Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420130002&lang=pt vol. 13 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[La investigación sobre orientación profesional en revistas internacionales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo parte de um processo mais amplo de revisão de trabalhos de pesquisa sobre orientação, publicados em revistas científicas. A finalidade desta revisão é potencializar o debate sobre as temáticas e as linhas metodológicas desenvolvidas na pesquisa sobre orientação. Neste trabalho se apresentam os resultados obtidos por meio da análise de duas revistas de reconhecido prestígio internacional: The Career Developemen Quarterly e L’Orientation Scolaire et Professionnelle (anos 2009-2012). A análise realizada nos leva a conclusões relativas à internacionalização das publicações, às temáticas de interesse, aos coletivos objetos de pesquisa, às finalidades e às metodologias. Realiza-se um contraste destas conclusões com as obtidas em um trabalho prévio no qual se analisaram revistas espanholas.<hr/>El presente artículo parte de un proceso más amplio de revisión de trabajos de investigación sobre orientación, publicados en revistas científicas. La finalidad de esta revisión es potenciar el debate sobre las temáticas y las líneas metodológicas desarrolladas en la investigación sobre orientación. En este trabajo se presentan los resultados obtenidos por medio del análisis de dos revistas de reconocido prestigio internacional: The Career Developemen Quarterly y L’Orientation Scolaire et Professionnelle (años 2009-2012). El análisis realizado nos lleva a conclusiones relativas a la internacionalización de las publicaciones, a las temáticas de interés, a los colectivos objeto de investigación, a las finalidades y a las metodologías. Se realiza un contraste de estas conclusiones con las obtenidas en un trabajo previo en el cual se analizaron revistas españolas.<hr/>This article is part of a broader process of reviewing the research on guidance published in scientific journals. The purpose of the review is to promote discussion on the thematic and methodological lines developed in research on guidance. This paper presents the results of an analysis of two internationally recognized journals: The Career Development Quarterly and L’Orientation Scolaire et Professionnelle (2009-2012). The analysis leads to conclusions concerning the internationalization of publications, topics of interest, the collective objects of research, the aims and methodologies. These findings are contrasted with those obtained in a previous work in which Spanish journals were analyzed. <![CDATA[Epistemologia freudiana e estudos organizacionais: possibilidades da interdisciplinaridade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho se propõe a estimular a reflexão sobre as possiblidades da utilização da inter e da transdisciplinaridade, como uma tentativa de agregar ao corpo teórico das Ciências Sociais Aplicadas uma forma mais aprofundada de se aproximar da realidade. A utilização do arcabouço teórico psicanalítico buscará trazer a epistemologia e os conceitos da psicanálise sob a ótica da compreensão do ser humano, como um ser de desejos e pulsões. Esse olhar encontra espaço neste trabalho e vai além, pois consideramos que a riqueza de um trabalho acadêmico está justamente nos espaços pouco trabalhados ou, talvez, convenientemente esquecidos pelas Ciências Sociais Aplicadas. Cientes do desafio e da provocação que este trabalho evoca, resgatamos uma discussão considerada pertinente: o possível lugar da epistemologia freudiana nas pesquisas em estudos organizacionais. Para tanto, procurou-se desenvolver uma análise sobre esta epistemologia, bem como acerca do caráter da pesquisa em psicanálise com o intuito de demonstrar como pode ser articulada em nosso campo de estudo.<hr/>This paper aims to stimulate a reflection on the possibilities of using inter-and transdisciplinarity, as an attempt to add to the body of theoretical of Applied Social Sciences in a way to have a better approach of the reality. The use of theoretical psychoanalytic epistemology and seek to bring the concepts of psychoanalysis from the perspective of understanding the human being, as a being with desires and impulses. This study finds space on this work and goes beyond, because we believe that the richness of academic work is precisely the spaces less worked, or perhaps conveniently forgotten by the Applied Social Sciences. Aware of the challenge that this work evokes, we rescued a discussion considered relevant: the possible place of Freudian epistemology at research in organizational studies. Therefore, we sought to develop an analysis of this epistemology, as well as about the nature of research in psychoanalysis in order to demonstrate how it can be articulated in our field of study. <![CDATA[Formação pós-graduada e docência no ensino superior: mapeamento das discussões sobre o estágio de docência na RBPG/ CAPES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo, que corresponde a um recorte de uma pesquisa mais ampla, é apresentar um mapeamento das discussões acerca do Estágio de Docência veiculada pela Revista Brasileira de Pós- Graduação (RBPG), periódico vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). A escolha de tal periódico como fonte investigadora deve-se à sua vinculação com a CAPES, agência de fomento que, em 1999, instituiu o Estágio de Docência na graduação com vistas à preparação de mestrandos e doutorandos para atuar no magistério do Ensino Superior. A hipótese aventada para investigação é de que a CAPES, na condição de agência responsável pela prescrição do Estágio de Docência, tem importante papel na construção de sua legitimidade e que, entre outros meios, estaria desempenhando esse papel por meio da RBPG, periódico sob sua responsabilidade. Com a eleição da RBPG como fonte investigadora, realiza-se uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e interpretativo. Para o desenvolvimento da investigação, elege-se a seguinte questão-problematizadora: que discussões acerca do Estágio de Docência exigido pela CAPES têm sido publicadas na RBPG? Com vistas a apresentar um dos resultados da pesquisa empreendida, aborda-se a prescrição da CAPES a respeito do Estágio de Docência, bem como um histórico da Revista Brasileira de Pós-Graduação. E, ainda, é apresentado e discutido o estudo documental acerca das publicações veiculadas na RBPG sobre o tema. Por fim, com base nos resultados obtidos, sinaliza-se para a importância de mais estudos a respeito do Estágio de Docência, uma vez que tal iniciativa tem potencial para promover uma aprendizagem qualificada da docência no Ensino Superior, um dos temas de interesse da Pedagogia Universitária.<hr/>This paper is part of a broader study and it is aimed at mapping the discussions about Teacher Training conveyed by the Revista Brasileira de Pós-graduação - RBPG (a Brazilian Journal of Post-Graduate Studies), journal connected to Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES. This journal was chosen as a source of investigation due to its connection with CAPES, a funding agency which established the Teacher Training for post-graduation programs in order to prepare master and PhD students to teach at higher education. The hypothesis for investigation is that CAPES, in the condition of agency responsible for prescribing the Teacher Training, has an important role in building its legitimacy and may play this role through RBPG, a journal under their responsibility. With the RBPG as a study source, a bibliographical research with descriptive and interpretative nature was carried out. The following question acted as a guideline: which discussions about the Teacher Training required by CAPES have been published in the RBPG? In order to present part of the study results, CAPES prescription about Teacher Training as well as the history of the Revista Brasilieira de Pós-Graduação are addressed. Also, the literature study about articles published by the RBPG on the subject is presented and discussed. Finally, based on the results, we highlight the importance of further studies on Teacher Training once this initiative has the potential to promote qualified learning on Higher Education teaching, one of the topics of interests of University Pedagogy. <![CDATA[Currículo, a construção das identidades de gênero e a formação dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetiva refletir sobre o currículo, articulando-o com a produção das identidades de gênero na educação básica e a formação de professores. Com base nos estudos de currículo e gênero, desenvolvemos (des)encontros com professoras da educação básica por meio de entrevistas semiestruturadas. Esses (des) encontros mostraram que as professoras seguem uma concepção tradicional de currículo que se relaciona com a sua dificuldade de incluir a discussão sobre a construção das identidades de gênero no espaço escolar. Observamos que as reflexões das professoras estão pautadas na heteronormatividade. Isso se explica porque as professoras (assim como todos os sujeitos) não são sujeitos “em si”, mas o resultado dos discursos que se dobraram e se dobram nos seus corpos, produzindo formas específicas de falar/ silenciar sobre as identidades de gênero. Para subverter a heteronormatividade, apontamos o espaço/ tempo da formação de professores (inicial e continuada) como um dos contextos significativos para o entendimento de que as identidades de gênero são construídas histórica e culturalmente pelas relações sociais de poder, portanto, podem ser ressignificadas.<hr/>This paper aims at reflecting about curriculum, by articulating it with the production of gender identities in basic education and teacher education. Grounded on curriculum and gender studies, we designed meetings with basic education teachers in which semi-structured interviews were conducted. These meetings showed that teachers have embraced a traditional conception of curriculum, one that is related to their difficulty to include the discussion about the construction of gender identities in the school environment. We have observed that the teachers’ reflections are based on heteronormativity. This is because teachers (as well as every subject) are not subjects ‘themselves’, but rather the result of discourses that were and are unfolded in their bodies, producing specific ways of talking about/silencing gender identities. To subvert heteronormativity, we have pointed out the space/time of both initial and continued teacher education as a significant context to understand that gender identities are historically and culturally constructed by social power relationships, hence, they can be re-signified. <![CDATA[Alguns discursos da pedagogia sob análise: ciência moderna e reduplicação do homem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo busca problematizar alguns discursos de ciência muito potentes e que ganham força no cenário da Pedagogia a partir da década de 80. Analisamos duas obras recorrentes na formação do pedagogo, as quais tratam a Pedagogia como a ciência da educação. Utilizamos como campo teórico desse estudo especialmente Michel Foucault, colocando em discussão os efeitos produzidos por alguns ditos que atravessam, inventam e produzem esse campo de saber. Problematizamos o presente, entendendo que ele é produzido por alguns discursos que buscam a legitimação da Pedagogia como uma ciência humana. Nesse texto, abordamos alguns conceitos de Ciência Moderna que atravessam e constituem a Pedagogia como a ciência da educação; problematizamos os discursos de reduplicação do homem, os quais ganham força e produtividade nesse campo de saber, tornando-se a condição de possibilidade para que as ciências humanas emerjam como ciências. Provoca-se o leitor a pensar no nosso fazer docente, ao colocarmos em dúvida verdades que por muito tempo também nos habitaram.<hr/>This article seeks to problematize some very powerful speeches of science and gain strength in the scenario of Pedagogy from the 80s. We analyze two works of teacher training applicants in dealing Pedagogy as a science of education. We use this study as a theoretical especially Michel Foucault, discussing the effects produced by some sayings that cross, invent and produce this field of knowledge. Problematize this, understanding that it is produced by some discourses that seek legitimization of education as a human science. In this text we discuss some concepts of modern science that cross and form Pedagogy as a science education; problematize the discourses of reduplication man’s earning power and productivity of knowledge in this field, making it a condition of possibility for the humanities emerge while science. Provokes the reader to think our teachers do put in doubt the truths that had long dwelt in also. <![CDATA[O pragmatismo clássico americano e a filosofia da diferença: questões para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desenvolve as ideias dos pragmatistas americanos clássicos como William James e John Dewey em seus conceitos principais de empirismo radical, experiência, experiência pura e educação, aproximando-as dos conceitos filosóficos pensados por Gilles Deleuze e Félix Guattari; tal aproximação permite demonstrar o plano estratigráfico da filosofia e a sua importância para o campo educacional.<hr/>It develops the ideas of classic american pragmatists like William James and John Dewey in its main concepts of radical empiricism, experience, education and pure experience; such ideas are put together with the philosophical concepts thought by Gilles Deleuze and Félix Guattari to demonstrate the stratigraphic plan of philosophy and its importance to the field of education. <![CDATA[Os saberes da experiência e a sua influência na formação dos professores do curso de hotelaria da UFMA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo se propõe a analisar a influência dos saberes da experiência na formação dos professores que atuam no Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para a análise e a discussão dos dados sobre os saberes e a formação de professores, contamos principalmente com as contribuições dos teóricos, tais como Paulo Freire (1996), Tardif (2002), Vázquez (1986) e Saviani (1996) Pimenta (2009), entre outros que nos permitiram compreender que os sabres docentes possuem origens distintas, dando-se por diversos meios e através da influência de muitos aspectos. Na construção do presente estudo, optamos pela abordagem qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A entrevista nos possibilitou garantir um clima favorável entre o pesquisado e o pesquisador, a fim de que os sujeitos se sentissem à vontade para se expressarem, o que também garantiu ao pesquisador a compreensão da dimensão humana do professor, isto é, perceber seus valores, suas atitudes, suas queixas, a relação com seus pares, seu referencial teórico e suas crenças. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes das disciplinas específicas e de formação geral e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA que cursam o oitavo e nono períodos. Podemos concluir que: o professor durante o exercício da docência busca referências na sua experiência como aluno; o professor jamais se forma sozinho; a construção do conhecimento também ocorre no fazer diário do professor; o prazer da profissão docente foi percebido como motivação na vida dos professores; os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados, sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.<hr/>This study aims to analyze the influence of knowledge of experience in the training of teachers who work in the Course Hospitality at the Federal University of Maranhão from the immersion on the various theoretical determinants of this phenomenon, as well as listening to the subjects involved in the research. For analysis and discussion of the data on the knowledge and training of teachers we rely primarily with the contributions of theorists such as Paulo Freire (1996), Tardif (2002), Vazquez (1986) and Saviani (1996) Pimenta (2009) among others that allowed us to understand that the knowledge of the teachers have distinct origins, from various means and through the influence of many aspects. In the construction of this study we chose the qualitative approach using semi-structured interview as a tool for data collection. The interview enabled us to secure a favorable climate between researcher and researched, so that the subjects felt free to express themselves which also assured the researcher to understand the human dimension of the teacher, that is, to realize their values, their attitudes, their complaints, their relationship with their peers, and their theoretical beliefs. The subjects involved in the study were teachers of specific subjects and general education and students from the Course of Hospitality at UFMA from the eighth and ninth periods. We conclude that the teacher during the teaching profession is never formed alone; knowledge construction also occurs daily; pleasure of teaching profession was perceived as motivation in life teachers, teachers’ knowledge is constantly modified and improved, so the teacher is in constant training in their professional life. <![CDATA[Os autores clássicos da sociologia no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo se propõe a analisar a influência dos saberes da experiência na formação dos professores que atuam no Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para a análise e a discussão dos dados sobre os saberes e a formação de professores, contamos principalmente com as contribuições dos teóricos, tais como Paulo Freire (1996), Tardif (2002), Vázquez (1986) e Saviani (1996) Pimenta (2009), entre outros que nos permitiram compreender que os sabres docentes possuem origens distintas, dando-se por diversos meios e através da influência de muitos aspectos. Na construção do presente estudo, optamos pela abordagem qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A entrevista nos possibilitou garantir um clima favorável entre o pesquisado e o pesquisador, a fim de que os sujeitos se sentissem à vontade para se expressarem, o que também garantiu ao pesquisador a compreensão da dimensão humana do professor, isto é, perceber seus valores, suas atitudes, suas queixas, a relação com seus pares, seu referencial teórico e suas crenças. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes das disciplinas específicas e de formação geral e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA que cursam o oitavo e nono períodos. Podemos concluir que: o professor durante o exercício da docência busca referências na sua experiência como aluno; o professor jamais se forma sozinho; a construção do conhecimento também ocorre no fazer diário do professor; o prazer da profissão docente foi percebido como motivação na vida dos professores; os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados, sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.<hr/>This study aims to analyze the influence of knowledge of experience in the training of teachers who work in the Course Hospitality at the Federal University of Maranhão from the immersion on the various theoretical determinants of this phenomenon, as well as listening to the subjects involved in the research. For analysis and discussion of the data on the knowledge and training of teachers we rely primarily with the contributions of theorists such as Paulo Freire (1996), Tardif (2002), Vazquez (1986) and Saviani (1996) Pimenta (2009) among others that allowed us to understand that the knowledge of the teachers have distinct origins, from various means and through the influence of many aspects. In the construction of this study we chose the qualitative approach using semi-structured interview as a tool for data collection. The interview enabled us to secure a favorable climate between researcher and researched, so that the subjects felt free to express themselves which also assured the researcher to understand the human dimension of the teacher, that is, to realize their values, their attitudes, their complaints, their relationship with their peers, and their theoretical beliefs. The subjects involved in the study were teachers of specific subjects and general education and students from the Course of Hospitality at UFMA from the eighth and ninth periods. We conclude that the teacher during the teaching profession is never formed alone; knowledge construction also occurs daily; pleasure of teaching profession was perceived as motivation in life teachers, teachers’ knowledge is constantly modified and improved, so the teacher is in constant training in their professional life. <![CDATA[Experiências educativas: ressonâncias de um encontro fílmico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tenciona discutir como acontece na experiência educativa o encontro com imagens fílmicas, e o que se produz a partir desse encontro. Tem a intenção de trazer algumas questões à pauta para que se possa pensar aquilo que tem a capacidade de afetar e inquietar em um encontro fílmico, permitindo pensar e dar outros sentidos à nossa experiência educativa. Com foco nas ressonâncias suscitadas a partir da experiência em assistir ao filme Los colores de las flores com os estudantes do Curso de Graduação em Educação Especial à Distância (UFSM), na disciplina de Artes Visuais e Educação Especial, foi possível tecer problematizações em relação a esse encontro, dialogando com noções de “multiplicidade”, “variação contínua” e “linhas de fuga” de Deleuze e Guattari (1995a, 1995b) em cruzamento com noções de “escuta” de Larrosa (2007).<hr/>This work intends to discuss how the encounter with filmic images happens in educative experience, and what is produced from this meeting. It has the purpose of bringing some issues on the agenda so that we can think what has the capacity to affect and disturb a movie meeting, allowing us to think and give other senses to our educational experience. Focusing on the arising resonances from the experience in watching the film Los colores de las flores with the students of Special Distance Learning Graduation Course (UFSM), in the discipline of Visual Arts and Special Education, it was possible to comment on problematizations regarding to this encounter, talking with notions of “multiplicity”, “continuous diversification” and “vanishing lines” of Deleuze and Guattari (1995a, 1995b) by the intersection with the notions of “listening” of Larrosa (2007).