Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120090001&lang=es vol. 90 num. 224 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Direita e esquerda na política educacional: democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discute a pertinência de caracterizar as disputas no campo da política educacional a partir do binômio direita e esquerda. Procura-se argumentar que este binômio pode sintetizar propostas antagônicas de educação que disputam a direção das políticas governamentais em curso. O reconhecimento dos antagonismos pode ser um instrumento para a compreensão das ações governamentais, pela percepção de que, na arena institucional, os partidos relacionam-se com propostas antagônicas ao seu campo e constroem políticas que incorporam demandas de direita e de esquerda. Para isto, apresenta uma revisão da bibliografia sobre os partidos políticos no Brasil e uma revisão acerca das análises de propostas de política educacional pós-ditadura militar. A partir dessa revisão construiu-se uma matriz que pretende sintetizar as disputas educacionais nos âmbitos das políticas de acesso, gestão e financiamento da educação.<hr/>This article discusses the pertinence of characterizing the dispute in education policies from the binomial right-wing and left-wing. One arguments that this binomial can synthesize opposite propositions in education, which disputes the direction of actual public government policies. The recognition of oppositions can be an instrument for understanding government actions, by recognizing that political parties, in the institutional arena, are related to opposite proposals and they build polices that includes the demand from the right-wing and the left-wing. Therefore, it presents a review of the bibliography of political parties in Brazil and a review of the analyses of education policy proposals after military dictatorship. From this review, one built a matrix that synthesizes the education policies disputes in the scope of education access, management and financing. <![CDATA[Modalidade de provimento do dirigente escolar: ais um desafio para as políticas da educação municipal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo faz parte de um projeto maior da política educacional e se propõe a discutir e situar as modalidades de escolha dos dirigentes escolares no País e, em especial, apresentar a pesquisa em andamento sobre o Processo Seletivo Interno para Diretor de Escola (Prosed), realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus. Busca-se, nos embates e perspectivas das diferentes modalidades, situar alguns elementos para análise e rediscussão das políticas educacionais em curso, enfatizando, sobretudo, a relação entre as formas de escolha dos dirigentes e a democratização da gestão escolar.<hr/>This study is part of a major project of the educational policy and it proposes the discussion of the modalities chosen by school managers in the country, and specially, it presents the ongoing research about the Internal Selective Process for School Principal (Prosed), performed by the Municipal Secretary of Education (Semed) in Manaus. One tries to locate some elements to analyze and re-discuss the ongoing educational policies by emphasizing, above all, the relation between the ways of choosing managers and the democratization of school management. <![CDATA[Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo mapear a situação educacional na rede pública de ensino das capitais brasileiras em relação ao processo de escolha dos diretores escolares e ao estabelecimento de sistema de avaliação de desempenho dos estudantes no período de 1999 a 2003. Articula os fatores atuantes no processo de descentralização de políticas sociais, entre elas as educacionais, com a implementação dessas políticas na rede pública das capitais brasileiras. Em face das recentes políticas educacionais do governo federal, entre elas o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, o artigo argumenta que, em um futuro próximo, este será um instrumento importante para a indução dessas políticas educacionais nos Estados e municípios brasileiros.<hr/>This article maps the educational situation in schools located in capital cities of the Brazilian states, in relation to the choosing of school principals and the external assessment of schools, from 1999 to 2003. The text articulates the core factors in the decentralization of social policies, including educational policies, with the implementation of them in the capital cities of the Brazilian states. In the context of the Federal government’s recent educational policies, including the Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Plan: Education for Everyone), the article argues that, in the near future, this will be an important instrument for the development of these policies in Brazilian States and Municipalities. <![CDATA[O/a professor/a e os espelhos da pesquisa educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com um olhar dirigido à literatura educacional, apresentamos alguns “espelhos” que procuram delinear imagens sobre o/a professor/ a e seu trabalho. São muitos os discursos e metáforas que buscam definir o trabalho docente, mas em que momento os/as professores/as são ouvidos sobre a constituição cotidiana de sua profissionalidade? Nessa perspectiva, destacaremos indícios sobre as possibilidades da abordagem (auto)biográfica como um caminho em que professores/as sejam convidados a narrar os percursos e sentidos de sua trajetória pessoal/ profissional.<hr/>With a perspective directed towards educational literature, we present some “mirrors” which try to outline images concerning teachers and their work. There are many discourses and metaphors attempting to define the teachers’ work, but when do we listen to teachers regarding the daily constitution of their professionality? From this perspective, we intend to highlight evidences regarding the possibilities of the (self) biographical approach as a way in which teachers would be invited to describe the courses and the meanings of their personal/professional journey. <![CDATA[Análise de WebQuests em língua portuguesa disponíveis on-line: aspectos relativos à qualidade dos componentes e da usabilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para utilizar o potencial educativo da Web, baseada na aprendizagem colaborativa e nos processos de investigação para a construção do saber. Conta hoje, com milhares de propostas de educadores das mais diversas partes do mundo. No entanto, muitas das WebQuests disponibilizadas on-line, não obedecem a padrões mínimos de qualidade (ao nível das componentes e da usabilidade), bem como muitos exemplares, são simples folhas de exercícios on-line ou “WebExercises”. Neste artigo, foram recenseadas e analisadas 483 WebQuests em língua portuguesa que estavam disponibilizadas on-line, entre julho e outubro de 2007. A avaliação incidiu sobre as componentes e sobre alguns indicadores associados à usabilidade. Os resultados revelam que, no que concerne a componentes, as maiores falhas estão na tarefa, nos recursos e na avaliação e, a nível da usabilidade, a maior falha a assinalar é a ausência do “menu” em muitas dos exemplares analisados. Verificou-se ainda que apenas 41% eram verdadeiras WebQuests, constituindo as restantes simples “WebExercises” com atividades rotineiras que na maioria dos casos não tiraram partido do potencial da Web para a construção do saber.<hr/>WebQuest is a very simple and rich model aiming at the educational potential of the Internet, based on the collaborative learning and on the investigative processes concerning the knowledge construction that embraces millions of proposals from worldwide educators. However, many of the WebQuests that are available on-line do not follow the minimum quality patterns about levels of components and usability, and some of them are either simple pieces of exercises on-line or WebExercises. In this article, 483 WebQuests (written in Portuguese and available on-line from July to October, 2007) were counted and surveyed, as well as analyzed. The evaluation was focused on the components and on some indicators linked to usability. The results showed that most failures (concerning components) are on tasks, resources and evaluation; and the biggest failure (concerning usability) is the lack of menu in most of the samples analyzed. It was also verified that only 41% of the WebQuests were really true ones. The other ones were simple WebExercises with daily activities that do not lead the student to take any advantage of the educational potential that the web offers on knowledge construction. <![CDATA[Percepção dos coordenadores de curso de nutrição sobre o exame nacional de desempenho dos estudantes (Enade/2004)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisa a percepção dos coordenadores de Cursos de Graduação em Nutrição sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2004), mediante a aplicação de um questionário contendo 11 questões (dez objetivas e uma subjetiva) abrangendo os diversos contextos do Exame. A avaliação foi positiva quanto ao questionário socioeconômico e à seleção, à qualidade e abrangência das questões dos componentes de formação geral e específica, mas também negativa, por induzir a uma classificação hierárquica dos cursos, em vez de avaliar o desempenho dos estudantes. Esses resultados podem servir para o aprimoramento dos próximos exames e, também, contribuir para o aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos do curso de Nutrição e a melhoria do ensino superior na área.<hr/>Analyze the perception of the coordinators of Nutrition Graduation Courses about the Brazilian National Examination of Student Performance (Enade/2004) by using a questionnaire which contained eleven questions, being ten objective and one subjective, enclosing the diverse contexts of the exam. The Enade had positive evaluation for the purpose of the social and economic questionnaire; questions selection, quality and comprehensiveness of the questions of general and specific components. According to the coordinators perceptions, the negative aspect of the exam was the probably manner of inducing to a hierarchic classification of the courses, instead of evaluating the student’s performance. These analyses could be proposals for the next examinations, as well as contributions for the improvement of the pedagogic projects of Nutrition Courses and to approaching the superior education in this area. <![CDATA[Mudanças curriculares e a noção de corpo no curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, em que se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal deste artigo é analisar a construção histórico- antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise abrange os currículos de 1992 e de 2006 e os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular.<hr/>The change in the attention model happened in the last years, in which a broader conception of health was taken, brought not just a reform in the services but also the necessity to create mechanisms that consequently sought to qualify professionals committed to the social reality. The main objective of this work is to analyze the historical- anthropological construction of knowledge about the body in relation to the biomedical model in the range of qualification of physical therapist, of the Londrina State University. The focus of the analysis will be both the curricula from 1992 and those of 2006, such as the discourses of the teachers involved in this curricular reform. <![CDATA[A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisa a presença de John Dewey nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, por meio de 88 matérias que mencionam o filósofo no período de 1944 a 1964, no intuito de compor um quadro analítico- descritivo sobre os vários modos de menção ao pensamento deweyano. As matérias foram classificadas em três categorias, de acordo com a relevância do nome Dewey no corpo dos textos, visando compreender quais aspectos do pensamento do autor - políticos, filosóficos ou pedagógicos - foram privilegiados em cada uma delas. A discussão fundamentou-se nas noções de “apropriação” e “recontextualização”, em que se considera o uso que um autor faz das ideias de outro ao elaborar os argumentos que deseja comunicar aos leitores em defesa de suas teses.<hr/>Analyzes the presence of John Dewey in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, by means of eighty-eight articles that mention the philosopher in the period of 1944 to 1964; the intention is to compose an analytical description of the various ways of mentioning the Deweyan thought in those articles. The articles was classified in three categories, in accordance with the relevance of the name Dewey within the text, in order to understand what aspects of the Deweyan thought - political, philosophical or pedagogical - had been privileged in each article. The discussion was based on the concepts “appropriation” and “re-contextualization” that express the use that an author makes of the ideas of another one, in elaborating the arguments that are to be communicated in defense of the author’s major thesis. <![CDATA[A arquitetura dos grupos escolares do Paraná na Primeira República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Busca apreender o processo de instituição e disseminação de grupos escolares ocorrido durante a Primeira República no Estado do Paraná, tomando como referência a identificação e a análise das edificações e da sua arquitetura. Baseia-se no pressuposto de que o edifício escolar concebido e construído para esse fim é uma resposta histórica e geograficamente situada às demandas pedagógicas e higienistas vigentes. Materializa a arte e técnica de construir espaços, de estabelecer ordem e limites, de atender a demandas específicas, de expressar valores e de simbolizar a importância que a educação representa no período.<hr/>The aim of this study is to apprehend the institution and dissemination process of school buildings that took place in Paraná during the First Republic period, based on the identification and analysis of the buildings constructed by the time and their architectural design. It considers that a school building constructed for such purpose is a historic response and it is geographically placed within the pedagogic and sanitary demands of the time. It materializes the art and technique of building spaces, establishing order and limits, attending specific demands, expressing values and symbolizing the importance of education at that period. <![CDATA[Lourenço Filho: reformador da educação no Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da segunda metade da década de 1930, o sistema educacional foi tornado objeto de reforma no Estado do Rio Grande do Sul. Esse processo alcançou condições de aparecimento a partir da nacionalização do ensino, movimento político que produziu espaços nos quais foi possível que o discurso da modernização e do aparelhamento do Estado se estabelecesse para a execução de uma reforma educacional que se instalou de forma ampla, intensa e profunda. Tal reforma se inseriu num contexto de reorganização e racionalização dos serviços de instrução pública, no âmbito do qual a população e a educação emergiram como um problema de governo. Nesse processo destacou-se a participação de Lourenço Filho, que contribuiu, de forma proeminente, para a instalação da modernização educacional no Rio Grande do Sul.<hr/>From the second half of the 1930’s, the education system became an object of the reform in Rio Grande do Sul’s State. This process became noticeable from the nationalization of teaching, a political movement which produced spaces in which it was possible that the speech of the modernization and of the State’s equipment was established to the execution of an education reform that was spaciously, intensely and deeply installed. This reform was inserted in a context of reorganization and rationalization of the services of public instruction, in the context in which people and education were revealed as a problem of the government. In this process, Lourenço Filho’s participation had distinction, which contributed, in a prominent way, to the establishment of the educational modernization in Rio Grande do Sul. <![CDATA[O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.<hr/>The article presents Paulo Freire’s contribution to curriculum politics and the training of educators, in Brazil, through his work as the Secretary for Education in the city of São Paulo (1989-1991). Paulo Freire’s administrative objective, the construction of a high quality popular and democratic public school, was achieved by means of a curricular paradigm of emancipatory-critic rationality and a program of training for educators. The authors present a trajectory of municipal and state Secretaries of Education, of the so called “popular administrations” that, from the work in São Paulo, take inspiration from the Freirean references and practice during the 1990s. The text also presents how the work of this educator, researched and recreated, continues to be highly relevant.