Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420180001&lang=pt vol. 18 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A PRÁTICA DA LIBERDADE NO ESTADO MODERNO NAS CONCEPÇÕES DE JOHN LOCKE E JEAN-JACQUES ROUSSEAU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta considerações sobre concepções de Estado, a partir do pensamento de dois pensadores clássicos, cujas formulações sobre o conceito de liberdade apresentam contribuições significativas para a compreensão dos princípios que regem o Estado Moderno. A primeira fundamenta-se na caracterização do liberalismo encontrado em Locke (1983), cuja concepção de liberdade está diretamente ligada ao direito à propriedade, tendo por base o poder econômico dos indivíduos. A segunda está ancorada no conceito de liberdade de Rousseau (1978: sd), que atribui o exercício da liberdade ao pleno direito individual de participação política e de igualdade jurídica sem distinção. O objetivo dessa análise é sistematizar as formulações teóricas destes pensadores acerca do processo de construção do Estado na modernidade, mediante a identificação e a problematização de argumentos que posteriormente serão utilizados para legitimar as ideologias que visam garantir sustentação à sociedade capitalista. Subjaz ainda a esse objetivo a intenção de refletir sobre o contexto em que se desenvolve a formação do sujeito na sociedade moderna, apto a reproduzir os valores e as concepções definidos pelas classes dominantes, limitando desse modo sua formação a sua inserção no mercado de trabalho. <hr/>Abstract: This article presents some considerations about the conceptions of State, based on the ideas of two classical thinkers, whose formulations on the concept of Freedom present significant contributions to the understanding of the principles that govern the Modern State. The first is based on the characterization of liberalism found in Locke (1983), whose conception of freedom is directly associated with the right to property, based on the economic power of individuals. The second is anchored in Rousseau's concept of Freedom (1978: sd), which attributes the exercise of freedom to the individual’s full right to political participation and juridical equality, without distinction. The objective of this analysis is to systematize the theoretical formulations of these thinkers concerning the process of construction of the State in modernity, by identifying and investigating arguments that will later be used to give legitimacy to the ideologies that seek to guarantee sustainability for capitalist society. In addition to this objective, this work also reflects on the context in which the formation of the subject develops in modern society, which tends to reproduce the values and the conceptions defined by the dominant classes, thereby limiting the formation of these subjects to their participation in the labor market. <hr/>Resumen: Este artículo presenta consideraciones sobre las concepciones del Estado, a partir de la idea de dos pensadores clásicos, cuyas formulaciones sobre el concepto de libertad tienen importantes contribuciones a la comprensión de los principios que rigen el estado moderno. La primera se basa en la caracterización del liberalismo que se encuentra en Locke (1983), cuya concepción de la libertad está directamente relacionado con el derecho de propiedad basado en el poder económico de los individuos. La segunda está anclada en el concepto de libertad de Rousseau (1978: SD), que asigna el ejercicio de la libertad para el derecho individual a la participación política plena y la igualdad jurídica sin distinción. El propósito de este análisis es sistematizar las formulaciones teóricas de estos pensadores sobre el proceso de construcción del Estado en la modernidad mediante la identificación y el interrogatorio de los argumentos que será utilizado más adelante para legitimar ideologías que tienen como objetivo asegurar el apoyo a la sociedad capitalista. Subyace incluso este objetivo, la intención de reflexionar sobre el contexto en que se desarrolla la formación del sujeto en la sociedad moderna, capaz de reproducir los valores y conceptos definidos por las clases dominantes, lo que limita su formación para su inserción al mercado de trabajo. <![CDATA[A MICRO HISTÓRIA COMO APORTE TEÓRICO PARA OS ESTUDOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Intencionamos com o nosso texto contribuir com a reflexão sobre a produção do conhecimento no campo da História da Educação, apresentando a micro-história como aporte teórico metodológico possível para a leitura, questionamento e elaboração de hipóteses sobre as sociedades do passado, a partir de pistas, vestígios e sinais. Uma das dificuldades que o pesquisador da Educação encontra é que as fontes documentais de pesquisas, em alguns casos, possuem lacunas devido a perdas e a diferentes arranjos das instituições de memória. Como construir um modelo explicativo respeitando a singularidade do seu objeto de pesquisa? A partir do Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg (1989), apresentamos uma possibilidade de reunir as peças do quebra-cabeça e descobrir a beleza do desenho. Nosso texto apresenta o diálogo entre a História e a História da Educação. Elegemos como interlocutores Vainfas (2002), autor do livro Micro história: os protagonistas anônimos da História. Um dos primeiros estudos sobre o tema em tela. Espada Lima (2006) contribuiu para o debate sobre metodologia da pesquisa ao escrever o livro - A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Ele nos permite, compreender a gênese do movimento e os estudos desenvolvidos pelos diferentes autores. Schueler e Sooma (2008) publicaram uma resenha do livro de Espada Lima na Revista de História da Educação da Sociedade Brasileira de História da Educação, rompendo as fronteiras da História, aproximando o livro dos pesquisadores da História da Educação. Na mesma direção caminharam Faria Filho e Simões (2012). Eles publicaram no livro Pensadores Sociais e História da Educação, volume dois, um capítulo dedicado ao cruzamento do pensamento de Carlo Ginzburg e a História da Educação. Como resultado, nosso trabalho apresenta o debate sobre a utilização da micro-história como aporte teórico metodológico, para a pensar as pesquisas em História da Educação. Pretendemos caminhar numa trilha aberta pelos autores citados anteriormente, pensando os objetos de pesquisa, a metodologia e o uso das fontes documentais, para que tenhamos estudos que revelem novos matizes e nuances das sociedades do passado.<hr/>Abstract: Our aim, with this text, is to contribute to reflection on the production of knowledge in the field of History of Education, presenting Microhistory as a possible theoretical methodological contribution for reading, questioning and elaborating hypotheses about past societies, based on clues, traces and signs. One of the difficulties the researcher encounters is that there are sometimes gaps in the documentary sources, due to losses and different arrangements of memory institutions. How can we construct an explanatory model that respects the uniqueness of its research object? Based on the Evidence Paradigm, proposed by Ginzburg (1989) we present an alternative way to gather the pieces of the puzzle and discover the beauty of drawing. Our paper presents the dialogue between History and History of Education. We choose the following as interlocutors: Vainfas (2002), author of the book Micro história: os protagonistas anônimos da História [Microhistory story: the anonymous protagonists of History], one of the first studies on the subject on screen. Espada Lima (2006) contributed to the debate on methodology of research through his book A micro história italiana: escalas, indícios e singularidades, which allows us to understand the genesis of the movement and the studies developed by different authors. Schueler and Sooma (2008) published a review of the book by Espada Lima in the Revista de História da Educação of the Brazilian History of Education Society - SBHE, breaking the frontiers of History and bringing the book closer to researchers in History of Education. Along similar lines is the work of Faria Filho and Simões (2012); in their book Pensadores Sociais e História da Educação, volume dois, there is a chapter dedicated to the intersection of Carlo Ginzburg’s thought with History of Education. As a result, our work presents the debate on the use of Micro history as a theoretical methodological contribution, to reflect on research in History of Education. We intend to walk along the trail blazed by the abovementioned authors, thinking about the objects of research, the methodology, and the use of documentary sources, in order to promote studies that will reveal new nuances of societies of the past.<hr/>Resumen: Intencionamos con nuestro texto contribuir, con la reflexión sobre la producción del conocimiento en el campo de la Historia de la Educación, presentando la Micro historia como aporte teórico metodológico posible, para la lectura, cuestionamiento y elaboración de hipótesis sobre las sociedades del pasado, a partir de pistas, vestigios y señales. Una de las dificultades, que el investigador de la Educación encuentra es que las fuentes documentales de investigaciones, en algunos casos, poseen lagunas debido a pérdidas y a los diferentes arreglos de las instituciones de memoria. ¿Cómo construir un modelo explicativo respetando la singularidad de su objeto de investigación? A partir del Paradigma Indicio, propuesto por Ginzburg (1989), presentamos una posibilidad de reunir las piezas del rompecabezas y descubrir la belleza del diseño. Nuestro texto presenta el diálogo entre la Historia y la Historia de la Educación. Elegimos como interlocutores Vainfas (2002) autor del libro Micro historia: los protagonistas anónimos de la Historia. Uno de los primeros estudios sobre el tema. Espada Lima (2006) contribuyó al debate sobre metodología de la investigación al escribir el libro - La micro historia italiana: escalas, indicios y singularidades. Él nos permite, comprender la génesis del movimiento y los estudios desarrollados por los diferentes autores. Schuler y Sooma (2008) publicaron una reseña del libro de Espada Lima en la Revista de Historia de la Educación de la Sociedad Brasileña de Historia de la Educación, rompiendo las fronteras de la Historia, aproximando el libro de los investigadores de la Historia de la Educación. En la misma dirección caminaron Faria Filho y Simões (2012). Que publicaron en el libro Pensadores Sociales e Historia de la Educación, volumen dos, un capítulo dedicado al cruce del pensamiento de Carlo Ginzburg y la Historia de la Educación. Como resultado nuestro trabajo presenta el debate sobre la utilización de la Micro historia como aporte teórico metodológico, para pensar las investigaciones en Historia de la Educación. Pretendemos caminar por un sendero abierto por los autores citados arriba, pensando los objetos de investigación, la metodología y el uso de las fuentes documentales. Para que tengamos estudios, que revelen nuevos matices y matices de las sociedades del pasado. <![CDATA[A GESTÃO EDUCACIONAL NAS FORMULAÇÕES DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO GOVERNO LULA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo busca compreender a gestão na política educacional brasileira para a educação básica no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Governo Lula), por meio de pesquisa documental e teórico-bibliográfica. Inicia abordando o Governo Lula e suas principais iniciativas para a educação básica e logo após apresenta suas ações voltadas para gestão da educação básica, concluindo que o Governo Lula apresenta iniciativas com mecanismos de gestão democrática da educação, tendo em vista uma formação para a cidadania, a participação dos cidadãos nas discussões, tomadas de decisões e materialização das ações de acordo com os seus anseios, mas também possui ações com mecanismos de gestão gerencial, que visam a um planejamento estratégico, eficaz, que possibilita a participação da comunidade escolar apenas na execução das tarefas previamente pensadas pela União e tem como fim a busca de desempenho e resultados na educação escolar, sendo estas as ações que possuem ênfase no Governo Lula. Na esfera normativa, a gestão democrática ainda é estabelecida como a concepção de gestão que deve vigorar na educação brasileira, entretanto vem ocorrendo a incorporação da gestão gerencial nas principais iniciativas da União nesse Governo.<hr/>Abstract: This study aims to understand management in the Brazilian educational policy for basic education under the Government of President Luiz Inácio Lula da Silva (the Lula Government), through documentary and theoretical-bibliographic research. It begins by addressing the Lula Government, and its main initiatives for basic education. It then presents the actions of that Government for the management of basic education, concluding that the Lula Government presents initiatives with mechanisms of democratic management of education, with a view to training for citizenship, participation of citizens in the discussions, decision-making, and materialization of actions according to their wishes. But it also has actions with mechanisms of managerial management aimed at effective strategic planning that only allows for the participation of the school community in the implementation of the tasks previously thought of at Government level. Their purpose is the search for performance and results in school education, these being actions that were emphasized by the Lula Government. Thus, in the regulatory sphere, democratic management is still established as the management conception that should prevail in Brazilian education. Meanwhile, managerial management has been incorporated as one of the main initiatives of the Union in this Government.<hr/>Resumen: Este estudio busca comprender la gestión en la política educativa brasileña para la educación básica en el Gobierno de Luiz Inácio Lula da Silva (Gobierno Lula), por medio de investigación documental y teórico-bibliográfica. Se inicia abordando el Gobierno de Lula y sus principales iniciativas para la educación básica y tras presentar sus acciones dirigidas a la gestión de la educación básica, concluyendo que el Gobierno de Lula presenta iniciativas con mecanismos de gestión democrática de la educación, con vistas a una formación para la ciudadanía, la participación de los ciudadanos en las discusiones, tomas de decisiones y materialización de las acciones de acuerdo con sus anhelos, pero también posee acciones con mecanismos de gestión gerencial, que apuntan a una planificación estratégica, eficaz, que posibilita la participación de la comunidad escolar sólo en la ejecución de las tareas previamente pensadas por la Unión y tiene como fin la búsqueda de desempeño y resultados en la educación escolar, siendo estas las acciones que tienen énfasis en el Gobierno Lula. En la normativa de la política, la gestión democrática se establece como la concepción de gestión debe aplicarse en la educación brasileña, sin embargo, viene ocurriendo la incorporación de la gestión gerencial en las principales iniciativas de la Unión de este Gobierno. <![CDATA[Saberes e Aprendizagens: entre os Números e as Pessoas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Não se esgotam as ideias sobre a educação e mais ainda sobre as suas finalidades, sempre num pêndulo oscilante entre o social, de âmbito cultural, político e ideológico, e o pessoal, na esfera do sujeito e da multiplicidade de subjetividades que o tornam em pessoa. Desde os escritos filosóficos até aos sociológicos e pedagógicos, a educação e a formação têm sempre em vista saberes e aprendizagens, geralmente discutidos em propostas curriculares - sim, porque o currículo é conhecimento - diferentemente perspetivadas. São analisadas neste texto as racionalidades de Estado, Sujeito e Mercado como abordagens oscilando entre os números e as pessoas.<hr/>Abstract: There are endless ideas about education, and even more about its purposes, with the pendulum constantly swinging between the cultural, political, ideological and personal contexts, in the shere of the subject and the multiplicity of subjectivities that make it a person. From philosophical, through to sociological and pedagogical writings, education and training always have in sight knowledge and learning in mind, usually discussed in curricular proposals - yes, since curriculum is knowledge - from different perspectives. This paper analyzes the rationalities of State, Subject and Market as approaches that swing between numbers and individuals.<hr/>Resumen: No se agotan las ideas sobre la educación y más aún sobre sus finalidades, siempre en un péndulo oscilante entre lo social, de ámbito cultural, político e ideológico, y lo personal, en la esfera del sujeto y de la multiplicidad de subjetividades que lo hacen en persona. Desde los escritos filosóficos hasta los sociológicos y pedagógicos, la educación y la formación siempre tienen en cuenta los saberes y aprendizajes, generalmente discutidos en propuestas curriculares - sí, porque el currículo es conocimiento - a diferencia de las perspectivas. Se analizan en este texto las racionalidades de Estado, Sujeto y Mercado como abordajes oscilando entre los números y las personas. <![CDATA[LETRAMENTO CRIATIVO: UM PANORAMA HISTÓRICO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS PROVENIENTES DA ÁREA DE DESIGN NA ÁREA DA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The central theme of this article is the development of creative capability in the field of Education through Design. It presents a historical overview of the use of approaches from the area of Design in the area of Education, by means of a qualitative methodology, of the descriptive type, with a literature review. The findings of this study were so satisfactory that it was possible to establish a global scenario of the main initiatives found both in the literature and on the Internet. To better understand the contribution of Education in Design, through the concept of Creative Literacy, it was necessary to understand the main currents related to Design and Education by means of a literature review in both areas. The results show that Design is the third area of knowledge, i.e., a line of reasoning based on a vision of human learning, which suggests that there are more than two polarities (humanities and sciences) that are expressed in the notion of cultures. Such an activity is described by Archer (1974) as a third area called Design. With regard to Education, it was concluded that, in general, schools are focused more on the answer rather than on the question, and act predominantly in reproducing what is learned, rather than on reflection.<hr/>Resumo: O tema central do presente artigo versa sobre o desenvolvimento da capacidade criativa no âmbito da educação por meio do Design. Tem por objetivo apresentar um panorama histórico da utilização de abordagens provenientes da área de Design em Educação. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, tipo descritivo, com revisão de literatura e os resultados se mostraram satisfatórios ao ponto que foi possível estabelecer um cenário global acerca das principais iniciativas encontradas, tanto na literatura quanto na rede mundial de computadores. Para melhor compreender a contribuição da educação em Design, por meio do conceito de Letramento Criativo, foi necessário entender as principais correntes relacionadas ao Design e à Educação a partir de uma revisão de literatura fundamentada em ambas as áreas. Os resultados registram o Design enquanto terceira área do conhecimento, ou seja, uma linha de raciocínio baseada em uma visão de aprendizagem humana, que sugere que há mais do que as duas polaridades (humanidades e ciências) que estão expressas na noção das culturas. Tal atividade é descrita por Archer (1974) como uma terceira área denominada Design. Com relação à Educação, concluiu-se que, de uma forma geral, as escolas são orientadas para a resposta e não para a pergunta e atuam predominantemente na reprodução e não na reflexão.<hr/>Resumen: El tema central de presente artículo versa sobre el desarrollo de la capacidad creativa en el ámbito de la educación por medio del Diseño. Tiene por objetivo presentar un panorama histórico de la utilización de planteamientos provenientes del área de Diseño en Educación. La metodología utilizada fue de carácter cualitativa, tipo descriptiva, con revisión de la literatura. Los resultados se mostraron satisfactorios al punto que fue posible establecer un escenario global sobre las principales iniciativas encontradas, tanto en la literatura como en la red mundial de computadores. Para comprender mejor la contribución de la educación en el Diseño, por medio del concepto de Escritura Creativa, fue necesario entender las principales corrientes relacionadas al Diseño y a la Educación a partir de una revisión de la literatura fundamentada en ambas áreas. Los resultados muestran al Diseño como la tercera área del conocimiento, o sea, una línea del raciocinio basado en una visión de aprendizaje humano, que sugiere que hay más de dos polaridades (humanidades y ciencias) encontradas en las culturas. Tal actividad es descripta por Archer (1974) como una tercera área denominada Diseño. Con relación a la Educación, se concluye que, de una forma general, las escuelas son orientadas para la respuesta y no para la pregunta y actúan predominantemente en la reproducción y no en la reflexión. <![CDATA[AGENTE MIRIM DE DEFESA CIVIL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS EM BLUMENAU, SANTA CATARINA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100068&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Em Blumenau, localizada na bacia hidrográfica do rio Itajaí, em Santa Catarina, a Defesa Civil vem desenvolvendo em escolas municipais, estaduais e privadas, atividades para sensibilização da população frente aos riscos de desastres naturais. Dentre as ações, existe a capacitação dos estudantes para conhecer o que é risco e como proceder antes, durante e após um desastre. O projeto intitulado de Agente Mirim de Defesa Civil (AMDC) busca mediar conhecimentos para a prevenção e a Redução de Riscos de Desastres (RRD) ao longo de um ano. Este estudo procura descrever o projeto AMDC com base em seus procedimentos metodológicos, por meio do acompanhamento dos encontros e da aplicação de formulários comparativos. Os resultados obtidos durante os acompanhamentos demonstram que os encontros propostos pela Defesa Civil de Blumenau capacitam os estudantes com embasamentos nas práticas da Educação Ambiental (EA).<hr/>Abstract: In Blumenau, located in the Itajaí river basin, in the Brazilian state of Santa Catarina, Civil Defense has been developing in municipal, state and private schools, through activities to raise public awareness of the risks of natural disaster. These actions include training pupils to understand what risk is, and what they should do before, during and after a disaster. The project, entitled “Agente Mirim de Defesa Civil (AMDC) [Junior Civil Defense Agent] seeks to mediate knowledge for Disaster Risk Reduction (DRR) and prevention over the course of a year. This study describes the AMDC project, based on methodological procedures through meetings and the application of comparative questionnaires. The results obtained during meetings organized by the Blumenau Civil Defense enhanced the students’ education, giving them a knowledge of the basics of Environmental Education (EE).<hr/>Resumen: En Blumenau, ubicada en la cuenca hidrográfica del río Itajaí, en Santa Catarina, la Defensa Civil ha estado desarrollando en las escuelas municipales, estatales y privadas, actividades para sensibilizar a la población frente al riesgo de desastres naturales. Entre las acciones preventivas, existe la capacitación de los estudiantes para conocer qué es riesgo y cómo proceder antes, durante y después de un desastre. El proyecto titulado Agente Juvenil de Defensa Civil (AJDC) busca mediar conocimiento para la prevención y Reducción del Riesgo de Desastres (RRD) a más de un año. Este estudio tiene como objetivo describir el proyecto AJDC basado en sus procedimientos metodológicos, mediante la supervisión de las reuniones y la aplicación de formas comparativas. Los resultados obtenidos durante los acompañamientos demuestran que las reuniones propuestas por la Defensa Civil de Blumenau, capacitan a los estudiantes con base en las prácticas de Educación Ambiental (EA). <![CDATA[CIDADE, INFÂNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: UM ENSAIO ANALÍTICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100088&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo visa discutir a constituição das cidades nos projetos da modernidade e, mediante revisão de aportes dos campos da História e da Sociologia da Educação, problematizar sua pretensa competência educadora aludida em programas contemporâneos de indução de educação em tempo integral. Por meio de uma revisão teórica, buscou-se articular os conceitos de infância, escolarização, cidade e cidadania com vistas à delimitação das relações das crianças com os espaços urbanos, predominantemente supervisionadas pelos adultos. <hr/>Abstract: This paper discusses the constitution of cities in the today’s urban planning, and by drawing on History and Sociology of Education works, investigates its supposed educational competence, as alluded to in contemporary full-time education induction programs. Through a theoretical review, it seeks discusses the concepts of childhood, education, city/town, and citizenship, aimed at defining the relationship of children with urban spaces, particularly those supervised by adults.<hr/>Resumen: El presente artículo pretende discutir la constitución de ciudades en los proyectos de modernidad y, las contribuciones de campos de la Historia y la Sociología de la Educación, problematizar su pretendida competencia educadora aludida en programas contemporáneos de inducción de educación en tiempo integral. Por medio de una revisión teórica, se buscó articular los conceptos de infancia, escolarización, ciudad y ciudadanía para delimitar las relaciones de los niños bajo la supervisión de los adultos con los espacios urbanos. <![CDATA[DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste artigo é discutir como os professores que atuam em disciplinas relacionadas às práticas pedagógicas percebem os impactos das diretrizes curriculares para a formação inicial. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, obteve os dados por meio de entrevista com professores que atuam em cursos de licenciatura. A análise dos dados pautou-se nas diretrizes nacionais (BRASIL, 2002; 2015) e em teóricos como Tardif (2011), Imbernón (2011) e Dourado (2015). Os resultados apontam que, para os formadores, diferentes saberes têm interfaces comuns e que a aproximação da universidade com a educação básica se mostra fundamental, pois a escola é reconhecida como um espaço de formação. Todavia há um silenciamento em relação a aspectos apontados nas diretrizes, como a formação do professor pesquisador, imprescindível para a atuação e formação docente, considerando as demandas e os desafios da educação.<hr/>Abstract: The aim of this article is to discuss how teacher educators who work with pedagogical subjects, understand the impacts of the guidelines for initial teacher education. Data for this research, which uses a qualitative approach, were collected through interviews with teacher educators working with degree courses. The data analysis took into account the National Guidelines (Brasil, 2002; 2015); and authors such as Tardif (2011), Imbernón (2011) and Dourado (2015). The results indicate that for the educators, different types of knowledge have common interfaces, and the relationship between the university and basic education is fundamental, as the school is recognized as a space of training. However, there was a silence in relation to aspects pointed out in the Guidelines, such as the education of the teacher as a researcher, which is essential for teaching performance and training, considering the demands and challenges of education.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es discutir como los profesores que actúan en materias relacionadas a las prácticas pedagógicas, entienden los impactos de las directrices curriculares para la formación inicial de maestros. Esta investigación, de abordaje cualitativa obtuvo los datos por medio de entrevistas con profesores que actúan en cursos de Licenciatura. El análisis de los datos se basó en las directrices nacionales (Brazil, 2002; 2015) y en teóricos como Tardif (2011), Imbernón (2011) y Dourado (2015). Los resultados apuntan que, para los profesores, diferentes saberes tienen interfaces comunes y que la aproximación de la universidad con la educación básica es fundamental, porque la escuela es reconocida como un espacio de formación. No obstante, hay un silenciamiento en relación a los aspectos resaltados en las directrices como la formación del profesor investigador, imprescindible para la actuación y formación docente, considerando las demandas y los desafíos de la educación. <![CDATA[Literacinese ou da escrita [literária] com imagens... em movimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000100115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários com alunos da terceira série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins, no ano de 2014. O objetivo principal desta investigação foi analisar as relações entre literatura e cinema no que concerne ao ensino de Literatura no Ensino Médio, propondo uma forma diferenciada de articular Literatura e Cinema, Educação e Cinema na escola. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. A coleta de dados foi executada por meio da pesquisa-ação e diálogo organizado com os alunos, que pretendeu discutir a percepção do aluno litecineasta, em relação ao cinema e aos seus limites e potencialidades para o ensino da Literatura. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Walter Benjamin (1994), Robert Stam (2006) e Adriana Fresquet (2013). <hr/>Abstract: The work examines the relationship between literature and cinema in education. It deals, specifically, with the production of audiovisual texts adapted from literary texts, with students in the third year of High School at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Araguatins Campus, in 2014. The main objective was to analyze the relationship between literature and Cinema on the teaching of Literature in High School, proposing a new way of discussing Literature and Cinema, Education and Cinema in schools. The research approach was qualitative. Data were collected through action research and organized dialogue with the students, aimed at discussing the views of litecineasta students in relation to cinema, and its limits and possibilities for teaching Literature. The theoretical background was drawn from authors like Walter Benjamin (1994), Robert Stam (2006) and Adriana Fresquet (2013).<hr/>Resumen: Este trabajo tuvo el propósito de realizar un estudio sobre la relación entre literatura y cine, en educación. Trató específicamente de la producción de textos audiovisuales adaptados de textos literarios, con estudiantes del quinto año de la educación secundaria del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología - Campus Araguatins, en el año 2014. El principal objetivo de esta investigación fue analizar las relaciones entre literatura y cine en la enseñanza de literatura en la educación secundaria, proponiendo una forma diferente de articular literatura y cine, educación y cine en la escuela. El abordaje de la investigación fue cualitativo. La recolección de datos fue ejecutada por medio de la investigación acción y del diálogo organizado con los estudiantes, que pretendió discutir la percepción del alumno litecineasta, con relación al cine y sus límites y potencialidades para la enseñanza de literatura. Para los fundamentos teóricos los autores utilizados fueron Walter Benjamin, Robert Stam y Adriana Fresquet.