Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120140002&lang=es vol. 95 num. 240 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Escola de tempo integral e ludicidade: os pontos de vista de alunos do 1º ano do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de um estudo relacionado à ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos no Brasil e à implantação da educação integral no município de Presidente Prudente (SP), que recebeu o nome de programa Cidadescola e seguiu as diretrizes e orientações propostas pelo Ministério da Educação, entre as quais, a recomendação de valorizar os jogos e brincadeiras. Nesse cenário, os objetivos deste estudo são: compreender o programa Cidadescola no âmbito das políticas de ampliação do ensino fundamental e da implantação da escola de tempo integral; investigar os pontos de vista das crianças sobre as atividades desenvolvidas nesse contexto, com especial atenção ao tema da “ludicidade”. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, que se valeu de observação participante e de várias estratégias para a coleta de dados em campo. Constatou-se que as crianças privilegiam as relações entre os pares e as práticas lúdicas em atividades que propiciam o movimento. Conclui-se também que, no caso da escola estudada, há risco de uma oposição entre o “período regular” e o “contraturno”, como se fossem duas escolas diferentes na mesma unidade escolar, enquanto as diretrizes didático-pedagógicas presentes na literatura especializada e os documentos oficiais, bem como a perspectiva das próprias crianças, apontam para a necessidade de uma escola integral, portanto, inteira.<hr/>This study is related to the expansion of elementary school in Brazil from eight to nine years, and the implementation of full-time education in the city of Presidente Prudente (São Paulo). The “Cidadescola” Program followed the guidelines proposed by the Ministry of Education, including the recommendation to enhance the fun and games. In this scenario, the objectives of this study are to understand the Cidadescola Program under the expansion of elementary education policies and the implementation of full-time school; to investigate the points of view of children on the activities undertaken in this context, paying special attention to the theme of “playfulness”. This is an ethnographic study, based on participant observation and on various strategies for the field data collection. It was found that children emphasize relationships among themselves and leisure practices that promote movement. In the case of the school studied, it was also concluded that there is a risk of an opposition between the regular shift of classes and the opposite shift of these classes, as if there were two different schools in the same school unit. However, didactic and pedagogical guidelines present in specialized literature and official documents, as well as the perspective of the children themselves, point towards the need for a full-time school, therefore, integrated. <![CDATA[O currículo de cursos técnicos de lazer no Brasil: um estudo de caso da formação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva diagnosticar e analisar o perfil de formação profissional, por meio do estudo de caso do Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), que oferece curso técnico em lazer. O percurso metodológico combinou pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa documental se baseou na análise de projetos político-pedagógicos da instituição e do curso. Na pesquisa de campo, utilizamos a técnica de entrevista semiestruturada com nove docentes e com o coordenador do curso técnico em lazer. Com base nas análises, percebemos que o Cepa apresenta como objetivo a ideia de formar técnicos em lazer para atenderem a demanda do mercado, no entanto, foi possível observar que a abordagem atribuída a essa área não se restringe ao conceito de “mercadoria a ser consumida”. Nesse sentido, identificou-se uma preocupação em produzir e ministrar conhecimentos para além das competências técnicas no intuito de uma formação mais cidadã. O perfil do profissional formado contempla saberes teórico- práticos num viés multidisciplinar, na tentativa de qualificar os discentes para intervirem em diferentes espaços de vivência do lazer.<hr/>This research focused on the diagnostic and analysis of the profile of professional training. A case study of the Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), which offers a technical leisure course, was conducted. The methodology used combined bibliographic, documentary and field research. The documentary research was based on the analysis of political pedagogical projects of the institution and its course. Semi-structured interviews with nine teachers and the coordinator of the technical leisure course were carried out in the field research. Based on the analyses, we noticed that Cepa has the idea of training leisure technicians to meet the market demand as a goal; however, it was noticeable that the approach used in leisure is not restricted to the concept of “commodity to be consumed”. Consequently, a concern about producing and providing knowledge that goes beyond technical competences was identified in the intent to form students as citizens. The profile of the graduated professional included theoretical and practical knowledge in a multidisciplinary way, as an attempt to qualify students to intervene in different spaces, where leisure can be experienced. <![CDATA[Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es É resultado de um trabalho de pesquisa sobre os ensinos médio e superior no País. Aborda o processo de formação na educação secundária e a capacitação deste alunado para o exame de seleção do ensino superior. Descreve e analisa, ainda, as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino universitário, incluindo o ensino público ofertado por meio das esferas federal, estadual e municipal, com atenção aos resultados comparados com os das instituições particulares. Aqui também são observados os novos desafios enfrentados pelo ensino público, compreendendo os principais mecanismos de acesso e considerando a legislação educacional vigente. Por meio de dados oficiais, são estudados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais estabelecidas e a diferenciação entre o ensino da rede pública e o da rede privada, avaliado por meio de exames nacionais. Aqui são identificadas algumas ações fundamentais de valorização e melhoria do ensino médio e do ensino superior, como o investimento na capacitação docente, no incentivo ao discente e no fortalecimento do ensino público.<hr/>This article is the result of a research about high school and higher education in Brazil. It discusses the process of education in secondary education and the training of students in order to take entrance examinations to higher education. This paper also describes and analyzes the public policies for the democratization of access to university education, including public education offered through federal, state and municipal levels, with attention to results compared with private institutions. The new challenges faced by public education, including the main mechanisms of access and the current educational legislation, are also observed. Based on official data sources, the public investment in education is studied, as well as the educational goals established and the differentiation between teaching in public and private schools, which is assessed by national evaluations. Key actions for valuing and improving secondary education and higher education are identified, such as the investment in teacher training, the incentive to students and the strengthening of education. <![CDATA[História da pedagogia no Brasil: a contribuição das pesquisas centradas em manuais de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisa três linhas de pesquisa, desenvolvidas neste século, focadas em manuais de pedagogia em circulação no Brasil. Após descrever seus instrumentos de pesquisa, é discutida a consistência de seus resultados, particularmente no que se refere às classificações dos manuais elaboradas pelas pesquisas. A partir dos tipos de manuais definidos por essas pesquisas, procura-se avaliar as possibilidades futuras desses programas de pesquisa, especialmente no que tange à ampliação de seus recortes temporais e espaciais. Do ponto de vista da história da pedagogia, argumenta-se sobre a maior potencialidade das pesquisas nessa área cuja categorização dos manuais contemple os modelos escolares historicamente adotados pela escola brasileira.<hr/>This paper analyzes three lines of research that have developed in this century, focusing on teaching manuals in circulation in Brazil. After describing the research tools, the consistency of the results is discussed, particularly, in relation to the categorizations of manuals resulted from researches. Based on the types of manuals defined by these researches, the work seeks to evaluate the future possibilities for these research programs, especially in regard to the expansion of their temporal and spatial cuttings. From the point of view of the history of pedagogy, it is discussed the greater potential of researches on this area, resting on the categorization of manuals that approach school models historically adopted by Brazilian schools. <![CDATA[Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Explicita resultados de pesquisa sobre dinâmicas de grupo e sua contribuição para aquisição de conhecimentos teórico-práticos. Realizamos ações em uma escola pública federal, envolvendo estudantes do terceiro semestre do Curso Técnico em Administração de Empresas. Para coleta de dados, planejamos, implementamos e avaliamos sequência didática centrada em dinâmicas de grupos tematizadas pelos conteúdos curriculares. Utilizaram-se questionários abertos para avaliar se as dinâmicas de grupo poderiam se constituir em atividades de estudo desenvolvimentais. Os resultados sinalizam que dinâmicas de grupo podem se configurar como uma prática pedagógica inovadora para o ensino centrado no desenvolvimento de competências e habilidades. Concluímos que a aprendizagem mediante dinâmicas de grupo pode se efetivar não apenas no plano teórico, mas também integrada à capacidade de atuar tanto em situações conhecidas como nas não previstas, desde que trabalhadas em sintonia com o conteúdo teórico da disciplina, planejada em ações e finalidades a serem alcançadas.<hr/>The article shows the research results of group dynamics and their contribution to the acquisition of theoretical and practical knowledge. We carried out actions in a federal public school, involving students of the third semester of the technical course in Business Administration. We planned, implemented and assessed the didactic sequence, centered in group dynamics, based on curricular contents. We used open-ended questionnaires to assess whether the group dynamics could constitute developmental study activities. The results indicate that group dynamics can be configured as an innovative pedagogical practice for a teaching focused on the development of competencies and skills. We conclude that learning through group dynamics can be realized not only in theory, but also by integrating the ability to act both in familiar situations as well as in unforeseen ones, as long as these situations are considered in harmony with the theoretical content of the course, planned in actions and objectives to be achieved. <![CDATA[Esboço de uma compreensão da circulação de ideias: orientações para um estudo das modas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto parte do anúncio da ocorrência de modismos no campo educacional e tem a intenção de estudar como uma ideia circula e se torna mais efetiva nos espaços de disseminação do conhecimento - revistas de divulgação científica, programas dos cursos de formação de educadores, propostas de políticas públicas para a educação ou ainda dissertações e teses publicadas em cursos de pós-graduação. Apresentamos nosso esboço em dois momentos. Inicialmente, tomados pela afirmação de alguns intelectuais no campo educacional, tentaremos expor por que eles anunciam os modismos, mas têm receio de incluir o fenômeno da moda de ideias no domínio de suas percepções. Posteriormente, indo além da constatação desse fenômeno, delimitaremos orientações para estudar a circulação de ideias no campo educacional e, particularmente, dos modismos educacionais, levando em consideração três contextos: emergência, recepção e disseminação.<hr/>This work starts from the announcement of fads in the educational field and intends to study how an idea circulates and becomes more effective in a particular locus of knowledge dissemination, such as journals of scientific dissemination, programs of training courses for educators, public policy proposals for education, or even dissertations and theses published in post-graduation courses. Then, an outline is presented in two moments. First, we call attention to intellectuals’ assertions in the educational field, in order to expose why they announce fads, but fear to include the fashion phenomenon of ideas under the dominion of their perceptions. Then, we set guidelines in order to study the circulation of ideas in the educational field and, particularly, the educational fads, taking into consideration three contexts: emergency, reception and dissemination. <![CDATA[Implantação e implementação do Proinfo no município de Bataguassu, Mato Grosso do Sul: o olhar dos profissionais da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Expõe resultados de uma pesquisa desenvolvida em 2012 e 2013, com intuito de analisar o processo de implantação e implementação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), em Bataguassu/ Mato Grosso do Sul. O estudo de caso foi realizado em três fases: (a) revisão bibliográfica, análise de documentos do Estado de Mato Grosso do Sul e da legislação em vigor; (b) aplicação de questionários aos professores regentes e entrevista semiestruturada aos professores das Salas de Tecnologia Educacional (STEs) das referidas escolas; (c) sistematização e análise dos elementos coletados. Confrontados os dados obtidos, constatou-se que existe o reconhecimento dos professores pesquisados sobre a importância das STEs para o ensino, entretanto ele não se traduz na utilização adequada das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), em função da resistência às TICs, da descontinuidade dos cursos ofertados pelo Proinfo, fragmentando a formação continuada desses docentes, bem como da carga horária trabalhada, considerada excessiva pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos revelam a necessidade de mudanças nas políticas educacionais específicas quanto à melhoria das condições de trabalho dos professores e às condições efetivas de formação em serviço, para que seja concretizada a utilização crítica e criativa das TICs como instrumentos de mediação de conhecimentos.<hr/>This paper presents results of a survey conducted in 2012 and 2013 and analyzes the deployment and implementation of the National Educational Technology Program (Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo) in urban state schools in Bataguassu, in the state of Mato Grosso do Sul. The case study was conducted in three phases: (a) literature review, analysis of documents related to the state of Mato Grosso do Sul, and the legislation in force; (b) application of questionnaires and semi-structured interviews to school teachers and to teachers of the Educational Technology Rooms (Salas de Tecnologia Educacional - STEs) of the investigated schools; (c) systematization and analysis of the collected data. Based on the data obtained, it was found that the research participant teachers recognize the importance of STEs for teaching. However, that fact does not necessarily correspond to the appropriate use of information and communications technology (ICT), due to the resistance to ICT, the discontinuity of courses offered by Proinfo, which interrupts the continuous training of these teachers, as well as teachers’ workload, considered excessive by the research subjects. The results show the need for changes in specific educational policies: the improvement of working conditions of teachers; effective conditions of in-service training, in order to realize the critical and creative use of ICT as an instrument of mediation of knowledge. <![CDATA[Ações inclusivas no ensino superior brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica.<hr/>Based on an ethnographical conception of school practices applied in Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), in the state of Paraná, group dynamics related to the interactions and symbolic boundaries that permeated learning were verified. These processes included the time-space conception of higher education: access, permanence and success inserted in a community of ample learning. Thus, a program was developed in order to coordinate actions that could unfold the learning processes in terms of inclusive measures among pedagogical, functional and administrative interactions, conceiving the university space as a broad learning community, which offers different sources to maximize professional and academic formation. <![CDATA[Quando o jogo na escola é bem mais que jogo: possibilidades de intervenção pedagógica no jogo de regras Set Game]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Embasado no aporte da Epistemologia Genética, teve como objetivo identificar e analisar as implicações pedagógicas do jogo Set Game para alunos avaliados com dificuldades de aprendizagem e que frequentam a Sala de Apoio à Aprendizagem, um programa oficial do governo do Paraná. De natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo- interpretativo, o estudo ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina (PR). Dele participaram dez alunos frequentadores do programa no ano de 2012, em 18 encontros na modalidade de oficina. Os resultados indicaram a importância de oportunizar, por meio do jogo, a construção de processos cognitivos por alunos que frequentam programas de apoio à aprendizagem escolar.<hr/>The present research, based on the theoretical-methodological work of Genetic Epistemology, had as objective to identify and analyze the pedagogical implications of the game of rules Set Game, among students identified with learning difficulties attending Learning Support Classes, an official program of Paraná’s government. The work, of qualitative nature, is classified as a descriptive-interpretative study of case and has taken place at a state school in the city of Londrina (in the state of Paraná). Ten students, who attended the program in the year of 2012, participated of the research in 18 workshop meetings. The results indicated the importance of offering opportunities, using games as an instrument, to develop cognitive processes in students who attend Learning Support Classes. <![CDATA[Gênese das leis e dos princípios da teoria da complexidade em Edgar Morin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Embasado no aporte da Epistemologia Genética, teve como objetivo identificar e analisar as implicações pedagógicas do jogo Set Game para alunos avaliados com dificuldades de aprendizagem e que frequentam a Sala de Apoio à Aprendizagem, um programa oficial do governo do Paraná. De natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo- interpretativo, o estudo ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina (PR). Dele participaram dez alunos frequentadores do programa no ano de 2012, em 18 encontros na modalidade de oficina. Os resultados indicaram a importância de oportunizar, por meio do jogo, a construção de processos cognitivos por alunos que frequentam programas de apoio à aprendizagem escolar.<hr/>The present research, based on the theoretical-methodological work of Genetic Epistemology, had as objective to identify and analyze the pedagogical implications of the game of rules Set Game, among students identified with learning difficulties attending Learning Support Classes, an official program of Paraná’s government. The work, of qualitative nature, is classified as a descriptive-interpretative study of case and has taken place at a state school in the city of Londrina (in the state of Paraná). Ten students, who attended the program in the year of 2012, participated of the research in 18 workshop meetings. The results indicated the importance of offering opportunities, using games as an instrument, to develop cognitive processes in students who attend Learning Support Classes.