Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420170001&lang=pt vol. 17 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: VIVÊNCIAS E NECESSIDADES PERCEBIDAS POR LICENCIANDOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo apresenta vivências de formação de licenciandos, a partir de suas experiências acadêmicas na relação entre a instituição formadora e a escola, entre a vida estudantil e pessoal, as relações interpessoais entre os sujeitos envolvidos, entre a teoria e a prática e as demandas de formação. Participaram do estudo qualitativo, em 2012, sessenta e oito licenciandos de uma instituição privada do Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, tratado com análise de conteúdo, do qual se apresenta a categoria emergida: vivências e necessidades de formação percebidas na licenciatura. Como resultados, destacam-se, principalmente, as experiências positivas de autoavaliação sobre atuação nos estágios; a construção de uma identidade profissional; os desafios pessoais e acadêmicos durante a formação; as discrepâncias entre teoria e prática; a falta de apoio dos professores da escola; a necessidade de maior carga horária com a prática; os sentimentos de instabilidade e a desvalorização profissional. Sugere-se a adequação dos enfoques formativos com as demandas contextuais, desenvolvimento de temáticas relacionadas ao mal-estar e bem-estar docente nos cursos de licenciatura, institucionalização de apoios aos licenciandos e otimização dos processos de interação entre instituições e sujeitos envolvidos nesse processo formativo.<hr/>Abstract: The article presents the training experiences of undergraduates, based on their academic experiences of the relationship between the training institution and the school, between the academic and the personal life, the interpersonal relations between the individuals involved, between theory and practice, and the demands of the training. Sixty-eight undergraduates from a private institution Paraná State participated in the qualitative study, in 2012. Data were collected through a questionnaire, and submitted to content analysis, from which the emerging category is presented: perceived experiences and training needs of the licentiate degree. As results, we highlight, in particular, the positive experiences of self-evaluation of performance in stages; building a professional identity; personal and academic challenges during training; discrepancies between theory and practice; a lack of support from school teachers; the need to incorporate more hours of practice in the timetable; feelings of instability and professional devaluation. It is suggested that training approaches be adapted to meet the contextual demands, the development of themes related to sickness and well-being of students on licentiate degree programs, institutionalization of support for undergraduates, and optimizing processes of interaction between the institutions and individuals involved in this educational process.<hr/>Resumen: El artículo presenta las experiencias de formación de estudiantes de profesorado a partir de sus experiencias académicas en la relación entre la institución docente y la escuela, entre la vida de los estudiantes y la personal, las relaciones interpersonales entre los sujetos involucrados, entre la teoría y la práctica y las demandas de formación. Participaron del estudio cualitativo, en 2012, sesenta y ocho estudiantes de profesorado de una institución privada del Estado de Paraná. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario tratado con análisis de contenido, del cual presentamos la categoría emergida: experiencias y necesidades de formación percibidas en el profesorado. Como resultados, se destacan principalmente las experiencias positivas de autoevaluación sobre la actuación en las prácticas, la construcción de una identidad profesional, los desafíos personales y académicos durante el formación, las discrepancias entre teoría y práctica, la falta de apoyo de los profesores de la escuela, la necesidad de más horas con la práctica, los sentimientos de inestabilidad y la desvalorización profesional. Se sugiere la adecuación de los enfoques de formación a las exigencias del contexto, el desarrollo de temas relacionados al malestar y bienestar docente en los cursos de profesorado, la institucionalización de apoyos a los estudiantes de profesorado y la optimización de los procesos de interacción entre las instituciones y las personas involucradas en este proceso educativo. <![CDATA[IMAGENS DA DOCÊNCIA ENTRE LICENCIANDOS: VISUALIDADES COMUNS E TRANSGRESSORAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por objetivo dar visibilidade às representações da docência que estão se construindo entre licenciandos em um contexto de desprofissionalização e excesso de informação/imagens que afetam nossos modos de pensar, agir e aprender. A investigação, realizada com licenciandos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situa-se no âmbito dos Estudos Culturais, mais precisamente no campo da Cultura Visual, compreendendo o visual como lugar de interação social, no qual transitam enunciados conflitantes em meio a processos de identificação. Os resultados alcançados apontam para uma visualidade comum atrelada à missão docente vocacional. Junto a essa visualidade comum também emergem outras que sinalizam um modo transgressor de ver e ver-se na docência. <hr/>Abstract: This paper aims to give visibility to the representations of teaching that are being built among degree students, in a context in which this profession is attributed with low social status and excess information/images that affect our ways of thinking, acting and learning. This research, conducted with students of Universidade Federal da Paraiba (UFPB), is in the field of Cultural Studies, specifically, the field of Visual Culture. Visual is understood as a place of social interaction, which covers conflicting statements, in processes of identification. The results confirm the existence of a common visuality, linked to the vocational teaching mission. Alongside this common visuality, others emerge, that signal a transgressive way of seeing and being seen in teaching.<hr/>Resumen: Este trabajo tiene por objetivo dar visibilidad a las representaciones de la docencia que estudiantes de los cursos de profesorado están construyendo en un contexto de desvalorización profesional y exceso de información/imágenes que afectan nuestros modos de pensar, aprender y actuar. La investigación, realizada con estudiantes de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), se basa en los Estudios Culturales, más precisamente en el campo de la Cultura Visual, por entender lo visual como un lugar de interacción social por donde circulan enunciados conflictivos en medio a procesos de identificación. Los resultados apuntan hacia una visualidad común que se relaciona con la misión docente vocacional. Junto a esa visualidad común también emergen otras que indican un modo transgresor de ver y verse en la docencia. <![CDATA[A CONSTRUÇÃO CURRICULAR COLETIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Em tempos de assunção do paradigma da inclusão como norteador das práticas educativas, a formação do professor tem sido problematizada. Um dos desafios quando se pensa a proposição de uma formação de professores é a construção de um currículo de formação que atenda à heterogeneidade profissional. Este trabalho teve por objetivo acompanhar a elaboração do currículo de um curso de formação de professores na perspectiva inclusiva e seus efeitos, à luz da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Referenciaram-se os procedimentos realizados neste estudo pela pesquisa-ação colaborativo-crítica. O grupo de sujeitos da pesquisa foi composto por 22 professoras das redes públicas estadual de Sergipe e municipal de um município da Grande Aracaju, entre professores da sala comum e do atendimento educacional especializado (AEE). Como resultados, foram eleitas três temáticas principais a serem contempladas no currículo: Comunicação Alternativa, Adaptação/Flexibilização Curricular e Práticas Pedagógicas Inclusivas. As demais temáticas seriam levantadas, imprevisivelmente, de acordo com as necessidades que emergissem do/pelo processo. Os preceitos da pesquisa-ação convergiram para a construção de um currículo materializado a partir da implicação mútua dos participantes e dos pesquisadores. O olhar esteve dilatado para as demandas que iam surgindo conforme o processo formativo acontecia, dada a imprevisibilidade que a pesquisa-ação assume marcar processos iminentemente humanos, de transformação. Possibilitou-se, assim, que as problematizações lançadas pelo grupo de pesquisadores ecoassem no grupo de sujeitos, levando a um nível mais aprofundando e crítico de reflexão quanto à sua construção docente.<hr/>Abstract: In times when the paradigm of inclusion as assumed as a guiding factor of educational practices, teacher education has been investigated. One of the challenges, when thinking of the proposal of a teacher training, is to design a training curriculum that caters for professional heterogeneity. This study aimed to monitor the development of the curriculum of a teacher training course, from a perspective of inclusion, and its effects in light of critical-collaborative research-action. The procedures carried out in this collaborative-critical action-research are outlined. The group of research subjects was comprised of 22 teachers working in state education networks of the state of Sergipe, and a municipality in Grande Aracaju, including regular classroom teachers and teachers of specialized educational services (ESA). Three main themes were selected, to be covered in the curriculum: Alternative Communication, Curricular Adaptation/Flexibilization, and Inclusive Teaching Practices. The remaining issues would be raised as necessary, according to the needs that emerged from/through the process. Thus, the precepts of the research-action converged to the construction of a curriculum that was designed based on the mutual involvement of the subjects and the researchers. The perspective was broadened to the demands that were emerging during the training process occurred, given the unpredictability that action research assumes in marking human and transformation processes. The investigations launched by the group of researchers were echoed in the group of subjects, leading to a deeper and critical level of reflection about their teaching construction.<hr/>Resumen: En tiempos de asumir el paradigma de la inclusión como orientador de las prácticas educativas, la formación del profesor ha sido problematizada. Cuando se piensa la proposición de una formación de profesores, uno de los desafíos es la construcción de un currículo de formación que atienda a la heterogeneidad profesional. Este trabajo tuvo por objetivo acompañar la elaboración del currículo de un curso de formación de profesores con una perspectiva inclusiva y sus efectos, a la luz de la investigación-acción colaborativo-crítica. Se referenciaron los procedimientos realizados en este estudio por la investigación-acción colaborativo-crítica. El grupo de sujetos de la investigación estuvo compuesto por 22 profesores de las redes públicas estatal de Sergipe y municipal de la Gran Aracaju/Sergipe, entre profesores del aula común y del atendimiento educacional especializado (AEE). Como resultado fueron elegidas colectivamente tres temáticas principales a ser contempladas en el currículo: Comunicación Alternativa, Adaptación/Flexibilización Curricular y Prácticas Pedagógicas Inclusivas. Las demás temáticas serían levantadas imprevisiblemente, de acuerdo con las necesidades que emergieran del/por el proceso. De esta forma, la construcción del currículo por el colectivo de sujetos de la investigación fue propulsora del desencadenamiento de un proceso formativo dado en el movimiento de resignificación de las acciones/reflexiones inmersas en la trama de la educación inclusiva. Los preceptos de la investigación-acción convergieron para crear un currículo materializado a partir de la participación mutua de los participantes y los investigadores. La mirada abarcó las demandas que iban surgiendo conforme se desarrollaba el proceso de formación, dada la imprevisibilidad que asume la investigación-acción al marcar procesos de transformación eminentemente humanos. Así, se hizo posible que las problematizaciones lanzadas por el grupo de investigadores repercutiesen en el grupo de sujetos, lo que lleva la reflexión acerca de su construcción docente a un nivel de más profundización y crítica. <![CDATA[A inclusão na Educação Infantil: o estudo de caso de uma criança com deficiência visual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo se volta para o conhecimento de especificidades do atendimento das necessidades educacionais de uma criança com deficiência visual matriculada na Educação Infantil. Tem como objetivo analisar como ocorre a participação de uma criança cega em processo de inclusão em uma instituição de Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em um grupo de maternal em uma creche do município de Guarulhos, Estado de São Paulo, em que havia uma criança cega matriculada. Pautou-se no caráter qualitativo e se configurou como um estudo de caso, tendo como participantes: uma criança cega, as duas educadoras da turma do maternal, a coordenadora pedagógica e a vice-diretora da instituição. Para a coleta de dados, foram realizadas observações da rotina dessa turma em dois momentos: março e abril de 2012; e junho de 2012. Os instrumentos utilizados para registro dos episódios observados foram gravações em vídeos, fotografias e notas de campo. Posteriormente ao período de observação, entrevistaram-se as duas educadoras da turma, a coordenadora pedagógica e a vice-diretora. Os resultados da pesquisa revelaram a importância e as contribuições da mediação nos processos de ensino e aprendizagem, especificamente, no caso da criança cega. A perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, elaborada por Vygotsky (1897 - 1934), constituiu a base para a discussão.<hr/>Abstract: This article focuses on knowledge of the specifics of catering for the educational needs of a child with visual impairment enrolled in Early Childhood Education. It analyzes how the participation of a blind child occurs, in the process of inclusion in an Early Education institution. The research was conducted with a group of nursery children at a crèche in the municipality of Guarulhos, in the State of São Paulo, where there was a blind child enrolled. It was based on qualitative research, and was configured as a case study. The subjects were: a blind child, two teachers of the nursery class, the educational coordinator, and the deputy director of the institution. For the data collection, routine observations of this class were conducted in two periods: March and April 2012, and June 2012. The episodes observed were recorded in the form of video, photographs and field notes. After the observation period, we interviewed the two classroom teachers, the educational coordinator and deputy director. The results of the research reveal the importance and contributions of mediation in teaching and learning, specifically in the case of the blind child. The cultural-historical perspective of human development, elaborated by Vygotsky (1897 - 1934), was used as the basis for the discussion.<hr/>Resumen: En este artículo se enfoca el conocimiento de particularidades en la atención de las necesidades educativas de un niño con discapacidad visual inscripto en el jardín de infantes. El trabajo tiene como objetivo analizar cómo ocurre la participación de un niño ciego en el proceso de inclusión en una institución de educación temprana. La investigación se llevó a cabo en un grupo de niños en una guardería en la ciudad de Guarulhos, Estado de São Paulo, donde había un niño ciego. Fue realizado como estudio cualitativo y configurado como un caso de estudio, cuyos participantes fueron un niño ciego, los dos maestros de la clase de la guardería, la coordinadora pedagógica y la vicedirectora de la institución. Para recopilar los datos se hicieron observaciones de la rutina de este grupo en dos períodos: marzo y abril de 2012 y junio de 2012. Los instrumentos utilizados para registrar los episodios observados fueron grabaciones de videos, fotografías y notas de campo. Después del período de observación, entrevistamos a las dos profesoras de la clase, a la coordinadora pedagógica y a la vicedirectora. Los resultados del estudio ponen de manifiesto la importancia y la contribución de la mediación en los procesos de enseñanza y aprendizaje, específicamente en el caso del niño ciego. La perspectiva histórico-cultural del desarrollo humano, desarrollada por Vygotsky (1897 - 1934), fue la base para la discusión. <![CDATA[MONTEIRO LOBATO E O IDEÁRIO ESCOLANOVISTA: UM MODELO DE ESCOLA NO <em>SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100094&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O estudo mostra que, com base na obra literária infantil de Monteiro Lobato (1882-1948), o autor dialogava e compartilhava com os pressupostos teórico-metodológicos do ideário escolanovista. Sua aproximação ficou expressa nos livros de literatura destinados às crianças, produzidos na primeira metade do século XX, momento em que esse movimento ganhou repercussão no país. Fundamentamos essa proposição discorrendo sobre o contato estabelecido por Monteiro Lobato com os pressupostos teóricos dessa teoria, bem como mostramos em Serões de Dona Benta, do ano de 1935, como a prática educativa do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” se apropria dos modelos de educação propostos pela Escola Nova. Observamos que a educação desempenhava importante papel na formação moral e intelectual das crianças brasileiras, devido à necessidade de preparar trabalhadores às indústrias e os cidadãos à República. Para garantia dessa formação era necessário um outro modelo pedagógico. Monteiro Lobato teve contato com a nova corrente pedagógica quando publicou artigos que divulgavam essa corrente na Revista do Brasil, com a leitura de livros de autores renovadores e pela amizade mantida com educadores brasileiros ligados à corrente, como Anísio Teixeira. Notamos que Lobato compartilhava dos ideais da Escola Nova pela leitura de seus livros infantis, ao projetar uma escola em que a criança (personagens) participa ativamente do seu processo de aprendizagem, livre para descobrir seus interesses e aprofundá-los quando desejasse. Assim, caberia à professora (Dona Benta) fornecer os meios necessários para que elas pudessem aprender por meio de brincadeiras, ativando a imaginação. Para tanto, os conteúdos científicos se tornariam essenciais à sua formação, a aprendizagem se iniciava pela experimentação e observação por meio dos cinco sentidos e daquilo que a criança vivenciava no seu dia a dia, nesse processo o material escolar tornava-se uma ferramenta imprescindível para a aprendizagem.<hr/>Abstract: This study shows that, based on the children’s work by Monteiro Lobato’s (1882-1948), the author dialogued and shared in the theoretical-methodological premises of the New School ideal. His approach was expressed in works of literature written for children, produced in the first half of the Twentieth Century, when this movement began to spread around the country. We provide the basis for this proposition by discoursing on the contact established by Monteiro Lobato with the theoretical assumptions of this theory, and show, in Serões de Dona Benta from 1935, how the educational practice of “Sitio do Pica-Pau Amarelo” made use of the educational models proposed by the New School. We observe that education played an important role in the moral and intellectual formation of Brazilian children, due to the need to prepare workers for industries and citizens for the Republic. To ensure this formation, another pedagogical model was necessary. Monteiro Lobato had contact with the new pedagogical stream of thought, when he published articles that revealed this stream in the magazine Revista do Brazil, with the reading of books by renovative authors, and through the friendship he maintained with Brazilian educators connected to the stream of thought, such as Anísio Teixeira. We note that Lobato shared the ideas of the New School through the reading of his children’s books. He projected a school in which the child (his infant characters) actively took part in their learning process, and were free to discover their interests, and deepen them when desired. In this scenario, it would be the role of the teacher (Dona Benta) to provide the necessary means for the children to learn through games and imagination. Thus, scientific contents would became essential to the child’s training; learning would be initiated by experimentation and observation, using the five senses, and the children’s experiences in their day-to-day lives, and in this process, the school would become an indispensable tool for learning. <hr/>Resumen: La investigación, basada en textos de literatura infantil de Monteiro Lobato (1882-1948), muestra que este autor dialoga y estuvo de acuerdo con los supuestos teóricos y metodológicos de las ideas de la Escuela Nueva. Su enfoque quedó expresado en libros de literatura para niños escritos en la primera mitad del siglo XX, cuando este movimiento ganó repercusión en Brasil. Basamos esta proposición discurriendo sobre el contacto establecido por Monteiro Lobato con los supuestos teóricos de esta teoría. También mostramos en el texto “Serões de Dona Benta” de 1935 que la práctica educativa del "Sítio do Pica-Pau Amarelo" ya se apropiaba de los modelos de educación propuestos por la Escuela Nueva. Observamos que la educación juega un papel importante en la formación moral e intelectual de los niños brasileños debido a la necesidad de preparar a los trabajadores para las industrias y a los ciudadanos para la República. Para garantizar esta formación se necesitaba otro modelo pedagógico. Monteiro Lobato tuvo contacto con la nueva corriente pedagógica cuando publicó artículos acerca de esta corriente en la “Revista do Brasil”, con la lectura de autores renovadores de libros y por la amistad que mantiene con los educadores brasileños conectados a esta línea de pensamiento, tales como Anísio Teixeira. Observamos que Lobato comparte los ideales de la Escuela Nueva a través de la lectura de sus libros para niños al proyectar una escuela en la que los niños (personajes) participan activamente en el proceso de aprendizaje y son libres para descubrir y profundizar sus intereses cuando así lo desean. De esta manera, es tarea de la maestra (Dona Benta) proporcionar los medios necesarios para que puedan aprender a través del juego y la imaginación. Por lo tanto, el contenido científico se vuelve esencial para su formación, el aprendizaje se inicia por la experimentación y la observación a través de los cinco sentidos y lo que el niño vivencia en su vida diaria. En este proceso los útiles escolares se convierten en una herramienta esencial para el aprendizaje. <![CDATA[Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como lócus de formação de professores da Educação Básica no contexto da oferta de pós-graduação <em>stricto sensu</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem como objetivo central analisar a atuação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - IFs como lócus de formação de professores no contexto da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental buscando analisar as concepções de formação de professores para os IFs. A partir dessas informações, utilizou-se a metodologia de natureza quantitativa, por meio da análise dos dados dos cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Ensino ofertados pelos IFs, visando verificar se a concepção de formação de professores nesses Institutos reflete também na oferta de cursos de pós-graduação. Verificou-se que os Institutos Federais estão atuando na formação continuada de professores no contexto da oferta de pós-graduação stricto sensu, visto que maior parte dos cursos pertence à área de Ensino e 6 dos 7 cursos pesquisados, tem entre seus objetivos a formação docente para educação básica. 92% dos titulados possuem cursos de licenciatura e 85% atuam na docência.<hr/>Abstract: The main objective of this article is to analyze the practices of the Federal Institutes of Education, Science and Technology - Ifs, as teacher training locus in the context of the offer of stricto sensu postgraduate courses. A literature review and documentary research were carried out, seeking to analyze the training concepts of the teachers for IFs. Based on this information, a quantitative methodology was used, analyzing data on stricto sensu postgraduate courses in the teaching area offered by the Ifs, and seeking to determine whether the concept of teacher training in these institutes is also reflected in offer of postgraduate courses. It was found that the Federal Institutes are acting in the professional development of teachers in the context of the offer of strictu sensu postgraduate courses, as the majority of the courses belong to the area of Teaching, and 6 of the 7 courses investigated had, among their objectives, teacher training for basic education. Ninety-two percent of the graduates had undergraduate degrees and eighty-five percent worked in teaching.<hr/>Resumen: El presente artículo tiene como objetivo central analizar la actuación de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología - IFs - como locus de formación de profesores en el contexto de la oferta de cursos de estudios de posgrado stricto sensu. Fue realizada una investigación bibliográfica y documental con el propósito de analizar las concepciones de formación de profesores para los IFs. A partir de esas informaciones se utilizó una metodología de naturaleza cuantitativa, por medio del análisis de los datos de los cursos de posgrado stricto sensu en el área de Enseñanza ofertados por los IFs, con el objetivo de verificar si la concepción de formación de profesores en esos Institutos se refleja también en la oferta de cursos de posgrado. Se verificó que los Institutos Federales están actuando en la formación continua de profesores en el contexto de la oferta de posgrado stricto sensu, visto que la mayor parte de los cursos pertenece al área de Enseñanza y 6 de los 7 cursos investigados tienen de entre sus objetivos la formación docente para la educación básica. El 92% de los titulados posee cursos de profesorado y el 85% actúa en la docencia. <![CDATA[A influência do Capital Cultural e da Violência Simbólica na evasão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100138&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A evasão escolar tem apresentado, ao longo dos anos, números alarmantes nas instituições de ensino do país. No ensino técnico torna-se um problema conhecer as razões desta evasão, fundamentalmente nos cursos pós ensino médio. Este estudo teve como objetivo investigar se o capital cultural dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes e a violência simbólica influenciam na evasão. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório com uma abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por um questionário aplicado a 52 estudantes e uma entrevista com 8 estudantes evadidos. Os dados foram interpretados na perspectiva da análise de conteúdo com base nas teorias de Bourdieu, em especial no conceito de capital cultural e violência simbólica. Através desta pesquisa foi possível identificar que o capital cultural dos estudantes dos cursos subsequentes do IF-SC Campus Criciúma, em relação ao conhecimento prévio da área do curso, tem influência na evasão, e ainda estes estudantes sofrem violência simbólica tanto por parte dos seus colegas, dos docentes e da estrutura curricular dos cursos.<hr/>Abstract: Over the years, dropout rates have shown alarming figures in Brazilian Education Institutions. At the Technical Education Institutions, it is necessary to understand the reasons that drive students to leave, especially post high school courses. The aim of this study was to investigate whether the cultural capital of students on technical courses, and symbolic violence, have any influence on dropout rates. This is an exploratory study, using a qualitative approach, with collection of empirical data through a survey, which was applied to 52 students, and an interview with 8 students who had dropped out. The data were interpreted using Bourdieu's concept of content analysis, in particular, the concept of cultural capital and symbolic violence. Through this research, it was identified that the cultural capital of students on the subsequent courses of the IF-SC's Criciúma Campus, in relation to prior knowledge in the area of the course, had an influence on drop-out rates, and these students also suffer from the symbolic violence, both from their colleagues, teachers, and the curricular structure of the courses.<hr/>Resumen: La evasión escolar ha mostrado, a lo largo de los años, un número alarmante en las instituciones educativas del país. En la instrucción técnica es un problema conocer las razones de esta evasión. Este estudio tuvo como meta investigar si el capital cultural de los estudiantes de los cursos técnicos subsiguientes y la violencia simbólica influenciaron en la evasión. Es una investigación exploratoria de carácter cualitativo, cuyos datos empíricos se recogieron mediante un cuestionario aplicado a 52 estudiantes y una entrevista con 8 estudiantes evadidos. Los datos se comprueban en función del análisis de contenido basado en los conceptos de Bourdieu, especialmente el concepto de capital cultural y violencia simbólica. A través de esta investigación se observó que el capital cultural de los estudiantes de los cursos posteriores del IF-SC Campus Criciuma, en comparación con el conocimiento previo del área del curso, tiene influencia sobre la evasión, y que estos estudiantes sufren violencia simbólica por parte de sus compañeros, de los profesores y de la estructura curricular de los cursos. <![CDATA[GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100160&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esse artigo objetiva descrever os resultados de uma pesquisa que investigou as representações de gênero entre alunos de escola pública, dos anos iniciais do ensino fundamental II. O estudo foi realizado em seis turmas do sexto ano do ensino fundamental, totalizando 226 alunos, dos quais 126 meninos e 100 meninas, entre 10 e 11 anos. Foi solicitado que as crianças expressassem por meio da escrita e do desenho sua opinião a respeito do que é “ser homem” e “ser mulher”. O objetivo era descobrir as representações que esses alunos tinham em relação à questão do gênero. Flagraram-se nessa atividade algumas imagens (desenhos) que trazem as vozes dos alunos acerca do que é “ser homem e o que é ser mulher” na contemporaneidade, carregadas de visões estereotipadas. A partir dos desenhos dos alunos pôde-se pensar sobre os desafios e as potencialidades de se discutir as relações entre diversidade e gênero no espaço escolar, a fim de buscar propostas de ação docente mais efetivas, no sentido de construir outro olhar para a diversidade e alterações das relações de gênero na escola e, portanto, na sociedade. Tarefa, certamente, árdua, mas possível e emergente, pois a desigualdade de gênero implica relações assimétricas de poder. <hr/>Abstract: This article describes the results of a study to investigate gender representations among public school students in the initial years of elementary school II. The study was conducted in six classes of the sixth grade of elementary school, totaling 226 students, including 126 boys and 100 girls aged between 10 and 11 years. The children were asked to express, through written text and drawings, their opinions about what it means to "be a man" and to "be a woman". The aim was to discover the representations held by these students in relation to gender issues. In this activity, some pictures (drawings) are seen that show the students’ perspectives of what it means to "be a man and to be a woman" in the contemporary world, full of stereotyped views. Based on the students’ drawings, we can think about the challenges, and the opportunities to discuss the relationships between diversity and gender at school, in order to search for more effective proposals for teaching action, and build another look at diversity and changes in gender relationships in school, and thus, in society. This is certainly a difficult task, but a possible and emerging one, as gender inequality implies asymmetrical power relations.<hr/>Resumen: Este artículo objetiva describir los resultados de un estudio que investigó las representaciones de género entre alumnos de la escuela pública en los años iniciales de la enseñanza fundamental II. El estudio fue realizado en seis clases del sexto año de la enseñanza fundamental, totalizando 226 alumnos, de los cuales 126 niños y 100 niñas de 10 y 11 años. Se solicitó que los niños expresaran a través de la escritura y del dibujo su opinión a respeto de lo que sería “ser hombre” y “ser mujer”. El objetivo era descubrir las representaciones que esos alumnos tenían en relación a la cuestión de género. Sorprendimos en esa actividad algunas imágenes (dibujos) que traen las voces de los alumnos acerca de “lo que es ser hombre y lo que es ser mujer” en la contemporaneidad, cargadas de visiones estereotipadas. A partir de los dibujos de los alumnos se pudo pensar sobre los desafíos y potencialidades de discutir las relaciones entre diversidad y género en el espacio escolar a fin de buscar propuestas de acción docente más efectivas, en el sentido de construir otra mirada hacia la diversidad y alteraciones de las relaciones de género en la escuela y, por lo tanto, en la sociedad. Es una tarea seguramente ardua, pero posible y emergente, pues la desigualdad de género implica relaciones asimétricas de poder. <![CDATA[PROPOSTAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as propostas educacionais do início do século XX, a partir das contribuições de Taylor, Dewey, Lenin e Gramsci, bem como refletir sobre as influências que estas teorias tiveram na constituição da escola e da educação contemporânea. Para isso, tomamos como principal recurso metodológico a análise das obras dos referidos autores. No início do século XX, a sociedade industrial se consolidou, e a educação passou a ser entendida, pela burguesia, como espaço de reprodução da sociedade. Em contrapartida, desenvolveram-se teorias educacionais que inspiram uma nova escola e uma educação ligada às questões sociais e ao desenvolvimento integral do homem. Neste sentido, o legado deixado pelos embates do início século XX para a educação foram muito significativos, em especial, pelo avanço da educação popular e sua democratização, contribuindo não somente para desenvolvimento da escola pública, leiga, gratuita e obrigatória, mas, também, para o desenvolvimento de novas formas de ensinar e pensar a formação da criança e do trabalhador.<hr/>Abstract: This article analyzes the educational proposals of the early twentieth century, based on the contributions of Dewey, Gramsci, Lenin and Taylor, and reflects on the influences that these theories have had in the constitution of school and contemporary education. The main methodological resource used is the analysis of the works of these authors. In the early twentieth century, the industrial society was consolidated and education came to be seen by the bourgeoisie as a space for the reproduction of society. On the other hand, educational theories were developed that inspired a new school, and an education that was linked to social issues and the integral development of man. Thus, the legacy left by the clashes of the early twentieth century, in the area of education, were very significant, especially for the advancement of mass education and its democratization, not only contributing to the development of secular, free and compulsory public schools, but also to the development of new ways of thinking about teaching and training of children and workers.<hr/>Resumen: Este artículo tiene por objetivo analizar las propuestas educacionales a principios del siglo XX a partir de las contribuciones de Taylor, Dewey, Lenin y Gramsci, así como reflexionar sobre las influencias que estas teorías tuvieron en la constitución de la escuela y de la educación contemporánea. Para eso tomamos como principal recurso metodológico el análisis de las obras de los referidos autores. Al inicio del siglo XX se consolidó la sociedad industrial y la educación pasó a ser entendida por la burguesía como espacio de reproducción de la sociedad. En contrapartida, se desarrollaron teorías educacionales que inspiran una nueva escuela y una educación vinculada a las cuestiones sociales y al desarrollo integral del hombre. En este sentido, el legado dejado para la educación por los embates de principios del siglo XX fue muy significativo, en especial por el avance de la educación popular y su democratización, contribuyendo no solo para el desarrollo de la escuela pública, laica, gratuita y obligatoria, sino también para el desarrollo de nuevas formas de enseñar y pensar la formación de los niños y de los trabajadores. <![CDATA[Quais são minhas competências avaliativas? O processo de criação de um instrumento de autoavaliação para professores do ensino fundamental do Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000100194&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El presente artículo describe el proceso seguido para el diseño de un cuestionario de auto percepción de las competencias evaluativas dirigido a docentes de educación primaria de Chile. Este trabajo corresponde a la fase cualitativa inicial de un estudio mixto de tipo exploratorio, la cual se inició con la realización de una exhaustiva revisión documental de los aportes de destacados autores e instituciones sobre las competencias profesionales docentes, enfocándose específicamente en aquellas relativas a la evaluación, tanto de los aprendizajes de los estudiantes como de las propias prácticas evaluativas. A partir de la revisión teórica se determinaron cuatro tipos de competencias evaluativas (técnica, metodológica, participativa y personal) y se complementaron con los aportes de maestros de educación primaria en ejercicio, recogidos en dos grupos de discusión. El instrumento fue validado por expertos en evaluación y en competencias docentes y posteriormente aplicado a una muestra piloto de profesores, procesos que permitieron generar un cuestionario válido y de calidad para que el profesorado reflexione y se auto evalúe en sus competencias evaluativas.<hr/>Resumo: O presente artigo descreve o processo seguido para a elaboração de um questionário de autopercepção das competências avaliadoras dirigido a docentes de Ensino Fundamental do Chile. Este trabalho corresponde à fase qualitativa inicial de um estudo misto de tipo exploratório, a qual se iniciou com a realização de uma exaustiva revisão documental das contribuições de autores e instituições destacados sobre as competências profissionais docentes, com um enfoque específico naquelas relacionadas com a avaliação, tanto das aprendizagens dos estudantes como das próprias práticas avaliadoras. A partir da revisão teórica, determinaram-se quatro tipos de competências avaliadoras (técnica, metodológica, participativa e pessoal) e se complementaram com as contribuições de professores de Ensino Fundamental em exercício, coletadas em dois grupos de discussão. O instrumento foi validado por expertos em avaliação e em competências docentes e posteriormente aplicado a uma mostra piloto de professores; processos que permitiram criar um questionário válido e de qualidade para que os professores reflitam e se autoavaliem em suas competências avaliadoras.<hr/>Abstract: This article describes the process of designing a questionnaire for primary school teachers in Chile, on the self-perception of evaluation skills. This work corresponds to the initial qualitative phase of a mix-method exploratory study, which began with a comprehensive literature review on the contributions of prominent authors and institutions on professional teaching skills, focusing specifically on those relating to the evaluation of students’ learning and the evaluation of their own teaching practices. From the theoretical review, four types of evaluation skills were determined (technical, methodological, participative and staff). These were complemented by the contributions of practising primary school teachers, collected in two focus groups. The instrument was validated by experts in evaluation and teaching skills, and then applied to a pilot sample of teachers, a process that allowed us to generate a valid and quality questionnaire for teachers to reflect and evaluate their evaluation skills.