Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420150003&lang=es vol. 15 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300350&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA["Aquí estoy en calidad de formador, pero soy profesor" - transiciones en las identidades de formadores de adultos en Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300354&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de um quadro teórico-conceptual amparado numa perspetiva sociocultural da literacia, pretendemos discutir neste texto conceções de literacia de oito formadores de adultos a atuar em recentes contextos educativos em Portugal, nomeadamente em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências. A partir da pesquisa realizada, com base numa metodologia qualitativa, o objetivo é analisar a relação entre as conceções de literacia dos formadores e as possíveis mudanças na sua identidade letrada. As suas crenças, as representações e as atitudes sobre a literacia adquirem particular relevância na nossa análise.<hr/>The theoretical and conceptual framework that supports this study is based on a sociocultural perspective of literacy. In this text, we discuss the perspectives of literacy of eight adult trainers in recent educational contexts in Portugal, specifically, in processes of recognition, validation, and certification of competencies. Based on the research, which uses a qualitative methodology, the aim of this paper is to analyze the perspectives of literacy and possible changes in the trainers' literate identity. Their beliefs, representations and attitudes towards literacy take on particular relevance in our analysis.<hr/>A partir de un escenario teórico conceptual amparado en una perspectiva sociocultural de la literacidad, pretendemos discutir en este texto concepciones de literacidad de ocho formadores de adultos que actúan en recientes contextos educativos en Portugal, sobre todo en procesos de reconocimiento, validación y certificación de competencias. A partir de la investigación realizada, con base en una metodología cualitativa, el objetivo es analizar la relación entre las concepciones de literacidad de los formadores y los posibles cambios en su identidad letrada. Sus creencias, representaciones y actitudes sobre la literacidad cobran particular relevancia en nuestro análisis. <![CDATA[Políticas Educativas Actuales: valorización o precarización del trabajo docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300373&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente texto, abordando as políticas de valorização do docente propostas a partir de 1990, procuramos mostrar que a elas se relaciona a precarização das condições de trabalho desse profissional. Inicialmente, considerando que a reforma educacional brasileira se orienta principalmente por critérios estabelecidos por organizações internacionais, abordaremos o discurso de valorização do trabalho docente. Na sequência, focalizando os encaminhamentos das políticas educativas brasileiras, estabelecemos uma relação entre essa pretensa valorização e a precarização do trabalho docente. Por fim, entendendo que as políticas expressam as relações sociais mais amplas, vincularemos as novas condicionalidades do trabalho docente às mudanças no mundo do trabalho em geral e teceremos considerações sobre os encaminhamentos da atual política educacional no que diz respeito às condições do trabalho docente.<hr/>This analysis addresses policies to promote the teaching profession proposed since 1990, and shows that they have been the cause of deficiencies in the working conditions of these professionals. Initially, considering that the Brazilian educational reform is largely based on criteria established by international organizations, we address the discourse on the promotion of teaching work. We then focus on the Brazilian educational policies, establishing a relationship between the presumed valorization and deficiencies in the teaching conditions. Finally, understanding that the policies express wider social relationships, we link the new working conditions to changes in the working environment in general, and offer some considerations on the current educational policy with regard to the working conditions of the teaching profession.<hr/>Frente a las políticas de valorización de la enseñanza a partir de 1990, en este trabajo se trató de demostrar que las mismas se relacionan con las condiciones de trabajo precarias de este profesional. Inicialmente, teniendo en cuenta que la reforma de la educación brasileña se guía principalmente por los criterios establecidos por las organizaciones internacionales, se discutirá el discurso de la valorización del trabajo docente. A continuación, centrándose en las referencias de las políticas educativas de Brasil, se estableció un vínculo entre esta supuesta valorización y la precarización de la profesión docente. Por último, entendiendo que las políticas expresan relaciones sociales más amplias, vamos a vincular las nuevas condiciones del trabajo docente a los cambios en el mercado laboral en general y vamos a esbozar consideraciones sobre las referencias de la política educativa actual en lo que se refiere a las condiciones del trabajo docente. <![CDATA[La actividad de Enseñanza, Mediación y Aprendizaje de la Docencia en la Residencia Pedaógica: un análisis a partir de la teoría histórico cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300394&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, a pesquisa apresentada investiga o movimento de aprendizagem da docência desencadeado em estudantes do curso de Pedagogia da universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, por uma proposta específica de estágio supervisionado - o Programa de Residência Pedagógica (PRP). Partindo das categorias atividade de ensino e mediação, foram analisados o processo de elaboração do Plano de Ação Pedagógica (PAP) e os relatos das vivências dos residentes em um Diário de Campo on-line. A análise da produção do PAP evidencia que a aprendizagem da organização do ensino é possível no contexto do PRP ao ser desencadeada por elementos que têm constituído esse modelo de estágio: a necessidade instaurada de produção do PAP e a imersão contínua no ambiente escolar. A mediação configura-se como um elemento essencial à aprendizagem docente, ao permitir que, ao compartilhar experiências diárias no contexto escolar, o estudante tenha suas aprendizagens marcadas pela mediação de outros, ao mesmo tempo em que também medeia a aprendizagem dos colegas. Por meio da unidade entre aspectos cognitivos e afetivos, a aprendizagem da docência vai se constituindo de forma mediada e em atividade de ensino no espaço propiciado pela Residência Pedagógica.<hr/>Based on the premises of Cultural-Historical Theory, this study investigates the learning movement triggered in students of the Faculty of Education, in a public university in the State of São Paulo, Brazil, for a specific proposal for supervised practice, called the Teaching Residency Program (TRP). Based on the categories teaching activity and mediation, we analyzed the process of preparing the Educational Action Plan (EAP) and the reports of students' experience in an online Field Diary. The analysis of production of EAP shows that the organization of teaching learning is possible in the context of TRP when triggered by elements that have formed the basis of this model of internship: the established need for EAP production and continuous immersion in the school environment. Mediation is configured as an essential element of teacher learning, as it allows the student, through sharing daily experiences in the school, to have their learning marked by the mediation of others, while at the same time, mediating the learning of their colleagues. Through the unity between cognitive and affective aspects, teacher learning is constructed in a mediated form, through the teaching activity, in the space provided by the TRP.<hr/>A partir de los supuestos de la teoría histórico cultural, el presente trabajo investiga el movimiento de aprendizaje de la docencia iniciado por una propuesta particular para la práctica supervisada - el Programa de Residencia Pedagógica (PRP) - en estudiantes del curso de Pedagogía de una universidad pública del Estado de São Paulo, Brasil. A partir de las categorías de la actividad de ensenãnza y la mediación, se analizó el proceso de elaboración del Plan de Acción Pedagógica (PAP) y los informes de las experiencias de los estudiantes en un diario virtual. El análisis de la producción del PAP muestra que el aprendizaje de la organización de la enseñanza es posible en el contexto del PRP cuando es activado por elementos que han constituido ese modelo de residencia: la necesidad establecida para la producción del PAP y la inmersión continua en el entorno escolar. La mediación se presenta como un elemento esencial para el aprendizaje de la docencia al permitir, por el intercambio de experiencias cotidianas en el contexto escolar, que el estudiante marque su aprendizaje a través de la mediación de los demás, al mismo tiempo en que hace la mediación en el aprendizaje de sus compañeros. A través de la unidad de los aspectos cognitivos y afectivos, el aprendizaje de la docencia se va constituyendo de una forma mediada por la actividad de enseñanza en el espacio proporcionado por la Residencia Pedagógica. <![CDATA[Doble proceder de un profesor de FLE que sufre de problemas de voz y de audición]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300412&lng=es&nrm=iso&tlng=es Le présent article tend à circonscrire l' " agir " (F. Cicurel: 2011) d'une enseignante qui souffre d'une voix pathologique. Suite à un traitement médical, les organes produisant la voix (les cordes, le pharynx, les cavités buccales et nasales) 1ont été affectés ainsi que l'oreille (organe principal de l'ouïe). F. Cicurel (2011: 86) précise qu'en s'adressant à un apprenant, la parole de l'enseignant est une " parole en action "qui contribue à la transmission des savoirs et des " savoir-dire ". C'est aussi une parole multimodale dans la mesure où le message verbal peut être communiqué grâce à la " voix-outil " (M. Moustapha-Sabeur &amp; J. Aguilar Rio (2014)2 et au " geste pédagogique " (M. Tellier 2008: 41). Selon M. Moustapha-Sabeur (2014b) 3 la voix et le geste " s'avè...<hr/>Este artigo aborda a "ação" (F. Cicurel: 2011) de um professor que sofre de uma voz patológica. Depois de tratamento médico, os órgãos produtores de voz (cordas, faringe, oral e cavidades nasais) foram afetados, bem como o ouvido (principal órgão da audição). Cicurel F. (2011: 86) afirma que, no que diz respeito ao aprendiz, o discurso do professor é uma " parole en action" que contribui para a transmissão do conhecimento e para um " savoir-dire ". É também um discurso multimodal na medida em que a mensagem verbal pode ser comunicada graças à "ferramenta de voz" (M. Moustapha-Sabeur &amp; J. Aguilar Rio (2014))1 e ao " gesto pedagógico " (M. Tellier 2008: 41). Segundo o Sr. Mustapha Sabeur (2014b), a voz e o gesto "são duas ferramentas que os professores usam para conduzir apropriadamente seus cursos e dois índices sobre os quais os alunos são apoiados para manter ou alterar as suas respostas".<hr/>This article discusses the "practice" (F. Cicurel: 2011) of a teacher who suffers from a pathological voice disorder. After medical treatment, the organs that produce voice (the vocal cords, pharynx, oral and nasal cavities) were affected, as well as the ear (the main hearing organ). Cicurel F. (2011: 86) states that concerning learning, the teacher's discourse is a "parole en action" that contributes to the transmission of knowledge and to a "savoir-dire". It is also a multimodal discourse in that the verbal message can be communicated thanks to the "voice tool" (M. Moustapha-Sabeur &amp; J. Aguilar Rio(2014)) and the "pedagogical gesture" (M. Tellier 2008 : 41). According to Mr. Mustapha Sabeur (2014th b), the voice and the gesture "are two tools that teachers use to conduct their courses appropriately, and two indices on which the students are supported to maintain or alter their responses."<hr/>Este artículo aborda la "acción" (F. Cicurel: 2011) de un profesor que sufre de una voz patológica. Después de tratamiento médico, los órganos productores de voz (cuerdas vocales, faringe y cavidades oral y nasal) quedaron afectados, así como el oído (principal órgano de la audición). Cicurel F. (2011: 86) afirma que, en lo que se refiere al aprendiz, el discurso del profesor es una " parole en action" que contribuye a la transmisión del conocimiento y a un " savoir-dire ". Es también un discurso multimodal en la medida en que el mensaje verbal puede ser comunicado gracias a la "herramienta de voz" (M. Moustapha-Sabeur &amp; J. Aguilar Rio (2014)) y al " gesto pedagógico " (M. Tellier 2008: 41). Según Mustapha Sabeur (2014b), la voz y el gesto "son dos herramientas que los profesores usan para conducir apropiadamente sus cursos y dos índices sobre los cuales los alumnos se apoyan para mantener o alterar sus respuestas". <![CDATA[Sujetos patológicos entre la lectura y la escritura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300436&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo elabora uma reflexão sobre os transtornos relacionados à leitura e à escrita a partir da concepção de sujeito como uma construção discursiva. A leitura e a escrita são práticas constituídas historicamente que possibilitam modos de posicionar-se no mundo. Assim, entendem-se, nesse estudo, os desvios quanto às normas de escrita e leitura não como meras disfunções biológicas, mas como modos diferentes de ler e escrever produzidos por sujeitos com corpos que se relacionam também de modos diferentes com os instrumentos, os suportes e os métodos mais tradicionais de leitura e escrita. Ressalta-se, portanto, uma perspectiva sociológica e histórica para a compreensão dos problemas de aprendizagem, refutando a biologização excessiva presente atualmente nos diagnósticos dos aprendentes com dificuldades.<hr/>This article reflects on reading and writing disorders based on the concept of the subject as a discursive construction. Reading and writing are historically constituted practices that enable ways of positioning oneself in the world. Thus, deviations from the norms of writing and reading are seen in this study not as mere biological dysfunctions, but as different ways of reading and writing, produced by subjects with bodies that also relate in different ways with the more traditional tools, media and methods of reading and writing. A sociological and historical perspective is therefore emphasized, for understanding learning problems, refuting the excessively biological emphasis currently given in the diagnoses of learners with difficulties.<hr/>Este artículo presenta una reflexión sobre los trastornos relacionados con la lectura y la escritura a partir de la concepción del sujeto como una construcción discursiva. La lectura y la escritura se constituyen históricamente como prácticas que permiten formas de posicionarse en el mundo. Por lo tanto, en este estudio se entienden las desviaciones de los estándares de lectura y escritura no como mera disfunción biológica, sino como diferentes formas de lectura y escritura producidos por sujetos con organismos que también se relacionan de manera distinta con los instrumentos, soporte y métodos más tradicionales de lectura y escritura. Se destaca, por lo tanto, una perspectiva sociológica e histórica para la comprensión de los problemas de aprendizaje, rechazando la biologización excesiva actualmente presente en el diagnóstico de los alumnos con dificultades <![CDATA[Sobre investigaciones con jóvenes estudiantes de Enseñanza Secundaria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300453&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por finalidade apresentar a reflexão suscitada pelo desenvolvimento de uma investigação com jovens estudantes de escolas públicas de Ensino Médio. Procuramos não só analisar, mas ampliar o conhecimento sobre a questão que nos acompanhou durante e após o desenvolvimento da referida pesquisa. Consideramos que é necessário não só conhecer a geração jovem que está na escola, mas desenvolver a habilidade de escuta, antecedida de um olhar sensível, como estratégia para identificar diferentes contextos e direcionar as perguntas de modo que os colaboradores da pesquisa encontrem sentido em dela participar. Agregamos experiências anteriores sobre a pesquisa Juventude Brasileira e Democracia - participação, esferas e políticas públicas, realizada em 2004-2005. Constatamos a necessidade de um cuidado maior na elaboração e na aplicação dos instrumentos de pesquisa, considerando a invisibilidade de muitos jovens. Assim, os instrumentos de produção dos dados quantitativos utilizados foram o foco da reflexão.<hr/>This paper presents a reflection on a study developed with public high schools students. Our aim is not only to analyze, but to further knowledge on an issue that was present during and after the development of the study. We believe it is necessary not only to have a good understanding of the young generation that is in school, but also to develop the ability to listen, preceded by a sensitive evaluation, as strategies for identifying different contexts, and to direct questions so that collaborators can find meaning in their participation in the research. We bring together previous experiences based on the project Brazilian Youth and Democracy - Participation, Spheres, and Public Politics, carried out from 2004 to 2005. We observed the need for greater care in the creation and application of the research tools, taking into account the invisibility of many young people. The focus of the reflection was, therefore, instruments for the production of the quantitative data.<hr/>Este artículo tiene por finalidad presentar la reflexión suscitada por el desarrollo de una investigación con jóvenes estudiantes de escuelas públicas de Enseñanza Secundaria. Intentamos no solo analizar, sino también ampliar el conocimiento sobre la pregunta que nos acompañó durante y después del desarrollo de la mencionada investigación. Consideramos que es necesario no solamente conocer a la generación joven que está en la escuela secundaria, sino además desarrollar la habilidad de escuchar, antecedida por una mirada sensible, como estrategia para identificar diferentes contextos y direccionar las preguntas de modo que los colaboradores de la investigación encuentren un sentido al participar en la misma. Agregamos experiencias anteriores de la investigación Juventud Brasileña y Democracia - participación, esferas y políticas públicas, realizada en 2004-2005. Constatamos la necesidad de un mayor cuidado en la elaboración y en la aplicación de los instrumentos de investigación, considerando la invisibilidad de muchos jóvenes. De esta forma, los instrumentos de producción de datos cuantitativos utilizados fueron el foco de la reflexión. <![CDATA[Diálogo entre Pensamiento Complejo Y Hermenéutica Filosofical]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300469&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ruptura da metafísica evidenciou os limites não só da modernidade e do seu projeto educacional, como colocou em questionamento o próprio pensamento ocidental em sua estrutura gerando, por um lado, um relativismo esteticista ao mesmo tempo em que possibilitou o emergir da diversidade. Por isso, quais as perspectivas de novos caminhos para compreender e transcender o ser e o saber do projeto educacional moderno em meio aos desafios contemporâneos da educação? Frente a este questionamento, o presente artigo objetivou, no horizonte do diálogo entre Pensamento Complexo de Edgar Morin e Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, que os propósitos educacionais precisam ser vislumbrados para além do dualismo no âmbito da Complexidade Hermenêutica. Efetivou-se o diálogo entre tais proposições, visto tais proposições constituírem-se relevantes dentre muitas temáticas de reflexão no campo educacional: a primeira por significar uma produção desde as ciências da natureza e a segunda, desde as ciências do espírito e ambas proporem-se para além dos propósitos modernos, tanto quanto a ciência quanto a educação. Cada uma, a sua maneira, apresenta estruturações e reflexões que, se entrelaçadas, podem potencializar referenciais aos desafios da fragmentação entre matéria e espírito, ciências naturais e humanas, aos processos lineares e homogeneizantes em educação, na medida em que possibilita compreender o humano como modos de ser históricos.<hr/>The rupture of metaphysics not only showed the limits of modernity and its educational project, but also put into question Western thought itself, in its structure, generating estheticist relativism, and at the same time, enabling the emergence of diversity. What, then, are the prospects for new ways of understanding and transcending the self and knowledge of the modern educational project, amidst the challenges of contemporary education? Faced with this challenge, this paper, in the horizon of the dialog between the Complex Thought of Edgar Morin and the Philosophical Hermeneutics of Hans-Georg Gadamer, aimed at educational proposals seen beyond the dualism, in the scope of the Hermeneutic Complexity. A dialog was carried out between these proposals, given their importance among the themes of reflection in education: the first, because it signifies a production from the natural sciences, and the second, a production from the sciences of the spirit. Both proposals are proposed beyond the modern purposes, both regarding science and education. Each, in its way, presents structures and reflections that, when interwoven, can enhance references to the challenges of the fragmentation between matter and spirit, natural and human sciences, and linear and homogenizing processes in education, enabling us to understand humans as historical modes of being.<hr/>La ruptura de la metafísica puso en evidencia los límites no solo de la modernidad y de su proyecto educativo, como puso en tela de juicio el propio pensamiento occidental en su estructura, generando por un lado un relativismo esteticista, al mismo tiempo en que permitió el surgimiento de la diversidad. Por ello, ¿cuáles son las perspectivas de las nuevas formas de entender y trascender el ser y el saber del proyecto de educación moderna en medio de los retos actuales de la educación? Ante esa pregunta, este artículo tuvo por objetivo mostrar, sobre el horizonte del diálogo entre el Pensamiento Complejo de Edgar Morin y la Hermenéutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, que los propósitos educativos necesitan ser vislumbrados más allá del dualismo en el contexto de Complejidad Hermenéutica. El diálogo se llevó a cabo entre tales proposiciones, ya que las mismas se destacan entre muchos temas relevantes de reflexión en el campo de la educación: la primera por significar una producción desde las ciencias de la naturaleza, y la segunda desde las ciencias del espíritu, y ambas se proyectan más allá de los propósitos modernos, tanto en lo que se refiere a la ciencia como a la educación. Cada una, a su manera, presenta estructuraciones y reflexiones que si se entrelazan pueden potenciar referenciales a los desafíos de la fragmentación entre la materia y el espíritu, las ciencias naturales y las humanas, a los procesos lineales y homogeneizantes en la educación, ya que permiten entender lo humano como un modo de ser histórico. <![CDATA[Marx - An Overview of a Panoramic (priveliged) View]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300489&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo resgata - pelas vias da revisão bibliográfica - alguns pontos comumente discutidos por um rol de autores que se ocupam da teoria marxiana atualmente, procurando fazer algumas aproximações com a realidade mundial e brasileira do século XXI em alguns aspectos específicos. O texto aborda pontos como: alguns elementos da biografia de Marx, a questão do tempo, aspectos sobre Socialismo/Capitalismo, ditadura do proletariado, Estado, marxismos, revolução, partido, o fazer ciência, a concepção materialista da história, além de um olhar sobre a religião. Trata-se, portanto, de uma visão panorâmica sobre o amplo ideário de Marx acerca do modo de produção capitalista e seus corolários, que corresponde, com verossimilhança, ao panorama de uma visão privilegiada, que conseguiu manter-se viva desde o século XIX até os dias atuais pela vigorosa crítica que empreendeu sobre o tema a que se propôs.<hr/>Based on a literature review, this article addresses some issues that are commonly discussed by a roster of current authors who address Marxian theory, seeking to draw some parallels with the global and the Brazilian reality of the twenty-first century in specific aspects. The text covers aspects such as: certain elements of Marx's biography, the question of time, aspects of Socialism/Capitalism, dictatorship of the proletariat, State, Marxism, revolution, party, the practice of science, the materialist view of history, and a look at religion. It therefore gives an overview of the broad ideas of Marx on the capitalist mode of production and its corollaries, which closely corresponds to the panorama of an insider's view, which has managed to stay alive since the nineteenth century, due to the harsh criticism that has been targeted at the proposed theme.<hr/>Este artículo rescata - por vía de revisión de la literatura - algunos puntos comúnmente discutidos por una lista de autores que se ocupan de la teoría marxista actualmente, intentando hacer algunas aproximaciones a la realidad mundial y brasileña del siglo XXI en algunos aspectos específicos. El texto aborda temas tales como algunos elementos de la biografía de Marx, la cuestión del tiempo, los aspectos del socialismo / capitalismo, la dictadura del proletariado, el Estado, marxismos, la revolución, el partido, el hacer ciencia, la concepción materialista de la historia, además de una mirada sobre la religión. Se trata, por lo tanto, de una visión panorámica sobre las grandes ideas de Marx acerca del modo de producción capitalista y sus corolarios, que corresponde con verosimilitud al panorama de una visión privilegiada que logró mantenerse viva desde el siglo XIX hasta el día de hoy por la vigorosa crítica que ha llevado a cabo sobre el tema que se ha propuesto. <![CDATA[45 años de Clases: profesor horista E investigador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142015000300503&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo resgata - pelas vias da revisão bibliográfica - alguns pontos comumente discutidos por um rol de autores que se ocupam da teoria marxiana atualmente, procurando fazer algumas aproximações com a realidade mundial e brasileira do século XXI em alguns aspectos específicos. O texto aborda pontos como: alguns elementos da biografia de Marx, a questão do tempo, aspectos sobre Socialismo/Capitalismo, ditadura do proletariado, Estado, marxismos, revolução, partido, o fazer ciência, a concepção materialista da história, além de um olhar sobre a religião. Trata-se, portanto, de uma visão panorâmica sobre o amplo ideário de Marx acerca do modo de produção capitalista e seus corolários, que corresponde, com verossimilhança, ao panorama de uma visão privilegiada, que conseguiu manter-se viva desde o século XIX até os dias atuais pela vigorosa crítica que empreendeu sobre o tema a que se propôs.<hr/>Based on a literature review, this article addresses some issues that are commonly discussed by a roster of current authors who address Marxian theory, seeking to draw some parallels with the global and the Brazilian reality of the twenty-first century in specific aspects. The text covers aspects such as: certain elements of Marx's biography, the question of time, aspects of Socialism/Capitalism, dictatorship of the proletariat, State, Marxism, revolution, party, the practice of science, the materialist view of history, and a look at religion. It therefore gives an overview of the broad ideas of Marx on the capitalist mode of production and its corollaries, which closely corresponds to the panorama of an insider's view, which has managed to stay alive since the nineteenth century, due to the harsh criticism that has been targeted at the proposed theme.<hr/>Este artículo rescata - por vía de revisión de la literatura - algunos puntos comúnmente discutidos por una lista de autores que se ocupan de la teoría marxista actualmente, intentando hacer algunas aproximaciones a la realidad mundial y brasileña del siglo XXI en algunos aspectos específicos. El texto aborda temas tales como algunos elementos de la biografía de Marx, la cuestión del tiempo, los aspectos del socialismo / capitalismo, la dictadura del proletariado, el Estado, marxismos, la revolución, el partido, el hacer ciencia, la concepción materialista de la historia, además de una mirada sobre la religión. Se trata, por lo tanto, de una visión panorámica sobre las grandes ideas de Marx acerca del modo de producción capitalista y sus corolarios, que corresponde con verosimilitud al panorama de una visión privilegiada que logró mantenerse viva desde el siglo XIX hasta el día de hoy por la vigorosa crítica que ha llevado a cabo sobre el tema que se ha propuesto.