Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420160001&lang=pt vol. 16 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Espectador e elo comum: invenção e transformações.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt L'invention du spectateur et du sujet esthétique au XVIIIe siècle a eu à la fois pour condition et pour conséquence l'ancrage du sentiment dans la communauté universelle. La naissance de l'espace public, en partie fruit de la circulation et de la confrontation des jugements dans la sphère de l'exposition et des discours s'y rattachant, est à la source de théories contemporaines de la critique d'art fondant, dans la lignée des travaux de Jürgen Habermas, l'évaluation esthétique sur l'intercompréhension et l'intersubjectivité des réceptions. Cet article s'attache à réfléchir les présupposés et les implications politiques de la critique d'art et de l'expérience esthétique ; réflexion qui nécessite de discuter les concepts, aujourd'hui ambivalents, de spectateur, de sens commun, de communication et de publicité.<hr/>A invenção do espectador e do tema estética no século XVIII, era ao mesmo tempo uma condição e consequência de ancoragem do sentimento na comunidade universal. O nascimento do espaço público, em parte fruto da circulação e da confrontação dos julgamentos na esfera da exposição e dos discursos com eles relacionados, é a fonte de teorias contemporâneas da crítica de arte fundante, em conformidade com o trabalho de Jürgen Habermas, a avaliação estética sobre a intercompreensão e a intersubjetividade das recepções. Este artigo tem como objetivo refletir os pressupostos e as implicações políticas da crítica de arte e da experiência estética; reflexão que precisa discutir os conceitos, hoje ambivalentes, do espectador, do senso comum, da comunicação e da publicidade.<hr/>The invention of the spectator and the esthetic theme in the XVIII century was, at the same time, a condition and a consequence of the rooting of sentiment in the universal community. The birth of the public space, partly as a result of the circulation and confrontation of judgments in the sphere of exposure and the discourses related to them, is the source of contemporary theories of the criticism of founding art, in accordance with the work of Jürgen Habermas, the esthetic evaluation of the inter-understanding and intersubjectivity of receptions. This article reflects on the premises and political implications of art criticism and the esthetic experience; a reflection that needs to discuss the concepts, today ambivalent, of the spectator, common sense, communication, and publicity.<hr/>La invención del espectador y del tema estética en el siglo XVIII era al mismo tiempo condición y consecuencia del anclaje del sentimiento en la comunidad universal. El nacimiento del espacio público, en parte fruto de la circulación y de la confrontación de los juicios en la esfera de la exposición y de los discursos con ellos relacionados, es la fuente de teorías contemporâneas de la crítica de arte fundante, en conformidad con el trabajo de Jürgen Habermas, de la valoración estética sobre la intercomprensión y la intersubjetividad de las recepciones. Este artículo tiene como objetivo reflexionar acerca de los presupuestos y las implicaciones políticas de la crítica de arte y de la experiencia estética; reflexión que precisa discutir los conceptos hoy ambivalentes del espectador, del sentido común, de la comunicación y de la publicidad. <![CDATA[Movimento feminista no Brasil e América Latina: reflexões sobre educação e mulheres]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Não temos dúvida de que a caminhada feminista é difícil, lenta e estreita. Contudo também não temos dúvida que as mulheres caminharam e mudaram o destino já traçado para nós pela sociedade patriarcal. Para Ivone Gebara (2000), trata-se de uma caminhada utópica na direção de buscar politizar o privado e para que as mulheres avancem. Este texto busca principalmente fazer uma introdução à história do Movimento Feminista e resgatar o contexto de algumas mulheres, entre tantas outras, que somaram as conquistas das mulheres na América Latina e no Brasil e que, devido à sociedade patriarcal em que vivemos, encontram-se totalmente invisibilizadas e sem o lugar de destaque que merecem. Este texto é escrito com base em três conceitos importantes para os Estudos Feministas: Resistência, Gênero e Patriarcado.<hr/>We have no doubt the road of feminism is a difficult, slow and narrow one. However, we do not doubt either that women have changed the destiny mapped for them by the patriarchal society. For Ivone Gebara (2000), there is a utopian path towards the politicization of the private sphere and for women to go further. This paper introduces the reader to the history of Feminist Movement, and rediscovers the context of some women, among so many others, who contributed to the feminist achievements of Latin America and Brazil and who, due to the patriarchal society in which we live, are totally ignored, without being given the pride of place they deserve. This article is based on three important concepts in Feminist Studies, namely: resistance, gender and patriarchate.<hr/>No hay duda de que el camino feminista es difícil, lento y estrecho. Aun así, también sabemos que las mujeres caminaron y cambiaron el destino que había sido trazado para nosotras por la sociedad patriarcal. Para Ivone Gebara (2000), se trata de un camino utópico dirigido a politizar lo privado y a que las mujeres avancen. Este texto busca principalmente hacer una introducción a la historia del Movimiento Feminista y rescatar el contexto de algunas mujeres, entre tantas otras, que se sumaron a las conquistas de las mujeres en América Latina y en Brasil, y que debido a la sociedad patriarcal en la que vivimos se encuentran totalmente invisibilizadas y sin el lugar de destaque que merecen. Este texto fue escrito teniendo como base tres conceptos importantes para los Estudios Feministas: Resistencia, Género y Patriarcado. <![CDATA[Educação não escolar: discussão terminológica e mapeamento dos fundamentos das tendências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000100040&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo problematiza as terminologias que são empregadas para denominar processos educativos desenvolvidos fora da escola e apresenta um mapeamento das tendências que eles seguem a partir dos fundamentos filosóficos que guardam, sustentado no materialismo histórico-dialético. Utiliza referências bibliográficas para sustentar o argumento de que não é neutra ética e politicamente a discussão terminológica e que a educação escolar e não escolar são determinadas e determinantes da vida social, porque operam com o modo de produção e de reprodução do ser social uma relação de tipo histórico-dialética, da qual resultam identidades entre as tendências que as orientam.<hr/>The article discusses the terminologies used to denote educational processes developed outside the school, and presents a mapping of the trends they follow, based on the philosophical bases they hold, supported by the historical-dialectic materialism. Bibliographic references are used to support the argument that the terminological discussion is not, ethically or politically neutral, and that school and non-school education are determined and determinants of social life. That is because they operate with the mode of production and reproduction of the social being, a relationship of the historical-dialectic type which results in identities among the trends that guide them.<hr/>Este artículo aborda las terminologías que se utilizan para referirse a los procesos educativos desarrollados fuera de la escuela y cuenta con un mapeo de las tendencias que se desprenden de los fundamentos filosóficos que sostienen, apoyado en el materialismo histórico y dialéctico. Utiliza referencias para apoyar el argumento de que la discusión terminológica no es neutral ética y políticamente y que la escuela y la educación no escolar son determinadas y determinantes de la vida social, debido a que operan con el modo de producción y reproducción del ser social en una relación de tipo histórico dialéctica, de la cual resultan identidades entre las tendencias que las guían. <![CDATA[A educação matemática e o poder: uma história a contrapelo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000100062&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórica, que busca compreender a educação matemática como processo sociocultural construído na historicidade dos sujeitos. Tendo por base a abordagem qualitativa, os procedimentos utilizados para o estudo compreendem a pesquisa bibliográfica e documental, com o objetivo de adentrar os mecanismos de poder, presentes na matemática, como processo educacional institucionalizado. Nesse contexto, são exploradas construções históricas da matemática escolar, considerando-se os instrumentos que classificam e adjetivam os sujeitos pautados pelo domínio do conhecimento matemático e legitimados pela classe hegemônica. Os resultados indicam que a educação matemática institucionalizada nas escolas não se desvincula da sociedade, pelo contrário, a ela responde, reafirmando a necessidade de questionar ideologias e analisar o papel da educação matemática como construção social, considerando-se os efeitos de controle e poder que perpassam os processos educacionais.<hr/>This article is the result of a theoretical study that proposes to discuss mathematics education as a social and cultural process built in the historicity of the subjects. Based on a qualitative approach, the procedures used for the study include the bibliographic and document research, with the aim of investigating the power mechanisms present in mathematics, as an institutionalized educational process. In this context, historical constructions of mathematics in schools are explored, considering the instruments that classify and modify the subjects, guided by the mastery of mathematical knowledge and legitimized by the hegemonic class. The results indicate that institutionalized mathematics education in schools is not disconnected from society; on the contrary, it responds to it, reaffirming the need to question ideologies and analyze the role of mathematics education as a social construction, considering the effects of control and power that permeate the educational process.<hr/>El presente artículo es el resultado de una investigación teórica que busca entender la educación matemática como un proceso sociocultural, teniendo en cuenta la historicidad de los sujetos. Basado en el enfoque cualitativo, los procedimientos utilizados para el estudio incluyen la investigación bibliográfica y documental, con el objetivo de entrar en los mecanismos de poder presentes en las matemáticas como proceso educativo institucionalizado. En este contexto, se exploran las construcciones históricas de las matemáticas de la escuela, teniendo en cuenta los instrumentos que califican y clasifican a los sujetos, guiados por el dominio del conocimiento matemático y legitimados por la clase hegemónica. Los resultados indican que la educación matemática institucionalizada en las escuelas no se desvincula de la sociedad sino que, por el contrario, responde a ella, lo que reafirma la necesidad de cuestionar las ideologías y analizar el papel de la educación matemática como una construcción social, teniendo en cuenta los efectos de control y poder que subyacen a los procesos educativos. <![CDATA[Comunidades tradicionais e preconceito: subsídios para a formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000100078&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa que possibilitou investigar as representações sociais do preconceito contra a origem geográfica e de lugar em alunos de escolas de meio rural, com a finalidade principal de aprimorar a formação de professores (Cf. Autor, 2013-2015). No contexto da macrorregião de São José do Rio Preto (SP), são relevantes as representações sociais sobre os "caipiras", de modo que este projeto colabora na elaboração de pesquisas interessadas na descrição e na compreensão de processos envolvendo relações entre o preconceito, a educação e o mundo rural, especialmente das comunidades tradicionais denominadas "caipiras". Esta pesquisa possibilitou, com relação à formação de professores, problematizar a perspectiva da contra-hegemonia cultural; inferir que se deve trabalhar o preconceito contra a origem geográfica e de lugar como elemento de constituição da humanização do educando; e teorizar a formação na perspectiva da ação política voltada para a transformação social.<hr/>This text presents the results of a study to investigate the social representations of prejudice against geographical origin and place in students from rural schools, with the main purpose of improving teacher training (cf. Author, 2013-2015). In the context of the macro-region of São José do Rio Preto (SP), social representations of the "caipiras" (which can be translated as yokels, or country bumpkins) are very relevant; therefore, this project collaborates in the development of research aimed at describing and understanding the processes involving the relations between prejudice, education, and the rural world, especially traditional communities known as "caipiras". In relation to teacher training, this research investigates the perspective of cultural counter-hegemony; it to infer that prejudice against geographical origin and place needs to be seen as an element in the formation of humanity of the student; and it theorizes about training from the perspective of political action aimed at social transformation.<hr/>Este texto tiene como objetivo presentar los resultados de la investigación que ha permitido profundizar el estudio de las representaciones sociales de los prejuicios contra el origen geográfico y el lugar en los estudiantes de las escuelas rurales, con el objetivo principal de mejorar la formación del profesorado (cf. Autor, 2013-2015). En el contexto de la macrorregión de São José do Rio Preto (SP), son relevantes las representaciones sociales acerca de los "paletos". El objetivo de este proyecto es colaborar en el desarrollo de las investigaciones pertinentes en la descripción y comprensión de los procesos que implican relaciones entre el prejuicio, la educación y el mundo rural, especialmente en las comunidades tradicionales denominadas "paletos". Esta investigación permitió, con respecto a la formación del profesorado, discutir la perspectiva de contra-hegemonía cultural; inferir que se debe trabajar sobre los prejuicios contra el origen geográfico y de lugar como un elemento de constitución de la humanización del estudiante; y teorizar la formación desde la perspectiva de la acción política dirigida a los cambios sociales. <![CDATA[Ensino desenvolvimental: uma possibilidade para a superação da perspectiva ontológica realista empírica na área da educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000100098&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca discutir as consequências que a atual tendência de produção do conhecimento na área da Educação Física tem na formação e na prática pedagógica dos professores. Indicamos que os conhecimentos dessa área estão majoritariamente sendo produzidos a partir de uma perspectiva ontológica realista empírica, que limita a atuação do professor e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores nos estudantes ao nível das manifestações empíricas da realidade, ou seja, que estão ligadas aos conhecimentos do cotidiano e à adequação ao modo de vida posto. Como alternativa a isso, apontamos o ensino desenvolvimental, que postula o ensino organizado de forma a conduzir o desenvolvimento das funções psíquicas superiores pela apropriação e compreensão das relações essenciais gerais dos objetos.<hr/>This article discusses the consequences of the current trend of production of knowledge in the area of Physical Education, on the training and pedagogical practice of the teachers. We indicate that knowledge in this area is mostly being produced from an empirical realist ontological perspective, which limits the action of the teacher and the development of higher mental functions in the students, in terms of the empirical manifestations of reality, in other words, those that are linked to everyday knowledge and adaptation to the actual way of life. As an alternative to this, we indicate developmental teaching, which postulates the teaching that is organized in a way that leads the development of the higher mental functions through the appropriation and understanding of the essential relations of objects.<hr/>Este artículo pretende discutir las consecuencias que tiene la actual tendencia de producción de conocimiento en el área de Educación Física en la formación y en la práctica pedagógica de los docentes. Indicamos que los conocimientos de esta área son producidos en su mayoría desde una perspectiva ontológica empírica realista, que limita el papel del docente y el desarrollo de las funciones psíquicas superiores en los estudiantes a nivel de las manifestaciones empíricas de la realidad, es decir, que están vinculadas al conocimiento diario y a la adecuación a la manera de vivir que es habitual en la actualidad. Como alternativa a esto indicamos la enseñanza desarrolladora, que postula la enseñanza organizada para conducir el desarrollo de las funciones psíquicas superiores a través de la apropiación y la comprensión de las relaciones esenciales generales de los objetos. <![CDATA[Elementos constitutivos da experiência infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os elementos que compõem as experiências produzidas pelas crianças no ambiente da Educação Infantil. A categoria experiência foi refinada a partir da crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin e dos Estudos Sociais da Infância. O estudo de caráter qualitativo buscou captar a densidade das ações das crianças. Identificou-se que as experiências das crianças são resultantes da combinatória de ações que elas desenvolvem nas relações que estabelecem com os artefatos, nas relações vivenciadas entre elas e os adultos e por último nas relações entre as próprias crianças. Ao vivenciar as experiências no âmbito da instituição, as crianças articulam-nas a situações vividas em temporalidades distintas das dos adultos, criando, assim, campos de experiências.<hr/>The article introduces the elements that make up the experiences produced by children in the Early Learning environment. The category experience was refined based on the criticism of culture and modernity in Walter Benjamin and Social Studies of Childhood. This qualitative study aimed to capture the density of children's actions. It was found that children's experiences are the result of a combining of the actions that they develop in the relations they establish with the artifacts, in the relations between themselves and adults, and in the relationships among the children themselves. Through their experiences within the institution, the children articulate these experiences through the situations experienced in different temporalities from those of adults, thereby creating fields experience.<hr/>El artículo presenta los elementos que componen las experiencias producidas por los niños en el ambiente de la educación infantil. La categoría "experiencia" fue refinada a partir de la crítica de la cultura y de la modernidad por Walter Benjamin y de los Estudios Sociales de la Niñez. El estudio cualitativo tuvo como objetivo capturar la densidad de las acciones de los niños. Se constató que las experiencias de los niños son el resultado de la combinación de las acciones desarrolladas por ellos en sus relaciones con los artefactos, las relaciones de ellos con los adultos y, por último, las relaciones entre los propios niños. En la vivencia de experiencias dentro de la institución, los niños articulan las situaciones vividas en temporalidades distintas de las de los adultos, creando así "campos de experiencias". <![CDATA[Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000100143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os elementos que compõem as experiências produzidas pelas crianças no ambiente da Educação Infantil. A categoria experiência foi refinada a partir da crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin e dos Estudos Sociais da Infância. O estudo de caráter qualitativo buscou captar a densidade das ações das crianças. Identificou-se que as experiências das crianças são resultantes da combinatória de ações que elas desenvolvem nas relações que estabelecem com os artefatos, nas relações vivenciadas entre elas e os adultos e por último nas relações entre as próprias crianças. Ao vivenciar as experiências no âmbito da instituição, as crianças articulam-nas a situações vividas em temporalidades distintas das dos adultos, criando, assim, campos de experiências.<hr/>The article introduces the elements that make up the experiences produced by children in the Early Learning environment. The category experience was refined based on the criticism of culture and modernity in Walter Benjamin and Social Studies of Childhood. This qualitative study aimed to capture the density of children's actions. It was found that children's experiences are the result of a combining of the actions that they develop in the relations they establish with the artifacts, in the relations between themselves and adults, and in the relationships among the children themselves. Through their experiences within the institution, the children articulate these experiences through the situations experienced in different temporalities from those of adults, thereby creating fields experience.<hr/>El artículo presenta los elementos que componen las experiencias producidas por los niños en el ambiente de la educación infantil. La categoría "experiencia" fue refinada a partir de la crítica de la cultura y de la modernidad por Walter Benjamin y de los Estudios Sociales de la Niñez. El estudio cualitativo tuvo como objetivo capturar la densidad de las acciones de los niños. Se constató que las experiencias de los niños son el resultado de la combinación de las acciones desarrolladas por ellos en sus relaciones con los artefactos, las relaciones de ellos con los adultos y, por último, las relaciones entre los propios niños. En la vivencia de experiencias dentro de la institución, los niños articulan las situaciones vividas en temporalidades distintas de las de los adultos, creando así "campos de experiencias".