Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420120003&lang=en vol. 12 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação pela literatura: Balzac, Chartier e a Costureirinha Chinesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma refl exão sobre a formação do leitor literário, com base em uma leitura do filme Balzac e a Costureirinha Chinesa1 (Balzac et la petite tailleuse chinoise, 2002, França/China, 111 minutos, direção de Dai Sijie, roteiro de Dai Sijie e Nadine Perront), realizada a partir de conceitos desenvolvidos na obra de Roger Chartier. Ao estudar a leitura como ato concreto pelo prisma da História Cultural da leitura, Chartier considera os leitores empíricos e as práticas que organizam o acesso e o contato com os textos em determinado grupo. A formação do leitor, as suas representações e as práticas de leitura estão ligadas às regras, aos valores e às crenças da comunidade de leitores a que pertence. No contexto do fi lme, três jovens chineses formam uma comunidade de leitores, driblando censuras e proibições relativas à leitura determinadas pelo governo maoísta. Este artigo objetiva refletir sobre o processo de formação da costureirinha, protagonista do filme, como leitora literária, a partir de suas vivências de leitura na “comunidade dos três amigos”.<hr/>This article presents a reflection on the formation of the literary reader, with a reading of the fi lm Balzac and the Little Chinese Seamstress (Balzac et la petite tailleuse chinoise, 2002, France/China, 111 minutes, directed by Dai Sijie with screenplay by Dai Sijie and Nadine Perront), based on concepts developed in the work of Roger Chartier. Studying reading as a concrete act, through the prism of the Cultural History of Reading, Chartier considers the empirical readers and practices that organize access to and contact with the texts in a given group. The formation of the reader and his/her representations and practices of reading are linked to the rules, values and beliefs of the community of readers to which he/she belongs. In the context of the fi lm, three young Chinese people form a community of readers, avoiding the reading prohibitions imposed by the Maoist government. This work seeks to understand the formation of the seamstress, the protagonist of the film, as a reader of literature, based on her experiences of reading in the “community of the three friends”. <![CDATA[Educação estética pela leitura literária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presença da leitura literária na escola, visando à educação estética dos estudantes, é uma das metas do projeto Educação, Linguagem e Práticas leitoras II (UCS/CNPq), em virtude da importância da literatura para a formação humana. Contudo ela não é um componente curricular no Ensino Fundamental brasileiro e, no geral, está presente nas salas de aula apenas como apoio a outras disciplinas, desconsiderando-se aspectos específicos acerca da sua natureza artística. Este artigo, a partir de estudos de Larrosa (2003), Huizinga (1993) e Bordini e Aguiar (1993), analisa um projeto de literatura em que o leitor é o foco do processo, aplicado a estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental. O texto utilizado no projeto de leitura é Meninos do mangue, de Roger Mello (2001), construído por meio de uma narrativa de moldura e valendo-se da linguagem verbal e visual. O estudo sinaliza que a implementação da leitura literária por meio de uma proposta que acolhe o repertório e as expectativas do leitor pode ser um caminho que dá voz ao estudante, a fim de que exerça sua autoria, contribuindo para a sua educação estética.<hr/>The presence of literary reading in schools, aimed at students’ aesthetic education, is one of the objectives of the project Educação, Linguagem e Práticas Leitoras II (Education, Language and Reading Practices II) - UCS / CNPq - given the importance of literature for human formation. However, it is not a curricular component in basic education in Brazil and, in general, it is present in the classroom only as support for other disciplines, with specific aspects of an artistic nature being largely ignored. Based on the studies of Larrosa (2003), Huizinga (1993) and Bordini and Aguiar (1993), this paper examines a Literature project applied to students of the 8th year of the elementary school, in which the reader is the focus of the process. The text used in the reading project is Meninos do mangue, by Roger Mello (2001), constructed through the frame narrative and making use of verbal and visual language. The study indicates that the implementation of literary reading, through a proposal that includes the reader’s repertoire and expectations, can be a means of giving voice to the student, in order to exercise his/her own authorship, and thereby contributing to his/her aesthetic education. <![CDATA[A literatura e a vida prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo trabalhamos com o conceito de infantilização estética e de necessidade de aproximação da crítica literária da biopolítica. Nosso interesse está centralizado no potencial reflexivo da literatura, como ela proporciona um espaço analítico importante para a teoria e para a estética do texto literário.<hr/>In this article, we work with the concept of aesthetic infantilization and the need to address the literary critic of biopolitics. Our interest is centered on the potential of reflective literature, as it provides an important space for analyzing the theory and aesthetics of the literary text. <![CDATA[Ensino de literatura e livro didático: uma abordagem a partir das pesquisas na pós-graduação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o intuito de melhor compreender a realidade do ensino de literatura no Brasil a partir da produção de conhecimento dos seus programas de pós-graduação, desenvolvemos a pesquisa Uma análise do Banco de teses e dissertações da CAPES sobre o Ensino de Literatura. A partir das ponderações de um corpus com 107 resumos, discutimos a problemática relação que se estabelece entre ensino de literatura e livro didático e, diante disso, qual a postura já assumida pelo professor em sala de aula, bem como o papel desejável a ser assumido por esse profi ssional que traz consigo, conforme as suas atitudes, a possibilidade de fazer da atividade de leitura algo pragmático ou um meio à fruição estética. A análise das pesquisas aponta para a importância do trabalho com textos autênticos - o que se constitui em um modo de fugir das concepções redutoras de texto e de leitura não raramente encontradas no livro didático as quais acabariam por eliminar o prazer estético. Faz-se, portanto, o apelo para que o livro didático seja apenas um instrumento de apoio ao trabalho docente e não um parâmetro às aulas.<hr/>In an attempt to better understand the reality of Literature teaching in Brazil, based on the production of knowledge of its postgraduate programs, we developed the research An analysis of the CAPES thesis and dissertations bank on Literature Teaching. Based on a corpus of 107 abstracts, we discuss the problematic relationship that is established between the teaching of Literature and textbook and, based on it, the stance already taken by teachers in the classroom, as well as the desirable role to be assumed by this same professional who brings with him/himself, according to her/his attitudes, the possibility of turning the activity of reading into something pragmatic, or a means to aesthetic enjoyment. Analysis of the postgraduate studies indicates the importance of working with authentic texts - which constitutes a way of escaping from the reductive reading concept of text frequently found in textbooks, which eliminates aesthetic pleasure. Thus, an appeal is made for textbooks to be used merely as a tool to support teaching, and not a parameter for classes. <![CDATA[Estética e dialogismo: o papel da literatura na formação da cidadania]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio examina o caráter dialógico da obra literária e a sua função na formação do sujeito leitor- inclusive em sua cidadania-, assim como instrumento catalisador de transformações sociais e políticas. O ensaio toma como objetos de análise a obra da escritora chicana Gloria Anzaldúa e a da brasileira Eliane Potiguara, duas autoras que unem ativismo político e criação estética em sua literatura.<hr/>This essay examines the dialogical character of literature, and its role in the reader’s development and citizenship, as well as its role as a catalyst of social and political change. The objects of analysis of this essay are the works of the Mexican writer Gloria Anzaldúa, and the Brazilian writer Eliane Potiguara; two authors who bring together aesthetics and political activism in their literature. <![CDATA[Formação estética de educadores: diálogos entre os fazeres da arte e da educação para a infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresentamos e trazemos à discussão aspectos de uma ação formativa desenvolvida com o Grupo de Estudos do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da UFSC (GEPET). Esta ação integra uma pesquisa de pós-doutorado, por meio da qual temos investigado e refletido sobre a formação artístico-cultural do educador da infância. Nossa reflexão se dá a partir de atividades corporais; lúdicas; teatrais; de fruição e criação artística, vivenciadas pelas estudantes junto à narrativa Plic, Plic: um barulho da chuva, de Liliana Iacocca e está fundamentada por estudos sobre linguagem teatral; literatura para a infância e interfaces entre a arte e a formação de educadores. Como resultados desse processo investigativo, procuramos indicar e discutir as implicações que o brincar e o encenar - junto a narrativas literárias produzidas para a infância - podem trazer ao processo de formação de educadores da infância, em especial, às formas como esses podem vir a desenvolver sua dimensão estética em diálogo com seus modos de compreender, construir e vivenciar práticas educativas com as crianças.<hr/>This article discusses aspects of a formative action carried out with the Study Group of the Tutorial Education Program of the Pedagogy Course of (GEPET) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). This process is part of a post-doctoral study that investigated and reflected on the artistic-cultural development of children’s educators. Our reflection is grounded in corporeal, ludic, theatrical, fruition, and artistic creation activities undertaken by students from the narrative Plic, Plic: um barulho da Chuva, by Liliana Lacocca, which is based on studies of theatrical language, children’s literature, and interphases between art and teacher education. As the results of this investigative process, we attempt to point out and discuss implications that playing and staging - children’s literary narratives as a case in point - can bring about in the process of teacher education for children, particularly regarding the way in which educators develop their aesthetic dimension, in a dialogue with their means of understanding, constructing, and experiencing educational practices in the context of children’s education. <![CDATA[Infâncias e caixas: Pandora esperança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo problematiza a infância em perspectiva alegórica, mediante um trabalho realizado no contexto da disciplina de Arte com crianças da 5ª série de uma escola municipal, situada na periferia da cidade de Pelotas. O trabalho buscou uma aproximação entre a Arte Medieval e a Arte Contemporânea, explorando uma nova linguagem para expressão artística: interferência em um objeto do cotidiano, que passaria a ter função outra. Arte! O objeto suporte para a proposta foi uma caixa de sapatos. Oportunizou, ainda, uma reflexão com as crianças (e por meio delas) acerca da banalização da aparência, da busca de padrões em algo externo como sugestões para referenciar escolhas. Numa tentativa de síntese deste trabalho, propomos uma leitura por meio da aproximação da concepção de infância como crítica da cultura, uma “Infância Pandora”, em que as caixas produzidas pelas crianças revelam não só os nossos males e talvez também nossa esperança.<hr/>This article investigates childhood from an allegorical perspective, through a work carried out in the context of the discipline of Art with children in the 5th grade of a municipal school, located in the periphery of the city of Pelotas. The work searched for similarities between Medieval Art and Contemporary Art, exploring a new language for artistic expression: interference in an everyday object, which takes on another function. Art! The support object for the proposal was a shoebox. This work also promoted a reflection with (and through) the children, on the trivialization of appearance, and the search of standards in something external, as suggestions for referencing choices. In an attempt to summarize this work, we propose a reading through an approach to the concept of childhood as critic of culture, a “Pandora Childhood”, in which the boxes produced by the children revel not only our problems, but perhaps also our hopes. <![CDATA[Desconstruindo o Naif: a pintura de Alcides Pereira dos Santos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en É lugar-comum na história e na crítica de arte, antes de qualquer análise mais consistente da produção de um artista originário das classes populares, na maioria das vezes, autodidata, classificá-lo como primitivista ou Naif (entre outras designações similares). Temos que essa categorização, longe de ser um indicativo de sua poética ou a que grupo ou movimento se vincularia pelas proximidades temáticas ou estilísticas (como ocorre no circuito oficial da arte), funciona como um indicador social, um signo de procedência. Ao modo do que ocorre com o saber, identificamos nesse procedimento a perpetuação de um dispositivo de colonialidade que, de uma só vez, entroniza a estética ocidental e a arte produzida sob sua chancela como o modelo a ser seguido e desqualifica toda a experiência aesthésica que não se ofereça à conceitualização nos termos ocidentais. Visando desconstruir as categorias, apresentamos o caso singular da obra do artista plástico brasileiro Alcides Pereira dos Santos (Rui Barbosa BA 1932 - São Paulo SP 2001). Em linhas gerais, pode-se dizer que as poucas descrições, opiniões e discursos até agora proferidos sobre ele contribuíram e reforçaram a ideia de que sua pintura é resultado da prática ingênua do que se vê e se olha. Neste caso, ela se prestaria apenas a reproduzir uma realidade. No entanto, ainda que Alcides pareça não recusar o paradigma da representação e a relação entre modelo e cópia que este pressupõe, sua fi guração opera uma desconstrução na medida em que os meios de criação tornam-se fins, fazendo com que sua imagem produza um mimetismo que destrói o modelo em vez de preservá-lo.<hr/>It is commonplace in art history and criticism, before any more consistent analysis of the production of an artist from the popular classes, often self-taught, to classify the artist as primitivist, or naïf (among other similar designations). We understand that this characterization, far from being an indicative of his poetic or the group or movement with which he is associated, by thematic or stylistic proximities (as occurs in the official art circuit), works as a social indicator, a sign of origin. As occurs with knowledge, we identify, in this procedure, the perpetuation of a device of colonialism which, at the same time, imposes the western aesthetic and the art produced under its seal of approval as the model to be followed, and disqualifies all the aesthetic experience that does not lend itself to conceptualization in western terms. Seeking to deconstruct the categories, we present the unique case of the work of Brazilian plastic artist Alcides Pereira dos Santos (Rui Barbosa BA 1932 - São Paulo SP 2001). In general terms, it can be said that the few descriptions, opinions and discourses about him up to now have contributed and reinforced the idea that his painting is the result of a naïve practice of what is seen and observed. In this case, it would serve only to reproduce a reality. However, even if Alcides seems not to refute the paradigm of the representation and the relationship between the model and the copy that it presupposes, its figuration operates a deconstruction in that the means of creation becomes ends, turning the image produced into a mimicry that destroys the model instead of preserving it. <![CDATA[Educação e iconografia medieval: Rosto de Cristo de Coppo di Marcovaldo e Giotto di Bondone]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste texto é analisar as pinturas do rosto de Cristo dos artistas Coppo di Marcovaldo e Giotto di Bondone. As reflexões são norteadas pelo pensamento de que a arte se constitui como uma forma de conhecimento que estabelece uma relação entre a realidade externa e a subjetividade do artista; assim, as mudanças sociais são registradas nas criações artísticas. Este texto será elaborado por meio da relação entre autores escolásticos e os artistas. A sensibilidade da obra de Coppo di Marcovaldo será relacionada a escritos de Anselmo de Bec. A concretude do homem na pintura de Giotto de Bondone estará associada a reflexões de Tomás de Aquino. Por meio da realização da análise iconográfica, percebemos que Marcovaldo apresenta um Cristo com fortes características de sofrimento, o que pode ser entendido como valorização do aspecto sensível da humanidade, aproximando-o do pensamento de Anselmo. Já Giotto cria um Cristo com características humanas, mas sem o apelo sensível, o que o aproxima de Tomas de Aquino. Desse modo, o Cristo de Marcovaldo e de Giotto expressa as mudanças que ocorreram na arte e o constante movimento na forma de pensar e compreender o mundo que forma a história. Para nós, é nessa imbricada relação entre as mudanças nas relações sociais, expressas em obras dos autores escolásticos e suas manifestações na iconografia, que verificamos o amálgama existente entre a subjetividade artística e a formação/educação dos homens.<hr/>This text analyzes the paintings of the face of Christ by artists Coppo di Marcovaldo and Giotto de Bandone. The reflections are guided by the thought that art is as a form of knowledge that establishes a relationship between the external reality and the artist’s subjectivity; thus, social changes are recorded in artistic creations. This text will be written through the relationship between scholars authors and artists. The sensitivity of the work of Coppo di Marcovaldo will be related to the writings of Anselm de Bec. The concreteness of man, in the painting of Giotto Bondone, will be associated with the reflections of Thomas Aquinas. Through the iconographic analysis, we see that Marcovaldo presents a Christ with strong characteristics of suffering, which can be understood as enhancement of the sensitive aspect of humanity, drawing closer to the thought of Anselm. Giotto, meanwhile, creates a Christ with human characteristics, but without the sentimental appeal, which is closer to those of Thomas Aquinas. Thus, the images of Christ of Marcovaldo and Giotto express the changes that have occurred in art and the constant movement in the way of thinking and understanding the world that form history. For us, it is in this relationship intertwined in the changes in social relations, expressed in works of the academic authors and in their iconographic manifestations, that we see the amalgam that exists between the artistic subjectivity and the training/education of men. <![CDATA[Do contato direto com a arte, a cultura e a natureza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresento um processo de educação estética pautado no convívio diário com a arte, com a cultura e com a natureza. A arte é vista como uma pluralidade de manifestações ligadas a culturas próximas e distantes das pessoas que a experimentam. O reconhecimento dessa diversidade poética é um traço marcante e raro de educação estética na atualidade. A vivência dessa diversidade é o que nos permite adentrar no desconhecido, do outro e de nós mesmos. Abre-se, assim, a possibilidade para que a educação estética seja vista e percebida em sua potência eticamente transformadora.<hr/>This article presents a process of aesthetic education based on daily contact with art, culture and nature. Art is seen as a plurality of manifestations linked to near and distant cultures of the peoples who experience them. The recognition of this poetical diversity is a striking and rare feature of aesthetic education today. The experience of this diversity is what allows us to step into the unknown of the otherness and of ourselves. Therefore, the possibility for aesthetic education is seen and perceived in its ethical transformative potential. <![CDATA[Pedagogia da performance: da presença, do humor e do riso na prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto ocupa-se em discutir a prática pedagógica como performance. Para tanto, articula os conceitos de ato estético, performance, corpo, presença, riso e humor. Ao tomar a performance como forma particular de uso do corpo, problematiza o estatuto do significado na contemporaneidade. Utilizam-se, por fim, as noções de humor e riso como possibilidade de transgressão e como forma de pensamento performatizado.<hr/>This paper discusses pedagogical practice as performance. It also articulates the concepts of aesthetic act, performance, body, presence, laughter and humor. Considering performance as a particular form of body use, it discusses the status of meaning in contemporary society. The notions of humor and laughter are used as a means of transgressing and a form of performed thinking. <![CDATA[Lorqueando: a literatura como vivência estética de si e do outro na educação a distância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta um estudo sobre a construção identitária docente a partir da educação estética da literatura na Educação a Distância. Para tanto, analisamos o processo dialógico e estético de criação de um conjunto de videopoemas de Garcia Lorca por um professor (Dom). Neste processo, atentamos para as especificidades da cibercultura e da linguagem audiovisual e hipertextual consideradas pelo professor na construção estética de si e de que forma isto impacta tanto o aluno quanto o professor, favorecendo o encontro de ambos. No videopoema, o professor apresenta arte e também vira arte. Concluímos neste estudo que sua construção estética de si ocorre de forma sistematicamente organizada pelo contexto e pelas interações do ambiente virtual de aprendizagem - AVA - no qual está inserida. Compreendemos a identidade como um conjunto de posicionamentos organizados semioticamente como uma estética de si que se configura pela interação com o outro.<hr/>This article presents a study on the construction of teachers’ identity based on the aesthetic experience of literature in distance education. For this purpose, we analyze the self-dialogic and aesthetic process of creating a set of Garcia Lorca’s video poems, by a teacher (DOM). In this process, we look at the specifics of cyberculture and the audiovisual language and hypertext considered by the teacher in the aesthetic construction of self, and how this impacts both the student and the teacher, promoting the meeting of the two. In the video poem, the teacher presents art and also becomes an art representation. We conclude, in this study that the aesthetic construction of self occurs systematically, organized by the context and interactions of the virtual learning environment (VLA) in which it operates. We understand identity as a set of positions organized in a semiotic way, as an aesthetic of self that is shaped by interaction with others. <![CDATA[Representações sociais sobre arte e ensino de arte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa objetivou apreender as representações sociais de dois grupos distintos sobre os sentidos atribuídos à arte, a relação arte e sociedade e o trabalho com arte na escola. Os grupos investigados compreendem 71 acadêmicos de Licenciatura em Música e Licenciatura em Artes Visuais e 161 professores sem formação específica em arte, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios brasileiros. As informações foram coletadas por meio de questionário com questões abertas e as respostas processadas pela análise de conteúdo por meio do software ALCESTE. O conjunto de informações analisadas articula-se em torno de três representações sociais: pretexto, arte utilizada para; fruição, ligada aos sentidos e ao exercício da sensibilidade; conhecimento artístico, relacionado ao cotidiano e ao contexto social. O pretexto está ligado aos professores leigos, a fruição articula-se ao conteúdo das informações dos dois grupos e o conhecimento liga-se aos sujeitos inseridos no campo acadêmico, sendo que o último reforça a relevância da formação específica para definição dos conceitos e objetivos do ensino de arte na escola.<hr/>The aim of this research was to understand the social representations of two distinct groups on the meanings assigned to art, art teaching and the relationship between art and society. The groups investigated include 71 students of the degree in Music Education and Visual Arts Education, and 161 teachers without specific training in art, teaching early grades of elementary school in five Brazilian cities. Information was collected through a questionnaire with open questions and responses processed by content analysis, using the software ALCESTE. The set of information analyzed is structured around three social representations: pretext, art used for; enjoyment, linked to the senses and the exercise of sensitivity; and artistic knowledge, related to everyday life and the social context. Pretext is linked to the lay teachers, enjoyment is articulated with the content of information from the two groups, and knowledge is linked to subjects included in the academic field, the latter reinforcing the importance of specific training for defining the concepts and objectives of Art teaching at school. <![CDATA[Entrevista com João Francisco Duarte Júnior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142012000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa objetivou apreender as representações sociais de dois grupos distintos sobre os sentidos atribuídos à arte, a relação arte e sociedade e o trabalho com arte na escola. Os grupos investigados compreendem 71 acadêmicos de Licenciatura em Música e Licenciatura em Artes Visuais e 161 professores sem formação específica em arte, atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios brasileiros. As informações foram coletadas por meio de questionário com questões abertas e as respostas processadas pela análise de conteúdo por meio do software ALCESTE. O conjunto de informações analisadas articula-se em torno de três representações sociais: pretexto, arte utilizada para; fruição, ligada aos sentidos e ao exercício da sensibilidade; conhecimento artístico, relacionado ao cotidiano e ao contexto social. O pretexto está ligado aos professores leigos, a fruição articula-se ao conteúdo das informações dos dois grupos e o conhecimento liga-se aos sujeitos inseridos no campo acadêmico, sendo que o último reforça a relevância da formação específica para definição dos conceitos e objetivos do ensino de arte na escola.<hr/>The aim of this research was to understand the social representations of two distinct groups on the meanings assigned to art, art teaching and the relationship between art and society. The groups investigated include 71 students of the degree in Music Education and Visual Arts Education, and 161 teachers without specific training in art, teaching early grades of elementary school in five Brazilian cities. Information was collected through a questionnaire with open questions and responses processed by content analysis, using the software ALCESTE. The set of information analyzed is structured around three social representations: pretext, art used for; enjoyment, linked to the senses and the exercise of sensitivity; and artistic knowledge, related to everyday life and the social context. Pretext is linked to the lay teachers, enjoyment is articulated with the content of information from the two groups, and knowledge is linked to subjects included in the academic field, the latter reinforcing the importance of specific training for defining the concepts and objectives of Art teaching at school.