Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420160003&lang=es vol. 16 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Financiamiento de la educación básica en el nuevo Plan Nacional de Educación: progreso, dilemas y perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300361&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O financiamento da educação adquiriu centralidade no debate educacional contemporâneo, sobretudo com a introdução da política de Fundo no Brasil após meados dos anos 1990. O presente artigo propôs, então, analisar aspectos centrais referentes ao financiamento da educação básica na formulação/aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Para tal, valeu-se de pesquisa bibliográfica e documental concernente à temática em tela. Inicialmente, recupera a trajetória histórica dos intentos de constituição de um PNE no Brasil, bem como trata da questão do financiamento da educação no PNE I. Na sequência, apresenta as principais deliberações da Conferência Nacional de Educação (CONAE/2010) sobre o financiamento, consensuadas e expressas no seu Documento Final. Por fim, examina o financiamento da educação básica no contexto do atual PNE II, da sua exaustiva tramitação à aprovação final, desvelando os avanços conquistados e os retrocessos sofridos, na perspectiva de uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade para todos.<hr/>Abstract: Education funding has become central to the contemporary educational debate, especially with the introduction of the Fund policy in Brazil in the mid-1990s. This article proposes to analyze key aspects related to the funding of basic education in the formulation/approval of the new National Education Plan (PNE). To this end, it uses bibliographic and documentary research on the subject. It starts by recovering the historical trajectory of attempts to form a PNE in Brazil, and goes on to address question of education funding in the PNE I. It then presents the key decisions of the National Conference on Education (CONAE/2010) in relation to funding, mutually agreed and expressed in its Final Document. Finally, it examines the funding of basic education in the context of the current PNE II, and its comprehensive processing through to the final approval, revealing the progress made and the setbacks suffered, from the perspective of a public, secular, free, quality education for all.<hr/>Resumen: El financiamiento de la educación se convirtió en el centro del debate educativo contemporáneo, especialmente con la introducción de la política de Fondo en Brasil después de mediados de 1990. El presente artículo se propuso analizar los aspectos clave relacionados con la financiación de la educación básica en la formulación/aprobación del nuevo Plan Nacional de Educación (PNE). Con este fin, se utilizó investigación bibliográfica y documental en relación a la materia en cuestión. Inicialmente, se recupera la trayectoria histórica de las tentativas de constitución de un PNE en Brasil, y se llega a la cuestión de la financiación en la educación en el PNE I. A continuación se presentan las principales decisiones de la Conferencia Nacional de Educación (CONAE/2010) sobre la financiación, consensuales y expresadas en su documento final. Por último, se examina la financiación de la educación básica en el contexto del actual PNE II, su tratamiento integral hasta la aprobación definitiva, que revela los avances y los retrocesos que sufrió con miras a una educación pública, laica, gratuita y de calidad para todos. <![CDATA[El Índice de Desarrollo de la Educación Básica y la Incidência de la Pobreza em las pequenas ciudades del Sur de Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300383&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A interferência das condições sociais no rendimento escolar não é novidade para a ciência. O que motiva esta investigação é a insuficiência de estudos quantitativos com os dados disponibilizados pelo IBGE e INEP referentes à educação e às condições sociais da população brasileira como ferramentas de planejamento da gestão pública. O objetivo foi analisar em que medida e intensidade as condições sociais interferem no rendimento escolar. Para tanto foi utilizado regressão linear entre as variáveis: Incidência de Pobreza e Valor médio de IDEB para municípios com menos de 10 mil habitantes e que apresentam ambas as variáveis na Região Sul do Brasil. Como resultado, os valores indicam que há uma relação inversamente proporcional, demonstrando que, conforme aumentam os valores da Incidência de Pobreza, diminuem os valores Médios do IDEB. Outro aspecto revelado na pesquisa é a diferença entre os resultados da Região Sul e da análise de cada Unidade Federativa que compõem a Região em separado, indicando fragilidade das análises estatísticas de grande proporção.<hr/>Abstract: The influence of social conditions on school performance is not new to science. This research was prompted by the lack of quantitative studies with data released by the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) and INEP (Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research) relating to education and the social conditions of the Brazilian population as a public management planning tool. The objective was to analyze the extent to which social conditions affect school performance. For this, we used linear regression between the variables Poverty Incidence and Average value of IDEB (Basic Education Development Index), for municipalities in southern Brazil with less than 10,000 inhabitants and that present both variables. As a result, the values indicate that there is an inverse relationship, showing that as the values for Incidence of Poverty increased, the Mean values of the IDEB decreased. Another aspect revealed in the survey is the difference between the results for the South region and the analysis of each Federal Unit that comprises the Region separately, indicating a weakness in large proportion statistical analyses.<hr/>Resumen: La interferencia de las condiciones sociales en el rendimiento escolar no es nueva para la ciencia. Lo que nos motiva en esta investigación es la falta de estudios cuantitativos con los datos publicados por el IBGE y el INEP relacionados a la educación y a las condiciones sociales de la población brasileña como herramientas de planificación de la gestión pública. El objetivo fue analizar en qué medida e intensidad las condiciones sociales interfieren en el rendimiento escolar. Para ello se utilizó la regresión lineal entre las variables de incidencia de la pobreza y el valor promedio del IDEB para los municipios con menos de 10.000 habitantes y que presentan ambas variables en la Región Sur de Brasil. Como resultado, los valores indican que existe una relación inversamente proporcional, lo que demuestra que conforme aumentan los valores de incidencia de la pobreza, disminuyen los valores medios del IDEB. Otro aspecto revelado en la encuesta es la diferencia entre los resultados de la Región Sur y el análisis de cada Unidad de la Federación que compone la Región por separado, indicando la fragilidad de los análisis estadísticos de gran proporción. <![CDATA[El trabajo de los profesores de la escuela pública de Niterói: límites de la precariedad o la precariedad sin límites]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300399&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, recorte de uma tese de doutorado em Educação, objetivou-se perscrutar o contexto de atuação dos professores de Língua Portuguesa de três escolas municipais de Niterói-RJ, procurando entender as condições concretas de realização de seu trabalho, seus limites e suas possibilidades, de acordo com as versões da realidade produzidas pelos próprios professores. Para tanto, no referencial teórico, lançou-se mão do materialismo histórico e dialético e da teoria da enunciação, de fundamentação bakhtiniana, os quais também guiaram a metodologia adotada. Como dispositivos enunciativos, utilizaram-se questionários semiestruturados, grupos focais e entrevistas individuais. Como resultado, destacou-se o panorama de sucateamento das escolas públicas e de precarização das condições de vida e de trabalho dos docentes, decorrente do próprio acirramento das relações materiais e não materiais na realidade em que atuam.<hr/>Abstract: This article, which is part of a doctorate thesis in Education, examines the working context of Portuguese Language teachers at three public schools in Niterói-Rio de Janeiro, seeking to understand the specific conditions in which they carrying out their work, their limits and their possibilities, according to the versions of reality produced by the teachers themselves. For the theoretical framework, we used dialectical and historical materialism and the theory of enunciation, based on Bakhtin, which also guided the methodology adopted. As enunciative devices, we used semi-structured questionnaires, focus groups and individual interviews. As a result, we highlight the scenario of scrapping of public schools, and the precarious conditions in which the teachers live and work, due to the changes in material and non-material relations in the reality in which they work.<hr/>Resumen: Este artículo, parte de una tesis doctoral en Educación, está destinado a examinar el contexto del desempeño de los profesores de Lengua Portuguesa de tres escuelas públicas en Niterói-RJ, tratando de entender las condiciones específicas para llevar a cabo su trabajo, sus límites y sus posibilidades, de acuerdo con las versiones de la realidad producidas por los propios profesores. Con este fin, en el marco teórico, se empleó el materialismo dialéctico e histórico y la teoría de la enunciación, de fundamentación bajtiniana, que también guiaron la metodología adoptada. Como dispositivos enunciativos se usaron cuestionarios semiestructurados, grupos focales y entrevistas individuales. Como resultado de ello, lo más destacado fue la visión general de desguace de las escuelas públicas y las precarias condiciones de vida y trabajo de los profesores, debido a la intensificación de las relaciones materiales y no materiales de la realidad en la que trabajan. <![CDATA[La educación a distancia y la formación del profesorado en la UFT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300426&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste estudo apresentam-se algumas considerações sobre a formação docente a distância, em contexto de expansão e interiorização da educação superior. Buscam-se, a partir da história e da formação a distância, compreender e refletir sobre as mudanças e as transformações no âmbito das políticas de formação de professores nas IES e suas implicações, mais especificamente na UFT. A metodologia adotada recorre às fontes bibliográficas, documentais e entrevistas. Os resultados evidenciam que houve um aumento significativo de oferta de cursos de licenciaturas a distância no Tocantins, contudo muitos desafios precisam ser superados no sentido de ampliar o acesso e garantir a qualidade na formação docente.<hr/>Abstract: This work presents some considerations about teacher training in distance learning mode, in the context of expansion of higher education. It seeks, based on the history and formation of distance learning, to understand and reflect on the changes and transformations in policies on teacher training in HEIs and their implications, specifically at UFT (Federal University of Tocantins). The methodology adopted uses bibliographic and documentary sources, and interviews. The results show that there was a significant increase in the supply of teacher training courses in distance learning mode in the state of Tocantins. However, there are many challenges to be overcome in order to expand access and ensure quality in teacher training.<hr/>Resumen: Este artículo presenta algunas reflexiones sobre la formación a distancia de profesores en el contexto de la expansión e interiorización de la educación superior. A partir de la historia y de la formación a distancia, se busca comprender y reflexionar sobre los cambios y las transformaciones en el ámbito de las políticas de formación de docentes en las IES y sus implicaciones, más específicamente en la UFT. La metodología adoptada utiliza fuentes bibliográficas, documentales y entrevistas. Los resultados muestran que hubo un aumento significativo en la oferta de cursos de profesorado a distancia en Tocantins; sin embargo, deben superarse muchos retos con el fin de ampliar el acceso y garantizar la calidad en la formación docente. <![CDATA[El profesor reflexivo: una contribución a la epistemología de la práctica y Ala formación del profesorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300439&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o professor reflexivo como impulso à epistemologia da prática, com vistas a subsidiar a formação permanente dos professores, condição indispensável à conquista da qualidade do exercício profissional. O presente trabalho fundamenta-se, primordialmente, em Dewey (1960), Freire (1997), Schön (2000), Pimenta (2002) e Zapata (2004). A metodologia da pesquisa pauta-se em relatos de experiência docente, assentados numa revisão bibliográfica. Sendo assim, espera-se que os resultados obtidos possam evidenciar a relevância do professor reflexivo e da epistemologia da prática no contexto escolar, tendo em vista as contribuições à formação docente e à consequente melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.<hr/>Abstract: This article presents some thoughts on the reflective teacher as the impulse for the epistemology of practice, in order to support the ongoing training of teachers, as an essential condition for achieving quality of professional practice. This work is based primarily on Dewey (1960), Freire (1997), Schön (2000), Pimenta (2002) and Zapata (2004). The research methodology is based on reports of teaching experience, and on a literature review. It is hoped that the results will demonstrate the importance of the reflective teacher and practice of epistemology in the school context, in view of the contributions to teacher training and a consequent improvement of teaching and learning processes.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar algunas reflexiones sobre el profesor reflexivo como impulso a la epistemología de la práctica, con el fin de apoyar la formación continuada de los profesores, condición esencial para la obtención de la calidad en la práctica profesional. Este trabajo se basa principalmente en Dewey (1960), Freire (1997), Schön (2000), Pimenta (2002) y Zapata (2004). La metodología de investigación se pauta en informes de la experiencia docente, establecidos sobre una revisión de la literatura. Así, se espera que los resultados obtenidos puedan mostrar la relevancia del profesor reflexivo y de la práctica de la epistemología en el contexto de la escuela, considerando las contribuciones a la formación del profesorado y a la consiguiente mejoría de los procesos de enseñanza y aprendizaje. <![CDATA[Bajo la cúpula de las constelaciones: la teoría del actor-red y laenseñanza de la astronomía en el planetario]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300454&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A abrangência e a magnitude dos conteúdos de astronomia despertam a curiosidade de crianças e de adultos, contribuem para a produção de conhecimentos e podem estimular o desenvolvimento de práticas docentes interdisciplinares. Nesse contexto, os Planetários oferecem possibilidades diferenciadas para os processos de ensino e de aprendizagem da astronomia. O objetivo desse artigo é analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental percebem o Planetário nos processos educativos. Para isto utilizamos o quadro teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede (TAR) proposto por Bruno Latour (2012), especialmente a partir do conceito de actante, que pode ser um agente humano ou não humano. Os actantes podem assumir dois papéis distintos: de mediador, quando suas ações/associações na rede promovem mudanças; ou o de intermediário, quando o agente apenas transmite/reproduz as ações/associações existentes sem modificar as redes e os outros actantes. Assim, nos interessa responder à seguinte pergunta norteadora: em quais situações os professores concebem o Planetário como mediador dos processos de ensino e aprendizagem de astronomia ou como intermediário destes processos? Inicialmente, com o intuito de aproximação à temática, realizamos uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre o ensino de astronomia. A seguir, examinamos 97 questionários dos professores dos diferentes níveis de ensino que frequentaram o Planetário com suas turmas durante o ano de 2014. Os resultados indicam que os professores dos anos iniciais, ao agirem de forma planejada e intencional no ensino de conteúdos de astronomia, percebem o Planetário como mediador, segundo a Teoria Ator-Rede, uma vez que, nestas situações, o Planetário - um dispositivo não humano - influencia, modifica e organiza as ações de ensino e aprendizagem de astronomia.<hr/>Abstract: The scope and magnitude of astronomy content stimulate the curiosity of children and adults, contribute to the production of knowledge, and can promote the development of interdisciplinary teaching practices. In this context, Planetariums offer various opportunities for the processes of teaching and learning in astronomy. The aim of this article is to analyze how teachers in the early years of elementary school view the Planetarium in their educational processes. For this, we used the theoretical and methodological framework of the Actor-Network Theory proposed by Bruno Latour (2012), especially from the concept of surfactant, which may be a human or non-human agent. Surfactants can take two distinct roles: mediator, when their actions/associations in the network promote changes, or intermediary, when the agent only transmits/reproduces the actions/existing associations, without modifying the networks and other surfactants. We sought to answer the guiding research question: In what situations do teachers view the Planetarium as mediator of the teaching and learning processes in astronomy, or as an intermediary in these processes? Initially, we conducted an analysis of the National Curriculum Parameters (PCN) on astronomy education. Next, we applied 97 questionnaires to teachers of different educational levels, who attended the Planetarium with their classes during 2014. The results indicate that teachers in the early years, acting in a planned and intentional way in teaching the astronomy content, perceive the Planetarium as a mediator, according to the Actor-Network Theory, as in these situations, the Planetarium - a non-human device - influences, modifies and organizes the educational activities and the learning of astronomy.<hr/>Resumen: El alcance y la magnitud de los contenidos de Astronomía despiertan la curiosidad de niños y adultos, contribuyen a la producción de conocimientos y pueden estimular el desarrollo de prácticas docentes interdisciplinarias. En ese contexto, los Planetarios ofrecen posibilidades diferenciadas para los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Astronomía. El objetivo de ese artículo es analizar cómo los maestros de los años iniciales de la Enseñanza Básica perciben el Planetario en los procesos educativos. Para ello, utilizamos el cuadro teórico y metodológico de la Teoría Actor-Red (ANT) propuesto por Bruno Latour (2012), especialmente a partir del concepto de actante, que puede ser un agente humano o no humano. Los actantes pueden asumir dos papeles distintos: de mediador, cuando sus acciones/asociaciones en la red promueven cambios; o el de intermediario, cuando el agente apenas transmite/reproduce las acciones/asociaciones existentes sin modificar las redes y los otros actantes. Así, nos interesa contestar a la siguiente pregunta conductora: ¿en qué situaciones los maestros conciben el Planetario como mediador de los procesos de enseñanza y aprendizaje de Astronomía o como intermediario de estos procesos? Inicialmente, con el propósito de acercamiento a la temática, realizamos un análisis de los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) sobre la enseñanza de Astronomía. A seguir, examinamos 97 cuestionarios aplicados a los profesores de los diferentes niveles de enseñanza que frecuentaron el Planetario con sus grupos durante el año 2014. Los resultados indican que los maestros de los años iniciales, al actuar de forma planeada e intencional en la enseñanza de contenidos de Astronomía, consideran el Planetario como mediador, según la Teoría Actor-Red, ya que en estas situaciones el Planetario - un dispositivo no humano - influencia, modifica y organiza las acciones de enseñanza y aprendizaje de Astronomía. <![CDATA[Las concepciones de los profesores del aula común sobre el servicio educativo especializado y los procesos de escolarización de los estudiantes con discapacidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300471&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho objetiva apresentar e analisar as concepções das professoras da Sala Comum sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Para a construção dos dados, utilizou-se a aplicação de questionários a 144 docentes do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Joinville e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Franco (2012). Os resultados indicam que as professores da Sala Comum, de forma expressiva - 133 (92%) -, acreditam no AEE nas SRM como potencializador de aprendizagem e desenvolvimento. No entanto, essas questões se apresentam mescladas com os desafios que as professoras da Sala Comum vivenciam no cotidiano do trabalho docente e, de forma específica, na relação com os alunos público-alvo da Educação Especial. Evidenciou-se ainda, falta de comunicação entre o professor da Sala Comum e o professor da SRM, já que a troca de informações entre os docentes se dá em uma relação unilateral. Na concepção das docentes da Sala Comum, é a professora especializada que deve encontrar soluções para as diferenças no processo de escolarização dos estudantes que frequentam o AEE. Conclui-se que é necessário maior diálogo entre os profissionais envolvidos neste processo, assim como maior entendimento das funções do próprio professor especializado.<hr/>Abstract: This paper presents and analyze the perceptions of Common Classroom teachers in relation to the Specialized Educational Service (SES) in Multifunctional Resource Classrooms (MRC). For the data construction, questionnaires were applied to 144 teachers working with 1st to 5th years in the Joinville public school network. The data were analyzed using Franco's content analysis (2012). The results indicate that Common Classroom teachers significantly - 133 (92%) - believe that the SES in MRC maximizes learning and development. However, this issues appear mixed with numerous challenges that Common Classroom teachers face in their daily teaching work, and specifically, with students who are the target public of Special Education. It was also evidenced that there is a lack of communication between the Common Classroom teacher and the MRC teacher, as the exchange of information between these teachers is one-sided. In the concept of Common Classroom teachers, it is the specialized teacher who must find solutions to the differences in the school process of students who attend the SES. We conclude that more dialogue is needed among the professionals involved in this process, as well as a greater understanding of the role of the specialized teacher.<hr/>Resumen: Este estudio tiene como objetivo presentar y analizar las concepciones de los profesores de Aula Común sobre el Servicio Educativo Especializado (SEE) en Salas de Recursos Multifuncionales (SRM). Para la construcción de los datos se aplicaron cuestionarios a 144 docentes del 1º al 5º año de la Red Municipal de Enseñanza de Joinville y los datos se analizaron mediante análisis de contenido de Franco (2012). Los resultados indican que los profesores de Aula Común, de manera expresiva - 133 (92%) - confían en el SEE en las SRM como un servicio que potencializa el aprendizaje y el desarrollo. Sin embargo, estos problemas se presentan mezclados con los retos que las profesoras vivencian en su trabajo docente en el Aula Común diariamente, y específicamente en relación a los estudiantes que son el público destinatario de la Educación Especial. Se demostró también la falta de comunicación entre el profesor del Aula Común y el profesor del SRM, ya que el intercambio de información entre los dos se da en una relación unilateral. Desde el punto de vista de las docentes del Aula Común, es la profesora especializada quien debe encontrar soluciones para las diferencias en el proceso educativo de los alumnos que asisten al SEE. Se llega a la conclusión de que se requiere un mayor diálogo entre los profesionales involucrados en este proceso, así como una mayor comprensión de las funciones del propio profesor especializado. <![CDATA[La aparición del sentimieto de infancia en Brasil y el cuidado con los niños]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300491&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O cuidado com crianças e adolescentes tem se apresentado como um movimento que é fruto de anos de luta e conscientização. No Brasil essa luta ainda é constante, especialmente no que se refere ao cuidado com a criança em desvantagem social, pois esta, além das dificuldades provenientes do fato de ser criança, enfrenta também as de diferença de classe. A pesquisa bibliográfica de abordagem dialética tem como objetivo compreender por meio de um estudo histórico, que se restringiu aos séculos XIX e XX, o desenvolvimento do sentimento de infância na realidade brasileira e o desenrolar desse sentimento e do reconhecimento de direitos de crianças e adolescentes até os dias atuais. Pretende ainda perceber em que medida o alcance desses direitos é realmente universal ou se destina apenas à parte dessa população. Apesar dos avanços alcançados em relação ao reconhecimento de direitos de crianças e adolescentes, muito ainda é preciso ser feito, especialmente no que diz respeito à criança em desvantagem social.<hr/>Abstract: The care of children and adolescents has been part of a movement that did not arise suddenly, but was the result of years of struggle and awareness. In Brazil, this fight is still ongoing, especially when it comes to caring for socially disadvantaged children, as besides the difficulties experienced by all children, this population also faces class difference. The literature review, with a dialectical approach, aims to understand through a historical study, which is restricted to the nineteenth and twentieth centuries, the development of childhood sentiment in the Brazilian reality and the development of this sentiment, and the recognition of the rights of children and adolescents up to the present day. It also seeks to understand whether these rights are indeed universal, or only intended for part of this population. Despite the progress made in the recognition of the rights of children and adolescents, there is still much to be done, especially when in regard to socially disadvantaged children.<hr/>Resumen: El cuidado con los niños y adolescentes ha sido parte de un movimiento que no surgió de repente, sino que es el resultado de años de lucha y concienciación. En Brasil esta lucha sigue siendo constante, sobre todo cuando se trata de cuidar a los niños en desventaja social, puesto que ellos, más allá de las dificultades derivadas del hecho de ser niños, también se enfrentan a la diferencia de clases. La investigación bibliográfica de enfoque dialéctico tiene como objetivo comprender, a través de un estudio histórico que se limita a los siglos XIX y XX, el desarrollo de los sentimientos de niñez en la realidad brasileña y el desarrollo de este sentimiento y del reconocimiento de los derechos de los niños y adolescentes hasta nuestros días. También tiene como objetivo comprender en qué medida el alcance de estos derechos es de hecho universal, o si la intención es alcanzar solo a una parte de esta población. A pesar de los progresos realizados en relación al reconocimiento de los derechos de los niños y adolescentes, todavía queda mucho por hacer, sobre todo con respecto a los niños en situación de desventaja social. <![CDATA[La metodología de proyectos y el desafío en la elaboración de nuevas posibilidades de propuestas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300518&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As demandas da sociedade e o desencadeamento das transformações decorrentes destas no campo da Educação têm sido tema de constantes debates, principalmente ao abordar a Formação de Docentes e a prática Pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos educacionais. Desta forma, os processos relacionados ao ato de ensinar e aprender também precisam estar em constante análise e reflexão, pois precisam estar em consonância com os novos paradigmas. Neste contexto, esta pesquisadora, integrante do Grupo PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, na Linha de pesquisa - Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, optou por investigar: Quais os elementos estruturantes na Metodologia de Projetos para uma formação que subsidie e que atenda ao paradigma da complexidade? Esta pesquisa-ação de natureza qualitativa é parte do projeto de Formação Pedagógica do Professor Universitário do grupo PEFOP numa pesquisa-ação que foi realizada em quatorze encontros, por meio de Seminário aprofundamento da linha de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores (Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Para este estudo, tomou-se como problema: Quais são os elementos estruturantes necessários para uma proposta de Metodologia de Projetos para uma formação que atenda ao paradigma da complexidade? Como objetivo o processo investigativo buscou considerar nas discussões e nas reflexões quais os desafios apresentados pelos participantes, visando a um olhar sobre os dados obtidos na pesquisa, que possibilitem uma reflexão dialógica, criativa e cooperativa, apontando para uma ação colaborativa e transformadora nas práticas pedagógicas e fornecendo subsídios aos professores, por meio da Metodologia de Projetos (Behens, 2016) e seus elementos estruturantes, consolidando seu fazer docente.<hr/>Abstract: The demands of society and the unleashing of the changes resulting from them, in the field of education, has been the subject of constant debates, especially when it comes to Teacher Training and Educational Practice developed in different educational contexts. Thus, processes related to the act of teaching and learning must also be in constant analysis and reflection, because they need to be in line with the new paradigms. In this context, this researcher, a member of the PEFOP (Educational Paradigms and Teacher Training group), which is part of the line of research Theory and Teaching Practice in Teacher Education, chose to investigate the following question: What are the structural elements in the Project Methodology for training that support and meets the paradigm of complexity? This qualitative action research is part of the Pedagogical University Teacher Training project of the PEFOP, in an action research that was conducted in fourteen meetings, through the Seminar to deepen the line of research Theory and Teaching Practice in Teacher Education (PhD), the Graduate Program in Education (PPGE). For this study, it investigates the following research problem: What structural elements are necessary for a proposed Project Methodology for training that is in accordance with the paradigm of complexity? The objective of the research process was to consider, through the discussions and reflections, the challenges presented by the participants, and to analyze the data obtained in the research that enable a dialogic, creative and cooperative reflection, pointing to a collaborative and transformative action in pedagogical practice, and providing support to teachers through the Project Methodology (Behens, 2016) and its structural elements, consolidating its teaching practice.<hr/>Resumen: Las demandas de la sociedad y el desencadenamiento de las modificaciones resultantes de las mismas en el campo de la educación ha sido motivo de debate continuo, especialmente al tratar la formación del profesorado y la práctica pedagógica desarrollada en diferentes contextos educativos. De este modo, los procesos relacionados con el acto de la enseñanza y el aprendizaje también tienen que someterse a análisis y reflexión constante, ya que deben estar en consonancia con los nuevos paradigmas. En este contexto, esta investigadora, miembro del Grupo PEFOP - Paradigmas Educacionales y Formación de Profesores -, en la línea de investigación de Teoría y Práctica Pedagógica en la Formación del Profesorado, decidió investigar: ¿Cuáles son los elementos estructurales en la Metodología de Proyectos para una formación que fundamente y que atienda al paradigma de la complejidad? Esta investigación acción de carácter cualitativo es parte del proyecto de Formación Pedagógica del Profesor Universitario del grupo PEFOP, en una investigación acción que fue realizada en catorce reuniones a través de un Seminario de profundización en la línea de Práctica Pedagógica en la Formación del Profesorado (PhD), del Programa de Estudios de Posgrado en Educación (PPGE). Para este estudio se analizó el problema: ¿Cuáles son los elementos estructurales necesarios para una propuesta de Metodología de Proyectos para una formación que cumpla con el paradigma de la complejidad? Como objetivo del proceso investigativo se buscó considerar en las discusiones y en las reflexiones, cuáles son los desafíos planteados por los participantes, apuntando a una comprensión de los datos obtenidos en la investigación que permitan una reflexión dialógica, creativa y cooperativa, dirigida a una acción de colaboración y de transformación en las prácticas pedagógicas, proporcionando apoyo a los profesores a través de la Metodología del Proyecto (Behrens, 2016) y sus elementos estructurales, consolidando su hacer docente. <![CDATA[Desarrollo de uma comprensión intuitiva y probabilística de niveles de significancia estadística α = 0,05 eα = 0,01]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300534&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: The purpose of this article is to describe a modeling approach to help students develop a conceptual understanding of statistical significance levels, through discovery based on their own observations as they play the role of data detectives. I wish I could claim this clever idea as my own original thought, but in fact, Eckert (1994) outlined a similar activity. A few years later, Roxy Peck demonstrated a slightly different version of this activity in an Advanced Placement Statistics meeting. I have been using various versions of this modeling approach over the years, in my various statistics and quantitative inquiry courses at undergraduate and graduate levels.<hr/>Resumo: O objetivo deste artigo é descrever uma abordagem de modelagem para ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão conceitual dos níveis de significância estatística por meio de descoberta com base em suas próprias observações quando eles desempenham o papel de detetives de dados. Gostaria de poder promover esta ideia inteligente como minha, mas, na verdade, Eckert (1994) delineou uma atividade similar. Alguns anos mais tarde Roxy Peck demonstrou uma versão ligeiramente diferente dessa atividade em um encontro sobre Métodos Estatísticos Avançados. Tenho utilizado várias versões desta abordagem de modelagem ao longo dos anos em meus vários cursos de estatísticas e pesquisa quantitativa nos níveis de graduação e pós-graduação.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es describir un abordaje de modelado para ayudar a los alumnos a desarrollar una comprensión conceptual de los niveles de significancia estadística por medio del descubrimiento en base a sus propias observaciones cuando desempeñan el rol de detectives de datos. Me gustaría poder promover esta idea inteligente como mía, pero la verdad es que Eckert (1994) delineó una actividad similar. Algunos años más tarde Roxy Peck demostró una versión ligeramente distinta de esa actividad en un encuentro sobre Métodos Estadísticos Avanzados. A lo largo de los años he utilizado diversas versiones de este abordaje de modelado en mis varios cursos de estadísticas e investigación cuantitativa en los niveles de grado y posgrado. <![CDATA[Un trabajo de simulación de operaciones bancarias en un escenario investigativo con estudiantes de los años iniciales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142016000300541&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Com o presente relato de experiência, teve-se como objetivo investigar o potencial pedagógico possibilitado pela adoção de um cenário investigativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em aulas de Matemática. Para isso, foram trabalhadas atividades envolvendo as quatro operações fundamentais discutidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (adição, subtração, multiplicação e divisão), por meio de simulações de transações comerciais (compras e vendas), a partir da criação de uma moeda fictícia. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de Matemática no período vespertino, de uma turma de 5º ano de uma escola pública localizada no município de Moreira Sales/PR, contando com a participação de 21 alunos, com idades na faixa etária de 9 e 10 anos. Foi criada uma moeda local, denominada pelos alunos de Fisgraus e adquirida inicialmente por meio de uma troca de garrafas do tipo pet. Também foram trabalhados três problemas envolvendo as medidas de volume mililitros (ml) e litros (l), aproveitando, com isso, o recolhimento de tais garrafas pet. Por fim, foi organizado em um dia uma venda de lanches, em que os alunos utilizaram as moedas adquiridas na troca das garrafas pet para a compra destes lanches. A partir da atividade desenvolvida, concluíu-se que o trabalho num cenário investigativo se mostrou um ambiente propício à aprendizagem, uma vez que houve o envolvimento dos alunos. Foi possível diagnosticar algumas das dificuldades apresentadas por eles com relação às quatros operações fundamentais (adição, subtração, divisão e multiplicação). Além disso, proporcionou-se um trabalho autônomo por parte dos alunos nas resoluções dos problemas.<hr/>Abstract: Through this report of experience, we aimed to investigate the pedagogical potential made possible by the adoption of an investigative scenario in the Early Years of Elementary School, in mathematics classes. For this purpose, activities were conducted involving the four fundamental operations discussed in the Early Years of Elementary School (addition, subtraction, multiplication and division), through commercial transaction simulations (purchases and sales), using a fictitious currency that was specially created. The study was conducted during mathematics lessons in the afternoon period of a 5th grade group at a public school in the municipality of Moreira Sales/PR. It involved the participation of 21 students, aged between 9 and 10 years. A local currency was created, called Fisgraus by the students. The currency was initially acquired through an exchange of plastic bottles. Three problems were worked involving milliliters (ml) and liters (1) volume measures, using the collection of plastic bottles for this purpose. Finally, a one-day sale of snacks was organized, in which students used the coins acquired in exchange for plastic bottles, to buy snacks. Based on the activity developed, we conclude that the work in an investigative scenario provided an ideal learning environment, with good student involvement. It was possible to diagnose some of the difficulties presented by the students with respect to the four fundamental operations (addition, subtraction, division and multiplication). In addition, it enabled the students to work autonomously at problem-solving.<hr/>Resumen: Con este relato de experiencia tuvimos como objetivo investigar el potencial pedagógico posible gracias a la adopción de un escenario de investigación en los primeros años de educación básica para las clases de Matemáticas. Para ello se realizaron actividades que involucraban las cuatro operaciones fundamentales trabajadas en los años de la educación básica inicial (suma, resta, multiplicación y división), a través de simulaciones de transacciones comerciales (compras y ventas), a partir de la creación de una moneda ficticia. El estudio se realizó durante las clases de Matemáticas por la tarde, con un grupo del quinto año de una escuela pública en el municipio de Moreira Sales / PR, con la participación de 21 estudiantes con edades comprendidas entre 9 y 10 años. Fue creada una moneda local llamada por los estudiantes de Fisgraus y adquirida inicialmente a través de un intercambio de botellas de plástico. También fueron trabajados tres problemas que incluían las medidas de volumen mililitros (ml) y litros (l), aprovechando con eso la recogida de este tipo de botellas de plástico. Por último, se organizó en un día una venta de aperitivos, en el que los estudiantes utilizaron las monedas adquiridas a cambio de botellas de plástico para la compra de estos bocadillos. A partir de la actividad realizada, concluimos que el trabajo en un escenario investigativo se mostró un ambiente propicio para el aprendizaje, ya que fue fundamental la participación de los estudiantes. Fue posible diagnosticar algunas de las dificultades que presentaban con respecto a las cuatro operaciones fundamentales (suma, resta, multiplicación y división). Además, se proporcionó un trabajo autónomo por parte de los alumnos en la resolución de los problemas.