Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120140003&lang=es vol. 95 num. 241 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300477&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[El Contrato Social de la pax capitalis: la necesidad de un juicio educativo en red]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300481&lng=es&nrm=iso&tlng=es El Contrato Social es el concepto filosófico empleado durante siglos para encuadrar las relaciones de convivencia entre los seres humanos en diferentes sociedades, una vez "superado" el prepolítico Estado de Naturaleza. En los sistemas capitalistas contemporáneos, estamos reproduciendo sociedades asimétricas en relación al poder a través de contratos sociales que habitualmente abrigan un estado de paz ficticia y forzada, mediante la naturalización de las desigualdades y la imposición de los dogmas del capital. Esa es la pax capitalis, similar a la pax romana que el imperio imponía en sus territorios a todos los pueblos conquistados. Mediante esta reflexión teórica, apoyada en análisis documental de autores de la teoría contractual, se pretende contribuir a mostrar caminos que, desde la educación, puedan dar respuesta a esta forma hegemónica de concebir la sociedad como un contrato entre partes desiguales y además diferentes. Las conclusiones obtenidas del trabajo apuntan que esa respuesta tiene que pasar por una forma de entender la educación orientada a la democracia participativa y por lo tanto a la justicia social, con la utilización de la estructuración en red como vehículo que dé coherencia interna al sistema, además de funcionalidad práctica para el siglo XXI.<hr/>The Social Contract has been a philosophical concept used for centuries to frame the relationships among people in different societies, once the prepolitical State of Nature is "overcome". In contemporary capitalist systems, we are reproducing asymmetrical societies in relation to power through social contracts that usually harbor a state of fictitious and forced peace, through the naturalization of inequalities and the imposition of capital dogmas. That is the pax capitalis, similar to the pax romana imposed inside the empire to all the conquered peoples. Using this theoretical reflection, supported by documentary analysis of authors of the contract theory, this study intends to show paths that, through education, can respond to this hegemonic way of thinking society as a contract between unequal and, also, different parts. The conclusions of the study show that this response has to go through a form of understanding education oriented to the participatory democracy and, therefore, to social justice, with the use of a network structure as a vehicle that gives internal consistency to the system, as well as practical functionality for the XXI century.<hr/>O Contrato Social é o conceito filosófico empregado, durante séculos, para enquadrar as relações de convivência entre os seres humanos em diferentes sociedades, quando "superada" a situação pré-política do Estado de Natureza. Nos sistemas capitalistas contemporâneos, estamos reproduzindo sociedades assimétricas em relação ao poder, por meio de contratos sociais que habitualmente abrigam um estado de paz fictícia e forçada, mediante a naturalização das desigualdades e a imposição de dogmas do capital. Essa é a pax capitalis, similar à pax romana que o império impunha em seus territórios a todos os povos conquistados. Mediante essa reflexão teórica, apoiada em análises documentais dos autores da teoria contratual, pretende-se contribuir para a demonstração de caminhos que, a partir da educação, possam responder a essa forma hegemônica de conceber a sociedade como um contrato entre partes desiguais e também diferentes. As conclusões obtidas pelo trabalho demonstram que essa resposta tem que passar por uma forma de entender a educação orientada para a democracia participativa e, portanto, para a justiça social, de modo a utilizar a estruturação em rede como veículo que dá coerência interna ao sistema, além de funcionalidade prática para o século XXI. <![CDATA[Montaigne: the foundation of education in the skeptic and stoic molds]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300497&lng=es&nrm=iso&tlng=es Afirma-se que a filosofia de Montaigne, sob a perspectiva educacional, oferece a possibilidade de uma pedagogia pautada no ceticismo intelectual e no estoicismo moral. Em virtude da necessidade de aproximar filosofia e educação, demonstra-se a aplicabilidade do pensamento filosófico de Montaigne à reflexão educacional, apresentando uma visão panorâmica da sua vida e de seus Ensaios. O referencial teórico desta pesquisa bibliográfica é o materialismo histórico-dialético.<hr/>The main result of this article is the affirmation that Montaigne's philosophy, thought under an educational perspective, offers the possibility of a pedagogy based on intellectual skepticism and moral stoicism. Justified by the necessity of nearing philosophy and education, the objective is to demonstrate the applicability of Montaigne's philosophical thought to the educational reflection, offering a panoramic view of his life and of his Essays. The theoretical reference of this bibliographical research is the historic-dialectic materialism. <![CDATA[Perception of college students about access to higher education: an exploratory study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300508&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa "SPSS" (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.<hr/>This article aims to describe the access profile of students from different undergraduate courses at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and their perception about their educational experience prior to entering the university. The academic performance as an indicator of quality of access to higher education is also discussed. This study is exploratory, descriptive and quantitative. Data were collected by questionnaire and submitted to statistical treatment, using SPSS (version 12.0). Sample results indicate a regular domain of competencies and skills acquired that facilitate the development of new learning in higher education. It is concluded that an introduction of interventions on the orientation for the access to higher education, aiming at the quality of the educational process, is imminent. <![CDATA[Engagement of ProUni students: access, persistence and academic background]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300526&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos.<hr/>This study aimed to determine issues related to access, retention and academic education of students, who were awarded scholarships from the Programa Universidade para Todos (ProUni). The methodology was quantitative and qualitative, explanatory objective and used ex post fact technical procedure. The research involved 198 Prounistas from a nonprofit higher education institution of Rio Grande do Sul, who graduated in 2010 and answered the survey instrument (134). The results showed increased access to higher education for students from minority groups; pointed commitment as a factor for overcoming difficulties in the academic path; and showed a positive relationship between employability, work and satisfaction; also, they indicated a positive influence on people's household and, by extension, on the society, in relation to resuming and/or continuing their studies. <![CDATA[Learning in higher education: relations with the predisposition of students to be involved in lifelong learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300544&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida.<hr/>The current investigation proposes to analyze the relationship between learning, based on the appropriation that students make of the different ways of learning and studying, and their willingness to be involved in lifelong learning (LL) activities. The theoretical rationale is inscribed in the Biggs' Theory (1987), concerning the student's approach to learning, and under the guiding principle of LL. We present a correlational study, with a sample of 163 higher education students. The approaches to learning were supported by the Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). The results obtained allow us to associate the deep approach to some characteristics of learners throughout their life. <![CDATA[Monitoring: source of knowledge for higher education teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300567&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo visa delinear as concepções de duas universidades públicas federais sobre o papel e a importância da monitoria para a docência superior no que tange à letra da lei e à visão de alguns professores e alunos. Foram analisados projetos de ensino, entrevistas, dados estatísticos de distribuição de bolsas e legislações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de Brasília (UnB). Para estes, a monitoria objetiva contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Pensada a partir do processo de ensino, a monitoria leva o professor a envolver o monitor na aula, no planejamento e na avaliação. Os resultados revelam que o interesse pela monitoria proporciona incentivo à docência superior, experiência e possibilidade de o aluno-monitor enriquecer o seu currículo para além do interesse financeiro, estimulando a formação crítica dos saberes próprios da docência superior.<hr/>The study seeks to outline the conceptions of two federal public universities about the role and the importance of monitoring for higher education teaching, regarding the letter of the law and the view of some teachers and students. Teaching projects, interviews, statistical data about the distribution of grants and the legislation from the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) and the Universidade de Brasilia (UnB) were analyzed. In these institutions, the monitoring aims at contributing to the quality improvement of teaching, research and extension. Linked to the teaching process, the monitoring leads the teacher to engage the monitor in the classroom, planning and evaluation. The results reveal that the interest in monitoring provides incentive for higher education teaching, experience and enables the student-monitor to enrich his/her résumé beyond financial interests, encouraging the formation of critical knowledge in higher education. <![CDATA[Profesores de Educación: perfiles y prácticas profesionales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300590&lng=es&nrm=iso&tlng=es En el marco de los cambios ocurridos en el campo profesional de las Ciencias de la Educación, el presente artículo es un trabajo de investigación cuyo objetivo es reconstruir los perfiles de los egresados en relación con: la edad, el género, la formación, la constitución familiar, el trabajo y los lugares de residencia. Para ello, se utilizan tres fuentes de datos, 730 legajos de los egresados, un cuestionario aplicado a una muestra de 92 egresados y censos o anuarios estadísticos que permiten contextualizar la unidad de análisis. Las características del perfil sociodemográfico de los egresados en Ciencias de la Educación aportan datos para avanzar con futuras investigaciones em relación a las biografías y trayectorias laborales y educativas de los egresados.<hr/>As part of the changes in the professional field of Education Sciences, this article is a research project, which aims to reconstruct the profiles of graduates in relation to: age, gender, education, family constitution, work and places of residence. To do this, we use three data sources, files of 730 graduates, a questionnaire administered to a sample of 92 graduates and censuses or statistical yearbooks, which allow the contextualization of the unit of analysis. The characteristics of social and demographic profile of graduates in Education Sciences provide data to advance future researches in relation to the biographies, work and educational paths of graduates.<hr/>Perante as mudanças ocorridas no campo profissional de Ciências da Educação, este artigo é um projeto de pesquisa cujo objetivo é reconstruir os perfis dos formandos em relação a: idade, gênero, formação, constituição familiar, trabalho e locais de residência. Para isso, usamos três fontes de dados, 730 arquivos de licenciados, um questionário aplicado a uma amostra de 92 formandos e censos ou anuários estatísticos que permitem contextualizar a unidade de análise. As características do perfil sociodemográfico dos licenciados em Ciências da Educação fornecem dados para avançar a pesquisa futura em relação às biografias e aos percursos educativos e de trabalho de graduados. <![CDATA[What the researches reveal about the performance of pedagogical coordinators]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300609&lng=es&nrm=iso&tlng=es Visa identificar os estudos sobre a atuação do coordenador pedagógico, em seus entraves e avanços, fundamentando-se numa revisão de literatura. O levantamento bibliográfico, pautado em um referencial crítico-reflexivo, possibilitou explicitar a tese central de diversas pesquisas realizadas sobre a temática, as quais revelam, com maior ou menor ênfase, dados sobre o papel desempenhado pelo coordenador pedagógico no contexto escolar. Os pesquisadores atribuem aos coordenadores a responsabilidade precípua de mediar a formação continuada dos docentes, no entanto, fica patente o envolvimento dos coordenadores em atividades de caráter burocrático e trivial, limitando, assim, o alcance político e pedagógico de seu trabalho. Para a superação dessa realidade, torna-se necessário que professores e coordenadores busquem formação e afirmação como sujeitos competentes técnica e politicamente.<hr/>This article aims to identify studies about the role of pedagogical coordinators, its obstacles and advances, grounded on a literature review. The literature survey, based on a critical-reflexive reference, allowed expliciting the central thesis of several studies conducted about the subject, which reveal, with bigger or smaller emphasis, data about the role of pedagogical coordinators in the school context. The researchers attribute the main responsibility for mediating the continuing education of teachers to the coordinators. However, it is clear that coordinators are mostly involved in bureaucratic and trivial activities, thus limiting the political and pedagogical purview of their work. To overcome this reality, it is necessary that teachers and coordinators seek training and affirmation as technically and politically competent subjects. <![CDATA[Contributions of an experiment about the content of Information Treatment in the Pro-Literacy in Mathematics Program]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300636&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa investiga as ações e as contribuições de uma formação continuada nos anos iniciais do ensino fundamental para a prática pedagógica de 18 professores do município de Vacaria, Rio Grande do Sul (RS), envolvendo os conteúdos de Tratamento da Informação (TI), com base no programa Pró-Letramento em Matemática. A pesquisa é qualitativa e tem o estudo de caso como abordagem. A coleta de dados foi composta por questionários, entrevistas, gravações em áudio e análise documental. Os resultados apontaram que a proposta de formação atendeu às expectativas da maioria dos professores de alcançar novos conhecimentos teóricos sobre o conteúdo e seu processo de ensino e aprendizagem, bem como contribuiu para o desenvolvimento de estratégias para a prática pedagógica.<hr/>The research investigated the actions and contributions of continuing education in the early years of elementary school for the pedagogical practice of 18 teachers in the city of Vacaria, Rio Grande do Sul (RS), involving the contents of Information Treatment (IT), based on the Pro-Literacy in Mathematics Program. This qualitative research used the case study approach. The data collection counted on questionnaires, interviews, audio recordings and documentary analysis. The results indicated that the proposal for training has met the expectations of the majority of teachers, in relation to reaching new theoretical knowledge about the content and the process of teaching and learning, as well as contributing to the development of strategies for the pedagogical practice. <![CDATA[Subject, education, and work with the Portuguese Language in basic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300662&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho aborda as concepções de sujeito e educação no âmbito do ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Retomamos as palavras de Bakhtin (2006), que enfatiza o lugar e a participação do indivíduo no processo de sua constituição como ser social, sujeito às forças exteriores que sobre ele atuam em diferentes níveis e em variadas proporções, capazes de influenciar na sua constituição como membro da comunidade na qual deixa sua marca. Na enunciação, o sujeito está imerso em uma situação social, necessitando, então, adaptar-se ao contexto imediato e aos interlocutores para interagir por meio da linguagem. Nesse sentido, são os gêneros textuais/discursivos que tornam a comunicação humana possível, como formações sócio-históricas firmadas pela interação social. Um ensino que pretende fazer com que o aluno seja capaz de interagir com o outro por meio da oralidade e da escrita deve tomar como objeto tais gêneros para o desenvolvimento da competência discursiva em situações reais. Aí está o verdadeiro sentido de ensinar: fazer com que o aluno seja capaz de interferir na busca de sentidos, tornando-se agente de sua própria história.<hr/>This study approaches the conceptions of subject and education in relation to Portuguese language teaching in basic education. We revisit Bakhtin (2006), who emphasizes the individual's position and participation in their process of constitution as a social being, subject to external forces that act on them in different levels and in varied proportions. These forces are capable of influencing their constitution as a member of the community in which they leave their mark. In the enunciation, the subject is immersed in a social situation. He/she then needs to adapt himself/herself to the immediate context and to interlocutors, in order to interact via language. In this sense, text/discursive genres - as social-historical formations established by social interaction - are the mechanisms through which communication is made possible. A student-interaction-based instruction through oral and writing skills should take such genres as objects in fostering the development of discourse competence in real situations. There lies the true core of teaching: constructing students' capability of interfering in the pursuit of meanings, which would make them become agents of their own history. <![CDATA[Profile, conceptions and pedagogical practices of teachers working in multigrade classes of public schools in Sergipe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300676&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisa alguns aspectos da organização da escolarização em multisséries, tomando-se como referência o Estado de Sergipe e descrevendo o perfil, as concepções e as práticas pedagógicas de professores que atuam em turmas multisseriadas de escolas públicas. Os dados apresentados são decorrentes da análise estatística de informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de pesquisas realizadas com professores de escolas públicas de Sergipe. A pesquisa mostrou que a organização da escolarização em multisséries possui diferentes formas e tem como pressuposto central a junção de anos/séries, desconsiderando o elemento idade e inibindo uma possível intervenção pedagógica decorrente da diversidade de sujeitos e tempos de vida. Por isso, é preciso que os professores tenham um olhar mais atento aos sujeitos do campo e construam uma intervenção pedagógica que ultrapasse os aspectos administrativos de enturmação. A análise das concepções e das práticas de professores que atuam em turmas multisseriadas evidenciou que o trabalho docente está engessado por determinações externas e por barreiras administrativas, inibindo novas reflexões e práticas que rompam com as lógicas tradicionais da seriação, permeadas de elementos excludentes. O artigo pretende contribuir para a disseminação de reflexões e políticas na área da educação do campo, sobretudo em escolas que possuem organização da escolarização em multisséries.<hr/>This article examines some aspects of the organization of multigrade schooling, taking as reference the state of Sergipe. It describes the profile, the conceptions and pedagogical practices of teachers working in multigrade classes in public schools. The data presented result from a statistical analysis of information collected by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixiera (Inep) and from researches realized with public school teachers of Sergipe. The research has shown that the organization of multigrade schooling has different patterns and its central premise is the junction of years/grades, disregarding the age factor and inhibiting a possible pedagogical intervention, which considers the diversity of subjects and their lifetime. Therefore, it is necessary that teachers have a closer look at subjects of education in rural areas and build an educational intervention that goes beyond administrative aspects of formation of classes. The analysis of conceptions and practices of the teachers working in multigrade classes showed that the teaching work is obstructed by external determinations and by administrative barriers, inhibiting new reflections and practices that break up with the traditional logic of grades, permeated of excluding elements. The article aims to contribute to the dissemination of reflections and policies in the area of country education, especially for schools organized by multigrade schooling. <![CDATA[The evolution of federal resources in the school transportation programs: impacts on basic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300696&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo exploratório apresenta a situação do investimento público federal para os programas de transporte escolar mantidos pelo governo federal para atendimento da educação básica. São analisadas a estrutura orçamentária, as fontes de recursos, as condições de execução das ações e a expansão do atendimento no intervalo de 2003 a 2012. Nesse contexto, utilizou-se a análise documental para abordar se houve avanço nos indicadores educacionais e se essa evolução se deve ao crescimento do financiamento apresentado neste artigo. A análise das informações permitiu verificar a evolução de recursos financeiros da política de transporte escolar que impactam a vida escolar dos estudantes da educação básica.<hr/>The current exploratory study presents the situation of federal public investments towards the school transportation programs maintained by the Federal Government to support basic education. The paper analyzes the budget structure, funding sources, the conditions of implementation of the actions and the expansion of services between the years of 2003 and 2012. In this context, we used document analysis to address whether there was an advance in educational indicators and whether this evolution was due to increasing funding presented in this article. The analysis of data allowed verifying the evolution of financial resources in the school transportation policy, which impact the school life of students of basic education. <![CDATA[Considerações construtivistas sobre oportunidades e vulnerabilidades na adolescência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300711&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo exploratório apresenta a situação do investimento público federal para os programas de transporte escolar mantidos pelo governo federal para atendimento da educação básica. São analisadas a estrutura orçamentária, as fontes de recursos, as condições de execução das ações e a expansão do atendimento no intervalo de 2003 a 2012. Nesse contexto, utilizou-se a análise documental para abordar se houve avanço nos indicadores educacionais e se essa evolução se deve ao crescimento do financiamento apresentado neste artigo. A análise das informações permitiu verificar a evolução de recursos financeiros da política de transporte escolar que impactam a vida escolar dos estudantes da educação básica.<hr/>The current exploratory study presents the situation of federal public investments towards the school transportation programs maintained by the Federal Government to support basic education. The paper analyzes the budget structure, funding sources, the conditions of implementation of the actions and the expansion of services between the years of 2003 and 2012. In this context, we used document analysis to address whether there was an advance in educational indicators and whether this evolution was due to increasing funding presented in this article. The analysis of data allowed verifying the evolution of financial resources in the school transportation policy, which impact the school life of students of basic education.