Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120110002&lang=es vol. 92 num. 231 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es No contexto dos debates sobre as ações afirmativas no ensino superior, o estudo tratou de cotas para negros na Universidade de Brasília (UnB), valendo-se de escores dos candidatos ao vestibular no quinquênio 2004-2008. Duas questões centrais orientaram o estudo: Quais seriam as chances de ingresso de candidatos negros, caso inexistisse o sistema de cotas? Essas chances aumentariam expressivamente caso as vagas oferecidas pela instituição fossem duplicadas? Para responder às perguntas foram feitas simulações das chances de ingresso de negros. As cotas em geral dobraram as chances de aprovação de candidatos negros na UnB, mas os resultados não sustentaram a tese de que um forte aumento nas vagas poderia substituir as cotas e, ao mesmo tempo, sinalizaram para a relevância de políticas universalistas voltadas para a educação básica.<hr/>In the context of the debate on affirmative action in higher education, the study dealt with quotas for blacks in the University of Brasília (UnB), using scores obtained by applicants in entrance examinations in a five year period (2004-2008). The two main questions of the study were: What would be the admission chances of black applicants, if the quota system did not exist? If admission slots were doubled, would these chances undergo a substantial increase? In order to answer these questions, admission chances were simulated. Data indicated admission chances of black applicants typically are twice as large under the quota system. Results did not support the argument that a large expansion of admission slots could replace the quota system and, at the same time, pointed out to the relevance of universalist policies aimed at basic schooling. <![CDATA[Capacidade explicativa de questionários de contexto: aspectos metodológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tem como objetivo apresentar a metodologia para a redução do número de variáveis, a descrição de cada um dos constructos elaborados e as medidas produzidas durante a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Usou-se a base com dados longitudinais produzidos pelo “Projeto Geres 2005”, que acompanhou uma mesma amostra de alunos durante os quatro primeiros anos do ensino fundamental em cinco cidades brasileiras. Os índices aceitáveis de validade e confiabilidade dos fatores resultantes dos diferentes questionários de contexto permitem o seu uso em outras pesquisas. O trabalho também oferece subsídios metodológicos para futuros estudos longitudinais em painel e constata que os recursos estatísticos, apesar de transmitirem a ideia de precisão, são, na verdade, ferramentas que orientam as decisões dos pesquisadores, seja na tolerância usada diante dos diversos valores, seja na decisão conceitual aplicada na definição dos constructos.<hr/>The present article presents the methodology to reduce the number of variables, the description of each construct as well as the measures that were produced during the Exploratorial Factor Analysis (EFA). There was used longitudinal data produced by Geres Project 2005, which followed a sample of students during the first years of elementary school in five cities in Brazil. The acceptable validity and trustability indexs of the resultant factors of the different context questionnaires enabled their use in other researches. Moreover, the work offers methodological subsidies to future panel longitudinal studies and attests that despite the fact that statistical resources transmit an idea of precision, they are, in fact, resources to guide the researchers decisions not only concerning the level of tolerance to be used but also the conceptual decision applied to the constructs definition. <![CDATA[Da universalização do ensino fundamental ao desafio de democratizar o ensino médio em 2016: o que evidenciam as estatísticas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto constitucional promulgado em 1988 prescreveu a obrigatoriedade e gratuidade do ensino fundamental, consagrando-o como um direito público subjetivo, pois inerente aos indivíduos aptos a cursá-lo. As estatísticas oficiais de matrícula e de escolarização evidenciam, com efeito, um considerável crescimento das matrículas nesse segmento da educação básica, pelo menos até meados da década de 2000. O presente artigo aborda, por meio de análise de indicadores oficiais de matrícula e escolarização, a histórica ampliação das matrículas no ensino médio no período 1990-2004 - resultante, entre outros fatores, da democratização do acesso ao ensino fundamental, iniciada e desenvolvida no mesmo período - e o desafio de universalizar sua oferta em 2016, como dispõe a Emenda Constitucional nº 59, de 2009.<hr/>The constitutional text promulgated in 1988 prescribed the gratuitousness and the mandatoriness of the elementary school, consecrating it as a subjective public right of the individuals who are able to attend it. The official enrollment statistics in this basic education level until the early year 2000 show an expressive growth. The present article focused on the secondary school enrollments expansion in consequence of the elementary school access democratization through the analysis of official enrollment and schooling indicators from 1990 to 2004. Moreover, the work discusses the challenge to achieve the secondary school supply universalization in 2016 as established in the Constitutional Amendment N. 59, of 2009. <![CDATA[As parcerias público-privadas para a oferta de vagas na educação infantil: um estudo em municípios paulistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo analisar a natureza e as consequências de parcerias firmadas entre o poder público municipal e as instituições privadas de educação infantil. Foram realizados estudos de caso em sete municípios do Estado de São Paulo, com parcerias em vigência no período de 1997 a 2006. A partir dos estudos de caso foi possível identificar regularidades e diferenças no que se refere a: implicações da parceria para a normalização e instâncias decisórias no âmbito da política municipal; alterações na organização da administração municipal; gastos efetuados pelos municípios; e indicadores educacionais. Os resultados evidenciaram uma diferenciação entre os tradicionais convênios e as novas parcerias que são realizadas, principalmente, com instituições privadas stricto sensu.<hr/>This paper presents the results of a research that aimed at the nature and the consequences of the partnerships among the municipal government and private early childhood education institutions. There were case studies in seven municipalities of São Paulo state concerning partnerships that were actives from 1997 to 2006. This made possible to identify regularities and differences in the process of partnership normalization as well as the municipal policies decisory instances; alterations in the municipal administration organization; municipal expenses and educational indicators. The results evidenced a differentiation among the traditional arrangements and the new partnerships, especially with private institutions. <![CDATA[Escolarização do corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A revista Estudos Educacionais, publicada entre 1941 e 1946, por alunos do Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis, foi analisada considerando a configuração no interior da qual a escola catarinense se colocava na primeira metade do século 20: inserção escolanovista e correspondente criação de um sistema de ensino que respondesse ao impulso modernizador. Deste fazia parte a sujeição do corpo ao desenvolvimento de um aparato psíquico forte e regulado. O objetivo de intervir nos corpos infantis aparece no periódico em três eixos: a) as ciências auxiliares (Psicologia, Sociologia e Biologia); b) o valor moral do esporte; e c) a nacionalização do ensino. Tais eixos foram analisados como resultantes do processo de constituição do Estado moderno que imputou à intervenção nos corpos importante papel no controle das paixões e na edificação de um sujeito adequado à vida industrial.<hr/>This work analyzes the periodic publication Estudos Educacionais, published between 1941 and 1946 by students of the Curso Normal of Florianopolis Educational Institute. The sources were analyzed taking into account the configuration in which Santa Catarina schools were inserted in the first half of the 20th century: escolanovista insertion and the creation of an educational system in reply to a modernizing impulse. It includes the body subjection to the development of a strong psycho apparatus. The infants’ body intervention goal appears in three ways: a) the auxiliary sciences (Psychology, Sociology and Biology); b) the sports moral value; c) the nationalization of education. These three ways were analyzed as result of the modern State constitution that gave to the body intervention an important role concerning the passion control and the edification of a subject to the industrial life. <![CDATA[A experiência geracional na fala de alunos de escola pública: a questão da autoridade docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na contemporaneidade, transformações nas configurações sociais do poder vêm modificando os padrões das relações intergeracionais, colocando educadores escolares diante de impasses advindos de um fenômeno anunciado como crise da autoridade docente. O presente artigo propõe apresentar uma experiência de pesquisa que buscou compreender os significados atribuídos à autoridade docente por alunos adolescentes matriculados em duas escolas públicas de São João del-Rei, Minas Gerais. Referenciada nas contribuições das perspectivas do interacionismo simbólico e da etnometodologia, a coleta de dados realizou-se por três diferentes procedimentos de investigação: observação de sala de aula, oficinas de dinâmica de grupo e entrevistas semiestruturadas. Concluímos que a ordem da hierarquização na sala de aula não mais emana somente da tradição, da submissão à autoridade aceita a priori como absoluta, mas também do consentimento e do reconhecimento das relações que foram estabelecidas entre professores e alunos.<hr/>Nowadays, transformations in the social configuration of the power are modifying the intergenerational patterns, putting educators at an impasse generated by the teacher authority crisis. The present article presents a research experience that aimed at the comprehension of the meanings attributed to the teacher authority by teenage students enrolled in two public schools of São João Del Rei city, Minas Gerais. Referenced by the symbolic interactionism and ethnomethodology perspectives, data collection was made by three different proceedings: classroom observation, group dynamics and semi-structured interviews. We conclude that the hierarchization order at the classroom not only comes from the tradition, from the submission to the authority accepted a priori as being absolute, but also from the consent as well as from the relationship established among teachers and students. <![CDATA[Reinterpretando conceitos cristalizados com os professores: um degrau prévio para enfrentar os dilemas profissionais docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discute questões relativas às séries finais do ensino fundamental e trata de resultados de uma pesquisa colaborativa universidade-escola, visando fomentar o desenvolvimento profissional dos professores. A pesquisa foi realizada em escola pública do interior do Estado de São Paulo. Visando refletir sobre as contradições e os dilemas presentes no dia a dia dos professores, procurou-se analisar com os docentes, ao longo dos períodos letivos, alternativas pedagógicas viáveis em seu contexto de trabalho. Situações foram levantadas e analisadas, e o trabalho mostrou a importância de se considerar e, ao mesmo tempo, analisar colaborativamente a sabedoria docente com os professores e problematizá-la, incluindo contribuições teóricas e de pesquisa. Estes são passos imprescindíveis para enfrentar os dilemas profissionais docentes e transformar práticas. Fundamental é repensar em processo, repensar em contexto.<hr/>The article discusses questions related to the elementary school final years as well as the results of a collaborative research university-school in order to boost the teachers professional development. The research took place in a São Paulo State public school. Aiming at the teachers daily basis dilemmas, one analyzed the pedagogical choices and viable alternatives concerning their work context. Situations were analyzed and it showed the importance to consider and, at the same time, to analyze, in a collaborative way, the teacher knowledge and to problematize it including theoretical and research contributions. These are fundamental steps to combat the teacher professional dilemmas and to transform their practice. It is fundamental to rethink the process, rethink within context. <![CDATA[Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva discutir sobre estratégias formativas utilizadas no programa Pró-Letramento. Foram analisados 152 relatórios de 24 orientadores de estudo do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram que esses orientadores, muitos ainda iniciantes nesta função de “desenvolver experiências de formação docente”, evidenciaram capacidade de favorecer, entre seus pares, situações de aprendizagem ancoradas em saberes construídos no cotidiano da escola.<hr/>The paper aimed at the education strategies of the Pró-Letramento Program. There were analyzed 152 reports of 24 tutors from Rio de Janeiro and Rio Grande do Sul. The results pointed out that these tutors, sometimes still beginning to act as a person responsible for the development of teacher education experiences, have a capacity to contribute to teaching and learning situations based on school knowledge. <![CDATA[A formação do professor em Rodas de Formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para a formação do profissional da educação é essencial que existam momentos de partilhas para tecer uma rede de relações e proporcionar a construção do conhecimento. As Rodas de Formação possibilitam que os educandos exponham suas dificuldades, desafios e conquistas, além de oportunizar a busca em conjunto de estratégias de superação. É objetivo deste artigo apresentar o processo de formação inicial de licenciandos de Química da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2009, por meio da sua inserção em Rodas de Formação. Durante o curso, o licenciando é incentivado a escrever suas preocupações com a sala de aula, além de registrar suas ideias, saberes e sugestões, sendo a escrita uma possibilidade de reflexão do seu processo de formação. O espaço de partilha de argumentos e a insistência no exercício da escrita possibilitam uma maior segurança no momento de tomar decisões e reavaliar as decisões tomadas.<hr/>It is essential to share moments in order to build a relation network and build knowledge concerning teachers education. The Education Wheels enable the exposure of difficulties, conquests and obstacles, as well as, the collective search for strategies to overcome them. The goal of the present article is to present the initial education process of Chemistry students of the Rio Grande Federal University who took part in the Pibid Program in 2009 through the Education Wheels. During the course, students are motivated to write down their worries, ideas and share their knowledge and suggestions focusing on classroom; in this sense, the writing activity is a possibility of reflection about their education process. The sharing space and the act of insisting in the writing exercise create a higher level of security in the moment of making and reevaluating decisions. <![CDATA[Professores e educação ambiental: implicações para o currículo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto é parte de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevistas e observações. O foco teórico seguiu contribuições dos estudos pós-estruturalistas que, na área da educação, vêm problematizando a questão do currículo e suas implicações produtivas. Discute a relação entre os professores e os discursos sobre Educação Ambiental movimentados pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA) de Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Mostra que os discursos e as estratégias sobre a Educação Ambiental que essa secretaria movimentou acabaram influenciando os modos de pensar e agir dos professores em termos de Educação Ambiental. Defende que essa relação, entre professores e a SQA, ajudou a reforçar no espaço escolar um tipo de currículo de Educação Ambiental chamado currículo turístico.<hr/>This text is part of a qualitative research that used as data collection instruments questionnaires, interviews and observation. The theoretical focus followed contributions of the poststructuralist studies that, in educational area, use to problematize the curriculum and its productive implications. The study discusses the relation among teachers and the Environmental Education discourses taken by the Environmental Quality Municipal Secretary of Pelotas, Rio Grande do Sul State. It shows that the discourses and strategies used by this Secretariat influenced the teachers’ way of thinking and acting. It defends that the relation among teachers and the Environmental Quality Secretariat reinforced a kind of environmental education curriculum known as tourism curriculum. <![CDATA[Discussão em torno da noção de acompanhamento de jovens adultos na educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Propõe uma discussão em torno da noção de acompanhamento de jovens adultos na educação superior, no quadro de um projeto profissional, visando chegar a uma definição da noção e ao estado atual da questão. Apresenta, inicialmente, políticas europeias sobre a educação ao longo da vida, como medidas permitindo o desenvolvimento desta noção, e um questionamento originado na prática de acompanhamento do projeto profissional do aluno universitário. Numa etapa posterior, mostra como vem sendo construída esta noção na formação de adultos nesta última década. Na busca da definição do perfil do profissional de acompanhamento, do público, do contexto, dos objetivos e do tipo de intervenção, estabelece relações com a formação e o projeto profissional. Numa última etapa, chega às pesquisas francesas mais recentes na tentativa de definir esta atividade no referido contexto.<hr/>It proposes a discussion about the concept of accompaniment provided to young adults in the higher education within the framework of a professional project. It aims to reach a definition of such a notion as well as take stock of the current state of the matter. Initially it provides an overview of the European life learning policies as tools encompassing such a concept, grounded on an assessment made from the perspective of our own practice gained while overseeing university students through their professional projects. At a later stage, it demonstrates how this concept of adult learning has been developed throughout the last decade. In the quest for a definition of the profile of the faculty project supervisor in charge of the accompaniment, the targeted audience, the context, the goals and type of intervention, seeks to establish how it interplays with learning and the professional project. At last, it takes a look at the most recent French research aiming to define the concept in question within said context.