Scielo RSS <![CDATA[Motrivivência]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2175-804220190003&lang=pt vol. 31 num. 59 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A política de devastação e autoritarismo de Bolsonaro, ‘o exterminador do Brasil’: ‘future-se’ para o abismo, sofrimento e adoecimento de Brasil e a urgente resistência ativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[As representações sociais de universitários de um curso de Educação Física da zona oeste do Rio de Janeiro sobre o jiu-jítsu brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo da pesquisa é desvelar e discutir as representações sociais que um grupo de estudantes de graduação em Educação Física possui sobre o Jiu-Jítsu. Portanto, para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, tendo sido entrevistados 50 estudantes universitários, sendo 20 do sexo masculino e 30 do feminino. Destarte, as representações sociais compartilhadas entre os universitários são de que o Jiu-Jítsu é uma prática violenta, mas que serve como uma panaceia. Portanto, o estudo concluiu que é necessário a implementação de práticas que impliquem o repensar do esporte de maneira crítica, reflexiva e segura.<hr/>ABSTRACT The objective of the research is to unveil and discuss the social representations that a group of undergraduate students in Physical Education has over Jiu-Jítsu. Therefore, to achieve this goal, a field survey was carried out. Fifty university students were interviewed, of which 20 were male and 30 were female. Thus, the social representations shared among university students are that Jiu-Jítsu is a violent practice, but serves as a panacea. Therefore, the study concluded that it is necessary to implement practices that involve the rethinking of the sport in a critical, reflexive and safe way.<hr/>RESUMEN El objetivo de la investigación es desvelar y discutir las representaciones sociales que un grupo de estudiantes de graduación en Educación Física posee sobre el Jiu-Jítsu. Por lo tanto, para alcanzar ese objetivo se realizó una investigación de campo, habiendo sido entrevistados 50 estudiantes universitarios, siendo 20 del sexo masculino y 30 del femenino. De ahí que las representaciones sociales compartidas entre los universitarios son de que el Jiu-Jitsu es una práctica violenta, pero que sirve como una panacea. Por lo tanto, el estudio concluyó que es necesario la implementación de prácticas que impliquen el repensar del deporte de manera crítica, reflexiva y segura. <![CDATA[Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo tem como objetivo geral: analisar os saberes docentes que os/as professores/as de Educação Física têm para ensinar o conteúdo de dança. Desenvolvemos uma pesquisa com base em uma metodologia colaborativa, uma das modalidades da pesquisa-ação, que envolve investigadores e professores/as, na medida em que estes reconhecem sua situação educativa, seu contexto de ação e sejam capazes de indagarem e teorizarem a própria prática. A pesquisa foi realizada com duas professoras, ambas licenciadas em Educação Física, na cidade de Campina Grande-PB, através de uma entrevista semiestruturada, sendo analisadas através das reflexões ontológicas e epistemológicas. Os saberes identificados nas falas dos sujeitos nos permitem apontar que há uma valorização do saber experiencial, saberes esses que constituem essas professoras como pessoas que dançam ao longo de suas vidas, dentro e fora da escola.<hr/>ABSTRACT This study has as general objective: to analyze the teachers' knowledge that Physical Education teachers have to teach the dance content. We develop a research based on a collaborative methodology, one of the modalities of action research, involving researchers and teachers, insofar as they recognize their educational situation, their context of action and are able to inquire and theorize the practice itself. The research was with two teachers, both licensed in Physical Education, in the city of Campina Grande-PB, through a semi-structured interview, being analyzed through the ontological and epistemological reflections. The knowledge identified in the speeches of the subjects allows us to point out that there is an appreciation of experiential knowledge, knowledge that constitutes these teachers as people who dance throughout their lives, in and out of school.<hr/>RESUMEN Este estudio tiene el objetivo general: para analizar los conocimientos de los profesores que tienen que enseñar a los profesores de Educación Física a que se enseñan a la danza de contenido. Se trata de una investigación basada en el marco de la reflexión, una de las modalidades de la investigación-acción, los investigadores y los profesores, donde ellos reconocen su situación educativa, su contexto de acción y son capaces de inquietar y teorizar la práctica. La investigación fue llevada a cabo con dos profesores, ambos licenciados en la Educación Física, en la ciudad de Campina Grande-PB, a través de una entrevista semiestructurada, a través de las reflexiones ontológicas y epistemológicas. Los saberes identificados en las palabras de los sujetos nos permiten apuntar que hay una valorización del saber experiencial, saber esos que constituyen a esas profesoras como personas que bailan a lo largo de sus vidas, dentro y fuera de la escuela. <![CDATA[Educação Física e exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE): perfil das provas de 2004 a 2017]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste estudo foi descrever as características das provas aplicadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) na área de Educação Física entre os anos de 2004 a 2017. Para tanto, oito provas foram analisadas em relação à estrutura geral e ao conteúdo das questões de conhecimentos específicos. Utilizou-se análise de conteúdo temática para categorizar as questões, aplicando até três rótulos em cada. Após isso, agrupou-se os rótulos em categorias conforme a proximidade temática. Os resultados foram quantificados com estatística descritiva e apresentados em quadros. A análise permitiu concluir que estruturalmente as provas mantiveram uma grande homogeneidade, enquanto no conteúdo das questões houve considerável especificidade com as habilitações. A licenciatura apresentou menor diversidade temática, com grande parte do conteúdo composto pela dimensão pedagógica - tanto nas questões objetivas quanto nas discursivas. Concluiu-se, por fim, que o perfil das provas não só permite uma descrição fácil como também uma boa preparação.<hr/>ABSTRACT The purpose of this study was to describe the characteristics of the tests applied in the National Examination of Student Performance (NESP) in the area of Physical Education between the years 2004 to 2017. Eight tests were analyzed in relation to the general structure and content knowledge issues. Thematic content analysis was used to categorize the issues, applying up to three labels in each. The labels were grouped into categories according to thematic proximity. The results were quantified with descriptive statistics and presented in tables. The analysis allowed to conclude that structurally the tests maintained a great homogeneity, whereas in the content of the questions there was considerable specificity with the qualifications. The degree offered less thematic diversity, with much of the content composed of the pedagogical dimension - both in objective and discursive issues. It was concluded that the profile of the exam allowed an easy description and a good preparation.<hr/>RESUMEN El objetivo del estudio fue describir las características de las pruebas aplicadas en el Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes (ENADE) en la área de Educación Física entre los años 2004 a 2017. Ocho pruebas fueron analizadas en relación a la estructura general y al contenido de las cuestiones de conocimientos específicos. Se utilizó análisis de contenido temático para categorizar las cuestiones, aplicando hasta tres etiquetas en cada uno. Las etiquetas fueron agrupadas en categorías según la proximidad temática. Los resultados fueron cuantificados con estadística descriptiva y presentados en cuadros. El análisis permitió concluir que estructuralmente las pruebas mantuvieron una gran homogeneidad, mientras que en el contenido de las cuestiones hubo considerable especificidad con las cualificaciones. La licenciatura presentó menor diversidad temática, con gran parte del contenido compuesto por la dimensión pedagógica. Se concluyó que el perfil de las pruebas permitió una descripción fácil y también una buena preparación. <![CDATA[O futebol na Colônia Santa Felicidade: memórias de uma identidade imigrante italiana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Fundada no final do século XIX uma antiga colônia de imigrantes italianos, tornou-se um dos bairros mais tradicionais de Curitiba-PR. Muito famosa pelos seus restaurantes de comida típica e vinícolas, Santa Felicidade é a sede de dois clubes tradicionais de futebol, a Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu e o Trieste Futebol Clube. O presente artigo objetiva entender como o futebol participou(a) da (re)construção da identidade “italiana” dentro da colônia/bairro Santa Felicidade. Por meio dos procedimentos teóricos e metodológicos da História Oral foi possível perceber que os fragmentos memoriais analisados se tratam de fenômenos sociais em construção. As manifestações étnicas como a gastronomia e a arquitetura singular, juntamente com o futebol, mostram como os italianos construíram ao longo dos anos uma identidade, mesmo que estereotipada, dentro de Santa Felicidade.<hr/>ABSTRACT Founded at the end of nineteenth century, an old colony of Italian immigrants became one of the most traditional neighborhoods of Curitiba-PR. Very famous for its typical food restaurants and wineries, Santa Felicidade is home to two traditional soccer clubs, Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu and Trieste Futebol Clube. This article aims to understand how soccer participated and participates in the (re)construction of the "Italian" identity within the Colony/District Santa Felicidade neighborhood. By theoretical and methodological procedures of the Oral History it was possible to perceive that the analyzed fragments are dealing with social phenomena under construction. Ethnic manifestations such as gastronomy and unique architecture, as well as soccer, show how Italians have built over the years a stereotyped identity within Santa Felicidade.<hr/>RESUMEN Fundada em el final del século XIX uma antiga colonia de inmigrantes italianos, se torno uno de los barrios mas tradicionales de Curitiba-PR. Muy famosa por sus restaurantes de comida típica y bodegas, Santa Felicidade es la sede de dos clubes tradicionales de fútbol, la Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu y el Trieste Futebol Clube. El presente artículo, tiene como objeto entender, cómo el fútbol participó de la (re)construcción de la identidad italiana dentro de Colonia/Barrio Santa Felicidade. Por medio del procedimiento teórico y metodológico de la Historia Oral fue posible percibir que, los fragmentos memorables vistos se tratan de fenómenos sociales en construcción. Las manifestaciones étnicas, como la gastronomía y la arquitectura singular juntamente con el fútbol, muestran cómo los italianos construyeron con el pasar de los años, una identidad, mismo que estereotipada, dentro de Santa Felicidade. <![CDATA[Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: uma análise da percepção dos espectadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), através do ponto de vista de espectadores que foram ao evento, indígenas e não indígenas, de forma a descrever suas percepções sobre questões políticas e sociais dos jogos. A abordagem é qualitativa e o instrumento utilizado na coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada. 15 sujeitos participaram do estudo, escolhidos de forma aleatória. Indícios apontam que os JMPI aproximaram a comunidade global da realidade indígena, mas houve falta de autonomia na formulação do evento por parte das lideranças indígenas, e possibilidade de o evento servir para obscurecer a realidade de violência que os povos indígenas enfrentam no Brasil.<hr/>ABSTRACT The objective of this study was to analyze the World Games of Indigenous Peoples (JMPI), from the point of view of spectators who went to the event, indigenous and non - indigenous, in order to describe their perceptions on political and social issues of the games. The approach is qualitative and the instrument used in the data collection was the semi-structured interview. 15 subjects participated in the study, chosen at random. Evidence indicates that the JMPI brought the global community closer to the indigenous reality, but there was a lack of autonomy in the formulation of the event by indigenous leaders, and the possibility of the event serving to obscure the reality of violence faced by indigenous peoples in Brazil.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue analizar los juegos mundiales de los pueblos indígenas (JMPI), a través del punto de vista de espectadores que fueron al evento, indígenas y no indígenas, para describir sus percepciones sobre cuestiones políticas y sociales de los juegos. El enfoque es cualitativo y el instrumento utilizado en la recolección de los datos fue la entrevista semiestructurada. 15 sujetos participaron del estudio, elegidos de forma aleatoria. Los indicios apuntan que los JMPI acercaron a la comunidad global de la realidad indígena, pero hubo falta de autonomía en la formulación del evento por parte de los líderes indígenas, y posibilidad de que el evento sirviera para oscurecer la realidad de violencia que enfrentan los pueblos indígenas en Brasil han reportado. <![CDATA[A visão da pessoa com deficiência por crianças sem deficiência entremeada pela dança: um encontro de possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A sociedade brasileira é legalmente inclusiva. Contudo, dificuldades em efetivá-la despontam, principalmente referentes às interações pessoais. Assim, esse estudo objetivou verificar a percepção pelas crianças sem deficiência sobre a performance de pessoas com deficiência por meio da dança. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa em três fases: uma inicial com roda de conversa e realização de desenhos sobre a dança e a pessoas com deficiência, por 13 crianças do curso Esporte Criança, do SESC Santana, sobre a pessoa com deficiência e suas possibilidades de dançar; uma intervenção com a vivência, pelas crianças, da Metodologia Contato Improvisação, finalizada com uma aula conjunta com dançarinos com deficiência intelectual e física; e uma final construção de um novo desenho sobre o mesmo tema. Com os dados apreciados por análise de conteúdo, foi verificado que o contato entre as crianças e as pessoas com deficiência por meio da dança contribuiu com a superação de preconceitos e com a construção de conhecimentos acerca das potencialidades dessa população.<hr/>ABSTRACT Brazilian society is legally inclusive. However, difficulties in putting it into effect appear mainly related to personal interactions. Thus, this study aimed to verify the reconstruction of perception by children without disabilities about the capacity of people with disabilities through dance. For that, a research was developed in three phases: an initial conversation and drawing about dance and people with disabilities by 13 children of the SESC Santana Sport Course, about the person with disability and their possibilities of dancing; an intervention with the children's experience of the Methodology Contact Improvisation, finalized with the interaction with a group of dancers with intellectual and physical disabilities; and a later construction of a new drawing on the same theme. With the data appreciated by content analysis, it was verified that the contact between the children and people with disabilities through the dance contributed to the overcoming of prejudices and the understanding of the potentialities of this population.<hr/>RESUMEN La sociedad brasileña es legalmente inclusiva. Pero, se resaltan las dificultades en hacerla. Este estudio tuvo como objetivo verificar la percepción por los niños sin discapacidad sobre el rendimiento de las personas con discapacidad a través de la danza. Se desarrolló una investigación en tres fases: una conversación inicial y realización de dibujos por 13 niños del curso Deporte del Niño, del SESC Santana, sobre la persona con discapacidad y sus posibilidades de bailar; uma vivencia, por los niños, de la Metodología Contacto Improvisación, finalizada con una clase conjunta con danzarines con discapacidad intelectual y física; y finalmente una construcción de un nuevo dibujo sobre el mismo tema. Con los datos apreciados por análisis de contenido, se verificó que el contacto entre los niños y las personas con discapacidad por medio de la danza contribuyó con la superación de preconceptos y con el entendimiento de las capacidades de esa población. <![CDATA[Implementação de políticas públicas: a organização do esporte e lazer no Programa Novo Mais Educação na rede municipal de educação de Ponta Grossa - Paraná (2017)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo tem por objetivo compreender a organização para a implementação do esporte e lazer no Programa Novo Mais Educação na Rede Municipal de Educação de Ponta Grossa - Paraná (2017). Para tanto, utiliza-se das estratégias de Estudo de Caso (YIN, 2005) e Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Desse modo, observa-se que quatro escolas não receberam o programa, sendo que uma delas encaixava-se nos critérios preferenciais de seleção. As atividades do núcleo optativo do ‘Campo de Arte e Cultura’ foram mais escolhidas pelos gestores das escolas se comparadas às de ‘Esporte e Lazer’. Dentre as atividades mais escolhidas, destacam-se a dança, judô e xadrez. O que permite concluir que todas as escolas optaram por alguma atividade da Cultura Corporal.<hr/>ABSTRACT This study aims at understanding the organization for the implementation of sport and leisure in the “Programa Novo Mais Educação” (More Education New Program) in the Municipal School System of Ponta Grossa - Paraná (2017). To achieve its aims, Case Study strategies are employed (YIN, 2005) along with Content Analysis (BARDIN, 2011). The data revealed that four schools did not receive the program even if one of them met the selection preferential criteria. The activities of the elective curriculum “Arts and Culture field” were preferred by the school managers when compared to the “Sport and Leisure” activities. The most requested activities were dance, judo and chess. The conclusion was that all schools opted for some Corporal Culture activity.<hr/>RESUMEN El presente estudio tiene por objetivo comprender la organización para la implementación del deporte y ocio en el Programa Novo Mais Educação en la Red Municipal de Educación de Ponta Grossa - Paraná (2017). Para tanto, se utiliza de las estrategias de Estudio de Caso (YIN, 2005) y Análisis de Contenido (BARDIN, 2011). De ese modo, se observa que cuatro escuelas no recibieron el programa, siendo que una de ellas se encajaba en los criterios preferenciales de selección. Las actividades del núcleo optativo del ‘Campo de Arte y Cultura’ han sido más elegidas por los gestores de las escuelas si comparadas a las de ‘Deporte y Ocio’. De entre las actividades más elegidas, se destacan la danza, yudo y ajedrez. Lo que permite concluir que todas las escuelas optaron por alguna actividad da Cultura Corporal. <![CDATA[A participação de ginastas do Rio Grande do Sul nos Jogos Olímpicos: trajetórias, narrativas e memórias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Fundamentado no aporte teórico-metodológico da História Oral, este texto tematiza a participação de ginastas do Rio Grande do Sul nos Jogos Olímpicos, tendo como foco suas narrativas. Como fontes, foram utilizadas entrevistas realizadas com os/as sete ginastas gaúchos/as participantes desse megaevento e outras narrativas cujo conteúdo se relaciona com o tema. As entrevistas foram cotejadas com outras fontes como reportagens, livros, artigos acadêmicos e atlas esportivos. A análise de conteúdo foi utilizada como ferramenta analítica, considerando as etapas de pré-análise, exploração do material empírico e tratamento dos dados. Do entrecruzamento entre as fontes, identificamos que os/as ginastas iniciaram sua trajetória esportiva na escola e posteriormente se transferiram para clubes, onde tiveram formação básica na ginástica, e para aprimorar suas performances migraram para outros estados. A participação nos Jogos Olímpicos foi representada como um momento ímpar em suas trajetórias, inscrevendo a ginástica em suas memórias, histórias e corpos.<hr/>ABSTRACT Founded on Oral History’s theoretical and methodological contribution, this essay talks about the participation of gymnasts from Rio Grande do Sul in the Olympic Games, focusing on their own narratives. The sources used are the interviews made with the seven gymnasts and other narratives that are related to the subject matter. The interviews were compared with other sources such as reports, books, academic articles and sports atlas. Content analysis was used as analytical tool, taking into consideration the stages of pre-analysis, exploration of empirical material and data processing. Using source crossing, we identified that the gymnasts started their sports careers in the school and were transferred to teams afterwards, where they had basic teaching of gymnastics, and to improve their performance, they migrated to other States. The participation in the Olympic Games was marked as a lifetime period in their careers, inscribing the gymnastics in their memories, histories and bodies.<hr/>RESUMEN Fundado en el aporte teórico-metodológico de la Historia Oral, este texto tematiza la participación de gimnastas de Rio Grande do Sul en los Juegos Olímpicos, teniendo como foco sus narrativas. Como fuentes se utilizaron entrevistas realizadas con las siete gimnastas y otras narrativas cuyo contenido se relaciona con el tema. Las entrevistas fueron cotejadas con otras fuentes como reportajes, libros, artículos académicos y atlas deportivos. El análisis de contenido fue utilizado como herramienta analítica, considerando las etapas de pre-análisis, exploración del material empírico y tratamiento de los datos. De entrecruzamiento entre las fuentes, identificamos que los/las gimnastas iniciaron su trayectoria deportiva en la escuela y posteriormente se trasladaron a clubes, donde tuvieron formación básica en la gimnasia, y para perfeccionar sus performances emigraran a otros estados. La participación en los Juegos Olímpicos fue representada como un momento impar en sus trayectorias, inscribiendo la gimnasia en sus memorias, historias y cuerpos. <![CDATA[Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação se justificam na medida em que podem propiciar condições que potencializem as aprendizagens. Os estudos que embasam esta premissa estão majoritariamente direcionados ao final do Ensino Fundamental e Médio. Assim, este estudo objetivou verificar alterações no processo de ensino de conteúdos da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o uso das TIC. Para isso foi implementada uma unidade didática sobre jogos populares e tradicionais para duas turmas do terceiro ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para a outra não. O registro das aulas foi feito por meio de diário de campo. Os resultados culminaram em quatro categorias de análise, sendo elas: a) organização do trabalho docente; b) limitações das TIC nas aulas; c) potencialidades das TIC nas aulas; d) as TIC no ensino da Educação Física na perspectiva do professor.<hr/>ABSTRACT The Information and Communication Technologies (ICT) in education are justified to the extent that they can provide conditions that enhance learning. The studies that support this premise are mostly directed toward the end of Primary and Secondary Education. Thus, this study aimed to verify changes in the teaching process of Physical Education contents in the initial years of Elementary Education with the use of ICT. For this, a didactic unit was implemented on popular and traditional games for two classes of the third year, where one of them was used ICT and for the other it was not. Class registration was done through a field diary. The results culminated in four categories of analysis, being: a) organization of teaching work; b) limitations of ICT in class; c) the potential of ICT in class; d) ICT in the teaching of Physical Education from the perspective of the teacher.<hr/>RESUMEN Las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en la educación se justifican en la medida en que pueden propiciar condiciones que potencien los aprendizajes. Los estudios que fundamentan esta premisa están mayoritariamente dirigidos al final de la Enseñanza Fundamental y Medio. Así, este estudio objetivó verificar alteraciones en el proceso de enseñanza de contenidos de la Educación Física en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental con el uso de las TIC. Para ello se implementó una unidad didáctica sobre juegos populares y tradicionales para dos grupos del tercer año, donde para una de ellas se utilizaron las TIC y para la otra no. El registro de las clases se hizo por medio de diario de campo. Los resultados culminaron en cuatro categorías de análisis, siendo ellas: a) organización del trabajo docente; b) limitaciones de las TIC en las clases; c) el potencial de las TIC en las clases; d) las TIC en la enseñanza de la Educación Física en la perspectiva del profesor. <![CDATA[Um diálogo teórico-metodológico sobre a técnica no pensamento de Vitor Marinho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os anos de 1980 foram marcantes para a Educação Física, pois disseminou-se o pensamento renovador e surgiu a perspectiva sociocultural. Nesse período, houve críticas à luz das Ciências Humanas e Sociais aos paradigmas positivistas (como o tecnicismo) nas produções da época. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo identificar a concepção da técnica na perspectiva sociocultural por meio da análise da obra de Vitor Marinho, um dos intelectuais responsáveis pela difusão do movimento renovador. Para tal, foram analisados três textos publicados pelo autor na década de 80, evidenciando os elementos explícitos e implícitos sobre a técnica e suas questões. Os dados foram tratados qualitativamente, embasados pelo referencial teórico de Álvaro Vieira Pinto. Os resultados apontaram que a mudança de referencial teórico-epistemológico que ocorreu com o pensamento renovador promoveu contribuições para pensar a técnica em uma perspectiva crítica e humanista, embora de forma imperfeita relativamente ao referencial teórico escolhido.<hr/>ABSTRACT The years of 1980 were important for Physical Education, because the renewing thought was disseminated and the sociocultural perspective emerged. In this period, there were criticisms in the light of the Human and Social Sciences to the positivist paradigms (like technicalism) in the productions of the time. Thus, the present study aimed to identify the conception of the technique in the sociocultural perspective through the analysis of the work of Vitor Marinho, one of the intellectuals responsible for the diffusion of the renovating movement. For that, three texts published by the author in the 80s were analyzed, evidencing the explicit and implicit elements about the technique and its questions. The data were treated qualitatively, based on the theoretical reference of Álvaro Vieira Pinto. The results pointed out that the change of theoretical-epistemological referential that occurred with the renewing thought promoted contributions to think the technique in a critical and humanistic perspective, albeit imperfectly in relation to the here chosen theoretical framework.<hr/>RESUMEN Los años de 1980 fueron importantes para la Educación Física, pues se diseminó el pensamiento renovador y surgió la perspectiva sociocultural. En ese período, hubo críticas a la luz de las Ciencias Humanas y Sociales a los paradigmas positivistas (como el tecnicismo) en las producciones de la época. De esta forma, el presente estudio tuvo por objetivo identificar la concepción de la técnica en la perspectiva sociocultural por medio del análisis de la obra de Vitor Marinho, uno de los intelectuales responsables de la difusión del movimiento renovador. Para ello, fueron analizados tres textos publicados por el autor en la década de 80, evidenciando los elementos explícitos e implícitos sobre la técnica y sus cuestiones. Los datos fueron tratados cualitativamente, basados en el referencial teórico de Álvaro Vieira Pinto. Los resultados apuntaron que el cambio de referencial teórico-epistemológico que ocurrió con el pensamiento renovador promovió contribuciones para pensar la técnica desde una perspectiva crítica y humanista, aunque de forma imperfecta respecto al referencial teórico escogido. <![CDATA[A educação física nos periódicos da academia imperial de medicina entre 1870 e 1889]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A educação física era uma das preocupações do pensamento médico, na cidade do Rio de Janeiro, durante boa parte do século XIX. Nesse artigo, trataremos das representações sobre a educação física em dois periódicos da Academia Imperial de Medicina, entre 1870 e 1889. Nos interessa inquirir, em suas páginas, os debates, representações e discussões erigidos acerca do tema educação física ao longo do período de 1870 a 1889. Pela análise das fontes, percebe-se que a educação física estava relacionada à uma preocupação com a formação da Nação brasileira nas décadas de 1870 e 1880. Assim, a higiene deveria criar a gramática de como criar o povo brasileiro pela educação física.<hr/>ABSTRACT Abstract: Physical education was one of the concerns of medical thinking in the city of Rio de Janeiro during century XIX. In this paper we will discuss representations about physical education in two journals of the Imperial Academy of Medicine between 1870 and 1889. We are interested in asking representations and discussions about the theme of physical education, during the period of 1870 to 1889. From the analysis of the sources it is perceived that physical education was related to a concern with the formation of the Brazilian Nation. Hygiene should create the grammar of how to create the Brazilian people through physical education.<hr/>RESUMEN La educación física era una de las preocupaciones del pensamiento médico en la ciudad de Río de Janeiro durante buena parte del siglo XIX. En este artículo trataremos de las representaciones sobre la educación física en dos periódicos de la Academia Imperial de Medicina entre 1870 y 1889. Nos interesa inquirir en sus páginas los debates, representaciones y discusiones erigidas acerca del tema educación física, a lo largo de la circulación de los mismos en los años de 1870 a 1889. Por el análisis de las fuentes se percibe que la educación física estaba relacionada a una preocupación con la formación de la Nación brasileña en las décadas de 1870 y 1880. La higiene debería crear la gramática de cómo crear al pueblo brasileño por la educación física. <![CDATA[Educação e sensibilidade: o brincar e o “se movimentar” da criança pequena na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo teve como objetivo central investigar como o brincar e o se-movimentar são proporcionados no espaço escolar e de que maneira eles contribuem para a educação da sensibilidade da criança pequena. Foi desenvolvido um estudo de caso que envolveu duas escolas municipais da cidade de Capinzal, SC; uma localizada no interior do município e a outra na cidade. Foi selecionada uma turma de crianças entre 4 e 6 anos de idade em cada escola, que totalizaram 40 crianças. Constatou-se que o brincar e o se-movimentar nas escolas estudadas acontecem muitas vezes por intermédio do controle dos professores, sempre com o intuito de promover uma competição e de chegar a um resultado final. Portanto, nas escolas investigadas, o incentivo à construção de situações que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade recebe pouca importância, o que compromete significativamente a educação da sensibilidade dessas crianças e limita o poder de criação.<hr/>ABSTRACT Thus, this study had as main objective to investigate about the ways as the play and the move yourself are proposed in the school environment and how they contribute for the sensibility education to the child. First, it was developed a theorical research about the subjets and the fundamental authors, that suply the base for the second part of the study. This other step was an empirical study that involved two municipal schools from the city of Capinzal, SC; one located in the countryside and the other one downtown. It was chosen a class of chuildren from 4 to 6 years old in each school, that totaling 40 children. Therefore, in the investigated schools, the stimulus to situations construction that enable the sensibility development receives little importance, what commits meaningly the sensibility education of these children and limits the creation’ power.<hr/>RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo central investigar cómo el juego y el movimiento se proporcionan en el espacio escolar y de qué manera contribuyen a la educación de la sensibilidad del niño pequeño. Se desarrolló un estudio de caso que involucró dos escuelas municipales de la ciudad de Capinzal, SC; una ubicada en el interior del municipio y la otra en la ciudad. Se seleccionó una clase de niños entre 4 y 6 años de edad en cada escuela, que totalizaron 40 niños. Se constató que el jugar y el mudanza en las escuelas estudiadas ocurren muchas veces por intermedio del control de los profesores, siempre con el propósito de promover una competición y de llegar a un resultado final. Por lo tanto, en las escuelas investigadas, el incentivo a la construcción de situaciones que posibiliten el desarrollo de la sensibilidad recibe poca importancia, lo que compromete significativamente la educación de la sensibilidad de esos niños y limita el poder de creación. <![CDATA[Inspirações Freirianas e Educação Física escolar: a organização do currículo em uma comunidade de aprendizagem brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Paulo Freire é um autor que influencia educadores/as progressistas nos mais diversos espaços, como as Comunidades de Aprendizagem (CA), que começam a surgir e a se destacar no Brasil e na América do Sul. Objetivamos entender como a obra freiriana foi interpretada na construção do currículo de Educação Física (EF) de uma CA com o intuito de refletir a respeito de possíveis aproximações entre esse ideário e as bases filosófico/pedagógicas do componente curricular. O método consistiu em analisar e interpretar o referencial teórico do documento curricular da CA buscando identificar ideias freirianas presentes nele. O resultado da análise mostra que o currículo da EF visa ao desenvolvimento de senso crítico dos/das estudantes a partir da interpretação da cultura corporal de movimento e que existe a ideia de que é importante ser fisicamente ativo para efetivar uma postura cidadã na sociedade.<hr/>ABSTRACT Paulo Freire is an author that influence progressive educators in the most diverse spaces, such as the Learning Communities (LC), which begin to emerge and stand out in Brazil and South America. We aim to understand how Freire's work was interpreted in the construction of the curriculum of Physical Education (PE) of a LC with the intention of reflecting on possible approximations between this ideology and the philosophical/pedagogical bases of the curricular component. The method consisted in analyzing and interpreting the theoretical reference of the curricular document of the LC to identify Freirean ideas present in it. The result of the analysis shows that the PE curriculum aims to develop students' critical sense based on the interpretation of the body culture of movement and the existence of an idea that it is important to be physically active to be able to sustain a citizen's posture in society.<hr/>RESUMEN Paulo Freire es un autor que influencia a los/las educadores progresistas en los más diversos espacios, como en las Comunidades de Aprendizaje (CA), que empiezan a surgir y a destacarse en Brasil y en América del Sur. Objetivamos entender cómo la obra freiriana fue interpretada en la construcción del currículo de Educación Física (EF) de una CA con el propósito de reflexionar acerca de posibles aproximaciones entre ese ideario y las bases filosófico/pedagógicas de ese componente curricular. El método consistió en analizar e interpretar el referencial teórico del documento curricular de la CA en búsqueda de identificar ideas freirianas presentes en él. El resultado del análisis muestra que el currículo de la EF tiene como objetivo el desarrollo del sentido crítico de los/las estudiantes desde la interpretación de la cultura corporal de movimiento y que existe la idea de que es importante ser físicamente activo para haber una postura ciudadana en la sociedad. <![CDATA[Efeito do exercício físico sobre a cinemática da marcha em pessoas com síndrome de Down: uma revisão sistemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Pessoas com síndrome de Down (SD) apresentam problemas na marcha desde infância até a fase adulta. Objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura abordando o efeito do exercício físico controlado sobre a cinemática da marcha em pessoas SD. A busca na literatura ocorreu em oito bases de dados eletrônicas. Foram selecionados e verificados a análise de qualidade (k= 0,92) de dez estudos. Assim, detectou-se escassez de pesquisas relativas aos efeitos de programas de treinamento controlado sobre a cinemática da marcha na população sindrômica. Verificou-se maior participação de indivíduos do sexo masculino (37%) em comparação ao feminino (27,3%), e ainda 60% das pesquisas direcionadas a população sindrômica nesse estudo diz respeito a lactentes com utilização de protocolos de treinamento aeróbio. Os resultados apontaram benefícios de programas controlados de exercício físico modificando favoravelmente a Cinemática da marcha dos indivíduos com SD, em especial nos dois primeiros anos de vida.<hr/>ABSTRACT People with Down syndrome (SD) present gait problems from childhood to adulthood. Objective of this study was to perform a systematic review of the literature addressing the effect of controlled physical exercise on gait kinematics in SD individuals. The literature search occurred in eight electronic databases. Quality analysis (k = 0.92) of ten studies was selected and verified. Thus, there was a lack of research on the effects of controlled training programs on gait kinematics in the syndromic population. There was a greater participation of males (37%) compared to females (27.3%), and 60% of the studies aimed at the syndromic population in this study concern infants with aerobic training protocols. The results showed benefits of controlled exercise programs modifying favorably the kinematics of gait of individuals with DS, especially in the first two years of life.<hr/>RESUMEN Las personas con síndrome de Down (DS) presentan problemas de marcha desde la infancia hasta la edad adulta. El objetivo de este estudio fue realizar una revisión sistemática de la literatura que aborda el efecto del ejercicio físico controlado en la cinemática de la marcha en individuos con SD. La búsqueda bibliográfica se realizó en ocho bases de datos electrónicas. Se seleccionó y verificó el análisis de calidad (k = 0,92) de diez estudios. Por lo tanto, hubo una falta de investigación sobre los efectos de los programas de entrenamiento controlado en cinemática de la marcha en la población sindrómica. Hubo una mayor participación de los hombres (37%) en comparación con las mujeres (27.3%), y el 60% de los estudios dirigidos a la población sindrómica en este estudio se refieren a los bebés con protocolos de entrenamiento aeróbico. Los resultados mostraron beneficios de los programas de ejercicio controlado que modificaron favorablemente la cinemática de la marcha de las personas con SD, especialmente en los primeros dos años de vida. <![CDATA[As referências de François Dubet nos periódicos científicos de Educação Física: limites e continuidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é mapear a presença do sociólogo François Dubet na produção científica do campo da Educação Física (EF) e analisar de que maneira suas contribuições teóricas aparecem na área. Dubet é um sociólogo francês referência no mundo acadêmico atual. Este texto apresenta a descrição que Dubet faz sobre a “sociologia da experiência” e da escola democrática contemporânea, demonstrando uma possível desinstitucionalização deste espaço. O artigo se ocupará por realizar um levantamento bibliográfico nos principais periódicos da EF a fim de analisar aqueles artigos que referenciaram Dubet. Aponta, ainda, que há pouco diálogo entre a EF e o sociólogo francês, contudo, o campo parece iniciar uma aproximação crítica com as teorias de Dubet.<hr/>ABSTRACT The objective of this article is to map the presence of the sociologist François Dubet in the scientific production of the field of Physical Education (EF) and analyze how their theoretical contributions flow to the area. Dubet is a French sociologist reference in the current academic world. It presents Dubet's description of the "sociology of experience" and the contemporary democratic school, demonstrating a possible deinstitutionalization of this space. The text will be responsible for carrying out a bibliographical survey in the main periodicals of the area in order to see those articles that referenced Dubet. He also points out that there is little dialogue between EF and the French sociologist, however, the field seems to initiate a critical approach to Dubet's theories<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es mapear la presencia del sociólogo François Dubet en la producción científica del campo de la Educación Física (EF) y analizar de qué manera sus contribuciones teóricas desaguan para el área. Dubet es un sociólogo francés referencia en el mundo académico actual. Se presenta la descripción que Dubet hace sobre la "sociología de la experiencia" y la escuela democrática contemporánea, demostrando una posible desinstitucionalización de este espacio. El texto se ocupará por realizar un levantamiento bibliográfico en los principales periódicos del área a fin de ver aquellos artículos que referenciaron a Dubet. Añade, además, que hay poco diálogo entre la EF y el sociólogo francés, sin embargo, el campo parece iniciar una aproximación crítica con las teorías de Dubet. <![CDATA[Resenha do livro “Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Resultado da dissertação defendida por Marcelo Ribeiro Tavares sob a orientação de Ludmila Mourão, o livro “Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980” (2016) registra a importância da presença das mulheres no desenvolvimento e firmação da modalidade no Brasil, destacada pela trajetória de onze atletas representadas pela geração de voleibol dos anos de 1980. Ancorada no aporte teórico-metodológico da História Oral, a obra contribui para uma proveitosa reflexão sobre histórias e memórias de corpos, através da inserção, permanência e aposentadoria das mulheres no Esporte.<hr/>ABSTRACT Result of the dissertation defended by Marcelo Ribeiro Tavares under the guidance of Ludmila Mourão, the book "Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980" (2016) records the importance of the presence of women in the development and consolidation of the modality in Brazil, highlighted by the trajectory of eleven athletes that represented the 1980s generation of Brazylian volleyball. Anchored in the theoretical-methodological contribution of Oral History, the work contributes to a useful reflection on histories and memories of bodies, through the insertion, permanence and retirement of women in sports.<hr/>RESUMEN Resultado de la disertación defendida por Marcelo Ribeiro Tavares bajo la guía de Ludmila Mourão, el libro "Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980" (2016) registra la importancia de la presencia de la mujer en el desarrollo y consolidación de la modalidad en Brasil, destacada por la trayectoria de once atletas que representaron la generación de voleibol brasileño de los años 1980. Anclado en la contribución teórico-metodológica de la Historia Oral, el trabajo contribuye a una reflexión útil sobre las historias y recuerdos de los cuerpos, a través de la inserción, permanencia y retiro de la mujer en el deporte. <![CDATA[Formação continuada de professores de Educação Física: relatos de uma experiência na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto pretende apresentar uma experiência de formação colaborativa desenvolvida com professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da rede pública municipal de Cuiabá/MT, tendo como orientação o trabalho colaborativo reflexivo, na perspectiva da investigação-ação. A proposta foi desenvolvida por dez meses em quinze encontros, dos quais participaram setenta e quatro professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI’s), Escolas de Educação Infantil e Escolas Municipais de Educação Básica. Os professores avaliaram a formação continuada desenvolvida apontando as dificuldades encontradas na prática pedagógica, a partir dos grupos de trabalho criados durante a formação, conseguindo sanar algumas dificuldades e dúvidas por intermédio da troca de experiências. Os professores puderam entender melhor os documentos e referenciais que permeiam o ensino na Educação Infantil, organizando os espaços e tempos pedagógicos, nos planejamentos desenvolvidos no decorrer dos encontros.<hr/>ABSTRACT This text intends to present an experience of collaborative formation developed with teachers of Physical Education working with Childhood Education in the public municipal schools of Cuiabá/MT, having as orientation the collaborative reflexive work, in the perspective of action-research. The proposal was developed for ten months in fifteen meetings, in which participated seventy-four teachers of Physical Education working in the Childhood Education in the Municipal Centers of Childhood Education (hereby CMEI’s), Emergency Centers of Childhood Education (hereby CEEI’s), Schools of Childhood Education and Municipal Schools of the Basic Education. The teachers evaluated the continuing formation developed pointing the difficulties encountered in the pedagogical practices, from the groups of work created during the formations, being able to solve some difficulties and doubts through exchange of experiences. The teachers could better understand the documents and references that permeate the teaching in Childhood Education, organizing the pedagogical spaces and times, in the planning developed throughout the meetings.<hr/>RESUMEN Este texto pretende presentar una experiencia de formación colaborativa desarrollada con profesores de Educación Física trabajando en la Educación Infantil de la red pública municipal de Cuiabá/MT, teniendo como orientación el trabajo colaborativo reflexivo, en la perspectiva de investigación-acción. La propuesta fue desarrollada por diez meses en quince encuentros, de los cuales participarán setenta y cuatro profesores de Educación Física actuantes en la Educación Infantil en los Centros Municipales de Educación Infantil (CMEI’s), Centros de Emergencias de Educación Infantil (CEEI’s), Escuelas de Educación Infantil y Escuelas Municipales de Educación Básica. Los profesores evaluaron la formación continuada desarrollada apuntando las dificultades encontradas en la práctica pedagógica, a partir de grupos de trabajo creados durante la formación, consiguiendo solucionar algunas dificultades y dudas por intermedio de la troca de experiencias. Los profesores pudieran entender mejor los documentos y referenciales que permean la enseñanza en la Educación Infantil, organizando los espacios y tiempos pedagógicos, en los planeamientos desarrollados durante los encuentros. <![CDATA[Formação de professores universitários na pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil: uma revisão sistemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo do artigo foi investigar como tem se configurado a formação de professores universitários nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Recorremos à revisão sistemática de literatura para verificar as produções científicas que tratam do assunto. Realizamos a busca nas bases de dados Lilacs, Scielo, Web of Science e Sport InformationResource Centre (SportDiscus). A amostra final contou com quatro artigos científicos. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. O estudo confirmou a incipiência de pesquisas na área que analisam a formação do professor universitário. As publicações destacam os reflexos positivos da formação para a docência na pós-graduação, bem como apontam as fragilidades na oferta dessa formação. Constatamos uma polarização entre pesquisa e docência nos estudos selecionados. A modo de conclusão, pensamos que a aproximação dos dois elementos nessa configuração pode enriquecer esse processo formativo.<hr/>ABSTRACT The objective of this article was to investigate how the training of university teachers in the Brazilian graduate programs strictosensu in Physical Education has been configured. We have resorted to the systematic review of literature to verify the scientific productions that deal with the subject. We searched the Lilacs, Scielo, Web of Science and Sport Information Resource Center (SportDiscus) databases. The final sample had four scientific papers. The descriptive analysis and the method of content analysis subsidized the treatment of the data. The study confirmed the incipience of researches in the area that analyze the formation of university professor. The publications highlight the positive effects of postgraduate teaching, as well as the weaknesses in the provision of this training. We found a polarization between research and teaching in the selected studies. By way of conclusion, we believe that the approximation of the two elements in this configuration can enrich this formative process.<hr/>RESUMEN El objetivo del artículo fue investigar cómo se ha configurado laformación de profesoresuniversitariosenlos programas brasileños de postgradostricto sensuenEducación Física. Recurrimos a larevisión sistemática de literatura para verificar lasproducciones científicas que tratandelasunto. Realizamos labúsquedaenlas bases de datosLilacs, Scielo, Web of Science y Sport InformationResource Centre (SportDiscus). La muestra final contóconcuatro artículos científicos. El análisisdescriptivo y el método de análisis de contenidosubsidiaroneltratamiento de losdatos. El estudioconfirmóla incipiente de investigacionesenel área que analizanlaformacióndelprofesoruniversitario. Laspublicacionesdestacanlosreflejos positivos de laformación para ladocenciaenelpostgrado, así como apuntanlas fragilidades enla oferta de esaformación. Constatamos una polarización entre investigación y docenciaenlosestudiosseleccionados. A modo de conclusión, pensamos que laaproximación de los dos elementos enesaconfiguraciónpuede enriquecer eseproceso formativo. <![CDATA[A sala de aula invertida na Educação Física escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apesar de inúmeros trabalhos publicados sobre a metodologia Sala de Aula Invertida, há uma lacuna sobre seus efeitos na Educação Física Escolar. O objetivo desse ensaio é discutir a potencialidade da Sala de Aula Invertida como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa de conceitos na Educação Física Escolar. Foi discutido, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, como a metodologia pode ser empregada nas aulas tanto como estratégia de ensino quanto de avaliação da aprendizagem conceitual. Acreditamos que as metodologias ativas que utilizem tecnologias como recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem significativa, se forem planejadas e desenvolvidas considerando as fases do ensino, o papel da interação social na aprendizagem e os elementos que influenciam no processo educativo.<hr/>ABSTRACT Despite substantial amount of research on Flipped Classroom methodology, there is a gap about its effects on School Physical Education. The purpose of this essay is to discuss the potential of Flipped Classroom as a facilitating strategy for meaningful learning of concepts in School Physical Education. It was discussed, from Meaningful Learning Theory perspective, how this methodology can be used in the class as a teaching strategy as well as evaluation of conceptual learning. We believe active learning methodologies that use technologies as instructional resources can help in the learning process if they are planned and developed considering teaching phases, the role of social interaction in learning and elements that influence the educational process.<hr/>RESUMEN A pesar de innumerables trabajos publicados sobre la metodología del Aula Invertida, hay una laguna sobre sus efectos en la Educación Física Escolar. El objetivo de este ensayo es discutir la potencialidad del Aula Invertida como estrategia facilitadora del aprendizaje significativo de conceptos en la Educación Física Escolar. Se discutió, en la perspectiva de la Teoría del Aprendizaje Significativo, como la metodología puede ser empleada en las clases tanto como estrategia de enseñanza cuanto de evaluación del aprendizaje conceptual. Creemos que las metodologías activas que utilizan tecnologías como recursos, pueden ayudar en el proceso del aprendizaje significativo, si se planifican y desarrollan considerando las fases de la enseñanza, el papel de la interacción social en el aprendizaje y los elementos que influyen en el proceso educativo. <![CDATA[A Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos para a Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-80422019000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, bem como a forma como ela está estruturada, dando centralidade às interfaces com a Educação Física na área de Linguagens. Metodologicamente, adotamos um delineamento qualitativo de tipo descritivo/exploratório, recorrendo à pesquisa documental como técnica para a nossa coleta e análise de dados. Constata-se que a sua suposta construção democrática é controversa e que o manuscrito ressente de uma maior integração curricular, expressa tanto na desarticulação entre as etapas da escolarização, quanto no trabalho de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares. Constata-se, ainda, que a Educação Física carece de um maior aprofundamento capaz de justificá-la na área em que está inserida.<hr/>ABSTRACT The objective of this study is to analyze the construction process of the National Base Curriculum Common, as well as the way it is structured, giving centrality to the interfaces with Physical Education in the area of Languages. Methodologically, we adopted a descriptive/exploratory qualitative design, using to documentary research as a technique for our data collection and analysis. It is verified that its alleged democratic construction is controversial and that the manuscript suffers from a greater curricular integration, expressed both in the disarticulation between the stages of schooling, and in the work of interdisciplinarity among the curricular components. It is also observed that Physical Education needs to be further deepened to justify it in the area in which it is inserted.<hr/>RESUMEN El presente estudio tiene como objetivo analizar el proceso de construcción de la Base Nacional Común Curricular, así como la forma como está estructurada, dando centralidad a las interfaces con la Educación Física en la área de Lenguajes. Metodológicamente, adoptamos un delineamiento cualitativo de tipo descriptivo/exploratorio, recurriendo a la investigación documental como técnica para nuestra recolección y análisis de datos. Se constata que su supuesta construcción democrática es controvertida y que el manuscrito resiente de una mayor integración curricular, expresada tanto en la desarticulación entre las etapas de la escolarización, como en el trabajo de interdisciplinariedad entre los componentes curriculares. Se constata, además, que la Educación Física carece de una mayor profundización capaz de justificarla en el área en que está inserta.