Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120090002&lang=es vol. 90 num. 226 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Qualidade na educação e a ideia de uma formação pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da análise do uso aparentemente consensual e preponderante do termo “qualidade” no campo educacional, este artigo discute os termos de uma alegada medida da qualidade e a concepção subjacente que localiza a educação como uma prática marcada por um caráter exclusivamente utilitário ante as demandas e as necessidades de uma sociedade de consumo. A essa visão meramente instrumental, opõe-se a vocação de uma educação escolar pública que reconhece a natalidade e a iniciação no mundo humano como seu fundamento e assume a responsabilidade por esse mundo a partir de uma herança pública e comum. Nessa perspectiva, uma formação escolar pública angaria uma dupla responsabilidade: a preservação das tradições de conhecimento e formas de vida de um mundo preexistente - do qual os recém-chegados vão apropriando-se - e a possibilidade de agir politicamente sobre esse mundo, renovando-o, ao invés de a ele apenas se conformar.<hr/>Starting from the analysis of term “quality” often mentioned in the education, apparently in a consensual and preponderant way; this article discusses some terms of an alleged measure of quality and its subjacent conception that situates education as a professional practice coined exclusively by its utilitarianism for a society of consumption. To this vision purely instrumental, one opposes a call for a public school education that recognizes the men’s birth and his initiation in the human world taking responsibility for it as a public and common inheritance. From this perspective, a public school education will raise a dual responsibility: one for preserving the traditional knowledge and the different ways of life in a preexisting world which the newcomers will appropriate it, and other for the possibility of acting politically in the world, renewing it rather than just resigning to it. <![CDATA[Qualidade e educação superior no Brasil e o desafio da inclusão social na perspectiva epistemológica e ética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto aborda as questões relacionadas à educação superior, incluindo os desafios para a definição de critérios de qualidade, no contexto brasileiro. A demanda populacional por oportunidades educacionais vem provocando movimentos e mudanças em todos os níveis educativos. Se a expansão das matrículas se constitui numa importante ação política em prol da inclusão, o mesmo acontece com necessidade de rever as práticas pedagógicas tradicionais, pois elas são portadoras das concepções valorativas e ideológicas do campo educacional. Na emergência de provocar inovações, compreendemos que elas representam uma ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender; envolvem a gestão participativa, a reconfiguração dos saberes e a reorganização da relação teoria/prática, incorporando a dimensão de processo, que explicitaria a dimensão da qualidade da educação superior.<hr/>This paper discusses issues related to higher education, including the challenges of defining criteria for quality in the Brazilian educational context. Popular demand for educational opportunities has kicked off movements and changes in all educational levels. If the increasing of enrollments is due to an important political action in favor of inclusion, the same happens with the need to review traditional pedagogical practices, for they have valorous and ideological conceptions in the educational field. Due to the emergency of provoking innovation, we understand that it represents a rupture with the traditional way of teaching and learning; it involves participative administration, the reconfiguration of expertise, and the reorganization of the relationship between theory and practice, incorporating the dimension of process that would put on evidence the dimension of quality in higher education. <![CDATA[Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem por objetivo investigar a constituição da profissionalidade de docentes de ensino fundamental no espaço escolar, buscando compreender as relações constituintes entre os sujeitos e a instituição no processo de tornar-se professor. Para tanto, utilizou-se dois grupos focais constituídos por professoras das séries iniciais. A composição dos dois grupos baseou-se em algumas características balanceadas, entre homogêneas e heterogêneas, das docentes. Os dados permitiram discutir que as injunções institucionais e as relações com os alunos, pares e equipe de gestão promovem uma reconfiguração das concepções iniciais da profissão, que vai se delineando em diversas formas de identificação profissional.<hr/>The aim of this current study is to investigate the professional background of fundamental education female teachers in the schools in order to understand the intrinsic relationships between the soon-to-be teachers and the educational system during their undergraduate courses. One used two focal groups of teachers working with initial grades in fundamental education. The composition of the two groups was based on homogeneous and heterogeneous characteristics. The data allowed the discussion that the institutional injunctions and the teachers’ relationship with the pupils, pears and management team promote a redefinition of their professional initial conceptions, what delineates several ways of professional identification. <![CDATA[Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador.<hr/>This text refers to one of the aspects discussed in a research intended to learn from Problem Solving Methodology lessons during the undergraduate Pedagogy teaching practicum. One of the objectives was to verify the possibility of turning the apprenticeship into a kind of scientific initiation in which the students would develop some research skills. The process was followed and registered by the researchers/supervisors. In an exploratory-descriptive qualitative research, researchers’ registrations and students’ apprenticeship reports were discussed and analysed. As a result, the lessons learned confirmed the possibility of integrating teaching with research in the undergraduate courses, and thus contributing to the development of research skills and scientific spirit in order to built critical reflection, intellectually autonomous, over the own teaching practise that will play, in its turn, a relevant aspects for the development of the teacher researcher. <![CDATA[Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam- se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia.<hr/>This article discusses the research’s role as a transverse theme in the curriculum of Pedagogy of a private University located in São Paulo. Curricular practises on research should be promoted in the undergraduate courses as an attempt to encourage students to apply scientific approaches in their investigation and to the disseminate their research outcomes, mostly because this is one of the main characteristics of an investigative teacher concerned to daily school life issues and deadlocks. The preliminary investigation results on the undergraduate research process, that started in 2007, points out that the students’ broad range of themes of interest enables us to raise some issues in order to discuss the meaning and the importance of the research in the teachers training courses. <![CDATA[Os professores do sexo masculino no ensino “primário”: um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre o professor do sexo masculino que trabalha no ensino público “primário” do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal). O que se pretende averiguar, fundamentalmente, são os motivos e as consequências da escolha profissional desses docentes que se enveredam por uma área tipicamente relacionada ao gênero feminino, uma associação tão forte que esses professores parecem um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas “primárias”. Apontamos que a presença de professores do sexo masculino na docência do ensino “primário” é uma forma de inserir as questões de gênero na educação, mostrando que existem outros temas e outras vozes que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes de exercer essa profissão independentemente do seu sexo.<hr/>This paper presents a comparative study about male teachers who work in the elementary public schools in Rio de Janeiro (Brazil), and in Aveiro (Portugal). We intended, basically, to investigate the reasons and consequences of the professional choice of these teachers enrolled in an area which is typically regarded as woman’s job; an association so strong that these teachers seem a “foreign body” in the daily lives of “primary” public schools. We demonstrate that the presence of male teachers teaching at “primary education” is a way of discussing gender issues in education. Also it shows that there are other issues and voices in the schools, as to say, there are individuals able to work in a profession regardless the gender. <![CDATA[Representações sociais da avaliação da aprendizagem em professores do ensino público fundamental de Niterói]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo investigou as representações sociais de professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Niterói em relação ao tema avaliação da aprendizagem. A perspectiva teórica de base utilizada foi a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. O estudo adotou a abordagem estrutural dessa teoria proposta por Jean Claude Abric. Nesse sentido, levantamos os possíveis elementos formadores do núcleo central das representações sociais de 84 professores do ensino fundamental, de cinco escolas públicas do município de Niterói. As representações sociais indicaram elementos que consideram a avaliação como algo necessário, distante da ideia de aprovar ou reprovar o aluno, mas próximo da de reorganizar suas práticas.<hr/>This study investigated social representations of public elementary school teachers of Niterói regarding evaluation of learning. This research was based on a Social Representation Theory, proposed by Serge Moscovici. The study also adopted the structural approach from this theory which was proposed by Jean Claude Abric. In this sense, we observed some elements that appeared as the core of the social representations of 84 teachers from 5 public schools in the municipality of Niterói. The research results suggest that, from the point of view of their social representations, the teachers consider evaluation as something necessary, far away from the idea of promoting, or not, students from a grade school level, but closely related to the idea of reorganising their own practise. <![CDATA[Meninos e meninas num projeto de recuperação paralela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é resultado de pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em analisar, segundo as relações de gênero, os motivos de encaminhamentos de crianças a um projeto de recuperação paralela. Buscamos verificar se as dificuldades de aprendizagem percebidas pelas professoras variavam conforme o sexo das crianças, uma vez que a proporção de meninos com dificuldades era mais que o dobro da de meninas. A pesquisa de campo centrou-se em uma escola de ensino fundamental, bem estruturada e com um bem-sucedido projeto de recuperação paralela. Foram feitas observações e entrevistas semiestruturadas com as professoras regentes de classe e da recuperação. Entre as razões para a presença majoritária de meninos na recuperação, encontramos as percepções das professoras a respeito de alunos e alunas. Se não podemos fazer uma associação linear entre os tipos de dificuldades apontadas e cada um dos sexos, identificamos significados diferentes em falas semelhantes, variações na interpretação do mesmo comportamento, além de diferentes graus de visibilidade de determinadas características, conforme se tratasse de menino ou menina.<hr/>According to the gender relationship, this article is the result of a master course aimed to analyse the reasons to send students to remedial classes. We attempted to verify if the students’ learning difficulties vary due to their gender, once the boys’ learning difficulties were twice the girls’. The research was developed in a elementary school with a well succeeded project on remedial classes for students with learning difficulties in reading and writing. We observed and interviewed the classroom teachers and the teachers in charge of this project. One of the reasons that explain the great number of boys enrolled in this project is due to the teachers perceptions regarding boys and girls students. Even though we could not describe a linear association between both genders, we identified different meanings in the speach of these teachers, a variation in their understanding of the same behaviour, and different visibility degrees of certain characteristcs regarding the fact of being a boy or a girl. <![CDATA[Ética como tema transversal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende analisar e problematizar o tema “Ética”, integrante dos Temas Transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), abordando os seguintes aspectos: o que são temas transversais; a concepção de Ética neles contida; os pressupostos subjacentes à proposta do tema Ética; alguns dos objetivos dos Temas Transversais e, particularmente, do tema Ética; as justificativas para que seja trabalhado de forma transversal. Na conclusão, são apresentadas algumas ponderações e sugestões sobre o que fazer em relação à transversalidade, enquanto não se viabiliza uma alternativa mais adequada para o ensino da Ética na escola.<hr/>This present article intends to analyze and to discuss the issue “Ethics”, as one of the Transverse Themes present in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Guidelines). It takes into account the following aspects: what are the Transverse Themes; the concept of Ethics in these Guidelines and its subjacent premises to the proposal of Ethics as an issue; some of the objectives of the Transverse Themes, in particular, Ethics; and the reasons to study Ethics in a transverse way. Eventually, some considerations and suggestions regarding Transverse Themes are presented while there is not a more appropriate alternative for teaching Ethics in the schools. <![CDATA[A pedagogia no Brasil: história e teoria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812009000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende analisar e problematizar o tema “Ética”, integrante dos Temas Transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), abordando os seguintes aspectos: o que são temas transversais; a concepção de Ética neles contida; os pressupostos subjacentes à proposta do tema Ética; alguns dos objetivos dos Temas Transversais e, particularmente, do tema Ética; as justificativas para que seja trabalhado de forma transversal. Na conclusão, são apresentadas algumas ponderações e sugestões sobre o que fazer em relação à transversalidade, enquanto não se viabiliza uma alternativa mais adequada para o ensino da Ética na escola.<hr/>This present article intends to analyze and to discuss the issue “Ethics”, as one of the Transverse Themes present in the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Guidelines). It takes into account the following aspects: what are the Transverse Themes; the concept of Ethics in these Guidelines and its subjacent premises to the proposal of Ethics as an issue; some of the objectives of the Transverse Themes, in particular, Ethics; and the reasons to study Ethics in a transverse way. Eventually, some considerations and suggestions regarding Transverse Themes are presented while there is not a more appropriate alternative for teaching Ethics in the schools.