Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120100001&lang=pt vol. 91 num. 227 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[La escuela inteligente en el marco de la gestión del conocimiento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aborda la gestión del conocimiento (GC) en las escuelas. La tesis del trabajo es que en el marco de la sociedad del conocimiento, la escuela inteligente es aquella que es capaz de redefinir el triángulo didáctico pasando del aprendizaje pasivo al aprendizaje constructivo; de la enseñanza como transmisión a la enseñanza como organización de experiencias de aprendizaje; del conocimiento académico al saber tecnológico. Examina tres razones de la importancia de la GC en educación y cuatro revoluciones educativas, considerando el cambio de paradigma. Demanda presente hoy en las necesidades de la sociedad, es un saber de otra índole, más allá del saber tradicional, un saber que integra el saber con el hacer. Concluye que innovar en educación es redefinir el triángulo didáctico. Para ello es necesario avanzar en el vértice más descuidado: la redefinición del conocimiento que transita por el sistema escolar.<hr/>The paper discusses knowledge management in schools. The thesis of this work is that the turning point of knowledge society, the smart school, is the one that can redefine the didactical triangle, which goes from passive learning to constructive learning, from teaching as transmission to teaching as the organization of learning experiences, from academic knowledge to technological knowledge. It examines three reasons for the importance of knowledge management in education and four educational revolutions, considering the paradigm shift. A present demand in the needs of today’s society, it is knowledge of another nature, beyond traditional knowledge, a knowledge that integrates knowledge with practice. It concludes that innovation in education is to redefine didactical triangle. In order to do that, it is necessary to make progress on the less developed side: the redefinition of knowledge that flows within the school system. <![CDATA[Evolução das matrículas na etapa elementar de escolarização no Brasil de 1932 a 2003]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa a evolução das matrículas na etapa obrigatória de escolarização, de 1932 a 2003, por dependência administrativa, constatando a magnitude recente do processo de municipalização. Foi elaborada uma série histórica das matrículas utilizando os Anuários Estatísticos do Brasil (AEBs) e dados de outras agências que os antecederam, como a Diretoria-Geral de Estatística e o Instituto Nacional de Estatística. Essas informações foram disponibilizadas numa publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), intitulada Estatísticas do Século XX. As conclusões indicam a associação do recente processo de municipalização do ensino com a configuração que a Federação brasileira assumiu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988.<hr/>This article analyzes changes in enrollment at compulsory education stage, from 1932 to 2003, by state, noting the magnitude of the recent decentralization process. We have collected enrollment historical data from the Anuários Estatísticos do Brasil (AEBs), published by the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), and from Estatísticas do Século XX, a data collection from former agencies, Diretoria-Geral de Estatística and Instituto Nacional de Estatística. The findings indicate an association of the recent process of decentralization in education with the setting that the Brazilian federation took after the promulgation of the 1988 Constitution. <![CDATA[Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O reforço e o fracasso escolares coexistem como faces da mesma moeda: um sistema educacional excludente e de qualidade discutível. Assim, o reforço merece ser pesquisado, inclusive por envolver um custo a mais para a sociedade e para os cidadãos. Na perspectiva de mensurar os gastos familiares com essa atividade, foi realizada pesquisa exploratória com alunos do ensino médio de uma escola pública e outra particular do Distrito Federal. Os resultados apontam diferenças significativas nos gastos com reforço escolar, conforme a dependência administrativa da escola, indicando mais um fator de desigualdade social e educacional. Ao contrário do que sugere a literatura, não foi encontrada relação entre o nível de escolaridade da mãe e os gastos em reforço escolar. Assim como em Portugal, também no Brasil o reforço é um meio de promover o sucesso, sobretudo em exames competitivos, suprindo lacunas da escola regular.<hr/>Tutoring and failure coexist as two sides of the same coin: an exclusionary and of dubious quality educational system. Thus, considering that tutoring increases costs to society and, therefore, to their citizens, it should be better investigated. In the perspective of measuring household expenditure on this activity, an exploratory research with high school students in one public and another private school of the Federal District was carried out. The results show significant differences in expenditures on tutoring, depending on the kind of maintenance of the school, indicating another source of social and educational inequality. Unlike the previous literature, no relationship was found between the level of mother’s education and expenditure on tutoring. As in Portugal, also in Brazil tutoring is a way to promote success, especially in competitive examinations, filling gaps in regular school. <![CDATA[Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta resultados de pesquisa qualitativa realizada em uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, com o objetivo de acompanhar a implantação de escolas em tempo integral, focando, entre outros aspectos, a organização curricular para essa realidade. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de conteúdo aplicada a fontes documentais e à revisão bibliográfica, dando conta de uma administração quadrienal (2005-2008). Durante o estudo, constatou-se que, em relação ao tema currículo, emergem indefinições que vão desde o conceito de educação integral até o elenco de conteúdos desenvolvidos. Como conclusão, o texto aponta que a escola em tempo integral tem uma significação expressa, em larga medida, pelo currículo conduzido/organizado. Assim, definir questões mínimas para o currículo nas/para as escolas em tempo integral é importante tarefa política e pedagógica.<hr/>This article presents findings from a qualitative research conducted in the municipal public school system of a town in the interior of Rio Grande do Sul state, aiming at experiencing the implementation process of full-time schools, with emphasis on the organization of a new curriculum. The research was made using content analysis and surveying the relevant literature, referring to a four-year administration (2005-2008). During the study, there emerged imprecision related to the theme curriculum, that range from the concept of full-time education to the list of the usual curriculum subjects. As a conclusion, the paper indicates that full-time schools are largely driven by their organized curriculum. Therefore, setting curriculum standards for full-time schooling is an important pedagogical and political task. <![CDATA[Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta e discute alguns dos principais conceitos presentes no debate acadêmico sobre a avaliação externa de escolas e sistemas, e sua relação com as políticas públicas. Conceitua a avaliação da educação e analisa seus diversos usos, evidenciando o caráter central que ela passa a ocupar. Expõe a estrutura de um sistema de avaliação externa e, para situar o leitor na realidade brasileira, apresenta um breve histórico do desenvolvimento das avaliações externas no Brasil, com ênfase no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Baseia-se em uma revisão da bibliografia sobre avaliação educacional externa e da legislação educacional brasileira.<hr/>This article presents and discusses some key concepts in the academic debate on the external assessment of schools and educational systems, and their relationship to public policies. Conceptualizes education assessment and analyzes its varied uses, highlighting its crucial role. Exposes the structure of the Brazilian external assessment system and places the reader in the Brazilian reality, presenting a brief history of the development of external assessments in Brazil, with emphasis on the Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). This article was based on a review of the educational evaluation literature and on the Brazilian educational legislation. <![CDATA[Uma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tem como objetivo apresentar a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud como instrumento para o planejamento e para a análise das atividades de intervenção didática em aulas de Física. A abordagem, com inspirações piagetianas, tem como foco a detecção e correção dos modelos explicativos dos estudantes. São apresentados alguns dos resultados preliminares dessa forma de intervenção didática e discutidas suas implicações na melhoria dos índices de aprovação em Física e, consequentemente, na inclusão social dos estudantes.<hr/>The article presents the Conceptual Fields Theory of Gérard Vergnaud as a tool for planning and analyzing didactic intervention activities in physics classes. The approach, with an inspiration based on Piaget, focuses on the detection and correction of the explanatory models made by the students. We present some preliminary results of this form of didactic intervention and discuss its impacts on approval rates in physics and, therefore, on students’ social inclusion. <![CDATA[O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute dados de uma pesquisa que focaliza o trabalho do professor formador. Optou-se por debater os principais desafios apontados pelos professores, bem como as estratégias por eles utilizadas no enfrentamento das novas demandas do seu trabalho. Foram realizados quatro estudos de caso em universidades de diferentes regiões do País, públicas e privadas, entrevistados 53 professores formadores, e analisados projetos pedagógicos. Os resultados das análises revelaram muitas mudanças no alunado que busca os cursos de formação, o que leva os professores formadores a reconstruir seus saberes e suas práticas. Essas mudanças não são incorporadas pelos projetos institucionais, deixando à iniciativa individual dos formadores a tarefa de enfrentá-las.<hr/>Based on data from a research that focus on the work of teachers’ educators, we discuss the main challenges pointed out by teachers and their strategies to cope with new work demand. Four case studies were carried out in public and private universities from different Brazilian regions, 53 teacher educators were interviewed, and pedagogical projects were analyzed. The results show many changes in the students’ characteristics, what called for a revision of educators’ knowledge and practices. We find that these changes are not being considered in institutional projects, what leaves to teacher educators themselves the task of facing them. <![CDATA[Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Relata o percurso, da definição à implantação, a partir de 2004, do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo (USP). Toma como recurso de análise a trajetória de implantação do referido Programa em duas unidades dessa universidades - nas licenciaturas em Ciências Agrárias e Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz Queiroz” (Esalq) e na licenciatura em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) -, a partir do estudo das diretrizes oficiais para a formação de professores e dos aspectos teórico-metodológicos que permeiam estas normas legais. O processo, aqui trazido, aponta desafios de toda ordem, como o desenvolvimento dos conceitos de estágio supervisionado, de prática como componente curricular e de atividades acadêmico-científico-culturais, além das dificuldades inerentes à construção de uma nova identidade docente no interior dos cursos de licenciatura e na própria universidade.<hr/>This article describes the trajectory of the Universidade de São Paulo (USP) Teacher Training Program since 2004, from its creation to its implementation. We analyze this implementation process in two faculties of the university - Agrarian Sciences and Biological Sciences Programs of the Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) and Mathematics Program of the Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) - considering the official guidelines on teacher training, and the theoretical and methodological aspects encompassing those rules. The process report presented here points out to challenges like developing concepts like supervised internship, practice as a curricular component, and cultural-scientific-academic activities, as well as dealing with inherent difficulties to build a new identity in the courses and in the university. <![CDATA[A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo faz um levantamento das representações sociais de ex-alunos sobre a formação de professores e a inserção da pesquisa na formação inicial e na prática docente. Com o objetivo de compreender qual representação de pesquisa emerge de ex-alunos de um curso de Pedagogia, fez-se uso da técnica do grupo focal, e a análise apoiou-se no aporte da teoria das representações sociais e da política de formação de professores no Brasil. Os resultados obtidos apontam contradições na implementação da proposta de “Pesquisa da Prática Pedagógica” (PPP), eixo fundamental do currículo do curso investigado, ressaltando aspectos voltados ao conhecimento adquirido, ao compromisso e aos desafios da proposta. Na representação dos ex-alunos, a pesquisa para os professores vai desde uma concepção “simplista” (fragmentada) até uma diversidade de fundamentos epistemológicos, as quais se repetem na representação apresentada pelos participantes do grupo focal. A pesquisa assume, portanto, relevância tanto na formação inicial para a docência quanto na formação continuada do professor formador.<hr/>This article conducts a survey of former students’ social representations about teacher training and the introduction of research at the beginning of their training and at their teaching practice. Using focal group technique, the analysis is based on social representation theory and on Brazilian teacher training policy. The results show some contradictions in the implementation of an essential axis of the investigated course curriculum framework, the “Pedagogical Practice Research”, with emphasis on aspects related to acquired knowledge and to commitment and challenges of the proposal. The former students’ representation reveals a broad range of concepts about research, from a simplistic and fragmented conception to a diverse and epistemic one. These concepts rise again in the focal group. Thus, the research is relevant to initial teacher training as well as to the continuing training of teacher educators. <![CDATA[Letramento digital nas interações on-line: análise dos fóruns de discussão do programa de formação continuada em mídias na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investiga como os níveis de letramento digital interferem nas interações on-line em fórum de discussão e tem como objetivo descrever as características dessa atividade e as habilidades necessárias para nela interagir qualitativamente. Categoriza os níveis de letramento digital em fórum de discussão a partir do domínio de habilidades necessárias para o uso dessa ferramenta de interação on-line. Analisa os níveis de letramento digital apresentados pelos cursistas nos fóruns desenvolvidos ao longo do programa Mídias na Educação, os materiais de estudo que subsidiaram as reflexões propostas nos fóruns e os dados coletados mediante a aplicação de questionário à amostra dos cursistas. O estudo indica que o letramento digital implica a composição de novos gêneros digitais e de novos eventos e práticas de letramento, que a educação on-line é potencializada pelo uso de ferramentas e ambientes interativos e que o fórum, como espaço de interação, é marcado pelo diálogo e pela aprendizagem colaborativa. A análise dos dados permite concluir que o nível de letramento digital do cursista interfere na dinâmica e na qualidade de sua interação nos fóruns de discussão, de modo que, quanto maior for seu letramento digital, mais relevantes serão suas intervenções.<hr/>Aiming to describe the characteristics of online interactions in discussion forums and to know the required capability to well interact there, this article investigates how the level of digital literacy interferes with these interactions. We categorize levels of digital literacy in a discussion forum based on the required abilities to make use of this tool. Then we analyze the digital literacy levels shown by students in forums developed for the program “Educational Media”, the reference material that supported students’ reflections in these forums and questionnaires answered by a students’ sample. The paper suggests that digital literacy implies gathering new digital genres, new events and literacy practice, that online education is enhanced by the use of interactive tools and settings, and that the forum, as an interactive space, is characterized by dialogue and collaborative learning. Data analysis allows us to conclude that the student digital literacy level interferes with the quality of interaction and the dynamics in the discussion forums. So, the better is their digital literacy the more relevant are their interventions. <![CDATA[Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sistematiza estudos que vêm sendo realizados no sentido de elaborar argumentos que re-afirmem a Pedagogia como ciência da educação, uma ciência dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e ações, considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade também implicadas nos fenômenos. A pesquisa bibliográfica foi realizada com vista a levantar dados sobre o tema. Procedeu-se à categorização mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Apresenta as sistematizações sobre a historicidade da Pedagogia, a discussão sobre ciências da educação e reflexões sobre o trabalho dos pedagogos. Esta discussão é inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educação. Deste modo, poder-se-á contribuir para a recuperação, ao lado do lugar social da educação, também do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educação como preponderante para a tão necessária transformação social.<hr/>This article surveys studies that have been carried out with the aim of presenting arguments that reassert Pedagogy as the science of education, a dialogically constructed science, that is able to understand subjects and actions, considering language, subjectivity and historicity involved in phenomena. Aiming to collect data about this subject, a bibliographical survey was done. The categorization was defined according to the senses that are more emphasized by the authors. Afterwards, a systematization of the historicity of Pedagogy, a discussion about education sciences, and some thoughts about the work of pedagogues are presented. This discussion is still initial and needs to be permanently considered by those involved in education. By doing this, they will contribute to resume the social recognition of pedagogues as well as that of the prevalent role of education in the so necessary social transformation.