Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920090002&lang=pt vol. 34 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educação do campo: primeiras aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende oferecer uma primeira aproximação com o tema da educação do campo. Identifica quem são os sujeitos do campo, os sujeitos coletivos que os representam e a especificidade da educação do campo. Aborda sua origem e trajetória, na constituição de um movimento nacional que luta por políticas públicas para a Educação. Traz uma amostra da legislação pertinente: o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e as Escolas Itinerantes. Aborda, finalmente, a pedagogia do movimento, que resultou da reflexão teórica sobre o encontro entre educação e movimentos sociais.<hr/>Cet article prétend offrir une première aproximation au thème de l’Éducation en Milieu Rural. Il identifie qui sont les sujets du milieu rural, les sujets collectifs qui les représentent et la spécificité de l’Éducation en Milieu Rural. Il aborde son origine et sa trajectoire, dans la constitution d’un mouvement national qui se bat pour des politiques publiques pour l’Éducation. Il donne quelques exemples de la législation pertinente: le Programme National de l’Éducation dans la Réforme Agraire (Pronera), les Orientations Opérationnelles pour l’Éducation de Base des Écoles du Milieu Rural, et les Écoles Itinérantes. Finalment, est abordée la Pédagogie du Mouvement, fruit de la réflexion théorique sur la rencontre de l’éducation avec les mouvements sociaux. <![CDATA[Estrutura fundiária brasileira: o trabalho de campo como alternativa pedagógica do ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo procura-se compreender a organização da estrutura fundiária brasileira e verificar como esta tem sido abordada no ensino de Geografia. Para essa compreensão, realizou-se com os alunos da 2ª série do ensino médio, do Colégio Lassale, visitas in loco em pequenas e médias propriedades, onde foram verificadas as realidades vividas pelas pessoas que habitam esses locais, bem como a realização de entrevistas para maior conhecimento do trabalho e da utilização da terra por essas pessoas. De volta à sala de aula, os alunos puderam ler e analisar as respostas obtidas das entrevistas e confrontá-las com textos de três livros didáticos selecionados, que são cotidianamente utilizados pelos professores na disciplina de Geografia, abordando conteúdos sobre a estrutura fundiária brasileira. Os alunos perceberam que os textos trazidos pelos livros não retratam claramente a realidade encontrada, principalmente, sobre a pequena propriedade. Os textos enfatizam a importância dos latifúndios, sua produção e destino dos produtos colhidos, mencionando, superficialmente, a existência das pequenas propriedades, do trabalho desenvolvido pela família e sua importância na produção de alimentos interna ao país e para a condição social desses grupos.<hr/>El presente articulo procura entender la organización de la estructura agraria brasilera y verificar como esta há sido estudiada en el curso de geografia. Para este entendimiento realizamos con los alumnos de la 2da serie del enseño médio del colégio Lassale visitas in loco en pequenas y medias propriedades donde fueron verificadas las realidades vividas por las personas que viven en estos locales así como la realización de entrevistas para un mayor conocimento del trabajo y de la utilización de las tierras por los mismos. De vuelta a la sala de aula los alumnos pudieron leer y analizar las respuestas obtenidas con las entrevistas y compararlas con los textos de tres libros didácticos seleccionados que son cotidianamente utilizados por los profesores de la disciplina de geografia abordando contenidos sobre la reforma agrária brasilera. Los alumnos pudieron notar que los textos traídos por los libros no muestran claramente la realidad encontrada, principalmente sobre la pequena propriedade. Los textos enfatizam la importancia de los productos cogidos, mencionando superficialmente la existencia de las pequenas propiedades del trabajo desenvuelto por la família y su importancia para el fornecimiento de los alimentos para la población. <![CDATA[Reforma do Estado e da educação dos anos 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é evidenciar relações entre a reforma do Estado e a reforma da educação no Brasil nos anos 1990. As análises realizadas no trabalho são articuladas com o contexto da reorganização do capital, resultante da resposta do capitalismo mundial à sua crise geral, que se tornou mais evidente a partir da década de 1970. O estudo do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado - que incorpora diversos elementos do projeto neoliberal da Terceira Via - evidencia que esse processo significou a redução da atuação estatal nas políticas públicas e sociais, a redefinição dos limites entre o público e o privado e significativas mudanças na relação entre Estado e sociedade civil. O propósito da reforma, orientada para o mercado, foi reduzir os gastos públicos em proteção social e priorizar a assistência social aos mais vulneráveis socialmente. Nos anos 1990, realizou-se ampla reforma educacional, abarcando várias dimensões do sistema de ensino. A justificativa dos neoliberais foi a urgência em dotar os sistemas educativos de maior eficácia com o menor impacto possível nos gastos do setor público e de cooperar com as metas de estabilidade monetária, controle inflacionário e equilíbrio fiscal.<hr/>This text aims to evidence relationships between the State reformation and the educational reformation in Brazil during the 1990s. The analyses developed are articulated with the context of reorganization of capital, as a result of the world capitalism response to its general crisis, which became more evident from the 1970s. The study of the Reformation Managing Plan of the State Apparatus - which incorporates several elements from the neoliberal project of the Third Way - constitutes evidence that this process meant reduction of the state range of action upon public and social policies, redefinition of boundaries between public and private, and meaningful changes in the relation between State and civil society. The purpose of reformation, oriented towards the market, was to reduce public expenditures for social protection and to prioritize social assistance to those more socially vulnerable. In the 1990s, there was a broader educational reformation, encompassing several dimensions of the teaching system, that is, legislation, planning and education management, financing, school curricula, evaluation, among others. The reasons presented by the neoliberals were the urgency to provide more efficiency to the educative systems with the least impact on the public sector expenditures, and to cooperate with the targets of monetary stability, inflationary control and physical balance. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: aspectos legais e didático-pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto trata da ampliação do ensino obrigatório para nove anos de duração, conforme regulamentado pela Lei Federal, exarada pelo Presidente da República, em seis de fevereiro de 2006. Primeiramente, apresenta-se o contexto histórico, no qual a promulgação da referida Lei esteve inserida. Em um segundo momento, analisam-se os documentos exarados pelo MEC no sentido de orientar o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e discutem-se posicionamentos de educadores e pesquisadores sobre o tema. Por fim, apontam-se os principais desafios a ser enfrentados pelos sistemas de ensino e pelas escolas de educação básica no sentido de construir coerentemente uma proposta que possa, de fato, promover a melhoria da qualidade educacional brasileira.<hr/>The text deals with the obligatory education’s increasing from eight to nine years of duration, as regulated for the Federal Law engraved by the Republic’s President in the sixth of February of 2006. First, we present the historical context in which the promulgation of the related Law was inserted. In a second moment, we analyze some documents engraved by the MEC with the objective of guiding the process of EF9A’s implantation and argue about some points of view of educators and researchers on the subject. Finally, we point some challenges to be faced by the systems of education and the Basic Education’s schools as a way to construct coherently a proposal that can, in fact, promote improvements in the quality of Brazilian’s education. <![CDATA[O ensino superior no Brasil: políticas e dinâmicas da expansão (1991-2004)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando-se como referência a base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa pesquisa objetivou sistematizar os indicadores educacionais referentes ao ensino superior no Brasil no período entre 1991-2004. O objetivo principal do estudo foi conhecer as dinâmicas do ensino superior em curso e compreendê-las à luz das políticas educacionais implementadas no país nos últimos anos, notadamente a partir da segunda metade dos anos 90. Os indicadores educacionais do Inep foram o objeto por excelência deste estudo, pois se acredita que eles, quando devidamente analisados, oferecem um retrato mais ou menos fidedigno e abrangente do ensino superior, principalmente suas dinâmicas e principais tendências. O período entre 1991-2004 foi eleito como o recorte temporal da pesquisa. Os dados foram sistematizados a partir de algumas categorias: expansão do número de IES; número de matrículas; cursos de graduação criados; número de docentes e titulação; taxa média de escolarização. O levantamento de dados foi iniciado em março de 2006 e concluído em fevereiro de 2008. A análise dos referidos indicadores foi feita a partir de ampla pesquisa bibliográfica sobre a história e políticas de educação superior no Brasil e em Santa Catarina. Entre os resultados, cabe destacar os seguintes: estreita relação entre a expansão do ensino superior e a aprovação da nova LDB, em 1996; expansão largamente protagonizada pelas IESs privadas, sobretudo pelas faculdades isoladas; estagnação das matrículas do setor público; crescente processo de privatização e mercadorização do ensino superior.<hr/>Taking as reference the database of the National Institute of Educational Research and Studies Anisio Teixeira (INEP), this research aimed to systematize the educational indicators related to higher education in Brazil in the period between 1991 and 2004. The main objective of this study was to know the dynamics of higher education in progress, and understand them in the light of the educational policies implemented in Brazil in recent years, especially since the second half of the 90s. The educational Indicators of INEP were the “object” par excellence of this study, once it is believed that they, when properly analyzed, provide a sample more or less fiducial and comprehensive of higher education, especially their dynamics and main trends. The period between 1991 and 2004 was elected as the cutting time of the survey. The data were organized from a few categories: (i) expansion of the number of IES, (ii) the number of registrations, (iii) graduation courses created, (iv) number of teachers and their graduation, (v) rate of schooling. The survey data was initiated on March 2006 and completed on February 2008. The analysis of these indicators was based on an extensive bibliographic research on the history and policies of higher education in Brazil and Santa Catarina. Among the results it is worth mentioning the following: (i) close relationship between the higher education expansion and the approval of the new LDB in 1996, (ii) a largely played expansion by private IES, particularly for isolated universities, (iii) stagnation of the registration in the public sector, (iv) increasing merchantilization and privatization of higher education. <![CDATA[Depressão e ansiedade em profissionais da educação das regiões da Amerios e da AMEOSC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudos anteriores evidenciaram a existência de baixa autoestima em profissionais da educação. Esta, aliada ao sentimento de pessimismo, sensação de fracasso, culpa e autodepreciação, torna temeroso o sucesso de ações educacionais. São sentimentos que conduzem a atitudes de indecisão e irritabilidade; podem prejudicar o processo educacional e aprendente. Com o uso de escalas oficiais, da psicologia, propõe-se dimensionar a propensão a sintomas de depressão e ansiedade em professores das regiões da Amerios e da AMEOSC, como forma de contribuir com a tomada de decisões tanto em relação à qualificação quanto de ajuda a ser prestada aos professores. Foram envolvidos na pesquisa, aproximadamente, 20% dos professores da rede estadual e municipal das duas regiões. Eles responderam às questões dos formulários: Inventário de Depressão de Beck (depressão) e Escala de Avaliação de Hamilton (ansiedade). Os resultados mostram que os professores pesquisados da rede estadual apresentam tendências a estados depressivos e de ansiedade superiores aos da rede municipal. Conclui-se que, para além da necessária qualificação profissional, os professores necessitam de outras formas de ajuda, como melhor compreensão do ambiente de trabalho, das formas inter-relacionais da atualidade, das formas de fortalecimento da autoestima e confiança, do reconhecimento humano, social e econômico; também, é importante elaborar estratégias de ação que impeçam a perda da autoestima; por último, reconhece-se que os professores precisam de atenção, ajuda e valorização.<hr/>Previous studies revealed the existence of low self-esteem in education professionals. This feeling, together with pessimism, senses of failure, of guilt and of self-depreciation become fearful the success of educational actions. They lead to attitudes of indecision and irritability and may undermine the educational and learning process. Using official scales of psychology, we propose to measure the propensity for symptoms of depression and anxiety in teachers of the regions of Amerios and AMEOSC, as a contribution to the decision-making regarding to the qualification and the aid to be given to teachers. A total of approximately 20% of teachers in state and municipal education of the two regions were involved in the research. They answered the questions of the forms: the Beck Depression Inventory (depression) and the Hamilton Rating Scale (anxiety). The results show that surveyed teachers of the State Education tend to depressive and anxiety states higher to those of the Municipal Education. We conclude that, in addition to the required professional qualification teachers need other forms of assistance, such as: a better understanding of the work environment, of the current inter-relational ways, of the self-esteem and confidence strengthening ways, of the human, social and economic recognition; it is also important to devise action strategies to prevent the loss of self-esteem; finally we recognize that teachers need attention, help and valuation. <![CDATA[Significações nacionais de expressões locais: educação, mídia e região no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo está embasado em premissas da modernidade latino-americana. Não obstante, sua ideia principal diz respeito à regularidade de motivos regionais na composição da imaginação nacional surgida com a ascensão dos processos de industrialização e da cultura no Brasil do século XX. Se forem analisadas peculiaridades históricas, tal como o embate entre forças regionais e federais na constituição do estado, os ciclos econômicos que levaram à alternância na hegemonia econômica nacional, ações políticas, etc. se perceberá que a indústria cultural e seu caráter transnacional tiveram uma matéria-prima histórica e já sistematizada pelas Ciências Sociais e reconfigurada pela Comunicação, as quais puderam adaptar os estímulos expressivos regionais aos suportes e às especificidades cognitivas que a caracterizam. Em uma leitura epistemológica e conceitual, apresenta-se o estudo sob o prisma da identidade cultural, localismo, proximidade, regionalização, nacionalização, espacialização e territorialização; o artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, cujos métodos dedutivo, dialético e observacional estão representados nas técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.<hr/>This article is based on issues of Latin America Modernity. Its central idea is related to the construction of regional cultural motifs throughout national imagination and vice-versa, phenomena emerged in parallel with industrialization processes in Brazil. Taking historical problems such as the clash between federal and regional forces, and economic hegemony cycles, we argue that stronger cultural legacy, already outlined by Humanities, Media Studies and Social Sciences, is mainly related to culture industry and its transnational character, which could adapt regional stimulus to broader audiences, setting up a general cognitive framework. In order to reach the goal, we use concepts such as cultural identity, location, proximity, regionalization, nationalization, spatialization, and territorialization. This article is a result of qualitative research and deductive methods, with dialectic and observational techniques. <![CDATA[A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Conhecer, um pouco mais, sobre os valores morais - o que são, como se desenvolvem, qual é a contribuição da escola na construção destes - é primordial no contexto social em virtude do individualismo, competitividade, consumismo exacerbado. Busca-se, com este artigo, analisar a compreensão de alunos, entre seis e sete anos, sobre a virtude justiça, como a percebem e a vivenciam em sua vida cotidiana. Essa análise possui como base empírica um estudo realizado com um grupo de 14 alunos da primeira série do ensino fundamental. Para os alunos que constituíram essa investigação, ser justo representa saber dividir as coisas, respeitar as pessoas, obedecer aos pais, não brigar, ajudar a mãe, entre outras atitudes afins. As primeiras noções de justiça vão sendo construídas a partir de orientações que as crianças recebem de adultos a quem atribuem confiança, seja no espaço da família, da escola, seja de inserção em grupos sociais; entretanto, o convívio com outras crianças é essencial para a compreensão, interiorização e uso dessas normas em sua vida cotidiana.<hr/>Knowledge about moral values - what they are, how they develop, what the contribution of school in their construction is - is essencial in the social context we live due to individualism, competitiveness and exacerbated consumption. This article aims to analize the understanding of students between the ages of six and seven years old about justice as a virtue and as it is perceived and experienced in their daily life. This analysis is based on an empirical study with a group of fourteen students who attend the first grade of elementary school. According to the students who took part in this research, being fair means knowing how to divide things, respecting people, obeying their parents, avoid fighting, helping their mothers with housework, among other related attitudes. The first notions of justice are being built based on instructions children receive from adults to whom confidence is attributed, whether in the family, school or in social groups, although the contact with other children is essential to the understanding, interiorization and use of these rules in their daily life.