Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420190001&lang=pt vol. 19 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[CONCEITOS DE PÚBLICO E PRIVADO: UM OLHAR SOB A LUZ DE HABERMAS, FREYRE E HOLANDA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O texto aborda o tema público e privado em sua relação com a política. Amparando-se nos estudos clássicos de Habermas, Freyre e Holanda sobre esfera pública, bem como a formação cultural brasileira, toma o processo histórico de construção de tais conceitos com o propósito de compreender as atuais formas de relacionamento entre o campo político e a sociedade. O trabalho ajuda a entender como foi instaurada a lógica do particular sobre o geral que assegura interesses privados nos setores políticos públicos no Brasil.<hr/>Abstract: The text addresses public and private issues related to Brazilian public politics. Supported by the classical studies of Habermas, Freyre and Holanda on the public sphere, and by Brazilian cultural development, it addresses the historical processes that led to the construction of these concepts, in order to achieve a better understanding of the relationship between the political field and civil society. This study aims to elucidate how the logic of individual-over-general was established, which assures private interests in the public political sectors in Brazil.<hr/>Resumen: El texto aborda el tema público y privado en su relación con la esfera política. Amparándose en los estudios clásicos de Habermas, Freyre y Holanda sobre "Esfera Pública" y sobre la formación cultural brasileña, toma el proceso histórico de construcción de tales conceptos con el propósito de comprender las actuales formas de relación entre el campo político y la sociedad. El trabajo ayuda a entender cómo se instauró la lógica de lo particular sobre lo general que asegura intereses privados en los sectores políticos públicos en Brasil. <![CDATA[A GENEALOGIA DA ESTUPIDEZ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo tem como objetivo aproximar dois autores por meio de dois conceitos: genealogia e estupidez, com o propósito de pensar nosso tempo e interpretá-lo. Em termos metodológicos, destacamos uma aproximação entre o conceito de genealogia compreendido como um movimento de interpretação da realidade com o conceito de estupidez, para verificar em que medida não estamos conseguindo interpretar nosso tempo em função de obstinadamente querer encontrar uma verdade sem antes indagar-se sobre determinadas ideias e conceitos já absorvidos e que ocupam um valor que impedem a própria interpretação. Deste modo, o artigo pretende sustentar que Nietzsche ocupa uma posição filosófico-educacional quando nos convida a prosseguir pensando, apesar de nossos valores e, ao mesmo tempo, o artigo pretende sustentar que nos darmos conta disso pode significar enfrentar nossa estupidez. Estupidez e política parecem ter certa afinidade. Em algum momento sempre somos estúpidos, o risco começa quando já não mais nos identificamos com ela e nos definimos sábios para orientar o outro. Estupidez não é antônimo de inteligência. Para Musil (2016), existem dois tipos de estupidez: uma é honesta, admite que algo falta. A outra estupidez é inteligente - errática, pretensiosa. Segundo Musil (2016), esta estupidez parece mais uma doença da cultura. Nietzsche nos alerta sobre a estupidez em vários momentos de sua obra e apresenta estratégias para enfrentá-la. O diálogo aparece em Nietzsche (ZITTEL, 2016) como forma de exposição de disposições suaves, de atenuações e de um amistoso ceticismo, de enigmas e ocultamentos, constituindo-se em uma ferramenta contra a estupidez. Com o desejo de fazer Musil e Nietzsche dialogarem, arrisco dizer que a estupidez como chave de leitura não quer nos fazer calar, não quer nos ver imobilizados. Contudo, precisamos rastrear nossa estupidez, que pode ser ocasional, funcional e até constitucional. De acordo com Musil (2016), vivemos condições de vida tão pouco claras que a estupidez ocasional muito rapidamente converte-se em estupidez constitucional coletiva. A estupidez sempre está servida de pensamentos e afetos que podem num único corpo demonstrar estreiteza, amplitude, agilidade, simplicidade, fidelidade. A luta contra essa estupidez exige paciência. É preciso cuidar para que os afetos não esmaguem a razão, em vez de inspirá-la. Assim, a estupidez não é a falta de inteligência; na realidade, toda inteligência tem sua estupidez e rastreá-la parece ser o grande desafio formativo do momento atual. Resistir à estupidez é um desafio educativo e nos coloca diante de outro cenário: não seguir obstinadamente em busca de uma verdade, mas verificar por que certas ideias e conceitos adquirem valor em nossos argumentos.<hr/>Abstract: The article addresses two authors, through the concepts of genealogy and stupidity, with the purpose of thinking about our time and interpreting it. In methodological terms, we highlight the relationship between the concept of genealogy, understood as a movement of interpretation of the reality, and the concept of stupidity, to determine the extent to which we are unable to interpret our time due to obstinately wanting to find a truth without first inquiring about certain ideas and concepts that have already been absorbed, and that occupy a value that prevents their interpretation. This article therefore maintains that Nietzsche occupies a philosophical-educational position, by inviting us to continue thinking, in spite of our values. At the same time, the article sustains that in doing this, we may need to face our stupidity. Stupidity and politics seem to have a certain affinity. At some point or other, we are always stupid. The risk begins when we can no longer identify with it, and we see ourselves as wise enough to guide others. Stupidity is not the opposite of intelligence. For Musil, there are two types of stupidity: one is honest; it admits that something is lacking. The other stupidity is intelligent - erratic, pretentious. According to Musil, this stupidity seems to be more a disease of culture. Nietzsche warns us about stupidity at various points in his work, and presents strategies to deal with it. The dialogue appears in Nietzsche (ZITTEL, 2016) as a way of exposing gentle dispositions, attenuations and friendly skepticism, puzzles and occultations, constituting, it seems, a tool against stupidity. In order to set up a dialog with Musil and Nietzsche, I venture to say that stupidity, as a key for reading, does not want to keep us quiet, nor does it want to see us immobilized. However, we need to track down our stupidity, which may be occasional, functional, or even constitutional. According to Musil, we live in such unclear conditions of life that occasional stupidity very quickly turns into collective constitutional stupidity. Stupidity is always served by thoughts and affections that can, in a single body, show narrowness, amplitude, agility, simplicity, fidelity. Fighting stupidity requires patience. Care must be taken that affections do not overwhelm reason rather than inspire it. Thus, stupidity is not lack of intelligence; in fact, all intelligence has its stupidity, and tracking it down seems to be the great training challenge of the present moment. Resisting stupidity is an educational challenge that places us before another scenario: not obstinately pursuing truth, but verifying why certain ideas and concepts acquire value in our arguments.<hr/>Resumen: El artículo tiene como objetivo aproximar a dos autores por medio de dos conceptos: genealogía y estupidez con el propósito de pensar nuestro tiempo e interpretarlo. En términos metodológicos se destaca una aproximación entre el concepto de genealogía comprendido como un movimiento de interpretación de la realidad con el concepto de estupidez para verificar en qué medida no estamos logrando interpretar nuestro tiempo en función de obstinadamente querer encontrar una verdad sin antes indagar sobre ciertas ideas y conceptos ya absorbidos y que ocupan un valor que impiden la propia interpretación. De este modo el artículo pretende sostener que Nietzsche ocupa una posición filosófico-educativa cuando nos invita a continuar pensando a pesar de nuestros valores y al mismo tiempo el artículo pretende sostener que darse cuenta de ello puede significar enfrentar nuestra estupidez. Estupidez y política parecen tener cierta afinidad. En algún momento siempre somos estúpidos, el riesgo comienza cuando ya no nos identificamos con ella, y nos definimos sabios para orientar al otro. Estupidez no es antónimo de inteligencia. Para Musil, hay dos tipos de estupidez: una es honesta, admite que algo falta. La otra estupidez es inteligente - errática, pretensiosa. Según Musil, esta estupidez parece más una enfermedad de la cultura. Nietzsche nos alerta sobre la estupidez en varios momentos de su obra y presenta estrategias para enfrentarla. El diálogo aparece en Nietzsche (ZITTEL, 2016) como forma de exposición de disposiciones suaves, de atenuaciones y de un amistoso escepticismo, de enigmas y ocultaciones, constituyéndose en una herramienta contra la estupidez. Con el deseo de hacer que Musil y Nietzsche dialoguen, arriesgo decir que la estupidez como clave de lectura no quiere hacernos callar, no quiere vernos inmovilizados. Sin embargo, necesitamos rastrear nuestra estupidez, que puede ser ocasional, funcional e incluso constitucional. Conforme a Musil, vivimos en condiciones de vida tan poco claras que la estupidez ocasional muy rápidamente se convierte en una estupidez constitucional colectiva. La estupidez siempre está servida de pensamientos y afectos que pueden en un solo cuerpo demostrar estrechez, amplitud, agilidad, sencillez y fidelidad. La lucha contra esta estupidez exige paciencia. Es necesario cuidar para que los afectos no aplanen la razón, en vez de inspirarla. Así, la estupidez no es la falta de inteligencia; en realidad, toda inteligencia tiene su estupidez y rastrearla parece ser el gran desafío formativo del momento actual. Resistir a la estupidez es un desafío educativo y nos sitúa delante de otro escenario: no seguir obstinadamente en búsqueda de una verdad, sino verificar porque determinadas ideas y conceptos adquieren valor en nuestros argumentos. <![CDATA[TRABALHO PEDAGÓGICO NA EJA/EPT NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTEGRADO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Desenvolver um trabalho pedagógico integrado na perspectiva do currículo integrado, considerando os sentidos críticos do trabalho e da tecnologia como eixos, tem sido um grande desafio na Educação Profissional. O presente texto visa apresentar e analisar uma realidade de um curso na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, na qual os sujeitos do trabalho pedagógico demonstraram assumir os sentidos críticos de trabalho e de tecnologia, na perspectiva do currículo integrado. Foi realizado um estudo qualitativo em seis realidades de Educação Profissional, a partir de grupos focais, com estudantes e com professores do curso PROEJA e entrevista com o gestor do campus. Porém, em apenas uma realidade, ficaram evidentes ações de integração, tendo o trabalho como princípio educativo. Dessa forma, apresentam-se sentidos teóricos do trabalho e da tecnologia no trabalho pedagógico, e o currículo integrado na práxis - uma análise de uma experiência de EJA/EPT. Resultante da pesquisa, considera-se que, para chegar-se à possibilidade de os estudantes também vivenciarem o currículo integrado, são necessários espaços de trabalho pedagógico crítico e coletivo que passam por reuniões pedagógicas e diálogo constante, pela integração da linguagem e pelo compromisso em integrar trabalho e tecnologia.<hr/>Abstract: Developing an integrated pedagogical work, from the perspective of the integrated curriculum, considering the critical meanings of work and technology as axes, has been a great challenge in Vocational Education. This text aims to present and analyze the reality of a course in Educação de Jovens e Adultos (Youth and Adult Education) (EJA) integrated with Professional Education, in which the subjects of the pedagogical work demonstrate that they have learned the critical meanings of work and technology, from the perspective of the integrated curriculum. A qualitative study was carried out in six Professional Education contexts, through focus groups with students and professors of the PROEJA course and an interview with the campus manager. Such interlocutions indicate actions of integration, with work as an educational principle. Thus, the theoretical meanings of work and technology are presented in the pedagogical work, and the integrated curriculum in praxis. As research conclusions, it is considered that in order to achieve the possibility of students also experiencing the integrated curriculum, critical and collective pedagogical work spaces are needed, through pedagogic meetings and constant dialogue, language integration and a commitment to the integration of work and technology.<hr/>Resumen: Desarrollar un trabajo pedagógico integrado en la perspectiva del currículo integrado, considerando los sentidos críticos del trabajo y de la tecnología como ejes han sido un gran desafío en la Educación Profesional. El presente texto pretende presentar y analizar una realidad de un curso en la Educación de Jóvenes y Adultos integrada a la Educación Profesional, en la cual los sujetos del trabajo pedagógico demostraron asumir los sentidos críticos de trabajo y tecnología, en la perspectiva del currículo integrado. Las voces de los sujetos, a partir de un grupo focal con estudiantes y profesores del curso PROEJA y de entrevista con el gestor del campus, indican acciones de integración, teniendo el trabajo como principio educativo. De esta forma, se presentan sentidos teóricos del trabajo y de la tecnología en el trabajo pedagógico, y el currículo integrado en la praxis - un análisis de una experiencia de EJA / EPT. En el marco de la investigación, se considera que, para llegar a la posibilidad de que los estudiantes también vivencien el currículo integrado, son necesarios espacios de trabajo pedagógico crítico y colectivo que pasan por reuniones pedagógicas y diálogo constante, integración del lenguaje y el compromiso de integrar trabajo y tecnología. <![CDATA[O ESTÁGIO EM EMPRESAS FLEXÍVEIS: PERSPECTIVAS PARA ALÉM DA PEDAGOGIA FABRIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa a pedagogia fabril desenvolvida pelas empresas flexíveis no âmbito do estágio de estudantes de uma instituição federal de Educação Profissional. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir de entrevistas e envolveu, na instituição, estagiários, supervisores e a coordenadora de relação escola-empresa, e nas empresas, supervisores de estágio. Os resultados apontaram que a pedagogia fabril prioriza o comportamento compatível com o processo industrial implementado, em meio a situações reais e ritmos próprios da produção. Os estagiários são envolvidos em um processo de (con)formação mais precocemente do que os funcionários, muitas vezes, expostos à exploração e ao assédio. Em nossas conclusões, destacamos a necessidade de a instituição educativa propiciar situações que ponham em xeque a pedagogia fabril e de assumir o estágio como instância de formação sob sua responsabilidade, comprometida com a humanização.<hr/>Abstract: This article analyzes the manufactury pedagogy developed by flexible industries within the internship of students of a federal institution of Professional Education. The research of qualitative nature was developed from interviews involving, at the institution, trainees, supervisors and the coordinator of the relationship school-enterprise and, in companies, internship supervisors. The results show that the manufactury pedagogy prioritizes the development of the behavior compatible with the industrial process implemented in real situations and proper production rhythms. Interns are involved in a process of relay/training earlier than the employees, often exposed to exploitation and harassment. In our conclusions, we stress the need of the educational institution to provide situations that put at risk the manufacture pedagogy, what if the internship as training under its responsibility, compromised with humanization.<hr/>Resumen: El artículo analiza la pedagogía fabril desarrollada por las empresas flexibles en el ámbito de las prácticas de estudiantes de una institución federal de Educación Profesional. La investigación, de cuño cualitativo, se realizó a partir de entrevistas, implicando, en la institución, a estudiantes en prácticas, a supervisores y a la coordinadora escuela-empresa y, en las empresas, a los supervisores de prácticas. Los resultados apuntan a que la pedagogía fabril prioriza el comportamiento compatible con el proceso industrial, en situaciones reales y ritmos propios de la producción. Los estudiantes son involucrados en un proceso de (con)formación y explotación más precozmente que los empleados. En nuestras conclusiones, destacamos la necesidad de que la institución educativa propicie situaciones que pongan en jaque la pedagogía fabril, asumiendo las prácticas como una instancia de formación bajo su responsabilidad, comprometida con la humanización. <![CDATA[PARA SE DEFENDER DO ENSINO DE GEOGRAFIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Proveniente de uma perspectiva ancorada no Pós-Estruturalismo, este artigo compartilha os efeitos de um projeto de trabalho que vem pensando a Geografia escolar a partir dos estudos foucaultianos. Desse modo, trabalha esse campo do conhecimento como uma prática feita de regras, normas e interdições, que constituem um sistema linguístico que nem todos são autorizados a adentrar. Por meio desse pressuposto, opera sua analítica indicando que 1º) o ensino de Geografia é resultado de uma formação discursiva, construída em meio a relações de poder e saber que estabelecem como e o que se deve dizer; 2º) que esse discurso, por sua vez, obedece ao neoliberalismo; 3º) que passou da hora do ensino de Geografia tornar-se, no sentido de Deleuze e Guattari, Máquina de Guerra, voltando-se contra a) o mau uso que fizeram dos seus enunciados, b) a autoria docente interditada, que tosa a criatividade artística do professor, c) as falas régias e as palavras-mestras, que tributam outros olhares e possibilidades de expressões alternativas no ensinar e no aprender.<hr/>Abstract: Coming from a perspective anchored in Post-Structuralism, this article shares the effects of a work project that has been thinking of school geography based on Foucaultian studies. It therefore works with this field of knowledge as a practice made up of rules, norms and prohibitions, which constitute a linguistic system that not all are allowed to enter. Through this premise, it operates its analytic buy indicating that 1) the teaching of Geography is the result of a discursive formation, built amidst the relations of power and knowledge that establish how and what is to be said; 2) this discourse, in turn, obeys neoliberalism; 3) it’s about time of the teaching of Geography becomes, in the sense of Deleuze and Guattari, a Machine of War, turning itself against a) the misuse that has been made of its statements, b) the prohibition on teaching author, that lops the artistic creativity of the teacher, c) the master sentences and words, which excise other looks and possibilities of alternative expressions in teaching and learning.<hr/>Resumen: Resultante de una perspectiva anclada en el Post-Estructuralismo, este artículo comparte los efectos de un proyecto de trabajo, la cual, piensa a la Geografía escolar a partir de los estudios foucaultianos. De este modo, trabaja este campo del conocimiento como una práctica hecha de reglas, normas e interdicciones, que constituyen un sistema lingüístico al que no todos están autorizados a adentrar. A través de este presupuesto, opera su analítica indicando que 1) la enseñanza de Geografía es el resultado de una formación discursiva, construida en medio de relaciones de poder y saber que establecen cómo y qué se debe decir; 2) que este discurso, a su vez, obedece al neoliberalismo; 3) que pasó el tiempo de la enseñanza de Geografía convertirse, en el sentido de Deleuze y Guattari, Máquina de Guerra, volviéndose contra a) el mal uso que hicieron de sus enunciados, b) la autoría docente interrumpida, que quiebra con la creatividad artística del profesor, c) las palabras ricas y las palabras maestras, que presentan otras miradas y posibilidades de expresiones, alternativas en la enseñanza y en el aprendizaje. <![CDATA[A BANALIZAÇÃO DA INJUSTIÇA SOCIAL E A PEDAGOGIA DO SOFRIMENTO: CATEGORIAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100090&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo objetiva analisar o sofrimento humano causado nas relações de trabalho pelas novas exigências do mercado neoliberal; da sua violência psicológica e da instauração da banalização de injustiça social. Nossa pesquisa bibliográfica, na perspectiva da crítica filosófica, se inscreve nos possíveis espaços dos mecanismos subjetivos de dominação do neoliberalismo; os efeitos psíquicos sobre o humano que se tornam devastadores, cujos sofrimentos sociais se somatizam na sociedade e nem sempre são considerados estruturalmente pela educação. Consideramos o neoliberalismo como a manifestação da nova racionalidade global, como Pierre Dardot e Christian Laval (2016), a qual impera nos governos locais; mas, sobretudo, assume a própria conduta dos governados, impondo tacitamente a criação de uma nova ética pela qual as relações sociais se estabelecem: o mercado e os homens empresa. Trata-se de um mecanismo subjetivo de colonização contemporânea, cuja nova moralidade mercantil subalterniza e dociliza consciências. Pela subalternização, identificamos a intimidação e o medo nas relações trabalhistas como novas táticas de dominações, como apontam Paulo Arantes (2014) e Cristophe Dejours (2001). O sofrimento social é consequência desse novo ethos-racional capitalista. Também, no escopo dessa investigação, apontamos como lastro desse sofrimento social a categorização estrutural da pedagogia do sofrimento e do sacrifício necessário na sociedade, analisados por Veena Das (2008), como construtos de coesão social, conformação e legitimação dessa nova moralidade neoliberal por meio da própria cultura e da educação para consolidação da sociedade moderna.<hr/>Abstract: This article analyzes the human suffering caused in labor relations by the new demands of the neoliberal market, with its psychological violence and the institutionalization of the banalization of social injustice. Our bibliographical research, from a perspective of philosophical criticism, is inscribed in the possible spaces of the subjective mechanisms of domination of neoliberalism; the psychic effects on the human that become devastating, whose social sufferings are somatized in society and are not always structurally considered by education. We consider neoliberalism as the manifestation of the new global rationality, expounded by authors such as Pierre Dardot and Christian Laval (2016), which prevails in local governments; but above all, it assumes the very conduct of the governed by tacitly imposing the creation of a new ethic by which social relations are established: the market and businessmen. It is a subjective mechanism of contemporary colonization whose new mercantile morality subalternizes consciences and makes them docile. By subalternization, we identify intimidation and fear in labor relations as new tactics of domination, as pointed out by Paulo Arantes (2014) and Cristophe Dejours (2001). Social suffering is the consequence of this new capitalist ethos-rationale. Also, in the scope of this investigation, we point to the structural categorization of the pedagogy of suffering and the necessary sacrifice in society, analyzed by Veena Das (2008), as constructs of social cohesion, conformation and legitimation of this new neoliberal morality through culture and education for the consolidation of modern society.<hr/>Resumen: El presente artículo tiene por objeto analizar el sufrimiento humano causado em las relaciones de trabajo por las nuevas exigencias del mercado neoliberal; de su violência psicológica y la instauración de la banalización de la injusticia social. Nuestra investigación bibliográfica, en la perspectiva de la crítica filosófica, se inscribe en los posibles espacios de los mecanismos subjetivos de dominación del neoliberalismo; los efectos psíquicos sobre lo humano que se vuelven devastadores cuyos sufrimientos sociales se somatizan en la sociedad y no siempre son considerados estructuralmente por la educación. Consideramos el neoliberalismo como la manifestación de la nueva racionalidad global, como Pierre Dardot y Christian Laval (2016), que impera en los gobiernos locales; pero, sobre todo, asume la propia conducta de los gobernados imponiendo tácitamente la creación de una nueva ética por la cual las relaciones sociales se establecen: el mercado y los hombres empresa. Se trata de un mecanismo subjetivo de colonización contemporánea cuya nueva moralidad mercantil subalterniza y dociliza conciencias. Por la subalternización, identificamos la intimidación y el miedo en las relaciones laborales como nuevas tácticas de dominaciones como apuntan Paulo Arantes (2014) y Cristophe Dejours (2001). El sufrimiento social es consecuencia de ese nuevo ethos racionalista capitalista. En el ámbito de esta investigación, apuntamos como lastre de ese sufrimiento social, la categorización estructural de la pedagogía del sufrimiento y del sacrificio necesario en la sociedad, analizados por Veena Das (2008), como constructos de cohesión social, conformación y legitimación de esa nueva moralidade neoliberal a través de la propia cultura y educación para la consolidación de la sociedad moderna. <![CDATA[REFLEXÕES SOBRE “PRÁTICA” NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo é decorrente de preocupações quanto à compreensão de argumentos dicotômicos sobre “prática” no contexto do ensino e aprendizagem de Matemática: por um lado, os que revelam a concepção pragmática de Educação Matemática e, por outro, aqueles que a entendem na perspectiva Histórico-Crítica. Nesse sentido, o problema de estudo é: Qual a interpretação de “prática” da Pedagogia Histórico-Crítica? Em decorrência, o objetivo é analisar questões relativas à alusão da “prática”, com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se na modalidade bibliográfica e adota como base teórica os autores da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo traz argumentos de que não é possível uma coexistência dicotômica de prática e teoria. O indicativo de que a apropriação de conhecimento matemático seja prática/teórica está no seu teor conceitual, que permite aos estudantes adotá-lo como elemento de análise em situações que se apresentam tanto visualmente quanto em pensamento ou na atividade mental.<hr/>Abstract: This study arose out of concerns surrounding the understanding of dichotomous arguments about 'practice' in the context of teaching and learning of mathematics: on one hand are those that reveal the pragmatic concept of mathematics education, and on the other, those that understand it from a historical-critical perspective. Thus, the study problem is: What is the interpretation of 'practice' of Historical and Critical Pedagogy? The objective is to analyze issues relating to the reference of 'practice', based on the assumptions of Historical and Critical Pedagogy. To this end, the research method is characterized through a literature review, adopting, as a theoretical basis, authors of Historical-Critical Pedagogy. The study argues that there cannot be a dichotomous coexistence of practice and theory. The indication that the appropriation of mathematical knowledge is practice/theory lies in its conceptual content, which enables students to adopt them as an element of analysis in situations that are presented both visually and in thought or mental activity.<hr/>Resumen: El presente estudio es consecuencia de preocupaciones sobre la comprensión de argumentos dicotómicos sobre la práctica en el contexto de la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas: por un lado, los que revelan la concepción pragmática de la educación matemática y, por otra, aquellos que entienden en la perspectiva histórico-crítica. Sin embargo, el problema del estudio es: ¿Cuál es la interpretación de 'práctica' de la Pedagogía Histórico-Crítica? Como consecuencia, el objetivo es analizar cuestiones relativas a la alusión de la 'práctica', con base en los presupuestos de la Pedagogía Histórico-Crítica. Para ello, la investigación se caracteriza en la modalidad bibliográfica y adopta como base teórica a los autores de la Pedagogía Histórico-Crítica. El estudio trae argumentos de que no es posible una coexistencia dicotómica de práctica y teoría. El indicativo de que la apropiación de conocimiento matemático es práctico/ teórico está en su tenor conceptual que permite a los estudiantes a adoptarlos como elemento de análisis en situaciones que se presentan tanto visualmente como en pensamiento o actividad mental. <![CDATA[Racionalidade Instrumental e Formação Humana: Uma Análise a partir da Teoria do Capital Humano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100126&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem como objetivo caracterizar os currículos dos cursos do ensino médio integrado à educação profissional a partir da racionalidade intrumental manifesta na proposta de formação humana. Tal proposição cumpriu-se por meio da análise dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino médio integrado à educação profissional e do projeto pedagógico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Parnaíba. Destaca-se como referencial teórico os conceitos de Racionalidade Instrumental (SERVA, 1997; GUERREIRO RAMOS, 1981); Teoria do Capital Humano (SCHULTZ, 1973); Economia da Educação (CARNOY, 2006). Com a análise, chegou-se à delimitação de três categorias: “o mercado e seus serviços”; “a política pública de desenvolvimento”; e “o empreendedorismo e a formação humana instrumental”. Como achado da pesquisa, destaca-se que a escola é um intenso movimento de assimilação e resistência frente ao projeto capitalista de formação humana e, no Instituto pesquisado, a racionalidade instrumental se manifesta nos documentos oficiais, tencionando a formação humana para um padrão de reprodução dos mecanismos de adaptação do processo educativo que de uma forma tende a uma formação parcializada pelo próprio projeto do capital.<hr/>Abstract: This study aims to characterize the curricula of Brazilian secondary school courses integrated with professional education, from the perspective of instrumental rationality. We analyzed these courses, as well as the pedagogical projects of the Science and Technology Federal Institute of Piauí - Parnaíba Campus. The theoretical framework was based on the concepts of Instrumental Rationality (SERVA, 1997; GUERREIRO RAMOS, 1981); the Theory of Human Capital (SCHULTZ, 1973); and Economics of Education (CARNOY, 2006). This analysis enabled us to outline three categories: "the market and its services"; "public development policy"; and, "entrepreneurship and human instrumental training". Our findings suggest that the school represents an intense movement of assimilation and resistance to the human training capitalist project, and, in the abovementioned Institute, instrumental rationality is shown in the official documents, which project human training to a reproduction pattern of the adaptation mechanisms of the educational process, which tends to lead to a training that is biased by the Capital project itself.<hr/>Resumen: El presente artículo tiene como objetivo caracterizar los currículos de los cursos de la secundaria integrados a la educación profesional a partir de la racionalidad instrumental manifiesta en la propuesta de formación humana. Tal proposición se ha cumplido a través del análisis de los proyectos pedagógicos de los cursos de la secundaria integrados a la educación profesional y de proyecto pedagógico del Instituto Federal de Ciencia y Tecnología de Piauí - Campus Parnaíba. Se señala como referencial teórico los conceptos de Racionalidad Instrumental (SERVA, 1997; GUERREIRO RAMOS, 1981); Teoría del Capital Humano (SCHULTZ, 1973); Economía de la Educación (CARNOY, 2006). Con el análisis, se logró la delimitación de tres categorías: “El mercado y sus servicios”; “la política pública de desarrollo”; y, “la iniciativa empresarial y formación humana instrumental”. Como encontrado en la investigación, se señala que la escuela es un intenso movimiento de asimilación y resistencia frente al proyecto capitalista de formación humana y, en el Instituto investigado, la racionalidad instrumental se manifiesta en los documentos oficiales planteando la formación humana para un padrón de reproducción de los mecanismos de adaptación del proceso educativo que, de una forma, tiende a una formación parcializada por el propio proyecto del Capital. <![CDATA[O CONTEXTO PROFISSIONAL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTEGRADA DA FORMAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o significado que os contextos de atuação profissional assumem no processo de formação inicial dos professores, especificamente, nos cursos de Pedagogia do Brasil, tendo como referência uma perspectiva integrada da formação. De caráter qualitativo, analisamos os Projetos Pedagógicos dos referidos cursos por meio da Análise de Conteúdo, a partir de três indicadores: (a) concepção do contexto profissional; (b) relação estabelecida com o contexto profissional; e (c) construção de comunidades de práticas. Os resultados evidenciaram avanços no que diz respeito à concepção do contexto de atividade profissional e da relação estabelecida com o contexto de atividade profissional, embora sejam necessárias ações e iniciativas mais incisivas tanto da Universidade quanto das Escolas de Educação Básica, de modo que os futuros professores possam saber administrar os diferentes saberes, construídos em diferentes lugares.<hr/>Abstract: This work analyzes the meaning assumed by contexts of professional practice in the initial teacher training process, specifically in Brazilian Pedagogy courses, taking as its reference an integrated perspective of training. Characterized as qualitative research, it analyzes the pedagogical projects of the courses in question using content analysis, based on three indicators: (a) concept of professional context; (b) established relationship to professional context and (c) the construction of practical communities. The results demonstrate advances in relation to the concept of professional activity context and the established relationship to the professional context, but more incisive actions and initiatives are needed, both for Universities and schools, so that future teachers can know how to administrate different forms of knowledge, constructed in different places.<hr/>Resumen: Este trabajo tiene por objetivo analizar el significado que los contextos de actuación profesional asumen en el proceso de formación inicial de los profesores, específicamente, en las carreras de Pedagogía en Brasil, teniendo como referencia una perspectiva integrada de la formación. De carácter cualitativo analizamos los Proyectos pedagógicos de dichas carreras a través del Análisis de Contenido, a partir de tres indicadores: (a) concepción del contexto profesional; (b) relación establecida con el contexto profesional y (c) la construcción de comunidades de prácticas. Los resultados evidenciaron avances en lo que se refiere a la concepción del contexto de actividad profesional y de la relación establecida con el contexto de actividad profesional, aunque se necesitan acciones e iniciativas más incisivas tanto de la Universidad y de las Escuelas de Educación Básica, de modo que los futuros profesores, puedan saber administrar los diferentes saberes, construidos en diferentes lugares. <![CDATA[ESCRITA DE SI EM ROUSSEAU: LUGAR DE SOLIDÃO E AFIRMAÇÃO RADICAL DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100156&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, serão discutidas questões de ordem estético-existencial observadas na leitura d’Os devaneios do caminhante solitário de Jean-Jacques Rousseau, tendo como interlocução o texto Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo de Jean Starobinski que, junto a outros comentadores, alimentarão o exame do tema da solidão nas reflexões sobre o autor. A solidão será compreendida aqui como energia autoformativa e sentimento que possibilita a expressão literária da autobiografia na obra rousseauniana. Elegeram-se algumas perguntas para nortear a reflexão: o que significaria uma escrita de si como lugar de solidão e como afirmação radical da própria existência em Rousseau? Que sentido atribuir à energia autoformativa de ambas quando se trata de uma mestria de si mesmo? Uma das formas de a escrita de si afirmar radicalmente a existência em Rousseau manifesta-se na sua obsessão pela “transparência”, que o levou à conquista de uma unidade entre o próprio “eu” e a linguagem, na qual a palavra encarna o primeiro. Rousseau confunde sua existência com a própria essência da verdade, ao tomar as lembranças como matéria-prima para esses devaneios que adquirem forma literária, conferem autenticidade à obra e fabricam um discurso unificador, porque eivado de uma verdade do sentimento. Tal afirmação de si também inclui a decisão de narrar a sua vida para transmitir ao leitor uma informação mais autêntica de como se tornou quem é e porventura conseguir a remissão e o reconhecimento públicos. A escrita de si apareceria como lugar de solidão, ato de liberdade do escritor. A solidão irremediável do caminhante atuaria nos Devaneios como energia autoformativa, assumindo um valor estético e corroborando para um errante e inesgotável exercício de conhecimento do “eu” e da existência metamorfoseados em obra literária autobiográfica.<hr/>Abstract: This article aims to discuss issues of an aesthetic-existential order observed in the Reveries of the Solitary Walker (Jean-Jacques Rousseau). It also brings into the dialogue Transparency and Obstruction (Jean Starobinski) which, together with other commentators, promotes the examination of solitude in the reflections on Rousseau. Solitude is understood here as a self-formative energy and a feeling that allows the autobiography’s literary expression in Rousseau's work. We have chosen a few questions to guide the discussion: what meaning would be given to a writing of the self as a place of solitude and a radical affirmation of existence in Rousseau’s work? What meaning could we ascribe to the self-formative energy of both writings when it comes to the mastery of the self? One of the ways in which the writing of self radically expresses existence in Rousseau is his obsession with “transparency”, which led him to the conquest of a unity between self and language, in which the word incarnates the self. Rousseau mingles his existence with the very essence of truth, by taking his memories as raw materials for reveries that acquire literary form, giving authenticity to the work and producing a unifying discourse as they become intertwined with a truth of sentiment. This self-affirmation also includes the decision to narrate his own life in order to convey to the reader more authentic information on how he became who he is, and perhaps achieve remission and public recognition. The writing of the self would appear as a place of solitude, in other words, the writer's act of freedom. The irreparable solitude of the walker acts in the Reveries as a self-formative energy, assuming an aesthetic value and corroborating the erratic and endless exercise of knowledge of the “self” and of existence, metamorphosed into an autobiographical literary work.<hr/>Resumen: En el presente artículo discutiremos cuestiones de orden estético-existencial, a partir de la lectura de Las ensoñaciones del paseante solitario de Jean-Jacques Rousseau, en diálogo con el texto Jean-Jacques Rousseau: la transparencia y el obstáculo de Jean Starobinski que, junto a otros críticos, contribuyeron con el estudio del tema de la soledad en las reflexiones sobre el autor. La soledad será entendida, en este trabajo, como energía autoformativa y sentimiento que posibilita la expresión literaria de la autobiografía en la obra rousseauniana. Elegimos algunas preguntas para orientar la reflexión: ¿Qué significa una escritura de sí como lugar de soledad y como afirmación radical de la propia existencia en Rousseau? ¿Qué sentido se le atribuye a la energía autoformativa de ambas cuando se trata de una maestría de sí mismo? Una de las formas de la escritura de sí que afirma radicalmente la existencia en Rousseau, se manifiesta en su obsesión por la “transparencia”, que lo llevó a conquistar una unidad entre el propio “yo” y el lenguaje, en la cual la palabra encarna al “yo”. Rousseau confunde su existencia con la propia esencia de la verdad, al tomar los recuerdos como materia prima para esas meditaciones que adquieren forma literaria, le confieren autenticidad a la obra y fabrican un discurso unificador porque está plagado de una verdad del sentimiento. Tal afirmación de sí también incluye la decisión de narrar su propia vida para transmitirle al lector una información más auténtica de cómo llegó a ser lo que es y, como consecuencia, para adquirir remisión y reconocimiento púbicos. La escritura de sí aparecería como un lugar de soledad, acto de libertad del escritor. La soledad irremediable del paseante actuaría en las Ensoñaciones como energía autoformativa, asumiendo un valor estético y contribuyendo para un errante e inagotable ejercicio de conocimiento del “yo” y de la existencia metamorfoseados en obra literaria autobiográfica. <![CDATA[A PESQUISA DOCUMENTAL NAS INVESTIGAÇÕES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POTENCIALIDADES E LIMITES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100170&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo tem por escopo investigar as potencialidades e os limites da pesquisa documental ao se tratar desse tipo de instrumento metodológico em políticas educacionais. A partir de revisão de literatura de caráter exploratório hermenêutico sobre o tema, organizamos o ensaio da seguinte forma: i) inicialmente abordaremos a polissemia do conceito ‘pesquisa documental’, que produz ainda fortes discussões e divergências sobre a terminologia mais adequada a ser utilizada; ii) em seguida conceituaremos o objeto da pesquisa documental, para iii) estabelecer apontamentos específicos sobre o trabalho com documentos de política educacional; iv) na sequência apontaremos aspectos epistemológicos e teóricos intrínsecos à pesquisa com documentos, e por fim, v) indicaremos algumas notas conclusivas destacando potencialidades e limites do trabalho com fontes documentais.<hr/>Abstract: The article aims to investigate the possibilities and limitations of documentary research when dealing with this type of methodological instrument in educational policies. Based on a literature review of an exploratory hermeneutic nature on the theme, this essay was organized as follows: i) first, it addresses the polysemy of the concept of 'documentary research', which still produces strong discussions and disagreements as to the most appropriate terminology to be used; ii) next, it conceptualizes the object of documentary research, and arising from this, iii) it establishes specific aspects of work with educational policy documents; iv) it points out some epistemological and theoretical aspects intrinsic to research with documents, and finally, v) it gives some concluding remarks highlighting the potential and limits of work with documentary sources.<hr/>Resumen: El artículo tiene por objeto investigar las potencialidades y los límites de la investigación documental al tratarse de este tipo de instrumento metodológico en políticas educativas. A partir de la revisión de literatura de carácter exploratorio hermenéutico sobre el tema, organizamos el ensayo de la siguiente forma: i) inicialmente abordaremos la polisemia del concepto de investigación documental, que produce todavía fuertes discusiones y divergencias sobre la terminología más adecuada a ser utilizada; ii) luego conceptualizamos el objeto de la investigación documental, para iii) establecer apuntes específicos sobre el trabajo con documentos de política educativa; iv) en la secuencia apuntaremos aspectos epistemológicos y teóricos intrínsecos a la investigación con documentos, y por último, v) indicamos algunas notas conclusivas destacando potencialidades y límites del trabajo con fuentes documentales. <![CDATA[ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente texto discute o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física. Para isso, toma como referência uma pesquisa de Doutorado em Educação que investigou como as estratégias formativas estruturaram o desenvolvimento profissional de professores(as) de Educação Física participantes de um projeto de formação realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental e entrevistas com professores(as) de Educação Física da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba que participaram do referido projeto. A análise interpretativa dos dados foi realizada com base na teoria da relação com o saber de Charlot e mostrou que as estratégias formativas oportunizaram relações epistêmicas e identitárias com o saber/aprender, as quais se refletiram em aprendizagens e desenvolvimento profissional. O sentido dado ao processo de formação continuada e às situações vividas nele por meio das estratégias formativas é que mobiliza o desejo do(a) professor(a) de aprender. E é aprendendo que o(a) professor(a) se desenvolve profissionalmente. Frente a essas constatações e considerações, na formação continuada as estratégias formativas estruturam o desenvolvimento profissional de professores(as), pois agem como fontes de mobilização para o saber/aprender.<hr/>Abstract: This text discusses the professional development of Physical Education teachers, taking as its reference a Doctorate dissertation in Education that investigates how training strategies structure the professional development of Physical Education teachers who took part in a training project that was run in partnership between the Universidade Federal do Paraná (UFPR) and the Municipal Secretariat for Education (SME) of Curitiba. The methodological procedures involved document analysis and interviews with Physical Education teachers of the Municipal Education Network of Curitiba who took part in the project. The data were submitted to interpretative analysis, based on Charlot’s notion of the relationship to knowledge. This analysis showed that the training strategies promoted epistemic and identity relations with knowledge/learning, which were reflected in the teachers’ learning and professional development. The meaning given to the process of continuing education, and the situations experienced in it, through the training strategies, prompted in the teachers a desire to learn; and it is through learning that professional development occurs. In view of these observations and considerations in professional development, it was seen that the training strategies structured the professional development of the teachers, acting to mobilize knowing/learning.<hr/>Resumen: El presente texto discute el desarrollo profesional de profesores(as) de Educación Física. De esta forma se toma como referencia una investigación de Doctorado en Educación que investigo como las estrategias formativas estructuraron el desarrollo profesional de profesores(as) de Educación Física participantes de un proyecto de formación realizado en colaboración entre la Universidad Federal do Paraná (UFPR) y la Secretaria Municipal de Educación (SME) de Curitiba. Los procedimientos metodológicos suponen un análisis documental y entrevistas con profesores(as) de Educación Física de la Red Municipal de Enseñanza (RME) de Curitiba que participaron del referido proyecto. El análisis interpretativo de los datos fue realizado con base en la teoría de la relación con el saber de Charlot y mostró que las estrategias formativas crearon oportunidades para relaciones epistémicas e identitarias con el saber/aprender, las cuales se reflejan en aprendizajes y desarrollo profesional. El sentido dado al proceso de formación continuada, y a las situaciones vividas en él, por medio de las estrategias formativas, es que moviliza el deseo del (de la) profesor(a) de aprender. Y es aprendiendo que el(la) profesor(a) se desarrolla profesionalmente. Frente a esas constataciones y consideraciones, en la formación continuada las estrategias formativas estructuran el desarrollo profesional de profesores(as), pues actúan como fuentes de movilización para el saber/aprender. <![CDATA[O PAPEL DA REAÇÃO CATÓLICA NA FORMAÇÃO DA NAÇÃO NOS TEMPOS DE CAPANEMA (1934-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar os indícios do movimento Reação Católica na política educacional do Ministro Gustavo Capanema (1934-1945), após um reposicionamento dos intelectuais entre os órgãos católicos e aparatos estatais, em defesa da cultura católica na formação da nação. Na primeira parte, aborda os indícios da restauração em defesa da pedagogia católica; na segunda, fala sobre a representação de intelectuais católicos nos aparatos estatais, como as articulações no cenário nacional entre as instituições superiores católicas; e, por fim, na terceira parte, apresenta a influência do pensador francês Jacques Maritain entre as produções da revista católica A Ordem e a repercussão do humanismo integral e da democracia cristã em torno do engajamento da militância católica.<hr/>Abstract: This article investigates the signs of the South American Catholic Reaction movement in the educational policy of Minister Gustavo Capanema (1934-1945), after a repositioning of intellectuals between the Catholic bodies and state apparata, in defense of the Catholic culture in the development of the nation. In the first part, it addresses the defense councils of Catholic pedagogy; in the second, it discusses the representation of Catholic intellectuals in the state apparata, such as the articulations in the national scenario among the Catholic higher institutions; Finally, in the third part, it presents the influence of the French intellectual Jacques Maritain between the productions of the Catholic magazine A Ordem, and the repercussion of integral humanism and Christian democracy around the engagement of Catholic militancy.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo investigar los indicios del movimiento en América del Sur. Gustavo Capanema (1934-1945), tras un reposicionamiento de intelectuales entre los órganos católicos y los estatutos, en defensa de la cultura católica en la formación de la nación. En la primera parte, los consejos de defensa de la pedagogía católica; en la segunda, habla sobre una representación de intelectuales católicos en los aparatos estatales, como las articulaciones en el escenario nacional entre las instituciones superiores católicas; y, por último, en la tercera parte, presenta una influencia del pensamiento nacional Jacques Maritain entre las producciones de la revista católica La Orden y la repercusión del humanismo integral y de la democracia en torno al compromiso de la militancia católica. <![CDATA[REFLEXÕES SOBRE ÉTICA E BOM SENSO NO COTIDIANO DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Diariamente os professores se deparam com situações que ultrapassam a barreira das ações relacionadas exclusivamente a sua prática pedagógica e de ensino. As decisões tomadas nesses momentos têm relação direta com a atuação do professor e os rumos que podem tomar seus próprios alunos. Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire (2017) nos traz, dentre outros saberes elencados por ele como necessários à prática docente, o bom senso e a ética. Este artigo tem como objetivo problematizar a atuação docente, apontando-a como algo que vai além das atribuições a ela destinadas. Além disso, traz os conceitos de bom senso e ética na visão freireana e a reflexão sobre sua influência na atuação prática do docente e as formas de efetivamente torná-los aplicáveis ao professor. A pesquisa, de cunho qualitativo, analisa os dizeres de três professoras da Educação Básica acerca de “bom senso” e “ética”, buscando perceber de que maneira identificam a materialidade dos conceitos em sua prática pedagógica.<hr/>Abstract: Teachers face situations on a daily basis that go beyond the barrier of actions related exclusively to their pedagogical and teaching practice. The decisions made at these times are directly related to the teacher's actions and the directions his or her students may take. In his work Pedagogy of Autonomy, Paulo Freire (2017) brings, among other knowledge that he deems necessary for teaching practice, common sense and ethics. The aim of this article is to investigate teaching performance, viewing it as something that goes beyond the attributions assigned to it. It also addresses the concepts of common sense and ethics in the Freirean view, and reflects on their influence on the practical action of the teacher and how than can effectively be made applicable to the teacher. This qualitative research analyses the words of three Basic Education teachers on "common sense" and "ethics", seeking to understand how they identify the materiality of these concepts in their pedagogical practice.<hr/>Resumen: Diariamente los profesores se enfrentan a situaciones que superan la barrera de las acciones relacionadas exclusivamente con su práctica pedagógica y de enseñanza. Las decisiones tomadas en esos momentos tienen relación directa con la actuación del profesor y los rumbos que pueden tomar a sus propios alumnos. En su libro Pedagogía de la Autonomía, Paulo Freire (2017) nos trae entre otros saberes que son necesarios para la práctica docente, el sentido común y la ética. Este artículo tiene como objetivo, problematizar la actuación docente, apuntándola como algo que va más allá de las atribuciones a ella destinadas. Además, trae los conceptos de buen sentido y ética en la visión freireana y la reflexión sobre su influencia en la actuación práctica del docente y las formas de efectivamente hacerlos aplicables al profesor. La investigación, de cuño cualitativo, analiza las palabras de tres profesoras de la Educación Básica acerca de "buen sentido" y "ética" buscando percibir de qué manera identifican la materialidad de los conceptos en su práctica pedagógica. <![CDATA[FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DISCRIMINANTE DOS CONCEITOS DE “EXPERIÊNCIAS” E “PRÁTICAS” DE LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100236&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa sobre leitura na formação inicial de professores e suas implicações na Educação Básica. Trata-se de um recorte do estudo que teve como temática central “A leitura na formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia e suas implicações no contexto da Educação Básica”. O texto aqui apresentado traz elementos da pesquisa dando enfoque aos aspectos da leitura e das práticas docentes realizadas na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada por uma concepção reflexiva e interpretativa. E quanto à sua tipologia, constitui-se como empírica e documental, tendo como método a análise de conteúdo. O objetivo deste texto é destacar questões importantes sobre a leitura e as práticas docentes, procurando diferenciar os conceitos de “práticas de leitura” e “experiências de leitura”, a fim de compreender fatores que influenciam o processo de leitura no âmbito da escola.<hr/>Abstract: This article was the result of research on reading in the initial teacher development, and its implications for Basic Education. It is part of study on the central theme of; “Reading in the initial development of the students of the course in Pedagogy, and its implications for the context of Basic Education”, The text presented here brings elements of the research, focusing on aspects of reading and the teaching practices carried out in Basic Education. It is a qualitative study, oriented by a reflective and interpretive conception. In terms of typology, it is empirical and documentary, using the method of content analysis. This text highlights important questions about reading and teaching practices, seeking to differentiate the concepts of “reading practices” and “reading experiences”, in order to understand the factors that influence the reading process within the school.<hr/>Resumen: El presente artículo fue elaborado a partir de una investigación sobre lectura en la formación inicial de profesores y sus implicaciones en la Educación Básica. Se trata de un recorte del estudio que tuvo como temática central; “La lectura en la formación inicial de los alumnos del curso de Pedagogía y sus implicaciones en el contexto de la Educación Básica”. El texto aquí presentado trae elementos de la investigación enfocando los aspectos de la lectura y de las prácticas docentes realizadas en la Educación Básica. Se trata de una investigación de enfoque cualitativo, orientada por una concepción reflexiva e interpretativa. Y en cuanto a su tipología, se constituye como empírica y documental, teniendo como método el análisis de contenido. El, buscando diferenciar los conceptos de “prácticas de lectura” y “experiencias de objetivo de este texto es destacar cuestiones importantes sobre la lectura y las prácticas docentes lectura”, a fin de comprender factores que influencian el proceso de lectura en el ámbito de la escuela. <![CDATA[OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA E NÓS: REFLEXÃO SOBRE TRÊS LIVROS PARADIDÁTICOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100249&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Os clássicos da sociologia variam conforme cada país, eles são os autores que gozam de status superior, artífices de práticas exemplares de pesquisa, que levantaram problemas e propuseram soluções teóricas que ainda elucidam aspectos das sociedades contemporâneas. Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber se tornaram clássicos no Brasil, entre outras coisas, devido ao esforço de Florestan Fernandes na década de 1950, quando sistematizou a contribuição de cada um desses autores para uma teoria da investigação sociológica. A recepção desses clássicos no país não perdeu de vista os problemas da sociedade brasileira, que tradicionalmente esteve voltada para explicar o país. Por isso, determinadas leituras foram rotinizadas, criando versões próprias desses autores clássicos. Dessa perspectiva, esse texto faz uma reflexão sobre três livros paradidáticos da coleção “pontos de referência” da Editora Vozes, escritos por especialistas franceses: A sociologia de Marx, de Jean-Pierre Durand; A sociologia de Durkheim, de Philippe Steiner; e A sociologia de Weber, de Catherine Colliot-Thélène.<hr/>Abstract: The classics of sociology vary from country to country. They are represented by those authors classified as having superior status, practicing exemplary research, who have raised problems and proposed theoretical solutions that still elucidate aspects of contemporary societies. Karl Marx, Emile Durkheim and Max Weber became classics in Brazil. This was partly through the efforts of Florestan Fernandes, in the 1950s, who systematized the contribution of each of these authors to a theory of sociological research. The reception of these classics in the Brazil has traditionally been geared towards explaining the sociological problems of Brazil. Therefore, certain readings became routine, and particular versions of these classic authors were created. This text proposes a reflection on three textbooks written by French experts and published by Editora Vozes in its collection Pontos de Referência: A sociologia de Marx (The Sociology of Marx) by Jean-Pierre Durand; A Sociologia de Durkheim (The Sociology of Durkheim) by Philippe Steiner; and A Sociologia de Weber (The Sociology of Weber) by Catherine Colliot-Théléne.<hr/>Resumen: Los clásicos de la sociología varían según cada país, son aquellos autores que gozan de estatus superior, artífices de prácticas ejemplares de investigación, plantearon problemas y propusieron soluciones teóricas que aún elucidan aspectos de las sociedades contemporáneas. Karl Marx, Émile Durkheim y Max Weber se convirtieron en clásicos en Brasil, entre otras cosas, debido al esfuerzo de Florestan Fernandes en la década de 1950, cuando sistematizó la contribución de cada uno de estos autores a una teoría de la investigación sociológica. La recepción de estos clásicos en el país no perdió de vista los problemas de la sociedad brasileña, tradicionalmente estuvo orientada a explicar el país. Por eso, ciertas lecturas fueron rutinarias, creando versiones propias de esos autores clásicos. De esa perspectiva, ese texto hace una reflexión sobre tres libros paradidácticos de la colección "Pontos de Referência" de la Editora Vozes, escritos por especialistas franceses: A sociologia de Marx (La sociología de Marx), de Jean-Pierre Durand; A sociologia de Durkheim (La sociología de Durkheim), de Philippe Steiner; y A sociologia de Weber (La sociología de Weber), de Catherine Colliot-Thélène. <![CDATA[“AQUI É O LUGAR QUE A GENTE VIVE!” AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE UM QUILOMBO CATARINENSE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100271&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este texto contempla reflexões sobre as incursões que fiz em dois quilombos catarinenses como parte de minha pesquisa de doutorado em educação. A motivação central foi a de compreender e analisar, por meio de um estudo etnográfico, o lugar que as crianças quilombolas ocupam, como são suas práticas e experiências, e o que elas ‘expressam’ sobre as relações educativas que se estabelecem no espaço institucionalizado da educação infantil e no espaço da comunidade quilombola onde moram. A perspectiva teórica direcionou-se para uma interlocução entre os campos da Pedagogia, Sociologia da Infância e Antropologia. Embora a pesquisa ter se dado também na educação infantil, abarco, todavia, neste texto observações a partir dos lugares e dos tempos ocupados pelas crianças nos quilombos, em especial aludindo a seus diferentes jeitos de ser, de se expressar nos momentos de brincar. A pesquisa evidencia um alto grau de cumplicidade, autonomia e criação de brincadeiras entre as crianças nos quilombos e demostra que suas formas de expressão ou de sociabilidade podem suscitar outras maneiras de pensar a educação institucionalizada.<hr/>Abstract: This paper reflects on the incursions I made in two “quilombos” (communities originally established by escaped Afro-Brazilian slaves) in the Brazilian state of Santa Catarina as part of my doctoral research in education. The main motivation was to understand and analyze, through an ethnographic study, the place that children of the quilombos occupy, their practices and experiences, and what they express about the educational relations that are established in the institutionalized space of childhood education, and in the space of the quilombo community where they live. The theoretical perspective focused on a dialogue between the fields of Pedagogy, Sociology of Childhood and Anthropology. Although research was also conducted on early childhood education, I nevertheless include in this text observations based on the places and times occupied by children in the quilombos, mentioning, in particular, their different ways of being, and of expressing themselves in moments of play. The research shows a high degree of complicity, autonomy and creativity to play among children in the quilombos, and demonstrates that their forms of expression or sociability can give rise to other ways of thinking about institutionalized education.<hr/>Resumen: Este texto abarca reflexiones sobre las incursiones que he hecho en dos quilombos catarinenses como parte de mi investigación doctoral en educación. La principal motivación fue la de comprender y analizar, por medio de un estudio etnográfico, el lugar que los niños quilombolas ocupan, como son sus prácticas y experiencias, y lo que ellas ‘expresan’ sobre las relaciones educativas que se establecen en el espacio institucionalizado de la educación infantil y en el espacio de la comunidad quilombola donde viven. La perspectiva teórica se ha encauzado hacia una interlocución entre los campos de la Pedagogía, Sociología de la Infancia y Antropología. Aunque la pesquisa se haya dado también en la educación infantil, abarco, también, en este texto observaciones a partir de los lugares y tiempos ocupados por los niños en los quilombos, en especial aludiendo a sus diferentes maneras de ser, de expresarse en los momentos de jugar. La investigación pone de relieve un alto grado de complicidad, autonomía y creación de juegos entre los niños en los quilombos y demuestra que sus formas de expresión o de sociabilidad pueden provocar otras maneras de pensar la educación institucionalizada. <![CDATA[EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM: APROXIMAÇÕES COM A HERMENÊUTICA GADAMERIANA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100287&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem por objetivo construir um aporte teórico capaz de nos dar indicativos para redimensionar o hiato existente entre o fazer (prático), o saber com esse fazer (teórico) e as dimensões estéticas (subjetivas) e éticas (intersubjetivas) na Educação Física (escolar). Para isso, este estudo de base bibliográfica busca, na obra de Hans-Georg Gadamer (em especial na obra Verdade e Método), e em seus comentadores, justificar nossa tarefa educativa, a partir da nossa relação com a cultura corporal de movimento para além de uma racionalidade científica-instrumental. O reconhecimento do se-movimentar como fenômeno da linguagem permite-nos lançar um olhar mais alargado para as dimensões do conhecimento em nosso campo de tematização; por outro lado, indica a necessidade de um diálogo mais aprofundado entre as noções de linguagem e experiência, uma vez que estas não podem ser vistas como dois polos opostos, mas como condição (complementar) de nossa compreensão de mundo.<hr/>Abstract: The objective of this article is to construct a theoretical contribution capable of giving us indications to resize the gap between the doing (practical), the knowledge that supports this doing (theoretical), and the aesthetic (subjective) and ethical (intersubjective) dimensions in Physical Education (educational). A bibliographical study was conducted on the works of Hans-Georg Gadamer (in particular, the work Truth and Method), and on his commentators, seeking to justify our educational task, based on our relationship with the body culture of movement beyond a scientific-instrumental rationality. The recognition of movement as a phenomenon of language allows us to take a broader look at the dimensions of knowledge in our thematization field; On the other hand, it indicates the need for a deeper dialogue between the notions of language and experience, since these can not be seen as two opposing poles, but as a (complementary) condition of our understanding of the world.<hr/>Resumen: El presente artículo tiene por objetivo construir un aporte teórico capaz de darnos indicativos para redimensionar el hiato existente entre el hacer (práctico), el saber con ese hacer (teórico) y las dimensiones estéticas (subjetivas) y éticas (intersubjetivas) en la Educación Física (Escolar). Para eso, este estudio de base bibliográfico busca, en la obra de Hans-Georg Gadamer (en especial en la obra Verdad y Método), y en sus comentadores, justificar nuestra tarea educativa, a partir de nuestra relación con la cultura corporal de movimiento, más allá de una racionalidad científico-instrumental. El reconocimiento del moverse como fenómeno del lenguaje nos permite lanzar una mirada más amplia hacia las dimensiones del conocimiento en nuestro campo de tematización; por otro lado, indica la necesidad de un diálogo más profundo entre las nociones de lenguaje y experiencia, ya que éstas no pueden ser vistas como dos polos opuestos, sino como condición (complementaria) de nuestra comprensión del mundo. <![CDATA[PESQUISAR ESCOLAS: “ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS” E “TEORIA DA ATUAÇÃO POLÍTICA” EM DISCUSSÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo reúne reflexões realizadas durante e sobretudo após a finalização de pesquisa de doutorado, que teve como objetivo analisar as relações que as políticas produzidas no interior das escolas estabelecem com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Para subsidiar a referida investigação, foram adotadas algumas formulações desenvolvidas por Stephen Ball e colaboradores, as quais sustentam que as políticas educacionais são caracterizadas por negociações e embates que não se encerram na ação estatal e que é necessário levar em conta as ações exercidas pelos atores escolares nas análises. Tal perspectiva teórico-metodológica, apesar de valorizar as experiências micropolíticas construídas nas escolas e se distanciar das investigações que conferem centralidade ao Estado na produção de políticas, apresenta certa fragilidade que será discutida ao longo do texto. Por fim, são apresentadas algumas ferramentas conceituais elaboradas por Silvio Gallo como uma nova forma de compreender e pesquisar o cotidiano escolar.<hr/>Abstract: This article gathers some reflections made during, and especially after completing the research for a doctorate degree. It analyzes the relationships that the policies produced in schools establish with the educational assessment system known as the Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). As theoretical references for this research, some of the conceptual contributions formulated by Stephen Ball and colleagues were adopted, which affirm that the educational policies are characterized by negotiations and clashes that do not end in state action, and that the actions taken by the school actors need to be taken into account in the analyses. This theoretical-methodological perspective, in spite of valuing the micropolitical experiences elaborated in schools, and distancing itself from investigations that attribute centrality to the State in the production of policies, presents a certain weakness that will be discussed in the text. Lastly, some conceptual tools elaborated by Silvio Gallo are presented, as a new way of understanding and researching school routines.<hr/>Resumen: Este artículo reúne reflexiones realizadas durante y sobre todo después de la finalización de investigación de doctorado que tuvo como objetivo analizar las relaciones que las políticas producidas en el interior de las escuelas establecen con el sistema de evaluación llamado Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Para subsidiar la referida investigación, se adoptaron algunas formulaciones desarrolladas por Stephen Ball y colaboradores que afirman que las políticas educativas se caracterizan por negociaciones y embates que no se encierran en la acción estatal y que es necesario tener en cuenta las acciones ejercidas por los actores escolares en los análisis. Tal perspectiva teórico-metodológica, a pesar de valorar las experiencias micropolíticas construidas en las escuelas y distanciarse de las investigaciones que confieren centralidad al Estado en la producción de políticas, presenta cierta fragilidad que será discutida a lo largo del texto. Por último, se presentan algunas herramientas conceptuales elaboradas por Silvio Gallo como una nueva forma de comprender e investigar el cotidiano escolar. <![CDATA[DISCURSO E RESISTÊNCIA NA OBRA POÉTICA DE ELIANE POTIGUARA EM METADE CARA, METADE MÁSCARA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por intuito articular uma reflexão acerca de questões imanentes ao discurso exarado no livro Metade cara, metade máscara. Pretendemos acentuar as regularidades arquivadas nas formações discursivas que atravessam a fala de Eliane Potiguara, norteiam sua poesia e sua palavra em movimento, nos norteando pelos teóricos Michel Foucault e Eni Orlandi para, a partir da fala de Potiguara, observarmos a ordem discursiva que a interpela. Pretendemos observar em que sujeito ela se converte ao tomar posse da palavra e dar vazão ao viver dos povos indígenas brasileiros. Pela análise da referida obra, percebemos que Potiguara vem, por meio de seu discurso poético, autobiográfico ou em forma de escrita jornalística de informação, exaltar a determinação e a firmeza da luta dos povos originários.<hr/>Abstract: This article provides some reflections on issues inherent to the discourse recorded in the book Metade Cara, Metade Máscara (Half Face, Half, Mask). Our aim is to accentuate the regularities filed in the discursive formations that characterize Eliane Potiguara's discourse, orienting her poetry and her word in movement, guiding us through the theorists Michel Foucault and Eni Orlandi to, through Potiguara’s discourse, observe the discursive order that challenges her. We aim to observe what subject she is converted into when she takes possession of the word and gives vent to the life of the Brazilian indigenous peoples. Through the analysis of this work, it can be seen that whether through her poetic or autobiographical discourse, or her journalistic writing of information, Potiguara exalts the determination and firmness of the struggle of the indigenous peoples.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo articular una reflexión sobre temas que son inmanentes en el discurso presentado en el libro Metade Cara, Metade Máscara. Se pretende enfatizar las regularidades archivadas en las formaciones discursivas que cruzan el discurso de Eliane Potiguara, guían su poesía y su palabra en movimiento, guiándonos por los teóricos Michel Foucault y Eni Orlandi para, desde el discurso de Potiguara, observar el orden discursivo que la desafía Tenemos la intención de observar en qué tema se convierte ella al tomar posesión de la palabra y dar rienda suelta a la vida de los pueblos indígenas brasileños. Del análisis de este trabajo, queda claro que Potiguara llega, a través de su discurso poético, autobiográfico o en forma de redacción de información periodística, a exaltar la determinación y la firmeza de la lucha de los pueblos originarios. <![CDATA[ESTUDANTES BEM-SUCEDIDOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100328&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo tem o propósito de discutir como são constituídos, em mídias sociais do Facebook, os estudantes bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os aportes teóricos utilizados advêm da matriz foucaultiana, principalmente os conceitos de governamentalidade, discurso e processos de objetivação e subjetivação. O material empírico é composto por mais de 100 postagens reunidas entre 2015 e 2018, oriundas de páginas do Facebook endereçadas aos candidatos que se preparam para o Enem. O resultado analítico mostrou que nas enunciações examinadas é possível perceber um forte incentivo à participação no Enem. Além disso, os candidatos tornam-se empreendedores de seu próprio desempenho nas provas, constituindo modos específicos de ser um bom estudante, o qual precisa, basicamente, de muito estudo e dedicação. Neste sentido, pode-se dizer que muito mais do que servir como uma forma de ingresso no Ensino Superior, o Exame atua como um dos mecanismos que constitui subjetividades alinhadas à racionalidade neoliberal presente em nossa sociedade.<hr/>Abstract: The article aims to discuss how successful students in the National Exam of to High School (Exame Nacional do Ensino Médio) are constituted in social media of Facebook. The theoretical contributions used come from the Foucaultian matrix, mainly the concepts of governmentality, discourse and processes of objectification and subjectivation. The empirical material is composed of more than 100 posts collected between 2015 and 2018, from Facebook’pages directed to students who are preparing themselves to take the examination. The result showed that in the enunciations examined it is possible to perceive a strong incentive to participate in Exam. In addition, the candidates become entrepreneurs of their own performance in the tests, being specific ways to be a good student, which basically needs a lot of study and dedication. In this sense, it can be said that much more than serving as a form of entrance into Higher Education, the Exam serves as one of the mechanisms that constitute subjectivities aligned with the neoliberal rationality present in our society.<hr/>Resumen: El artículo tiene el propósito de discutir cómo están constituidos, en medios sociales de Facebook, los estudiantes exitosos en el Examen Nacional de la Enseñanza Media (Enem). Los aportes teóricos utilizados provienen de la matriz foucaultiana, principalmente los conceptos de gubernamentalidad, discurso y procesos de objetivación y subjetivación. El material empírico está compuesto por más de 100 postes reunidos entre 2015 y 2018, oriundas de páginas de Facebook dirigidas a los candidatos que se preparan para el Enem. El resultado analítico mostró que en las enunciaciones examinadas es posible percibir un fuerte incentivo a la participación en el Enem. Además, los candidatos se convierten en emprendedores de su propio desempeño en las pruebas, constituyendo modos específicos de ser un buen estudiante, el cual necesita, básicamente, de mucho estudio y dedicación. En este sentido, se puede decir que mucho más que servir como una forma de ingreso en la Enseñanza Superior, el Examen actúa como uno de los mecanismos que constituye subjetividades alineadas a la racionalidad neoliberal presente en nuestra sociedad. <![CDATA[PESQUISA EM EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO COMPARADA A PARTIR DE ESTUDOS DE NÓVOA E FERREIRA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100346&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo de revisão bibliográfica versa sobre a pesquisa Educação Comparada, apresentando-a como campo de conhecimento que contribui para a grande área da Educação. Fá-lo a partir de estudos de Nóvoa e Ferreira, professores da Universidade de Coimbra, evidenciando a dimensão problematizadora do conhecimento que considera novas perspectivas para o tempo e o espaço em educação. Com a Educação Comparada, a emergência de um Outro, sujeito de aprendizagem que, não somente, se inscreve numa realidade, mas emerge como parte de uma filiação disciplinar, cultural e ideológica (FERREIRA, 2014). Na busca por dar a compreender a Educação Comparada, na perspectiva dos autores, apresentam-se a problemática, os objetivos e a metodologia de uma investigação sobre educação integral, em curso, no estado do Rio Grande do Sul.<hr/>Abstract: The literature review article deals with Comparative Education research, a field of knowledge that contributes to the large area of Education. The basis of this area of knowledge derive from Nóvoa e Ferreira studies, professors at Coimbra University, highlighting the problematizing dimension of knowledge that considers new perspectives for time and space in education. Through Comparative Education, the emergence of an Other learning subject, which not only fits into a reality, but emerges as part of a disciplinary, cultural and ideological affiliation (FERREIRA, 2014). In the search for a better understanding of Comparative Education, from the authors' perspective, we present the problematic, the objectives and the methodology of an ongoing investigation about integral education in the state of Rio Grande do Sul.<hr/>Resumen: El artículo de revisión de literatura trata sobre la investigación Educación Comparada, presentándola como un campo de conocimiento que contribuye a la gran área de la Educación. Ocurre hasta los estudios de Nóvoa y Ferreira, profesores de la Universidad de Coimbra. El texto destaca la dimensión que problematiza el conocimiento que considera nuevas perspectivas para el tiempo y el espacio. Con la Educación Comparada la emergencia de un Otro, sujeto de aprendizaje, que no solo se inscribe en una realidad, pero emerge como parte de una filiación disciplinaria, cultural e ideológica (FERRERIA, 2014). En la búsqueda por una mejor comprensión la Educación Comparada, desde la mirada de los autores presentase la problematización, los objetivos y la metodología de una investigación en curso sobre la educación integral en el estado del Rio Grande do Sul. <![CDATA[CAMPO CIENTÍFICO, CONHECIMENTO E RELAÇÕES DE PODER NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO A PARTIR DO PENSAMENTO RELACIONAL DE PIERRE BOURDIEU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100365&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste artigo de revisão é contribuir com o debate acerca das relações de poder no âmbito da universidade advindo do campo científico, dos diferentes campos profissionais e das diferentes estruturas que dão base ao conhecimento educacional. O texto procura reapresentar essa discussão tendo como base o pensamento relacional de Pierre Bourdieu. A partir do estudo bibliográfico, é possível afirmar que as diferentes áreas de conhecimento gravitam em torno de uma estrutura, de certa forma hierarquizada, de diferentes juízos de valores e sistemas simbólicos que variam de acordo com níveis, graus, diplomas e instituições de ensino superior. As diferentes áreas de conhecimento precedem de pedagogias que tendem a reproduzir estas práticas e a própria estrutura em que elas acontecem. Foi possível compreender que o campo científico, a estrutura educacional responsável pela distribuição do conhecimento, bem como o campo pedagógico em que os professores estão imersos, carregam as marcas de uma história de práticas e de lutas anteriores, e que estas continuam, de certa forma, a condicionar as tomadas de decisões dos agentes no seio da universidade. Tais decisões também são influenciadas pelo contexto socioeconômico e cultural, pelo campo científico e pelo poder de cada campo profissional, seja na universidade ou na sociedade.<hr/>Abstract: The aim of this review article is to contribute to the debate about the power relations within the university coming from the scientific field, different professional fields and the different structures that underlie the educational knowledge. The text seeks to re-present this discussion based on Pierre Bourdieu's relational thinking. From the bibliographical study it is possible to affirm that the different areas of knowledge gravitate around a somewhat hierarchical structure of different value judgments and symbolic systems that vary according to levels, degrees, diplomas and higher education institutions. The different areas of knowledge precede pedagogies that tend to reproduce these practices and the very structure in which they take place. It was possible to understand that the scientific field, the educational structure responsible for the distribution of knowledge, as well as the pedagogical field in which teachers are immersed, bear the marks of a history of previous practices and struggles, and that they continue, in a certain way. , to condition the decision making of agents within the university. Such decisions are also influenced by the socio-economic context and culture, by the scientific field and the power of each professional field, either at university or in society.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo de revisión es contribuir al debate sobre las relaciones de poder dentro de la universidad provenientes del campo cientifico, de los diferentes campos profesionales y las diferentes estructuras que subyacen en el conocimiento educativo. El texto busca volver a presentar esta discusión basada en el pensamiento relacional de Pierre Bourdieu. Del estudio bibliográfico es posible afirmar que las diferentes áreas de conocimiento gravitan en torno a una estructura un tanto jerárquica de diferentes juicios de valor y sistemas simbólicos que varían según los niveles, títulos, diplomas e instituciones de educación superior. Las diferentes áreas de conocimiento preceden a las pedagogías que tienden a reproducir estas prácticas y la estructura misma en la que tienen lugar. Se pudo entender que el campo científico, la estructura educativa responsable de la distribución del conocimiento, así como el campo pedagógico en el que están inmersos los maestros, llevan las marcas de una historia de prácticas y luchas anteriores, y que continúan, de cierta manera. , para condicionar la toma de decisiones de los agentes dentro de la universidad. Dichas decisiones también están influenciadas por el contexto socioeconómico y la cultura, por el campo científico y el poder de cada campo profesional, ya sea en la universidad o en la sociedad. <![CDATA[SOBRE AS PRÁTICAS “INVISÍVEIS” DA DOCÊNCIA: OLHARES A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DA HISTÓRIA CULTURAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100382&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste ensaio é realizada uma discussão em torno das práticas “invisíveis” da docência. Trata-se de um estudo de natureza teórica, construído a partir de inquietações da autora sobre a sutileza das práticas cotidianas assumidas pelos professores face a situações de controle às quais são submetidos constantemente. A abordagem conceitual reside nos pressupostos da História Cultural, mais especificamente nas contribuições de Michel de Certeau, Michelle Perrot, Anne-Marie Chartier e Carlo Ginzburg, para fundamentar as proposições suscitadas. Como principal apontamento, ressalta-se que mesmo a docência sendo exercida em meio a subordinações, o professor sempre lançará mão de apropriações, desvios e reempregos ao realizar ações pautadas em seus modos próprios de fazer. Presume-se que é para essas ações, geralmente negligenciadas, que precisamos voltar nossos olhares para entendermos as sinuosidades presentes no fazer docente.<hr/>Abstract: In this essay there is a discussion about the "invisible" aspects of teaching. It is a theoretical study, built on the author's concerns about the subtlety of the daily practices assumed by teachers in relation to the control situations to which they are constantly subjected. The conceptual approach resides in the assumptions of Cultural History, more specifically in the contributions of Michel de Certeau, Michelle Perrot, Anne-Marie Chartier and Carlo Ginzburg, to substantiate the propositions raised. As a main point, it is emphasized that even teaching being exercised in the midst of subordination, the teacher will always use appropriations, deviations and reemployment when performing actions based on their own modes of doing. It is presumed that it’s for these actions, generally neglected, that we must turn our observation to understand the sinuosities present in the teaching.<hr/>Resumen: En este ensayo se realiza una discusión en torno a las prácticas "invisibles" de la docencia. Se trata de un estudio de naturaleza teórica, construido a partir de inquietudes de la autora sobre la sutileza de las prácticas cotidianas asumidas por los profesores frente a las situaciones de control a las que son sometidos constantemente. El enfoque conceptual reside en los supuestos de la Historia Cultural, más específicamente en las contribuciones de Michel de Certeau, Michelle Perrot, Anne-Marie Chartier y Carlo Ginzburg, para fundamentar las proposiciones suscitadas. Como principal apunte, se resalta que incluso la docencia siendo ejercida en medio de subordinaciones, el profesor siempre lanzará mano de apropiaciones, desvíos y reemplementos al realizar acciones pautadas en sus modos propios de hacer. Se supone que es para esas acciones, generalmente descuidadas, que necesitamos volver nuestras miradas para entender las sinuosidades presentes en el hacer docente. <![CDATA[Os conceitos de inteligência e DE deficiência intelectual: as mesmas origens?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142019000100392&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo discutem-se as origens dos conceitos de inteligência e de deficiência intelectual a partir do contexto europeu e suas influências no cenário escolar brasileiro. Trata-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Alfred Binet sobre a medida de inteligência e “anormalidade” em diálogo com a literatura científica contemporânea. A partir das análises realizadas, evidenciamos a influência do debate europeu na Educação Especial brasileira. Como considerações finais, mostramos que esses conceitos têm as mesmas origens e foram forjados no contexto de uma ciência médico-psicológica, justificada por um ideário republicano como “solução” dos problemas educacionais brasileiros da época.<hr/>Abstract: In this paper, it is discussed the origins of the concepts of intelligence and intellectual disability from the European context and its influences in the Brazilian school scene. It is a bibliographical research based on the studies of Alfred Binet on the measurement of intelligence and "abnormality" in dialogue with the contemporary scientific literature. From the analysis carried out, we have highlighted the influence of the European context on the Brazilian Special Education. It has also been shown that these concepts have the same origins and were forged in the context of a medical-psychological science, justified by a republican ideology as a "solution" of the Brazilian educational problems of that time.<hr/>Resumen: En este artículo se discuten los orígenes de los conceptos de inteligencia y discapacidad intelectual a partir del contexto europeo y sus influencias en el escenario escolar brasileño. Tratase de una investigación bibliográfica basada en los estudios de Alfred Binet sobre la medida de inteligencia y "anormalidad", en diálogo con la literatura científica contemporánea. A partir de los análisis realizados, evidenciamos la influencia de la coyuntura europea en la Educación Especial brasileña. Mostramos que esos conceptos tienen los mismos orígenes y fueron forjados en el contexto de una ciencia médico-psicológica, justificada por un ideario republicano como "solución" de los problemas educativos brasileños de la época.