Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420120002&lang=es vol. 12 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Factores de riesgo de fracaso y abandono escolar prematuro: un estudio de caso para la mejora educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta um estudo de casos (realizado durante o ano de 2009) sobre os fatores de risco de fracasso e abandono escolar prematuro em um território de características sociodemográficas particulares (porém similares a outras regiões do Estado espanhol). Trata-se de municípios próximos à área metropolitana de Barcelona, os quais viram aumentar sua população exponencialmente na última década, dando lugar a una nova realidade demográfi ca e urbanística. Este estudo está inserido no âmbito de uma pesquisa sobre o impacto que ditas transformações tiveram na realidade socioeducativa, com o objetivo principal de projetar uma proposta de acompanhamento e melhora do êxito escolar neste território.<hr/>This article presents a case study (conducted during 2009) on risk factors for school failure and early school leavers in a region with specific sociodemographic characteristics (and similar to other regions of Spain). This territory is close to metropolitan area of Barcelona, which has seen their populations increase exponentially in the last decade, leading to new demographic and urban realities. This study is part of a research on the impact of the changes in the socio-educational context. Its goal is to design a proposal for support and improvement of school success in the region. <![CDATA[Considerações sobre o ensino de ciências e a utilização de materiais didáticos midiáticos: possibilidades e limites]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os especialistas da área de ensino de Ciências Naturais têm avaliado criticamente a utilização dos livros didáticos, apontando os seus problemas e limites. Em contrapartida, há uma ampla defesa quanto à utilização de materiais oriundos de outros veículos, tais como as mídias de divulgação científica, museus e feiras de ciências. Considerando esses aspectos, o trabalho tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da eficiência da utilização de instrumentos midiáticos de divulgação científica, para a transmissão do conhecimento em sala de aula. Baseada na revisão bibliográfica de teóricos da área de ensino de ciências, dentre eles: Fernández, Gil e Carrascosa (2002); Cachapuz et al. (2005), Caldas (2005), é feita uma breve apresentação das discussões teóricas elaboradas por esses especialistas, relativas à função do conhecimento científico na educação. Em seguida, analisa-se a função dos livros didáticos para o ensino de Ciências Naturais e levantam-se aspectos relevantes a respeito da divulgação científica seguido da análise de uma matéria da Revista Superinteressante. Reconhece-se a importância do uso das mídias de divulgação científica, no entanto se ressalta o cuidado que se deve ter à sua utilização e ao papel que o professor exerce como mediador entre a “apropriação” do conhecimento científico junto ao público leigo.<hr/>Teaching specialists in the Natural Sciences have critically evaluated the use of textbooks, pointing out their problems and limits. In contrast, there is strong support for the use of materials from other vehicles, such as the popular science media, museums and science fairs. Considering these aspects, this paper raises some considerations about the effectiveness of using media of scientific instruments for the transmission of knowledge in the classroom. Based on a literature review of some theorists of Science teaching, such as Fernandez, Gil, Carrascosa (2002); Cachapuz et al (2005), and Caldas (2005), it gives a brief presentation, addressing the theoretical arguments developed by these experts related to the representation of scientific knowledge in education. Next, we analyze the role of textbooks for the teaching of Natural Sciences, and investigate some important aspects concerning the dissemination of scientific analysis, followed by analysis of an article published in the popular science magazine Superinteressante. We recognize the importance of using scientific information media, however, we emphasize that care should be taken over its use and the role of the teacher as a mediator between “ownership” of scientific knowledge among the lay public. <![CDATA[Interdisciplinaridade: significando o trabalho escolar em contextos metropolitanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo discute a contribuição do movimento interdisciplinar para a formação continuada dos educadores com vistas à construção de significado para o trabalho docente em contextos organizacionais complexos como os contextos metropolitanos. Questiona um modelo de escola que se organiza a partir de demandas externas aos estudantes e propõe uma educação que considere as dimensões objetiva e subjetiva do trabalho e do estudo, como forma de construção de significado para o trabalho por parte do professor e para o estudo por parte do aluno. Além de considerar essas dimensões do trabalho e do estudo, a escola precisa ampliar seu esforço de formação para além dos professores, de modo que atinja a todos os trabalhadores da unidade e ampliar seu currículo para além dos próprios muros de modo que abrace as demandas do território. O movimento interdisciplinar vem contribuindo bastante para a humanização das relações que se estabelecem no cotidiano da escola e tem promovido inclusão de outros sujeitos e espaços, além daqueles tradicionalmente envolvidos no processo educativo.<hr/>This study discusses the contribution of the interdisciplinary movement to the continuing education of teachers with regard to the construction of meaning for the teaching profession in a complex organizational environment, such as metropolitan contexts. It questions the school model that is based on the external demands of the students, and proposes an education that considers the objective and subjective demands of teaching and studying, as a way of giving meaning to the work of teachers and students. Beyond the dimensions of studying and teaching, the school needs to widen its educational efforts to involve not only the teachers, but all the members of the institution, and to broaden its curriculum beyond its own walls, according to the local requirements/circumstances. The interdisciplinary movement can therefore make a major contribution to creating a more human environment in the day-to-day school life, by including other subjects and activities from those traditionally included in the educational process. <![CDATA[Um possível caminho... de uma educação ambiental convencional e conservadora para uma educação ambiental crítica e transformadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Realizamos a pesquisa na rede municipal de ensino de Arroio do Meio/RS, no período de 2005 a 2008, envolvendo seis escolas de Ensino Fundamental Completo, onde atuam 129 professores e estão matriculados 1653 alunos. No presente artigo, tivemos como objetivo realizar uma análise/interpretação comparativa a partir dos dados dos questionários aplicados no início (2005) e no fi nal da pesquisa (2008). Nesse processo foram consideradas as mudanças em relação às representações de meio ambiente e educação ambiental dos professores e em relação às representações de meio ambiente dos alunos, temas abordados, estratégias metodológicas adotadas, instrumentos e critérios avaliativos utilizados nas atividades de Educação Ambiental. A primeira coleta de dados foi realizada em 2005 com a aplicação de um questionário semiestruturado, envolvendo 50 professores e 530 alunos de 5ª à 8ª série. Após a primeira coleta de dados, investimos num processo formativo em Educação Ambiental, desenvolvido nos anos de 2005 a 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos sobre a temática ambiental envolvendo professores e (2) desenvolvimento de projetos de cunho socioambiental nas escolas. A segunda coleta de dados ocorreu em 2008, ao final da pesquisa, envolvendo 47 professores e 440 alunos de 5ª à 8ª série. Para a tabulação dos dados utilizamos o programa Sphnixbrasdil - versão 5.1, (2008), e a interpretação dos dados foi realizada a partir da análise comparativa dos dados coletados em 2005 com os dados coletados em 2008. A partir da comparação da análise/interpretação dos questionários aplicados no pré e pós-projeto, evidenciamos que o processo formativo em Educação Ambiental, associado a projetos educativos oportunizou a vivência e a construção de um caminho diferente quanto à abordagem da temática ambiental trabalhada, tradicionalmente, de forma convencional e conservadora. Dessa forma, essa proposta caracteriza-se como um possível caminho para a imersão da Educação Ambiental no contexto escolar de forma crítica e transformadora.<hr/>The research was developed in municipal schools of Arroio do Meio (RS) from 2005 to 2008. It involved six Complete Elementary Schools, with a total of 129 teachers and 1653 students. The aim was to develop a comparative analysis/interpretation based on data from survey questionnaires applied at the start (2005) and at the end (2008). In this process, changes were considered in relation to teachers’ representations of the environment and their understanding of environmental education, students’ understanding of the environment, themes addressed, methodological strategies adopted, and assessment tools and criteria used during the Environmental Education activities. The first data collection was in 2005, with the application of a semi-structured questionnaire involving 50 teachers and 530 students from 5th to 8th grades. After the first data collection, we invested in a formative Environmental Education process developed from 2005 to 2008, consisting of two separate phases: (1) formation of a study group on the environment theme involving teachers, and (2) development of socioenvironmental projects in the schools. The second data collection was in 2008, at the end of the research, involving 47 teachers and 440 students from 5th to 8th grades. We used the program Sphnix Brasil - version 5.1 (2008) to produce charts from the data, followed by comparative analysis of the data collected in the two surveys, 2005 and in 2008. Based on the comparison of analysis/interpretation of the surveys applied in the pre- and post- project phases, it was evident that the formative process in Environmental Education, associated with educational projects, enabled a different way of experiencing and constructing the environmental theme, which is traditionally studied in a conventional and conservative way. This proposal is therefore characterized as a possible means of inserting Environmental Education in the school context, in a critical and transforming way. <![CDATA[Metodologia de projeto no paradigma da complexidade aplicada em disciplina de curso superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A evolução científica e tecnológica, associada ao crescimento da população, determinou uma enorme capacidade de intervenção da humanidade na natureza, gerando por um lado riquezas para atender às ilimitadas necessidades do homem e, por outro, causou impactos ambientais planetários, que, pela sua magnitude, exigem profundas alterações na forma de apropriação dos recursos naturais. Assim, como ocorrem mudanças na dinâmica ambiental, os processos relacionados ao ensino e à aprendizagem também precisam acompanhar as exigências para preparar profissionais formados dentro de novos paradigmas. No ensino, mais do que o repasse de conteúdos, que demandam uma atualização dinâmica, o processo pedagógico deve ser proposto para o desenvolvimento da capacidade de identificação, seleção, decodificação e aplicação prática dos novos conhecimentos disponíveis em um processo de aprendizagem contínua. Neste contexto, o Grupo Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP), envolvido na pesquisa da prática pedagógica do professor universitário, optou por investigar: Como propor uma formação que subsidie a proposição de metodologia que atenda ao paradigma da complexidade na docência universitária em Curso de Graduação das Ciências Exatas? Esta pesquisa-ação de caráter qualitativa e crítica foi realizada dentro do Grupo PEFOP e a aplicação da metodologia de projetos num paradigma da complexidade foi realizada na Graduação por uma docente do doutorado em Educação que aplicou a proposta, junto com 28 alunos do 8º período do Curso de Engenharia Ambiental na Disciplina de Gestão Ambiental. A construção do contrato didático para a proposição da disciplina objeto de investigação na pesquisa-ação foi baseada na metodologia de projetos sugerida por Behrens (2006) com base no paradigma da complexidade proposto por Morin (2000). A pesquisa mostrou que 86% dos alunos identificaram que a metodologia de projetos contribuiu para melhoria do aprendizado e os 14% restantes justificaram a falta de tempo como fator limitante para a dedicação na disciplina e na sua própria aprendizagem. Assim, as críticas dos alunos estão associadas à mudança de hábitos e exigências de estudo além da sala de aula. A totalidade dos alunos participantes considera que as atividades coletivas (exercícios resolvidos em grupo sala, elaboração de textos, apresentação de trabalho e seminários temáticos) para produção do conhecimento colaborativo contribuíram para a discussão crítica e para a reflexão. Neste processo investigativo, buscou-se a criação de novas propostas metodológicas que acolham o alcance das variações metodológicas que gerem aprendizagem na educação superior, em especial, na Graduação das Ciências Exatas.<hr/>Scientific and technological evolution, as well as population growth, have led to an enormous capacity of intervention by humanity, in the nature of the planet, generating on one hand, wealth to meet man’s unlimited needs and on the other, planetary environmental impacts that require significant changes in the way the natural resources are used. Thus, due to changes in the environmental dynamics, the processes related to education and learning also need to change, in order to prepare new professionals for the new paradigms. Rather than just passing on educational contents, which demand a dynamic updating, the pedagogical process must seek to develop the capacity for identification and selection, decoding, and practical application of new knowledge available in a process of continuous learning. In this context, the PEFOP group (Educational Paradigms and Teacher Training) involved in the practical pedagogical research of university professors decided to investigate the issue of: How to suggest an education that supports the proposition of a methodology that deals with the complexity paradigm in undergraduate Courses in the Exact Sciences? This critical and qualitative research-action was carried out by the PEFOP group, and the project methodology was applied to a paradigm of complexity in undergraduate courses by a teacher or PhD student in Education, who applied the proposal to 28 students in the 8th period of the Course in Environmental Engineering, in the Discipline of Environmental Management. The construction of the didactic contract for the proposal of this discipline that is the objective of investigation of the research-action was based on the project methodology proposed by BEHRENS (2006), based on the paradigm of complexity proposed by MORIN (2000). The research showed that 86% of the students believed the project methodology contributed to the improvement of learning, while the remaining 14% blamed lack of time as the reason for not dedicating themselves to the course or to their own learning. Thus, the students' criticisms were associated with changes in habits and the requirements of out-of class study. All the students who took part in the research considered group activities (exercises resolved in groups, writing essays, presentation of work in themed seminars) for the production of collaborative knowledge contributed to critical discussion and reflection. This investigative process sought to create new methodological propositions to support methodological variations that create graduate school learning, especially in Graduation Courses in the Exact Sciences. <![CDATA[L’educazione dei bambini come progetto della comunita’ l’esperienza del comune di San Miniato in Italia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Negli ultimi trent’anni è stata realizzata una profonda trasformazione dell’immagine dell’infanzia, la quale è stata accompagnata, in particolare, dallo sviluppo di un nuovo quadro di coscienza relativo alle notevoli competenze che i bambini hanno già nei primi anni di vita, in termine di sviluppo, esperienze e conoscenze. Queste nuove consapevolezze sulle potenzialità infantili e sull’attivo protagonismo che i bambini dimostrano all’interno del loro processo di crescita, richiedono una radicale revisione della concezione di funzione educativa da parte dell’adulto, identifi cata in passato principalmente nella semplice disponibilità a prendersi cura e offrire affetto, e oggi invece, sempre più identifi cata nella capacità di offrire contesti ed esperienze ricche e varie, intenzionalmente organizzati per miglior corrispondere alle capacità fi no ad allora innosservate e che riguardano la potenzialità sociale e cognitiva delle bambine e dei bambini piccoli. I Servizi per l’Infanzia, soprattutto i nidi, ma più recentemente anche i servizi educativi integrativi per i bambini e le loro famiglie - che si originarono dall’esperienza del nido - contribuiscono decisivamente ad affermare questa nuova immagine di infanzia, sostenendo anche un generale processo di ridefi nizione del ruolo educativo dell’adulto. Così, persino le famiglie, da sempre protagoniste del progetto del nido, riescono a trovare nel rapporto con il servizio educativo per l’infanzia un sostegno alla funzione genitoriale, non tanto attraverso le parole degli specialisti, ma tramite la possibilità di coinvolgersi e di costruire positivamente il proprio ruolo attraverso la socializzazione delle esperienze. Ed infi ne la comunità, protagonista indiscutibile delle politiche per l’infanzia, che orienta da tempo la propria azione nel senso di confermare l’impegno al settore di servizi per l’infanzia, che nell’ambito e nella attenzione sulla qualità è sempre più orientata all’offerta di opportunità diversifi cate che meglio corrispondano ad una pertinente risposta ai desideri delle famiglie in un quadro di sviluppo sostenibile di interventi. Questa esperienza della comunità di San Miniato ha caratteristiche e tratti distintivi che, negli ultimi anni, l’hanno resa oggetto di attenzione e di apprezzamento da parte di numerose altre realtà nazionali e internazionali.<hr/>Nos últimos trinta (30) anos, foi realizada uma profunda transformação na imagem da criança e da infância, que foi acompanhada, em particular, pelo desenvolvimento de um novo quadro de consciência relativa às notáveis competências que as crianças, já nos primeiros anos de vida, têm no seu desenvolvimento, nas suas experiências e nos seus conhecimentos. Esta nova consciência sobre a potencialidade infantil e sobre o ativo protagonismo que as crianças demonstram no interior do processo de seu crescimento tem solicitado, ao mesmo tempo, uma revisão radical da concepção da função educativa do adulto, no passado identificada, principalmente, na simples disponibilidade para oferecer cuidado e carinho e, ao contrário, hoje sempre mais identifi cada na capacidade de oferecer contextos e experiências ricas e variadas, intencionalmente organizadas para melhor corresponder a capacidade, até então não observada, da potencialidade social e cognitiva das meninas e dos meninos pequenos. Os serviços pela infância, a creche, sobretudo, mas também, mais recentemente, os serviços educativos integrados para as crianças e para as famílias - originados na experiência da creche - têm contribuído em uma medida absolutamente determinante para afirmar essa nova imagem da infância, sustentando também um processo geral de redefinição do papel educativo do adulto. Assim, também as famílias, sempre protagonistas do projeto da creche, têm conseguido encontrar na relação com um serviço educativo pela infância um suporte para apoiar a função da paternidade, não tanto pelo apoio das palavras dos especialistas, mas por meio da possibilidade de se envolver e de construir positivamente o seu próprio papel por meio da socialização das experiências. A comunidade, enfim, protagonista indiscutível das políticas pela infância, tem há muito tempo orientado a sua ação por meio da confirmação do compromisso no setor dos serviços pela infância, que, no âmbito e na atenção da qualidade, está sempre mais orientada para a oferta de oportunidades diversificadas, que melhor podem corresponder a uma resposta pertinente aos desejos das famílias, em um quadro de desenvolvimento sustentável das intervenções. Essa experiência da comunidade de San Miniato tem características e marcas próprias, que tem sido objeto, nos últimos vinte anos, de atenção e apreço por parte de inúmeras outras realidades nacionais e internacionais. <![CDATA[O supervisor educacional como articulador da ética no contexto escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho propõe-se investigar as concepções de ética dos supervisores educacionais do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas de Santa Maria - RS. Os princípios éticos estão cada vez mais presentes na vida dos indivíduos que constituem as sociedades contemporâneas, por esta razão as políticas educacionais para a Educação Básica do país destacam a necessidade de se trabalhar estes princípios como um tema transversal. Neste contexto, o supervisor educacional tem como tarefa realizar mediações entre as exigências das políticas públicas e as práticas pedagógicas dos docentes. Porém se torna um desafio enfocar a ética nos espaços escolares e incorporá-la no processo de ensino-aprendizagem que se realiza em cada uma das áreas do conhecimento. Metodologicamente, a presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, para a qual se utilizou na coleta dos dados a técnica de entrevista semiestruturada; já e a análise das informações está fundamentada na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para dificuldades em trabalhar temáticas relacionadas à ética com professores e alunos. Pode-se inferir que entre os supervisores predomina a concepção de ética como respeito ao colega, isto indica que prevalece o uso de concepções e metodologias centradas na ética contextual. Portanto se acredita que a ética pode ser mais bem explorada e trabalhada no âmbito escolar.<hr/>This paper investigates the ethical concepts of educational supervisors of some of Elementary School Public Schools in Santa Maria - RS. Ethical principles are increasingly present in the lives of individuals in contemporary society, therefore education policies for Basic Education in the country highlight the need to work with these principles as a cross-cutting theme. In this context, the educational supervisor is tasked with conduct mediation between the demands of public policy and pedagogical practices of teachers. However, it becomes a challenge to focus on ethics in schools, and to incorporate it into the teaching and learning that take place in each area of knowledge. Methodologically, this is characterized as a qualitative study, using the collection technique of semi-structured interviews and analysis of data based on the technique of content analysis. The results point to difficulties in working with issues related to ethics teachers and students. It can be inferred that among the supervisors, the concept of ethics like respect for colleagues is prevalent, which indicates the prevalence of the use of concepts and methods focused on contextual ethics. Therefore, it is believed that ethics can be more and better explored and addressed in schools. <![CDATA[Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Era do Conhecimento trouxe uma nova visão em relação à educação dentro das empresas e, diante da acirrada competitividade, desenvolver as competências dos colaboradores deixou de ser considerado custo e assumiu posição de destaque dentre as estratégias organizacionais. Para atingir resultados impactantes, as ações de educação corporativa devem estar alinhadas com as estratégias do negócio, e o Pedagogo deve participar ativamente de todo o processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como proposta contribuir para o entendimento das reais funções dos educadores inseridos na área de gestão de pessoas e sua visão sobre o processo educativo nas empresas. A metodologia consistiu em pesquisa do tipo exploratória com investigação empírica. Foi feita uma revisão bibliográfica, principalmente em base de dados, identificando o caminho que elevou a educação a um patamar estratégico dentro das empresas e a consequente necessidade de inserção dos profissionais responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, o Pedagogo, na área de Gestão de Pessoas. Aplicou-se a técnica survey, por meio de questionários com dez perguntas abertas e doze fechadas enviados eletronicamente ao grupo respondente, composto de trinta e três profissionais que atuam em empresas, formados em Pedagogia. Devido à dificuldade de encontrar pedagogos atuando fora de ambientes escolares, a amostra foi de conveniência, utilizando-se o critério de acessibilidade, não havendo qualquer restrição quanto ao local ou ao segmento da empresa. Da análise bibliográfica e dos sete questionários obtidos, foi possível observar que o processo educativo nas empresas, para ser adequadamente conduzido, necessita dos conhecimentos deste profissional, que carece de uma formação mais sólida em relação às suas atribuições em empresas e estas precisam reconhecê-lo como indispensável à sua área de Treinamento e Desenvolvimento.<hr/>The Knowledge Era has brought a new vision for education in companies, and in the face of fierce competitiveness, developing employees’ skills is no longer is considered a cost, but assumes a position of prominence among the organizational strategies. To achieve significant results, corporate education must be aligned with business strategies, and the teacher must participate actively in the process of teaching and learning. This article aims to contribute to the understanding of the real functions of educators in the field of people management and their vision of the educational process in companies. The research methodology consisted of an exploratory empirical investigation. A literature review was carried out, particularly in databases, identifying the path that has brought education to a strategic level in companies, and the consequent need for integration of the professionals responsible for the teaching learning process - the Educator - in the area of People Management. The survey technique was applied, using a questionnaire with ten open questions and twelve closed questions, which was sent by email to a group of thirty-three professionals working in companies, with training in Pedagogy. Due to the difficulty of finding Educators working outside school environments, convenience sampling was used, according to the criterion of accessibility, without any restriction as to the location or segment of the company. Based on the literature review and the seven questionnaires obtained, we observed that the education process in firms, to be properly conducted, requires the knowledge of this professional, who needs a more solid training in relation to their attributions, and these businesses need to recognize this person as indispensable for their area of Training and Development. <![CDATA[Reflexos da formação inicial de formadores em matemática: o que mudou?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa está vinculada ao GP - Produção do conhecimento no paradigma histórico-cultural. É resultante de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, contendo como amostra quatro docentes do curso de licenciatura em Matemática, sendo dois pertencentes ao quadro de professores da Universidade do Sul de Santa Catarina - Tubarão - SC e dois da Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma - SC. O objetivo geral constituiu-se em analisar a função destes profissionais na formação do futuro professor de Matemática, diante das situações existentes no cotidiano escolar. Por meio da análise de conteúdo, observou-se que os entrevistados apontam que inicialmente compartilhavam das mesmas concepções de seus professores da graduação, ou seja, filiando-se às tendências formalistas com interfaces na tecnicista. Porém, segundo suas falas, há indícios que as opções teórico-metodológicas dos formadores, atualmente, se aproximam das tendências empírico-ativista, construtivista e histórico-cultural. O trabalho sugere que as modificações no olhar frente ao processo de ensino e aprendizagem e as opções metodológicas ocorreram pela disposição dos formadores de buscar subsídios teóricos e práticos nas oportunidades de formação continuada que vivenciaram depois da graduação.<hr/>This research is linked to the research group Production of Knowledge in the cultural-historical paradigm. It is the result of a case study with a qualitative approach, with a sample of four teachers with degrees in mathematics, two belonging to the teaching staff of the Universidade do Sul de Santa Catarina - Tubarão - SC and two from the Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciuma - SC. The main objective was to analyze the function of these professionals in the education of future teachers of mathematics, using day-to-day situations in the classrooms. Through analysis of content, the research showed that the respondents indicate that they initially shared the same views as their undergraduate teachers, or by joining the formal tendencies with technical interface. However, according to their discourse, there is evidence that the theoretical and methodological options taken by the teachers are getting closer to empirical-activist, constructivist, historical and cultural tendencies. The research suggests that changes in the way they look at the process of teaching and learning, and methodological options were due to the teachers’ desire to seek theoretical and practical training opportunities for professional development after graduation. <![CDATA[Os fundamentos da pedagogia de John Dewey: uma reflexão sobre a epistemologia pragmatista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os fundamentos do pensamento deweyano. Para uma compreensão das ideias de John Dewey (1859-1952), se faz necessário um estudo da epistemologia que permeia o seu pensamento. Sendo assim, esse estudo procura apresentar os fundamentos epistemológicos do pragmatismo deweyano. Para tanto, a obra de Dewey será entendida no contexto do pragmatismo norte-americano, no qual ele está inserido ao lado de Charles Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910). O pensamento deweyano pode ser compreendido a partir de muitas perspectivas, uma vez que o filósofo norte-americano teve uma vasta produção acadêmica. Suas obras tratam especificamente de: filosofia, educação, política, sociologia, arte e psicologia. As ideias de John Dewey possuem certas especificidades frente ao pragmatismo. Seu pensamento pode ser entendido como um humanismo naturalista ou, ainda, como um naturalismo humanista. Essa reflexão pretende explicitar essas discussões a partir do pensamento deweyano.<hr/>This paper presents a reflection on the fundamentals of Deweyan thought. For an understanding of the ideas of John Dewey (1859-1952), a study of epistemology is necessary that pervades his thinking. This study therefore presents the epistemological foundations of Deweyan pragmatism. The work of Dewey will be understood in the context of American pragmatism, in which it is inserted alongside that of Charles Peirce (1839-1914) and William James (1842-1910). Deweyan thought can be understood from many perspectives, as the American philosopher had a vast academic production. His works deal specifically with: philosophy, education, politics, sociology, art and psychology. The ideas of John Dewey have certain characteristics in relation to pragmatism. His thoughts can be understood as naturalistic humanism, or even as humanistic naturalism. This reflection aims to clarify these discussions based on Deweyan thought. <![CDATA[Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre os fundamentos do pensamento deweyano. Para uma compreensão das ideias de John Dewey (1859-1952), se faz necessário um estudo da epistemologia que permeia o seu pensamento. Sendo assim, esse estudo procura apresentar os fundamentos epistemológicos do pragmatismo deweyano. Para tanto, a obra de Dewey será entendida no contexto do pragmatismo norte-americano, no qual ele está inserido ao lado de Charles Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910). O pensamento deweyano pode ser compreendido a partir de muitas perspectivas, uma vez que o filósofo norte-americano teve uma vasta produção acadêmica. Suas obras tratam especificamente de: filosofia, educação, política, sociologia, arte e psicologia. As ideias de John Dewey possuem certas especificidades frente ao pragmatismo. Seu pensamento pode ser entendido como um humanismo naturalista ou, ainda, como um naturalismo humanista. Essa reflexão pretende explicitar essas discussões a partir do pensamento deweyano.<hr/>This paper presents a reflection on the fundamentals of Deweyan thought. For an understanding of the ideas of John Dewey (1859-1952), a study of epistemology is necessary that pervades his thinking. This study therefore presents the epistemological foundations of Deweyan pragmatism. The work of Dewey will be understood in the context of American pragmatism, in which it is inserted alongside that of Charles Peirce (1839-1914) and William James (1842-1910). Deweyan thought can be understood from many perspectives, as the American philosopher had a vast academic production. His works deal specifically with: philosophy, education, politics, sociology, art and psychology. The ideas of John Dewey have certain characteristics in relation to pragmatism. His thoughts can be understood as naturalistic humanism, or even as humanistic naturalism. This reflection aims to clarify these discussions based on Deweyan thought.