Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120120001&lang=es vol. 93 num. 233 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Políticas de ação afirmativa no contexto da sociedade brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva analisar as políticas de ações afirmativas no contexto da formação e do desenvolvimento histórico da sociedade brasileira. Busca, para isso, elementos históricos e sociológicos para compreender como a sociedade brasileira tem reproduzido as contradições sociais, econômicas, culturais e políticas. Analisa, ademais, as políticas de ação afirmativa, considerando-as como resposta a esses desafios históricos, e o papel do Estado na sua formulação e implementação. Aprofunda as resistências da sociedade em discutir as questões étnico-culturais e raciais e como as políticas de ação afirmativa precisam avançar na direção das transformações estruturais, condição para que elas se tornem efetivas e possibilitem a emancipação dos cidadãos e da sociedade.<hr/>The article aims to analyze affirmative action policies in the context of the formation and historical development of the brazilian society. Thus, it seeks historical and sociological elements to better understand how the Brazilian society has historically reproduced the social, economic, cultural and political contradictions. Moreover, the article analyzes the affirmative action policies, considering them as the answer to these historic challenges and the role of the State in its formulation and implementation. It also goes deep into the resistance of society to discuss ethno-cultural and racial policies and how the affirmative action policies need to move toward structural changes, this being the condition for them to become effective and to enable the emancipation of citizens and society. <![CDATA[Educação escolar indígena e inclusão: por uma pedagogia do cuidado e da escuta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma maneira de começarmos um texto sobre a educação escolar indígena no Brasil é lembrando que, quando aqui chegaram os navegadores portugueses, nos idos de 1500, esse território era habitado por cerca de mil povos diferentes - transcorridos cerca de 500 anos, restam não mais de 200. Mesmo assim, a grande maioria dos brasileiros não sabe que são faladas cerca de 180 línguas diferentes. Este texto resulta de um conjunto de pesquisas sobre a situação da educação escolar indígena e tem como um de seus objetivos explicitar as contribuições de algumas proposições epistemológicas de Humberto Maturana para a edificação de uma educação junto às comunidades indígenas que promova a inclusão social e cultural. Nossas pesquisas têm demonstrado que, para que essa educação escolar indígena aconteça de forma inclusiva, há que se atentar para emoções como o cuidado, a escuta e o acolhimento das diferenças no espaço escolar numa perspectiva de diálogo intercultural.<hr/>A way for us to start a text about indigenous education in Brazil is remembering that when the Portuguese navigators came here in the 1500s, this territory was inhabited by about a thousand of different peoples. After about 500 years, there were no more than 200. Still, the majority of brazilians don’t know that there are about 180 different spoken languages. This text is the result of a set of researches about the situation of indigenous education and has, as one of its goals, to make explicit the some of the Humberto Maturana’s epistemological proposals for the edification of education within the indigenous communities, proposals that will promote their social and cultural inclusion. Our researches have shown that, in order for the indigenous education to take place in an inclusive way, one have to pay attention to emotions such as care, listening and the welcoming of differences within the school space for an intercultural perspective of dialog. <![CDATA[Políticas públicas complementares para a inclusão social: uma análise do pré-vestibular social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Examina o papel do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) para inclusão educacional no conjunto das políticas afirmativas que visam democratizar o ingresso da população de baixa renda no ensino superior. Retoma-se a literatura sobre o tema e, mediante a análise do PVS e do perfil da população atendida, discutem-se problemas relacionados às condições de mobilidade da população de baixa renda e à distribuição desigual de bens e serviços no território, destacados como alguns dos principais desafios para o alcance do objetivo maior do PVS. Apesar dos obstáculos, os resultados alcançados apontam o aumento do ingresso, na universidade, de pessoas do interior e de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro.<hr/>This article examines the role of the Pré-Vestibular Social (PVS - Social SAT preparation classes), used by the Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) for educational inclusion in the set of affirmative action policies seeking the democratization of the low-income population entry in higher education. Revisiting the literature on the subject and, through the analysis of the PVS and the profile of the students, we discuss the problems related to the conditions of the mobility of low income population and to the unequal distribution of assets and services in the territory, highlighting them as some of the main challenges posed to the reach of the PVS’s higher purpose. Despite the obstacles, the results achieved point to the increase of university admission rates for low income people and for students originating from the interior of Rio de Janeiro State. <![CDATA[Alunos cotistas e atividades extracurriculares: análise do Censo da Educação Superior 2009]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Avalia o grau de inclusão de alunos cotistas e não cotistas na vida acadêmica a partir da análise das atividades extracurriculares realizadas por 5.579.406 alunos incluídos no Censo da Educação Superior de 2009. A média de atividades extracurriculares realizada por alunos cotistas (X= 0,28) foi maior que a média dos alunos não cotistas (X = 0,17) depois de dois anos dentro da Instituição de Ensino Superior (IES). Ao longo de seus cursos, os alunos cotistas também acumularam mais atividades remuneradas e não remuneradas nas categorias de estágio, monitoria, pesquisa e extensão. Os resultados aqui apresentados corroboram a hipótese de que as cotas proporcionaram inclusão com qualidade, contudo, são evidências a favor da ação afirmativa no ensino superior de um modo geral, não necessariamente do modelo de cotas adotado pela maioria das IES brasileiras.<hr/>This article evaluates the degree of inclusion of students selected for affirmative action program quotas, and those not under quotas in the academic life, by analyzing the extracurricular activities developed by 5,579,406 students recorded in the Brazilian 2009 Higher Education Census. The average extracurricular activities performed by students selected under affirmative action programs (X= 0.28) was higher than other students (X= 0.17) after a two-year period in the Higher Education Institution (IES). During their courses, the students under the quota also accumulated more remunerated and non-remunerated activities related to internship, teaching, research and extension. The results presented here support that the affirmative action program quotas provide quality inclusion in a broad sense. However, they are also evidence that this is not applied to the model of program quotas followed and used by most Brazilian Higher Education Institutions. <![CDATA[O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito, fortalecendo a luta pelo aumento da oferta e por programas de apoio ao acesso e à permanência, aborda-se neste trabalho a escolarização de jovens universitários de origem popular em associação com a proposição de projetos de apoio a esses sujeitos. Na articulação com a pesquisa Trajetórias de Estudantes e com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes, focalizam-se as trajetórias de um grupo de estudantes que culminaram com o ingresso na universidade (em cursos de formação de professores) e as experiências marcantes no início da vida universitária com a inserção no Programa. Nesse propósito, resgata os percursos situando a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios apontados com o ingresso na universidade e considera as perspectivas de continuidade da trajetória em interface com o investimento institucional na formação dos estudantes.<hr/>By observing that, in the context of the social issues, education has been reaffirming itself as a right, strengthening the fight for the increase in its offering and for programs that give support to the access and permanence of students in the education system. In this study the focus is on the education process of the minority students, in this case young undergraduate students from underprivileged backgrounds and its relation to the projects designed to support them. In conjunction with the research “Students’ Trajectories” and with the development of Tutorial Education Program (TEP): Knowledge Connections, we focus on the trajectories of a group of students who entered the university (in courses forming teachers) and their remarkable experiences at the beginning of their college lives with the inclusion in the Program. Thus, this study highlights the students’ trajectories analyzing the schooling process under the perspective of their life experiences, explores the challenges faced with the students’ entry in the university and takes into consideration the perspectives of continuity in their trajectories in association with the institutional investments in forming students. <![CDATA[A dialética inclusão/exclusão na experiência do programa UFGInclui]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta uma análise dos dados da pesquisa “As contas da dialética inclusão/exclusão: a experiência das cotas na UFG”, em desenvolvimento na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o objetivo de apreender as mediações e os processos implicados nessa dialética a partir da experiência dos alunos ingressantes em 2009 pelo Programa UFGInclui. A pesquisa revela tendências que apontam - pordentro do próprio grupo dos estudantes ingressantes pelo Programa UFGInclui - que a desigualdade socioeconômica e suas consequências se recolocam, acentuando-se e expressando novos patamares de exclusão. Assim, entre os “excluídos”, a exclusão se reproduz e a inclusão se efetiva de maneira desigual.<hr/>This article presents an analysis of the data from the research “The accounts of dialectic inclusion/exclusion: the experience of the quotas in UFG” undergoing in the Education College at the Federal University of Goiás (UFG), with the purpose of understanding the mediations and the processes involved in this dialectic, from the experience of students entering, in 2009, through the UFGInclui Program. The research revealed trends that suggest that - within the group of students who were admitted through the UFGInclui Program - the socio-economic inequality and its consequences reset themselves, aggravating and expressing new levels of exclusion. Therefore, among the “excluded”, the exclusion reproduces itself, and the inclusion is achieved unevenly. <![CDATA[O “jovem ProUni” e as tecnologias de informação e comunicação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discute a relação do jovem que ingressa na universidade pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na apropriação do uso das tecnologias de informação e comunicação, baseando-se em pesquisa realizada com jovens que terminaram o ensino médio, ouvindo-os no momento de sua entrada na universidade em relação ao uso e às representações que fazem da internet, tendo como contraponto as representações do livro, da TV e do computador. Os passos metodológicos são descritos e os resultados, analisados. A pesquisa demonstra que os jovens que ingressaram pelo ProUni na universidade particular onde foi realizada a pesquisa acompanham os avanços tecnológicos de forma diferente da que é apontada pelo senso comum.<hr/>The present article discusses relation of the youngster who entered the university through the “University for All Program” (ProUni) in the appropriation in the use of the information and communication technologies, based on a research conducted with young people who have completed high school, listening to them at the moment they entered the university, concerning the use and representations they make of internet, having as a counterpoint the representations of the book, the TV, and the computer. The methodological steps are described and the results are analyzed. The research shows that the population of young subjects who were admitted through the ProUni program in private colleges where the research was conducted, follow the technological advances in a different way than indicated by common sense. <![CDATA[Ações afirmativas e inclusão regional: a experiência da Universidade Federal do ABC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende contribuir para uma reflexão coletiva sobre o tema das ações afirmativas e das cotas no ensino superior brasileiro. A partir do estudo de caso da recém-criada Universidade Federal do ABC (UFABC), o trabalho procura responder se houve, de fato, ampliação e diversificação da base social da educação superior na região metropolitana do ABC Paulista; se houve mudanças institucionais para o recebimento desses novos grupos de estudantes; e se tais mudanças se expressaram no projeto pedagógico da instituição. A curta experiência da UFABC demonstra que a mera adoção do sistema de reserva de vagas (sociais e raciais) não é suficiente para a diversificação da base social do ensino superior, mas pode contribuir para a efetiva promoção de mudanças na estrutura institucional e organizacional das universidades brasileiras.<hr/>This paper contribution focuses on the collective reflection about the affirmative action theme and the higher education quota system in Brazil. Starting with a case study of the newly created Federal University of the ABC (UFABC), this article tries to answer whether there was an effective increase on the number of students and their diversification on a social basis in São Paulo’s Greater ABC region; if there were institutional changes for the new students; and if those changes did reflect in the institutional pedagogic project. The short experience at the UFABC demonstrates that the simple adoption of the (social and racial) quota system isn’t enough for the diversification of the Higher Education social basis, but that it could contribute to the effective promotion of changes in the institutional and organizational structure of the Brazilian universities. <![CDATA[Ações afirmativas no ensino superior e o programa de bônus para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Aborda as ações afirmativas na perspectiva da inclusão social e étnico-racial na educação superior. Analisa os dois primeiros anos da implantação, pela Universidade Federal de Minas Gerais, de um programa de bônus para escola pública e para declaração de cor ou raça no acesso aos seus cursos de graduação. São analisados os resultados dos vestibulares e os questionários socioeconômicos preenchidos pelos candidatos, verificando-se as alterações que se deram na composição de candidatos e aprovados, bem como os efeitos produzidos pelo programa para o aumento da inclusão na Universidade. Embora a inclusão promovida seja apenas parte de um caminho a ser trilhado para a efetividade dessa ação afirmativa, os resultados indicam que o programa de bônus propiciou alterações importantes no perfil dos aprovados no vestibular.<hr/>This paper addresses the affirmative action program under the perspective of social and ethno-racial inclusion in higher education. It analyzes the first two years of implementation, by the Federal University of Minas Gerais (UFMG), of a bonus program for admittance in public schools, and for the declaration of color or race, in its graduation courses. Results of the admittance exam and the socioeconomic forms filled out by applicants are evaluated, verifying the changes occurred in the composition of applicants and those admitted, as well as the effects generated by the program in the increase of the inclusion in the University. Despite the fact that the promoted inclusion is only part of the pathway to be covered verify the effectiveness of this affirmative action, the results indicate that the bonus program allowed important changes in the profile of those admitted to the University. <![CDATA[Ações afirmativas na Universidade Federal do Maranhão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva discutir alguns aspectos do processo de implantação de políticas de ação afirmativa, por meio do sistema de cotas para estudantes negros aprovado no ano de 2006, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para o desenvolvimento da pesquisa, além de levantamento bibliográfico e coleta de dados quantitativos, foram realizadas entrevistas abertas com dois dos principais sujeitos envolvidos na aprovação do sistema: o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e a Pró-Reitoria de Ensino/UFMA. As noções de racismo, raça e ações afirmativas são centrais nas reflexões aqui apresentadas. Ao final, sinaliza que a adoção de políticas de ação afirmativa requer inúmeras transformações nos ambientes em que se instalam, pois a sua aprovação, por mais “consensual” que seja, não garante a efetivação dos seus objetivos.<hr/>The present article aims to discuss some aspects of the process of affirmative action program policies at the Maranhão State Federal University (UFMA), which culminated with the implementation of racial quotas for black students approved in 2006. In the development of the research, besides the bibliographical search and quantitative data collection, were performed open interviews with two of the main players involved in the system’s approval: the Afro-Brazilian Studies Centre (NEAB), and the Undergraduate Studies Council/UFMA members. The notion of race, racism and affirmative actions are key concepts in this study. The conclusion seems to be that the implementation of affirmative action programs requires several changes in the environment where they are to be implemented because their approval, however consensual they may be, does not ensure the effectiveness of their intended goals. <![CDATA[A expansão da educação superior no Brasil: um estudo do caso Cesnors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Discute acerca do programa de expansão universitária implementada no Governo Lula (2003-2010) na tentativa de qualificar o debate sobre um acesso sustentável à educação superior. Para isso, empreende-se uma abordagem hermenêutica e crítica sobre os processos de transformação e expansão das universidades brasileiras, centrando o foco, de modo especial, na criação do Centro de Educação Superior Norte (Cesnors), ligado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. O fortalecimento de laços entre a comunidade e a universidade é, pois, o que segue às ações de democratização do acesso, no sentido de enraizar a qualidade da educação superior nos processos político-culturais da sociedade mais ampla.<hr/>This article discusses the university expansion program implemented during Lula’s Administration (2003-2010) with the intent to qualify the debate on sustainable access to higher education. In order to achieve this, it is used an critical and hermeneutic approach on the processes of transformation and expansion of brazilian universities, focusing, specially, in the creation of the Centro de Educação Superior Norte (Cesnors),connected to the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Therefore, the central argument to democratize access is the strengthening of ties between community and university in order to anchor the quality of higher education in the political-cultural processes of a wider society. <![CDATA[As políticas de discriminação positiva e a democratização das grandes escolas francesas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tem como objetivo analisar em que medida as políticas de discriminação positiva contribuem para o acesso e para a permanência de jovens de classes populares no ensino superior francês. Aplicamos um questionário e realizamos entrevistas com os estudantes, a fim de analisar a experiência do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), que possui um programa específico para selecionar alunos de origem popular: as Convenções Educação Prioritária (CEP). Verificamos que as CEP contribuíram para a diversidade étnica, social, cultural e territorial do Instituto, mas de forma limitada. As classes sociais favorecidas são ainda sobrerrepresentadas na seleção via CEP, mesmo que esse tipo de procedimento seja o que selecione a maior proporção de estudantes desfavorecidos do Instituto. Constatamos, também, que os alunos têm tendência a receber o “capital territorial” de sua zona geográfica. <![CDATA[Uma experiência de formação de professores nos anos 80: lições de uma história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vivenciou um projeto chamado Complexo Educacional de São Gonçalo (Cesg), que se desenvolveu no período da redemocratização brasileira, de 1984 a 1986. Deixou escassos documentos escritos, agravando seu desconhecimento. Este trabalho reuniu documentos e estudos disponíveis para contribuir com a reconstituição da história da faculdade, trazendo a versão dos implementadores do projeto. Na perspectiva da nova história cultural, entende-se que a história se constitui por organização de sentidos que se tornam hegemônicos. O projeto Cesg desvela concepção de formação que tem o professor como eixo para a construção do sistema público de ensino, apesar dos descaminhos que não podem ser atribuídos apenas a Darcy Ribeiro, idealizador do projeto.<hr/>The College of Teachers Education (FFP) at UERJ, experienced a project named São Gonçalo Educational Complex (CESG) which was developed during the Brazilian re-democratization period, between 1984 and 1986. Few written documents remained, so it became an almost unknown time. This paper gathered documents and studies available to contribute to the reconstruction of the institutional history, bringing the version of project implementers. Under the perspective of the New Cultural History, it is understood that the history is told by the organization of the senses that become hegemonic. The CESG project reveals a conception in which the teacher formation is the axis for the construction of the public school system, despite the project mistakes that cannot be attributed only to Darcy Ribeiro, its creator. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>A Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vivenciou um projeto chamado Complexo Educacional de São Gonçalo (Cesg), que se desenvolveu no período da redemocratização brasileira, de 1984 a 1986. Deixou escassos documentos escritos, agravando seu desconhecimento. Este trabalho reuniu documentos e estudos disponíveis para contribuir com a reconstituição da história da faculdade, trazendo a versão dos implementadores do projeto. Na perspectiva da nova história cultural, entende-se que a história se constitui por organização de sentidos que se tornam hegemônicos. O projeto Cesg desvela concepção de formação que tem o professor como eixo para a construção do sistema público de ensino, apesar dos descaminhos que não podem ser atribuídos apenas a Darcy Ribeiro, idealizador do projeto.<hr/>The College of Teachers Education (FFP) at UERJ, experienced a project named São Gonçalo Educational Complex (CESG) which was developed during the Brazilian re-democratization period, between 1984 and 1986. Few written documents remained, so it became an almost unknown time. This paper gathered documents and studies available to contribute to the reconstruction of the institutional history, bringing the version of project implementers. Under the perspective of the New Cultural History, it is understood that the history is told by the organization of the senses that become hegemonic. The CESG project reveals a conception in which the teacher formation is the axis for the construction of the public school system, despite the project mistakes that cannot be attributed only to Darcy Ribeiro, its creator.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 06:04:04 25-04-2024-->