Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120140001&lang=pt vol. 95 num. 239 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O crescimento da liberdade como fim educacional: a relação entre o pensamento reflexivo e a liberdade na obra de John Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Propõe analisar a relação entre o cultivo do pensamento reflexivo e o crescimento da liberdade individual, tendo como fonte principal a obra Como Pensamos (1933), de John Dewey. Para ele, a finalidade da educação é formar indivíduos livres, capazes de direcionar sua conduta e adaptar as condições do ambiente a seu favor. Nesse caso, o crescimento da liberdade é um efeito da educação que estimula o indivíduo ao exercício contínuo do pensamento reflexivo. O presente discurso procura mostrar por que o conceito evolutivo de liberdade de Dewey é mais eficiente do que a teoria educacional criticada por ele, que confunde liberdade com espontaneidade e, por causa disso, considera a criança livre para dirigir suas atividades. Essa confusão resulta na condenação da autoridade do professor e na perigosa ideia de que o ser humano imaturo não precisa de direção externa para alcançar a liberdade.<hr/>This article analyzes the relation between the cultivation of reflective thinking and the growth of individual freedom, based mainly on John Dewey’s work “How we think” (1933). For Dewey, the end of education is to form free individuals, capable of directing their own conduct and of adapting environmental conditions to their benefit. In this case, the growth of freedom is an effect of education that stimulates the individual to the continuous exercise of reflective thinking. The present discourse intends to show the reason why Dewey’s evolutionary concept of freedom is more efficient than the educational theory criticized by him, which confuses freedom with spontaneity, and for this reason, considers the child free to direct his/her activities. This confusion results in the condemnation of the teacher’s authority and in the dangerous idea that immature human beings do not need external direction to achieve freedom. <![CDATA[A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Destaca a importância da educação para favorecer a cultura da paz e da solidariedade nas escolas. Diante das diferentes violências expressas cotidianamente na sociedade, a educação em direitos humanos aparece como uma alternativa para buscar respostas aos inúmeros conflitos existentes nas escolas e no seu entorno. Ao entender-se que a escola é o germe de modificação do indivíduo, que traz em si a essência de tal modificação por meio das potencialidades que pode desenvolver, deve-se colocar o aluno no centro desse processo e pensar numa educação que possa valorizá-lo e respeitá-lo em suas diferenças e, ao mesmo tempo, mostrar que o seu futuro pode ser construído com base na cidadania.<hr/>This article highlights the importance of education to promote the culture of peace and solidarity in schools. Considering the different kinds of violence daily expressed in society, human rights education emerges as an alternative in the seeking of answers to the innumerable existing conflicts at school and its surroundings. From the understanding that schools are the germ of change of individuals, who bring in themselves the essence of such modification through the potentialities that one can develop, the student should be placed at the center of this process. Also, one should think of an education that values and respects the student in his/her differences and, at the same time, shows that the future can be built based on citizenship. <![CDATA[Currículos de formação de professores de língua portuguesa: instituições autônomas e o poder de sua história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseia-se em uma pesquisa interinstitucional que focaliza o âmbito mais amplo em que são formuladas e implementadas as políticas de formação de professores no Estado de São Paulo. Tem por objetivo contribuir para a elucidação das forças presentes em movimentos de reforma curricular nos cursos de licenciatura, cotejando dados e aspectos socioculturais e institucionais circundantes. A análise incide sobre projetos pedagógicos de dois cursos de Letras de duas universidades públicas paulistas. Essas instituições desenvolveram, nos últimos anos, projetos ou ações de formação de professores para a escola básica, e é nesse contexto que se inserem os projetos pedagógicos analisados, que são tomados como exemplos de caminhos diferenciados que as universidades traçam, influenciadas pela história de cada instituição. O procedimento de pesquisa adotado foi a análise documental e o conceito de currículo em processo orientou as reflexões desenvolvidas. Reafirma-se, como em outros estudos, que a necessária integração entre saberes pedagógicos e saberes provenientes da área de referência continua sendo tarefa difícil, que as circunstâncias na criação dos cursos e a formação superposta deixou suas marcas nas instituições e que as tentativas para superá-la constituem exemplos esparsos e não modelos generalizados, o que ressalta a relevância da continuidade das pesquisas sobre o currículo dos cursos de licenciatura.<hr/>The article is based on an inter-institutional research that focuses on the broader context in which policies for teacher education are formulated and implemented in the São Paulo state. Also, it aims to contribute to the elucidation of the present forces in movements of curricular reform in undergraduate courses, collating data and socio-cultural and institutional surrounding aspects. The analysis focuses on the educational projects of two Language courses of two public universities in São Paulo. These institutions have, in recent years, developed projects or actions of teacher training for basic school, and, it is in this context that the pedagogical projects are analyzed, that is, they are taken as examples of differentiated paths that universities create, influenced by their history. The research procedure adopted was based on document analysis; besides, the concept of curriculum in process also oriented the developed reflections. As in other studies, the paper reasserts that the necessary integration between pedagogical knowledge and knowledge from areas of reference remains difficult. Also, that the existing circumstances in the creation of courses and the superimposed training left their marks on the institutions, and attempts to overcome them are sparse and do not represent generalized models. That emphasizes the importance of the continuation of research about the curriculum of undergraduate courses. <![CDATA[Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tem como objetivo apresentar a pesquisa acerca das aprendizagens realizadas por uma acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia, descritas em um memorial reflexivo, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Para análise do memorial de formação escrito pela bolsista ao longo de sua atuação no programa, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, da qual emergiram duas diferentes categorias: a) contribuições do Pibid na formação acadêmica; b) efeitos do Pibid na aprendizagem dos alunos atendidos pelo programa na escola de atuação. Conclui-se que a bolsista realizou atividades estratégicas que potencializou sua aprendizagem, como também estimulou a aprendizagem dos alunos da escola envolvidos no programa.<hr/>This article aims to present a review about the different kinds of learning achieved by an academic of Pedagogy, described in a reflective memorial kept alongside her participation as an intern of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid - Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation). In order to analyze the formation journal, which was written by the intern throughout the program, the content analysis technique was used. Based on this analysis, two different categories emerged: a) contributions of Pibid to the academic formation; and b) effects of Pibid on the learning of students attending the participating schools of the program. It is possible to conclude that the intern developed strategic activities that potentiated her learning, as well as encouraged the learning of the students involved in the program. <![CDATA[Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário.<hr/>This study discusses the performance of math teachers in multigrade classes at schools in river-bank communities of the Amazon region, in Pará. The emphasis was put on issues related to teaching and learning, in the field of math literacy, developed in schools located along or near the rivers of the northeast region of Pará. The data were collected based on information gathered from six teachers in seven municipal schools. The results reveal that the math literacy found in the riverside context is still restricted to mathematical experiences deeply based on global didactics guidelines and on curriculum, not taking into consideration the richness of possibilities of knowledge suggested by the students’ experiences in their everyday context. <![CDATA[Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As dificuldades de aprendizagem (DA) apresentam-se como desafio porque dizem respeito a alunos com bom desempenho cognitivo e baixo desempenho escolar, sem razões aparentes, excluída deficiência mental, privações socioeconômicas, perturbação emocional severa ou perda sensorial. Vasta diversidade conceitual inclui teóricos que associam DA com baixo desempenho psicomotor. O objetivo deste estudo foi verificar se há correlação entre DA em cálculo e psicomotricidade. Estudo descritivo e transversal com 37 escolares entre 7 e 12 anos com DA em cálculo constou dos testes cognitivo, acadêmico e psicomotor - lateralidade, noção de corpo e estruturação espaço-temporal. Verificou-se desempenho psicomotor bom, embora especificamente o fator espaço/tempo tenha mostrado correlação significativa com o desempenho matemático.<hr/>The learning disabilities (LD) present a challenge because they refer to students with good cognitive performance but low academic performance at school, which stands out for no apparent reason, since they do not have any mental disability, socio-economic deprivation, serious emotional disturbance or sensory loss. The extensive and diverse conceptual framework includes theoreticians that associate LD to low psychomotor performance. The aim of this study was to check whether there is a correlation between LD in calculus and psychomotor performance. A descriptive and transversal study with 37 students between 7 and 12 years of age, with LD in calculus, consisted of the following tests: cognitive, academic and psychomotor (which included laterality, notion of the body and structuration of space/time). Good psychomotor performance has been found; although, the space/time factor has specifically showed a significant correlation with mathematical performance. <![CDATA[Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa- ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola.<hr/>In order to have an education that meets the demands of all students, it is necessary to think about strategies that seek successful learning, among them, there is the collaborative teaching model. In this model, the general teacher works in collaboration with the special education teacher. Accordingly, the objective of this study was to analyze practical experiences in collaborative teaching of special education teachers, who participated in a training on the topic in 2001, in São Carlos-SP. The study is based on the collaborative action research. The data analyzed bring examples of co-teaching in different stages and reflections about the factors that may contribute to this reality in school. <![CDATA[Docência em história: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de um exercício de escrita inédito, resultado de reflexões realizadas pelo grupo de professores da área de ensino de História sobre o tema do ensino médio. A preocupação central é compreender o processo de mudanças no ensino médio propostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos governos estaduais, na perspectiva do ensino de História. Abordamos quatro enfoques conceituais e teóricos: o primeiro refere-se à própria compreensão dos processos de mudanças propostos e sua relação com o ensino de História; o segundo refere-se à centralidade da pesquisa, que assume um caráter de operador estratégico do princípio da interdisciplinaridade e da contextualidade; o terceiro consiste na compreensão do papel dos agentes principais do ensino médio, que são os jovens e as culturas juvenis; o quarto diz respeito ao tema da memória e do patrimônio, uma vez que o ensino de História consiste em um movimento de criação/recriação da memória histórica.<hr/>The article is an unprecedented exercise in writing, a result of reflections made by a group of professors in the area of history teaching, on the topic of high school. The central concern is to understand the process of change in high school, proposed by the Ministry of Education (MEC) and state governments, in the perspective of teaching history. Thus, we discuss four conceptual and theoretical approaches: the first refers to the understanding itself of the processes of change proposed and their relation to the teaching of history; the second refers to the centrality of the research, which takes on a role as strategic operator of the principles of interdisciplinarity and contextuality; the third consists in understanding the role of the major agents of high school, i.e. the youngsters and their cultures; and the fourth relates to the theme of memory and heritage, since the teaching of history consists of an action of creation/recreation of historical memory. <![CDATA[A transposição didática na educação física escolar: o caminho formativo dos professores em formação inicial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A fim de compreender as manipulações por que passam os saberes até se tornarem ensináveis, o objetivo foi identificar a prática pedagógica dos Professores em Formação Inicial (PFI) quando ministram aulas durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As técnicas de coleta foram: observação participante, grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa, no Estado da Paraíba, no primeiro semestre de 2011. Nesse período, foram coletados dados em 24 aulas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Na análise dos dados, identificou-se um caminho formativo, que auxilia os PFI na sua prática pedagógica, composto de três planos (macro, intermediário e microestruturante), com diferentes esferas e momentos. Esse caminho formativo configurou-se como base da prática pedagógica dos PFI, o que nos sinalizou uma prática com alta tendência reflexiva, constituída por uma intervenção repleta de saberes docentes. Acusa-se, portanto, que a transposição didática é mediada por uma atmosfera que gira ao seu redor.<hr/>In order to comprehend the manipulations through which teaching knowledge passes until it becomes teachable, the aim of this study was to identify the pedagogical practice of Professores em Formação Inicial (PFI - Teachers in Initial Training), while teaching lessons during their supervised internship. Three participants of the PFI, taking the physical education course at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB - Federal University of Paraíba), took part in the investigation. The techniques of data collection were based on participant observation, focus group and written documents. The study lasted three months and was held in a public school in the city of João Pessoa-PB, in the first half of 2011. In this period, data were collected in 24 classes. The technique of theme/ category-based content analysis was used. In the data analysis, a formative pathway that helps the PFI in their teaching practice was identified. It was composed of three plans (macro, intermediate and micro), each of them formed by different spheres and moments. This pathway was set as the foundation for the pedagogical practice of PFI. It has pointed out a practice with a highly reflexive tendency, constituted by an intervention full of teaching knowledge. This indicates a didactic transposition mediated by an atmosphere that revolves around it. <![CDATA[Condições do trabalho docente: uma análise da carreira na rede municipal de ensino de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir dos anos de 1990, Estados e municípios passaram a elaborar ou adequar os planos de carreira, cargos e salários dos profissionais do magistério em face das novas legislações: Constituição Federal de 1988, Emenda Constitucional nº 14 de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e, mais recentemente, Resolução do CNE/CEB nº 2/2009, Parecer CNE/CEB nº 9/2009 e Lei nº 11.738/2008 (Lei do Piso). Considerando essa nova legislação, neste texto são analisadas as formas de ingresso, a composição da jornada de trabalho, a progressão na carreira e a composição da remuneração, com base na Lei nº 14.660/2007, que trata do plano de carreira dos profissionais do ensino da rede municipal de São Paulo. Verificou-se que em torno de 90% dos professores são efetivos; que há várias jornadas de trabalho, das quais numa delas 1/3 das horas é destinado a atividades extraclasse e o professor pode trabalhar até 70 horas semanais. A progressão funcional está baseada em títulos e tempo de serviço, embora a avaliação de desempenho esteja prevista na Lei. Apesar de o piso salarial ser superior ao piso nacional, por ser a cidade mais rica e com um dos maiores custos de vida do País, não se trata de uma remuneração que se destaca como exemplo de valorização do magistério.<hr/>Since the 1990’s, Brazilian states and municipalities started to formulate or adjust teachers’ career plans and salaries according to a new set of laws: the Federal Constitution of 1988, the Constitutional Amendment no. 14 of 1996, the Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Law of Directives and Bases for Education, 1996) and, more recently, the Resolution no. 2/2009 of the Conselho Nacional de Educação (CNE - National Education Council) and the Law no. 11.738/2008. Considering the new legislation, this paper analyzes the different ways of teachers’ admission, the composition of their working journey, their career progression and the constitution of their remuneration, based on the municipal Law no. 14.660/2007, which approaches the career plan of the teaching professionals of the public educational system of São Paulo’s municipality. It was found that around 90% of teachers are stable civil servants; also, that there are many different types of working journeys. One particular type of journey includes one third of the working hours destined to extracurricular activities; also, teachers can work up to 70 hours per week. Despite the inclusion of the performance evaluation in the career plan, career progression relies on academic titles and on the length of service. Although the teachers’ minimum wage in São Paulo is higher than the national minimum wage, it is important to highlight that São Paulo is the richest city in the country, with the highest cost of living; therefore, it is not possible to assert that this salary stands out as an example of enhancement for the teaching profession. <![CDATA[Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tem como objetivo discutir indicadores de qualidade da educação, com ênfase nas taxas de defasagem idade-série no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de São Leopoldo. É parte de uma produção de pesquisas do subprojeto Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo. Compõe o projeto Observatório da Educação - Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Os dados foram coletados em banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas escolas pesquisadas. A análise descritiva mostra que a defasagem idade-série se acentua conforme se segmenta o público. Existem diferenças quando se comparam resultados entre escola, assim como turnos, séries e condição dos estudantes. Conclui-se que as políticas educacionais são insuficientes ou ineficazes, principalmente por não considerarem as diferenças existentes entre as realidades de seus estudantes.<hr/>The present paper seeks to discuss the education quality indicators, emphasizing the level of discrepancies that involves age and grade in three state high schools located in São Leopoldo city, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. It is part of a research of the subproject entitled Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo (Study on High School and Higher Education Dropouts in São Leopoldo). It is also part of the research project Observatório de Educação - Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática (Education Observatory - Quality Indicators and Democratic Management). Data were collected from the database of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep - National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira), as well as from the three schools involved in the study. The descriptive analysis shows that the discrepancy between age and grade accentuates as the target public is segmented. There are differences when the results of the three schools are compared, the same happens in relation to shift work, grades and the students’ conditions. It is possible to conclude that educational policies are insufficient or ineffective, mainly because they do not take into consideration the differences between the realities of the students.