Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420140002&lang=pt vol. 14 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200239&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Um estudo sobre as necessidades de formação na pesquisa e docência universitária dos alunos de doutorado durante a orientação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este trabajo era analizar las necesidades de investigación y de formación docente que tenían los estudiantes de doctorado. Si se entiende que una de las salidas profesionales es la docencia universitaria, será necesario contribuir al desarrollo de habilidades y capacidades vinculadas a este ámbito profesional: la investigación y la docencia. A partir de una metodología mixta, se aplicó un cuestionario y entrevistas semiestructuradas a estudiantes de doctorado del territorio español, para analizar: necesidades de formación en docencia e investigación (1); necesidades de participación en trabajos de investigación (2); y ayudas y apoyos durante el proceso formativo (3). Los resultados principales revelan que los estudiantes adquieren competencias para la investigación, pero en menor grado para la docencia. Por tanto, se hace necesario establecer un modelo integral de formación del doctorando para prepararlo y capacitarlo en este tránsito y adecuarlo a su futuro desempeño profesional.<hr/>O objetivo deste trabalho foi analisar as necessidades de investigação e de formação docente que os estudantes de doutoramento manifestam. Se uma das saídas profissionais destes estudantes é a docência universitária, será necessário desenvolver competências respeitantes a este âmbito profissional: a docência e a investigação. Por meio de uma metodologia mista, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a estudantes de doutorado no território espanhol para analisar: necessidades de formação em docência e investigação (1); necessidade de participação em projetos de investigação (2); e ajudas e apoios necessários durante o período de formação (3). Os resultados principais revelam que os estudantes desenvolvem competências para a investigação e com menor ênfase na docência. Assim, torna-se necessário estabelecer um modelo integral de formação nos programas de doutoramento para preparar e adequar os estudantes para a transição para o seu futuro profissional.<hr/>The aim of this work was to analyze the research and teacher training needs shown by doctorate students. Given that one of the professional routes for these students is to become university professors, it will be necessary to develop competences for this professional environment, in the areas of teaching practice and research. Using a mixed methodology, questionnaires and semi-structured interviews were applied to doctorate students in Spain, in order to analyze: (1) training needs in teaching practice and research; (2) the need to participate in research projects; and (3) the help and support necessary during the training period (3). The main results reveal that the students developed competencies in research, with less emphasis on teaching practice. It is therefore necessary to establish an integral model of training in doctorate programs, in order to prepare and adapt the students for the transition to their future careers. <![CDATA[Formação de professores: implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200259&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partimos do princípio de que a escola tem como função promover a humanização das crianças e alunos em suas máximas potencialidades e o professor é o mediador mais experiente nessa relação. Desse ponto de vista, a formação inicial e continuada de professores deve ter como princípio o estudo de uma teoria que sustente a prática pedagógica, visando à potencialização do desenvolvimento humano. Defendendo, então, que toda prática pedagógica deve ser alicerçada em uma teoria, buscamos conhecer e estudar uma teoria para fundamentar a prática nos encontros de formação de professores. Adotamos, para esta abordagem, a Teoria Histórico-Cultural por sua explícita relação com uma educação humanizadora e desenvolvente, ao entender a escola como processo promotor do desenvolvimento humano. Objetivamos, nesse artigo, refletir sobre as implicações pedagógicas dessa Teoria para a formação de professores utilizando como referencial teórico Vygotsky, Davydov, Leontiev, dentre outros.<hr/>The cultural-historical perspective understands school as a promoter of human development, and we assume this can be done to achieve children's and students' maximum potential, and that the teacher is the most experienced mediator in this relationship. From this point of view, a principle of teachers' initial and continuing education should be the study of a theory that supports the pedagogical practice, with the aim of enhancing human development. We therefore argue that all pedagogical practice must be grounded in a theory, and we seek to find and study a theory that will form the basis of practice in teacher education meetings. For this approach, we have elected the Cultural-Historical Theory by its explicit relationship with a humanizing and developmental education and, in this article, we aim to reflect on the pedagogical implications of the Cultural-Historical Theory for teacher education based on the studies of Vygotsky, Davydov, and Leontiev, among others.<hr/>Partimos del principio de que la escuela tiene como función promover la humanización de los niños y alumnos en sus máximas potencialidades y el profesor es el mediador más experimentado en esa relación. Desde ese punto de vista, la formación inicial y continua de profesores debe tener como principio el estudio de una teoría que sustente la práctica pedagógica con el propósito de potenciar el desarrollo humano. Defendiendo, por lo tanto, que toda práctica pedagógica debe estar basada en una teoría, buscamos conocer y estudiar una teoría para fundamentar la práctica en los encuentros de formación de profesores. Para este abordaje adoptamos la Teoría Histórico Cultural por su explícita relación con una educación humanizadora y desarrolladora que entiende a la escuela como proceso promotor del desarrollo humano. En este artículo nuestro objetivo es reflexionar sobre las implicaciones pedagógicas de esa Teoría para la formação de profesores, utilizando como referencias teóricas a Vygotsky, Davydov y Leontiev, entre otros. <![CDATA[A dimensão lúdica desafia a prática docente no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentam-se resultados de pesquisa que teve como um dos objetivos investigar as características do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. Mediante a perspectiva do estudo de caso, efetua-se a análise de uma das dimensões emergidas do tratamento dos dados: o lúdico. Os documentos publicados pelo MEC propõem a reformulação da proposta pedagógica por parte das escolas e dos sistemas de ensino ao implantar o Ensino Fundamental de nove anos, atentando-se, no que diz respeito aos anos iniciais, para a importância da ludicidade, da consideração à infância e das diversas expressões. Os dados demonstram que o lúdico, ao mesmo tempo em que é reverenciado pelos professores, por outro lado, é concebido, equivocadamente, como estratégia/método de ensino, sendo também compreendido como pausa/descanso no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos ou ainda como instrumento de sedução para o estudo.<hr/>We present the results of Master's degree study that aimed to investigate the characteristics of pedagogical work developed by teachers with children in the first year of elementary school. Through a case study, it presents an analysis of the dimensions that emerged from the data processing: the playful. The documents published by the MEC propose a reformulation of the pedagogical proposal by schools and school systems, to implement the nine-year elementary school, observing, with regard to the early years, the importance of playfulness, respect for childhood and its various expressions. The data demonstrate that play, while revered by teachers, is also mistakenly seen as a teaching strategy/method, as a break/rest in the teaching and learning of content, or as a tool for encouraging study.<hr/>Se presentan los resultados de una investigación que tuvo como uno de sus objetivos estudiar las características del trabajo pedagógico desarrollado por los profesores con los niños del primer año de la Enseñanza Fundamental. A través de la perspectiva del estudio de caso se efectúa el análisis de una de las dimensiones surgidas del tratamiento de los datos: la lúdica. Los documentos publicados por el MEC proponen la reformulación de la propuesta pedagógica por parte de las escuelas y de los sistemas de enseñanza al implantar la Enseñanza Fundamental de nueve años, destacando en lo que respecta a los años iniciales la importancia de lo lúdico, de la consideración a la infancia y de sus diversas expresiones. Los datos demuestran que lo lúdico, al mismo tiempo en que es reverenciado por los profesores, es concebido equivocadamente como estrategia / método de enseñanza, siendo también comprendido como pausa / descanso en el proceso de enseñanza y de aprendizaje de contenidos, o incluso como instrumento de seducción para el estudio. <![CDATA[Percepções de licenciandos e professores da educação básica sobre livros e vídeos elaborados a partir da Teoria Social Cognitiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200289&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa teve como objetivo avaliar material didático sobre a Teoria Social Cognitiva, elaborado especificamente para este estudo, organizado em livros e vídeos de curta duração sobre os temas abordados nos livros. Contou-se com a participação de licenciandos (estudantes de licenciaturas), professores e gestores de escolas públicas de educação básica. Estes participantes analisaram os materiais, respondendo a instrumentos e comentando o material didático sobre cada tema, além de discorrerem sobre a importância e a pertinência do aporte teórico e o potencial de contribuição para sua prática profissional. A coleta de dados junto aos participantes foi realizada presencialmente e a distância. Os resultados podem ser considerados positivos, visto que a maioria dos itens de avaliações obteve altos índices de aprovação. Sua realização abre importante interface para que as contribuições decorrentes da teoria em foco também possam chegar ao cenário educacional brasileiro de maneira mais significativa.<hr/>This study evaluates a collection books and short videos about Social Cognitive Theory that were custom-made for this research. The participants were undergraduate students (prospective teachers), teachers and management personnel from public schools. The participants analyzed the materials and answered a series of questionnaires, commenting on the didactic material on the theme, and discussing the importance and relevance of the theoretical basis, and the potential contribution for their professional practice. Data were collected from the participants in person, and remotely. The results can be considered positive, as the majority of the items evaluated obtained high scores of approval. This study opens an important interface, so that contributions based on the theory in focus can also be used in the Brazilian education landscape in a significant way.<hr/>Esta investigación tuvo como objetivo evaluar el material didáctico sobre la Teoría Social Cognitiva elaborado específicamente para este estudio, organizado en libros y vídeos de corta duración sobre los temas abordados en los libros. Se contó con la participación de estudiantes de profesorado, profesores y gestores de escuelas públicas de educación básica. Estos participantes analizaron los materiales, respondiendo a instrumentos y comentando el material didáctico sobre cada tema, además de discurrir sobre la importancia y la pertinencia del aporte teórico y la potencialidad de contribución con su práctica profesional. La recolección de datos junto a los participantes fue realizada presencialmente y a distancia. Los resultados pueden ser considerados positivos, dado que la mayoría de los ítems de evaluación obtuvieron altos índices de aprobación. Su realización abre una importante interfaz para que las contribuciones decurrentes de la teoría en foco también puedan llegar al escenario educacional brasileño de manera más significativa. <![CDATA[Contextos e agendas para a formação docente continuada: um estudo de caso longitudinal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto relata um estudo de caso descritivo com base longitudinal, que incidiu sobre os contextos e as agendas de formação docente continuada para professores da educação básica, sob o foco de uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, ao longo de 24 anos. Disposto a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental, o texto propõe uma análise acerca das tendências e dos contextos de formação continuada empenhadas historicamente nesta rede, entre 1989 a 2012. Como conclusão, é possível afirmar que houve - de acordo com o desenrolar de contextos históricos e conjunturais -a organização de agendas distintas para a formação docente continuada que, epistemologicamente, ora se apoiou em projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica, ora em ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais.<hr/>This report describes a longitudinal descriptive case study that focused on the contexts and continuing teacher training schedules for school teachers, focusing on a public municipal school in the state of Rio Grande do Sul, over a 24-year period. Arranged in the form of qualitative study based on a document review, the paper proposes an analysis of the trends and contexts of continuing education historically engaged in this network between 1989 and 2012. In conclusion, we can say that that according to the unfolding of historical and situational contexts, there was an organization of different agendas for continuing education of teachers that epistemologically, was sometimes based on structured projects and prospects for transformation of pedagogical action, and sometimes on actions with short duration, restricted to one-off training practices.<hr/>El texto relata un estudio de caso descriptivo con base longitudinal que incidió sobre los contextos y las agendas de formación docente continua para profesores de la educación básica a partir del enfoque de una red pública municipal de enseñanza del interior sur riograndense a lo largo de 24 años. Dispuesto a partir de una investigación cualitativa asentada en examen documental, el texto propone un análisis acerca de las tendencias y de los contextos de formación continua desarrollados históricamente en esta red entre 1989 y 2012. Como conclusión es posible afirmar que hubo - de acuerdo con el desarrollo de contextos históricos y coyunturales - una organización de agendas distintas para la formación docente continua que epistemológicamente en algunas ocasiones se apoyó en proyectos estructurados y con perspectivas de transformación de la acción pedagógica, y en otras en acciones de corta duración, restringidas a prácticas formativas puntuales. <![CDATA[Resiliência e Educação: aportes teórico-práticos para a docência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200322&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetivou analisar aspectos teórico-práticos da resiliência no âmbito educacional e, mais especificamente, na docência, visando reunir informações para o aprofundamento dos estudos sobre a temática do mal/bem-estar docente, bem como possibilitar apoio aos professores. Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como fonte de dados os trabalhos publicados na CAPES e na ANPEd, no ano de 2009. Nossa análise apontou as seguintes categorias: Resiliência, adolescência e escola; Resiliência e saberes docentes; Resiliência e instituições de abrigo. Concluímos que a resiliência vem sendo entendida como a capacidade do sujeito de superação das adversidades de forma positiva. Portanto, ela se faz necessária no meio educacional, pois favorece a promoção da saúde mental e emocional do professor, possibilitando ao mesmo experienciar bem-estar na profissão, propiciando, assim, criar um ambiente de ensino favorável à aprendizagem de seus alunos.<hr/>This article analyzes theoretical and practical aspects of resilience in the area of education, and more specifically, in teaching, in order to gather information for further studies on the subject of teacher's malaise/wellbeing, as well as enabling support for teachers. We chose a qualitative approach, using as a source of data works published in the CAPES and ANPED databases, in 2009. Our analysis revealed the following categories: Resilience, adolescence and school, Resilience and teacher's knowledge, Resilience and sheltering institutions. We conclude that resilience has been understood as the subject's capacity to overcome adversity in a positive way. It is therefore necessary in the educational environment, as it favors the promotion of the teacher's mental and emotional health, enabling them to experience wellbeing in the profession, and creating a favorable teaching environment for students' learning.<hr/>El presente artículo tuvo como objetivo analizar aspectos teórico prácticos de la resiliencia en el ámbito educacional, y más específicamente en la docencia, procurando reunir informaciones para la profundización de los estudios sobre la temática del malestar o bienestar docente, así como posibilitar apoyo a los profesores. Optamos por un abordaje metodológico cualitativo utilizando como fuente de datos los trabajos publicados en la CAPES y en la ANPEd en el año 2009. Nuestro análisis registró las siguientes categorías: Resiliencia, adolescencia y escuela; Resiliencia y saberes docentes; Resiliencia e instituciones de abrigo. Concluimos que la resiliencia viene siendo entendida como la capacidad del sujeto de superación de las adversidades de forma positiva. Por lo tanto, ella se hace necesaria en el medio educacional pues favorece la promoción de la salud mental y emocional del profesor, posibilitándole al mismo experimentar bienestar en la profesión y propiciando la creación de un ambiente de enseñanza favorable al aprendizaje de sus alumnos. <![CDATA[Socialização escolar, educação não escolar e (CON)formação de sujeitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200339&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a refletir sobre a disciplinarização de sujeitos através da educação escolar e não escolar e, a partir deste fenômeno, buscar relacionar os modos de socialização escolar presentes nas práticas socioeducativas. Para tanto, descrevemos alguns modos típicos da educação escolar como forma e condição para a socialização ao mesmo tempo em que enfatizamos que a educação não escolar, por vezes, reproduz a desigualdade ao produzir uma nebulosa em torno da questão da exclusão social. A guiza de encerramento pretende-se apresentar algumas possibilidades aos projetos socioeducativos buscando contribuir com a reflexão sobre a educação no campo social.<hr/>This article discusses the disciplinarization of subjects through school and non-school education and, based on this phenomenon, offers a tentative connection among the modes of school socialization found in socio-educational practices. To this end, some typical modes of school education are presented as means and condition for socialization, although it is emphasized that non-school education occasionally mirrors the inequality of school education by clouding the issue of social exclusion. Finally, this study presents some possible for socio-educational projects, with a view to contributing to the discussion on education in the field of social studies.<hr/>Este artículo se propone reflexionar sobre la disciplinarización de sujetos a través de la educación escolar y no escolar, y a partir de este fenómeno tratar de relacionar los modos de socialización escolar presentes en las prácticas socioeducativas. Para ello describimos algunas modalidades típicas de la educación escolar como forma y condición para la socialización, al mismo tiempo en que enfatizamos que la educación no escolar algunas veces reproduce la desigualdad al producir una nebulosa alrededor de la cuestión de la exclusión social. A modo de cierre se pretenden presentar algunas alternativas a los proyectos socioeducativos intentando contribuir con la reflexión sobre la educación en el campo social. <![CDATA[A busca da fecundidade do pensamento por meio da escrita: uma tarefa para coordenadores pedagógicos da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200353&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo pretende analisar uma das etapas do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica: a produção de um artigo acadêmico, tarefa necessária para conclusão do curso. A fragilidade verificada na produção do artigo revela uma dificuldade de autoria, densidade no tratamento dos conceitos e insegurança em relação à escrita. Verifica-se um paradoxo: de um lado o profissional preparado e indicado para ensinar a ler e escrever, do outro lado uma pessoa insegura e frágil frente ao desafio da sua própria escrita.<hr/>This article analyzes the phases of a Specialization course on Pedagogic coordination: the production of an academic article, as a necessary task for the course conclusion. A weakness verified in the production of articles reveals difficulties related to authorship, density in the treatment of concepts and insecurity in respect to writing. A paradox can be seen: on one hand, we find the well-prepared Professional, enabled to teach and write; on the other hand, we see an insecure and fragile person, when faced with the challenge of writing their own text.<hr/>Este artículo pretende analizar una de las etapas del curso de Especialización en Coordinación Pedagógica: la producción de un artículo académico, exigencia necesaria para la conclusión del curso. La fragilidad verificada en la producción del artículo revela una dificultad de autoría, densidad en el tratamiento de los conceptos e inseguridad en relación a la redacción. Se observa una paradoja: por un lado el profesional preparado e indicado para enseñar a leer y escribir, por otro lado una persona insegura y frágil frente al reto de su propia escritura. <![CDATA[Características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200367&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da CAPES, as quais foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento é característica que compõe o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.<hr/>The objective of this study was to identify, through documental analysis, the teacher's personal characteristics that contribute to school inclusion of students with special educational needs (SEN). To this end, we conducted an investigation of informational sources in theses and dissertations in the field of Education and Special Education that were presented between 2005 and 2010, and were available in the Theses Databank of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel). The results indicate that teachers' reflection on their own practice, and their criticality, autonomy, creativity, flexibility and self-awareness, are characteristics that make up the profile of a teacher who favors inclusive education. We believe that these personal characteristics are essential for all teachers, and not only those working with pupils with special educational needs.<hr/>El presente trabajo tuvo como objetivo identificar por medio de un análisis documental las características personales del profesor que favorecen la inclusión escolar de alumnos con necesidades educativas especiales (NEE). Para ello realizamos el relevamiento de las fuentes informacionales en tesis y disertaciones del área de Educación y Educación Especial disponibles en el Banco de Tesis de la CAPES, defendidas entre los años 2005 y 2010. Los resultados indicaron que la reflexión sobre la propia práctica, la criticidad, la autonomía, la creatividad, la flexibilidad y el autoconocimiento son características que componen el perfil de un profesor más inclusivo. Consideramos que esas son características personales necesarias a todos los profesores y no solamente a los profesores que atienden en el espacio escolar a los alumnos con NEE. <![CDATA[Principais paradigmas da pesquisa em Educação realizada no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200384&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo traçar rudimentos sobre os principais eixos paradigmáticos utilizados na pesquisa brasileira em Educação, especificamente considerando as suas implicações metodológicas. O tom adotado foi propositadamente didático, por se entender ainda ser necessário circunscrever o discurso epistemológico ao rol dos saberes pertencentes ao manancial de recursos da Pedagogia e das Licenciaturas.<hr/>This article aims to provide the rudiments of the main paradigmatic axes used in Brazilian research in education, specifically in terms of their methodological implications. The tone adopted was purposely didactic, because it is still necessary to circumscribe the epistemological discourse to the level of knowledge pertaining to the wealth of resources in Pedagogy and Licentiate degree.<hr/>El presente artículo tiene por objetivo esbozar algunos rudimentos sobre los principales ejes paradigmáticos utilizados en la investigación brasileña en Educación, específicamente considerando sus implicaciones metodológicas. El tono adoptado fue deliberadamente didáctico, por entender que aún es necesario circunscribir el discurso epistemológico al rol de los saberes pertenecientes al caudal de recursos de la Pedagogía y de los Profesorados. <![CDATA[As práticas de leituras literárias e os processos de mediação cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000200398&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo traçar rudimentos sobre os principais eixos paradigmáticos utilizados na pesquisa brasileira em Educação, especificamente considerando as suas implicações metodológicas. O tom adotado foi propositadamente didático, por se entender ainda ser necessário circunscrever o discurso epistemológico ao rol dos saberes pertencentes ao manancial de recursos da Pedagogia e das Licenciaturas.<hr/>This article aims to provide the rudiments of the main paradigmatic axes used in Brazilian research in education, specifically in terms of their methodological implications. The tone adopted was purposely didactic, because it is still necessary to circumscribe the epistemological discourse to the level of knowledge pertaining to the wealth of resources in Pedagogy and Licentiate degree.<hr/>El presente artículo tiene por objetivo esbozar algunos rudimentos sobre los principales ejes paradigmáticos utilizados en la investigación brasileña en Educación, específicamente considerando sus implicaciones metodológicas. El tono adoptado fue deliberadamente didáctico, por entender que aún es necesario circunscribir el discurso epistemológico al rol de los saberes pertenecientes al caudal de recursos de la Pedagogía y de los Profesorados.