Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120130002&lang=pt vol. 94 num. 237 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O impacto da pobreza no Ideb: um estudo multinível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva investigar, por meio de análise de regressão multinível, o impacto da pobreza no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas. Para tanto, foi considerado o percentual de beneficiários do Programa Bolsa Família nas instituições de ensino com Ideb 2009. Na composição do modelo matemático, foi utilizada a metodologia multinível e inseridas variáveis do nível da escola e do município. Depois de considerar o efeito das variáveis dos diferentes níveis, verificou-se um impacto de -0,42 no modelo 1 e -0,29 no modelo 2. Isso significa que a presença de alunos em situação de pobreza tem efeito negativo bastante considerável no Ideb da escola; custo-aluno, população e região também interferem nessa relação. Espera-se que os resultados deste estudo apoiem o enfrentamento da meritocracia e a defesa de mais recursos para a educação.<hr/>The aim of this study is to investigate the impact of poverty on Ideb schools, using multilevel regression analysis. Therefore, the percentage of Bolsa Família’s beneficiaries in schools with Ideb 2009 was considered. The mathematical model was composed by multilevel methodology as well as variables of school and county levels. After considering the effect of different levels of variables, there was an impact of -0.42 in model 1 and -0.29 in model 2. This means that the presence of students in poverty has a strongly negative effect on Ideb results. Public spending per student, population and region also interfere. It is hoped that the results of this study support the coping with meritocracy and the efforts to increase government investments in education. <![CDATA[Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: evidências a partir dos dados da Prova Brasil 2009]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre a repetência escolar de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Usando os dados dos estudantes do 5º ano avaliados na Prova Brasil 2009, em Matemática, programou-se um modelo de regressão logística (modelo de risco à reprovação) para investigar quais características dos alunos e de suas famílias estão associadas à repetência. Verificou-se no estudo que os meninos são mais propensos à repetição em Matemática do que as meninas e que cursar a pré-escola, fazer os deveres de casa e ter apoio da família nos estudos são importantes fatores associados à diminuição do risco de repetência nesse nível de ensino.<hr/>This paper presents the results of an exploratory study on student retention in early elementary school. We investigated the relationship between social background and risk of retention by a logistic regression model (risk of retention model), using data from 5th grade students in the Brazilian Assessment of Educational Progress (Prova Brasil), math section, in 2009. The study found that boys are more likely than girls to repeat math classes. Also, attending pre-school, doing homework and having support from family are facts associated with a decrease in retention levels. <![CDATA[Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de habilidades de alfabetização e letramento que, assim como outros instrumentos avaliativos, apresenta limitações e incompletudes que podem prejudicar a abrangência dos resultados encontrados. No intuito de colaborar para o aprimoramento desse instrumento, apresentamos a análise de três aspectos relacionados à concepção e elaboração da Provinha Brasil: a avaliação da competência narrativa dos alfabetizandos, o tratamento da variação linguística e a formação do professor alfabetizador.<hr/>Provinha Brasil is a Brazilian diagnostic assessment of literacy skills that is as limited and incomplete as any other evaluation instrument. This fact can make the results less effective. Thus, in order to contribute to the improvement of the test, we present an analysis of three aspects related to the design and development of Provinha Brazil: the evaluation of narrative competence, the treatment of linguistic variation and the formation of literacy teachers. <![CDATA[O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao resgatar o caráter diagnóstico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), investiga e compara o desempenho dos estudantes de cada uma das regiões geográficas do Brasil no exame realizado em 2010 para cada uma das áreas do conhecimento que o integram: Redação; Ciências da Natureza; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; e Matemática. Para a investigação, utilizamos os microdados disponibilizados pelo Ministério da Educação os quais foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apontam três grupos de desempenho: superior (Sul e Sudeste); médio (Centro-Oeste); e inferior (Norte e Nordeste). Todas as áreas apresentaram baixo desempenho - inferiores a 58% -, entretanto, na prova de Redação verificou-se o oposto em relação à de Linguagens quando comparadas as regiões.<hr/>In this paper, we investigated and compared the students’ performance in Enem 2010 in each Brazilian geographic region, considering different knowledge areas: Writing; Natural Sciences; Languages and Codes; Humanities and Mathematics. We used descriptive statistics to analyze Enem’s micro data provided by the Ministry of Education. The results point to three different performances, such as: superior (South and Southeast), middle (Midwest) and lower (North and Northeast). All areas showed low performances, less than 58%; however, when comparing regions, we observed opposite results to Writing and Language exams. <![CDATA[Remuneração inicial dos professores das redes municipais do Paraná no contexto municipal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas últimas décadas, a questão da remuneração dos professores tem perpassado as políticas educacionais como expressão da valorização docente, constituindo, este artigo, o resultado do cotejamento das políticas educacionais nacionais, inclusive as municipais, pertinentes à remuneração dos professores. O período proposto para a investigação abrange os anos de 1996 a 2010. Por meio dos dados coletados, construiu-se um panorama da configuração da remuneração inicial dos professores do magistério público no Paraná, no contexto socioeconômico dos municípios selecionados, constatando-se discrepâncias na remuneração inicial praticada entre diversos municípios e semelhanças entre os municípios mais ricos, que possuem as maiores remunerações iniciais.<hr/>During the last decades, the issue of teachers’ remuneration has permeated the educational policies as an expression of the appreciation of teachers. The present article is the result of a parallel between national educational policies and municipal educational policies, related to the remuneration of teachers. The period of this investigation is from 1996 to 2010. It was possible to build up a panorama of initial remuneration of teachers of the public teaching system in Paraná, using the data collected in the socioeconomic context of the selected municipalities. We have noticed discrepancies in the initial remuneration practiced among the different municipalities and also, similarities in the richest municipalities, which have the highest initial salaries. <![CDATA[Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa práticas e reflexões de professoras que participam de um grupo colaborativo no âmbito do Projeto Observatório da Educação, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Destaca a constituição do grupo, as ações desenvolvidas, as reflexões das professoras e as considerações que permitem avançar nos processos de ensino de Matemática e formação de professores. Examina cadernos de registros das professoras, atas de memória do grupo e depoimentos e apresenta a análise desse conteúdo, pela perspectiva de Bardin. Conclui ter havido avanços significativos nas práticas, pois o trabalho em grupo favoreceu o processo reflexivo das professoras sobre sua prática e seu desenvolvimento profissional, embora ainda existam fragilidades em algumas reflexões.<hr/>This article aims to analyze practices and reflections of teachers who takes part in a collaborative group within the Centre for Education Project, financed by the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (Capes). Also shows group formation; actions taken; teachers’ reflections and considerations, which allow an advance of math teaching process and teacher training. In addition, there is an analysis of the teachers’ records, group’s minutes of memory, statements and analysis of content, from Bardin’s perspective. We conclude that there have been significant advances in practices, because the team work facilitated the process of reflection on their practice and professional development, although there are still weaknesses in some reflections. <![CDATA[Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para municípios com baixo Ideb]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta resultados parciais de uma pesquisa vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao programa Observatório da Educação. Nosso objetivo é discorrer sobre atividades desenvolvidas do ano de 2011 até meados de 2012, na área de Língua Portuguesa, voltadas para os eixos leitura e produção escrita de texto, refletindo sobre as ações de formação continuada. Trata-se, portanto, de uma pesquisa calcada nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, por voltar-se para o estudo da língua em sua ação efetiva. Os resultados parciais, confirmados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, já apontam para avanços significativos na qualidade do ensino nos municípios envolvidos, principalmente no que diz respeito à disciplina de Língua Portuguesa.<hr/>This article presents partial results of a survey developed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (Inep) and the Education Observatory Program. The aim is to discuss activities carried out from 2011 to mid-2012, in Portuguese Language area, related to reading and writing skills, reflecting on continuing education initiatives. This is a research in theoretical assumptions of Applied Linguistics, because it is based on the studies of language and its effective actions. The partial results, confirmed by Ideb 2011, point to significant advances in the quality of teaching in the cities involved, especially regarding Portuguese subject. <![CDATA[Projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral: desafios e possibilidades para uma formação emancipatória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A crítica aos currículos fragmentados em disciplinas tem sido recorrente em inúmeras publicações nacionais. A dificuldade para a implantação de currículos não disciplinares nos cursos de ensino superior em universidades estabelecidas há décadas esbarra, principalmente, nas relações de poder dentro das universidades. O setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz parte do plano de expansão das instituições brasileiras de ensino superior e, assim, marcou seu início com o desafio de fazer diferente, ou seja, atuar com currículos não disciplinares. Nesse sentido, apresentamos detalhadamente o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências construído ao longo dos quatro anos de sua existência.<hr/>The criticism that the undergraduate curriculum is fragmented is a recurring theme on several Brazilian publications. The difficulty for the implementation of non-disciplinary curriculum in universities touches on power relations. The Federal University of Paraná (UFPR) - coastal zone is part of the expansion of Brazilian higher education institutions and has significantly affected its beginning with the challenge of not using nondisciplinary curriculum. Therefore, we present the details of the political pedagogical project of the Degree in Sciences developed over the years. <![CDATA[O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de “subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”.<hr/>The aim of this study is to present that affirmative actions in Brazilian public universities, which were originally claimed by the Black movement, ended up developing benefits to other social, racial and ethnic groups. Thus, we performed an analysis of indicators in order to infer the authors’ conclusions. Therefore, the concept of “social by products” must be understood as the extension of benefits to other social groups that have not historically suffered significant disadvantages in Brazil. This is a conceptual discussion about two components: the first one is the essence of the ideological debate on the subject and the other is a perverse nature, because it moves vacancies from “racial quotas” to “social quotas”. <![CDATA[Classes multisseriadas no Acre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa o ensino multisseriado de uma escola localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, onde as aulas do 1º ao 5º ano são ofertadas numa mesma sala. Realizamos entrevistas, observações in loco e análise documental para verificar se a disposição da sala de aula, em fila por série, prejudica a aprendizagem e para identificar as dificuldades dos alunos no ensino multisseriado. Refletimos sobre a educação rural, o ensino multisseriado e a mediação docente para trabalhar conceitos e conteúdos diversos desde a alfabetização até o 5º ano do ensino fundamental, na perspectiva histórica e cultural. Concluímos que existem possibilidades de aprendizagem nos modelos multisseriados de ensino, mas há lacunas, apesar de o professor se desdobrar para ensinar e produzir conhecimento nas salas multisseriadas.<hr/>The aim of this paper is to analyze the multigrade teaching in a school located in Cruzeiro do Sul, rural area, in the state of Acre, where classes from first to fifth grade of elementary school are offered in the same room. Interviews, spot observations and documentary analysis were conducted in order to verify if the seating plan of the classroom, lined up by grade, affect learning and identify the difficulties of the students in multigrade teaching. We speculated about rural education, multigrade teaching and teachers’ mediation to work different concepts and content from literacy to fifth year of elementary school, in historical and cultural perspective. We conclude that there is learning in multigrade models of teaching, but it produces gaps, despite teachers’ strive to fulfill their role as educators and to develop knowledge in multigrade classrooms. <![CDATA[Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta os resultados de estudo sobre os processos de escolha de livros didáticos (LD), no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mediante o qual buscamos responder a seguinte questão: Como escolas de educação básica (EEB) organizam e desenvolvem ações para a escolha de LD? Para a coleta de informações, realizamos entrevistas com membros das equipes gestoras de 15 EEB. Pelas análises das entrevistas realizadas, podemos afirmar que: 1) a organização do processo de escolha de LD nas EEB foi desencadeada muito mais por ações desenvolvidas pelas editoras do que propriamente por orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); 2) no processo de escolha de LD, é bastante comum a realização de encontros breves durante o intervalo das aulas, no qual os professores costumam tomar suas decisões acerca da seleção dos livros; 3) as ações desenvolvidas nas EEB mobilizam todos os professores, mediante a realização de, ao menos, uma reunião, mas essas ações restringem-se à tarefa de escolha dos LD em cada área disciplinar, não havendo discussões mais amplas acerca das finalidades próprias do ensino médio, nem acerca do papel dos LD para tanto.<hr/>This article presents the results of a study on the process of choosing textbooks (LD), within the Brazilian National Textbook Program (PNLD), in order to answer the following question: How do Basic Education Schools (EEB) organize and develop actions to choose LD? To collect information, we interviewed members of the management team from 15 EEB. By analyzing the interviews, we can say that: (1) The organization of the process for choosing LD in EEB was triggered by publishers actions, rather than the FNDE guidelines; (2) in the process of choosing LD is quite common for the teachers to have short meetings during the break between classes, so that they can make decisions about the choice of LD; (3) the actions developed in EEB mobilize all teachers in at least one meeting, but these actions are restricted to the task of choosing the LD for each subject area, with no further discussions about the specific aims of high school, or the role of LD. <![CDATA[Os ambientes de aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.<hr/>This article aims to discuss ways of teaching and learning from the viewpoint of final year students of a primary public school, which articulates pedagogical practices in Learning Environment. We collected reports written during the activities, which were analyzed using the Collective Subject Discourse as analysis methodology. The speeches reveal changes in teaching and learning, due to the transformation of conventional classrooms into Learning Environments. Also, students notice that the lessons are more dynamic, because they are free to stand up, talk to each other and use the teaching material available. They emphasize that teachers’ actions are more welcoming and that they believe in real change for education. <![CDATA[Reflexões a respeito do uso da modelagem matemática em aulas nos anos iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As discussões sobre o uso da modelagem matemática têm revelado que atividades desse tipo podem atender a interesses e necessidades da formação matemática dos estudantes na contemporaneidade - no que diz respeito à avaliação da aprendizagem dos alunos mediante essas atividades, entretanto, ainda há inquietações. Compartilhando destas, apresentamos resultados decorrentes de uma pesquisa em que alunos que participaram do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática foram submetidos, um ano após esse desenvolvimento, à resolução de questões em que os conteúdos que emergiram daquelas atividades estavam envolvidos. A pesquisa está associada ao Programa Observatório da Educação e apresenta reflexões acerca do desempenho de estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao realizarem questões vinculadas à Prova Brasil, instrumento utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como base de cálculo para obtenção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados apontam para o potencial da modelagem matemática em abordar conteúdos curriculares, propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e sinalizam a aprendizagem dos estudantes, em particular, nos anos iniciais do ensino fundamental.<hr/>Discussions about the use of mathematical modeling have revealed that some activities can meet the needs and interests of mathematical education of contemporary students. However, there are still concerns regarding the evaluation of students learning through these activities. Thus, we present results from a survey whose students participated in the development of mathematical modeling activities, and one year later, started the resolution of questions related to those previous activities. The research is associated with the Observatory of Education Program and presents reflections on the performance of 5th grade students from elementary school when answering questions from Brazil Test, an exam used by Anísio Teixeira National Institute for Educational Students and research (Inep) to calculate the Ideb. The results point to the potential of mathematical modeling to approach curriculum contents proposed by the PCN, and indicate student learning, particularly, in the early years of elementary school.