinclusão Social e Tecnologia em Rede by Evandro Prestes Guerreiro (2006) was chosen to support the discussions. The action research revealed that there are no shackles and that there is a need for professionals in all areas of knowledge to join forces, particularly in the case of teachers, who can no longer avoid facing the challenge of accessing the information network and using it to teach and learn. Soon, students will be digitally included and will start to demand the same of teachers. Teaching, at all its levels, requires that consideration be given to the possibility of generating processes for digital inclusion. New postures can be observed at a global level, and there is an urgent need to gain an understanding of these social transformations as soon as possible as they can have a direct effect on our daily performance. The differences between the way that teachers worked in the 20th century and the new forms of interaction present today - between traditional methods and new forms of interaction and learning - are increasingly apparent. Today we are faced with the combination information and communication mediated by technologies, which can be one means of enhancing the practice of teaching.