Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920100001&lang=pt vol. 35 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Mídia na escola pública: reflexões sobre a docência no contexto contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda introdutoriamente algumas mudanças que ocorrem no processo comunicacional docente devido à introdução de mídias no processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico encontra-se no campo que permeia a Educação e a Comunicação, com uma análise qualitativa do objeto de estudo. O texto também faz referência aos resultados gerais de uma pesquisa realizada com professores das escolas públicas de ensino fundamental e médio dos municípios catarinenses de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna e propõe uma capacitação para o uso de mídias em sala de aula, que considera a importância de se adaptar as estratégias às peculiaridades humanas, estruturais e culturais. O intuito da capacitação é proporcionar aos professores um espaço para, com qualidade, refletir de forma crítica sobre o uso de mídias na escola pública; desenvolver habilidades instrumentais para potencializar o uso de múltiplas tecnologias.<hr/>The text analyzes aspects of teacher communication with the use of media in public schools. The paper presents the results of a research with teachers of public schools of the Brazilian cities of Joaçaba, Herval d’Oeste and Luzerna. It describes a possible teacher training at takes into consideration the importance of adapting the strategies to the human, structural and cultural peculiarities. The intention of the training is to provide the teacher with the possibility of: a) reflecting about of the use of media in the school; b) developing instrumental abilities for the use of the technologies. <![CDATA[A concepção sociointeracionista no ensino do inglês: o professor e o livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo propõe uma reflexão sobre a prática de ensino e aprendizagem do inglês como língua estrangeira sob a perspectiva sociointeracionista, a formação do professor e o uso do livro didático. Para tanto, apresenta-se um estudo teórico-bibliográfico no qual foram consultadas publicações de Linguística e Educação sobre as repercussões do sociointeracionismo que parte da concepção teórica sociointeracionista da linguagem com base no ideário de Vygotsky e Bakhtin. E, outro estudo de entrevistas de professores, no qual são expostos os principais pressupostos acerca do uso do livro didático e a formação de um grupo de professores de escolas de inglês do Oeste catarinense. Os resultados foram confrontados e demonstram que a insuficiente formação do professor na proposta sociointeracionista e a dependência do livro didático se retroalimentam. Isso é reforçado em razão da pouca ocorrência, nos estudos investigados, de práticas sociointeracionistas na última década. No entanto, a experiência docente parece direcionar a atividade prática para uma abordagem próxima a essa concepção.<hr/>The purpose of this study is to reflect upon teaching practice and learning of English as a foreign language in a socio-interacionism view, teacher’s knowledge, and the use of the textbook. It is presented here one theoretic-bibliographic study about Linguistic and Education about the socio-interacionism implications based on Vygotsky and Bakhtin ideas; and another about interview with teachers where it is presented the main uses of the textbooks and the teachers’ formation in a group of teachers in some English schools in the state of Santa Catarina. The result of these studies was confronted and they demonstrate that the insufficient teacher’s knowledge in socio-interacionism purpose and the textbook dependence are connected, and this is demonstrated through the underuse of this theory in the last decade. Therefore, the teacher’s experience seems close to this approach, but distant from what is expected. <![CDATA[Policidadania: formação mistagógica do docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto a seguir tem por objetivo apresentar uma proposta de política pública para a formação de docentes que considere muito mais do que os aspectos intelectuais e cognitivos na formação de docentes. As expressões policidadania e mistagogia empregadas ao longo das reflexões têm o intuito de ajudar a perceber que a proposta em questão adquire uma impostação particular e bastante nova no mundo da educação. Os dois vocábulos são conceituados e descritos como uma nova feição em relação à formação e às políticas públicas para as quais todos são chamados a se voltar quando se trata de estabelecer um processo formativo e de gestão na educação. No conjunto do texto, é possível perceber que uma coerente política de formação de professores exige superar a mera transmissão de conhecimentos e tende necessariamente a se abrir para uma nova forma de ver o sistema educativo como instrumento formador de cidadãos integrados e integradores. No decorrer do processo formativo e ao longo do exercício profissional, mais do que receptáculos de conteúdo, os educadores merecem ser reconhecidos e tratados como pessoas antes que vistos na condição de profissionais. O eixo integrador da proposta está fundamentado no ensino social da Igreja Católica e sua participação no campo da educação e formação do cidadão em sua função de educador e formador.<hr/>The following text intends to present a public political proposal for the training of the teaching staff, understanding much more than the intellectual and cognitive aspects on training the teaching staff. The expressions: “Politicized Citizenship” and “Mystical Leadership Training” used during the reflections intend to help to realize that the present proposal earns a particular and very new position in the educational environment. Both expressions are conceived and described as a new face in regard to the formation and public policies to which everybody are invited to look at when the intention is to establish a personal formation process and management on education. In the whole text it is possible to realize that a consistent educational policy of the teaching staff demands much more than simple transmission of knowledge and tends necessarily to the opening of a new manner of seeing the educational system as an instrument that forms integrated and integrators citizens. During the educational process and professional exercise, more than store house of contents, the educators need to be considered and treated as individuals more than professionals. The integrator core of the proposal is founded on the social teaching of the Catholic Church and its participation in the education and formation of the citizen in his function as trainer and educator. <![CDATA[Transtorno do processamento auditivo: características e implicações na aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho apresenta o relato de um estudo de caso que analisa uma criança, do sexo feminino, com 9 anos de idade, aluna do 4º ano do ensino fundamental de uma escola particular, com queixa de dificuldade de aprendizagem. A partir das intervenções terapêuticas por intermédio do lúdico associado a conteúdos escolares, foram feitas as observações dos resultados obtidos. Concluiu-se que as estratégias educativas com atividades que associam músicas, palavras e símbolos estimulam e facilitam a aprendizagem da leitura e escrita das crianças com transtorno do processamento auditivo. É importante que o professor conheça o transtorno para agir de acordo com as necessidades da criança. Sugere-se a divulgação para profissionais da educação e familiares do que é o transtorno do processamento auditivo e quais as estratégias de ensino que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar.<hr/>This paper presents a report of a case study that examines a child, female, 9 years old, a student of 4th year of elementary education at a private school, complaining of difficulty in learning. As therapeutic interventions through the novelty associated with the school subjects, the observations were made of the results. It was concluded that educational strategies with activities involving music, words and symbols stimulate and facilitate the learning of reading and writing of children with auditory processing disorder. It is important that the teacher knows ol disorder to act in accordance with the needs of the child. It is suggested disclosure for education professionals and family members than is the auditory processing disorder and what teaching strategies possible in the school environment. <![CDATA[Inclusão e avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procura-se discutir, neste artigo, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas redes regulares de ensino, considerando os avanços e impasses diante da capacitação dos profissionais da área, especialmente no que se refere à avaliação. Para tanto, investigam-se as finalidades da avaliação e como esta vem sendo aplicada nas práticas educacionais das redes regulares de ensino. Observa-se que, apesar do progresso na redução das desigualdades, ainda permanecem substanciais diferenças entre os seres humanos que vivenciam o ensino e a aprendizagem nas escolas e que esse fato tem repercussões nos processos avaliativos. Além disso, pôde-se constatar que os conceitos e procedimentos metodológicos, tradicionalmente utilizados para inserir alunos com algum tipo de necessidade especial nas redes regulares, mostram-se inadequados para estes e, tampouco, ajudam os professores a perceberem a relevância da inclusão. As conclusões do artigo apontam para o fato de que a inclusão costuma ser marcada pela descontinuidade, em virtude da tentativa de equilíbrio e harmonização das relações pedagógicas entre os diferentes atores que se envolvem nesse processo, o que resulta em uma valorização centrada sobre as capacidades produtivas e reprodutivas que lhes são socialmente atribuídos e que definem um comportamento-aprendizagem esperados.<hr/>We consider to argue, with the present article, the inclusion of pupils with educational necessities special in the regular nets of education considering the advances and the impasses front to the qualification of the professionals of the referring area to the evaluation. So, we investigated which the true purpose of the evaluation and as this comes being applied to the educational practices in the regular nets of education, has observed that, although the progress in the reduction of the inaqualities, still remains substantial differences between the human beings that survive the teaching and the apprenticeship in the schools and that this fact has repercussions in the evaluation processes. Moreover, we could evidence that the concepts and methodological proceedings, traditionally used to insert pupils with some type of special necessity in the regular nets, reveals inadequate for these and neither they help the professors to perceive the relevance of the inclusion. Our conclusions point to the fact of which the inclusion is usually to be marked by the discontinuity, due to attempt of balance and harmonization of the pedagogic relations between the different actors who are wrapped in this process, which turns out to be in an increase in value centered on the productive and reproductive capacities that are socially attributed to they that it defines a behavior - apprenticeship waited. <![CDATA[Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo mostra as reflexões decorrentes de uma pesquisa1 realizada para investigar o significado do exame vestibular para os adolescentes, um desafio que ocorre em um momento em que estes se veem muito indecisos quanto à sua própria identidade. A pesquisa foi realizada com jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos. Os dados foram coletados em duas escolas de ensino médio (uma particular e uma pública) da cidade de Maringá, PR, mediante o uso de um questionário. Os alunos participantes que se submeteram ao exame vestibular no final do ano de 2009 afirmaram que esse fato tem interferido, de maneira intensa, em seus hábitos e comportamentos, alterando, inclusive, seus relacionamentos interpessoais, por gerar ansiedade, angústia, inquietação, estresse. Destaca-se, ainda, ter havido, da parte dos que frequentam a escola pública, aprovação quanto às mudanças introduzidas pelo ENEM, posição totalmente contrária a dos alunos da escola particular. Os resultados demonstram que a obrigatoriedade de optar por uma profissão que deverá ser exercida pelo resto da vida, por meio da realização do exame vestibular, tem um peso muito grande sobre o jovem. Isso se deve ao fato de o adolescente estar experienciando os conflitos inerentes à crise de identidade, de cuja resolução dependerá o seu ajustamento futuro.<hr/>This study shows the reflections arising from a survey carried out to investigate the meaning of university entrance test to the teens, a challenge that occurres in a moment when they find themselves very uncertain about their own identity. The survey was conducted with young people of both sexes aged from 16 to 19 years old. The data were collected in two high schools (one private and one public) using a questionnaire. The students who would undergo the exam at the end of 2009 stated that this fact has interfered intensively in their habits, routine and behavior, including changes in their interpersonal relationships, by generating anxiety, anguish, stress. Some from those who attend public school, approved of the changes introduced by the Enem, contrary to what the private school children felt. The results show that the requirement to make a choice of a profession that needs to be exercised for life, just by making this exam, has a strong influence on the youth. This happens experiencing the conflicts inherent in the identity crisis, whose resolution will define their future adjustment. <![CDATA[Comparação entre os sistemas de gestão privados adotados pelos municípios de São José dos Campos e Cosmorama]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é resultado da pesquisa Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise da parceria público-privado no Estado de São Paulo, elaborada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (Greppe). A pesquisa anteriormente citada é ligada ao projeto interinstitucional, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os sistemas de gestão adotados por dois municípios paulistas, Cosmorama e São José dos Campos. Para a realização da pesquisa foram levantados, selecionados e analisados dados de matrículas disponibilizados em banco de dados do Greppe e sites governamentais. A realização da pesquisa considerou a importância das peculiaridades locais, as relações de força manifestas nas ações e reações promovidas pelos segmentos sociais envolvidos e as especificidades presentes na materialização de políticas governamentais. Optou-se por entrevistas do tipo semiestruturado, a partir de roteiros orientadores. Foram realizadas entrevistas com os atores envolvidos no processo de implantação das parcerias para assessoria de gestão nos dois municípios.<hr/>This article is result of the research “Municipal strategies for the offer of the basic education: analysis of partnership public-private in state of São Paulo”, elaborate by the Group of Studies and Research in Educational Politics (GREPPE). The research cited above is linked to the interinstitutional project, financed by the Foundation for Research Support of São Paulo (FAPESP). The aim of this paper is to present and discuss the management systems adopted by two cities of São Paulo, Cosmorama and São José dos Campos. To conduct the study were collected and analyzed registration data available in database of Greppe and government sites. The completion of the research took into account the importance of local peculiarities, the power relations manifests in the actions and reactions promoted by the social groups involved and the specificities in the government politics. We decided to interview of the semi-structured type, from precarious scripts, the interviews were performed with the actors involved in the implementation of partnerships to management advice in two cities. <![CDATA[A educação pelo esporte como meio de intervenção socioambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) vem integrando crianças e adolescentes em atividades executadas no Campus universitário e na comunidade por intermédio do Programa Esporte Integral (PEI). O Programa consolidado, alinhado às perspectivas de proteção integral de crianças e adolescentes e de extensão universitária como um meio de qualificação acadêmica, com atividades esportivas pedagogicamente organizadas, desenvolve um serviço de apoio socioeducativo no município de São Leopoldo, RS. Sabe-se que o esporte é uma via fecunda para o desenvolvimento humano, e que surge e evolui no seio da sociedade. A prática esportiva, relacionada à educação integral, ocupa posição de fundamental importância nas atividades desenvolvidas no Programa, uma vez que o esporte educacional é o principal componente pedagógico do PEI, a área da saúde e ambiente tem como finalidade desenvolver ações de educação, prevenção e manutenção da saúde e do ambiente. Há um investimento significativo nessa área no PEI, por meio da elaboração de diferentes projetos desenvolvidos, trabalhos de conclusões e artigos. O Programa é efetivado a partir de ações educativas sistemáticas com os educandos; assistemáticas, voltadas à comunidade; e ações complementares, que garantem o necessário diálogo com a comunidade. Entende-se que a proposta metodológica do PEI somente teria sentido se pudesse contribuir para qualificar a prática pedagógica e promover possíveis mudanças superadoras e qualitativas na educação.<hr/>La Universidad de Vale do Río dos Sinos (Unisinos) integra los niños y adolescentes en actividades realizadas en el campus universitario y la comunidad a través del Programa General de Deportes - PEI. Con la consolidación de acuerdo con las perspectivas de la protección integral de los niños y adolescentes y la extensión universitaria como una forma de título académico, pedagógico, con actividades deportivas organizadas, ha sido el desarrollo de un servicio de apoyo socio-educativo en São Leopoldo, RS. Es sabido que el deporte es una vía fructífera para el desarrollo humano surge y evoluciona dentro de nuestra sociedad. Las actividades deportivas relacionadas con la educación integral ocupan una posición de importancia fundamental. Desde entonces, la enseñanza del deporte es el componente educativo principal de la PEI, de esta manera, la salud y el medio ambiente tiene como objetivo desarrollar acciones de educación, prevención y mantenimiento de la salud y el medio ambiente. Hay una importante inversión en esta área en PEI, mediante el desarrollo de diversos proyectos desarrollados, las conclusiones de trabajo y artículos. Siempre ha sido de interés para la Isla del Príncipe Eduardo calificar experiencias interdisciplinarias en las ciencias de la salud y el medio ambiente, enriquecer los debates sobre los problemas sociales con los que nos encontramos en la vida cotidiana, la búsqueda de soluciones. Las acciones del programa es eficaz sistemática de las actividades educativas con los estudiantes, sistemática, centrada en la comunidad, y complementarias para garantizar el necesario diálogo con la comunidad. Consideramos que la propuesta de metodología de la PEI sólo tendría sentido si se puede ayudar a calificar la práctica pedagógica y promover la posibilidad de superarlos y los cambios cualitativos en la educación. <![CDATA[Posições subjetivistas e objetivistas de ciência: a hermenêutica como fundamento da pesquisa qualitativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute aspectos relacionados à evolução recente da ciência, com ênfase no conflito entre posições objetivistas e subjetivistas, até chegar à importância da pesquisa qualitativa na construção do conhecimento científico na atualidade, com base nos variados campos de tradição e linhas de pensamento nas ciências sociais e nas formulações teóricas de Gadamer sobre hermenêutica. Nos estudos de Denzin e Lincoln, analisa-se a relevância da pesquisa qualitativa nos últimos tempos e sua forma metodológica diversificada e peculiar de representar as diferentes realidades que compõem o universo social, bem como as expectativas desse modelo de pesquisa a se afirmar como ciência. Em Gadamer, busca-se entender a construção do processo retórico e hermenêutico como método para compreender e explicar a realidade social, cujas bases ontológicas estão nas ideias originais de Platão sobre discurso e de Aristóteles sobre filosofia prática.<hr/>This article discusses aspects of recent developments in science, with emphasis on conflict between objectivist and subjectivist positions on science, until the importance of qualitative research in the construction of scientific knowledge at the present time, based on various fields of tradition and lines of thought in social sciences and theoretical formulations on Gadamer’s hermeneutics. In studies of Denzin and Lincoln, examines the relevance of qualitative research in recent times and its methodological form diverse and peculiar to represent the different realities that make up the social universe, and what are the expectations of this type of research continues to affirm as science. In Gadamer, seeks the building process of rhetorical and hermeneutical method to understand and explain social reality, which ontological bases are both in original Plato ideas about discourse and Aristotle on practical philosophy.