Scielo RSS <![CDATA[Motrivivência]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2175-804220190002&lang=pt vol. 31 num. 58 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[“Nada se cria...”: o crossfit enquanto prática corporal ressignificada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo realizou uma análise aproximando o Crossfit de práticas corporais sistematizadas antes de seu surgimento. O objetivo foi verificar se tais práticas possuem algum vínculo com o que o Crossfit se tornou. Iniciou-se com uma introdução do Crossfit evidenciando seus aspectos principais, bem como explorando a sua origem. Realizou-se um diálogo com a literatura acadêmica e com as informações encontradas em fontes oficiais da modalidade. A título de conclusão, percebeu-se que o Crossfit surgiu de maneira a institucionalizar práticas anteriores, oriundas principalmente da Ginástica Alemã e da Calistenia, agregando também as lógicas do esporte moderno. Nesse sentido, a modalidade apropria-se de práticas já conhecidas e as ressignifica, utilizando-as com a proposta de desenvolver atletas “completos” e empreendedores de si mesmo.<hr/>ABSTRACT The purpose of this paper is to carry out an analysis approximating Crossfit to body practices systematized before its appearance. We aimed at verifying if such practices had any connection to what Crossfit has become. We begin by introducing Crossfit, evidencing its main aspects, as well as exploring its origins. We dialogue with academic literature as well as information gathered from official sources of this modality. In conclusion, we notice that Crossfit arise as a way to institutionalize previous practices, derived especially from German Gymnastics and Calisthenics, also aggregating the logics of modern sport. In this way, the modality appropriates practices that are already known, resignify them and use them as a means to develop the “complete” athlete and entrepreneurs of the self.<hr/>RESUMEN El artículo tiene por objetivo analizar el Crossfit acercándolo de prácticas corporales sistematizadas antes de su aparición. Intentamos verificar si estas prácticas poseen algún vínculo con lo que se ha convertido en el Crossfit. Se comienza con una introducción del Crossfit demostrando sus principales aspectos y explotando sus orígenes. Se realiza un diálogo con la literatura académica y las informaciones obtenidas en las fuentes oficiales de la modalidad. Como conclusión, se percibe que el Crossfit surge de manera a institucionalizar prácticas anteriores, derivadas especialmente de la Gimnasia Alemana y la Calistenia, añadiendo también las lógicas del deporte moderno. En este sentido, la modalidad se apropia de prácticas ya conocidas, las resignifica y pasa a utilizarlas de manera a desarrollar atletas “completos” y emprendedores de sí mismo. <![CDATA[A utilização de recursos tecnológicos por professores de Educação Física do município do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo investiga a familiaridade, frequência, local e tempo de uso dos recursos tecnológicos por professores de educação física do município do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi verificar se os professores estavam utilizando a tecnologia no cotidiano, seja para lazer ou para o trabalho. O estudo contou com a participação de 159 docentes, com média de idade de 34,25, cujo principal instrumento de coleta de dados foi um questionário online; Os resultados do estudo apontaram que a maioria possui laptop, smartphone e acessa a internet todos os dias, de diferentes lugares, sendo esse acesso pelo celular, pelo menos cinco vezes ao dia, de 1 a 3 horas. Assim, foi possível perceber que apesar das dificuldades que há nas escolas das redes municipais, os professores são mais envolvidos com a tecnologia, pois acessam a internet todos os dias, seja para lazer, seja para trabalho ou estudos.<hr/>ABSTRACT This article investigates the familiarity, frequency, location and time of use of technological resources by teachers of physical education in the city of Rio de Janeiro. The objective of the study was to verify if teachers were using technology in everyday life, whether for leisure or for work. The study had the participation of 159 teachers, with a mean age of 34.25, whose main instrument of data collection was an online questionnaire; The results of the study showed that most have a laptop, a smartphone and access the internet every day, from different places, and this access by the cell phone, at least five times a day, from 1 to 3 hours. Thus, it was possible to perceive that in spite of the difficulties that exist in the schools of the municipal networks, the teachers are more involved with the technology, since they access the internet every day, whether for leisure, for work or studies.<hr/>RESUMEN Este artículo investiga la familiaridad, frecuencia, lugar y tiempo de uso de los recursos tecnológicos por profesores de educación física del municipio de Río de Janeiro. El objetivo del estudio fue verificar si los profesores estaban utilizando la tecnología en el cotidiano, tanto para el ocio o para el trabajo. El estudio contó con la participación de 159 docentes, con una media de edad de 34,25, cuyo principal instrumento de recolección de datos fue un cuestionario online; Los resultados del estudio apuntaron que la mayoría tienen laptop, smartphone y accede a internet todos los días, de diferentes lugares, siendo ese acceso por el celular, por lo menos cinco veces al día, de 1 a 3 horas. Así, fue posible percibir que a pesar de las dificultades que hay en las escuelas de las redes municipales, los profesores están más involucrados con la tecnología, pues acceden a internet todos los días, sea para el ocio, sea para trabajo o estudios. <![CDATA[A percepção discente em relação às aprendizagens dos conteúdos atitudinais nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Em articulação com a problemática do aparecimento oculto da dimensão atitudinal no contexto das aulas de Educação Física, o presente estudo tem como objetivo investigar a percepção discente sobre os conteúdos atitudinais aprendidos nas aulas de Educação Física. Adota o delineamento de um estudo qualitativo descritivo. Para realizar a nossa coleta de dados, empregamos a técnica do grupo focal com cinco alunos de uma escola da rede pública do município de Vitória-ES. Na perspectiva dos discentes participantes deste estudo, as aulas de Educação Física propiciam, dentre outras coisas, a aprendizagem de diferentes aspectos referentes à dimensão atitudinal (normas, valores e atitudes), confirmando a nossa hipótese de que este espaço possui um grande potencial para desenvolvê-los.<hr/>ABSTRACT In articulation with the problem of the hidden appearance of the attitudinal dimension in the context of Physical Education classes, the present study aims to investigate the students' perception of the attitudinal contents learned in physical education classes. We adopted a qualitative and descriptive approach to the study. To accomplish our data collection, we used the technique of focus group with five students from a public school in the city of Vitória-ES. From the perspective of participating students in this study, the physical education classes provide, among other things, learning different aspects related to the attitudinal dimension (norms, values and attitudes), confirming our hypothesis that this area has a great potential to develop them.<hr/>RESUMEN En la articulación con la problemática de la aparición oculta de la dimensión actitudinal en el contexto de las clases de Educación Física, el presente estudio tiene como objetivo investigar la percepción de los contenidos de actitudes aprendidas en las clases de educación física de los estudiantes. Se adopta el diseño de un estudio cualitativo descriptivo. Para llevar a cabo la colección de datos, se utilizó la técnica de grupo de enfoque con cinco estudiantes de una escuela pública en la ciudad de Vitória-ES. Desde la perspectiva de los estudiantes participantes en este estudio, las clases de educación física proporcionan, entre otras cosas, el aprendizaje de diferentes aspectos relacionados con la dimensión actitudinal (normas, valores y actitudes), lo que confirma nuestra hipótesis de que esta zona tiene un gran potencial para desarrollar ellos. <![CDATA[Formação inicial em Educação Física e as aprendizagens com a escola: a possibilidade da prática como componente curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de 2015, as licenciaturas devem integrar aos seus programas as atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas (200h), atividades formativas (2.200h), o estágio supervisionado (400h) e a Prática como Componente Curricular - PCC (400h). O objetivo foi verificar as possibilidades da PCC para aproximar acadêmicos de Educação Física do cenário escolar e as possíveis aprendizagens decorrentes dessa integração. Foram entrevistados 41 formandos de Licenciatura em Educação Física e 18 docentes do mesmo curso, com posterior análise de conteúdo. Os dados apontam que a PCC foi lembrada como uma estratégia para intensificar a aproximação dos futuros professores com a Educação Básica e contribuir para a aprendizagem dos saberes profissionais. Quanto mais diversificada e abrangente se apresentar a formação, mais referências sobre a profissão terão os licenciandos, o que poderá contribuir para uma atuação profissional condizente com a realidade do ensino público.<hr/>ABSTRACT According to the National Curricular Guidelines for initial teacher education at the higher level of 2015, undergraduates should integrate their theoretical and practical activities of deepening in specific areas (200h), training activities (2.200h), internship (400h) and the Practice as Curricular Component - PCC (400h). The objective was to verify the possibilities of the PCC to bring Physical Education students closer to the school scene and the possible learning resulting from this integration. We interviewed 41 undergraduate students in Physical Education and 18 professors of the same course, with a subsequent content analysis. The data indicate that the PCC was remembered as a strategy to intensify the approach of the future teachers with the Basic Education and to contribute to the learning of the professional knowledge. How much more diverse and comprehensive to be the training, more references about the profession will have the students, which may contribute to a professional performance that is consistent with the reality of public education.<hr/>RESUMEN Conforme a las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial a nivel superior de 2015, las licenciaturas deben integrar a sus programas las actividades teórico-prácticas de profundización en áreas específicas (200h), actividades formativas (2.200h), la práctica supervisada (400h) la práctica como componente curricular - PCC (400h). El objetivo fue verificar las posibilidades de la PCC para acercar a académicos de Educación Física del escenario escolar y los posibles aprendizajes resultantes de esa integración. Se entrevistó a 41 formandos de Licenciatura en Educación Física y 18 docentes del mismo curso, con posterior análisis de contenido. Los datos apuntan que la PCC fue recordada como una estrategia para intensificar la aproximación de los futuros profesores con la Educación Básica y contribuir al aprendizaje de los saberes profesionales. En cuanto más diversificada y completa se presenta la formación, más referencias sobre la profesión tendrán los licenciandos, lo que podrá contribuir a una actuación profesional acorde con la realidad de la enseñanza pública. <![CDATA[Entre o lance e a chance: lógica interna numa final de badminton]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo investigou a lógica interna do badminton ressaltando a importância de decifrar a complexidade das suas interações comunicativas para a educação física escolar. Foi analisada a final individual feminina das Olímpiadas Escolares (etapa 12-14 anos), realizada na cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa dos dados e procedimento de observação direta. Identificamos que as interações motrizes nesse jogo esportivo exigem muita rapidez nas tomadas de decisão e escolhas táticas eficientes, sob a pena de precipitações e antecipações da adversária. Evidenciamos que as interações de contracomunicação revelam estágio de concentração das jogadoras, capacidade de “leitura” de jogo, antecipação tática. Destarte, é um estudo que possibilita conhecimentos aplicáveis tanto no mundo do esporte de rendimento quanto na prática pedagógica escolar.<hr/>ABSTRACT This study investigated the internal logic of badminton, highlighting the importance of deciphering its communicative interactions for school physical education. The final individual female match of the School-Stage Olympics (12-14 years old), in the city of João Pessoa - Paraíba, was analyzed. This is a descriptive research, with qualitative data approach and direct observation procedure. It was identified that the driving interactions in this sport require fast decision-making and efficient tactical choices, under penalty of precipitation and anticipation of the opponent. It was evidenced that the gestemas and praxemas reveal a stage of concentration of the players, capacity of "reading" of game, tactical anticipation; therefore, it is a study that allows applicable knowledge in the world of performance sport, as well as, of the pedagogical practice school.<hr/>RESUMEN Este estudio investigó la lógica interna del bádminton resaltando la importancia de descifrar la complejidad de sus interacciones comunicativas para la educación física escolar. Fue analizada la final individual femenina de las Olimpiadas Escolares (etapa 12-14años), realizada en la ciudad de João Pessoa-PB. Investigación descriptiva, con abordaje cualitativo de los datos y procedimiento de observación directa. Se identificó que las interacciones motrices en este deporte exigen mucha rapidez en las tomas de decisión y elecciones tácticas eficientes, bajo pena de precipitaciones y anticipaciones del contrincante. Se evidenció que los gestemas y praxemas revelan momento de concentración de las jugadoras, capacidad de “lectura” de juego, anticipación táctica, por lo tanto es un estudio que posibilita conocimientos aplicables tanto en el mundo del deporte de rendimiento como en la práctica pedagógica escolar. <![CDATA[Educação Física escolar e futebol: o que pensam os alunos do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo objetivou identificar e apresentar concepções, crenças e contextos episódicos do futebol que marcaram a vida dos sujeitos participantes - adolescentes/ estudantes - como conteúdo e estratégia de ensino nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os relatos foram obtidos a partir do método de participação coletiva de opiniões, denominado “roda de conversa” com estudantes de uma escola estadual em Cuiabá-MT. O estudo indicou a necessidade de se pensar o futebol num contexto sócio-histórico nas aulas de Educação Física e não somente como elemento esportivo explorado a partir da vivência técnica e tática. Assim, os alunos poderão se perceber como cidadãos críticos e participativos socialmente e não apenas reprodutores de habilidades físicas e/ou idealizações midiáticas.<hr/>ABSTRACT This study aimed to identify and present conceptions, beliefs and football episodic contexts that marked the life of the participating subjects - teenagers / students - as content and teaching strategy in physical education classes in high school. The reports were obtained from the method of collective participation of opinions, called "conversation circle" with students from a state school in Cuiabá-MT. The study indicated the need to think about football in a social and historical context in physical education classes and not only as a sports element explored from the technical and tactical experience. Thus, students will be perceived as critical and participative citizens socially and not just copiers of the physical skills and media discourses.<hr/>RESUMEN El estudio tuvo como objetivo identificar las concepciones, creencias y contextos episódicos de fútbol que marcaron la vida de los sujetos participantes - adolescentes / estudiantes - como el contenido y la estrategia de enseñanza en las clases de educación física en la escuela secundaria. Las declaraciones se obtuvieron a partir del método de la participación colectiva de opiniones, llamado "círculo de conversación" con estudiantes de una escuela pública en Cuiabá-MT. El estudio indicó la necesidad de pensar en el fútbol en un contexto histórico y social en las clases de educación física y no sólo como un elemento deportivo explorado partir de la experiencia técnica y táctica. Así, los estudiantes se dan cuenta de que son ciudadanos críticos y participativos socialmente y no sólo a los repetidores de habilidades físicas y / o discursos medios de comunicación. <![CDATA[A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: especificidades e relações com a Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo caracteriza-se como um estudo teórico, cujo objetivo é apresentar aos professores e professoras de Educação Física inseridos na Educação Infantil, princípios teórico-epistemológicos e metodológicos pautados na Teoria Histórico-Cultural, Teoria Histórico Crítica e Pedagogia Crítico-Superadora, que os possibilitem qualificar a atuação através da compreensão das especificidades pertencentes à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Para isto, abordamos sobre a criança e sua relação com a docência, o par dialético “cuidar e educar”, a organização do tempo e espaço, os materiais e recursos didático-pedagógicos, o currículo e a avalição, estabelecendo relações com a Educação Física e a Cultura Corporal.<hr/>ABSTRACT This article is characterized as a theoretical study, whose objective is to present to Physical Education teachers inserted in Early Childhood Education, principles based on Historical-Cultural Theory, Critical Historical Theory and Critical-Overcoming Pedagogy, which make it possible to qualify the performance through the understanding of the specificities of the organization of the pedagogical work in Early Childhood Education. To this end, we approach the child and its relation to teaching, the pair "caring and educating", the organization of time and space, didactic-pedagogical materials and resources, curriculum and evaluation, establishing relationships with Physical Education.<hr/>RESUMEN Este artículo se caracteriza como un estudio teórico, cuyo objetivo es presentar a los profesores de Educación Física insertados en la Educación Infantil, principios teóricos pautados en la Teoría Histórico Crítica y Pedagogía Crítico-Superadora, que los que posibilite calificar la actuación a través de la comprensión de las especificidades pertenecientes a la organización del trabajo pedagógico en la Educación Infantil. Para ello, abordamos sobre el niño y su relación con la docencia, el par "cuidar y educar", la organización del tiempo y espacio, los materiales y recursos didáctico-pedagógicos, el currículo y la evaluación, estableciendo relaciones con la Educación Física y la Cultura Corporal. <![CDATA[O jogo tradicional no contexto atual da quarta colônia de imigração italiana no Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tematiza os jogos tradicionais como manifestações culturais produzidas pela humanidade. Objetivamos compreender os sentidos atribuídos aos jogos tradicionais na atualidade por sujeitos sociais que vivenciaram o processo de transformação de Sociedades consolidadas com a colonização italiana no Rio Grande do Sul. Realizamos pesquisa de campo e documental. Os jogos tradicionais estiveram presentes no cotidiano das colônias italianas desde as primeiras décadas da colonização, nas residências das famílias, nos bolichos e nos campos abertos. Na década de 1960, foi iniciado um movimento para construção de sedes, as Sociedades, resultantes do processo de transformações políticas e econômicas. Na atualidade, identificamos um processo de retorno dessas manifestações aos bolichos e às residências, como recusa à imposição de regras, ao controle do tempo, aos modos de se vestir, comportar-se, gesticular e comunicar-se. Os jogos tradicionais assumem sentido na vida dos jogadores quando possibilitam exteriorizar e materializar a interioridade.<hr/>ABSTRACT This article thematizes the traditional games as cultural manifestations produced by humanity. We aimed to understand the meanings attributed to traditional games, nowadays, by social subjects who experienced the process of transforming of Societies which were consolidated with Italian colonization in Rio Grande do Sul. We carry out a field and documentary research. Traditional games have been present in the daily of the Italian colonies since the first decades of colonization, in the families' homes, in bars and in open fields. In the 1960s, it started a movement to build head offices, the Societies, resulting from the political and economic transformations. Currently, we identified traditional games are returning to bars and homes as refusing the impositions of the rules, control time, modes of dressing, behaving, gesturing and communicating. Traditional games take on meaning in life players when they make it possible to externalize and materialize the inner life.<hr/>RESUMEN Este artículo tematiza los juegos tradicionales como manifestaciones culturales producidas por la humanidad. Objetivamos comprender los sentidos atribuidos a los juegos tradicionales, en la actualidad, por sujetos sociales que vivenciaron el proceso de transformación de Sociedades consolidadas con la colonización italiana en Rio Grande do Sul. Realizamos investigación de campo y documental. Los juegos tradicionales estuvieran presentes en el cotidiano de las colonias italianas, en las residencias familiares, en los bares y en campos abiertos. En la década de 1960, se inició un movimiento para la construcción de sedes, las Sociedades, resultantes del proceso de transformaciones políticas y económicas. Actualmente, hemos identificado un proceso de retorno de estas manifestaciones en los bares y casas, como negación a la imposición de reglas, al control del tiempo, a los modos de vestir, comportarse, gesticular y comunicarse. Los juegos tradicionales asumen sentido en la vida cuando posibilitan exteriorizar y materializar la interioridad. <![CDATA[O que ensinar sobre dança no ensino médio?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo desse estudo foi delinear caminhos formativos para a dança no Ensino Médio (EM) a partir de investigações nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)1 e nos relatos de professores que trabalham com a formação inicial em Educação Física com as disciplinas de dança. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que utilizou-se da análise documental e de entrevistas-semiestruturadas como instrumentos para coleta de dados. Como principais resultados, evidenciamos que ainda há dúvidas sobre o caminho formativo da dança no EM, entretanto, as análises indicaram interfaces com as danças populares, de salão e urbanas, além da relevância de aspectos mais específicos como os elementos histórico-culturais, o ritmo e a criatividade.<hr/>ABSTRACT The purpose of this study was to outline alternatives for the teaching of dance in High School (HS) based on investigations of the State Curriculum Proposals (SCP) and of the National Common Base Curriculum (NCCB), as well as on analysis of narratives of teachers working with the dance subjects within the initial training in Physical Education. Therefore, we developed a qualitative research that used documentary analysis and semi-structured interviews as tools for data collection. As main results, we highlight that there are still doubts concerning the curriculum of dance in HS. However, the analysis suggested the prominence of popular, salon and urban dances, in addition to the relevance of more specific aspects such as historical-cultural elements, rhythm and creativity.<hr/>RESUMEN Este estudio se propone delinear caminos formativos para la danza en la Escuela Secundaria (ES), a partir de investigaciones hechas a través de las Propuestas Curriculares Estatales (PCE), de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), y en los relatos de profesores que trabajan con la formación inicial en Educación Física, teniendo como eje central las disciplinas de danza. Para ello, desarrollamos una investigación cualitativa en la que hicimos un análisis documental y de entrevistas semiestructuradas como instrumentos para la recolección de datos. En cuanto a los resultados, nos dimos cuenta de que hay dudas sobre el camino formativo acerca de la danza en el ES. Sin embargo, los análisis indicaron interfaces con las danzas populares, de salón y urbanas, además de la relevancia en lo concerniente a aspectos más específicos como los elementos histórico-culturales, el ritmo y la creatividad. <![CDATA[Gestão esportiva e de lazer: uma análise de sites oficiais de 59 municípios baianos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivamos com o presente estudo contribuir com a compreensão e a qualidade da gestão de esporte e lazer. Nesse sentido, focamos em quatro aspectos: (1) disponibilidade de informação; (2) sexo dos gestores; (3) atenção dada ao esporte e lazer; e (4) caminhos para avanços. Nosso objeto de estudo consistiu em 59 sites oficiais de municípios alocados em quatro Territórios de Identidade da Bahia. O estudo foi documental e descritivo. Identificamos que muitos municípios baianos apresentam problemas quanto à disponibilidade de informações sobre esporte e lazer, que o cargo de gestor municipal tende a ser assumido por homens e que algumas regiões podem apresentar maior enfoque em determinado setor (esporte ou lazer). Concluímos que a gestão de esporte e lazer na maioria dos municípios pesquisados necessita de mudanças, e nesse sentido, apresentamos quatro propostas visando contribuir para sua qualificação.<hr/>ABSTRACT We aim to contribute to the understanding and quality of sports and leisure management. In this sense, we focus on four aspects: (1) availability of information; (2) managers' sex; (3) attention to sports and leisure; (4) paths for advancement. Our study object consisted of 59 official sites of municipalities allocated in four Identity Territories of Bahia. The study was documental and descriptive. We have identified that many municipalities of the Bahia present problems regarding the availability of information about sports and leisure, that the position of municipal manager tends to be assumed by men and that some regions may present greater focus in a certain sector (sport or leisure). We conclude that the management of sports and leisure in the majority of municipalities investigated needs changes, and in this sense, we present four proposals aimed at contributing to its qualification.<hr/>RESUMEN Objetivamos con el presente estudio contribuir con la comprensión y la calidad de la gestión del deporte y de ocio. Nos centramos en cuatro aspectos: (1) la disponibilidad de información; (2) sexo de los gestores; (3) atención dada al deporte y el ocio; (4) caminos para avances. Nuestro objeto de estudio consistió en 59 sitios oficiales de municipios asignados en cuatro Territorios de Identidad de Bahía. El estudio fue documental y descriptivo. Identificamos que muchos municipios de la Bahia presentan problemas en cuanto a la disponibilidad de informaciones sobre deporte y ocio, que el cargo de gestor municipal tiende a ser asumido por hombres y que algunas regiones pueden presentar mayor enfoque en determinado sector (deporte u ocio). Concluimos que la gestión de deporte y ocio en la mayoría de los municipios investigados necesita cambios, y en ese sentido, presentamos cuatro propuestas para contribuir a su calificación. <![CDATA[Preocupações dos professores de Educação Física no início da carreira docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente pesquisa analisou as preocupações dos professores de educação física em início da carreira. O estudo descritivo de abordagem qualitativa conta com a participação de 16 professores efetivos entre o 1º e 4º ano de docência nas escolas municipais e estaduais de Maringá (Paraná). Para coleta de dados foi empregada a entrevista semiestruturada e as informações foram analisadas conforme a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que todos os grupos apresentam preocupações com as dimensões consigo, tarefa, impacto da tarefa, realidade social do aluno, políticas públicas para a educação e status da disciplina. Além disso, observou-se que as inquietações dos professores com um e dois anos de carreira apresentam comportamento mais crítico e resistente frente às normas da instituição, enquanto os docentes com três e quatro anos de magistério apresentam postura crítica e ponderada frente aos problemas do trabalho.<hr/>ABSTRACT The research analyzed the concerns of Physical Education teachers who were at the beginning of their careers. The descriptive study of qualitative approach had the participation of 16 effective teachers who were between the first and fourth year of teaching in the municipal and state schools of Maringá (Paraná). For data collection, a semi-structured interview was used and the information was analyzed according to the technical of content analysis. The results showed that all groups have concerns with the dimensions with self, task, task impact, social reality of the student, public policies for education and status of the discipline. In addition, it was observed that the restlessness of teachers with one and two years of career presented a more critical and resistant behavior to the norms of the institution, while teachers with three and four years of teaching presented a critical and mature attitude towards the problems of work.<hr/>RESUMEN La investigación analizó las preocupaciones de los profesores de Educación Física que estaban al inicio de carrera. El estudio descriptivo de abordaje cualitativo contó con la participación de 16 profesores que estaban entre el 1º y 4º año de docencia en las escuelas municipales y estatales de Maringá (Paraná). Para la recolección de datos se empleó la entrevista semiestructurada y las informaciones fueron analizadas con la técnica de análisis de contenido. Los resultados evidenciaron que todos presentan preocupaciones con las dimensiones consigo, tarea, impacto de la tarea, realidad social del alumno, políticas públicas para la educación y estatus de la disciplina. Además, se observó que los profesores con uno y dos años de carrera presentaban comportamiento más crítico y resistente frente a las normas de la institución, mientras que los docentes con tres y cuatro años de magisterio presentaron postura crítica y madura frente a los problemas del trabajo. <![CDATA[O corpo nas aulas de educação física: concepções e práticas pedagógicas no colégio da polícia militar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo tem como objetivo principal investigar como as questões relativas ao corpo têm sido desenvolvidas nas aulas de Educação Física em um colégio da Polícia Militar de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com coleta feita pela entrevista semiestruturada e análise dos documentos norteadores da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Pôde-se perceber que a relação entre corpo e aprendizagem nas aulas de Educação Física estão distantes dos aspectos da linguagem e da expressão corporal, tendo como eixo norteador, o esporte. Existe uma preocupação com aspectos transversais, mas, eles tendem a ser tratados como debates e não problematizados nas próprias práticas corporais. Apesar do potencial desses temas para uma formação crítica, eles são negligenciados na práxis pedagógica da Educação Física escolar sem as experiências sistematizadas. Portanto, não há a aquisição de conhecimento das diversas manifestações culturais que poderiam emergir criticamente das aulas.<hr/>ABSTRACT This study aims to investigate how the questions related to body have been developed in Physical Education classes in a Military Police School of Goiânia. It is a qualitative research, of exploratory character, with data collected by the semi-structured interview and analysis of the pedagogical practice of Physical Education teachers guide. It was possible to perceive that the relation between body and learning in the Physical Education classes are distant from the aspects of the language and the corporal expression, having as guiding axis, the sport. There is a concern with cross-cutting issues, but they tend to be treated as debates and not problematized in bodily practices. Despite the potential of these themes for a critical formation, they are neglected in the pedagogical praxis of Scholar Physical Education without systematized experiences. Therefore, there is no acquisition of various cultural manifestations knowledge that could emerge critically from the classroom.<hr/>RESUMEN El presente estudio objetiva investigar cómo cuestiones relativas al cuerpo san desarrolladas en clases de Educación Física en un Colegio de la Policía Militar de Goiânia. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria, con colecta por la entrevista semiestructurada y, análisis de los documentos orientadores de la práctica pedagógica de los profesores. Se pudo percibir que la relación entre cuerpo y aprendizaje en las clases de Educación Física están distantes de los aspectos del lenguaje y de la expresión corporal, teniendo como eje, el deporte. Hay una preocupación con aspectos transversales, pero tienden a ser tratados como debates y no problematizados en las prácticas corporales. A pesar del potencial de estos temas para una formación crítica, ellos son descuidados en la praxis de la Educación Física sin las experiencias sistematizadas. Por eso, no hay la adquisición de conocimiento de las diversas manifestaciones culturales que podrían emerger críticamente de las clases. <![CDATA[Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Relatamos duas experiências pedagógicas onde os docentes utilizaram o planejamento participativo como estratégia para selecionar as práticas corporais e os conteúdos tematizados durante as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. O primeiro projeto educativo foi desenvolvido com estudantes do 5º ano em uma escola municipal de São Paulo. Durante essas aulas os discentes participaram da escolha dos jogos, brincadeiras e esportes que foram desenvolvidos durante o ano. A segunda experiência ocorreu em uma cooperativa educacional localizada em Minas Gerais com alunos do 9º ano. Essa é uma escola que tem por essência o trabalho por projetos e os discentes participaram do planejamento de todos os componentes curriculares. Nas aulas de Educação Física os jovens escolheram, em conjunto com a docente, vivenciar e refletir sobre esportes, jogos, brincadeiras e ginásticas. Concluímos que o planejamento participativo pode estimular maior participação dos estudantes durante as aulas de Educação Física Escolar.<hr/>ABSTRACT We have reported two pedagogical experiences where the teachers used the participatory planning as a strategy to select the corporal practices and the contents thematized during the classes of Physical Education in Elementary School. The first educational project was developed with 5th year students in a municipal school at São Paulo. During these classes the students participated in the choice of games and sports that were developed during that year. The second experience occurred in an educational cooperative located at Minas Gerais with 9th grade students. This is a school that has essentially the work designed by projects and the students participate in the planning of all the curricular components. In the classes of Physical Education the young people chose together with the teacher to experience and reflect on sports, games and gymnastics. We conclude that participatory planning can stimulate greater student participation at school during Physical Education classes<hr/>RESUMEN Relatamos dos experiencias pedagógicas en las que los docentes han utilizado el planeamiento participativo como estrategia para seleccionar las prácticas corporales y los contenidos tematizados durante las clases de Educación Física en primaria. El primer proyecto educativo ha sido desarrollado con estudiantes del 5º año en una escuela municipal de São Paulo. Durante esas clases, los discentes han participado de la elección de los juegos y deportes que han sido desarrollados en el año. La segunda experiencia ha ocurrido en una cooperativa educacional ubicada en Minas Gerais con alumnos del 9º año. Esa es una escuela cuya esencia es el trabajo por proyectos y los discentes han participado del planeamiento en todas las asignaturas. En las clases de Educación Física los jóvenes han elegido, junto con la docente, vivenciar y reflexionar acerca de deportes, juegos y gimnásticas. Concluimos que el planeamiento participativo puede estimular mayor participación de los estudiantes durante las clases de Educación Física escolar. <![CDATA[Formação continuada para professores de Educação Física: análise da produção do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo busca na produção da área da Educação Física o entendimento de Formação Continuada em Educação Física, através de uma revisão bibliográfica por meio de revistas online brasileiras na área da Educação Física, classificadas pelo Qualis em Educação Física, conceituadas como A1, A2, B1 e B2. Nessas revistas buscamos todos os artigos que debateram o tema da Formação Continuada, através da palavra-chave Formação Continuada. Constatamos entendimentos, entre outros, de que a Formação Continuada é uma prática indissociável da escola, sendo ela que deve dar esse suporte ao docente, como também a possibilidade de diálogo entre a teoria e a prática.<hr/>ABSTRACT This study aims to understand the Continuing Education in the Physical Education area. For that, was carried out a bibliographical review through online Brazilian magazines in the area of Physical Education, classified by Qualis in Physical Education, referred to as A1, A2, B1 and B2. In these journals, we searched for all the articles that debated the theme of Continuing Education, through the keyword Continuing Education. We have understood, among others, that Continuing Education is an inseparable practice of the school, and that should give this support to the teacher, as well as the possibility of a dialogue between theory and practice.<hr/>RESUMEN Este estudio busca en la producción del área de Educación Física el entendimiento de Formación Continuada en Educación Física, a través de una revisión bibliográfica por medio de revistas online brasileñas en el área de la Educación Física, clasificadas por el Qualis en Educación Física, conceptuadas como A1, A2, B1 y B2. En esas revistas buscamos todos los artículos que debatieron el tema de la Formación Continuada, a través de la palabra clave Formación Continuada. Constatamos entendimientos, entre otros, de que la Formación Continuada es una práctica indisociable de la escuela, siendo ella la que debe dar ese apoyo al docente, así como la posibilidad de diálogo entre la teoría y la práctica. <![CDATA[Da pedagogia crítica à pedagogia crítica: o movimento de elaboração de uma proposta de ensino de Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, analisamos o processo de elaboração de uma proposta de ensino para Educação Física fundamentada na perspectiva da pedagogia crítica. Destacam-se nessa análise três processos: 1) a articulação dos princípios pedagógicos e formativos à dinâmica de ensino e aprendizagem; 2) a definição e elaboração dos conhecimentos próprios da Educação Física; 3) a conceituação e organização do trabalho com os temas. As discussões apresentadas buscam contribuir para o desenvolvimento da perspectiva crítica na Educação Física a partir da sistematização de princípios pedagógicos que orientem o trabalho docente para a elaboração de unidades didáticas e de suas respectivas aulas.<hr/>ABSTRACT In this text, we analyze the process of elaboration of a teaching proposal for Physical Education based on the perspective of the critical pedagogy approach. Three processes are highlighted in this analysis: 1) the articulation of the pedagogical and formative principles to the dynamics of teaching and learning; 2) the definition and elaboration of the specific knowledge of Physical Education; 3) the conceptualization and organization of the work with the themes. The discussions presented here aim to contribute to the development of the critical perspective in Physical Education through the systematization of pedagogical principles that orients the teaching work for the elaboration of didactic units and their respective classes.<hr/>RESUMEN En este texto, analizamos el proceso de elaboración de una propuesta de enseñanza para la Educación Física fundamentada en la perspectiva de la pedagogía crítica. Se destacan en este análisis tres procesos: 1) la articulación de los principios pedagógicos y formativos a la dinámica de enseñanza y aprendizaje; 2) la definición y elaboración de los conocimientos propios de la Educación Física; 3) la conceptualización y organización del trabajo con los Temas. Las discusiones presentadas buscan contribuir para el desarrollo de la perspectiva crítica en la Educación Física a partir de la sistematización de principios pedagógicos que orienten el trabajo docente para la elaboración de unidades didácticas y de sus respectivas clases. <![CDATA[O (re)conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto foi estruturado pelo reconhecimento da tematização da cultura na educação física a partir da leitura de documentos educacionais orientadores da referida área em países latino-americanos. Para tanto, foram selecionados oito países que integram a América Latina - Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Venezuela - bem como, os respectivos documentos que orientam a educação e a educação física desses países com o intuito de problematizar como a cultura emerge nesses diferentes contextos sociais. A partir da leitura, foi possível constatar que a cultura não é um dos principais temas abordados nos documentos, embora esteja presente na discussão que envolve a área sob prismas distintos. Em suma, grande parte dos documentos tematiza a cultura a partir de perspectivas em que a tônica esteja no diálogo com a área das ciências humanas e sociais, o que aponta para a movimentação da área em buscar novas problemáticas que se atentem à valorização do movimento humano nas aulas de educação física por meio do reconhecimento das particularidades culturais de cada país.<hr/>ABSTRACT The text was structured by the recognition of the thematization of culture in physical education from the reading of educational documents guiding the said area in Latin American countries. To this end, eight countries that integrate Latin America - Argentina, Bolivia, Chile, Colombia, Cuba, Mexico, Uruguay and Venezuela - have been selected, as well as the respective documents that guide the education and physical education of these countries in order to problematize how culture emerges in these different social contexts. From the reading, it was possible to verify that the culture is not one of the main subjects addressed in the documents, although it is present in the discussion that involves the area under different prisms. In short, most documents thematize the culture from perspectives in which the emphasis is on the dialogue with the area of ​​human and social sciences, which points to the movement of the area in search of new problems that are attentive to the appreciation of human movement in physical education classes through the recognition of the cultural particularities of each country.<hr/>RESUMEN El texto fue estructurado por el reconocimiento de la tematización de la cultura en la educación física a partir de la lectura de documentos educativos orientadores de la referida área en países latinoamericanos. Para ello, se seleccionaron ocho países que integran América Latina - Argentina, Bolivia, Chile, Colombia, Cuba, México, Uruguay y Venezuela, así como los respectivos documentos que orientan la educación y la educación física de esos países con el propósito de problematizar como la cultura emerge en esos diferentes contextos sociales. A partir de la lectura, fue posible constatar que la cultura no es uno de los principales temas abordados en los documentos, aunque esté presente en la discusión que involucra el área bajo prismas distintos. En suma, gran parte de los documentos tematiza la cultura a partir de perspectivas en que la tónica esté en el diálogo con el área de las ciencias humanas y sociales, lo que apunta al movimiento del área en buscar nuevas problemáticas que se atenten a la valorización del movimiento humano en las clases de educación física por medio del reconocimiento de las particularidades culturales de cada país. <![CDATA[Repensando as relações de gênero nas vivências do ultimate frisbee na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo traz reflexões de como as relações de gênero foram vivenciadas, problematizadas e modificadas na realização do projeto "Ultimate Frisbee: vivências e reflexões táticas utilizando recursos midiáticos nas aulas de educação física”. A discussão de gênero surgiu durante as aulas, em virtude deste esporte ser composto oficialmente pela categoria mista, em que meninos e meninas jogaram juntos, gerando conflitos que precisaram ser discutidos e repensados. Para tanto, foram buscados fundamentos nos Estudos Feministas e de Gênero na tentativa de compreender as problemáticas que emergiram com a realização das aulas práticas.<hr/>ABSTRACT This article addresses how gender relations were experienced, questioned and modified during the project "Ultimate Frisbee: the experiences and reflections of the tactics using media resources in physical education classes.” The discussion of gender came up during the classes for this sport is officially composed of a mixed gender category, in which boys and girls play together. Hence, some conflicts needed to be discussed and reconsidered. For this purpose, the fundamentals of Feminist and Gender Studies were applied in an attempt of understanding the problems that emerged with the implementation of these classes.<hr/>RESUMEN Este artículo trae algunas reflexiones de cómo las relaciones de género fueron experimentadas, problematizadas y modificadas en la realización del proyecto "Ultimate Frisbee: experiencias y reflexiones tácticas usando recursos de medios en clases de educación física". La discusión del género surgió durante las clases bajo ese tipo de deporte, que es oficialmente constituido por la categoría mixta, en que niños y niñas jugó juntos, generando conflictos que necesitaban ser discutidos y repensados, cuyos motivos fueron buscados en los Estudios Feministas y Género en el intento de comprender los problemas que surgieron con la realización de clases prácticas. <![CDATA[Resenha da obra “Educação Física e esporte no século XXI”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente resenha tem o intuito de analisar a obra Educação Física e Esporte no Século XXI” organizada por Wagner Wey Moreira e Vilma Lení Nista-Piccolo. O livro apresenta a Educação Física a partir de distintas perspectivas. A coletânea se apresenta como uma sequência da obra “Educação Física &amp; Esportes: Perspectivas Para o Século XXI”, de 1992, objetivando trazer ao debate reflexões pertinentes a área da Educação Física que contribuem para a ampliação das discussões. Esta iniciativa de boa articulação entre temas e autores, concedeu à coletânea a posição de finalista para o Prêmio Jabuti de 2017, na categoria Educação e Pedagogia.<hr/>ABSTRACT This review is intended to analyze the work “Physical Education and Sport in the 21st Century” organized by Wagner Wey Moreira and Vilma Lení Nista-Piccolo. The book presents Physical Education from different perspectives. The collection is presented as a sequence of the work "Physical Education &amp; Sports: Perspectives for the 21st Century", 1992, aiming to bring to the debate relevant reflections in the area of Physical Education that contribute to the expansion of the discussions. As a result, this initiative of good articulation between themes and authors, gave the collection the finalist position for the Jabuti Prize of 2017, in the category Education and Pedagogy.<hr/>RESUMEN La presente reseña tiene el propósito de analizar la obra “Educación Física y Deporte en el Siglo XXI” organizada por Wagner Wey Moreira y Vilma Lení Nista-Piccolo. El libro presenta la Educación Física a partir de distintas perspectivas. La colección se presenta como una secuencia de la obra "Educación Física &amp; Deportes: Perspectivas para el Siglo XXI", de 1992, con el objetivo de traer al debate reflexiones pertinentes al área de la Educación Física que contribuyen a la ampliación de las discusiones. Como resultado, esta iniciativa de buena articulación entre temas y autores, concedió a la colección la posición de finalista para el Premio Jabuti de 2017, en la categoría Educación y Pedagogía. <![CDATA[O ensino do basquetebol e o espaço físico em questão: um relato de experiência a partir de uma escola pública do Norte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O basquetebol demanda um espaço físico escolar melhor estruturado e isso parece ser um fator limitante para o desenvolvimento deste nas escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é relatar a experiência prática de apresentar o basquetebol a alunos da sétima série nas aulas de educação física em uma escola pública da cidade de Manaus que não disponibiliza espaço apropriado para a prática. Quatro aulas (teóricas e práticas) abordando o basquetebol foram propostas a 36 alunos do ensino fundamental 2. Constatamos que, apesar de severas limitações, é possível apresentar o basquetebol aos alunos da escola pública mesmo sem espaço físico apropriado. Contudo, para um processo contínuo de aprendizado, é necessário viabilizar o acesso ao basquetebol com uma proposta pedagógica dinâmica, em alinhamento com a escola e a comunidade, indicando ainda que o professor deve ser agente central para costurar adaptações à realidade social e cultural da escola a partir de uma perspectiva crítica.<hr/>ABSTRACT Basketball demands a better-structured physical space and this seems to be a limiting factor for its development in Brazil public schools. The aim of this study is to report on the practical experience of presenting basketball to seventh-grade students in physical education classes in a public school in the city of Manaus that does not provide adequate space for practice. Four classes (theoretical and practical) addressing basketball were proposed to 36 elementary school students. We found that, despite severe limitations, it is possible to introduce basketball to public school students even without adequate physical space. However, for an ongoing process of learning, it is necessary to provide access to basketball with a dynamic pedagogical proposal, in alignment with the school and the community, indicating that the teacher should be a central agent to tailor adaptations to the social and cultural reality of the school from a critical perspective.<hr/>RESUMEN El baloncesto demanda un espacio físico escolar mejor estructurado y esto parece ser un factor limitante para el desarrollo de éste en las escuelas públicas brasileñas. El objetivo de este estudio es relatar la experiencia práctica de presentar el baloncesto a alumnos de la séptima serie en las clases de educación física en una escuela pública de la ciudad de Manaus que no ofrece espacio apropiado para la práctica. Cuatro clases (teóricas y prácticas) abordando el baloncesto fueron propuestas a 36 alumnos de la enseñanza fundamental. Constatamos que, a pesar de severas limitaciones, es posible presentar el baloncesto a los alumnos de la escuela pública incluso sin espacio físico apropiado. Sin embargo, para un proceso continuo de aprendizaje, es necesario viabilizar el acceso al baloncesto con una propuesta pedagógica dinámica, en alineación con la escuela y la comunidad, indicando además que el profesor debe ser agente central para coser adaptaciones a la realidad social y cultural de la escuela desde una perspectiva crítica. <![CDATA[Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os temas ética, autonomia e pensamento crítico em práticas de Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM) necessitam maiores discussões no campo acadêmico, já que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê o desenvolvimento dessas temáticas como uma das finalidades desse nível de ensino. O objetivo do estudo foi mapear, em artigos de alguns periódicos nacionais da área, a produção do conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos professores de EF. Foi realizado um estado de estado da arte em seis periódicos, a partir do descritor “ensino médio” no resumo; foram encontrados 93 artigos, sendo que 25 abordavam os temas em questão e apenas 9 tratavam de um ação, aplicação e/ou intervenção prática nas aulas de EF no EM. Portanto, faz-se necessário incorporar práticas pedagógicas a partir desses temas, com estratégias que valorizem a área, cumpram a legislação e contemplem uma formação integral e cidadã do educando.<hr/>ABSTRACT The issues of ethics, autonomy and critical thinking in Physical Education (PE) practices in High School (HS) require discussions in the academic field, since the current Law on Guidelines and Bases of Education foresees the development of these themes as one of the purposes of HS. This study objective was to map, in articles from national journals, the knowledge production about the PE teacher’s pedagogical practices. A state-of-the-art review was carried out in six journals, looking for the descriptor "high school" in the abstract. In this research, 93 articles were found, 25 dealing with these themes, and only 9 dealing with practical action, application and/or intervention in classes. Therefore, it is necessary to incorporate pedagogical practices based on these themes, with strategies that value the area, compassing the legislation and contemplating an integral and citizenly education of the student.<hr/>RESUMEN Los temas ética, autonomía y pensamiento crítico, en las prácticas de Educación Física (EF) en la Escuela Secundaria (ES), requieren mayores discusiones en el ámbito académico, ya que la actual Ley de Directrices y Bases de la Educación prevé el desarrollo de estas temáticas como uno de los propósitos de la ES. El objetivo de este estudio fue mapear, en artículos de algunos periódicos nacionales, la producción de conocimiento sobre las prácticas pedagógicas de los docentes de EF. Se realizó un estado del arte en seis periódicos, a partir del descriptor "escuela secundaria" en el resumen, donde se encontraron 93 artículos, siendo que 25 abordaban los temas en cuestión, y 9 trataban de una acción, aplicación y/o intervención práctica. Por lo tanto es necesario incorporar prácticas educativas a partir de estos temas, con estrategias que valoren el área, cumplan la legislación y contemplen una formación integral y ciudadana del educando.