Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420180004&lang=es vol. 18 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDUCACIÓN SUPERIOR Y POLÍTICA PÚBLICA DE ASISTENCIA ESTUDIANTIL EN BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000400307&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Objetiva-se discutir sobre Educação Superior e Política Pública de Assistência Estudantil no Brasil com base nos estudos de Araújo (2017), Araújo e Andrade (2017), Carrillo e Iranzo (2000), Dourado (2011), Fávero (2006) e Kowalski (2012), bem como em documentos da legislação brasileira. Esta é uma pesquisa do tipo bibliográfica, a qual, no levantamento das fontes, mostra uma considerável produção escrita sobre o tema Educação Superior, mas ainda com número regular de estudos sobre Assistência Estudantil, enfatizando também que o Programa Nacional de Assistência Estudantil representa um avanço na intenção de garantir a permanência dos discentes em seus cursos, mas não consegue abarcar toda a demanda de estudantes com situação econômica frágil, fazendo parte do retrato de um Brasil prejudicado pelas desigualdades sociais.<hr/>Abstract: The aim of this study is to discuss higher education and public policy on student welfare in Brazil, based on the studies of Araújo (2017), Araújo and Andrade (2017), Carrillo and Iranzo (2000), Dourado (2011), Fávero (2006) and Kowalski (2012), and also on documents of the Brazilian legislation. It is a bibliographical study which, in the survey of the sources, showed considerable written production on the subject of Higher Education, but less studies on the subject of Students’ Welfare. From another angle, it emphasizes that the National Student Welfare Program represented an advance towards lowering student drop-out rates, but cannot cover all the demands of students, who often have economic difficulties, and are part of the scenario of a Brazil hampered by social inequalities.<hr/>Resumen: Se objetiva discutir sobre Educación Superior y Política Pública de Asistencia Estudiantil en Brasil basándose en los estudios de Araújo (2017), Araújo y Andrade (2017), Carrillo y Iranzo (2000), Dourado (2011), Fávero (2006) y Kowalski (2012), como también en documentos de la legislación brasileña. Este es un estudio de tipo bibliográfico, en el cual el levantamiento de las fuentes indica una considerable producción escrita sobre el tema Educación Superior, pero aún con número regular de estudios sobre Asistencia Estudiantil. Bajo otra mirada, se enfatiza que el Programa Nacional de Asistencia Estudiantil representa un avance en la intención de garantizar la permanencia de los discentes en sus cursos, pero no logra abarcar toda la demanda de estudiantes que con situación económica frágil y forman parte del retrato de un Brasil perjudicado por las desigualdades sociales. <![CDATA[PERFIL ESTUDIANTIL DEL IME/UFG: LOS DESAFÍOS DE LA TRAYECTORIA ACADÉMICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000400321&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo buscou compreender o perfil dos alunos dos cursos ofertados pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás, atentando-se, sobretudo, para aspectos como: aspectos socioeconômicos, envolvimento com o curso, dificuldades e expectativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, cujos dados foram coletados por meio de questionário eletrônico. Os resultados apontaram que, no geral, os alunos da referida unidade de ensino enfrentam dificuldades socioeconômicas e também de ordem pedagógica. Em contrapartida, identificou-se que são poucos os que dedicam uma quantidade significativa de horas ao estudo fora da sala de aula, e também é elevado o percentual que não se dedica a nenhuma atividade extracurricular. Mesmo tendo em vista esses limitadores do sucesso acadêmico, os alunos apresentaram boas expectativas para após a conclusão do curso, tanto em termos de inserção no mercado de trabalho como em relação à continuidade dos estudos. <hr/>Abstract: This article aims to understand the profile of students of the courses offered by the Institute of Mathematics and Statistics (IME) of the Federal University of Goiás (UFG), focusing mainly on aspects such as socioeconomic factors, level of involvement with the course, difficulties and expectations. A descriptive study was carried out, with data collection through an electronic questionnaire. The results indicated that in general, the students of this education unit face socioeconomic and pedagogical difficulties. It was identified that there are few students who dedicate a significant number of hours to study outside the classroom, but that the percentage who do not carry out any extracurricular activity is high. Even in view of these limiters of academic success, students had good expectations for the completion of the course, both in terms of insertion in the job market and in relation to the continuity of studies.<hr/>Resumen: Este artículo buscó comprender el perfil de los alumnos de las carreras ofrecidas por el Instituto de Matemáticas y Estadística de la Universidad Federal de Goiás, atentándose, sobre todo, para aspectos como: aspectos socioeconómicos, participación en la carrera, dificultades y expectativas. Para ello, se realizó una investigación descriptiva, cuyos datos fueron recolectados por medio de un cuestionario electrónico. Los resultados apuntaron que, en general, los alumnos de dicha unidad de enseñanza enfrentan dificultades socioeconómicas y también de orden pedagógico. En contraste, se encontró que hay pocos que dedican una cantidad significativa de tiempo para estudiar fuera del aula, y es también alto el porcentaje de quien no participa en ninguna actividad extracurricular. Incluso teniendo en cuenta estos limitadores del éxito académico, los alumnos presentaron buenas expectativas para después de la conclusión de la carrera, tanto en términos de inserción en el mercado de trabajo y en relación con la continuidad de los estudios. <![CDATA[TRANSFORMACIONES SOCIALES, FORMAS DE EDUCACIÓN Y APRENDIZAJES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000400342&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar as relações entre as transformações sociais, as formas de educação e as aprendizagens, a partir de uma revisão teórica sobre o tema. Observou-se que os autores não entendem da mesma maneira as noções de educação formal, não formal e informal; que tais noções estão articuladas aos contextos sociais dos diferentes países; que o conceito de aprendizagem, com o passar dos tempos, foi sendo ampliado, tanto no que diz respeito aos espaços e ao tempo; que novos paradigmas sobre as aprendizagens surgiram, incluindo as noções de experiência e participação; que o uso da trilogia é mais importante nos projetos políticos que nos acadêmicos. Duas novas modalidades de educação surgiram no quadro disciplinar ou interdisciplinar: uma descritiva, que tem por base as dimensões educativas, que possibilita a elaboração de perfis educativos; outra que relaciona os contextos aos conteúdos educativos, possibilitando o traçado tipológico da educação.<hr/>Abstract: This article presents the relations between social transformations, forms of education and learning, based on a theoretical revision on the subject. It was observed that not all authors define the notions of formal, non-formal, and informal information in the same way, rather, these notions are articulated according to the social contexts of different countries; that the concept of learning, over time, has been expanded, both in terms of space and time; that new paradigms about learning have emerged, including the notions of experience and participation, and that the use of the trilogy is more important in political projects than in academic ones. Two new modalities of education have emerged in the disciplinary or interdisciplinary framework: a descriptive one, which has based on the educational dimensions, that allows the elaboration of educational profiles; and another, which relates the contexts to the educational contents, enabling a typological delineation of education.<hr/>Resumen: Este artículo tiene por objetivo presentar las relaciones entre las transformaciones sociales, las formas de educación y los aprendizajes, a partir de una revisión teórica sobre el tema. Se observó que los autores no definen de la misma forma las nociones de educación formal, no formal e informal; que tales nociones están articuladas a los contextos sociales de los diferentes países; que el concepto de aprendizaje, con el pasar del tiempo se fue ampliando, tanto en relación al espacio como al tiempo; que surgieron nuevos paradigmas sobre los aprendizajes, incorporando inclusive las nociones de experiencia y participación; que el uso de la trilogía es más importante en los proyectos políticos que en los académicos. Surgieron dos nuevas modalidades de educación, en el cuadro disciplinar o interdisciplinar: una descriptiva, que tiene por base las dimensiones educativas, que posibilita la elaboración de perfiles educativos; otra, que relaciona los contextos a los contenidos educativos, posibilitando el trazado tipológico de la educación. <![CDATA[LAS DIFICULTADES Y LOS DESAFÍOS EN LA INTEGRACIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA FORMACIÓN DOCENTE - ESTUDIOS DE CASO EN PORTUGAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000400354&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A revolução digital contemporânea, a par da economia global, trouxe novos horizontes e desafios à educação, nomeadamente a necessidade de construir e desenvolver novas competências e uma cultura digital em contexto educativo. A integração das tecnologias digitais no processo de formação de professores apresenta diversas dificuldades e constrangimentos e, por sua vez, desafios, sobre os quais é importante refletir. Utilizando uma metodologia de estudo de casos múltiplos, foram analisados dois processos de formação de professores, um caso num curso de formação inicial e outro num projeto de formação continuada de professores. Os resultados salientaram a importância da relação entre a integração educativa das tecnologias digitais e a necessidade de utilização de metodologias e técnicas pedagógicas ativas. As principais dificuldades identificadas incluíram a falta de tempo, a visão restrita do potencial pedagógico das tecnologias e a resistência à mudança, a falta de equipamentos tecnológicos e de suporte técnico, colocando-se o desafio fundamental na necessidade de uma formação de professores eficaz na integração pedagógica das tecnologias digitais.<hr/>Abstract: The contemporary digital revolution, along with the global economy, has brought new horizons and challenges to education, in particular, the need to build and develop new skills and a digital culture in an educational context. The integration of digital technologies in the teacher training process presents several difficulties and constraints, as well as challenges that call for reflection. Using a multiple case study methodology, two teacher training processes were analysed: one in a pre-service training course and the other in an in-service teacher training project. The results highlighted the importance of the relationship between the educational integration of digital technologies and the need to use active pedagogical methodologies and techniques. The main difficulties identified were lack of time, a limited view of the teaching potential of the technologies, and resistance to change, and a lack of technological equipment and technical support. Herein lie the fundamental challenges in training effective teachers to work with the pedagogical integration of digital technologies.<hr/>Resumen: La revolución digital contemporánea, junto a la economía global, ha traído nuevos horizontes y desafíos a la educación, en particular la necesidad de construir y desarrollar nuevas competencias y una cultura digital en un contexto educativo. La integración de las tecnologías digitales en el proceso de formación de profesores presenta diversas dificultades y limitaciones y, a su vez, retos sobre los cuales es importante reflexionar. Utilizando una metodología de estudio de casos múltiples se analizaron dos procesos de formación de profesores, un caso en un curso de formación inicial y otro en un proyecto de formación continuada de profesores. Los resultados subrayaron la importancia de la relación entre la integración educativa de las tecnologías digitales y la necesidad de utilizar metodologías y técnicas pedagógicas activas. Las principales dificultades identificadas incluyeron la falta de tiempo, la visión restringida del potencial pedagógico de las tecnologías y la resistencia al cambio, la falta de equipamientos tecnológicos y de soporte técnico, poniéndose el desafío fundamental en la necesidad de una formación de profesores eficaz en la integración pedagógica de las tecnologías digitales. <![CDATA[IMÁGENES BENJAMINIANAS PARA PENSAR RELACIONES ENTRE INFANCIA, EDUCACIÓN DE NIÑOS PEQUEÑOS Y NATURALEZA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000400374&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este texto apresenta um ensaio cujo objetivo é pensar relações entre infância, educação de crianças pequenas e natureza pelo diálogo narrativo. Parte da perspectiva benjaminiana sobre cultura infantil para pensar a ação da criança no contexto educativo e, para isto, vale-se da experiência educativa e sua reflexão, a fim de compreendê-la. Inspira-se em estudos acerca de indagações narrativas (CONTRERAS, 2017) como possibilidade de pensar relações educativas com o uso de fotografias (VIEIRA, 2016) e propõe uma metodologia de investigação com memórias narrativas e narrativas visuais (COUTINHO, 2010) à produção de dados a serem analisados. Denota-se pela possibilidade reflexiva da narratividade da memória e da fotografia, que se voltar a fragmentos do vivido oferece como possibilidade, para além da interpretação, pensar o lugar dos sujeitos nas relações que decorrem de suas interações com o meio e consigo próprio.<hr/>Abstract: This essay is intended to prompt reflection on the relationships between early childhood, the education of young children, and nature through a narrative dialogue. Based on the Benjaminian perspective of children's culture, it thinks about the child's action in the educational context. For this, it draws on the educational experience and its reflection, in order to understand it. It is inspired by studies about narrative inquiries (CONTRERAS, 2017) as a possibility of thinking about educational relations with the use of photographs (VIEIRA, 2016), and proposes a research methodology with narrative memories and visual narratives (COUTINHO, 2010) for the production of data to be analyzed. It is noted, for the reflexive possibility of the narrativity of memory and photography, that looking at fragments of experience offers as a possibility, beyond interpretation, thinking of the place of the subjects in the relations that arise from their interactions with the environment and with themselves.<hr/>Resumen: Este texto presenta un ensayo sobre relaciones entre infancia, educación de niños pequeños y naturaleza. Parte de la perspectiva benjaminiana sobre cultura infantil para pensar la acción del niño en el contexto educativo y para ello, se vale de la experiencia educativa y su reflexión a fin de comprenderla. Se inspira en estudios acerca de indagaciones narrativas (CONTRERAS, 2017) como posibilidad de pensar relaciones educativas con el uso de fotografías (VIEIRA, 2016) y propone una metodología de investigación con memorias narrativas y narrativas visuales (COUTINHO, 2010) a la producción de datos a ser analizados. Se denota por la posibilidad reflexiva de la narratividad de la memoria y de la fotografía, que volverse a fragmentos de lo vivido ofrece como posibilidad, más allá de la interpretación, pensar el lugar de los sujetos en las relaciones que se derivan de sus interacciones con el medio y consigo mismo. <![CDATA[DEL LIBRO ARTESANAL CASA DE PAPEL, DE GLAUCIA DE SOUZA, AL LIBRO INDUSTRIAL AVOADA, DE MARILIA PIRILLO: CASAS PARA VIVIR Y JUGAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000400390&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo traz à cena os livros brasileiros para infância Casa de papel, de Gláucia de Souza (2017), e Avoada, de Marilia Pirillo (2014), buscando analisar os aspectos brincantes de suas feituras. O primeiro é marcado pela construção manual, edição comemorativa aos 20 anos de carreira literária, e o segundo, embora marcado pela construção industrial, apresenta estrutura dobrável, em forma de sanfona. O projeto gráfico-editorial de ambos os livros, alvos da análise, são originais e criativos, distanciando-se, de certo modo, da estrutura mercadológica dos livros para infância. Pela elaboração original, como objeto manuseável, a potência comunicativa do livro se amplia, expandindo, por certo, os horizontes do leitor.<hr/>Abstract: This article presents the Brazilian children’s books Casa de papel, by Gláucia de Souza (2017), and Avoada, by Marilia Pirillo (2014), seeking to analyze the playful aspects of their respective works. The first book is hand-crafted, as a commemorative edition of the author’s twenty-year literary career, and the second, although mass-produced, has a folding, concertina-like structure. The graphic-editorial designs of both books are original and creative, moving away, to some extent, from the usual marketing structure of books for children. Through their original design, as objects that can be handled, the communicative power of the books is expanded, broadening the reader’s horizons.<hr/>Resumen: El artículo trae a la escena los libros brasileños para la infancia Casa de papel, de Gláucia de Souza (2017), y Avoada, de Marilia Pirillo (2014), buscando analizar los aspectos bromeantes de sus hechuras. El primero marcado por la construcción manual, edición conmemorativa a los veinte años de carrera literaria, y el segundo, aunque marcado por la construcción industrial, presenta estructura plegable, en forma de concertina. El proyecto gráfico-editorial de ambos libros, blancos del análisis, son originales y creativos, distanciándose de cierto modo de la estructura mercadológica de los libros para la infancia. Por la elaboración original, como objeto manejable, la potencia comunicativa del libro se amplía, ampliando, por cierto, los horizontes del lector. <![CDATA[LA EDUCACIÓN PARA LA ESPIRITUALIDAD Y LA PROTECCIÓN AL DESARROLLO DE COMPORTAMIENTOS DE RIESGO EN LA ADOLESCENCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142018000400404&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Diversos estudos têm identificado a religiosidade e a espiritualidade como fatores de proteção ao desenvolvimento de comportamentos de risco na adolescência. Este artigo apresenta um estudo de caso que buscou investigar as dimensões pedagógicas presentes nas práticas religiosas de um grupo de adolescentes pertencentes a uma igreja evangélica do município de Canoas/RS, os quais atuam como fator de proteção na adolescência. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis jovens que atuam como líderes do grupo de adolescentes da instituição religiosa participante da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizaram-se os princípios da grounded-theory ou teoria fundamentada nos dados. A análise permitiu compreender que as práticas de religiosidade do grupo investigado promovem o que se denomina de educação para a espiritualidade, que cria condições para que seus membros desenvolvam constructos, como fortalecimento pessoal e sentido de vida, elementos que podem agir de forma protetiva.<hr/>Abstract: Several studies have identified religion and spirituality as factors that protect against the development of risky behaviors in adolescence. This article presents a case study to investigate the educational dimensions present in the religious practices of a group of teenagers belonging to a Christian church in the city of Canoas/RS, that act as a factor of protection during adolescence. Semi-structured interviews were carried out with the six teenagers, who are leaders of the group of teenagers of the institution in question. For the data analysis, the principles of grounded-theory were used. From the analysis, it was understood that the religious practices of the investigated group promote what we call education towards spirituality, which creates conditions that allow its members to develop constructs, such as personal strengthening and meaning for life, as elements that act in a protective manner. <hr/>Resumen: Diversos estudios han identificado la religiosidad y la espiritualidad como factores de protección al desarrollo de comportamientos de riesgo en la adolescencia. Este artículo presenta un estudio de caso que buscó investigar las dimensiones pedagógicas presentes en las prácticas religiosas de un grupo de adolescentes pertenecientes a una iglesia evangélica del municipio de Canoas / RS, que actúan como factor de protección en la adolescencia. Para ello, se realizaron entrevistas semiestructuradas con seis jóvenes que actúan como líderes del grupo de adolescentes de la institución religiosa participante de la investigación. Para el análisis de los datos, se utilizaron los principios de la grounded-theory o teoría fundamentada en los datos. El análisis permitió comprender que las prácticas de religiosidad del grupo investigado promueven lo que denominamos educación para la espiritualidad, que crea condiciones para que sus miembros desarrollen constructos, como fortalecimiento personal y sentido de vida, elementos que pueden actuar de forma protectora.