Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420130001&lang=es vol. 13 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A constituição do ser político: uma análise do filme “O enigma de Kaspar Hauser”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo fenomenológico buscou refletir sobre a questão da liberdade a partir da análise do filme “O Enigma de Kaspar Hauser”. Tal análise foi inspirada, especialmente, pelo pensamento de Hannah Arendt. Ao longo deste trabalho, desvelaram-se questões como: a (Des)naturalização do desenvolvimento humano, a importância da relação com o outro no processo de desenvolvimento, o processo de aprendizagem e a importância da ausência e a presença dos outros. Por fim, este estudo aponta a condição da pluralidade humana como fundamental no processo de constituição identitário e da liberdade humana.<hr/>This phenomenological study reflects on the question of freedom, based on an analysis of the movie “The enigma of Kaspar Hauser”. This analysis was inspired, especially, by the thought of Hannah Arendt. Throughout the study, issues are unveiled such as; the (de)naturalization of human development, the significance of relationships in the development process, the learning process, and the significance of the absence and presence of others. Lastly, the study shows the condition of human plurality as fundamental in the process of identity formation and human freedom.<hr/>Este estudio fenomenológico intenta reflexionar sobre la cuestión de la libertad a partir del análisis de la película “El Enigma de Kaspar Hauser”. Tal análisis fue inspirado, principalmente, por el pensamiento de Hannah Arendt. A lo largo de este trabajo se debatieron cuestiones tales como la (des)naturalización del desarrollo humano, la importancia de la relación con el otro en el proceso de desarrollo, el proceso de aprendizaje y la importancia de la ausencia y la presencia de los otros. Por último, este estudio destaca la condición de la pluralidad humana como fundamental en el proceso de constitución de la identidad y de la libertad humana. <![CDATA[Os estudos étnico-raciais e a ressignificação do currículo da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo, fruto de pesquisa financiada pelo CNPq, analisa as ressignificações que os estudos étnico-raciais estão produzindo no currículo da educação básica. Está inspirado no campo teórico dos estudos culturais, segundo o qual o racismo é resultado de uma articulação complexa, as identidades e a diferenças são uma construção radicalmente histórica e cultural e o currículo da educação básica, além de ocupar-se com o conhecimento (fruto de uma seleção arbitrária), produz identidades e diferenças. Para identificar as ressignificações, foram lidos e analisados todos os trabalhos aprovados para apresentação no GT 21 da ANPED, período 2005-2011, perfazendo um total de 77 trabalhos. Foram identificados dois tipos de ressignificação, igualmente importantes para o currículo da educação básica. O primeiro tipo de ressignificação está ligado à luta histórica do povo negro para mostrar que a educação brasileira serve aos interesses do grupo cultural hegemônico, isto é, serve aos interesses da branquidade; portanto o currículo da educação é racista. O segundo tipo de ressignificação provocada no currículo tem a ver com experiências positivas que estão em curso na educação básica. Concluímos que essas ressignificações são extremamente significativas para o currículo da educação básica, no sentido de construí-lo na perspectiva inter/multicultural.<hr/>This article, which stems from a study funded by the CNPq, analyzes the re-significations that ethnic-racial studies have produced in the basic education curriculum. It is inspired by the theoretical field of cultural studies, whereby racism is the result of a complex articulation, identities and differences are a radically historical and cultural construction, and the basic education curriculum, besides focusing on knowledge (derived from an arbitrary selection), also produces identities and differences. In order to identify resignifications, all the papers approved for presentation at ANPED GT 21 from 2005 to 2011 were read and analyzed, with a total of 77 works. Two types of re-signification were identified, both of which are equally important to the basic education curriculum. The first type is linked to the historical struggle of the Black people to show that Brazilian education serves the interests of the hegemonic cultural group, i.e. it serves the interests of the White people, therefore the education curriculum is racist. The second type of re-signification created in the curriculum has to do with ongoing positive experiences in basic education. We conclude that these re-significations are extremely important for the basic education curriculum, in the sense of constructing it in a way that ensures an inter- and multicultural perspective.<hr/>Este artículo, fruto de una investigación financiada por el CNPq, analiza las resignificaciones que los estudios étnico-raciales están produciendo en el currículo de la educación básica. Está inspirado en el campo teórico de estudios culturales, según los cuales el racismo es resultado de una articulación compleja, donde las identidades y las diferencias son una construcción radicalmente histórica y cultural, y el currículo de la educación básica, además de ocuparse del conocimiento (fruto de una selección arbitraria), produce identidades y diferencias. Para identificar las resignificaciones fueron leídos y analizados todos los trabajos aprobados para su presentación en el GT 21 de la ANPED, período 2005-2011, sumando un total de 77 trabajos. Fueron identificados dos tipos de resignificación, igualmente importantes para el currículo de la educación básica. El primer tipo de resignificación está vinculada a la lucha histórica del pueblo negro para mostrar que la educación brasileña sirve a los intereses del grupo cultural hegemónico, es decir, sirve a los intereses de la blanquitud; por lo tanto, el currículo de la educación es racista. El segundo tipo de resignificación provocada en el currículo está relacionada a experiencias positivas que están en curso en la educación básica. Concluimos que esas resignificaciones son extremadamente significativas para el currículo de la educación básica, en el sentido de construirlo desde una perspectiva inter y multicultural. <![CDATA[Formação em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional: professores experientes e iniciantes de matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem como objetivos descrever e analisar práticas e/ou dinâmicas desenvolvidas no processo de formação contínua de professores de Matemática em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional e identificar as características dos professores experientes e iniciantes nesse processo. Os aspectos teóricos que embasam a problemática do estudo abordam, de um lado, aprendizagens docentes e, de outro, o processo de desenvolvimento profissional docente. Os grupos e os sujeitos foram identificados por meio de questionário inicial. Para aprofundar a pesquisa, tendo por base uma abordagem qualitativa e interpretativa, foram utilizados: entrevistas, observações de aulas e de reuniões dos grupos, registros virtuais e publicações dos grupos e dos iniciantes. Para a análise, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, cruzando-se os dados entre si e, posteriormente, com a literatura. Os resultados apontam que os professores participam de forma distinta e dão contribuições específicas dentro dos grupos em relação à fase da carreira em que se encontram. Os professores iniciantes, normalmente periféricos aos grupos, desempenham um papel importante para novos olhares e para a manutenção das práticas internas.<hr/>This paper describes and analyzes the practices and/or dynamics developed in the process of continuing education of math teachers from a perspective of professional development, and identifies the characteristics of both experienced and novice teachers involved in this process. The theoretical aspects underlying this study are related, on one hand, to teachers’ learning and, on the other, to their professional development process. The groups and subjects were identified by means of a preliminary questionnaire. In order to deepen the research, which follows a qualitative and interpretive approach, the following tools were used: interviews, notes taken during classes and group meetings, online records, and publications by the groups and the novice teachers. The data triangulation technique was used in the analysis to cross- compare the data, and later, to compare the data with the literature. The results indicate that teachers take part in the process in different ways, and make contributions within the groups according to the stage of their career. Novice teachers, who are usually peripheral to the groups, play an important role in providing new perspectives and maintaining internal practices.<hr/>Este artículo tiene como objetivos describir y analizar prácticas y/o dinámicas desarrolladas en el proceso de formación continua de profesores de matemáticas en grupos desde la perspectiva del desarrollo profesional e identificar las características de los profesores experimentados y principiantes en ese proceso. Los aspectos teóricos que fundamentan la problemática del estudio abordan, por un lado, aprendizajes docentes y, por el otro, el proceso de desarrollo profesional docente. Los grupos y los sujetos fueron identificados por medio de un cuestionario inicial. Para profundizar la investigación, con base en un abordaje cualitativo e interpretativo, se utilizaron entrevistas, observaciones de clases y de reuniones de los grupos, registros virtuales y publicaciones de los grupos y de los principiantes. Para el análisis se utilizó la técnica de triangulación de los datos, cruzando los datos entre sí y posteriormente con la literatura. Los resultados señalan que los profesores participan de forma distinta y dan contribuciones específicas dentro de los grupos en relación a la etapa de la carrera en la que se encuentran. Los profesores principiantes, normalmente periféricos a los grupos, desempeñan un papel importante para obtener nuevas miradas y para la manutención de las prácticas internas. <![CDATA[El contexto académico como factor diferenciador en la transición a la universidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os estudos sobre transição à universidade destacam a importância de analisar o processo de adaptação no primeiro ano a partir de estudos longitudinais contextualizados. Seguindo essa premissa, o artigo analisa, por um lado, a evolução e os resultados das pesquisas realizadas nos últimos anos sobre a transição à universidade dos estudantes no sistema universitário catalão e, especificamente, da Universidade de Barcelona; e por outro lado, apresenta a última pesquisa desenvolvida em dois âmbitos disciplinares distintos de Ciências Sociais: Administração e Direção de Empresas (ADE) e Pedagogia. Os resultados permitem contextualizar as dificuldades no processo de transição e a importância significativa da adaptação acadêmica no primeiro ano de estudos de maneira segmentada. Finalmente enfoca a necessidade de revisar as medidas de retenção estabelecidas na universidade, incluindo as ações de orientação, com a finalidade de otimizar a persistência dos estudantes.<hr/>Studies on the transition to university stress the importance of using contextualized longitudinal approaches to analyse students’ adaptation processes in the first year. This article analyses the evolution and results of research conducted in recent years inside the Catalan university system, and more specifically at the University of Barcelona. It also outlines the latest research into the transition to university in two different disciplines in the social sciences: business administration and management, and teacher training. The results provide a contextualized view of the difficulties in the transition process and highlight the importance of academic adjustment in the first year of study. Finally we underline the need to review the measures used at universities to promote student retention, such as orientation activities.<hr/>Los estudios sobre la transición a la universidad destacan la importancia de analizar el proceso de adaptación en el primer año a partir de estudios longitudinales contextualizados. Siguiendo esa premisa, el artículo analiza, por un lado, la evolución y los resultados de las investigaciones realizadas en los últimos años sobre la transición a la universidad de los estudiantes en el sistema universitario catalán y, específicamente, de la Universidad de Barcelona; y por otro lado, presenta la última investigación desarrollada en dos âmbitos disciplinarios distintos de Ciencias Sociales: Administración y Dirección de Empresas (AD E) y Pedagogía. Los resultados permiten contextualizar las dificultades en el proceso de transición y la importância significativa de la adaptación académica en el primer año de estudios de manera segmentada. Por último, enfoca la necesidad de revisar las medidas de retención establecidas en la universidad, incluyendo las acciones de tutoría, con la finalidad de optimizar la persistencia de los estudiantes. <![CDATA[O desenho artístico na formação do arquiteto: epistemologia da prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto defende a premissa de que o desenho artístico, como conteúdo curricular do ensino de arquitetura, trabalhado em uma perspectiva didática, cuja epistemologia subjacente seja a construtivista e cuja ética da ação docente seja a da cooperação, favorece o desenvolvimento de capacidades e aptidões, indo em direção à ideia da formação integral, que harmoniza a cognição com a afetividade. Apresenta as várias dimensões do “saber desenhar” e demonstra, por meio de categorias, como a ação docente intervém no processo da construção do conhecimento do aluno, como sujeito cognoscente e artífice de suas estruturas mentais, transformando tanto seu cabedal de conhecimento quanto sua condição de conhecer.<hr/>This paper supports the premise that artistic drawing, as a curricular subject in the teaching of architecture, worked within a didactic perspective whose underlying epistemology is constructivist and whose ethic of teaching activities is cooperation, promotes the development of skills and abilities, moving towards the idea of an integral education that strengthens the link between cognition and affectivity. It presents the various dimensions of “knowing how to draw” and demonstrates, through categories, how teachers’ actions can intervene in the process of construction of knowledge of the student, as a cognoscent agent and artifice of their mental structures, transforming both their store of knowledge and their condition of knowing.<hr/>Este texto defiende la premisa de que el diseño artístico, como contenido curricular de la enseñanza de arquitectura, trabajado desde una perspectiva didáctica, cuya epistemología subyacente es la constructivista y cuya ética de acción docente es la de la cooperación, favorece el desarrollo de capacidades y aptitudes, yendo al encuentro de la idea de la formación integral que armoniza la cognición con la afectividad. Presenta las diversas dimensiones del “saber diseñar” y demuestra, por medio de categorías, cómo la acción docente interviene en el proceso de la construcción del conocimiento del alumno como sujeto cognoscente y artífice de sus estructuras mentales, transformando tanto su caudal de conocimientos cuanto su condición de conocer. <![CDATA[Cotidiano na alfabetização: a tessitura de algumas lições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute, a partir dos conceitos de diferença e diversidade, três situações vividas no cotidiano de uma turma de alfabetização em que se expressam as dificuldades de aceitação do outro como legítimo outro. O texto, ao distinguir diferença e diversidade, faz a opção conceitual pela segunda, apontando que este termo pode contribuir para tornar explícitos procedimentos de hierarquização cultural - estes produzidos em processos marcadamente históricos e tecidos em meio a jogos de relações de poder. O texto traz ainda a importância da escola como espaço privilegiado de narrativas e diálogos em que a diferença se explicita. A autora não se propõe a apresentar modelos de conduta, mas compartilha as lições aprendidas a partir das situações vividas.<hr/>Based on the concepts of difference and diversity, this article discusses three situations commonly experienced in daily life of a literacy class, in which difficulties in accepting the other as a legitimate other are expressed. By distinguishing between difference and diversity, the text makes a conceptual option for the latter, pointing out that this term can help to clarify procedures of cultural hierarchization, which are produced in markedly historical processes and constructed amidst games of power relations. The text also emphasizes the importance of the school as a privileged space for narratives and dialogues in which difference is explained. The author’s aim is not to provide role models, but to share the lessons learned through the situations encountered.<hr/>Este artículo discute, a partir de los conceptos de diferencia y diversidad, tres situaciones vividas en el día a día de una clase de alfabetización en la que se expresan las dificultades de aceptación del outro como legítimo otro. El texto, al distinguir diferencia de diversidad, realiza una opción conceptual a favor de la segunda, señalando que este término puede contribuir para volver explícitos los procedimientos de jerarquización cultural, producidos en procesos marcadamente históricos y urdidos en medio de juegos de relaciones de poder. El texto subraya además la importancia de la escuela como espacio privilegiado de narraciones y diálogos en los que la diferencia se explicita. La autora no se propone presentar modelos de conducta, pero comparte las lecciones aprendidas a partir de las situaciones vividas. <![CDATA[A fadiga das palavras e o espírito livre em Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es As palavras indicam autoridade para medir, classificar e regular a vida das pessoas, dos currículos, da cultura. Paradoxalmente, a sensação é de fadiga, as palavras parecem cansadas, já não querem mais ser pronunciadas no processo de repetir o que já está dito. A fadiga fica potencializada pelo cansaço da verdade e pela desistência da novidade. O que fazer quando cansamos de usar palavras, pois elas parecem capturadas pelo desejo de pronunciar algum tipo de verdade. A vontade de saber tem se convertido em uma vontade de repetir. O que fazer com a fadiga, então? Parece, precisamos desviar as palavras da velocidade, da pressa, dos espaços qualificados que legitimam os discursos. As palavras velozes estão atropelando-se para disputar o espaço do direito à visibilidade. Como inserir palavras mais vagarosas que precisam de mais tempo para serem pronunciadas? O silêncio entre as palavras, entre os parágrafos, mais que interrupção são gestos de reflexão, de maturação para dizer o que ainda possa ter sentido e significado. Diante da fadiga parece ser necessário, como diz Nietzsche, deixar-se levar por um “rebelde, arbitrário, vulcânico anseio de viagem, de exílio, afastamento, esfriamento, enregelamento, sobriedade, um ódio ao amor, talvez um gesto e olhar profanador para trás...” para nessa viagem, sem pressa, com vagar, pensar de novo o que se tem a dizer e a pensar. Todos lidamos com uma espécie de desejo de esclarecimento, dependente também das palavras. Quando de fato enganamos e esclarecemos ao falarmos em formação humana? A pergunta remete o texto até o alienista, de Machado de Assis. No texto, Simão Bacamarte engana ou esclarece sobre a saúde mental? As palavras lhe dão autoridade para medir, classificar e regular a vida das pessoas de Itaguaí. Mas o que acontece, de fato? Nesse cruzamento entre palavras que vão da literatura até o campo pedagógico, o texto pretende pensar sobre nossos desejos de formação do outro e a necessidade de desfazer-se de palavras para ganhar o espírito livre.<hr/>Words indicate authority to measure, classify and regulate people’s lives, curricula, and culture. Paradoxically, the sensation is one of fatigue - words seem to be tired, not desiring to be pronounced in the process of repeating what has already been said. Fatigue is intensified by the tiredness of truth and by the giving up of novelty. What do we do when we are tired of using words, since they seem to be captured by the desire to pronounce some kind of truth? The desire to know has turned into a desire to repeat. So what can we do about the fatigue? It seems that we need to separate words from the speed and hurry of the qualified spaces that legitimate the discourses. Fast words are running over each other in the dispute for space that gives the right to visibility. How can we insert slower words that need more time to be pronounced? The silences between words, between paragraphs, more than interruptions, are gestures of reflection, in the words of Nietzsche, allowing oneself to be led by an “arbitrary rebel, a volcanic desire for travel, for exile, distancing, cooling, sobriety, a hatred of love, perhaps a gesture of sacrilege, a looking back (…)”, so that in this voyage, with no hurry, slower, we think again about what we need to say and think. We all have a desire for clarification, which also depends on words. How then, are we misguided or enlightened when we speak about human education? This question leads us to the text O alienista, by Machado de Assis - does Simão Bacamarte misguide or elucidate us about mental health? Words gave him the authority to measure, classify and regulate the life of the people of Itaguaí. But what really happens? In this crossing over of words from the field of literature to the field of pedagogy, the text aims to make us think about our desires to educate the other, and the need to give up words in order to gain a free spirit.<hr/>Las palabras indican autoridad para medir, clasificar y regular la vida de las personas, de los currículos, de la cultura. Paradójicamente, la sensación es de fatiga, las palabras parecen cansadas, ya no quieren más ser pronunciadas en el proceso de repetir lo que ya está dicho. La fatiga se ve potencializada por el cansancio de la verdad y por la desistencia de la novedad. ¿Qué hacer cuando nos cansamos de usar palabras, pues ellas parecen capturadas por el deseo de pronunciar algún tipo de verdad? La voluntad de saber se ha convertido en voluntad de repetir. ¿Qué hacer con la fatiga, entonces? Parece que necesitamos desviar las palabras de la velocidad, de la prisa, de los espacios cualificados que legitiman los discursos. Las palabras veloces se van atropellando para disputar el espacio del derecho a la visibilidad. ¿Cómo insertar palabras más lentas que necesiten más tiempo para ser pronunciadas? El silencio entre las palabras, entre los párrafos, más que interrupciones son gestos de reflexión, de maduración para decir lo que todavía pueda tener sentido y significado. Frente a la fatiga parece ser necesario, como dice Nietzsche, dejarse llevar por un “rebelde, arbitrario, volcánico anhelo de viaje, de exilio, alejamiento, enfriamiento, congelación, sobriedad, un ódio al amor, tal vez un gesto y mirada profanadora hacia atrás...” para, en ese viaje, sin prisa, con lentitud, pensar de nuevo lo que se tiene para decir y para pensar. Todos sufrimos una especie de deseo de aclaración, dependiente también de las palabras. ¿Cuándo es que de hecho engañamos y aclaramos al hablar de formación humana? La pregunta remite el texto hasta el alienista de Machado de Assis. ¿En el texto Simão Bacamarte engaña o aclara sobre la salud mental? Las palabras le dan autoridad para medir, clasificar y regular la vida de las personas de Itaguaí. ¿Pero qué sucede, de hecho? En ese cruce entre palabras que van de la literatura hasta el campo pedagógico, el texto intenta pensar acerca de nuestros deseos de formación del otro y la necesidad de deshacerse de palabras para ganar el espíritu libre.