Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420200002&lang=pt vol. 20 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[ARTES DO CORPO E EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[EL CUERPO HABLA: PESQUISA-CRIAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200259&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: La investigación-creación que presentamos, aborda a partir de un acto de fabulación con la comunidad, a través de un dispositivo como la performance, el despliegue de un tema controversial en la historia del arte de occidente y es la propuesta de entender el arte como acontecimiento social y político, más que como obra de arte terminada; allí se presentan como lo propone Guattari, tres aspectos fundamentales: la ética, la estética y las producciones de subjetividad, mediante el levantamiento de una cartografía social como una estrategia artístico-política en la que interviene la comunidad en el rol de intercesor del proceso, lo que permite inferir en las dinámicas pedagógicas, sociales, políticas, creativas de la sociedad y hacer de la vida una obra de arte, como respuesta al malestar contemporáneo.<hr/>Abstract: The research-creation that we present here addresses, based on an act of fabulation with the community, through performance as a device, the unfolding of a controversial subject in the history of western art; the proposal is to understand art as a social and political event, rather than as a finished work. This is shown in three fundamental aspects proposed by Guattari: ethics, aesthetics and the productions of subjectivity, through the raising of a social cartography as an artistic-political strategy in which the community intervenes, in the role of intercessor of the process, allowing the pedagogical, social, political and creative dynamics of society to be inferred, and making life a work of art, in response to the contemporary malaise.<hr/>Resumo: A pesquisa-criação que apresentamos aborda, a partir de um ato de fabulação com a comunidade, por meio da performance como um dispositivo, o desdobrar de um tema controverso na história da arte ocidental; a proposta está em compreender a arte como acontecimento social e político, mais do que obra de arte finalizada. Isto se mostra em três aspectos fundamentais propostos por Guattari: a ética, a estética e as produções de subjetividade, por meio do levantamento de uma cartografia social como uma estratégia artístico-política na qual a comunidade intervém no papel de intercessora do processo, o que permite inferir nas dinâmicas pedagógicas, sociais, políticas e criativas da sociedade e fazer da vida uma obra de arte, como resposta ao mal-estar contemporâneo. <![CDATA[CORPO-SIGNO: DIÁLOGOS ENTRE LABAN E BAKHTIN NO ENSINO SUPERIOR EM ARTES CÊNICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200274&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo é fruto de um estudo sobre as reverberações das práticas de Ballet Clássico no ensino superior em Artes Cênicas, que promoveu a triangulação entre as pesquisas em dança, o Pensamento Labaniano e a perspectiva dialógica de Bakhtin e o Círculo. Neste trabalho, o objetivo consiste em discutir a noção de corpo-signo. Como resultados, compreendeu-se o corpo como uma instância viva, que mergulha na cultura imaterial de sua sociedade para incorporar e enviesar esteticamente os signos nela pulsantes, por isso, é considerado um corpo-signo, o qual profere enunciados-dançados carregados de múltiplas vozes, impregnados de sentido, sendo capaz de transformar constantemente seu horizonte plástico-valorativo.<hr/>Abstract: This article is the result of a study on the repercussions of Classical Ballet practices in higher education in the Performing Arts, which prompted a triangulation of studies on dance, Labanian Thought, and the dialogical perspective of Bakhtin and the Circle. This work discusses the notion of “sign-body”. It concludes by understanding the body as a living instance, which dives into the immaterial culture of its society to incorporate and aesthetically arrange the signs pulsating within it; thus, it is considered a sign-body, which utters enunciation-dancing loaded with multiple voices, impregnated with meaning and capable of expanding its plastic and evaluative horizon.<hr/>Resumen: Este artículo es el resultado de un estudio sobre las reverberaciones de las prácticas de ballet clásico en la educación superior en artes escénicas, que promueve la triangulación entre las investigaciones de la danza, el Pensamiento Labaniano y la perspectiva dialógica, por Bakhtin y el Círculo. En este trabajo, el objetivo es discutir la idea del «cuerpo-signo». Como resultado, entendemos el cuerpo como una instancia viva, que se submerge en la cultura no material de su sociedad para incorporar y organizar estéticamente los signos que palpitan en ella, por lo tanto, se considera un cuerpo-signo, que pronuncia enunciados-bailados cargados de múltiplas voces, impregnados de sentidos, que es capaz de ampliar su horizonte plástico y de valoración. <![CDATA[TEMAS EMERGENTES EM ESTUDOS DO E NO CORPO NO CURSO DE PEDAGOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200289&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objeto desta pesquisa são os temas emergentes nos estudos do e no corpo no curso de Pedagogia, tendo como questão-problema: quais são as principais demandas de conhecimento de futuras pedagogas no campo da educação do corpo? O artigo apresenta resultados da interpretação de dados coletados por meio de narrativas de estudantes no período de 2014 a 2020 no âmbito de uma disciplina da graduação. Foram analisadas 645 respostas para a pergunta: “Qual seu maior encantamento e sua maior decepção em relação à questão do corpo e do movimento ao longo de sua vida escolar?”. Os resultados revelam que o debate sobre o corpo dentro da instituição educativa precisa de abordagem interdisciplinar no que tange aos temas a serem estudados, levando em conta a diversidade dos corpos que transitam pelos espaços da escola e da universidade.<hr/>Abstract: The object of the research is the emerging themes in studies of and in the body on the Pedagogy course. Its research question is: what are the main demands of knowledge of future teachers in the field of body education? The article presents the results of an interpretation of data collected through student narratives from 2014 to 2020, within the scope of an undergraduate discipline. A total of 645 responses to the following question were analyzed: What is your greatest delight and your greatest disappointment in relation to the question of the body and movement throughout your school life? The results reveal that the debate about the body within the educational institution requires an interdisciplinary approach to the themes to be studied, taking into account the diversity of bodies that transit through the school and university spaces.<hr/>Resumen: El objeto de esta investigación son los temas emergentes en los estudios de y en el cuerpo en la carrera de Pedagogía, teniendo como problema de pregunta: ¿cuáles son las principales demandas de conocimiento de futuros pedagogos en el campo de los estudios del cuerpo? El artículo presenta resultados de la interpretación de los datos recopilados a través de las narrativas de los estudiantes de 2014 a 2020 dentro del alcance de una disciplina de pregrado. Se analizaron 645 respuestas a la pregunta: “¿Cuál es su mayor encanto y su mayor decepción en relación con la cuestión del cuerpo y el movimiento a lo largo de su vida escolar?” Los resultados revelan que el debate sobre el cuerpo dentro de la institución educativa necesita un enfoque interdisciplinario con respecto a los temas a estudiar, teniendo en cuenta la diversidad de cuerpos que transitan por los espacios escolares y universitarios. <![CDATA[ESTUDOS DO CORPO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem estruturado as práticas corporais na área de Linguagens e suas Tecnologias, especificamente no que diz respeito ao ensino de Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) no Ensino Médio. Buscou-se verificar se as práticas corporais apresentadas no documento - estruturadas por meio de competências e habilidades específicas - abordam o corpo na perspectiva da inclusão, da diversidade, da diferença e da emancipação dos sujeitos. Além disso, é apresentado como a BNCC do Ensino Médio pode auxiliar o corpo docente da escola a impedir o retrocesso causado pela extrema direita no poder.<hr/>Abstract: This article analyzes how the National Common Curricular Base (BNCC) structures bodily expression in the area of Languages and its Technologies, specifically in relation to the teaching of Art (Visual Arts, Dance, Music and Theater) in Secondary Schools. It investigates whether the forms of bodily expression presented in the document - structured based on specific competencies and skills - look at the body from the perspective of inclusion, diversity, difference, and the emancipation of individuals. This work also promotes the idea that the BNCC for Secondary Schools can be a tool for teachers of the school, to prevent the backwards movement caused by the far right in power.<hr/>Resumen: El artículo tiene como objetivo analizar cómo la Base Nacional Común Curricular (BNCC), en Brasil, ha estructurado las prácticas corporales en el área de Lenguajes y sus Tecnologías, específicamente con respecto a la enseñanza de Arte (Artes Visuales, Danza, Música y Teatro) en la escuela secundaria. Intentamos verificar si las prácticas corporales presentadas en el documento, estructuradas por medio de habilidades y capacidades específicas, abordan el cuerpo desde la perspectiva de la inclusión, de la diversidad, de la diferencia y de la emancipación de los sujetos. Además, se presenta cómo la BNCC puede ayudar a los profesores de la escuela a evitar el retroceso causado por la extrema derecha en el poder.<hr/>Résumé: Cet article vise à analyser la manière dont la Base Nationale Commune des Programmes d’Études au Brésil (BNCC) a structuré les pratiques corporelles dans le domaine des langages et leurs technologies (l’Art, l‘Éducation Physique, la langue maternelle à l’étranger), en particulier en ce qui concerne l’enseignement des Arts en général (Les arts visuels, la danse, la musique et le théâtre) au lycée. Nous avons aussi étudié si les pratiques corporelles présentées dans le document - structurées par des compétences et des capacités spécifiques - abordent le corps en tentant compte de l’inclusion, la diversité, la différence et l’émancipation des sujets. En outre, nous faisons des propositions qui permettront à la BNCC d’aider l’école à empêcher la dégradation provoquée par l’extrême droite au pouvoir. <![CDATA[A INERÊNCIA DO PERFORMAR ARTISTA, DOCENTE E PESQUISADOR(A) PARA ALÉM DE BARRAS E HIFENS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200324&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Vinculados ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), buscamos, por meio deste artigo, alavancar considerações a respeito da inerência das performances dos papéis sociais do artista, docente e pesquisador(a) em dramas sociais escolares. Isto significa, pois, olhar atentamente para os modos como essas performances se concebem nas particularidades das suas manifestações prática e teórica, em diferentes estudos pela via das grafias, nas quais elas se distinguem. O recorrente uso dos sinais gráficos de barra oblíqua (/) e hífen (-) para delimitar aquilo que operamos por entre o fazer artístico, assim como os contextos do ensino da arte, e o ofício da pesquisa, fornecem subsídios para que, nas considerações aqui desenvolvidas, possamos problematizar o endosso daquelas variáveis (/ -) na expressão escrita. O marco de nossa proposição investigativa são recortes pontuais dos Estudos da Performance e seus desdobramentos na área educacional, denominados de Educação Performativa. Recorremos, igualmente, às ideias e às discussões, comumente presentes no campo da Educação e da Arte em prol de uma concepção de inerência das performances dos papéis sociais do(a) artista, docente, pesquisador(a) as quais, de início, evidenciamos. Por meio a presente escrita, ponderamos a necessidade de (re)conhecimento da natureza no que diz respeito à experiência educacional, ou seja, se torna cada vez mais urgente observar as nomenclaturas adotas em nossa área de conhecimento, indagando constantemente delas suas possíveis interferências e modos de atualização em práxis e contextos de emergência.<hr/>Abstract: Linked to the research group Laboratory for studies in Performative Education, Language and Theatricalities (ELiTe/UFPR/CNPq), we seek, through this article, to draw attention to the inherence of the performance of the social roles of artist, teacher and researcher in social dramas in the school. This requires a careful look at how these performances are conceived in the particularities of their practical and theoretical manifestations, in different studies, through the spellings by which they are distinguished. The recurrent use of two graphic signs, the backslash (/) and hyphen (-), to delimit what we are operating in the artistic do-thinking, as well as the contexts of art teaching and the research profession, provide support to enable the considerations developed here to be used to investigate the endorsement of these variables (/ -) in the written expression. The cornerstone of this research proposal consists of specific excerpts from Performance Studies and its developments in the area of education, where it is called Performative Education. We also invoke the ideas and discussions already common in the fields of Education and Art, in favor of a concept of inherence in the performance of the social roles of the artist, teacher and researcher that we demonstrate from the outset. Through this work, we reflect on the need to (re)acknowledge nature in relation to the educational experience, i.e., it is increasingly urgent to observe the nomenclatures adopted in our area of knowledge, constantly inquiring as to their possible interferences and updating the modes in praxis and emerging contexts.<hr/>Resumen: Vinculados al grupo de investigación Laboratorio de estúdios en Educación Performativa, Lenguaje y Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), buscamos, mediante este articulo, promover consideraciones relativas a la inherencia de las performances de los papeles sociales del actuar artista, docente e investigador(a). Esto implica, por lo tanto, observar cuidadosamente las formas en que esas performances se conciben en las particularidades de sus manifestaciones prácticas y teóricas en diferentes estudios a través de las grafías de las que se distinguen. El uso recurrente de los signos gráficos de barra oblicua (/) y guion (-) para delimitar aquello que opera entre el hacer artístico, así como los contextos de la enseñanza del arte, y el oficio de la investigación proporcionan recursos para que, en las consideraciones aquí desarrolladas, podamos problematizar el respaldo de esas variables (/ -) en la expresión escrita. El marco de nuestra propuesta de investigación son extractos específicos de los Estudios de la Performance y sus ramificaciones en el área educativa, llamadas Educación Performativa. Acudimos, igualmente, a las ideas y discusiones ya comunes al campo de la Educación y del Arte a favor de una concepción de inherencia de las performances de los papeles sociales del(la) artista, docente, investigador(a) que destacamos en un principio. A través de este escrito, consideramos la necesidad del (re) conocimiento de la naturaleza con respecto a la experiencia educativa, es decir, se hace cada vez más urgente observar las nomenclaturas adoptadas en nuestra área de conocimiento, preguntándoles constantemente por sus posibles interferencias y modos de actualización en la praxis y contextos de emergencia. <![CDATA[PROVOCAÇÕES E PRÁTICAS DE UM CORPO NO ENCONTRO DE CRIANÇAS COM KANDINSKY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200341&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo visa analisar, a partir da problematização dos estudos de Kandinsky, modos de pensar o corpo por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Para tanto, utilizou-se da cartografia como método de pesquisa-intervenção, mais especificamente uma oficina dispositivo a partir dos estudos do pintor dos movimentos corporais da bailarina expressionista Gret Palucca. Da experiência, considerou-se que alguns saberes em relação ao corpo entraram em evidência, tais como a proporção e o debate sobre o que constitui um corpo.<hr/>Abstract: This article aims to analyze, based on an investigation of Kandinsky, how students in the fifth year of Elementary School, the Colégio de Aplicação of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) think about the body. For this, cartography was used as a research-intervention method, more specifically, a device workshop based on the studies of body movements of the expressionist dancer Gret Palucca. Based on this experience, some knowledge about the body came into evidence, such as proportion, and the debate about what constitutes a body.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar, a partir de la problematización de los estudios de Kandinsky, las formas de pensar sobre el cuerpo por parte de los estudiantes en el quinto año de la Escuela Primaria del Colegio de Aplicación en la Universidad Federal de Santa Catarina - UFSC. Para este propósito, la cartografía se usó como un método de investigación-intervención, más específicamente un taller de dispositivos basado en los estudios de los movimientos corporales de la bailarina expresionista Gret Palucca. Por experiencia consideramos que algunos conocimientos en relación con el cuerpo se hicieron evidentes, como la proporción y el debate sobre lo que constituye un cuerpo. <![CDATA[CORPO E ARTE MARCIAL NO CINEMA: UMA LEITURA DA RELAÇÃO MESTRE-DISCÍPULO NO FILME KARATÊ KID]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200357&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Nesse texto, buscamos acessar o imaginário mítico e poético das Artes Marciais por meio da linguagem cinematográfica, posto que esta relação com a arte traz à tona uma dimensão sensível que pode disparar reflexões acerca da relação mestre e discípulo. Nessa análise estética, partimos da compreensão de corpo apresentado nos estudos fenomenológicos propostos pelo filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, que nos mostra que o corpo não tem outra maneira de ser corpo senão vivenciando as experiências, criando significações na sua relação primordial com o mundo. Da mesma forma, assumimos também a atitude fenomenológica na condição de método, permitindo que as reflexões aqui anunciadas sobre o corpo, o cinema e as Artes Marciais possam vislumbrar o fenômeno educativo que atravessa e é atravessado pela relação mestre e discípulo. Pensamos que o acesso à linguagem expressiva na obra cinematográfica constitui-se como um arquivo memorável e imemorial de acontecimentos que nos transportam para realidades e mundos compartilhados pela presença perceptiva, despertando nossas sensações e acendendo nossa reflexão sobre temas, eventos, emoções, entre outros aspectos que permeiam a vida e a existência humana.<hr/>Abstract: In this text, we seek to access the mythical and poetic imaginary of Martial Arts through cinematographic language, as this relationship with art brings to light a sensitive dimension that can prompt reflections about the relationship between master and disciple. The basis of this aesthetic analysis is the understanding of the body as presented in the phenomenological studies of the French philosopher Maurice Merleau-Ponty, who shows that the body has no way of being such, other than through experiences, creating meanings in its primordial relationship with the world. In the same way, we also assume the phenomenological attitude as a method, allowing the reflections offered here, on the body, cinema and the Martial Arts to glimpse the educational phenomenon that influences, and is influenced by the master-disciple relationship. We believe access to expressive language in the cinematographic work constitutes a memorable and immemorial archive of events that transports us to realities and worlds shared by the perceptive presence, awakening our sensations and illuminating our reflection on themes, events, and emotions, among other aspects that permeate life and human existence.<hr/>Resumen: En este texto buscamos acceder al imaginario mítico y poético de las Artes Marciales a través del lenguaje cinematográfico, ya que esta relación con el arte saca a la luz una dimensión sensible que puede desencadenar reflexiones sobre la relación entre maestro y discípulo. En este análisis estético partimos de la comprensión del cuerpo presentada en los estudios fenomenológicos propuestos por el filósofo francés Maurice Merleau-Ponty, donde nos muestra que el cuerpo no tiene otra forma de ser un cuerpo si no vive las experiencias, creando significados en su relación primordial con el mundo. De la misma manera, también asumimos la actitud fenomenológica como método, permitiendo que las reflexiones anunciadas aquí sobre el cuerpo, el cine y las Artes Marciales vislumbren el fenómeno educativo que atraviesa y es atravesado por la relación maestro-discípulo. Pensamos que el acceso al lenguaje expresivo en la obra cinematográfica constituye un archivo memorable e inmemorial de acontecimientos que nos transporta a realidades y mundos compartidos por la presencia perceptiva, despertando nuestras sensaciones e iluminando nuestra reflexión sobre temas, acontecimientos, emociones, entre otros aspectos que impregnan la vida y la existencia humana. <![CDATA[ENTRE O CORPO-SUPORTE DE COMUNICAÇÃO E O CORPO DIPLOMÁTICO: NARRATIVAS DE TRADUTORES/INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200372&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Inscrito na perspectiva teórica dos Estudos Culturais, o presente artigo apresenta uma abordagem das formas de educar e conformar corpos de tradutores/ intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Libras. Tomando como base empírica narrativas de quatro tradutores/intérpretes de Libras que atuam em diferentes instituições de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Sul, e, ainda, um código de conduta da profissão, o objetivo é analisar como se constituem significados e se conformam os corpos no ato de traduzir e interpretar. Argumenta-se que, por meio de distintos processos formativos e de ação cotidiana, inscrevem-se nos corpos dos profissionais maneiras de proceder, de modo a fazê-los corresponder ao propósito de ser corpo-suporte para a comunicação. Nestes corpos que suportam e viabilizam a comunicação entre usuários de línguas de diferentes modalidades, inscreve-se uma dimensão diplomática, que, neste artigo, é analisada a partir de três direções principais: a presunção de um corpo-suporte transparente; o empenho de um corpo-suporte diplomático e a visibilidade de um corpo-suporte exposto.<hr/>Abstract: Within a perspective of cultural studies, this paper presents an approach to the forms of education and shaping of Libras translators’/interpreters’ bodies (Libras stands for Língua Brasileira de Sinais - Brazilian Sign Language). It analyses how meanings and translating/ interpreting bodies are formed, based on the narratives of four Libras translators’/interpreters working in different higher education institutions in the State of Rio Grande do Sul, and using a code of conduct for the profession as an empirical basis for the work. We argue that through different processes of formation and daily actions, codes of conduct have inscribed, into these bodies, ways of acting so that they fit the proposal of a support body for communication. A diplomatic dimension is inscribed into these bodies, supporting and enabling communication among users of different types of language. This paper analyses this topic under three main approaches: the presumption of a transparent support body; the efforts of the diplomatic corps; and the visibility of an exposed support body.<hr/>Resumen: Bajo la perspectiva teórica de los Estudios Culturales, este artículo presenta un abordaje de las formas de educar y conformar los cuerpos de traductores / intérpretes de la Lengua Brasileña de Señas - Libras. Como base empírica se utiliza narrativas de cuatro traductores/ intérpretes de Libras que trabajan en diferentes instituciones de educación superior en el estado de Rio Grande do Sul, con un código de conducta de la profesión; el objetivo es analizar cómo se constituyen los significados y se conforman los cuerpos en el momento de traducir e interpretar. Se argumenta, que por medio de distintos procesos formativos y de acción cotidiana, se graban en los cuerpos de estos profesionales maneras de proceder, de modo que los hacen corresponder al propósito de ser medio de soporte para la comunicación. En estos cuerpos que soportan y hacen viable la comunicación entre usuarios de lenguas de diferentes modalidades, se desarrolla una dimensión diplomática que en este artículo es analizada a partir de tres enfoques principales: la presunción de un cuerpo de soporte transparente; el empeño de un cuerpo de apoyo diplomático y la visibilidad de un cuerpo de apoyo expuesto. <![CDATA[A IMAGEM DO CORPO KAINGANG NOS CORAN-BANG-RÊ NO SÉCULO XVIII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente trabalho provém dos resultados obtidos durante a pesquisa de dissertação, a qual se debruçou em compreender a constituição de uma série de documentações iconográficas que retrataram um dos primeiros contatos registrados entre as populações indígenas Kaingang com os colonizadores, as quais estão localizadas no atual estado do Paraná. Portanto, objetiva-se analisar os delineamentos compositivos do corpo Kaingang traçados na sequência de 40 iconografias atribuídas ao engenheiro militar Joaquim José de Miranda no século XVIII, encomendadas para retratar a décima expedição militar ao mando da Coroa de Portugal aos sertões do Campos de Guarapuava nos anos de 1771-1772, com o desígnio de levantar estratégias para ocupar esta região. Tendo em vista que na vasta produção iconográfica sobre os indígenas no Brasil há poucos materiais que apresentam o registro histórico sobre os Kaingang no processo de colonização do Estado do Paraná, as questões norteadoras do respectivo trabalho consistem: Quais os interesses políticos e econômicos da colônia que impulsionaram a construção iconográfica corporal desta população? De que maneira o fog (não indígena ruim na língua Kaingang) produziu a imagem do corpo Kaingang no século XVIII, como ponto de fronteira no centro da dinâmica do contato e quais de tantos ângulos da história as imagens contam? Para a compreensão de tais problematizações, realizase uma análise documental pautada nas determinações materiais historicamente situadas na condição de produção das iconografias, assim se busca o diálogo entre os conhecimentos da área de Artes Visuais e Educação Física, por meio de aproximações entre os estudos da imagem e da sociologia do corpo. Em diálogo com a hermenêutica, interpretam-se as ilustrações fundadas no método iconológico desenvolvido pelo historiador de arte Erwin Panofsky (1892-1968), com a proposta de reconstrução do modo de produção do contexto histórico das imagens em três níveis de análise. Com as investigações, foi possível constatar que o corpo indígena situado nas relações de poder recebeu uma atenção especial dos colonizadores, visando a suas características e potencialidades a seu favor desde os primeiros contatos entre estas populações no século XVI. Na dada conjuntura, o corpo Kaingang no século XVIII, além de ser ponto de fronteira das relações de contato entre militares e Kaingang, foi visualizado como ponto de estratégia bélica para ser utilizado conforme os interesses coloniais deste período. As imagens a respeito deste corpo foram produzidas a partir da lógica militar, no momento em que a imagem era concebida como um meio de se projetar algo, isto é, os traçados e os riscos eram designados a um intuito, ocorrendo uma estreita relação entre o desenho e os interesses políticos. Perante a estas considerações, esta pesquisa constitui uma parte da história iconográfica do corpo Kaingang, auxiliando na compreensão histórica e nas demandas educacionais a respeito desta conjuntura.<hr/>Abstract: The work arises from the results obtained during the dissertation research, which focused on understanding the constitution of a series of iconographic documents that portrayed one of the first recorded contacts between the Kaingang indigenous people and the colonizers, in what is now the state of Paraná. It analyses the compositional outlines of the bodies of the Kaingang, drawn in a sequence of forty iconographies attributed to the military engineer Joaquim José de Miranda in the 18th century. De Miranda was commissioned to portray the tenth military expedition to the backlands of Campos de Guarapuava in 1771-1772, under the command of the Crown of Portugal, with the aim of raising strategies for the occupation of this region. Bearing in mind that among the vast iconographic production about the indigenous peoples of Brazil, there is very little material that presents the historical record of the Kaingang in the process of colonization of the state of Paraná, the guiding questions of this work were: What are the political and economic interests of the colony that prompted the iconographic body construction of this population? How did the fog (which in the Kaingang language means “a non-Kaingang person”) produce the image of the Kaingang body in the 18th century, as a border point at the center of the dynamics of contact, and secondly, which of the many historical angles do these images portray? To answer these questions, a documentary analysis was carried out, based on material determinations historically situated in the production of iconographies. The aim was to construct a dialogue between knowledge in the field of Visual Arts and Physical Education by bringing together studies on image and sociology of the body. In dialogue with hermeneutics, illustrations based on the iconological method developed by the art historian Erwin Panofsky (1892-1968) are interpreted, seeking to reconstruct the mode of production of the historical context of images at three levels of analysis. Through this research, it was verified that the indigenous body, situated in the relations of power, was given special attention from the colonizers, aiming at its characteristics and potentialities in their favor from the time of the first contacts between these populations in the 16th century. In the given juncture, the Kaingang body, in the 18th century, in addition to being the frontier point of contact between the military and the Kaingang, was seen as a point of war strategy to be used according to the colonial interests of this period. The images of this body were produced from a military logic, at the moment when the image was conceived as a means of projecting something, i.e., the outlines and the risks were designated an intention, such that there is a close relationship between the drawing and the political interests of the time. In light of these considerations, this research constitutes a part of the iconographic history of the Kaingang body, furthering a historical understanding and meeting educational demands in relation to this situation.<hr/>resumen está disponible en el texto completo <![CDATA[FILOSOFIA DIFERENÇA E PERFORMANCE ART RESSONÂNCIAS E RIZOMAS DO PERFORMER PROFESSOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200412&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, aproximamos a filosofia de Gilles Deleuze e a deleuziana-guattariana, com o objetivo de buscar as ressonâncias filosofia diferença e arte da performance (GOLDBERG; GLUSBERG, COHEN) para fins de alcançar a análise de um processo de educação de professores no qual se fez sensibilização artística voltada aos professores de arte da cidade de Blumenau. Dividimos o texto em quatro abordagens: na primeira, tratamos das vizinhanças entre a filosofia de Gilles Deleuze e da performance arte; no segundo, desdobramos a relação estabelecida no primeiro percurso; no terceiro, apresentamos o “Rizoma” como prática metodológica performática; no último percurso, olhamos para as possibilidades de uma experiência em arte educação que quis desfazer de um corpo educado nos performers professores.<hr/>Abstract: In this article, we focus on the philosophy of Gilles Deleuze and the Deleuzian- Guattarian philosophy, looking for resonances of difference philosophy and performance art (GOLDBERG; GLUSBERG, COHEN) in order to analyze a process of teacher education aimed raising artistic awareness among art teachers in the city of Blumenau. The text is divided into four approaches: in the first, we focus on the areas bordering on Gilles Deleuze’s philosophy and performance art; in the second, we unfold the relationship established in the first approach; in the third, we present the “Rhizome” as a methodological performance practice; and in the final approach, we look at the possibilities of an experience in art education that aims to remove a body educated in performing teachers.<hr/>Resumen: En este artículo, reunimos la filosofía de Gilles Deleuze y la filosofía Deleuzian- Guattarian, para buscar las resonancias de la filosofía de la diferencia y el arte de performance (GOLDBERG; GLUSBERG, COHEN) con el fin de lograr el análisis de un proceso de formación docente en el que hizo conciencia artística dirigida a profesores de arte en la ciudad de Blumenau. Dividimos el texto en cuatro enfoques: en el primero, tratamos los vecindarios entre la filosofía y el arte escénico de Gilles Deleuze; en el segundo, desarrollamos la relación establecida en la primera ruta; en el tercero, presentamos “Rhizome” como una práctica metodológica de desempeño; en la última ruta, vimos las posibilidades de una experiencia en educación artística que quisiera disponer de un cuerpo educado en maestros de actuación. <![CDATA[PRÁTICAS EDUCACIONAIS E NOVAS CORPOREIDADES DANÇANTES EM ESPAÇOS E TEMPOS DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200428&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre práticas educacionais, ancoradas nas competências docentes exigidas pela era da ubiquidade digital e inseridas no âmbito de um curso de formação de artistas-docentes de dança em uma instituição pública de ensino superior no Paraná. O objeto empírico da investigação é constituído pelo projeto avaliativo na disciplina “Crítica de Dança”, que integra a grade curricular do referido curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem metodológica de revisão bibliográfica associada a um estudo de caso do tipo exploratório. A reflexão aqui proposta fundamenta-se na teoria sociocultural de Vigotski, no conectivismo proposto por Siemens, nos pressupostos da educação para/na era digital de Pérez Gómez e Dede, bem como nas noções de educação ubíqua propostas por Santaella. Neste estudo, foi possível evidenciar a eclosão de novas corporeidades dançantes que emergem em contextos de (des)articulação digital, utilizando como parâmetro discursivo a criação de videodanças, elaboradas pelos alunos com o uso de seus smartphones. Como resultado, além da criação de videodanças, também foi possível observar que as mediações tecnológicas ubíquas alteram a maneira como nos relacionamos com as artes do corpo que, por sua vez, amplificam a linguagem da dança graças à disseminação em múltiplas telas digitais.<hr/>Abstract: This work analyzes some educational practices anchored in the teaching competences demanded by today’s age of digital ubiquity, in the scope of a training course for teacher-artists of dance, at a Brazilian public university in the state of Paraná. Its empirical research object consists of an evaluation project carried out for the discipline “Dance Criticism”, which is part of the course curriculum. This study applies a qualitative research methodology that includes a bibliographic review associated with an exploratory type of case study. The theoretical framework used for this study is a combination of Vigotski’s sociocultural theory, Siemens’ connectivist learning theory, Pérez Gomes and Dede’s educational assumptions for/in the digital age, and Santaella’s notion of ubiquitous learning. Through this study, the beginnings of new corporealities were observed, that have emerged in contexts of digital (dis)articulation, having as a discursive parameter video dances created by students using their smartphones. As a result, in addition to the creation of video dance, it was also found that ubiquitous technological mediations are changing the ways we relate to the body arts which, in turn, amplify the language of dance, through its dissemination on multiple digital screens.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las prácticas educativas, ancladas en las habilidades de enseñanza requeridas por la era de ubicuidad digital, insertadas en una carrera de capacitación de maestros-artistas de danza de una universidad pública en Paraná. El objeto de la investigación empírica es un proyecto de evaluación usado en la disciplina “Crítica de Danza” que forma parte del plan de estudios de la carrera. Esta es una investigación cualitativa con un enfoque metodológico de revisión bibliográfica asociada con un estudio de caso del tipo exploratorio. El ancla teórica que subyace a la reflexión es la teoría sociocultural de Vigotski, el conectivismo tal como lo explica Siemens, los supuestos de educación para/ en la era digital de Pérez Gomes y Dede, y las nociones de educación ubicua propuestas por Santaella. A lo largo del estudio se pudo resaltar la aparición de nuevas corporeidades de la danza que emergen en espacios y tiempos de (des) articulación digital, utilizando como parámetro discursivo la creación de videos danzas, elaboradas por los estudiantes con el uso de smartphones. Como resultado, además de la producción de video danza, también se pudo concluir que las mediaciones tecnológicas ubicuas alteran la manera en que nos relacionamos con las artes del cuerpo, que a su vez amplifican el lenguaje de la danza a través de la difusión en múltiples pantallas digitales. <![CDATA[O SELF E A ATUAÇÃO: FERRAMENTAS PARA CONSCIÊNCIA E CRIAÇÃO NO TRABALHO DE ATOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200451&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo aborda ferramentas para o trabalho criativo de ator a partir do aprofundamento do conhecimento de si. O texto apresenta o relato da experiência pedagógica da autora em um curso de extensão (2018), que propôs como etapa de projeto de pesquisa focar na relação entre a ampliação da consciência psicofísica do ator e a criação de um personagem. Foram investigadas práticas de meditação ativa, de máscara neutra, da Educação Somática (pelos sistemas corporais do Body-Mind Centering™) e de elementos da técnica de atuação de Michael Chekhov. A estreita relação entre imaginação e percepção foi enfocada tanto como base para a ampliação da consciência corporal e psíquica quanto como fonte de criação psicofísica.<hr/>Abstract: This paper discusses the tools needed for the creative work of the actor, starting with the deepening of self-knowledge. It presents the report of the author’s pedagogical experience of an extension course, taken in 2018, which formed part of a research project focusing on the relationship between the expansion of the actor’s psycho-physical awareness and the creation of a character. Practices investigated included active meditation, neutral mask, Somatic Education (through Body-Mind Centering™ body systems) and elements of Michael Chekhov’s acting technique. The close relationship between imagination and perception was addressed, both as a basis for broadening body and psychic awareness and as a source of psycho-physical creation.<hr/>Resumen: Este artículo examina herramientas para el trabajo creativo del actor a partir de la profundización del autoconocimiento. El texto presenta el informe de la experiencia pedagógica de la autora en un curso de extensión (2018) que se propuso como etapa de un proyecto de investigación centrado en la relación entre la expansión de la conciencia psicofísica del actor y la creación de un personaje. Se investigaron la meditación activa, la máscara neutral, las prácticas de educación somática (a través de los sistemas corporales Body- Mind Centering ™) y los elementos de la técnica de actuación de Michael Chekhov. La estrecha relación entre la imaginación y la percepción se ha centrado tanto como una base para ampliar la conciencia psíquica y corporal como como una fuente de creación psicofísica. <![CDATA[JOGOS, AFETOS E POTÊNCIAS: NOVIDADES APARECIDAS NO TEATRO DO OPRIMIDO NA SAÚDE MENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200466&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, apresentamos a potência que os jogos, os diálogos e a atuação cênica produziram nos corpos de pessoas com sofrimento psíquico durante oficinas de teatro do oprimido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Maceió. A pesquisa teve a duração de sete meses, na qual participaram 30 usuários. O estudo articulou o encontro entre o teatro do oprimido, a terapia ocupacional, a saúde mental e a educação com o objetivo de conhecer como o teatro do oprimido operou na produção de subjetividade e na singularização de pessoas com sofrimento psíquico. A fundamentação da pesquisa se deu por meio da teoria dos afetos de Espinosa. Os resultados apontam para a potência dos jogos, a subjetividade e as singularidades vivenciadas, a construção da história e os efeitos produzidos nos participantes e no público.<hr/>Abstract: This article presents the power produced by games, dialogues and scenic performance in the bodies of people with psychological distress, during theater workshops for the oppressed at a Psychosocial Care Center (CAPS) in the city of Maceió. A survey was conducted over a period of seven months, with the participation of thirty users. The study articulated the encounter between the theater of the oppressed, occupational therapy, mental health and education, in order to understand how the Theater of the Oppressed operated in the production of subjectivity and in the singularization of people with psychological distress. The research was based on Espinosa’s theory of affects. The results point to the power of the games, the subjectivity and singularities experienced, the construction of the story and the effects produced on the participants and the public.<hr/>Resumen: En este artículo presentamos el poder que los juegos, los diálogos y la representación escénica produjeron en los cuerpos de las personas con sufrimiento psíquico durante los talleres de teatro de los oprimidos en un Centro de Atención Psicosocial - CAPS en la ciudad de Maceió. La encuesta duró siete meses, en los que participaron 30 usuarios. El estudio articuló el encuentro entre el teatro de los oprimidos, la terapia ocupacional, la salud mental y la educación para comprender cómo funcionaba el Teatro de los oprimidos en la producción de subjetividad y en la singularización de las personas con sufrimiento psíquico. La investigación se basó en la teoría de los afectos de Espinosa. Los resultados apuntan al poder de los juegos, la subjetividad y las singularidades experimentadas, la construcción de la historia y los efectos producidos en los participantes y el público. <![CDATA[MOVIMENTO CULTURAL ARTE MANHA: LUGAR DA ARTE, CORPO E MEMÓRIA AFRO-INDÍGENA NA ESCOLA, CARAVELAS, BA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200486&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, apresento um recorte da etnografia realizada sobre relações interétnicas com um grupo de pessoas que se autodeclaram afro-indígena, em Caravelas, BA e pertence ao Movimento Arte Manha, criado em 1988, com objetivo de luta e resistência negra e indígena. Nele, procuro descrever o lugar da arte, corpo e memória afro-indígena no movimento e na escola, tratando de redes de sociabilidades, “encontros” e zonas de contato. A escolha do tema, como recorte para este trabalho, é o fato de que o grupo trouxe provocações, quando traz repertórios sócio-históricos de suas culturas de origem, a valorização das africanidades do legado africano e a cultura indígena e, por meio de estratégias, se apropria da arte, do corpo e da memória (BOSI,1994) como instrumentos de luta, resistência e práticas educativas. É assim que os afro-indígenas de Caravelas conduzem as teias da memória e a construção de um passado que, por sua vez, é também fruto de criação e de novas experiências subjetivas e afro-indígenas, focando o corpo como centro das políticas, no sentido de (des)racializar e pluralizar espaços sociais, arte, objetos e coisas e traçam esse percurso em busca da memória e da ancestralidade. Na escola, as ações dependem da “necessidade” do grupo, chamadas de interdisciplinares, como entalhe em madeira, desenhos, danças africanas indígenas, roda de conversa para discutir modos de vida afro-indígena. E a escola é espaço privilegiado à realização de ações artístico-culturais. O espaço de trocas de saberes e conhecimentos se estabeleciam entre os participantes de modo transversal.<hr/>Abstract: This article presents an excerpt of the ethnography on inter-ethnic relations conducted with a group of self-declared Afro-indigenous, in Caravelas, BA, all of whom belong to the Arte Manha Movement, created in 1988 in the context of the Black and indigenous struggle and resistance. This article describes the place of art, body and Afro-indigenous memory in the movement and in schools, addressing social networks, “meetings” and contact zones. This theme was chosen as a cut-out for this work because the group brought provocations when it brings socio-historical repertoires of their cultures of origin, the appreciation of the Africanities of the African legacy and the indigenous culture and, through strategies, appropriates art, body and memory (BOSI, 1994) as instruments of struggle, resistance and educational practices. This is how the Afro-indigenous people of Caravelas lead the networks of memory and the construction of a past that, in turn, is also the result of creation and of new subjective Afro-indigenous experiences, focusing the body as the center of policies in the sense of (dis)racializing and pluralizing social spaces, art, objects and things, and trace this path in search of memory and ancestry. In the school, the actions depend on the “need” of the group, called interdisciplinary, such as wood carving, drawings, indigenous African dances, and conversations to discuss Afro-indigenous ways of life. The school is an ideal space for carrying out artistic-cultural actions. Thus, as space for exchanging knowledge was established between the participants in a transversal way.<hr/>Resumen: En este artículo presento un recorte de la etnografía realizada sobre las relaciones interétnicas con un grupo de personas que se autodenominan afro-indígenas, en Caravelas, BA y pertenecen al Movimiento Arte Manha, creado en 1988, con el objetivo de la lucha y resistencia negra e indígena. En él, trato de describir, el lugar del arte, el cuerpo y la memoria afro-indígena en el movimiento y en la escuela, tratando de redes de sociabilidad, «reuniones» y zonas de contacto. La elección del tema, como un recorte para este trabajo es el hecho de que el grupo mostró provocaciones cuando trajo repertorios sociohistóricos de sus culturas de origen, la valorización de las africanidades del legado africano y la cultura indígena y, a través de estrategias, se apropia de arte, cuerpo y memoria (BOSI, 1994) como instrumentos de lucha, resistencia y prácticas educativas. Así es como los pueblos afro-indígenas de Caravelas lideran redes de memoria y la construcción de un pasado que, a su vez, es también el resultado de la creación y nuevas experiencias subjetivas y afro-indígenas, enfocando al cuerpo como el centro de las políticas, en el sentido de (dis)racializar y pluralizar espacios sociales, arte, objetos y cosas y rastrear este camino en busca de memoria y ascendencia. En la escuela, las acciones dependen de la «necesidad» del grupo, llamada interdisciplinaria, como el tallado en madera, dibujos, danzas indígenas africanas, conversación para discutir formas de vida afro-indígenas y la escuela es un espacio privilegiado para llevar a cabo acciones artístico-culturales. El espacio de intercambio de saberes y conocimientos se establecieron entre los participantes de manera transversal. <![CDATA[EDUCAÇÃO, CORPO E POESIA: REFLEXÕES SOBRE AS VINTE E NOVE CARTAS, DE SÔNIA MACHADO DE AZEVEDO (OU UMA CARTA PARA SÔNIA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142020000200508&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, apresento um recorte da etnografia realizada sobre relações interétnicas com um grupo de pessoas que se autodeclaram afro-indígena, em Caravelas, BA e pertence ao Movimento Arte Manha, criado em 1988, com objetivo de luta e resistência negra e indígena. Nele, procuro descrever o lugar da arte, corpo e memória afro-indígena no movimento e na escola, tratando de redes de sociabilidades, “encontros” e zonas de contato. A escolha do tema, como recorte para este trabalho, é o fato de que o grupo trouxe provocações, quando traz repertórios sócio-históricos de suas culturas de origem, a valorização das africanidades do legado africano e a cultura indígena e, por meio de estratégias, se apropria da arte, do corpo e da memória (BOSI,1994) como instrumentos de luta, resistência e práticas educativas. É assim que os afro-indígenas de Caravelas conduzem as teias da memória e a construção de um passado que, por sua vez, é também fruto de criação e de novas experiências subjetivas e afro-indígenas, focando o corpo como centro das políticas, no sentido de (des)racializar e pluralizar espaços sociais, arte, objetos e coisas e traçam esse percurso em busca da memória e da ancestralidade. Na escola, as ações dependem da “necessidade” do grupo, chamadas de interdisciplinares, como entalhe em madeira, desenhos, danças africanas indígenas, roda de conversa para discutir modos de vida afro-indígena. E a escola é espaço privilegiado à realização de ações artístico-culturais. O espaço de trocas de saberes e conhecimentos se estabeleciam entre os participantes de modo transversal.<hr/>Abstract: This article presents an excerpt of the ethnography on inter-ethnic relations conducted with a group of self-declared Afro-indigenous, in Caravelas, BA, all of whom belong to the Arte Manha Movement, created in 1988 in the context of the Black and indigenous struggle and resistance. This article describes the place of art, body and Afro-indigenous memory in the movement and in schools, addressing social networks, “meetings” and contact zones. This theme was chosen as a cut-out for this work because the group brought provocations when it brings socio-historical repertoires of their cultures of origin, the appreciation of the Africanities of the African legacy and the indigenous culture and, through strategies, appropriates art, body and memory (BOSI, 1994) as instruments of struggle, resistance and educational practices. This is how the Afro-indigenous people of Caravelas lead the networks of memory and the construction of a past that, in turn, is also the result of creation and of new subjective Afro-indigenous experiences, focusing the body as the center of policies in the sense of (dis)racializing and pluralizing social spaces, art, objects and things, and trace this path in search of memory and ancestry. In the school, the actions depend on the “need” of the group, called interdisciplinary, such as wood carving, drawings, indigenous African dances, and conversations to discuss Afro-indigenous ways of life. The school is an ideal space for carrying out artistic-cultural actions. Thus, as space for exchanging knowledge was established between the participants in a transversal way.<hr/>Resumen: En este artículo presento un recorte de la etnografía realizada sobre las relaciones interétnicas con un grupo de personas que se autodenominan afro-indígenas, en Caravelas, BA y pertenecen al Movimiento Arte Manha, creado en 1988, con el objetivo de la lucha y resistencia negra e indígena. En él, trato de describir, el lugar del arte, el cuerpo y la memoria afro-indígena en el movimiento y en la escuela, tratando de redes de sociabilidad, «reuniones» y zonas de contacto. La elección del tema, como un recorte para este trabajo es el hecho de que el grupo mostró provocaciones cuando trajo repertorios sociohistóricos de sus culturas de origen, la valorización de las africanidades del legado africano y la cultura indígena y, a través de estrategias, se apropia de arte, cuerpo y memoria (BOSI, 1994) como instrumentos de lucha, resistencia y prácticas educativas. Así es como los pueblos afro-indígenas de Caravelas lideran redes de memoria y la construcción de un pasado que, a su vez, es también el resultado de la creación y nuevas experiencias subjetivas y afro-indígenas, enfocando al cuerpo como el centro de las políticas, en el sentido de (dis)racializar y pluralizar espacios sociales, arte, objetos y cosas y rastrear este camino en busca de memoria y ascendencia. En la escuela, las acciones dependen de la «necesidad» del grupo, llamada interdisciplinaria, como el tallado en madera, dibujos, danzas indígenas africanas, conversación para discutir formas de vida afro-indígenas y la escuela es un espacio privilegiado para llevar a cabo acciones artístico-culturales. El espacio de intercambio de saberes y conocimientos se establecieron entre los participantes de manera transversal.