Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420160002&lang=es vol. 16 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[El lenguaje literario y el pensamiento: acercamientos teórico-metodológicos a la luz de la semiótica y de la teoría histórico-cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200148&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo deste artigo é analisar aspectos do desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir do uso do texto literário em sala de aula. A análise é feita a partir do diálogo teórico da Semiótica de linha francesa e dos fundamentos da teoria histórico-cultural de Vygotsky, em que pela reflexão e análise, faz uma crítica aos modos como são utilizados os textos no processo de ensino e aprendizagem escolar que acabam inibindo a construção do pensamento elaborado e crítico pelo aluno. Neste artigo, mostram-se, ainda, exemplos de leitura de contos da literatura infantil que podem desenvolver uma ação reflexiva no aluno e, ao mesmo tempo, direcionar o trabalho literário em favor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores e do próprio pensamento elaborado enfatizado por Vygotsky (1989) em diálogo com as contribuições da Semiótica literária. A partir desse exercício crítico, podem-se pensar novas alternativas para o trabalho com a linguagem literária na escola em qualquer nível de ensino.<hr/>This paper analyzes aspects of the development of higher psychological functions, through the use of the literary text in the classroom. The analysis is based on the theoretical dialog of French Semiotics, and on Vygotsky's fundamentals of historical-cultural theory in which, through reflection and analysis, he makes a critique of the ways in which texts are used in the teaching and learning process in schools, which end up inhibiting the construction of elaborate and critical thinking by students. In this article, we show examples of tales from children's literature that can develop reflection by the student, and at the same time, direct the literary work toward the development of higher psychological functions, and elaborate independent thought, as emphasized by Vygotsky (1989) in dialogue with the contributions of literary semiotics. Based on this critical exercise, new alternatives can be proposed for working with literary language in schools, at any level of education.<hr/>Resumen: El objetivo de este trabajo es analizar los aspectos del desarrollo de las funciones psicológicas superiores del texto literario para utilizarlo en el aula. El análisis se hace a partir del diálogo teórico de la Semiótica de línea francesa con los fundamentos de la teoría histórico-cultural de Vygotsky, en el que, mediante la reflexión y el análisis, se trata de una crítica de las formas en las que se utilizan los textos en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la escuela y que inhiben la construcción de un pensamiento elaborado y crítico de los estudiantes. En este artículo se muestran también otros ejemplos de lectura de los cuentos de la literatura infantil que pueden estimular una acción reflexiva en el estudiante y, al mismo tiempo, dirigir la obra literaria hacia el desarrollo de las funciones psicológicas superiores y de su propio pensamiento elaborado subrayado por Vygotsky (1989) en el diálogo con los aportes de la semiótica literaria. A partir de este ejercicio crítico, se puede pensar en nuevas alternativas para trabajar con el lenguaje literario en la escuela en cualquier nivel de la educación. <![CDATA[Aprender y enseñar desde el punto de vista de la teoría de la modificabilidad cognitiva estructural de feuerstein y de la pedagogía freireana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200170&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A teoria da modificabilidade cognitiva estrutural se fundamenta na crença de que todo ser humano é capaz de aprender desde que esteja aberto às mudanças, independente de sua idade, condição genética ou experiência de vida. Partindo dessa premissa, este artigo, fruto de pesquisa teórica, aborda possibilidades de a mudança cognitiva estrutural dar-se de forma similar ao que ocorre nas mudanças naturais e contínuas dos aspectos biológicos cronológicos de uma pessoa, sendo que a diferença entre ambas estaria no fato da primeira ser opcional; e a segunda, determinada. A partir desta predisposição do sujeito, surgem novas formas de aprender e ensinar que podem ser incorporadas ao exercício cotidiano da prática docente para que este possa contribuir com sua modificabilidade cognitiva. Para corroborar com essa perspectiva, buscaram-se nos princípios pedagógicos da pedagogia freireana bases teóricas que fundamentam os saberes necessários à adoção desta prática. A modificabilidade cognitiva ocorre quando são criadas as condições adequadas, sejam elas da parte do professor ou do estudante, para isso se exige a superação da pedagogia conservadora que impede a autonomia, o diálogo e a criticidade, princípios basilares da pedagogia de Freire e considerados elementos essenciais para gerar a modificabilidade cognitiva estrutural.<hr/>Abstract: The theory of structural cognitive modifiability is based on the belief that every human being is able to learn, provided they are open to change, regardless of age, genetic condition or life experience. Based on this premise, this article, which is the result of theoretical research, discusses the idea that structural cognitive change is similar to the natural biological and continual changes that occur in a person, over time. The difference between them lies in the fact that the first is optional, while the second is predetermined. Based on this predisposition of the subject, new forms of teaching and learning emerge that can be incorporated into the daily teaching practice, so that they can contribute to the student's cognitive modifiability. To corroborate this perspective, we looked to the pedagogical principles of Freire's, for the theoretical bases underlying the knowledge necessary for the adoption of this practice. Cognitive modifiability occurs when the right conditions are created, whether by the teacher or student. For this, it is necessary to overcome the conservative pedagogy, which prevents autonomy, dialogue and criticism, all of which are basic principles of Freire's pedagogy, and are considered essential elements for generating structural cognitive modifiability.<hr/>Resumen: La teoría de la modificabilidad cognitiva estructural se fundamenta en la creencia de que todo ser humano es capaz de aprender cuando está abierto a los cambios, independientemente de edad, condición genética o experiencia de vida. Partiendo de esa premisa, este artículo, fruto de investigación teórica, aborda posibilidades de que el cambio cognitivo estructural pueda darse de forma similar a lo que ocurre en los cambios naturales y continuos de los aspectos biológicos cronológicos de una persona, estando la diferencia en el hecho de que la primera es opcional y la segunda determinada. A partir de esta predisposición del sujeto surgen nuevas formas de aprender y enseñar que pueden ser incorporadas al ejercicio cotidiano de la práctica docente para contribuir con su modificabilidad cognitiva. Para corroborar esa perspectiva, buscamos en los principios pedagógicos de la pedagogía freireana bases teóricas que fundamenten los saberes necesarios a la adopción de esta práctica. La modificabilidad cognitiva ocurre cuando son creadas condiciones adecuadas, ya sea por parte del profesor o del estudiante, y para ello se exige la superación de la pedagogía conservadora que impide la autonomía, el diálogo y la criticidad, principios basilares de la pedagogía de Freire y considerados elementos esenciales para generar la modificabilidad cognitiva estructural. <![CDATA[PedagogÍa en la cárcercel: historia y memoria de las prácticas pedagógicas en las unidades penales de Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200187&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo tem como objetivo compreender em que medida o trabalho da professora pedagoga que atua em espaço de privação de liberdade possibilita aos apenados a garantia do direito à educação. O estudo se justifica por sua atualidade e relevância em termos de compreender que a prisão pode ser um espaço pedagógico de múltiplas possibilidades e potencialidades. Assim, buscou-se pesquisar: Quem são as profissionais que atuam dentro das prisões? De que forma o trabalho da pedagoga colabora para a implantação e efetivação da oferta de educação dentro dos espaços prisionais? Quais requisitos formativos e conhecimentos pedagógicos são imprescindíveis a essa profissional para atuar dentro desses espaços? Os estudos de Certeau (2011), Chartier (1990), Frago (1995), Foucault (2013), Freire (1983, 2011), Frison (2004), Gatti e Barreto (2009), Julia (2001), Ribeiro (2011) e Souza (2011) foram particularmente importantes para o aprofundamento da questão problema e ampliaram a percepção da vivência pedagógica nos espaços de privação de liberdade. As reflexões deste estudo resultam de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, documental e de campo. A pesquisa de campo consistiu de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco pedagogas de unidades penais do Estado do Paraná. O estudo suscita novos e relevantes debates acerca da formação do profissional pedagogo para atuação em espaços diversos, como é o caso da prisão, favorecendo reflexões a respeito da necessidade de um trabalho pedagógico consistente e emancipador para além do cárcere.<hr/>Abstract: The article seeks to understand how far the work of teachers in prisons guarantees the convicts' right to education. This study is justified by the current interest and relevance of acknowledging prison as an educational space with multiple possibilities. Thus, we attempted to answer the questions: Who are the professionals that work in prisons? How does the work of the pedagogue contribute to the implementation and execution of education offerings within prisons? and What training requirements and teaching skills are essential for this professional to work within these spaces? The works of Certeau (2011), Chartier (1990), Frago (1995), Foucault (2013), Freire (1983, 2011), Frison (2004), Gatti and Barreto (2009), Julia (2001), Ribeiro (2011), and Souza (2011) were particularly important for further examining the problem question, and increased the perception of pedagogical practice in spaces where there is privation of freedom. The reflections of this study were the result of a qualitative study consisting of a literature, review and field research. The latter consisted of semi-structured interviews with five teachers working in jails in the State of Paraná, Brazil. The study raises new and important debates on the training of teaching professionals to work in different settings, such as prisons, favoring reflection on the need for a teaching work that is consistent and emancipatory.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender en qué medida el trabajo de la profesora pedagoga en el espacio de privación de libertad permite a los condenados garantizar el derecho a la educación. El estudio se justifica por su actualidad y relevancia en términos de comprensión que la detención puede ser un espacio pedagógico de múltiples posibilidades y potencialidades. Por lo tanto, se intentó descubrir: ¿Quiénes son los profesionales que trabajan en las prisiones? ¿Cómo colabora el trabajo de la pedagoga para la implementación y oferta efectiva de la prestación de educación dentro de los espacios de la cárcel? ¿Qué requisitos formativos y conocimientos pedagógicos son indispensables para que ese profesional pueda actuar dentro de estos espacios? Los estudios de Certeau (2011), Chartier (1990), Frago (1995), Foucault (2013), Freire (1983, 2011), Frison (2004), Gatti y Barreto (2009), Julia (2001), Ribeiro (2011) y Souza (2011) fueron especialmente importantes para profundizar el problema y ampliar la percepción de la experiencia pedagógica en privación de libertad. Las reflexiones de este estudio son el resultado de una investigación de enfoque cualitativo, de carácter bibliográfico, documental y de campo. La investigación de campo consistió en entrevistas semiestructuradas realizadas con cinco pedagogas de unidades penales del estado de Paraná. El estudio plantea nuevos y relevantes debates sobre la formación del pedagogo para actuar en espacios distintos como la prisión, favoreciendo la reflexión sobre la necesidad de un trabajo pedagógico consistente y emancipador más allá de la cárcel. <![CDATA[Estilos de aprendizagem dos estudantes de enfermagem em uma universidade na Colômbia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Este artículo de investigación presenta un estudio que tuvo como objetivo caracterizar los estilos de aprendizaje en estudiantes de Enfermería de la Universidad de Sucre (Colombia). La metodología de estudio tuvo un enfoque cuantitativo cuya base de datos estaba conformada por las respuestas de 212 estudiantes seleccionados por medio de un muestreo intencional, que respondieron los cuestionarios CHAEA "Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje" y el ILS "Inventario de estilos de aprendizaje". Con el fin de hacer una caracterización más completa, la preferencia de los estilos se identificó a partir de dos modelos o tipologías, la de Gallego y Alonso (CHAEA) y el modelo de Felder y Silverman (ILS). Los resultados mostraron una preferencia por el estilo equilibrado con el modelo ILS y por el estilo reflexivo con el CHAEA. Además se registró un hallazgo contradictorio, el estilo reflexivo estuvo ausente en el modelo ILS.<hr/>Resumo: Este artigo de investigação apresenta um estudo que teve como objetivo caracterizar os estilos de aprendizagem em estudantes de Enfermaria na Universidade de Sucre (Colômbia). A metodologia de estudo teve um enfoque quantitativo cuja base de dados foi formada pelas respostas de 212 estudantes selecionados por meio de uma mostra intencional, os quais responderam os questionários CHAEA "Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem" e o ILS "Inventário de estilos de aprendizagem". Com o propósito de fazer uma caracterização mais completa, a preferência de estilos foi identificada a partir de dois modelos ou tipologias, a de Gallego e Alonso (CHAEA) e o modelo de Felder e Silverman (ILS). Os resultados mostraram uma preferência pelo estilo equilibrado com o modelo de ILS e pelo estilo reflexivo com o CHAEA. Além disso, se encontrou uma constatação contraditória, o estilo reflexivo estava ausente no modelo de ILS.<hr/>Abstract: This research paper presents a study aimed at characterizing learning styles of nursing students at Universidad de Sucre (Colombia). In terms of methodology, it uses a quantitative approach. The database was formed using the responses of 212 students, selected through intentional sampling, who answered the CHAEA (Questionnaire Honey-Alonso Learning Styles) and the ILS (Inventory of Styles Learning) questionnaires. In order to make a more comprehensive characterization, the style preferences were identified from two models or types: the Gallego and Alonso (CHAEA) and Felder and Silverman (ILS) models. The results showed a preference for a balanced learning style, with the ILS model, and a reflective style, with the CHAEA. There was also a contradictory finding, namely, that the reflective style was absent in the ILS model. <![CDATA[Reflexiones sobre la formación y la práctica docente del profesor ingeniero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200227&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo busca fazer reflexões e discussões baseadas em experiências e vivências dos autores sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional, Ensino Superior e no Ensino de Pós-Graduação. A discussão se dá mais especificamente para o Docente Engenheiro. Qual o perfil do Professor-Engenheiro? Como este profissional aprende a prática docente, uma vez que não é licenciado? Será que o foco é na transmissão de conteúdos ou na construção do conhecimento? Considerando o contexto histórico e social, quais os desafios a serem enfrentados? Estas questões ganham destaque e levam a reflexões, mostrando a importância e a necessidade da formação pedagógica para os professores engenheiros. Visando a uma compreensão mais aprofundada do problema, esta pesquisa fundamenta-se com o aporte teórico de pensamentos e conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu, além de autores como Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha e István Mészáros.<hr/>Abstract: This article offers reflection and discussion of Bachelor degree training of teachers who work in Professional, Higher, Undergraduate and Postgraduate Education, based on the authors' experiences. The discussion focuses specifically on the Teacher-Engineer. What is the profile of a Professor-Engineer? How does this professional learn the teaching practice, given that he/she is not qualified as a teacher? Is the focus on the transmission of contents, or the construction of knowledge? Considering the historical and social context, what are the challenges to be faced? These issues are highlighted and lead to reflections, showing the importance and the need for Teacher-Engineers to have a teaching qualification. Seeking a deeper understanding of the problem, this research is based on the theoretical framework of thoughts and concepts of the sociologist Pierre Bourdieu, and authors such as Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha and István Mészáros.<hr/>Resumen: Este artículo pretende hacer reflexiones y discusiones basadas en experiencias y vivencias de los autores sobre la formación de los graduados docentes que trabajan en Educación Profesional, Educación Superior y Educación de Posgrado. La discusión es específicamente sobre el docente Ingeniero. ¿Cuál es el perfil del profesor Ingeniero? ¿De qué modo este profesional aprende la práctica docente, ya que no cursó el profesorado? ¿La atención se centra en la transmisión de los contenidos o de la construcción del conocimiento? Teniendo en cuenta el contexto histórico y social, ¿cuáles son los retos que tiene que enfrentar? Estos temas se destacan y dan lugar a reflexiones, mostrando la importancia y la necesidad de la formación pedagógica para los profesores ingenieros. Buscando una comprensión más profunda del problema, esta investigación se basa en el marco teórico de los pensamientos y conceptos del sociólogo Pierre Bourdieu, además de autores como Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha e István Mészáros. <![CDATA[Reflexiones sobre la formación y la práctica docente del profesor ingeniero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200244&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo busca fazer reflexões e discussões baseadas em experiências e vivências dos autores sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional, Ensino Superior e no Ensino de Pós-Graduação. A discussão se dá mais especificamente para o Docente Engenheiro. Qual o perfil do Professor-Engenheiro? Como este profissional aprende a prática docente, uma vez que não é licenciado? Será que o foco é na transmissão de conteúdos ou na construção do conhecimento? Considerando o contexto histórico e social, quais os desafios a serem enfrentados? Estas questões ganham destaque e levam a reflexões, mostrando a importância e a necessidade da formação pedagógica para os professores engenheiros. Visando a uma compreensão mais aprofundada do problema, esta pesquisa fundamenta-se com o aporte teórico de pensamentos e conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu, além de autores como Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha e István Mészáros.<hr/>Abstract: This article offers reflection and discussion of Bachelor degree training of teachers who work in Professional, Higher, Undergraduate and Postgraduate Education, based on the authors' experiences. The discussion focuses specifically on the Teacher-Engineer. What is the profile of a Professor-Engineer? How does this professional learn the teaching practice, given that he/she is not qualified as a teacher? Is the focus on the transmission of contents, or the construction of knowledge? Considering the historical and social context, what are the challenges to be faced? These issues are highlighted and lead to reflections, showing the importance and the need for Teacher-Engineers to have a teaching qualification. Seeking a deeper understanding of the problem, this research is based on the theoretical framework of thoughts and concepts of the sociologist Pierre Bourdieu, and authors such as Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha and István Mészáros.<hr/>Resumen: Este artículo pretende hacer reflexiones y discusiones basadas en experiencias y vivencias de los autores sobre la formación de los graduados docentes que trabajan en Educación Profesional, Educación Superior y Educación de Posgrado. La discusión es específicamente sobre el docente Ingeniero. ¿Cuál es el perfil del profesor Ingeniero? ¿De qué modo este profesional aprende la práctica docente, ya que no cursó el profesorado? ¿La atención se centra en la transmisión de los contenidos o de la construcción del conocimiento? Teniendo en cuenta el contexto histórico y social, ¿cuáles son los retos que tiene que enfrentar? Estos temas se destacan y dan lugar a reflexiones, mostrando la importancia y la necesidad de la formación pedagógica para los profesores ingenieros. Buscando una comprensión más profunda del problema, esta investigación se basa en el marco teórico de los pensamientos y conceptos del sociólogo Pierre Bourdieu, además de autores como Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha e István Mészáros. <![CDATA[La construcción de una política ambiental para la universidad: la experiencia de la Universidad Metodista de Piracicaba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200264&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste trabalho faz-se o resgate da história das iniciativas de elaboração de uma política ambiental na Universidade Metodista de Piracicaba, iniciada na década de 1990 e ainda hoje não implementada, apesar do interesse de sua administração superior. O objetivo é contribuir com outras instituições de ensino que estão, também, imbuídas no propósito de consolidar programas de sustentabilidade socioambiental. A construção de uma Política Ambiental na UNIMEP teve início na década de 1990, impulsionada pelo fato de ter sido uma das universidades signatárias da Declaração de Talloires. O documento elaborado em 1995, apesar de atender às dimensões para a ambientalização da instituição, foi arquivado e só retomado em 2011. Mesmo diante da urgência imposta pelo agravamento das questões ambientais, a Política Ambiental continua sendo objeto de discussão e de questionamentos da academia quanto a sua forma e intenções. A participação da instituição no Projeto RISU, em 2014, veio aclarar os resultados já previstos - um enfoque maior por parte da universidade - na gestão ambiental dos campi em detrimento da inserção de questões ambientais e de educação ambiental nos currículos, nos projetos de pesquisa e extensão. No presente trabalho são relatadas as dificuldades e os questionamentos para a aprovação da Política Ambiental na UNIMEP à luz de políticas adotadas em outras instituições de ensino.<hr/>Abstract: This work focuses on the history of the elaboration of environmental policy initiatives at the Methodist University of Piracicaba, which were initiated in the 1990s but have still not been implemented, despite interest on the part of the upper management. The objective is to contribute to other educational institutions that are also seeking to consolidate their social and environmental sustainability programs. The construction of an environmental policy in UNIMEP began in the 1990s, driven by the fact that it was one of the signatories to the Declaration of Talloires. The document drawn up in 1995, although it complied dimensions for the environmentalisation of the institution, was shelved, only to be resumed in 2011. Even with the urgency imposed by the worsening of environmental issues, the Environmental Policy remains the subject of discussion and questions in Academic circles, in relation to its presentation and intentions. The participation of the institution in the RISU Project, in 2014, clarified the results already predicted - a greater focus on the part of the university, in the environmental management of the campuses, to the detriment of the inclusion of environmental and environmental education issues in the curricula, and in research and extension projects and activities. This paper outlines the difficulties and questionings related to the approval of the Environmental Policy in the UNIMEP, in light of policies adopted in other educational institutions.<hr/>Resumen: En este estudio se ha rescatado la historia de las iniciativas de desarrollo de una política ambiental en la Universidad Metodista de Piracicaba, que comenzaron en la década de 1990 y todavía no se han implementado, a pesar del interés de su administración superior. El objetivo es contribuir con otras instituciones educativas, que también están imbuidas de ese propósito, con el fin de consolidar los programas de sostenibilidad social y ambiental. La construcción de una Política Ambiental en la UNIMEP comenzó en la década de 1990, impulsada por el hecho de que fue una de las universidades firmantes de la Declaración de Talloires. El documento elaborado en 1995, a pesar de ajustarse a las dimensiones para la ambientalización de la institución, fue archivado y solo se retomó en 2011. A pesar de la urgencia impuesta por el agravamiento de las cuestiones ambientales, la Política Ambiental sigue siendo objeto de debate y de cuestionamientos en la Academia en relación a su forma e intenciones. La participación de la institución en el proyecto RISU, en 2014, contribuyó a aclarar los resultados ya obtenidos - un mayor enfoque por parte de la universidad -, en la gestión ambiental de los campus en detrimento de la inclusión de las cuestiones ambientales y de la educación ambiental en los planes de estudios, en los proyectos de investigación y en la extensión. En este trabajo reportamos las dificultades y discusiones para la aprobación de la Política Ambiental en la UNIMEP de acuerdo con las políticas adoptadas en otras instituciones educativas. <![CDATA[<em>Vivir juntos en nuestra Tierra: los desafíos contemporáneos de la educación ambiental</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200288&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo apresenta um ensaio sobre o desafio ético e político da educação ambiental em relação ao nosso mundo fragmentado, em busca de sentido e pertencimento. As seguintes perguntas orientan a discussão: Como a educação ambiental pode contribuir na construção de nossas identidades pessoais e coletivas e melhorar assim nossa relação com o mundo? Como ela pode favorecer o compromisso com a resolução de problemas socioecológicos e a inovação ecossocial para a transformação de nossas sociedades? Nesse sentido, como ela pode inspirar a ação ecocidadã, baseada na democracia participativa, na justiça e na equidade ambientais? Finalmente, como pode estimular a vigilância e a crítica social com vistas a influenciar as políticas públicas relacionadas com os assuntos socioecológicos, incluindo as políticas no campo da educação?<hr/>Abstract: This article presents an essay on the ethical and political challenges facing environmental education in our fragmented world, in search of meaning and belonging. The discussion is guided by the following questions: How can environmental education contribute to the construction of our personal and collective identities and improve our relationship with the world? How does it favor a commitment to the resolution of socioecological problems, and the eco-social innovation for the transformation of our societies? In this sense, how can it inspire ecological action by citizens, based on participatory democracy, in environmental justice and equity? Finally, how can it stimulate vigilance and social criticism aimed at influencing public policies related to socio-ecological affairs, including policies in the field of education?<hr/>Resumen: Este artículo presenta un ensayo sobre el desafío ético y político de la educación ambiental en relación con nuestro mundo fragmentado, en busca de sentido y pertenencia. Las siguientes preguntas orientan la discusión: ¿Cómo puede contribuir la educación ambiental a la construcción de nuestras identidades personales y colectivas, y de esa forma mejorar nuestra relación con el mundo? ¿Cómo se puede fomentar el compromiso con la solución de los problemas sociales y ecológicos y la innovación ecosocial para la transformación de nuestras sociedades? En ese sentido, ¿cómo puede la educación ambiental inspirar la acción ecociudadana, basada en la democracia participativa, la justicia y la equidad ambiental? Por último, ¿cómo puede ella estimular la vigilancia y la crítica social con el fin de influir en las políticas públicas relacionadas con temas ambientales, sociales, incluidas las políticas en materia de educación? <![CDATA[Gestión democrática: la inserción de gestores en las instituciones de educación Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo discute a inserção dos gestores nos quadros profissionais das instituições de Educação Infantil (EI) a partir de dados de pesquisa de mapeamento, que empreendeu procedimento de aplicação de questionário aos gestores municipais da EI dos 78 municípios do estado do Espírito Santo (ES), Brasil. Com ancoragem em referencial teórico-metodológico bakhtiniano e afirmando as premissas da gestão democrática do ensino, desenvolve-se uma interlocução com a legislação brasileira e com estudos sobre gestão educacional, buscando compreender as formas de provimento ao cargo e aos processos de formação continuada dos gestores das instituições de EI. Os dados da pesquisa indicam que a maioria dos municípios pesquisados integra o profissional gestor na composição do quadro funcional das instituições de EI, ainda que sua designação possa não abarcar a totalidade das instituições das redes municipais. Com essa presença profissional marcante no quadro das instituições, atenta-se para a incipiência dos processos participativos no que se refere às formas de nomeação desse profissional, indicando desafios persistentes com vistas à gestão democrática nas instituições de EI.<hr/>Abstract: This article discusses the integration of managers in the professional staffs of early childhood schools. The municipal managers of early childhood schools of 78 municipalities in the State of Espirito Santo, Brazil, responded to a questionnaire, based on which data were mapped. Through Bakhtin's theoretical framework, affirming the premises of democratic management of education, this study develops a discussion with the Brazilian legislation and studies on educational management, seeking to understand how managerial posts are filled, and the process of professional development of managers in early childhood schools. The survey data indicate that in most of the municipalities surveyed, the professional manager is a part of the staff of the early childhood school, though not all of the schools in the municipal network have this job title. Due to the outstanding professional presence on the staff of these schools, this paper focuses on the paucity of the joint processes that result in the forms of appointment of this professional. This indicates an ongoing challenge to generate democratic management in early childhood schools.<hr/>Resumen: En este artículo se discute la inserción de gestores en los cuadros profesionales de las Instituciones de Educación Infantil (EI) a partir de los datos de una investigación de mapeamiento que emprendió procedimientos de aplicación de un cuestionario a los gestores municipales de la EI de las 78 ciudades del estado de Espírito Santo (ES), Brasil. Con anclaje en referencias teórico metodológicas bajtinianas y afirmando las premisas de gestión democrática de enseñanza, se desarrolla una interlocución con la legislación brasileña y con los estudios acerca de la gestión educacional, buscando comprender las formas de proveimiento al cargo y los procesos de formación continua de los gestores de las instituciones de EI. Los datos de la investigación indican que la mayoría de las ciudades investigadas integra al profesional gestor en la composición del cuadro funcional de las instituciones de EI, aunque su designación pueda no abarcar la totalidad de las instituciones de las redes municipales. Con esa presencia profesional distintiva en el cuadro de las instituciones se apunta hacia el inicio de los procesos participativos en lo que se refiere a las formas de nombramiento de ese profesional, indicando desafíos persistentes dirigidos a la gestión democrática en las instituciones de EI. <![CDATA[La internacionalización de la filosofía educacional Reggio Emilia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200321&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This article presents the history and framework of the Reggio Emilia philosophy, an educational approach to early childhood education that places children as the main participants and protagonists of the curriculum. It also showcases the growing influence of the Reggio Emilia philosophy around the world, through key regional and national organizations. The association of the Emilia fundamental values of the Reggio Emilia with the globally competent soft skills helps this philosophy to overcome the growing need worldwide. Ultimately, the internationalization of this approach has inspired teaching practices all over the world. Within different nations, organizations that advocate the application of Reggio Emilia principles in various schools has grown, prompting a need to educate children to that they will develop emotionally and cognitively, in making thinking visible.<hr/>Resumo: Este artigo apresenta a história e a estrutura da filosofia Reggio Emilia. É uma abordagem educacional para a educação infantil, a qual coloca as crianças como os principais participantes e protagonistas do currículo. O artigo também mostra a crescente influência da filosofia de Reggio Emilia em todo o mundo por meio de organizações regionais e nacionais. A associação dos valores fundamentais de Reggio Emilia lida com habilidades sensíveis globalmente competentes, o que contribui para que esta filosofia supra as necessidades crescentes em todo o mundo. Em última análise, a internacionalização desta abordagem inspirou práticas de ensino em todo o mundo. Dentro de diferentes nações, organizações que defendem a aplicação de Reggio Emilia em várias escolas têm crescido, solicitando a necessidade de educar as crianças para se desenvolver emocionalmente e cognitivamente no fazer pensar visível.<hr/>Resumen: Este artículo presenta la historia y la estructura de la filosofía Reggio Emilia. Es un enfoque educacional para la educación infantil que coloca a los niños como los principales participantes y protagonistas del currículo. El artículo también muestra la creciente influencia de la filosofía de Reggio Emilia en todo el mundo por medio de organizaciones clave regionales y nacionales. La asociación de los valores fundamentales de Reggio Emilia trabaja con habilidades sensibles globalmente competentes, lo que contribuye para que esta filosofía satisfaga las necesidades crecientes en todo el mundo. En último análisis, la internacionalización de este abordaje inspiró prácticas educativas en todo el mundo. Las organizaciones que defienden la aplicación de Reggio Emilia en las escuelas han crecido en diversos países, mostrando la necesidad de educar a los niños para desarrollarse emocionalmente y cognitivamente en el hacer y pensar visible. <![CDATA[Ens eñary aprender como Estado de búsqueda: diálogos alumno-profesor em el profesorado en un teatro de la UFMG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000200351&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This article presents the history and framework of the Reggio Emilia philosophy, an educational approach to early childhood education that places children as the main participants and protagonists of the curriculum. It also showcases the growing influence of the Reggio Emilia philosophy around the world, through key regional and national organizations. The association of the Emilia fundamental values of the Reggio Emilia with the globally competent soft skills helps this philosophy to overcome the growing need worldwide. Ultimately, the internationalization of this approach has inspired teaching practices all over the world. Within different nations, organizations that advocate the application of Reggio Emilia principles in various schools has grown, prompting a need to educate children to that they will develop emotionally and cognitively, in making thinking visible.<hr/>Resumo: Este artigo apresenta a história e a estrutura da filosofia Reggio Emilia. É uma abordagem educacional para a educação infantil, a qual coloca as crianças como os principais participantes e protagonistas do currículo. O artigo também mostra a crescente influência da filosofia de Reggio Emilia em todo o mundo por meio de organizações regionais e nacionais. A associação dos valores fundamentais de Reggio Emilia lida com habilidades sensíveis globalmente competentes, o que contribui para que esta filosofia supra as necessidades crescentes em todo o mundo. Em última análise, a internacionalização desta abordagem inspirou práticas de ensino em todo o mundo. Dentro de diferentes nações, organizações que defendem a aplicação de Reggio Emilia em várias escolas têm crescido, solicitando a necessidade de educar as crianças para se desenvolver emocionalmente e cognitivamente no fazer pensar visível.<hr/>Resumen: Este artículo presenta la historia y la estructura de la filosofía Reggio Emilia. Es un enfoque educacional para la educación infantil que coloca a los niños como los principales participantes y protagonistas del currículo. El artículo también muestra la creciente influencia de la filosofía de Reggio Emilia en todo el mundo por medio de organizaciones clave regionales y nacionales. La asociación de los valores fundamentales de Reggio Emilia trabaja con habilidades sensibles globalmente competentes, lo que contribuye para que esta filosofía satisfaga las necesidades crecientes en todo el mundo. En último análisis, la internacionalización de este abordaje inspiró prácticas educativas en todo el mundo. Las organizaciones que defienden la aplicación de Reggio Emilia en las escuelas han crecido en diversos países, mostrando la necesidad de educar a los niños para desarrollarse emocionalmente y cognitivamente en el hacer y pensar visible.