Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420140003&lang=es vol. 14 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação em Tempo Integral e Programa Mais Educação: aproximações e distanciamentos das regiões brasileiras em relação à meta prevista no projeto de lei no novo Plano Nacional de Educação (PN E)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta um quadro da educação em tempo integral no Brasil, analisando a aproximação e/ou distanciamento das regiões brasileiras em relação ao cumprimento da meta nº 06 do projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação, relativa à oferta da educação em tempo integral em, no mínimo, cinquenta por cento dos estabelecimentos públicos, atendendo, pelo menos, vinte e cinco por cento dos alunos da educação básica. Pretende-se verificar a contribuição do Programa Mais Educação do governo federal no cumprimento desta meta.<hr/>This work presents a framework for full-time education in Brazil, analyzing the levels of proximity and distance of the Brazilian regions in relation to achieving target paragraph 06 of the bill of the new National Education Plan, which establishes the offer of full-time education in at least fifty percent of public schools, and at least twenty-five percent of students in basic education. It aims to determine the contribution of the “Mais Educação” (More Education) Program of the federal government in fulfilling this goal.<hr/>Este artículo presenta un cuadro de la educación de tiempo completo en Brasil, analizando la aproximación y/o distanciamiento de las regiones brasileñas en relación al cumplimiento de la meta nº 6 del proyecto de ley del nuevo Plan Nacional de Educación, relativa a la oferta de la educación de tiempo completo en por lo menos el cincuenta por ciento de los establecimientos públicos, atendiendo al menos al veinticinco por ciento de los alumnos de la educación básica. Se pretende verificar la contribución del Programa Más Educación del gobierno federal en el cumplimiento de esta meta. <![CDATA[A dimensão não verbal no livro literário para criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença marcante da visualidade aliada ou não à palavra. Este o artigo apresenta alguns aspectos da história do livro infantil até chegar o livro infantil moderno, cuja materialidade e outros aspectos são apontados para discutir a dimensão visual de obras que são produzidas e circulam entre as crianças. Como objeto de estudo, tomaram-se obras selecionadas para a Educação Infantil pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE, 2014), a fim de realizar um estudo descritivo e exploratório. Objetiva-se com o artigo contribuir para pensar acerca da constituição desses objetos culturais e ainda difundir a prática da leitura como brincadeira. Por fim, são apresentadas estratégias possíveis de serem empregadas com crianças desse nível de ensino.<hr/>Books in children’s literature can be characterized by the strong presence of visuality, whether or not it is linked to words. This article presents some aspects of the history of children’s books through to modern children’s books, pointing out their materiality and other aspects, in order to discuss the visual dimension of works that are produced and that circulate among children. As an object of study, we have taken books for Children’s Education selected by the Programa Nacional Biblioteca da Escola (Brazilian National Program for School Libraries) - PNBE 2014, in order to carry out a descriptive and exploratory study. Through this article, we aim to contribute to thought on the constitution of these cultural objects, and to promote the practice of reading as a leisure activity. Finally, we present some feasible strategies that can be used with children at this teaching level.<hr/>Se puede caracterizar el libro de literatura infantil por la presencia distintiva de la visualidad, aliada o no a la palabra. Este artículo presenta algunos aspectos de la historia del libro infantil hasta llegar al libro infantil moderno, cuya materialidad y otros aspectos son apuntados para discutir la dimensión visual de las obras que son producidas y circulan entre los niños. Como objeto de estudio se tomaron obras seleccionadas para la Educación Infantil por el Programa Nacional Biblioteca de la Escuela (PNBE, 2014), a fin de realizar un estudio descriptivo y exploratorio. El objetivo del artículo es contribuir para pensar acerca de la constitución de esos objetos culturales, además de difundir la práctica de la lectura como juego. Por último, se presentan estrategias posibles que pueden ser utilizadas con niños de ese nivel de enseñanza. <![CDATA[Novos olhares para as pedagogias de gênero na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa as pedagogias de gênero presentes no cotidiano das escolas de educação infantil durante as brincadeiras. Nessa assertiva, lançamos nossos olhares objetivando observar a normalização dos corpos, o poder disciplinador e os discursos docentes vigentes a partir dos aportes teóricos advindos dos Estudos Culturais e de Gênero. Compondo a metodologia, realizamos um Grupo Focal com doze professoras de educação infantil da rede municipal de ensino em uma cidade da Serra Gaúcha/RS. A análise de conteúdo dos dados mostrou que as docentes apresentam dificuldades em saber lidar e falar sobre situações que envolvem sexualidade e identidades de gênero nas brincadeiras infantis. Concluímos que as práticas pedagógicas e as reflexões das docentes estão arroladas em padrões heteronormativos, e percebemos que suas condutas são fruto de uma cultura, de discursos sexistas que são reproduzidos no dia a dia, sem questionamentos. As docentes referem que sentem a necessidade de estarem mais preparadas para lidar com situações do cotidiano escolar infantil que envolvem as questões de gênero, por isso apontamos a formação de professores como essencial neste processo.<hr/>This article examines the pedagogies of gender in the everyday routines of infant schools during play. In this assertion, we focus on the teachers’ observation of the standards for bodily contact between the children, the disciplinary power and the prevailing discourses of teachers arising from the theoretical contributions of Cultural Studies and Gender. In terms of methodology, we conducted a Focus Group with twelve preschool teachers of the network municipal school in a town of Serra Gaúcha/RS. Content analysis of the data showed that the teachers have difficulties in coping with and talking about situations that involve sexuality and gender identities in children’s play. We conclude that the pedagogical practices and reflections of teachers are wrapped up in heteronormative standards, and we see that their behaviors are the result of a sexist culture and discourses that are reproduced in day to day routines, going unchallenged. The teachers reported that they feel the need to be better prepared to deal with everyday situations in the school day involving gender issues, therefore we indicate the training of teachers as essential in this process.<hr/>Este artículo analiza las pedagogías de género presentes en la vida cotidiana de las escuelas de educación infantil durante los juegos. Desde ese punto de vista, lanzamos nuestras miradas intentando observar la normalización de los cuerpos, el poder disciplinador y los discursos docentes vigentes a partir de los aportes teóricos provenientes de los Estudios Culturales y de Género. Integrando la metodología, realizamos un Grupo Focal con doce maestras de educación infantil de la red municipal de educación en una ciudad de la Sierra Gaucha/RS. El análisis de contenido de los datos mostró que las docentes presentan dificultades para abordar el tema y hablar sobre situaciones que involucran sexualidad e identidades de género en los juegos infantiles. Concluimos que las prácticas pedagógicas y las reflexiones de las docentes están calcadas en modelos heteronormativos y percibimos que sus conductas son fruto de una cultura, de discursos sexistas que son reproducidos en la vida diaria, sin cuestionamientos. Las docentes relatan que sienten la necesidad de estar más preparadas para trabajar con situaciones de la vida cotidiana escolar infantil que involucren las cuestiones de género, motivo por el cual señalamos la formación de profesores como esencial en este proceso. <![CDATA[As narrativas na pesquisa em educação: questões que suscitam]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta reflexões acerca do recurso metodológico das narrativas na pesquisa em educação, bem como a possibilidade de aproximação com o referencial da teoria histórico-cultural. Ao narrar sua história, o sujeito singular representa o grupo, a sociedade, o universal de sua profissão. As narrativas de vida pessoal e profissional podem contribuir para repensar lugares e processos de formação em seus aspectos constitutivos.<hr/>This article offers reflections on the methodological resource of narratives in educational research, as well as the possibility of strengthening links with the framework of historical-cultural theory. By telling her story, the singular subject represents the group, society, the universal of her profession. The narratives of personal and professional life can contribute to rethinking places and training processes in their constituent aspects.<hr/>Este artículo presenta reflexiones acerca del recurso metodológico de las narrativas en la investigación en educación, así como la posibilidad de aproximación con el referencial de la teoría histórico cultural. Al narrar su historia, el sujeto singular representa al grupo, a la sociedad, a lo universal de su profesión. Las narrativas de vida personal y profesional pueden contribuir para repensar lugares y procesos de formación en sus aspectos constitutivos. <![CDATA[Escola como objeto de problematização e seu entendimento dinâmico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto apresenta uma reflexão sobre possíveis atravessamentos que o processo de democratização do acesso à escola promove nas culturas escolares. Foca atenção nas narrativas produzidas sobre as práticas docentes na tentativa de elucidar como a relação pedagógica vem se constituindo em vista aos padrões de comportamento social da juventude contemporânea. Foram considerados registros etnográficos combinados com entrevistas em profundidade realizadas com professores de uma escola privada de Caxias do Sul/RS. O suporte teórico considera as formulações de autores vinculados à sociologia e à história cultural. O trabalho de campo permite identificar leituras diferenciadas da realidade, em geral, associadas aos aspectos pessoais, ao tempo da docência e aos desafios dos contextos educativos e socioculturais da educação contemporânea.<hr/>This text presents a reflection about possible crossing points that the process of democratization of access to school promotes in school cultures. It focuses on narratives produced about teachers’ practices, seeking to elucidate how the pedagogic relationship constitutes itself in view of social behavior patterns of contemporary young people. Ethnographic reports were considered, combined with in depth interviews with teachers of a private school in the Brazilian city of Caxias do Sul/RS. The theoretical support considers formulations of authors linked to sociology and cultural history. The field work enabled us to identify different readings of reality, generally associated with personal aspects, time spent teaching, and the challenges of educational and sociocultural contexts in contemporary education.<hr/>Este texto presenta una reflexión sobre posibles atravesamientos que el proceso de democratización del acceso a la escuela promueve en las culturas escolares. Centra su atención en las narrativas producidas sobre las prácticas docentes con la intención de dilucidar cómo se viene constituyendo la relación pedagógica con respecto a los modelos de comportamiento social de la juventud contemporánea. Se consideraron registros etnográficos combinados con entrevistas en profundidad realizadas con profesores de una escuela privada de Caxias do Sul/RS. El soporte teórico considera las formulaciones de autores vinculados a la sociología y a la historia cultural. El trabajo de campo permite identificar lecturas diferenciadas de la realidad, en general asociadas a los aspectos personales, al tiempo de la docencia y a los desafíos de los contextos educativos y socioculturales de la educación contemporánea. <![CDATA[Formação continuada dos professores dos anos finais do ensino fundamental: necessidades formativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo corresponde a uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional docente e as contribuições da formação continuada, desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata de discussões sobre formação continuada como uma das vertentes (e não a única) para o desenvolvimento profissional e teve como objetivo conhecer as necessidades dos professores em relação à formação continuada. A abordagem que alicerçou a análise dos dados desta pesquisa é qualitativa, utilizando o questionário como instrumento para coleta de dados. Para a análise e a discussão dos dados, contou-se, principalmente, com as contribuições teóricas de Marcelo Garcia (1999; 2009), Formosinho (2009), Cochran-Smith & Lytle e Imbernón (2004, 2010). Os dados obtidos, juntamente aos professores, constituíram a categoria que será apresentada e discutida neste trabalho: necessidades formativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram para a necessidade de planejamento e desenvolvimento de ações compartilhadas de formação continuada, além do desenvolvimento de ações formativas em rede ou comunidades de aprendizagem. Os dados ainda possibilitaram a realização de algumas proposições para o aprimoramento das ações de formação continuada de professores dos anos finais.<hr/>This article represents a survey on teachers’ professional development and the contributions of continuing education, which was carried out with teachers in the final years of elementary school. It focuses on discussions on continuing education as one of the strands (though not the only one) for professional development, and its objective was to find out the teachers’ of teachers in relation to continuing education. The approach that supported the data analysis of this research is qualitative, using a questionnaire as the data collection tool. For the analysis and discussion of the data, it used mainly the theoretical contributions of Marcelo Garcia (1999, 2009), Formosinho (2009), Cochran - Smith & Lytle and Imbernon (2004, 2010). The data obtained from the teachers constitute the category that will be presented and discussed in this work: training needs of teachers in the final year of elementary school. The results pointed to the need for planning and development of shared actions of continuing education, and the development of training activities in networking or learning communities. The data also led to some proposals for improving the continuing education of teachers in the final years.<hr/>Este artículo corresponde a una investigación sobre el desarrollo profesional docente y las contribuciones de la formación continua, llevada a cabo con profesores de los años finales de la Enseñanza Fundamental. Trata de debates sobre la formación continua como una de las vertientes (y no la única) para el desarrollo profesional, y tuvo como objetivo conocer las necesidades de los profesores en relación a la formación continua. El abordaje que dio las bases al análisis de los datos de esta investigación es cualitativo, utilizando el cuestionario como instrumento para la recolección de datos. Para el análisis y la discusión de los datos se contó, principalmente, con las contribuciones teóricas de Marcelo Garcia (1999; 2009), Formosinho (2009), Cochran-Smith & Lytlee Imbernón (2004, 2010). Los datos obtenidos con los profesores constituyeron la categoría que será presentada y discutida en este trabajo: las necesidades formativas de los profesores de los años finales de la Enseñanza Fundamental. Los resultados señalaron la necesidad de planeamiento y desarrollo de acciones compartidas de formación continua, además de la realización de acciones formativas en red o comunidades de aprendizaje. Los datos también posibilitaron la realización de algunas propuestas para el perfeccionamiento de las acciones de formación continua de profesores de los años finales. <![CDATA[A formação continuada de professores em serviço na perspectiva da abordagem ecológica do desenvolvimento humano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo, de caráter reflexivo, busca compreender a formação continuada de professores a partir da abordagem ecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Discute o profissional da formação continuada em serviço, no ambiente escolar e em outros contextos implicados no processo de desenvolvimento humano e de formação, dentre os quais se destaca a escola. Neste sentido, pensar a formação continuada realizada em serviço, levando em conta tais conceitos da perspectiva sistêmica, implica entender o espaço escolar não apenas como um espaço de participação, mas de múltiplas interações e de diálogos em constante construção que geram influências no processo de desenvolvimento humano. Conclui-se, portanto, que o olhar ecológico auxilia a implementar o alcance da formação continuada dos educadores em serviço, valorizando o profissional em formação tanto no seu contexto proximal como nos outros diferentes processos que emergem das interações cotidianas.<hr/>This reflective article seeks to understand continuing education of teachers from Urie Bronfenbrenner’s perspective of the ecological approach to human development. It discusses the professional of continuing education at work, in the school environment and in other contexts involved in the process of human development and training, among which the school is emphasized. Thinking about continuing education at work, and taking into account such concepts of the systemic perspective, leads to the understanding of this space, not only as a space for participation, but also as a space of multiple interactions and dialogues in constant construction, that generate influences on the processes of human development. It is therefore concluded that the ecological view helps to implement the aims of continuing education of workers on the job, promoting the professional in training, both in their proximal context and in the other different processes that emerge from the day-to-day interactions.<hr/>El presente artículo, de carácter reflexivo, intenta comprender la formación continua de profesores a partir del abordaje ecológico del desarrollo humano de Urie Bronfenbrenner. Se discute acerca del profesional de la formación continua en servicio, en el ambiente escolar y en otros contextos involucrados en el proceso de desarrollo humano y de formación, entre los cuales se destaca la escuela. En este sentido, pensar la formación continua realizada en servicio, tomando en cuenta tales conceptos desde la perspectiva sistémica, implica entender el espacio escolar no solamente como un espacio de participación, sino de múltiples interacciones y de diálogos en constante construcción que generan influencias en el proceso del desarrollo humano. Se concluye, por lo tanto, que la mirada ecológica ayuda a implementar el alcance de la formación continua de los educadores en servicio, valorizando al profesional en formación tanto en su contexto proximal como en los otros diferentes procesos que emergen de las interacciones cotidianas. <![CDATA[Envio de cartas. Práticas educativas e criação em escrileituras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O “Projeto Escrileituras: um modo de ‘ler-escrever’ em meio à vida” se configura como pesquisa e como ação em parceria com escolas associadas aos núcleos de pesquisa de quatro universidades brasileiras, tem em vista práticas docentes que favoreçam e ampliem o desenvolvimento da leitura que se faz pela escrita e da escrita que se faz pela leitura, como práticas indissociáveis, desenvolvidas aqui em Oficinas de Transcriação (OsT). Este estudo teve como objetivo a tomada de textos produzidos por professores e alunos durante uma oficina. Para a manipulação das escrileituras, lançou-se mão de gestos otobiográficos, que funcionam como recursos metodológicos para a escuta de vivências que permeiam a produção individual: expressões da escrita para si, da vontade de potência, da vida que quer, a todo tempo, mais vida. Simultaneamente, a différance, como abertura ao jogo, oportuniza envios resultantes da transcriação.<hr/>The project Escrileituras: um modo de ‘ler-escrever’ em meio à vida (Escrileituras: a way of ‘reading-writing’ in the midst of life) is a research and action project, developed in partnership between schools and research groups of four Brazilian universities. It focuses on teaching practices that promote and enhance the development of reading through writing, and of writing through reading, seeing the two as inseparable practices, developed here in Transcreation Workshops (OsT). The aim of this study is take texts produced by teachers and students during a transcreation workshop. For handling the escrileituras we used otobiographical gestures, which act as methodological resources for listening to the expressions that permeate the individual production: expressions of writing for oneself, expressions of the desire to reveal power, expressions of a life that continuously seeks for more life. Simultaneously, the différance, as the opening of the game, gives an opportunity for inflow of the results of the transcreation.<hr/>El “Proyecto Escrilecturas: un modo de ‘leer-escribir’ en medio a la vida” se configura como investigación y como acción en conjunto con escuelas asociadas a los núcleos de investigación de cuatro universidades brasileñas, considerando prácticas docentes que favorezcan y amplíen el desarrollo de la lectura que se hace por la escritura y de la escritura que se hace por la lectura como prácticas indisociables, desarrolladas aquí en Talleres de Transcreación (OsT). Este estudio tuvo como objetivo la toma de textos producidos por profesores y alumnos durante un taller. Para la manipulación de las escrilecturas se recurrió a gestos otobiográficos, que funcionan como recursos metodológicos para la escucha de vivencias que impregnan la producción individual: expresiones de la escritura para sí, de la voluntad de potencia, de la vida que quiere, todo el tiempo, más vida. Simultáneamente, la différance, como apertura al juego, oportuniza envíos resultantes de la transcreación. <![CDATA[Juventudes na escola: vozes e significações docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo refere pesquisa relacionada à compreensão docente sobre as culturas juvenis. Buscaram-se subsídios teóricos em Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão e Boaventura de Sousa Santos. A metodologia de trabalho com os dados foi a Análise de Discurso segundo Michel Pêcheux. Foram evidenciados efeitos de sentidos de sujeito sociocultural, conhecimento-como-regulação, sensocomunização e estranhamento. Eles revelam movimentos instaurados pelos docentes entre lugares de sentidos, e de autoria, vários a partir dos quais as identidades são constituídas de modo intervalar e híbrido, tanto significando o estudante como sujeito sociocultural quanto reproduzindo uma lógica de ensino disciplinar.<hr/>This article reports on a study related to teachers’ understanding of youth cultures. It seeks theoretical support in the works of Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão and Boaventura de Sousa Santos. The methodology used was Discourse Analysis, according to Michel Pêcheux. Effects of meanings of the sociocultural subject were revealed, as well as knowledge as a means of regulation, the production of common sense, and distancing. These reveal several movements instituted by teachers between places of meanings and authorships, based on which the identities are constituted in an intervalic and hybrid manner, meaning both the student as sociocultural subject and the reproduction of a disciplinary teaching logic.<hr/>Este artículo informa acerca de una investigación relacionada a la comprensión docente sobre las culturas juveniles. Se buscaron fundamentos teóricos en Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Geraldo Leão y Boaventura de Sousa Santos. La metodología de trabajo con los datos fue el Análisis del Discurso según Michel Pêcheux. Se evidenciaron efectos de sentidos del sujeto sociocultural, conocimiento como regulación, sensocomunicación y extrañamiento. Los mismos revelan movimientos instaurados por los docentes entre lugares de sentidos y de autoría; a partir de varios de ellos las identidades son constituidas de modo intervalar e híbrido, tanto significando al estudiante como sujeto sociocultural como reproduciendo una lógica de enseñanza disciplinaria. <![CDATA[Ensino superior tecnológico e identidade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura voltada para a construção da identidade docente dos professores brasileiros do Ensino Superior Tecnológico que não possuem formação específica voltada para a docência. Além da legislação brasileira, a pesquisa centra-se nos pressupostos do Construtivismo Piagetiano, pela reflexão de Paulo Freire na construção crítica do conhecimento e pela problematização dos saberes docentes à luz de Tardif. Os achados da pesquisa sinalizam para a construção de uma identidade docente pautada na construção do conhecimento; na formação inicial e continuada do professor; na vivência dos saberes docentes defendidos por Tardif; no resgate histórico da Educação Profissional e das diretrizes para a Educação Superior Tecnológica brasileira.<hr/>This article aims to review the literature focused on the construction of identity of Brazilian teachers in technological higher education who do not have specific training for this teaching. In addition to the Brazilian legislation, the research focuses on the assumptions of the Piagetian Constructivism, by the reflection of Paulo Freire in the critical construction of knowledge and the questioning of teaching knowledge in the light of Tardif. The findings of the research indicate the construction of a teacher’s identity that is based on the construction of knowledge; on the initial and continuing education of the teacher; in the experience of the teaching knowledge defended by Tardif; in the historic rescue of Professional Education and the guidelines for Brazilian Technological Higher Education.<hr/>El presente artículo tiene por objetivo revisar la literatura dirigida hacia la construcción de la identidad docente de los profesores brasileños de la Enseñanza Superior Tecnológica que no tienen formación específica en la docencia. Además de la legislación brasileña, la investigación se centra en los presupuestos del Constructivismo Piagetiano a través de la reflexión de Paulo Freire en la construcción crítica del conocimiento y de la problematización de los saberes docentes desde el punto de vista de Tardif. Los hallazgos de la investigación indican la construcción de una identidad docente pautada en la construcción del conocimiento, en la formación inicial y continua del profesor, en la vivencia de los saberes docentes defendidos por Tardif, en el rescate histórico de la Educación Profesional y de las directrices para la Educación Superior Tecnológica brasileña. <![CDATA[As diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia: sentidos possíveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, discutimos a produção de alguns enunciados presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. O objetivo é o de contribuir com as discussões sobre as DCN’s, a partir de alguns dos enunciados presentes no discurso aí materializado, provocando a reflexão sobre os aspectos constitutivos e específicos do contexto. Demonstrarmos que esses enunciados, qual sejam: cidadania, informações, habilidades, pluralidade de conhecimentos e equânime, presentes no documento revelam sua coadunação com a forma de organização capitalista da sociedade e não com a busca por uma formação profissional profícua, que permita compreender a realidade social, nessa a própria educação, pelo conhecimento. Realizamos a análise apresentando a trajetória de construção das DCN’s e em que medida a negociação consensuada, empreendida entre os diversos envolvidos, pode ter gestado e produzido sentidos que desvinculam o curso como formador de profissionais para atuarem na e para a educação, não se restringindo apenas à atuação em sala de aula. Trabalhamos com revisão de bibliografia e com o amparo teórico de Mikhail M. Bakthin, autor que estuda e teoriza sobre a linguagem. Da análise apreendemos que a produção da DCN’s, na forma como puderam ser construídas, cedeu espaço para produções ideológicas que aliam a formação dos pedagogos com enunciados presentes no contexto da organização social vigente, evidenciando a convergência para a sustentação da sociedade na forma como está organizada contemporaneamente.<hr/>In this article we discuss the production of some statements present in the National Curricular Guidelines (NCGs) for the Education Course. The aim is to contribute to the discussions on the NCGs, based on some of the statements present in the discourse printed there, stimulating reflection on the constitutive and specific aspects of the context. We demonstrate that these statements, which are: citizenship, information, skills, and knowledge of plurality and equanimity, present in the document, reveal their consistency with the form of capitalist organization of society and not with search for a fruitful and useful training, allowing an understanding of the social reality, in this education itself, by knowledge. We conducted an analysis showing the path of construction of the NCGs, and the extent to which consensual negation between the various parties involved may have originating and produced meanings that disengage the course as a trainer of professionals to work in and for education, not restricted to performance in the classroom. We carried out a review of the literature and the theoretical support of Mikhail M. Bakhtin, who studies and theorizes about language. From the analysis, we learned that the production of NCGs, in the way they could be built, gave way to ideological productions that link the training of teachers with statements present in the context of the current social organization, demonstrating the convergence for the maintenance of society, in the way in which it is organized today.<hr/>En este artículo debatimos la producción de algunos enunciados presentes en las Directrices Curriculares Nacionales para el Curso de Pedagogía. El objetivo es contribuir con las discusiones sobre las DCN’s a partir de algunos de los enunciados presentes en el discurso allí materializado, provocando una reflexión sobre los aspectos constitutivos y específicos del contexto. Demostramos que esos enunciados, a saber: ciudadanía, informaciones, habilidades, pluralidad de conocimientos y ecuanimidad, presentes en el documento, revelan su coadunamiento con la forma de organización capitalista de la sociedad y no con la búsqueda de una formación profesional proficua, que permita comprender la realidad social, y en ella la propia educación, a través del conocimiento. Realizamos el análisis presentando la trayectoria de la construcción de las DCN’s y en qué medida la negociación consensuada, emprendida entre los diversos involucrados, puede haber gestado y producido sentidos que desvinculan el curso como formador de profesionales para actuar en y para la educación, sin restringirse apenas a la actuación en clase. Trabajamos con revisión de bibliografía y con el amparo teórico de Mikhail M. Bakthin, autor que estudia y teoriza sobre el lenguaje. Del análisis aprendimos que la producción de las DCN’s, de la manera en que pudieron ser construidas, cedió espacio a producciones ideológicas que alían la formación de los pedagogos con enunciados presentes en el contexto de la organización social vigente, evidenciando la convergencia hacia la sustentación de la sociedad en la forma en la que está organizada contemporáneamente. <![CDATA[Formação docente frente à crise da educação nacional: o Projeto Político-Pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesse texto buscamos tratar do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em seus aspectos fundamentais. Consideramos que uma das premissas para sua elaboração é o reconhecimento dos problemas que devem ser enfrentados e das condições reais de trabalho das instituições educacionais. Nesse sentido, a reflexão sobre o PPP pressupõe sua relação harmônica com o Currículo, pois o planejamento sustentado na realidade deve gerar, necessariamente, encaminhamentos e conteúdos que serão a base para as atividades educativas. Analisamos, assim, algumas avaliações nacionais e internacionais que revelam o atual cenário da educação nacional e estabelecemos alguns dos princípios e dos valores que consideramos norteadores das práticas educacionais. Buscamos alinhar essas noções com o ensino que resulta tanto na formação do professor quanto na formação da Educação Básica, pois acreditamos que ambas estão entrelaçadas. Salientamos que nossa reflexão possui como fio condutor o postulado de que o conhecimento é a essência da formação e do trabalho docente.<hr/>In this text we attempt to deal with the Political-Pedagogical Project (PPP) in its fundamental aspects. We believe that one of the premises for its development is the recognition of the problems that must be faced, and the actual working conditions of educational institutions. In this sense, the debate on the PPP assumes its harmonious relationship with the curriculum, because the sustained planning, in reality, must necessarily generate referrals and content that will be the basis for educational activities. Thus, we analyze some national and international assessments that reveal the current situation of national education, and establish some of the principles and values that we consider to be guiding educational practices. We seek to align these notions with the teaching that is common both in teacher training and in the training for basic education, since we believe that both are intertwined. We emphasize that the guideline on which our analysis is based is the view that that knowledge is the essence of training and teaching.<hr/>En este texto intentamos tratar el Proyecto Político Pedagógico (PPP) en sus aspectos fundamentales. Consideramos que una de las premisas para su elaboración es el reconocimiento de los problemas que deben ser enfrentados y de las condiciones reales de trabajo de las instituciones educacionales. En ese sentido, la reflexión sobre el PPP presupone su relación armónica con el Currículo, pues el planeamiento sustentado en la realidad debe generar, necesariamente, encaminamientos y contenidos que serán la base para las actividades educativas. Analizamos así algunas evaluaciones nacionales e internacionales que revelan el actual escenario de la educación nacional y establecemos algunos de los principios y de los valores que consideramos orientadores de las prácticas educacionales. Intentamos alinear esas nociones con la enseñanza que resulta tanto en la formación del profesor como en la formación de la Educación Básica, pues creemos que ambas están entrelazadas. Destacamos que nuestra reflexión tiene como hilo conductor el postulado de que el conocimiento es la esencia de la formación y del trabajo docente. <![CDATA[Educação em Tempo Integral e Programa Mais Educação: aproximações e distanciamentos das regiões brasileiras em relação à meta prevista no projeto de lei no novo Plano Nacional de Educação (PN E)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta um quadro da educação em tempo integral no Brasil, analisando a aproximação e/ou distanciamento das regiões brasileiras em relação ao cumprimento da meta nº 06 do projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação, relativa à oferta da educação em tempo integral em, no mínimo, cinquenta por cento dos estabelecimentos públicos, atendendo, pelo menos, vinte e cinco por cento dos alunos da educação básica. Pretende-se verificar a contribuição do Programa Mais Educação do governo federal no cumprimento desta meta.<hr/>This work presents a framework for full-time education in Brazil, analyzing the levels of proximity and distance of the Brazilian regions in relation to achieving target paragraph 06 of the bill of the new National Education Plan, which establishes the offer of full-time education in at least fifty percent of public schools, and at least twenty-five percent of students in basic education. It aims to determine the contribution of the “Mais Educação” (More Education) Program of the federal government in fulfilling this goal.<hr/>Este artículo presenta un cuadro de la educación de tiempo completo en Brasil, analizando la aproximación y/o distanciamiento de las regiones brasileñas en relación al cumplimiento de la meta nº 6 del proyecto de ley del nuevo Plan Nacional de Educación, relativa a la oferta de la educación de tiempo completo en por lo menos el cincuenta por ciento de los establecimientos públicos, atendiendo al menos al veinticinco por ciento de los alumnos de la educación básica. Se pretende verificar la contribución del Programa Más Educación del gobierno federal en el cumplimiento de esta meta. <![CDATA[Sexualidade e infância: contribuições da educação sexual em face da erotização da criança em veículos midiáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142014000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo propõe mostrar as contribuições da educação sexual, em âmbito escolar, como forma de mitigar os efeitos da mídia, que acarreta por vezes a erotização precoce da criança. Para tanto, possuindo um caráter bibliográfico, ele aponta alguns aspectos da sexualidade na infância, revelando, juntamente, as problemáticas trazidas pelos artefatos midiáticos, sobretudo para a formação da criança, quando abordam assuntos sexuais, enfatizando o papel da educação sexual para um pensar mais reflexivo acerca dessa temática.<hr/>This article proposes to show the contributions of the sex education in the school as a way to mitigate the effects of the media, which sometimes leads to early sexualisation of children. Bibliographical in nature, it points out some aspects of sexuality in childhood, and reveals the issues brought by the media, particularly for the formation of the child, when addressing sexual issues, highlighting the role of sex education for a more reflective thinking about this theme.<hr/>El presente artículo se propone mostrar las contribuciones de la educación sexual en el ámbito escolar como forma de mitigar los efectos de los medios, que a veces acarrean la erotización precoz del niño. Para ello, y con un carácter bibliográfico, apunta algunos aspectos de la sexualidad en la infancia, revelando al mismo tiempo las problemáticas traídas por los artefactos mediáticos, sobre todo para la formación del niño, cuando abordan asuntos sexuales, enfatizando el papel de la educación sexual para un pensar más reflexivo acerca de este tema.