Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920090001&lang=es vol. 34 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Licenciaturas em Santa Catarina: o contexto atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho apresentam- se resultados de investigação que teve como objeto de estudo a caracterização da disponibilidade de cursos de licenciatura no estado de Santa Catarina. Considerou-se a demanda de formação de profissionais para a docência no ensino médio regular. As informações necessárias foram obtidas no banco de dados on-line, alocado no sítio do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tomando como base o ano de 2006, são apresentados dados sobre Santa Catarina como um todo e por mesorregiões, bem como por Instituições de Ensino Superior (IES), por área de conhecimento e por modalidade. Os resultados demonstram a existência de 149 cursos de licenciatura em todo o território catarinense, distribuídos por 21 diferentes IES. O maior número de cursos é o de Letras, 34; em segundo lugar, figuram os cursos de Matemática, 19; em terceiro lugar, os de Educação Física, 17. A formação de professores em Santa Catarina ocorre, na sua maioria, em instituições universitárias nas quais a modalidade presencial é a mais praticada. Quanto aos cursos de licenciatura relacionados às Ciências Naturais, há uma deficiência acentuada, de forma semelhante à demanda evidenciada em relatório do Conselho Nacional de Educação. Recomenda-se a ampliação da formação inicial, particularmente para as disciplinas de Física, Química e Biologia, assim como a viabilização de uma efetiva formação continuada.<hr/>This paper presents the results of a study that analyzed the availability of teacher colleges in Santa Catarina State. It considered the need for educating high school teachers. The information was obtained from on-line data bases, found at the website of the Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). The Anísio Teixeira Educational Research Institute]. Focusing on the year 2006, data about Santa Catarina are presented for the state as a whole and by meso-region, as well as by Institutions of Higher Education, field of study and modality. The results found 149 teaching courses throughout Santa Catarina, in 21 different institutions of higher education. The largest number of courses is in “letters” [Portuguese] with 34 (thirty four); followed by mathematics, 19 (nineteen) and physical education with 17 (seventeen). Most of the courses are at universities and in classrooms in which the professors are present. There is a significant lack of courses in the natural sciences, which was also revealed in a report of the National Education Council. An expansion in initial education in the state is recommended and in the regional study, particularly in the subjects of physics, chemistry and biology and of continued education for teachers already in the classroom. <![CDATA[História da educação na alta idade média: a igreja retratada nos livros didáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, partindo do pressuposto de que é essencial à formação humana compreender, sem preconceitos, as diferentes formas de ser e de pensar as relações sociais ao longo da história, propõe-se realizar uma análise das informações encontradas em alguns livros didáticos de 6ª e 7ª séries no que se refere ao medievo, em especial, à Igreja, como instituição. O objetivo é refletir em que medida esses livros têm contribuído para um melhor entendimento desse período histórico e para a formação dos alunos do ensino fundamental. Tendo como fio condutor a própria História, serão utilizadas, além dos livros didáticos, fontes primárias e intérpretes do medievo. A Igreja, que em tais livros é apresentada como sinônimo de tirania que perdurou por toda a Idade Média, foi a responsável por nortear uma sociedade mergulhada no caos deixado pelo esfacelamento do Império Romano, tendo o mérito de salvaguardar o conhecimento. É por esse importante papel desempenhado nos primeiros séculos do medievo que essa instituição precisa ser conhecida.<hr/>Based on the assumption that understanding the different forms of being and thinking the social relations throughout history, without any sort of prejudice, is essential for the human formation, the main objective of the present study is to perform an analysis of the information available in didactic books, used in the 6th and 7th grade of regular school, in what refers to medievo, especially regarding church as an institution. The aim is to reflect upon how such books have contributed to provide a better understanding on that historical period, and have contributed to the current student’s formation. Having history as guiline for understanding, and in addition, to didactic books, other primary sources and interpreters of medievo were used to carry out the study. According to our point of view, the church, which is portrayed in such books as a synonym of a tyranny that lasted throughout the Middle Ages, was the responsible for directing a society then plunged into chaos by the destruction of the Roman Empire, thus having the merit of safeguarding the knowledge that, consequently, reached the contemporary society. Therefore, it is through such relevant role, played in the first centuries of medievo, that church, as an institution, must be known. <![CDATA[A filosofia da educação na formação dos professores primários paranaenses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema deste artigo é a trajetória da disciplina Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses no período 1946-1971. O estudo dessa trajetória tem como principal referência o Instituto de Educação do Paraná, situado em Curitiba, capital do estado do Paraná. Os objetivos deste trabalho são identificar os conteúdos ministrados pela disciplina Filosofia da Educação e a concepção de Filosofia da Educação que permeou os cursos ministrados pela Instituição. Este trabalho tem como referência teórica Chervel (1990) e Santos (1990). Para a consecução dos nomeados objetivos, optou-se pelas seguintes fontes: diários de classe, lista de pontos para exames escolares, lista de pontos para concurso, Decreto-lei do Governo Federal, decretos e leis do Governo Estadual, portarias da Secretaria de Estado de Educação, instruções da Comissão de Serviço Público Estadual e manuais escolares. Essas fontes foram obtidas na Biblioteca e Arquivo do Instituto de Educação do Paraná, na Biblioteca Pública do Paraná, no Arquivo Público do Estado do Paraná e no Arquivo do Colégio Sant’Ana. A análise dos dados indica que a disciplina Filosofia da Educação no período 1946-1971 carecia de identidade, pois seus conteúdos eram principalmente de História da Filosofia, não se constituindo em referencial para os professores primários refletirem sobre sua prática educacional, de tal forma que pudessem transformá-la em práxis.<hr/>This article refers to the trajectory of the discipline Philosophy of Education in the professional formation of primary school teachers from Paraná within 1946-1971. The study of that trajectory uses as main reference the Instituto de Educação do Paraná, an institution located in Curitiba, capital of the Paraná state. The objectives of this paper are: to identify the contents present in the discipline Philosophy of Education and the concept present in the Philosophy of Education that has identified the courses given by the aforesaid institution. The theoretical backup for this paper is based on Chervel (1990) and Santos (1990). To achieve the abovementioned objectives the following sources were used: class diaries, list of subjects for school exams, list of subjects for public tests, the Federal Government decrees, the State Government decrees, deter minations from the State Educational Secretary, instructions from the State Public Service Committee and school manuals. Those sources were obtained in the library and public archives of the Instituto de Educação do Paraná as well as in the archives of the Colégio Sant’Ana. The analysis of the data obtained indicate that the discipline Philosophy of Education within 1946-1971 lacked an identity for contents studied were mainly the History of Philosophy, not contributing therefore, to create a reference for primary school teachers to reflect about their educational practice and transform it into praxis. <![CDATA[História da educação no século XVIII: educação e fisiocracia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A proposta, nesta comunicação, é analisar algumas obras de François Quesnay à luz da economia do século XVIII e do contexto sociopolítico traçado pelo Estado da França. Serão verificadas quais foram as medidas ou práticas econômicas e políticas públicas que ele propôs em suas obras, na expectativa de que elas afetassem a educação. Destaca-se, assim, o papel que ele atribuiu à educação para a formação do pensamento, para a divisão da força de trabalho e para a transformação social no período. Com base em autores contemporâneos que se dedicaram a levantar e analisar fatos ocorridos no século XVIII se intentará situá-lo em seu tempo, contextualizar sua participação no processo educativo do homem na sociedade francesa e averiguar se as medidas políticas, econômicas, públicas e educacionais que ele propôs estavam em consonância com esse processo. Em termos mais amplos, procura-se identificar no espaço da história o papel que o homem comum desempenhou ao estabelecimento da política econômica e do processo educativo na França, na época da fisiocracia, uma vez que ele era o responsável pela produção da riqueza nacional.<hr/>The purpose of this evaluation is to analyse some of François Quesnay’ works in the light of the early 18th century and its social and policy context in France in that period. We will also talk about the ideas proposed by Quesnay in education and his efforts to the social transformation at that time. Based upon contemporary education authors’ researches, we will present a brief Quesnays’ over view in the education process which can be applied to evaluating the man, the french society, the public policies and the history of the workers movement were all of them in accordance with his ideal of life? In a peculiar way Quesnay was representative in the 18th century which ideas concerning the transformation of the common man and world was part of the main route of physiocracy. From a theoretical point of view something was ending and something was beginning in this period. <![CDATA[A escola como instituição socialmente construída]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo objetiva-se participar do diálogo a respeito da natureza da escola, não somente como produtora e reprodutora do conhecimento, mas como espaço de transformação e humanização do homem; discutir o papel e a função da escola na convivência em sociedade; investigar o caráter institucionalizador da escola, onde e como responde às necessidades sociais e de sobrevivência, bem como seu aspecto institucionalizado, os reflexos da produção humana, da cultura socialmente construída, no modo como se faz educação. A partir das reflexões, repensar a escola, a educação; visualizar caminhos pedagógicos para que o espaço escolar contribua, efetivamente, na humanização do homem, para uma habitação e utilização dos recursos da biosfera de forma responsável, sustentável; para que a sociedade, em sua totalidade, compreenda a vida planetária de forma solidária, ética e reencontre a identidade humana planetária; regenere os paradigmas epistemológicos, a fim de que supere a barbárie, a fome, a desigualdade social, o preconceito, a ausência de amor, o ódio.<hr/>The object of this article is to talk about the school nature, not only as producer and knowledge reproduction, but also as a transformation space and man humanization. Discuss the role and function of the closeness school in society. Investigate the institutional character school, where and how to respond to social necessity and survival, and its institutional aspect, the humam consequences of production, culture, socially constructed, as we do the education way. From reflections to rethink the school, education. Show possible pedagogical paths for the school contribute effectively in the man humanization, for a habitation and use the biosphere resources in a responsable way, sustainable, so that whole society understands the planetary life in solidaity way, ethics, and reconnect the global human identity. Regenerate the epistemological paradigms for humanity to overcome barbarism, hunger, social inequality, the prejudice, lack of love, hatred. <![CDATA[O planejamento das ações da escola na perspectiva da construção da cidadania]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo tem-se por finalidade refletir sobre a importância do planejamento escolar, ao mostrar conceitos, as diferentes formas de se planejar e a necessidade do planejamento participativo para a escola. Buscou-se embasamento teórico em obras de grandes autores, dos quais se podem citar Vasconcellos, Gandin, Padilha, entre outros, de suma importância à pesquisa educacional. No texto aborda-se, em primeira instância, o planejamento nas escolas e como é utilizado na atualidade, visando apresentar a importância do gestor educador. Em segundo momento, apresentam-se os conceitos de planejamento, na visão de diferentes autores, e as formas de sua existência no espaço escolar. Faz-se uma breve retomada histórica sobre as origens do planejamento; na sequência, abordam-se o planejamento e a cidadania, explicita-se a importância de associar escola e sociedade ao trabalhar a partir da realidade dos educandos e das melhorias em suas vidas, tanto escolar quanto familiar e social. Fica a reflexão sobre a necessidade de se planejar no espaço escolar para uma melhor organização e estruturação dos educadores, desenvolvendo, dessa forma, uma educação igualitária e justa para todos, formando cidadãos justos e honestos.<hr/>This article aims to reflect upon the importance of school planing, showing concepts, different forms of planing and the need of the participative planing for the school. To accomplish that, we searched the theoretical background in books of great authors, such as Vasconcelos, Gandin, Padilha, among athers, who are really important in the educational research. The text approaches, at first, school planing and how it is used nowadays, aiming to present the importance of the educator manager. Then, planing concepts under the view of different authors are presented, and its existencial forms in the school environment; not leaving aside a brief historical view about the origins of planing. Next, there is an approach regarding planing and citizenship, explicitating the importance of associating school and society, working from the students’ reality and accomplishing improvements in their lives inside the school, family and society. As a final reflection of this theoretical production is the need to plan in the school environment for a better organization and structure of the educators, thus developing an equal and fair education for all, forming fair and honest citizens.