Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120120002&lang=es vol. 93 num. 234 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O Inep, o diagnóstico da educação brasileira e a Rbep]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao ensejo da comemoração dos 75 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), este artigo aborda a sua trajetória tomando como referência, no primeiro momento, os marcos legais de sua criação e, no segundo momento, resgatando a experiência do projeto “Diagnóstico da Educação Brasileira”, por ele desenvolvido na década de 1980. No terceiro momento, refaz o percurso histórico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), mostrando a passagem de seu perfil original de órgão oficial do Ministério da Educação (MEC) para a condição de revista organizada segundo o padrão corrente dos periódicos científicos. Na conclusão é apresentada uma apreciação crítico-propositiva da atual situação do Inep e da Revista que ele edita desde os seus primórdios.<hr/>In celebration of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio teixeira - Inep’s 75th anniversary the article covers, at first, the institute’s trajectory taking as reference the legal framework and, in a second moment, the experience obtained from the project “Diagnosis of the Brazilian Education”, developed by Inep in the 80’s. On the third moment, it rebuilds the historical paths taken by the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Rbep (Brazilian Journal of Pedagogical Studies) showing how it went from its original profile as an official entity of the MEC (Ministry of Education), to a journal organized according the current standards of scientific journal. In the conclusion, there is presented a critical proposal of Inep’s and the Brazilian Journal of Pedagogical Studies current situation. <![CDATA[A Rbep e as políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Destaca as tônicas e questões abordadas nas duas últimas décadas nos textos sobre políticas educacionais publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). A análise de conteúdo procedida indica a predominância de cinco temas: considerações teóricas sobre políticas educacionais, com relevo ao debate sobre a qualidade e a importância do contexto histórico; apresentação de visões prospectivas como proposta ou como indicação de instrumentos metodológicos; discussão da relação entre Estado e educação com base em produção acadêmica recente; análise e interpretação de estatísticas educacionais, predominando a demonstração de equívocos na interpretação de resultados de políticas implementadas; e análise crítica de políticas educacionais específicas sob óticas diversas. De modo geral, os textos, marcados pela tônica do debate da área de conhecimento dos autores, têm como foco a importância da educação formal na construção da democracia no Brasil.<hr/>This paper highlights the questions and emphasis in texts on educational policies published by Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) in the last two decades. The content analysis indicates the predominance of five themes: theoretical considerations on educational policies, with particular emphasis on the debate on quality and the importance of the historical context; the presentation of prospective views, either as a proposition or as the indication of methodological instruments; the discussion of the relation between the State and education based on recent academic production; the analysis and interpretation of statistics on education with predominance in showing mistakes in the interpretation of implemented particular policies, and the critical analysis of specific policies under different perspectives. Generally speaking, these texts, which are characterized by an emphasis on the debate within specific areas of the authors’ knowledge, are focused on the importance of formal education in building the democracy in Brazil. <![CDATA[O financiamento da educação na Rbep: temas dos últimos 15 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata dos artigos sobre financiamento da educação publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) durante os últimos 15 anos. Discute a agenda de estudos sobre financiamento da educação no plano internacional e busca situar os artigos publicados no âmbito desta agenda. Constatou que os sistemas públicos de ensino receberam grande atenção entre os artigos publicados, assim como ocorreu com o conjunto das esferas de governo: União, Estados e municípios. Entre os temas que dizem respeito a todos os três níveis de ensino e às três esferas de governo, destacou-se a vinculação constitucional de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino, mas questões referentes à equidade e à eficiência, bastante presentes naquela agenda, não foram bem contempladas nos artigos da Rbep.<hr/>The text dealt with articles on education financing published in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) during the past fifteen years. It discussed the agenda of studies on educational financing on an international level and attempted to place those articles within this agenda. It verified that the public systems of education received great attention among the articles published as well as the set of the three levels of government - the Union, the States and the Municipalities. Among topics that have to do with all levels of schooling and with the three levels of government, relevance was given to constitutionally defined resources for the maintenance and development of educational systems, but issues regarding efficiency and effectiveness, which are often included in that agenda, were not given the attention that they deserved in Rbep’s articles. <![CDATA[Avaliação educacional: tratamento do tema na Rbep no período de 1998 a 2010]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo como referência 22 artigos que tratam do tema avaliação educacional, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2010, destaca as características dessas produções e identifica focos privilegiados pelos autores no tratamento do tema. Evidencia a diversidade de abordagens, objeto dos artigos, no entanto, constata recorrência das que dizem respeito às iniciativas de avaliação do governo federal direcionadas à educação básica ou ao ensino superior, sendo parte dessa produção de autoria de profissionais que ocupavam, à época de sua publicação, funções na estrutura organizacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou atuavam como assessores na referida instituição. Ao realçar contribuições propiciadas pela Revista para estudo do tema avaliação educacional, o texto alerta para a oportunidade de o periódico vir a induzir a divulgação de artigos que abarquem diferentes referenciais analíticos.<hr/>Taking as reference twenty-two articles dealing with the issue of educational assessment, published in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) in the period of 1998 to 2010, this paper highlights features of these productions released by Rbep. It also identifies outbreaks privileged by the authors in dealing with the topic. This paper emphasizes the diversity of approaches that was the subject of those articles. However, it also finds the recurrence of those addressing evaluation initiatives from federal government, directed to basic education or to higher education, with part of this production being written by professionals that, at the time of their publication, held positions in the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep’s organizational structure or acted as advisors in that institution. By highlighting contributions offered by the journal for educational evaluation studies, the article alerts to the opportunity to Rbep to induce regular dissemination of articles covering different analytical frameworks. <![CDATA[Educação superior em pauta: balanço das publicações na Rbep no período 1997-2011]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Faz um balanço dos 16 artigos presentes na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) que têm o tema da educação superior como objeto, tomando como referência os últimos 15 anos (1997-2011). Numa primeira leitura, foi feita a análise dos textos tendo em vista o ano em que foram veiculados, a origem regional geográfica e a tipologia em que se enquadram. Ampliando o exercício analítico, foram criadas sete categorias que estariam abrigando a natureza temática das publicações: perspectiva histórica e política; avaliação institucional; perspectiva sociológica; processos de inclusão/exclusão e o vestibular; trajetórias de formação e acompanhamento; formação e trabalho docente; currículo e formação profissional. Foi possível perceber a relação entre as temáticas e os movimentos produzidos pelas políticas públicas para a educação superior, bem como a presença da produção intelectual oriunda da pós-graduação em educação. O campo da educação superior é polissêmico e se desdobra em múltiplas possibilidades de abordagem.<hr/>The article features a balance on the sixteen publications presented in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) that have the issue of the higher education as an object, taking the last fifteen years as a reference (1997-2011). In a first reading, the publications were analyzed focusing on the year in which they were published, their regional geographic origin, and the type of article. Broadening the analytic exercise, seven categories that would be sheltering the thematic nature of the publications were created: historical and political perspective; institutional assessment, sociological perspective; processes of inclusion/exclusion and the university entrance exam; trajectories for training and monitoring; training and teaching work; curriculum and professional training. It was possible to notice the relationship between the themes and the movements produced by the public policies for the higher education, as well as the presence of the intellectual production originated from the post-graduate degree in education. The higher education field is polysemic and it unfolds into multiple possibilities of approach. <![CDATA[Ações afirmativas e educação superior no Brasil: um balanço crítico da produção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nos últimos anos, várias universidades públicas brasileiras instituíram um novo sistema de ingresso nos cursos de graduação. O sistema de cotas ou as ações afirmativas para estudantes negros, indígenas e oriundos do sistema público de ensino passou a ser um mecanismo de promoção de grupos e populações sub-representadas nas instituições de ensino superior. Este artigo analisa a introdução dessas ações tendo como foco a produção intelectual existente e os artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep).<hr/>In recent years several brazilian public universities have instituted a new system to accessing undergraduate courses. The quota systems or affirmative action for black, native students, and those originating from the public school system became a mechanism of promotion for minority groups and populations with low representation in higher education. This article analyzes the introduction of these actions with a focus on the existing intellectual production and on the articles published by Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). <![CDATA[Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta uma análise dos trabalhos sobre formação de professores e aspectos de sua profissionalização, publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 22 números editados entre 1998 e 2011, perfazendo 38 artigos, classificados e estudados em sete subtemas, a saber: história da educação; política de formação e contexto social; formação inicial e profissionalização docente; formação a distância; trabalho docente; formação continuada; temas variados. Verifica-se que a contribuição dos artigos é altamente relevante, trazendo perspectivas de compreensão da formação e do trabalho docente sob diversas óticas, o que é o papel da pesquisa, e, com isso, favorecendo que gestores possam se apropriar desses conhecimentos para o delineamento e implementação de políticas nessa área. Restam as questões do diálogo entre gestores e a pesquisa educacional.<hr/>This paper presents an analysis of a set of studies about teacher’s education and professional development of teachers published by Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, which brought together 38 articles in 22 editions from 1998 to 2011. All of them were classified and studied under seven sub-themes: history of education; education policies and social context, initial education and professional development of teachers, distance education, teacher’s work; ongoing education and also varied themes. As a result, it was identified a wide contribution of those articles on teacher’s education and teacher’s work, adding comprehension under several points of view which, by the way, it is the role of research, allowing the appropriation of these knowledge by managers for the design and also implementation of policies in such area. There still remain the issue of dialogue between managers and educational research. <![CDATA[A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto foi estruturado em três partes. Inicialmente faz-se uma discussão sobre o movimento de constituição do campo da Didática no Brasil, tomando como referência resultados de pesquisas e dados de estados da arte. Discutem-se ainda questões polêmicas, como a da dispersão versus diversificação temática nas produções do campo, assim como a dificuldade de concretização da Didática Fundamental versus a negação da Didática Instrumental. Na segunda parte são apresentados os textos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) e uma contextualização do período em que foram produzidos esses trabalhos. Na terceira parte são discutidos os resultados da análise, organizados em quatro eixos: a Didática enquanto campo de estudos; a Didática enquanto disciplina de cursos de formação docente; conhecimentos didáticos nas práticas didáticas em contextos escolares e não escolares; temas correlatos à Didática. Nas conclusões são retomados os questionamentos relativos às tensões presentes no campo.<hr/>The text has been structured in three parts. In the first part there is a discussion of how the field of Didactics has been built in Brazil, taking into account research findings and the area’s literature data reviews. There are also debatable issues, such as dispersion versus thematic diversification in the field productions, as well as the difficulty to conceive Fundamental Didactics versus the denial of Instrumental Didactics. In the second part, the paper presents a brief description of the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Rbep texts and tries to give a picture of the period in which these papers were produced. The third section discusses the results of the analysis, which are organized in four areas: Didactics as a field of study, Didactics as a discipline of teacher education courses; Didactics knowledge in the practice of classrooms, in schools and in non-formal education contexts; and topics related to Didactics. The conclusions go back to questioning issues related to existing tensions found in the field. <![CDATA[A alfabetização e o ensino fundamental: um balanço dos estudos no período de 1998 a 2011]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apresenta um balanço da produção científica de temáticas de ensino fundamental e alfabetização em 22 artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2011. Tem como objetivo identificar as tendências e as características dos estudos e a relação com o contexto social, econômico e político do País nessas décadas. Foi possível identificar o tema predominante no debate educacional e presente na produção examinada - educação de qualidade como direito de todos e os processos de universalização do acesso. A partir da análise dos artigos, três grandes categorias em torno das quais se organiza a produção em estudo sintetizaram aspectos privilegiados conforme seu aparecimento nos artigos: 1) o acesso e a qualidade do ensino fundamental e os diagnósticos sobre as políticas educacionais; 2) a alfabetização e o letramento; 3) temáticas emergentes que perpassam o ensino fundamental.<hr/>This article features an inventory on the scientific production of themes related to elementary school education and alphabetization in 22 articles published in Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos between 1998 and 2011. Its purpose is to identify the tendencies and characteristics of these studies and their relation to the country’s social, economical and political context in those decades. The predominant theme in the educational debate was identified in the production analyzed as being a quality education as a right for all people and the processes of universalizing its access. After analyzing the articles, three large categories around which the production is organized emerged from the analysis and synthesized the privileged aspects according to their appearance in the articles: 1- the access and the quality of elementary school education and the diagnosis on educational policies; 2- alphabetization and literacy; 3- emerging themes that permeates elementary school education. <![CDATA[Ensino de ciências e de matemática: resenhas e reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Inicialmente é feita uma breve resenha de cada um dos 14 artigos subordinados à temática Ensino de Ciências e de Matemática publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período 1998-2011. A seguir são feitos comentários e críticas sobre esse ensino no Brasil, assim como sobre a pesquisa nessa área, tendo como referência o já mencionado conjunto de artigos e a experiência do autor como professor e pesquisador em Ensino de Ciências, particularmente em Física.<hr/>Initially a short review is made of each one of a set of 14 articles published in the Brazilian Journal of Pedagogical Studies, from 1998 to 2011, in the area of Sciences and Mathematics teaching. Then, some comments and criticisms are made about this field of teaching in Brazil, as well as about the research done in it, taking as reference that set of articles and the author’s experience as teacher and researcher in Sciences teaching, particularly in Physics. <![CDATA[A história da educação na Rbep (1999-2011).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de exame dos artigos de história da educação publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre os anos de 1999 e 2011. Tem como objetivos: inventariar os temas principais, os períodos históricos tratados, os modos e critérios de periodizar, o léxico conceitual e os referenciais de análise presentes; relacionar esses caracteres ao perfil do periódico e aos padrões atuais de escrita, publicação e circulação dos resultados da pesquisa acadêmica na pós-graduação brasileira; ponderar sua representatividade no quadro das tendências apontadas pela historiografia e nos balanços, bem como o modo pelo qual respondeu às mudanças quantitativas e qualitativas conhecidas, desde meados de 1980, na história da educação praticada no Brasil. Conclui-se que o conjunto expressa algumas das características da atual historiografia da educação brasileira, mas não a espelha integralmente, pela incidência da ação seletiva e interveniente do campo educacional e do próprio periódico, para os quais a história da educação é um dos modos de abordagem de temas definidos no espectro dos problemas da educação.<hr/>It refers to examining the articles on history of education, which were published in Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, between 1999 and 2011. Its goals are to provide an inventory of the main themes, the historical periods, the modes and standards of the division in periods, the conceptual lexicon and the current analyses frameworks; to relate those characters to the journal’s profile and to the current patterns of writing, publishing and circulation of academic research results in brazilian post-graduation courses; to consider its representativeness in the scope of historiography and confront it to the trends already shown in studies, as well as to investigate the way they responded to the previously recognized quantitative and qualitative changes made in the history of education since the mid-1980’s in Brazil. One can conclude that these articles express some of the features of the current historiography of brazilian education, although they do not reflect it in full due to the incidence of the selective and intervening action from the educational field and from the journal, for which the history of education is one of the many ways to approach the issues defined in the spectrum of the problems in education. <![CDATA[A filosofia da educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao ensejo de analisar os trabalhos da área de Filosofia da Educação publicados nos últimos 15 anos nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), o artigo busca explicitar a contribuição deles para o debate das questões educacionais de modo a evidenciar o lugar e a importância que o veículo atribuiu à análise filosófica no período. Procura identificar as temáticas e as preocupações centrais expressas pelos trabalhos divulgados, bem como as perspectivas dessas abordagens, ao mesmo tempo que propõe a discussão das tarefas que cabem à Filosofia da Educação e delineiam sua identidade e a especificidade de sua contribuição para o entendimento do sentido da educação tanto no âmbito teórico como na esfera prática. Argumenta então que, de uma perspectiva epistemológica, cabe-lhe elucidar as questões do conhecimento no campo educacional; de uma perspectiva axiológica, cabe-lhe explicitar os valores que sustentem a prática educativa; e, de uma perspectiva ontológica, cabe-lhe descrever a condição existencial do homem como pessoa e como ser histórico e social em processo permanente de autoconstrução.<hr/>With the purpose of analyzing the works done in the area of Philosophy of Education, published during the last 15 years in Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), the essay aims to clarify their contribution in the discussion of educational issues in order to show the place and role assigned by this vehicle to the philosophical analysis during that period. It, then, tries to identify the main themes and concerns expressed by works published, as well as the prospects of these approaches, at the same time that it proposes the discussion of tasks that belong within the scope of the Philosophy of Education, tasks that outline their identity and the specificity of their contribution to the understanding the meaning of education, both at the theoretical and the practical spheres. It, then, argues that in an epistemological perspective, has to clarify the issues of knowledge in the educational field; from an axiological point of view, it has to make explicit the values that support the educational practice and, from an ontological perspective, it is responsible for describing the existential condition of man as a person and as an historical and social being under the ongoing process of self-construction. <![CDATA[Jader de Medeiros Britto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao ensejo de analisar os trabalhos da área de Filosofia da Educação publicados nos últimos 15 anos nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), o artigo busca explicitar a contribuição deles para o debate das questões educacionais de modo a evidenciar o lugar e a importância que o veículo atribuiu à análise filosófica no período. Procura identificar as temáticas e as preocupações centrais expressas pelos trabalhos divulgados, bem como as perspectivas dessas abordagens, ao mesmo tempo que propõe a discussão das tarefas que cabem à Filosofia da Educação e delineiam sua identidade e a especificidade de sua contribuição para o entendimento do sentido da educação tanto no âmbito teórico como na esfera prática. Argumenta então que, de uma perspectiva epistemológica, cabe-lhe elucidar as questões do conhecimento no campo educacional; de uma perspectiva axiológica, cabe-lhe explicitar os valores que sustentem a prática educativa; e, de uma perspectiva ontológica, cabe-lhe descrever a condição existencial do homem como pessoa e como ser histórico e social em processo permanente de autoconstrução.<hr/>With the purpose of analyzing the works done in the area of Philosophy of Education, published during the last 15 years in Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), the essay aims to clarify their contribution in the discussion of educational issues in order to show the place and role assigned by this vehicle to the philosophical analysis during that period. It, then, tries to identify the main themes and concerns expressed by works published, as well as the prospects of these approaches, at the same time that it proposes the discussion of tasks that belong within the scope of the Philosophy of Education, tasks that outline their identity and the specificity of their contribution to the understanding the meaning of education, both at the theoretical and the practical spheres. It, then, argues that in an epistemological perspective, has to clarify the issues of knowledge in the educational field; from an axiological point of view, it has to make explicit the values that support the educational practice and, from an ontological perspective, it is responsible for describing the existential condition of man as a person and as an historical and social being under the ongoing process of self-construction.