Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120100003&lang=es vol. 91 num. 229 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A necessidade dos dados longitudinais na identificação do efeito-escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[A pesquisa em políticas públicas de educação numa perspectiva histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende apreender como a história das políticas educacionais vem sendo apropriada pela área de história da educação enquanto campo de investigação. Para tanto, analisa as contribuições da sociologia política neste campo. Discorre, também, sobre o levantamento, organização e ampliação da massa documental a ser utilizada na análise das políticas educacionais. Chama a atenção ainda para o concurso da noção de cultura escolar nas investigações que empregam os arcabouços aqui discutidos. Ao final, aponta alguns dos desafios que precisam ser levados em conta no estudo histórico e para o aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas em história das políticas educacionais.<hr/>This article aims to apprehend how the history of education policies has been taken by the area of history of education as a field of research. It analyzes the contributions of political sociology in the field. It also approaches the process of collecting, organizing and expanding a mass of documents to be used in the analysis of educational policies. Also, it draws attention to the notion of school culture in the investigations that employ the framework discussed here. In the end, it points out some of the challenges that must be taken into account in the historical study and the theoretical and methodological deepening of research on the history of education policies. <![CDATA[A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva compreender a relação família-escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de um estudo de caso em uma escola pública. Foram construídos os seguintes indicadores de análise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos, tipo de participação das famílias e implicações da relação família-escola no desempenho dos alunos. Como resultados, a análise dos dados confirma a tese de que, embora a família exerça um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ela não pode ser considerada como a única responsável pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso escolar. O estudo também evidencia e reflete sobre as diversas possibilidades da participação da família no cotidiano escolar.<hr/>The article aims at understanding the family-school relationship and its possible implications on the performance of pupils in the first years of elementary school, by means of a case study in a public school. The following indicators were constructed for the analysis: the alternative ways school has to bring parents into their childrens’ school life, the types of family participation, and implications of family-school relationship for student performance. As a result, the analysis of the data confirms the view that, although the family exerts a fundamental role in children development, it cannot be regarded as solely responsible for their success or failure at school. The study also reveals and reflects on the various possibilities of family participation in school daily life. <![CDATA[O primeiro decênio da Capes: uma campanha extraordinária (1951-1960).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva analisar o primeiro decênio de existência da Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que abarca o período de 1951 a 1960, situando a instituição no âmbito do aparelho estatal federal num contexto histórico marcado pelo modelo nacional desenvolvimentista. O caminho para o alcance deste objetivo tem como elementos essenciais a utilização de relatórios, correspondências, mensagens presidenciais e documentos legais articulados sob o signo da utilização de estratégias e táticas por indivíduos-coletivos, que edificaram uma rede institucional que levou a Capes a um papel central na elaboração de políticas públicas educacionais no seio do Ministério da Educação. Tal centralidade teve como resultado a tentativa de construção de um sistema nacional de pós-graduação que se constitui num legado a ser examinado no tempo presente.<hr/>This article analyzes the first decade of existence of the Campaign for the Improvement of Higher Level Personnel (Capes), covering the period of 1951 to 1960. It places the institution within the federal state apparatus in a historical context marked by the national-developmentalist model. To achieve this goal, reports, correspondence, legal documents and presidential messages were jointly analyzed, articulated under the sign of the use of strategies and tactics by collective-individuals. These actors built an institutional network that led Capes to a central role in the education policy-making process within the Ministry of Education. This centrality has resulted in the attempt to build a national system of graduate school whose legacy has to be examined in the present. <![CDATA[Iniciativas mundiales para mejorar la formación de profesores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es En los últimos años, se han multiplicado los estudios e informes en América Latina que muestran los pobres resultados de la formación inicial de docentes. Se hace necesario hoy, más que nunca, preguntarse hacia dónde va la formación de maestros y profesores. Para ello, la autora propone analizar y reflexionar una serie de iniciativas promovidas en Estados Unidos y Australia, así como en Inglaterra, Holanda, Finlandia y Suecia. Entre las innovaciones más destacadas, la autora señala las referidas a la titulación alternativa, a la articulación de la formación con los centros educativos, a la acreditación y evaluación externa de las instituciones formadoras, a la investigación sobre la práctica docente y al uso de la evidencia en los programas de formación.<hr/>The number of studies pointing at poor results concerning teacher’s education in Latin America has increased during the last years. In this sense, it is necessary to inquiry about the future directions of teacher’s education. In this paper, the author analyzes and takes into consideration some initiatives promoted by the USA and Australia, as well as England, Holland, Finland and Sweden. Among the innovations, the author points out the alternative academic degree, the articulation between the education process and the schools, the accreditation and external evaluation of the education institutions, the research focused on teaching practices and the use of evidences in the education programs. <![CDATA[O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta aspectos do ensino da Didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando analisar o lugar que elas ocupam em currículos do curso de Pedagogia e avaliar sua efetividade na formação profissional de professores. Em especial, avalia em que medida vem sendo valorizado, nesses cursos, o ensino de conteúdos das disciplinas do currículo do ensino fundamental (anos iniciais). A razão deste artigo se deve à constatação do quadro desolador da situação do ensino fundamental no País, o que remete à análise das condições de exercício profissional de professores, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa documental referente à estrutura curricular e às ementas de 25 instituições de ensino que mantêm curso de Pedagogia.<hr/>This paper presents aspects of the teaching of didactics, specific methodologies and subjects of the early years of primary education, in order to analyze their place in the curricula of Pedagogy and to evaluate their effectiveness in teachers training. In particular, this article evaluates to what extent the teaching of subjects of the primary school curriculum is being emphasized in these faculties. This study is motivated by the recurrently depicted bleak picture of primary education in Brazil, which inevitably leads to the need to analyze teachers’ practice conditions, especially of those who work in the early years of elementary school. The study is based on a documentary research on the curriculum structure and summaries of 25 educational institutions that offer a Pedagogy course. <![CDATA[Ousadia emancipatória no ensino superior: relato de uma experiência didática no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta uma experiência de inovação curricular realizada com as turmas de calouros 2009 no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral - Matinhos, PR, Brasil), pela qual se procurou dar concretude às premissas epistemológicas do paradigma emergente de construção do conhecimento. A base teórico-metodológica está anunciada no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da mencionada instituição, que prevê uma inovação curricular na gestão dos espaços de atividades formativas. Além da preocupação com uma formação emancipatória, a instituição procura desenvolver um trabalho pedagógico que dê conta do aspecto político da missão institucional, qual seja, colaborar com o desenvolvimento da região do Litoral Paranaense e Vale do Ribeira. É possível perceber nos acadêmicos o olhar mais crítico sobre o processo educacional e a revelação do exercício de assunção de seu papel social junto com o lugar e a comunidade local.<hr/>This study presents an experience of curriculum innovation carried out in freshmen classes at Federal University of Paraná in 2009 (Shore Campus - Matinhos, PR, Brasil), aiming at the consolidation of some epistemological premises of the emerging paradigm of knowledge building. The theoretical and methodological basis is announced through the Political Pedagogical Project of the university and anticipates a curriculum innovation concerning the management of educative spaces. Moreover, there is a concern in relation to the emancipatory aspect of education. This institution intends to develop a pedagogical work in order to accomplish the political aspect of its institutional mission, to promote the development of the coastal region of the state of Paraná and Ribeira Valley. It is possible to notice a more critical look at the educational process by the students and the assumption of their social role with the local community. <![CDATA[Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisa as diferentes estratégias criadas por estudantes de graduação oriundos de países africanos falantes de língua portuguesa, para lidarem com o letramento acadêmico e, assim, construírem suas identidades no espaço universitário. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico o conceito de letramento como prática social, proposto pelos Novos Estudos de Letramento, e o conceito de identidade como um continuum que emerge em determinados contextos e/ou situações sociais. Participantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), os referidos estudantes frequentam diferentes cursos na Universidade Federal de São João Del Rei e, para serem bem sucedidos, utilizam de modo concomitante a língua portuguesa, o Crioulo e gírias, o que demonstra que ser falante de língua portuguesa não implica necessariamente garantia de sucesso e compreensão da língua portuguesa falada no Brasil.<hr/>The study analyzes the different strategies developed by undergraduate students from Portuguese speaking African countries in order to deal with academic literacy and to build their identities in the academic space of a Brazilian university. The concept of literacy as a social practice proposed by the New Literacy Studies (NLS), and the concept of identity as a continuum that emerges in certain contexts and situations were used as theoretical-methodological references. Participants of an undergraduate student exchange program (PEC-G) from different courses at Federal University of São João Del Rei use concomitantly Portuguese language, Creole and some slung in order to succeed. This demonstrates that the fact of being a Portuguese language speaker does not imply a successful process of communication and comprehension of the Portuguese language spoken in Brazil. <![CDATA[A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Escrito a partir da experiência pessoal de um dos autores, constitui uma breve reflexão acerca do papel das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em cenários comuns à escola pública das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sua realização foi motivada pela percepção de que as TIC têm recebido considerável atenção dos educadores, com muitos trabalhos voltados para o seu emprego educacional nos últimos anos, dos quais, contudo, limitada parcela tenha sido realizada com o propósito de refletir criticamente sobre esse emprego, conforme evidenciou a revisão bibliográfica da área. Assim, são expostos e discutidos nítidos exemplos de declarações irrefletidas sobre a utilidade das TIC no ensino de ciências, para, em seguida, sugerir-se, sem pretensão de apresentar recurso substitutivo, o desenvolvimento de atividades que envolvam a argumentação em salas de aula como alternativa de uso dessa tecnologia.<hr/>This study was based in the personal experience of one of the authors and constitutes one brief reflection concerning the role played by the new Information and Communication Technologies (ICTs) in common scenarios to public schools in the North and Northeast regions of Brazil. It was motivated by the perception that the ICTs have been given considerable attention by educators, and there are many studies applying them in the educational area recently. However, only a small number of these aim at critically reflecting about the use of ICTs in the schooling process, as evidenced by the bibliographic review. In this way, we expose and discuss examples of declarations concerning the value of ICTs in the teaching of Science. Furthermore, we suggest the development of activities that include argumentation in classrooms as an alternative to the use of ICTs. <![CDATA[O que é “desenvolver o raciocínio lógico”? Considerações a partir do livro Alice no país das maravilhas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Estabelece relações entre temas das áreas de filosofia da lógica e educação matemática, com a finalidade de promover reflexões pedagógicas sobre um dos objetivos do ensino da matemática em todos os níveis: “desenvolver o raciocínio lógico” dos estudantes. O propósito é percorrer, por meio de cenas da história de Alice no país das maravilhas, alguns modos de pensar, entre os quais está o pensamento lógico. Esta obra de Lewis Carroll possui uma grande riqueza tanto de apelos lógicos, mediante os quais explicitamos princípios e regras da lógica clássica, como também de coisas sem lógica e fantásticas, que evidenciam aqui a importância da criatividade e da fantasia no desenvolvimento integral da criança.<hr/>The present article establishes relations among themes of the areas of Philosophy of Logic and Mathematics Education with the purpose of promoting pedagogical reflections about the aims of Mathematics in all levels: to develop the student’s logical reasoning. The purpose is to identify different ways of thinking, such as logical reasoning, through scenes from Alice in Wonderland. This work of Lewis Carroll has great richness not only concerning logical appeals, in which we explicit principles and rules of classical logics, but also concerning things without logic that are fantastic and show the importance of creativity and fantasy to child development. <![CDATA[Processos cognitivos envolvidos no cálculo com frações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. A pesquisa investiga os modelos de significação elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. Evidencia que apenas pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolva cálculo com frações; os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo.<hr/>The calculus of fractions is considered one of the most scaring items of the school curriculum although it is used during the whole schooling process not only Mathematics, but also in other domains such as Physics, Chemistry and Biology. This survey investigates the signification models elaborated by teenagers and adults when solving problems involving fractions. The study showed that only a small amount of the interviewees is able to elaborate a full explanation to a problem involving the calculus of fractions. Most of them just present partial or incorrect explanations based on the perception and on the incomprehension of the relation part/ whole. <![CDATA[Quando o imaginário se diz educacional.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812010000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O imaginário educacional é devedor da concepção romântica de educação que privilegia a formação da interioridade do sujeito (daquilo que Jung denomina de das Selbst: o si-mesmo) por meio de uma viagem iniciática sob a forma, por exemplo, do “romance de formação”. Daí a necessidade de se estudar, mediante uma hermenêutica adequada, aquilo que constitui a substância do imaginário educacional (alegorias, metáforas, símbolos, ideologemas e mitos), ainda que este apareça de um modo geral degradado sob a forma daquilo que designamos de ideologemas. Todavia, e não obstante o imaginário educacional apresentar um sintoma, variavelmente agudo, de carência do sentido figurado, não se pode abandonar a razão educativa a um imaginário atrofiado nem deixar que uma sobreexcitação de imagens “des-educadas” atrofie a racionalidade educacional e crítica.<hr/>The educational imaginary owes the romantic conception of education that privileges the development of the interiority of the subject (what Jung names the self) through an initiatic trip over shape, for example, the “romance building”. Thus, the necessity to study from a proper hermeneutic perspective what constitutes the substance of the educational imaginary (allegories, metaphors, symbols, ideologems and myths), even if it appears in a general degraded way as an “ideologem”. Moreover, despite the fact that the educational imaginary presents a variably acute symptom of deprivation in a figurative way, one cannot abandon the educational purpose to an atrophic imaginary, as well as one cannot let the overexcitement of “un-educated” images reduce the critical and educational rationale.