Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120190001&lang=pt vol. 100 num. 254 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O aperfeiçoamento de recursos tecnológicos utilizados como ferramentas pedagógicas tem se mostrado veloz e dinâmico. Mensagens eletrônicas instantâneas enviadas por dispositivos móveis, por exemplo, ganham diferentes usos em processos de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o potencial de transformação do aplicativo WhatsApp considerando perfis e relatos de educadores que o utilizam em suas práticas cotidianas. A pesquisa tem natureza quantitativa e qualitativa (Creswell, 2010) e foi desenvolvida mediante a amostragem bola de neve (Baldin; Munhoz, 2011) com professores familiarizados com o uso do celular - e mais especificamente do WhatsApp - na escola. Foi aplicado um questionário on-line que 105 participantes de diferentes regiões do Brasil responderam. Na etapa posterior, dez professores foram escolhidos para as entrevistas semiestruturadas e detalharam como e por que concebem o uso do WhatsApp como recurso pedagógico. Paralelamente, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo protocolos de estudos realizados na mesma linha (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). Tais instrumentos levaram a resultados convergentes e a conclusão aponta que, quando há engajamento, preparação e planejamento docente, o WhatsApp tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas.<hr/>Abstract The improvement of technological resources used as pedagogical tools has been fast and dynamic. Instant electronic messages sent by mobile devices, for example, gain different uses in the teaching and learning processes. This article aims to analyze the potential for transformation of the app WhatsApp, taking into consideration profiles and reports of educators who use it in their daily practices. This research is quantitative and qualitative (Creswell, 2010) and was carried through snowball sampling (Baldin; Munhoz, 2011) with teachers versed on the use of mobiles - more specifically, WhatsApp - at school. An online survey was applied to which 105 participants from different regions of Brazil answered. In the subsequent stage, ten teachers were selected for semi-structured interviews, at which they detailed how and why they use WhatsApp as a pedagogical resource. Simultaneously, a systematic review of literature was carried out following the protocols of studies conducted through the same orientation (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). These tools lead to convergent results and the conclusion indicates that, provided there is commitment, preparation and teacher planning, WhatsApp has the potential to become a contributor to the success of pedagogical practices.<hr/>Resumen: El perfeccionamiento de recursos tecnológicos utilizados como herramientas pedagógicas se ha mostrado veloz y dinámico. Mensajes electrónicos instantáneos enviados por dispositivos móviles, por ejemplo, ganan diferentes usos en procesos de enseñanza y aprendizaje. Este artículo tiene como objetivo analizar el potencial de transformación de la aplicación WhatsApp, considerando perfiles y relatos de educadores que lo utilizan en sus prácticas cotidianas. La investigación tiene naturaleza cuantitativa y cualitativa (Creswell, 2010) y fue desarrollada mediante el muestreo de bola de nieve (Baldin; Munhoz, 2011) con profesores familiarizados con el uso del celular -y más específicamente del WhatsApp- en la escuela. Se aplicó un cuestionario en línea que 105 participantes de diferentes regiones de Brasil respondieron. En la etapa posterior, diez profesores fueron elegidos para las entrevistas semiestructuradas y detallaron cómo y por qué conciben el uso del WhatsApp como recurso pedagógico. Paralelamente, se realizó una revisión sistemática de la literatura siguiendo protocolos de estudios realizados en la misma línea (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). Tales instrumentos llevaron a resultados convergentes y la conclusión indica que cuando hay compromiso, preparación y planificación docente, el WhatsApp tiene potencial para convertirse en aliado de prácticas pedagógicas exitosas. <![CDATA[Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: lendo Dom Quixote de la Mancha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper discusses a literacy practice focusing on the way that teacher and students interact with a literary text. The most important questions in this research are: How does a Brazilian elementary school teacher functions as mediator in the context of literary education? How a literacy practice is constructed through interactions with the book Dom Quixote de La Mancha? As a theoretical and methodological perspective, this analysis was based on the concept of literacy as a social practice proposed by New Literacy Studies (NLS) carried out by Heath (1983), Street (1984, 1995, 2003) and Barton, Hamilton and Ivanic (2000). I have taken an ideological view on language that is carried out by Bakhtin (1981) and Volochinov (1995). The classroom data were collected through an inte,rview, video-recordings and field notes in a second year elementary public school attended by working class students in São João del-Rei, Minas Gerais. Data analysis indicates a wider use of literary texts in this classroom, since the teacher posed open questions not only related to the story itself, but questions that allowed the students to talk about their past experiences with literary books, expressing their voice in the teaching-learning process.<hr/>Resumo: Este artigo discute uma prática de letramento focando na forma como uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental (EF) interage com um texto literário, a partir de duas questões: como esta professora realiza a mediação no processo de educação literária? Como uma prática de letramento é construída pela interação com o livro Dom Quixote de la Mancha? A perspectiva teórico-metodológica baseia-se na concepção de letramento como uma prática social formulada pelos Novos Estudos do Letramento (Heath, 1983; Street, 1984, 1995, 2003; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000). Acrescida de uma concepção ideológica da linguagem proposta por Bakhtin (1981) e Volochinov (1995). Os dados foram coletados por meio de videogravações da interação em sala de aula e notas de campo, além de uma entrevista com a professora. A análise evidencia um uso amplo de textos literários em sala de aula. A docente propunha questões abertas de interpretação relacionadas não apenas aos textos, mas também às experiências de leitura dos alunos; estimulando-os a expressarem sua voz no processo de ensino-aprendizagem.<hr/>Resumen: Este artículo discute una práctica de literacidad enfocada en la forma en que una profesora de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental (EF) interactúa con un texto literario, a partir de dos cuestiones: ¿Cómo esta profesora realiza la mediación en el proceso de educación literaria? ¿Cómo una práctica de literacidad es construida por la interacción con el libro Don Quijote de la Mancha? La perspectiva teórico-metodológica se basa en la concepción de literacidad como una práctica social formulada por los Nuevos Estudios de Literacidad (Heath, 1983; Street, 1984, 1995, 2003, Barton, Hamilton e Ivánic, 2000), además de una concepción ideológica del lenguaje propuesto por Bakhtin (1981) y Volochinov (1995). Los datos fueron recolectados por medio de videograbaciones de la interacción en el aula y notas de campo, además de una entrevista con la profesora. El análisis evidencia un uso amplio de textos literarios en el aula. La docente propuso cuestiones abiertas de interpretación relacionadas no solo a los textos, sino también a las experiencias de lectura de los alumnos; estimulándolos a expresar su voz en el proceso de enseñanza-aprendizaje. <![CDATA[Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100054&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresenta um estudo de aula com um grupo de professores de matemática do ensino médio, de escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo identificar desafios e adaptações desse processo formativo e de suas potencialidades para promover o desenvolvimento profissional do professor. A análise qualitativa e interpretativa baseou-se nas notas de campo produzidas no decorrer do estudo de aula. Os participantes sentiram que este constitui um processo formativo muito diferente do que estavam habituados. Quanto aos desafios, os resultados evidenciam que a realização do estudo de aula promoveu nos participantes a modificação da prática profissional em aspectos como o planejamento de aula, o trabalho coletivo e a negociação das decisões e atividades. Foram necessárias algumas adaptações na dinâmica usual de desenvolvimento do estudo de aula, sobretudo nas etapas de planejamento e concretização da aula de investigação, pela implementação da docência compartilhada, que oportunizou um nível elevado de colaboração entre formadores e professores. A experiência aponta a possibilidade de favorecer o desenvolvimento profissional docente por lhes promover aprendizagens profissionais e os encorajar a experimentar uma prática profissional diferente durante a aula de investigação.<hr/>Abstract: This paper presents a lesson study carried with a group of teachers of secondary-education mathematics, from state public schools of Rio Grande do Sul. It aims to identify challenges and adaptations of this formative process and its potential to promote teacher-professional development. The qualitative and interpretative analysis was based on field notes taken during the lesson study. Participants felt that the lesson study is a widely different formative process from those to which they were used. With regards to challenges, the results show that conducting this lesson study has led participants to modify their professional practice, on aspects such as class planning, collective work and negotiation of decisions and activities. Some adjustments to the dynamics of the lesson study development were necessary, especially in the planning and carrying out of the research class, by the implementing of shared teaching, which has led to a high-level of collaboration between teacher educators and teachers. The experience indicates the possibility to encourage the professional development of teachers because they are being offered a professional education and being encouraged to experiment with a different professional practice, particularly during the research lesson.<hr/>Resumen: Este artículo presenta un estudio de clase con un grupo de profesores de matemática de la educación secundaria de escuelas públicas del estado de Rio Grande do Sul. Tiene como objetivo identificar desafíos y adaptaciones de este proceso formativo y de sus potencialidades para promover el desarrollo profesional del profesor. El análisis cualitativo e interpretativo se ha basado en las notas de campo producidas en el transcurrir del estudio de clase. Los participantes sintieron que este constituye un proceso formativo muy distinto de lo que estaban habituados. Cuanto a los desafíos, los resultados evidencian que la realización del estudio de clase ha promovido en los participantes la modificación de la práctica profesional en aspectos como el planeamiento de clase, el trabajo colectivo y las negociaciones de las decisiones y actividades. Fueron necesarias algunas adaptaciones en la dinámica usual del desarrollo del estudio de clase, especialmente en las etapas de planeamiento y concretización de la clase de investigación, por la implementación de la docencia compartida, que permitió un nivel elevado de colaboración entre formadores y profesores. La experiencia indica la posibilidad de favorecer el desarrollo profesional docente por promoverles aprendizajes profesionales y estimularlos a experimentar una práctica profesional distinta durante la clase de investigación. <![CDATA[Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo reflete sobre a necessidade de formação continuada de professores - tema consensual nos debates acadêmicos e nas formulações políticas. Buscou-se na literatura algumas ponderações sobre a formação docente no e para o trabalho, para, em seguida, propor a noção de formação com base na teoria crítica da sociedade, especificamente nas formulações de Theodor Adorno. Destacou-se que a formação docente, tal como vem ocorrendo, é pseudoformação, uma vez que tem em sua gênese um sentido heteronômico, impossibilitando aos sujeitos a formação em seu sentido lato.<hr/>Abstract: This essay reflects upon the need for continuing teacher training - an agreed-upon subject within the academic conversation and policy formulation. Some considerations are pursued in the literature regarding the teacher education that occurs in and to work; subsequently, the notion of a training that is based on the theory of society is proposed, specifically from Theodor Adorno’s constructions. It is emphasized that teacher training as presented is a pseudo-formative experience, since it has in its genesis a heteronomic sense, which keeps the subjects from an education in its wider sense.<hr/>Resumen: Este artículo reflexiona sobre la necesidad de formación continuada de profesores -tema consensual en los debates académicos y en las formulaciones políticas. Se buscó en la literatura algunas ponderaciones sobre la formación docente en el trabajo y para el trabajo, para luego proponer la noción de formación con base en la teoría crítica de la sociedad, específicamente en las formulaciones de Theodor Adorno. Se destacó que la formación docente, tal como viene ocurriendo, es pseudoformación, una vez que tiene en su génesis un sentido heteronómico, imposibilitando a los sujetos la formación en su sentido lato. <![CDATA[A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100096&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo verifica e discute os conhecimentos dos pedagogos acerca da importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Este estudo é de natureza qualitativa, para tanto, foi realizada um estudo empírico. Dez professoras que lecionam na educação infantil participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi um questionário composto por sete questões. Como resultado, constatou-se que as professoras possuem conhecimentos sobre psicomotricidade e consideram as atividades psicomotoras primordiais para o desenvolvimento das crianças. Entretanto, as atividades ministradas por elas envolvem, basicamente, o equilíbrio e a coordenação motora.<hr/>Abstract: This research verifies and discusses the knowledge gathered by pedagogues on the importance of psychomotor development to childhood education. It is a qualitative study and was carried by means of a empirical research. Ten childhood education teachers took part in this research. Furthermore, the chosen instrument to collect data was a seven-question survey. The findings show that the educators had psychomotor-skill knowledge, and they regarded psychomotor activities as primordial to the children’s development. However, the activities they prescribed entail, basically, balance and motor coordination.<hr/>Resumen: Esta investigación tuvo como objetivo verificar y discutir los conocimientos de los pedagogos acerca de la importancia del desarrollo psicomotor en la educación infantil. Este estudio es de naturaleza cualitativa, para lo cual se realizó un estudio empírio. Diez profesoras que enseñan en la educación infantil participaron en la investigación. El instrumento definido para la recolección de los datos fue un cuestionario compuesto por siete cuestiones. Como resultado, se constató que las profesoras poseen conocimientos sobre psicomotricidad y consideran las actividades psicomotoras primordiales para el desarrollo de los niños. Sin embargo, las actividades impartidas por ellas involucran, básicamente, el equilibrio y la coordinación motora. <![CDATA[O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar.<hr/>Abstract: This article discusses playing and care-taking as tasks that are part of human development. To do so, it counts on theories of authors who are a reference in early childhood education. Environmental organization, at this stage, and the offering of appropriate materials are also deemed as relevant practices and a theme in the formative process. The text problematizes human animality as a set of forces to be observed in children. In this proposition, early childhood pedagogy must be attentive to it and it must promote children's free initiative, giving them the conditions to playfully make their discoveries. Within this process, care-taking is also indispensable and consists on the displaying of the animals that we are, which is inextricable from the act of educating.<hr/>Resumen: Este artículo discute el “jugar” y el cuidado como actividades constitutivas del desarrollo humano. Para tanto, se vale de contribuciones de autores que son referencias en el área de educación infantil. La organización del sector, en esta etapa, y el hecho de proporcionar materiales adecuados también son tematizadas y tratadas como prácticas relevantes en la formación. El texto problematiza la animalidad humana como un conjunto de potencias a ser observadas en los niños. En la propuesta aquí defendida, la pedagogía de la primera infancia, propiciando condiciones para que realicen sus descubiertas lúdicas. En este proceso, el cuidado también es algo indispensable y consiste en la disposición de los animales que somos, que es inextricable del ato de educar. <![CDATA[Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa os vencimentos do magistério de escolas públicas de educação básica do estado de Santa Catarina e do município de Florianópolis entre 2006 e 2014, no contexto de políticas indutoras de valorização do magistério. Para tanto, são examinados dados sobre os vencimentos, publicados em diários oficiais e sites de órgãos públicos e sindicais, organizados em séries históricas e apresentados em tabelas. Constatou-se a significativa valorização dos vencimentos nas duas redes. Contudo, tal movimento, decorrente da incorporação de componentes da remuneração bruta, põe em questão a efetiva valorização do magistério.<hr/>Abstract: This article analyzes the salaries paid in teaching at basic-education public schools of the state of Santa Catarina and the city of Florianópolis between 2006 and 2014, within the context of the policies to encourage teaching appreciation. Therefore, it is analyzed data on the salaries, which were published in official journals and public institutions and trade unions’ websites, then organized into historical series and presented in graphs and tables. The findings show a significant wage improvement in both systems; however, seeing that the increase is due to the incorporation of components of gross pay, it is questioned whether, in fact, this indicates a teaching appreciation.<hr/>Resumen: Este artículo analiza las remuneraciones del magisterio de escuelas públicas de educación básica del estado de Santa Catarina y del municipio de Florianópolis entre 2006 y 2014, en el contexto de políticas inductoras de valorización del magisterio. Para ello, se examinan datos sobre las remuneraciones, publicados en diarios oficiales y sitios de órganos públicos y sindicales, organizados en series históricas y presentados en tablas. Se constató la significativa valorización de las remuneraciones en las dos redes. Sin embargo, tal movimiento, derivado de la incorporación de componentes de la remuneración bruta, pone en cuestión la efectiva valorización del magisterio. <![CDATA[Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Pesquisa sobre a prática da educação ambiental na disciplina de Matemática por meio da modelagem matemática. Apresenta e discute as implicações desse processo sob as perspectivas conservadora e crítica da educação ambiental e de aspectos teórico-metodológicos da modelagem matemática. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Os dados foram coletados via questionários semiestruturados, registros em diário de campo e entrevista de grupo focal, os quais foram submetidos à análise de conteúdo. Na percepção dos estudantes, a questão não é apenas de ordem natural, mas também socioambiental. Apesar dos registros de comportamentos relacionados a cuidado com a natureza, atitudes e conscientização, houve registros reflexivos e críticos sobre o meio ambiente. Os estudantes apresentaram melhor compreensão da realidade ambiental e da matemática por meio da modelagem matemática.<hr/>Abstract: This research deals with the implementation of environmental education in a Mathematics course-subject by using mathematical modeling. It presents and discusses the repercussions of this process according to the conservative and critical perspectives on environmental education and of the theoretical and methodological aspects of mathematical modeling. This research was conducted in four classes of the 9th-grade of an elementary public school in the city of São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, Brazil. Data were collected through semi-structured surveys, notes on a field diary, and focal group interviews, all which was later submitted to content analysis. By the students’ perception, the issue is not merely environmental, but rather socio-environmental. Even though it was recorded a behavior of diligence with nature, propriety and awareness, there has been also records of a reflective and critical demeanor regarding the environmental. Students have shown a better understanding of the environmental reality and a better understanding of mathematics through mathematical modeling.<hr/>Resumen: Este artículo investiga sobre la práctica de la educación ambiental en la asignatura de matemática. Presenta y discute las implicaciones de este proceso bajo las perspectivas conservadoras y críticas de la educación ambiental y de aspectos teórico-metodológicos del modelaje matemática. La investigación fue realizada con cuatro clases del 9º año de la enseñanza básica de una escuela pública de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Los datos fueran colectados vía cuestionarios semiestructurados, registros en diario de campo y entrevista de grupo focal, los cuales fueran sometidos al análisis de contenido. En la percepción de los estudiantes, la cuestión no es solamente de orden natural, pero también socioambiental. A pesar de los registros de comportamientos relacionados a cuidado con la naturaleza, actitudes y concientización, hubo registros reflexivos y críticos acerca del medio ambiente. Los estudiantes presentaran mejor comprensión de la realidad ambiental y de la matemática por medio del modelaje matemática. <![CDATA[Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Ciência e religião adquiriram, ao longo dos séculos, vieses que se cruzam e se afastam em caminhos tortuosos, segundo concepções de natureza filosófica, contextos políticos, sociais e influências econômicas. Esta pesquisa buscou investigar que visão graduandos de diferentes cursos de licenciatura fazem da relação entre ciência e religião e como interpretam essa relação em um contexto de sala de aula. Objetivou-se identificar e analisar visões de alunos, ingressantes e concluintes, de todos os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Também fez parte desta pesquisa o diálogo com os coordenadores de cada curso participante, com o intuito de apresentar os dados analisados e ter um feedback deste trabalho. Foi adotada metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa com aplicação de questionários aos licenciandos e de entrevistas semiestruturadas aos coordenadores. Entre os resultados, destacou-se o de que, em alguns cursos (e áreas), há uma significativa variação na visão dos licenciandos sobre como trabalhar a temática ciência e religião em sala de aula. Ficou evidente também que entre os concluintes há uma maior tendência de diálogo sobre a relação ciência e religião.<hr/>Abstract: Over the centuries, science and religion have taken facets that cross and pull away in tortous paths, according to philosophical conceptions, economic influences, as well as political and social contexts. This research investigates the notions harbored by undergraduates of different teacher-training courses on the relation between science and religion and what they make of it in a classroom context. The aim is to identify and analyze the views of new-entrant and exiting students enrolled in all of the teacher-training courses in the Uberaba’s campus of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), Minas Gerais, Brazil. Also figuring in the research is the dialogue with the coordinators of each of the implicated courses, which aims to present the data analyzed and to get a feedback from it. The chosen research methodology was the qualitative and quantitative; it was also applied questionnaires to students and semi-structured interviews to course coordinators. Among the results, it stands out that, in some courses (and areas), there is a significant variation in the students' conceptions on how science and religion should be approached in the classroom. Thus, it is also evident that among exiting students there is a higher tendency for a dialogue between science and religion.<hr/>Resumen: La ciencia y la religión han adquirido, a lo largo de los siglos, sesgos que se cruzan y se alejan en caminos tortuosos, según concepciones de naturaleza filosófica, contextos políticos, sociales e influencias económicas. Este estudio buscó investigar qué visión graduandos de diferentes cursos de formación de profesores tienen de la relación entre ciencia y religión y cómo la interpretan en un contexto de aula. Se objetivó identificar y analizar visiones de alumnos, ingresantes y concluyente, de todos los cursos de formación de profesores de la Universidad Federal del Triángulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil. También hizo parte de esta investigación el diálogo con los coordinadores de cada carrera participante, con el fin de presentar los datos analizados y tener un feedback de este trabajo. Se adoptó metodología de investigación cualitativa y cuantitativa con aplicación de cuestionarios a los graduandos y de entrevistas semiestructuradas a los coordinadores. Entre los resultados, se destacó que, en algunos cursos (y áreas), hay una significativa variación en la visión de los graduandos sobre cómo trabajar la temática ciencia y religión en el aula. Es evidente también que entre los concluyentes hay una mayor tendencia de diálogo sobre la relación ciencia y religión. <![CDATA[Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This theoretical article primarily reflects upon the many points of view from an ongoing research in ethnomathematics and its connections to the responsible subversion of its pedagogical action. Furthermore, there is a discussion on mathematical ideas, procedures, and practices related to the anthropological approaches - emics (local/insiders) and etics (global/outsiders) - in order to understand the dialogic approach (emic-etic/glocal) needed for the development of an ethnomathematics research. The researchers have observed that this aspect has been theorized in anthropological research for decades, having the emic, etic, and dialogic approaches as the means to provide a deeper understanding of the mathematical ideas, procedures, and practices developed in diverse contexts. Our analysis reveals that innovative pedagogical actions need to cope with existing mathematics curricula, in order that mathematical ideas, procedures, and practices can be understood. This article aims at contributing to a holistic understanding of the mathematical ideas, procedures, and practices developed by members of distinct cultural groups.<hr/>Resumo: Este artigo teórico tem como principal objetivo refletir sobre os diversos pontos de vista abordados em nossa pesquisa em curso sobre a etnomatemática e suas conexões com a subversão responsável de sua ação pedagógica. Discutimos ideias, procedimentos e práticas matemáticas relacionadas às abordagens antropológicas - êmica (local/de dentro) e ética (global/de fora) - a fim de compreender a abordagem dialógica (êmica-ética/glocal), que é essencial ao desenvolvimento de pesquisas em etnomatemática. Os pesquisadores identificaram que, por décadas, esse aspecto tem sido teorizado em pesquisas antropológicas, contando com as abordagens êmica, ética e dialógica como fonte de um maior entendimento das ideias, dos procedimentos e das práticas matemáticas desenvolvidas em contextos diversos. Nossa análise revela uma necessidade de cooperação entre as ações pedagógicas inovadoras e o currículo matemático existente para que ideias, procedimentos e práticas matemáticas sejam compreendidos. Esperamos que este artigo contribua para um entendimento holístico das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas por membros de grupos culturais distintos.<hr/>Resumen: Este artículo teórico tiene como principal objetivo reflexionar sobre los diversos puntos de vista abordados en nuestra investigación en curso sobre la etnomatemática y sus conexiones con la subversión responsable de su acción pedagógica. Discutimos ideas, procedimientos y prácticas matemáticas relacionadas con abordajes antropológicos -émica (local/desde adentro) y ética (global/desde afuera)- con el objetivo de comprender el abordaje dialógico (émica-ética/glocal) que es esencial para el desarrollo de investigaciones en etnomatemática. Los investigadores identificaron que, por décadas, este aspecto ha sido teorizado en investigaciones antropológicas, contando con los enfoques émico, ético y dialógico como fuente de un mayor entendimiento de las ideas, de los procedimientos y de las prácticas matemáticas desarrolladas en contextos diversos. Nuestro análisis revela una necesidad de cooperación entre las acciones pedagógicas innovadoras y el currículo matemático existente para que las ideas, procedimientos y prácticas matemáticas sean comprendidos. Esperamos que este artículo contribuya a un entendimiento holístico de las ideas, procedimientos y prácticas matemáticas desarrolladas por miembros de grupos culturales distintos. <![CDATA[Pesquisa-formação: díade que permeia o exercício da docência em contexto socioeducativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta discussões preliminares de pesquisa de doutorado que tem como temática os saberes docentes e visa ao aprofundamento de estudos referentes à educação de jovens e adultos desenvolvida com adolescentes em conflito com a lei. Realiza investigação com professores que atuam em uma unidade que abriga adolescentes privados de liberdade e que é norteada pela questão-problema: qual a relação existente entre os saberes docentes mobilizados em espaço socioeducativo e a contribuição para a formação cidadã de adolescentes privados de liberdade? No intuito de aliar pesquisa e formação, são utilizados os pressupostos da pesquisa colaborativa, adotando como procedimento metodológico para a produção dos dados as narrativas dos diálogos das oficinas de formação. Os resultados mostram a relevância da pesquisa-formação como ferramenta que possibilita o avanço do conhecimento de forma colaborativa e articula teoria e prática profissional, favorecendo a autoformação na docência socioeducativa.<hr/>Abstract: This paper presents preliminary discussions on a doctoral research whose theme is the educational knowledge, and it aims to broaden studies on non-children education carried with teenaged offenders. A research is conducted with teachers working on a juvenile correctional facility and is steered by the research issue/problem: what is the relation between the educational knowledge wielded in socio-educational venues and its contribution for the training of teenaged-offenders in citizenship? Wishing to combine research and training, postulates of collaborative research are employed, and the dialogues established in training workshops were adopted as methodological procedures for data production. The results revealed the significance of research-training as a tool for a collaborative knowledge advancement that articulates professional theory and practice, favoring self-training in socio-educational teaching.<hr/>Resumen: Este artículo presenta discusiones preliminares de investigación de doctorado que tiene como tema los conocimientos docentes y busca profundización de estudios referentes a la educación de jóvenes y adultos, desarrollada con adolescentes en conflicto con la ley. Realiza investigación con profesores que actúan en una unidad que abriga adolescentes privados de libertad y que es norteada por la cuestión-problema: ¿cuál relación existente entre los saberes docentes movilizados en espacio socioeducativo y la contribución para la formación ciudadana de adolescentes privados de libertad? En el intuito de aliar investigación y formación, son utilizados los presupuestos de la investigación colaborativa, adoptando como procedimiento metodológico para la producción de los datos y las narrativas de los diálogos de los talleres de formación. Los resultados muestran la relevancia de la investigación-formación como herramienta que posibilita el avance del conocimiento de modo colaborativo y articula teoría y práctica profesional, favoreciendo la autoformación en docencia socioeducativa. <![CDATA[Educação para sentido na vida e valores: percepção de universitários a partir do livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812019000100230&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A sensação de vazio e falta de sentido na vida tem se disseminado na sociedade contemporânea, especialmente na juventude. Portanto, se faz necessária uma educação que promova o desenvolvimento pessoal ancorado no sentido de vida, que é compreendido aqui como a motivação primária do ser humano. Para tanto, uma estratégia viável é o uso de expressões literárias, por exemplo, os livros. Desse modo, o objetivo deste trabalho é descrever e discutir a percepção de universitários de engenharia de computação em relação à leitura do livro Em busca de sentido, de Viktor Frankl. Os relatórios produzidos pelos estudantes foram investigados com base na análise de conteúdo. Em geral, os resultados demonstram que os estudantes perceberam a importância de sentido na vida em seu cotidiano e na superação de dificuldades, bem como a liberdade e a responsabilidade que o ser humano tem para escolher (ou não) possibilidades significativas. Ademais, os estudantes mostraram-se satisfeitos com a atividade proposta a partir do livro.<hr/>Abstract: A feeling of emptiness and meaninglessness in life has spread in contemporary society, especially among youngsters. Therefore, there is a necessity for an education that promotes a personal development anchored in the meaning of life, that is understood here as a primary source of motivation for human beings. To this end, the use of literature expressions, like books, for example, presents as a viable strategy. Thus, this work aims to describes and discusses the perception of university students of computer engineering on the reading of the book "Man’s search for meaning" by Viktor Frankl. Reports written by the students were investigated through content analysis. Overall, the results show that students identify the importance of meaning in life, both in their routines and in the overcoming of hardships, as well as the freedom and responsibility that human beings experience in the choosing (or not) of meaningful possibilities in life. Additionally, students were pleased with the activity proposed from the book.<hr/>Resumen: La sensación de vacío y falta de sentido en la vida se disemina en la sociedad contemporánea, especialmente en la juventud. Por consiguiente, se hace necesaria una educación que promueva el desarrollo personal ancorado en el sentido de la vida, que es comprendido aquí como la motivación primaria del ser humano. Para tanto, una estrategia viable es el uso de expresiones literarias, por ejemplo los libros. De este modo, el objetivo de esto trabajo es describir y discutir la percepción de universitarios de ingeniería de computación en relación a la lectura del libro “El hombre en busca de sentido”, de Viktor Frankl. Los informes producidos por los estudiantes fueran investigados con base en el análisis de contenido. En general, los resultados demuestran que los estudiantes percibirán la importancia del sentido en la vida en su cotidiano y en la superación de dificultades, igualmente la libertad y la responsabilidad que el ser humano tiene para elegir (o no) posibilidades significativas. Además, los estudiantes se mostraron satisfechos con la actividad propuesta a partir del libro.