Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420170002&lang=pt vol. 17 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Cidadania democrática: a pedagogia das ciências sociais nas escolas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Curricula are historically formed within systems of ideas that describe styles of reasoning, standards and conceptual differences in school practices and their subjects. Curriculum is a practice of social regulation and the effect of power. The question of what curricular history “is” is also a question of the politics of knowledge in disciplinary work (Antunes, 2007; Apple, 1971; Dewey, 1916; Freire, 1993). This study is a critical discourse analysis of how the concept of citizenship/democracy is taught in public schools through the social sciences curriculum as found in the text of social studies standards and selected textbooks, as well as transcripts of interviews with five social studies teachers of a large public middle school in the Southeast United States (Gee and Green, 1998; Hicks, 1995; Luke, 1996; 2004). The researcher described, analyzed, and interpreted documents that included the National and State Social Studies Standards, transcriptions of interviews with five middle school social science teachers, and Geography, Civics and History textbooks used by the school system. The article highlights evidence of our inability to provide a truly democratic citizenship education through three different forums at the public school level: textbooks, standards, and teachers. Moreover, it refers to the importance of the Middle School years and the “in-between” characteristics for moral/social and academic development of students. The types of socially approved knowledge taught in mass educational institutions, such as the public school and the official endorsement of that knowledge, as reflected in social studies standards deserve more attention from researchers and educators to fill a major gap in the literature/analysis of the history of social studies curricula development. The social sciences middle school curriculum would benefit from a focus on its rationale, background needs and organization. It is essential to have educators involved in theory building which will grow out of processing and organizing new information. Teachers and students can commit to coming together and developing frames of reference that we call systems and theories. Each can then be tested for its utility and its power to explain, predict and extend what is known (Antunes, 2007; Apple, 1971; Combs, 1991). As a result of this research, it became clear that the curriculum is a constant work in progress, which through the lens of critical discourse led the researcher to conclude that the establishment of public knowledge is part of the democratic process.<hr/>Resumo: Os currículos são historicamente formados dentro de sistemas de ideias que descrevem estilos de raciocínio, padrões e diferenças conceituais nas práticas escolares e com seus alunos. O currículo é uma prática de regulação social e regulador de poder. Quando se pregunta sobre o histórico do currículo, entende-se que também é uma questão da política do conhecimento no trabalho disciplinar (Antunes, 2007, Apple, 1971, Dewey, 1916, Freire, 1993). Este estudo é uma análise crítica do discurso de como o conceito de cidadania/democracia é ensinado nas escolas públicas, através do currículo de ciências sociais, tal qual encontrado no texto de padrões de estudos sociais e livros escolares selecionados, bem como nas transcrições de entrevistas de cinco educadores de estudos sociais de ensino médio em um sistema escolar público no sudoeste estadunidense (Gee e Green, 1998; Hicks, 1995; Luke, 1996, 2004). Esse conteúdo teórico baseia-se na teoria da Pedagogia Crítica, que focaliza como os currículos escolares são criados na formação do estudante-cidadão. O pesquisador descreveu, analisou e interpretou documentos que incluíam os Padrões Nacionais e Estaduais de Estudos Sociais estadunidenses, transcrições de entrevistas com cinco educadores de ciências sociais de ensino médio e livros didáticos de Geografia, Cívica e História estadunidenses utilizados pelo sistema escolar. A pesquisa destaca as evidências de nossa incapacidade de prover uma educação verdadeiramente democrática de cidadania, através de três foros diferentes no nível da escola pública: livros didáticos, padrões de estudos sociais e professores. Além disso, refere-se à importância dos anos do Ensino Médio e das características “intermediárias” para o desenvolvimento moral/social e acadêmico dos alunos. Os tipos de conhecimento socialmente aprovados e praticados em instituições educacionais (como a escola pública e o endosso oficial desse conhecimento refletido nos padrões de estudos sociais) merecem mais atenção de pesquisadores e educadores para preencher uma lacuna importante na literatura/análise da história de desenvolvimento de currículos de estudos sociais, nesse campo vital de ensino. O currículo de ensino médio de ciências sociais demanda de um foco mais lógico e necessita de uma organização mais qualificada. É essencial ter educadores envolvidos na construção da teoria, que crescerão a partir do processamento e da organização de novas informações. Professores e alunos podem comprometer-se a reunir-se e desenvolver quadros de referência, que se chamam sistemas e teorias. Cada um poderá, então, ser testado para sua utilidade e para seu poder de explicar, prever e estender o que é conhecido (Antunes, 2007, Apple, 1971, Combs, 1991). Entende-se, finalmente, que o resultado dessa pesquisa esclarece que o currículo é um trabalho constante em andamento e que, através da lente do discurso crítico, levou a concluir que o estabelecimento do conhecimento público faz parte do processo social democrático.<hr/>Resumen: Históricamente los currículos se constituyen dentro de sistemas de ideas que describen estilos de razonamiento, patrones y diferencias conceptuales en las prácticas escolares y con los alumnos. El currículo es una práctica de regulación social y regulador de poder. Cuando se pregunta sobre la historia del currículo, se entiende que también es una cuestión de la política del conocimiento en el trabajo disciplinar (Antunes, 2007; Apple, 1971; Dewey, 1916; Freire, 1993). Este estudio es un análisis crítico del discurso de cómo se enseña el concepto de ciudadanía/democracia en las escuelas públicas a través del currículo de ciencias sociales, tal como se encuentra en el texto de modelos de estudios sociales y libros escolares seleccionados, así como en las transcripciones de entrevistas de cinco profesores de estudios sociales de enseñanza secundaria en un sistema escolar público en el sudoeste estadounidense (Gee y Green, 1998; Hicks, 1995; Luke, 1996, 2004). Ese contenido teórico se basa en la teoría de la Pedagogía Crítica, que enfoca la forma en la que se crean los currículos escolares en la formación del estudiante-ciudadano. El investigador describió, analizó e interpretó documentos que incluían los Modelos Nacionales y Estatales de Estudios Sociales estadounidenses, transcripciones de entrevistas con cinco educadores de ciencias sociales de enseñanza secundaria y libros didácticos de Geografía, Educación Cívica e Historia estadunidenses utilizados por el sistema escolar. La investigación destaca las evidencias de nuestra incapacidad de proveer una educación verdaderamente democrática de ciudadanía a través de tres distintos foros a nivel de la escuela pública: libros didácticos, modelos de estudios sociales y profesores. Además, se refiere a la importancia de los años de la Enseñanza Secundaria y de las características “intermediarias” para el desarrollo moral/social y académico de los alumnos. Los tipos de conocimiento socialmente aprobados y practicados en instituciones educacionales (como la escuela pública y el endoso oficial de ese conocimiento reflejado en los patrones de estudios sociales) merecen más atención por parte de investigadores y educadores para llenar un vacío importante en la literatura/análisis de la historia del desarrollo de currículos de estudios sociales, en ese campo vital de la enseñanza. El currículo de enseñanza secundaria de ciencias sociales demanda un foco más lógico y necesita una organización más cualificada. Es esencial que haya educadores involucrados en la construcción de la teoría, que crecerán a partir del procesamiento y de la organización de nuevas informaciones. Profesores y alumnos pueden comprometerse a reunirse y desarrollar cuadros de referencia, que se pueden denominar sistemas y teorías. En ese caso, cada uno podrá ser examinado para comprobar su utilidad y su poder de explicar, prever y extender lo que es conocido (Antunes, 2007; Apple, 1971; Combs, 1991). Por último, se entiende que el resultado de esta investigación esclarece que el currículo es un trabajo en marcha constante y que a través del prisma del discurso crítico, llevó a concluir que el establecimiento del conocimiento público forma parte del proceso social democrático. <![CDATA[A TEORIA DO CAPITAL HUMANO E A CONCEPÇÃO PRODUTIVISTA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EAD EM FOCO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200246&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este texto destina-se a discutir a temática da educação a distância associada à teoria do capital humano. Tem como objeto de análise teórica o contexto econômico neoliberal, a reestruturação produtiva e a relação educação e desenvolvimento que tem como pano de fundo a teoria do capital humano. Os resultados desta análise sugerem a hipótese que não seria possível discutir as atuais políticas voltadas para a educação a distância fora do contexto neoliberal e da teoria do capital humano. E ambos adotam nessa sociedade um sistema intencionalmente desigual, individualista, competitivo, somado a uma concepção economicista de educação que seja apenas capaz de alimentar o processo de acumulação do capital pelas elites. Se se quiserem transformações educacionais qualitativas, é necessário romper com a lógica do capital, modificando radicalmente as relações de poder e do sistema de produção. <hr/>Abstract: This text is discusses the subject of distance education associated with the theory of human capital. Its theoretical objects of analysis are the neoliberal economic context, productive restructuring, and the relationship between education and development, underpinned by the theory of human capital. The results of this analysis suggest that it may not be possible to discuss the current policies for distance education outside the neoliberal context and the theory of human capital. In this society, both adopt a system that is intentionally unequal, individualistic, and competitive, along with an economic concept of education that is merely feeds the process of accumulation of wealth by the elite. If we want quality educational transformation, we must break away from the logic of capital, radically changing the power relations and the production system.<hr/>Resumen: Este texto está destinado a discutir el tema de la educación a distancia asociado a la teoría del capital humano. Tiene como objeto de análisis teórico el contexto económico neoliberal, la reestructuración productiva y la relación entre la educación y el desarrollo con el trasfondo de la teoría del capital humano. Los resultados de este análisis sugieren la hipótesis de que no sería posible discutir las políticas actuales para la educación a distancia fuera del contexto neoliberal y la teoría del capital humano. Y ambos adoptan en esta sociedad un sistema intencionadamente desigual, individualista, competitivo, además de una concepción economicista de la educación que solo es capaz de alimentar el proceso de acumulación de capital por las élites. Si queremos transformaciones educativas de calidad es necesario romper con la lógica del capital, un cambio radical de las relaciones de poder y del sistema de producción. <![CDATA[FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200268&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa as experiências de formação desenvolvidas no Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica - Profocap da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foram analisados um conjunto de documentos institucionais divulgados anualmente, entre 2008 e 2014, por meio dos Relatórios de Gestão. Com base nestes dados, emergiram dois eixos interpretativos: o primeiro situa o Profocap como política institucional para formação pedagógica; o segundo apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do Programa. Constatou-se que o Programa representa uma estratégia para a construção de espaços de formação vinculados às necessidades de qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem e conclui-se sobre a necessidade de um triplo movimento: de ressignificação dos entendimentos sobre a profissão docente, sobre a formação pedagógica e sobre os tempos e espaços de formação.<hr/>Abstract: The article analyzes the training experiences developed as part of the Continuing Education Program in the area of Educational - Profocap of the Federal University of Rio Grande (FURG). It analyzes a set of institutional documents released annually from 2008 to 2014, in the form of Management Reports. Based on these data, two interpretive themes emerged: the first views Profocap as an institutional policy for teacher training; the second presents the actions carried out under the program. We note that the program is a strategy for the construction of training spaces linked to the need to improve the teaching and learning processes. We conclude that there is a need for a triple movement: a reinterpretation of the understandings of the teaching profession in relation to teacher training and the times and spaces of training.<hr/>Resumen: El artículo analiza las experiencias de formación desarrolladas en el Programa de Formación Continuada en el Área Pedagógica- Profocap - de la Universidad Federal de Rio Grande - FURG. Se analizaron un conjunto de documentos institucionales liberados cada año entre 2008 y 2014 a través de los Informes de Gestión. Sobre la base de estos datos surgieron dos ejes interpretativos: el primero es el Profocap como política institucional para la formación de los profesores; en el segundo se presentan las acciones realizadas en el marco del programa. Observamos que el programa es una estrategia para la construcción de espacios de formación vinculados a las necesidades de cualificación de los procesos de enseñanza y aprendizaje, y se sacan conclusiones sobre la necesidad de un triple movimiento: una reinterpretación de los entendimientos sobre la profesión docente, sobre la formación pedagógica y acerca de los tiempos y espacios de formación. <![CDATA[EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E PODER NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200290&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Considerando as reformas educacionais relativas às políticas públicas de Educação Especial, este artigo problematiza a emergência e a operacionalidade da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas inclusivas. Partindo de um estudo de caráter exploratório, inscrito nos Estudos Foucaultianos em Educação, desenvolvemos o entendimento da Medicina Social, da Psicologia e da Pedagogia como condições de possibilidade da emergência da Educação Especial, bem como problematizamos a tríade palavra-razão-ordem na operacionalidade dessa educação especializada. Concluímos que, apesar das reformas educacionais, continuamos a produzir prisioneiros do pertencimento nas escolas, efetivando inclusões excludentes e exclusões includentes.<hr/>Abstract: This article considers the educational reforms related to public policies for Special Education, in order to investigate the emergence and operability of Special Education by means of the Specialized Educational Assistance (SEA) in inclusive schools. Based on an exploratory study carried out in the field of Foucauldian Studies in Education, we have come to understand Social Medicine, Psychology and Pedagogy as conditions of possibility for the emergence of Special Education, and have investigated the word-reason-order triad in the operability of this specialized education. We conclude that despite the educational reforms, we are still producing prisoners of the school system, thus creating exclusionary inclusions and inclusive exclusions.<hr/>Resumen: Teniendo en cuenta las reformas educativas de las políticas públicas de educación especial, este artículo analiza la emergencia y el funcionamiento de la Educación Especial a través de los Servicios Educativos Especializados (SEE) en las escuelas inclusivas. A partir de un estudio exploratorio llevado a cabo en el campo de estudios de Foucault en Educación, la intención es desarrollar la comprensión de la Medicina Social, la Psicología y la Pedagogía como condiciones de posibilidad de la aparición de la Educación Especial, y problematizar la tríada palabra-razón-orden para el funcionamiento de esa educación especializada. Llegamos a la conclusión de que, a pesar de las reformas educativas, se continúan produciendo prisioneros de pertenencia en las escuelas, efectuando inclusiones excluyentes y exclusiones incluyentes. <![CDATA[CONCEPÇÕES DE CRIATIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM NOVO OLHAR FORMATIVO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A criatividade na formação continuada de professores na perspectiva educativa como um bem social pautada no (re)pensar, (re)planejar e (re)significar tanto do aprender quanto ensinar é urgente na contemporaneidade. Nesse aspecto, o presente artigo busca compreender o conceito de criatividade e sua relevância na formação continuada de professores do ensino fundamental. Esta discussão é fruto de um recorte da fundamentação teórica de dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que se apoiou na abordagem qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa apontou a necessidade de uma formação que prima pelas bases teóricas da criatividade, na constante busca da ressignificação e da aprendizagem, bem como o fazer mais aberto e dinâmico. Esses aspectos sinalizam que a criatividade carece ser assumida como um valor educativo e um bem social para haver professores e estudantes criativos atentando para as questões sociais, políticas, econômicas, educacionais e planetárias. Ou seja, cidadãos que estão preocupados consigo mesmo e com a melhoria de toda a sociedade. Portanto, é indispensável formar professores com consciência e atitudes ampliadas para transformar situações adversas em ações criativas. E isto implica admitir uma prática crítica e construtiva de novos conhecimentos para o fazer compartilhado de novos significados para dimensão formativa na atualidade.<hr/>Abstract: Creativity in the continuing education of teachers, from an educational perspective, as a social asset based on (re) thinking, (re) planning and (re) assigning new meaning, in both learning and teaching, is urgent nowadays. This article seeks to understand the concept of creativity and its relevance in the continuing education of elementary school teachers. This discussion is the result of a part of the theoretical foundation for the Master's dissertation in Education of the Federal University of Tocantins (UFT), which used a qualitative exploratory approach. The survey highlighted the need for a training that emphasizes the theoretical bases of creativity, in constant pursuit of new meaning, and learning, and to make it more open and dynamic. These aspects indicate that creativity needs to be taken on board as an educational value and a social asset, in order to create creative teachers and students who are aware of social, political, economic, educational and planetary issues. In other words, citizens who are concerned with themselves and with the betterment of society as a whole. Therefore, it is essential to train teachers with awareness and extended attitudes to transform adverse situations in creative actions. This means accepting a critical and constructive practice of new knowledge, in order to create shared meanings for today’s formative dimension.<hr/>Resumen: Es urgente en nuestro tiempo la creatividad en la formación continua de los profesores desde el punto de vista educativo como un bien social pautado en el (re) pensar, (re) planear y (re) significar, tanto del aprendizaje como de la enseñanza. En este sentido, este artículo trata de entender el concepto de la creatividad y su relevancia en la formación continua de los profesores de la escuela primaria. Esta discusión es el resultado de un recorte de la fundamentación teórica de una tesis de Maestría en Educación de la Universidad Federal de Tocantins (UFT), que se basó en un enfoque cualitativo de carácter exploratorio. La investigación mostró la necesidad de una formación que se destaca por las bases teóricas de la creatividad, la búsqueda constante de la reformulación y el aprendizaje, así como una acción más abierta y dinámica. Estos aspectos indican que la creatividad debe ser tomada como un valor educativo y un bien social para que haya profesores y estudiantes creativos que presten atención a las cuestiones sociales, políticas, económicas, educativas y planetarias. Es decir, ciudadanos que se preocupan consigo mismos y con la mejoría de la sociedad en su conjunto. Por lo tanto, es esencial capacitar a los maestros con conciencia y actitudes ampliadas para transformar situaciones adversas en acciones creativas. Y eso significa aceptar una práctica crítica y constructiva de nuevos conocimientos para un hacer compartido de nuevos significados para la nueva dimensión formativa en la actualidad. <![CDATA[REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA AULA DE MÚSICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FRUIÇÃO E APRENDIZAGEM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Representações sociais sobre música, estilos musicais e aula de música por alunos concluintes do ensino fundamental” (RAUSKI, 2015) e visa discutir as representações sociais (RS) de alunos do 9° ano do ensino fundamental sobre a aula de música. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas e em três escolas particulares do município de Ponta Grossa - PR e região, e teve como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, segundo Moscovici e colaboradores. A coleta das informações foi realizada mediante questionários (N = 233), e a análise dos dados contou com o auxílio dos softwares ALCESTE e SPSS, além da análise de conteúdo. A aula de música é representada pelos alunos como menos importante frente às disciplinas escolares e deveria ter como elementos centrais a diversão e as práticas musicais, e atender aos estilos musicais preferidos. Essa RS e a expectativa dos adolescentes distanciam-se da aula de música, que segue modelos “conservatoriais”.<hr/>Abstract: This article is based on the dissertation titled: “Social representations of music, music styles and the music lesson for students finishing elementary school” (RAUSKI, 2015) and aims to discuss social representations (SR) of the music lesson among 9th year elementary school students. The research was carried out in three public schools and three private schools in the city of Ponta Grossa - PR and the surrounding region, and drew theoretical support from the Theory of Social Representations, according to Moscovici et al. Data were collection through questionnaires (N=233), and analyzed using the software programs ALCESTE and SPSS, as well as content analysis. The music class is represented by the students as less important than to other school subjects, and its central elements should be fun and musical practices, catering for the students’ different musical tastes. This SR, and the adolescents’ expectations, are far removed from the actual music lessons, which still follow the “conservatorial” models.<hr/>Resumen: Este artículo es un recorte de la disertación intitulada “Representaciones sociales sobre música, estilos musicales y clase de música por alumnos que están terminando la enseñanza primaria” (RAUSKI, 2015) y trata de discutir las representaciones sociales (RS) de alumnos del 9° año de la enseñanza fundamental sobre la clase de música. El estudio fue realizado en tres escuelas públicas y en tres escuelas privadas de la municipalidad de Ponta Grossa - PR y región, y tuvo como aporte teórico la Teoría de las Representaciones Sociales, según Moscovici y colaboradores. La recolección de las informaciones se realizó mediante cuestionarios (N = 233), y el análisis de los datos contó con la ayuda de los softwares ALCESTE y SPSS, además del análisis de contenido. La clase de música es representada por los alumnos como menos importante frente a las asignaturas escolares y debería tener como elementos centrales la diversión y las prácticas musicales, y atender a los estilos musicales preferidos. Esta RS y la expectativa de los jóvenes se distancian de la clase de música que sigue modelos “conservatoriales”. <![CDATA[O PIBID E A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200353&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid e suas contribuições para a constituição de saberes profissionais necessários para a atuação docente. Seguindo uma abordagem qualitativa com delineamento exploratório e descritivo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e registros de observação, com oito acadêmicos bolsistas participantes do Pibid/Pedagogia em uma escola pública, na cidade de Campo Grande/MS. Os resultados revelam a importância do Programa para a formação inicial e a inserção dos acadêmicos na prática docente para promover a construção dos saberes docentes por meio das parcerias com profissionais mais experientes, do conhecimento sobre a organização institucional e o enfrentamento das dificuldades da docência podendo contar com a colaboração de outras pessoas. Evidenciam também que as experiências permitidas pelo Pibid foram essenciais para a decisão de continuarem na docência. <hr/>Abstract: This article is an excerpt of a master's research carried on the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (Pibid) and their contributions to the establishment of professional knowledge needed for teaching practice. Under a qualitative approach with exploratory and descriptive design, data collection was carried out by eight scholarship academicians, participants of Pibid / Pedagogy / UCDB in a public school in the city of Campo Grande / MS, by means of semi-structured interviews and observation records. The results show the importance of the Program for the initial formation and the academicians’ insertion in their teaching practice in order to promote the construction of teaching knowledge through partnerships with more experienced professionals and also the knowledge of the institutional organization as well as to become aware of difficulties in teaching and the support they can expect from other people. Besides that, the results also show that the experiences granted by “Pibid” were essential for their decision in continuing in the teaching career.<hr/>Resumen: El presente artículo es un recorte de una investigación de máster sobre el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - Pibid y sus contribuciones para la constitución de saberes profesionales necesarios para la actuación docente. Siguiendo un enfoque cualitativo con carácter exploratorio y descriptivo, los datos se recogieron por medio de entrevistas semiestructuradas y registros de observación, con ocho académicos becarios participantes del Pibid/Pedagogía en una escuela pública, en la ciudad de Campo Grande/MS. Los resultados revelan la importancia del Programa para la formación inicial y la introducción de los académicos en la práctica docente para promover la construcción de los saberes docentes por medio de la interacción con profesionales con más experiencia, del conocimiento sobre la organización institucional y el enfrentamiento de las dificultades de la docencia pudiendo contar con la colaboración de otras personas. Manifiestan también que las experiencias permitidas por el Pibid fueron esenciales para la decisión de continuar en la docencia. <![CDATA[A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR: DESAFIOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200371&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste texto é problematizar a formação dos profissionais que atuam na educação infantil de instituições públicas do município de Guarapuava-PR, tendo como pressuposto que a formação influencia diretamente a atuação do professor na organização do trabalho pedagógico e nos processos educativos desenvolvidos com as crianças. Para efeito de investigação, foram aplicados questionários, aos profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil, deste município e realizadas entrevistas com aproximadamente 15% deles. Os dados dos questionários forneceram informações importantes sobre a formação profissional dos professores. As entrevistas abordaram questões sobre as condições de trabalho, organização do trabalho pedagógico, dentre outras. Em seguida, estas foram transcritas e analisadas por meio de seus conteúdos, de modo que foram obtidas quatro categorias temáticas: a) dados acerca das condições de trabalho; b) formação continuada ofertada pela mantenedora; c) orientações recebidas institucionalmente para a organização do trabalho e d) perfil do profissional da educação infantil segundo a concepção dos professores. Os resultados indicaram que grande parte dos profissionais atuantes realizou sua formação a distância ou está em processo de formação em cursos na modalidade a distância, tanto em nível médio como superior. Não existe, no município, uma proposta de formação continuada. Além disso, destacaram-se as precárias condições de trabalho explicitadas por uma série de dificuldades que acabam por comprometer o trabalho desenvolvido com as crianças. Esses resultados confirmam a urgência de políticas públicas que incluam diretrizes e estratégias de educação em serviço e, fundamentalmente, formas de ingresso que valorizem esses profissionais, a fim de que seja diminuído o contingente que abandona esse serviço ou que pretende abandonar, como ficou claro em vários relatos obtidos. <hr/>Abstract: The objective of this text is to discuss the training of professionals working in early childhood education public institutions in the city of Guarapuava-PR, with the assumption that the formation directly influences the teacher's role in the organization of the pedagogical work and educational processes developed with children. For research purposes were applied questionnaires to the professionals of the Municipal Child Education Centers that municipality and interviews with many of them. Data from the questionnaires provided important information about the professional training of teachers. The interviews addressed issues about working conditions, the pedagogical work organization, among others. Then, they were transcribed and analyzed through its contents, so that was obtained four thematic categories: a) data about the working conditions; b) continuing education offered by the sponsor; c) guidelines institutionally received for the organization of work and; d) Professional profile of early childhood education according to the conception of teachers. The results indicated that most working professionals held its distance training or is in the process of training courses in the distance, both mid-level and higher. There is a proposal in the municipality of continuing education. Also, stood out the poor working conditions spelled out by a number of difficulties that end up compromising the work with the children. These results confirm the urgency of public policies that include guidelines and education strategies in service and fundamentally shapes ticket that value these professionals, so that is decreased the contingent that abandons this service or you want to leave, as evidenced in obtained various reports.<hr/>Resumen: El objetivo de este texto es problematizar la formación de los profesionales que actúan en la educación infantil de instituciones públicas del municipio de Guarapuava-PR, teniendo como referencia que la formación tiene influencia directa en la actuación del profesor en su lugar de trabajo pedagógico y en los procesos educativos desarrollados con los niños. Para efectos de investigación fueron aplicadas preguntas a los profesionales de los Centros Municipales de Educación Infantil de ese municipio y realizadas entrevistas con gran parte de ellos. Los datos de estas entrevistas arrojaron informaciones importantes sobre la formación profesional de los profesores. Las entrevistas se ocuparon de asuntos sobre las condiciones de trabajo, organización del trabajo pedagógico, entre otros. En seguida, estas fueron transcritas y analizados sus contenidos, obteniendo cuatro categorías temáticas: a) datos acerca de las condiciones de trabajo; b) formación continuada ofrecida por la administración de la escuela; c) orientaciones recibidas institucionalmente para la organización del trabajo y d) perfil del profesional de la educación infantil según la visión de los profesores. Los resultados indicaran que gran parte de los profesionales actuantes realizaron su formación por métodos de educación a distancia o están en proceso de formación en cursos también en la modalidad a distancia, tanto en nivel medio como superior. No existe en el municipio una propuesta de formación continuada. Además, se destacó las precarias condiciones de trabajo reflejadas por una serie de dificultades que terminan comprometiendo el trabajo que se desarrolla con los niños. Estos resultados confirman la urgencia de políticas públicas que consideren directrices y estrategias de educación en servicio y, fundamentalmente, formas de acceso a la carrera de profesor que den valor a eses profesionales, con la finalidad de disminuir el contingente que abandona ese servicio o pretende abandonarlo, como quedo claro en varios relatos obtenidos. <![CDATA[MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR QUANTO À PESQUISA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS - MUNIC 2014]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a condição estrutural de gestão educacional dos municípios de pequeno porte, a partir das informações publicadas em 2015 pelo IBGE, “Pesquisa de Informações Educacionais Básicas Municipais” - MUNIC, tendo referência o ano de 2014. Apesar de utilizar dados quantitativos acerca do objeto de pesquisa, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de verificar os principais aspectos de gestão educacional frente às suas atribuições e atendimento aos dispositivos legais (LDB n. 9.394/96, PNE 2001 e PNE 2014). A pesquisa considera que existe a necessidade de estudos mais aprofundados no contexto de gestão educacional, sobre a condição desses municípios. Estes precisam atender aos dispositivos legais e às atribuições pertinentes (independentemente do seu porte) e também com relação à construção de uma agenda de implementação de políticas públicas educacionais que considere essa situação peculiar.<hr/>Abstract: This article aims to analyze the structural condition of educational management of small towns, from the information published in 2015 by the IBGE, “Research of Municipal Basic Educational Information” - MUNIC, with reference 2014year. Despite using quantitative dates about the object of research, it is a qualitative research, in order to verify the main aspects of educational before their duties and compliance to the legal provisions (LDB n. 9.394 / 96, PNE 2001 and PNE 2014). The research considers that there is a need of deep studies about the condition of small towns. These need to meet the legal provisions and relevant assignments (regardless of their size) and also with respect to make an implementation agenda of educational public politics that considers this peculiar situation.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizarlacondiciónestructural de lagestión de laeducación de lospequeñospueblos, con base enlainformación publicada en 2015 por el IBGE de laInvestigación de lasInformaciones de laEducación Básica Municipal - MUNIC, conelaño de referencia de 2014. A pesar de utilizar datoscuantitativos sobreel objeto de lainvestigación, se trata de una investigacióncualitativa, conelfin de verificar losprincipales aspectos de lagestión de laeducación de lospequeñospueblos, en frente de sus funciones y elcumplimiento de lãsdisposiciones legales (LDB n. 9.394/96, el PNE 2001 y PNE 2014). La investigación, cree que existe una necesidad de nuevosestudiosenel contexto de lagestión educativa, conlacondición de pequeñosmunicipios, que debencumplirconlasdisposicioneslegales y lasasignaciones pertinentes (independientementede sutamaño) y tambiénconrespecto a laconstrucción de uncalendário de ejecución de las políticas públicas educativas encuenta esta situación peculiar. <![CDATA[REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: SEUS DETERMINANTES E SUAS IMPLICAÇÕES IDENTITÁRIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000200416&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo teve como objetivo elaborar uma reflexão teórico-vivencial a partir da disciplina Docência Universitária em Saúde: Formação da Identidade Profissional, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no segundo semestre de 2013. O trabalho do docente é um constante aprendizado, pois a identidade profissional é permeada pelo próprio fazer cotidiano, sendo essa construída, mantida ou modificada na relação estreita que os sujeitos têm com a realidade. Discutir a formação docente implica em uma atividade complexa, assim como a própria profissão, envolve tensões e dilemas que constituem as necessidades e a identidade de seus atores: os professores. Assim, a constituição identitária docente se dá pela percepção de si, dos outros e com os outros, essa pluralidade experimentada na existência também é refletida no pluralismo em que se pratica a docência.<hr/>Abstract: This article aims to develop a theoretical and experiential reflection from the University Teaching discipline in Health: Formation of professional identity, offered by the Graduate in Nursing at the Ribeirão Preto School of Nursing, University of São Paulo Program in the fall of 2013. The teacher's work is a constant learning, for the professional identity is permeated by everyday to himself, this being built, maintained or modified in the close relationship that individuals have with reality. Discuss teacher training implies a complex activity, as well as the profession itself, involves tensions and dilemmas that constitute the needs and the identity of its actors: teachers. Thus, the teaching identity constitution is by perception of self, others and with others, this plurality experienced in existence is also reflected in the pluralism that is practiced teaching.<hr/>Resumen: Este artículo tuvo como objetivo elaborar una reflexión teórica y de la vivencia en la disciplina Enseñanza Universitaria en Salud: Formación de la Identidad Profesional, ofrecida por el Programa de Posgrado de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo en la segunda mitad de 2013. El trabajo del docente es un aprendizaje constante, debido a que la identidad profesional está impregnada por las propias tareas diárias, siendo construida, mantenida o modificada en la estrecha relación que los individuos tienen con la realidad. Discutir la formación del docente implica una actividad compleja, así como la propia profesión, involucra tensiones y dilemas que son las necesidades y la identidad de sus actores: los profesores. Por lo tanto, la constitución de la identidad docente ocurre por la percepción de sí mismo, los otros y con los otros, esta pluralidad de experiencia en la existencia se refleja también en el pluralismo en el cual se practica la docencia.