Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120100002&lang=pt vol. 91 num. 228 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O ensino médio diante da obrigatoriedade ampliada: que lições podemos tirar de experiências observadas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute o ensino médio diante da novidade trazida pela Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, que estabelece a obrigatoriedade e a gratuidade da educação básica para os indivíduos entre 4 e 17 anos de idade. Procura problematizar, no atual contexto, algumas questões próprias do ensino médio nas escolas públicas brasileiras, sobretudo, o ensino médio noturno, identificando desafios a serem enfrentados. O texto baseia-se na análise de alguns documentos legais e em dados de pesquisa realizada no Estado de Minas Gerais durante o segundo semestre de 2003, em dez escolas públicas que oferecem essa etapa da educação básica no período noturno e que apresentaram bons indicadores de desempenho. Considera que os dados empíricos apresentados podem contribuir com a discussão sobre a definição de políticas regulares para o ensino médio que atente para as especificidades do turno da noite.<hr/>This article discusses upper secondary school considering the novelty brought by Constitutional Amendment n.59, enacted on November 11th of 2009, which establishes mandatory basic education for individuals between 4 and 17 years old. It discusses issues and identifies challenges to be faced by Brazilian public schools, specially the ones that offer night shift. The study is based on the analysis of some legal documents and data from research conducted in the State of Minas Gerais, during the second half of 2003, in ten public schools that offer this level of education at night and that showed good performance indicators. The empirical data presented may contribute to the definition of policies for regular secondary school considering the specificity of the night courses. <![CDATA[Expansão do ensino médio no Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1999 a 2009]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resultando de pesquisa quanti-qualitativa com enfoque descritivo analítico e crítico, o texto trata da expansão e dos desafios do ensino médio estadual sul-mato-grossense na última década, bem como das medidas governamentais promotoras da qualidade desse ensino. Revela que o Estado optou por expandir o atendimento pela adoção da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), tendo criado mecanismos de estímulo à migração das matrículas do ensino médio noturno para essa opção e arranjos de diversificação e flexibilização, além de alterações curriculares. A análise desse quadro aponta desafios e sugere via alternativa para a qualificação do ensino médio estadual.<hr/>This article presents the results of a quantitative and qualitative research with a critical descriptive and analytical focus. The work addresses the expansion and the challenges faced by the state high school system of Mato Grosso do Sul in the last decade, as well as the government policies aiming at improving the quality of upper secondary education. It reveals that the state has chosen to expand the offer of this modality by means of the Education of Yong People and Adults (EJA) program, creating mechanisms to stimulate a migration from high school night course enrollments to EJA program, introducing new diverse and flexible arrangements, and making curricular changes. The analysis of this scenario points out challenges and suggests an alternative route for improving the quality of upper secondary education in the state. <![CDATA[Usos dos resultados das avaliações de sistemas educacionais: iniciativas em curso em alguns países da América]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é fruto de pesquisa que buscou caracterizar sistemas de avaliação em larga escala desenvolvidos em países da América. Tendo como referência informações obtidas de diversas fontes, analisa tendências de uso dos resultados das avaliações de sistemas educacionais, a partir de seus objetivos declarados. Busca retomar os objetivos das primeiras experiências no campo de avaliação educacional, desde o século 19, e levantar os objetivos anunciados em sistemas atuais, consolidados a partir dos anos de 1990. Como conclusão, destaca a propensão da utilização das avaliações no âmbito de gerenciamento dos sistemas educacionais e prestação de contas. Finalmente, chama a atenção do leitor para algumas críticas que vêm sendo feitas a esses sistemas e seus objetivos.<hr/>This article is based on a research that sought to characterize large scale educational assessments developed in American countries. It gathers referential information from various sources and analyses trends on the usage of the results of system assessments, from their stated objectives. It seeks to recover the objectives of the first experiments in the field of educational assessment since the 19th century and to examine the goals established for the current system assessments, since the 1990s. In order to conclude, it highlights a tendency towards the use of these assessments for the management and accountability of educational systems. Finally, it calls the reader’s attention to some critics that have been made to these assessments and their goals. <![CDATA[Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos anos, verifica-se no Brasil a ampliação dos setores da sociedade que participam dos debates sobre educação. Uma das vozes que ganha cada vez mais força é a dos economistas que, de algum modo, estão orientados pelas teorias do capital humano. Este artigo procura debater algumas posições-chave assumidas por esse grupo de economistas, em particular as que foram apresentadas no livro Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Esse debate é proposto a partir de três temas: os mecanismos institucionais de gestão, o lugar da escola e da família e, ainda, a educação no contexto da vulnerabilidade social. Por fim, o artigo procura apontar algumas premissas para que nosso sistema educacional possa ter ganhos de qualidade com equidade, sobretudo nos territórios urbanos em situação de alta vulnerabilidade social.<hr/>Recent years have witnessed the enlargement of Brazilian society groups that participate in educational debate. One of the voices that have gained increasing strength was that of the economists, somehow led by theories of human capital. This article discusses a few key positions taken by this group of economists; particularly those presented in the book Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. The debate is structured according to three themes: the institutional mechanisms of management, the role of school and family, and education in a socially vulnerable context. Finally, the article tries to point out some requirements that have to be met if our educational system is to make improvements in quality with equity, particularly in highly socially vulnerable urban areas. <![CDATA[Políticas inclusivas no ensino superior: análise do acesso, permanência e aprendizagem dos acadêmicos participantes do ProUni na Universidade do Vale do Itajaí, no período 2006-2007]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivou analisar o perfil, a permanência e os índices de rendimento acadêmico dos estudantes beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no período de 2006 a 2007. Os dados, coletados no sistema acadêmico da instituição, foram tratados estatisticamente e avaliados a partir da legislação vigente. Trata-se de um estudo descritivo com vista a obter um diagnóstico do funcionamento desse programa, criado pelo governo federal, em 2005, com a finalidade de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em cursos de graduação de instituições de educação superior (IES) não públicas. Os resultados desta pesquisa, mesmo que preliminares, indicam que o programa tem possibilitado o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior e que eles demonstram rendimento compatível ao do grupo de coingressantes.<hr/>This study analyzed the profile, attendance and academic performance of students who were benefited with scholarships by the Universidade para Todos Program (ProUni), at the Universidade do Vale do Itajaí (Univali), from 2006 to 2007. The data collected in the academic system of the university were statistically analyzed and evaluated taking into account the current legislation. The objective of this descriptive study is to reach a diagnosis of the efficiency of the program, created by the federal government in 2005 with the purpose of granting scholarships to low-income students in undergraduate courses for non-public universities. The results, although preliminary, indicate that the program has enabled the access and permanence of those students in higher education. Moreover, they show that their academic performance is equivalent to that of the students that are not in the program. <![CDATA[O trabalho do professor na sala de aula: relações entre sujeitos, saberes e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta reflexões sobre resultados de pesquisas que têm como objetivos compreender e analisar os processos pelos quais os sujeitos (formadores e formandos, professores/alunos) se apropriam e reconstroem seus saberes (docentes, escolares, acadêmicos) e práticas, como a formação nos cursos de licenciatura repercute nas ações educativas, na constituição dos saberes e nas (re)configurações curriculares em diversos níveis de ensino. O foco central do texto é a análise de como se dão essas relações entre sujeitos, saberes e práticas e como elas se configuram e impactam o trabalho do professor na sala de aula.<hr/>This article presents reflections about the results of researches that aim to understand and analyze the processes by which individuals (educators and pupils, teachers/students) get and reconstruct their knowledge (teaching, school, academic) and practices; how training in undergraduate courses affects educational activities, the acquisition of knowledge and the curricular (re)configurations at various levels of teaching. The main focus of this paper is to analyze how those relationships between individuals, knowledge and practices actually take place and how they impact teachers’ work inside the classroom. <![CDATA[Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Professores da educação especial costumam enfrentar dificuldades em sala de aula com a questão da sexualidade. O objetivo deste estudo foi planejar, aplicar e avaliar um programa de intervenção (curso) para 21 professores de jovens com deficiência intelectual de uma escola especial em uma cidade do interior de São Paulo. O curso durou dois meses e teve caráter teórico e prático, com discussões, dinâmicas de grupo, atividades de role-playing e de resolução de problemas, filmes e também uma atividade prática em sala de aula. Por meio de uma avaliação sobre o curso e de entrevistas, perceberam-se algumas mudanças na forma de os professores interagirem com os alunos quando o tema era a sexualidade, além de reflexões sobre a questão e revisão de sua postura como educadores sexuais.<hr/>Special education teachers often face difficulties in the classroom with the issue of sexuality. The aim of this study was to plan, implement and evaluate an intervention program (course) for 21 teachers of young people with intellectual disabilities from a special school in a town in the interior of the State of São Paulo. The course has lasted two months and has got a theoretical and practical aspect, with discussions, group dynamics, roleplaying and problem solving activities, movies and also a practical activity in the classroom. By means of an evaluation of the course and interviews, we noticed changes in the way teachers interact with students when the topic was sexuality, reflections on the issue, and review of teachers position as sex educators. <![CDATA[Revistas de escolas católicas do Rio de Janeiro nos anos 1920-1950: religião e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho procura expor os primeiros resultados de uma pesquisa histórica que tem como foco privilegiado de análise as revistas escolares de três escolas católicas do Rio de Janeiro nos anos 1920-1950. Tem-se como objetivo mostrar que os valores, comportamentos e atitudes ali produzidos/transmitidos/assimilados se constituíram de forma variada a partir de três ideias nucleares: a) valorização do passado por meio da constante referência aos seus fundadores, patronos, ex-professores e ex-alunos; b) ligação inequívoca entre religião e ciência; c) crença de que aquelas escolas estariam formando parcela significativa da elite brasileira que mais tarde iria ocupar os cargos de destaque da política, da cultura e da ciência nacionais.<hr/>This paper aims to present the first results of a historical research mainly focused on the analysis of school journals of three Catholic schools in Rio de Janeiro during the years 1920-1950. The intention is to show that values, behaviors and attitudes produced/transmitted/assimilated by those schools were formed in a varied way from three core ideas: a) the recovery of the past through constant reference to its founders, patrons, former teachers and former students, b) unequivocal link between religion and science, c) belief that those schools would form a significant portion of the Brazilian elite that would later hold major positions in politics, culture and national science. <![CDATA[Contribuições de um estágio coletivo no projeto Conscientizar para a Vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No estágio, o futuro professor tem a oportunidade de integrar a experiência vivida e o conhecimento adquirido no curso de licenciatura. Os graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas realizaram, no segundo semestre de 2008, um estágio organizado segundo o modelo reflexivo de formação profissional do professor, que considera o impacto dos saberes prévios. Os estagiários se organizaram em equipes para, em conjunto com os professores de uma escola estadual, executarem o projeto Conscientizar para a Vida. Na primeira etapa, os estagiários ministraram aulas teóricas e organizaram equipes de alunos para a execução de práticas relacionadas com o tema água. Na segunda etapa, apoiados pelos professores, os estagiários orientaram os alunos na execução de práticas na sala de aula. Na terceira, participaram de reuniões dos coordenadores pedagógicos com os professores. O estágio curricular deve permitir que o futuro professor se envolva com a rotina escolar e, assim, confronte os saberes gerados pelas experiências práticas.<hr/>During the traineeship, the future teacher has the opportunity to integrate the practical experience and the knowledge acquired during the teacher education course. In the second half of 2008, the students of the faculty of Biological Sciences at Alfenas Federal University had a traineeship organized according to the reflexive model of teacher formation, taking into account the impact of their previous knowledge. The trainees were organized in teams in order to develop the Conscientizar para a Vida project, together with one public school teaching staff. In the first stage, the trainees taught theoretical classes and organized teams of students to do practical activities related to the theme water. In the second stage, with the help of the teachers, the trainees led the students to perform practical classroom activities. In the third stage, the trainees attended pedagogical supervisor meetings with the teachers involved. The mandatory traineeship must enable the future teacher to get involved in the school routine in order to link theoretical knowledge and practical experience.